Info 26 D - colegiodomus.com.br · As atividades propostas no projeto, visam possibilitar o bebê...

20
Que Mundo é esse ? DOMUS SAPIENTIAE DOMUS SAPIENTIAE Boletim do Colégio Domus Sapientiae - Ano 7 - Nº 26 - Setembro-Novembro/2007

Transcript of Info 26 D - colegiodomus.com.br · As atividades propostas no projeto, visam possibilitar o bebê...

Que Mundo é esse ?

DOMUS SAPIENTIAEDOMUS SAPIENTIAEBoletim do Colégio Domus Sapientiae - Ano 7 - Nº 26 - Setembro-Novembro/2007

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº262

ED

ITO

RIA

L

EX

PED

IEN

TE

Informativo Domus Sapientiaeé uma publicação do ColégioDomus Sapientiae

COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAERua Bandeira Paulista, 1108 - Itaim BibiCEP 04532-004 - SP - Tel.: (11) [email protected]

Tiragem: 1.500 exemplares

Produção e Diagramação: Silvio O. da Matta

Colaboração: Equipe Pedagógica

Coordenação Geral: Profª Neuza Maria Scattolini(Mantenedora e Diretora-geral)

Em período de matrícula, os pais, preocupados com o futuro, novamente se questionam: . “Qual a escola que devo escolher para o meu filho?”

Sabemos que esta é uma preocupação que acompanha a família do início da educação escolar até a conclusão do Ensino Médio.A Escola não é apenas responsável pela formação do indivíduo, mas também

por transmitir conhecimentos que desenvolvam competências e habilidades que tornarão seu filho feliz, realizado e bem sucedido profissionalmente.

A família é responsável por valores éticos e morais, de acordo com a filosofia adotada por esta, pois os filhos tendem a seguir exemplos, como o hábito de leitura que irá interferir positivamente no rendimento escolar dos alunos.

Cabe à escola transmitir, desde a até o , Educação Infantil Ensino Médioconhecimentos, assim como construir os alicerces da personalidade, através de experiências e vivências no ambiente escolar. Isso se desenvolve em nosso Colégio no dia a dia em atitudes voltadas para o outro, com respeito às diferenças e por meio de vários projetos que levam os alunos a despertarem a curiosidade de aprender a aprender.

Trabalhamos com várias matérias, aulas e atividades extracurriculares que preparam nossos alunos não só para o vestibular, mas para se realizarem num amplo universo de trabalho.

Uma formação superior não será suficiente, pois hoje não se aceita mais um profissional que domine apenas sua área de atuação, mas sim aquele que apresente um conhecimento relacionado ao universo político, social e econômico.

Para isso ele precisará das competências e habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho neste mundo globalizado.

Essa é a nossa missão.

Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

Fechando o ano com chave de ouro !PA

LESTR

A C

OM

DR

. MA

LCO

LM

MO

NTG

OM

ER

Y

Sexo, Drogas e Rock and RollA direção do Colégio presenteia a comunidade com uma

palestra “show” ministrada pelo ginecologista e obstetra Dr. Malcolm Montgomery, um dos mais conceituados especialistas em

sexualidade e reprodução humana.É Professor universitário de medicina e psicologia, terapeuta, autor de livros e palestrante.

A palestra com o tema adolescência, ministrada pelo Dr. Malcolm Montgomery, tem como objetivo falar claro e diretamente ao jovem sobre suas carências, dúvidas e experiências vividas neste período tão conflitivo da vida. É na adolescência que o ser humano cria alicerces para conduzir, na fase adulta, questões como comportamento, relações e fortalecimento do caráter, valores que influenciarão o meio e as pessoas que estão a sua volta.

Através de uma linguagem única e especialmente desenvolvida para que a informação chegue sem bloqueios, a palestra traz a arte como expressão e pano de fundo para ilustrar a adolescência.

Opinião do Autor:

Para falar de sexualidade, anticoncepção, gravidez na adolescência e do consumo crescente de drogas nas baladas de nossos adolescentes, usamos a história da maior banda de Rock, que balançou a cultura musical de milhões de jovens na década de 60.

Iniciamos com George Harrison aos 13 anos, Paul Mc Cartney com 14 anos, Ringo Star e John Lennon com 15 anos quando a banda se iniciou.

Discutimos as modificações do corpo, suas repercussões na auto-estima e as ansiedades e inseguranças sexuais dos jovens, relacionando-as às dificuldades semelhantes vividas pelos 4 jovens da banda inglesa.

Levantamos também a problemática das drogas sempre relacionando o mundo adolescente atual à evolução dos rapazes dos Beatles. Tudo isso é abordado com textos, imagens e músicas da banda facilitando a reflexão e a mudança de atitudes dos jovens.

Fechando a palestra, tocamos no compromisso do jovem no futuro do país integrando a importância da fé e da esperança para um mundo melhor.

As músicas (com as letras traduzidas no telão) e as imagens facilitam a compreensão do simbólico, que acredito mobilizar emoções e com isso passar responsabilidade aliada do prazer.

Acredito que nesse formato tudo que queremos comunicar aos jovens tem mais força e sentido.

3Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº264

PR

OJE

TO

SED

UCA

ÇÃ

O I

NFA

NTIL

PR

OJE

TO

S

O dia o dia dos nossos alunos é uma alegria, com um espaço adequado e um ambiente tranqüilo cercado de afeto e amor, os nossos pequenos estão construindo sua identidade e ampliando seu olhar do mundo.

As atividades propostas no projeto, visam possibilitar o bebê entrar em contato com diversas situações da nossa rotina diária, as quais são pautadas por momentos de carinho, estimulação e aprendizado.

“Construindo a Identidade e Conhecendo o Mundo”

Temos como objetivo a formação integral da criança e as atividades são planejadas, a fim

de criar condições para que ela possa agir no meio que está inserida. Ao vivenciar diferentes situações a criança desenvolverá sua afetividade, raciocínio e linguagem.

Maternal IMaternal I Os alunos do na companhia de sua Amiga Ninoca vêm Maternal Idemonstrando ampliações progressivas em suas habilidades.

Apresentando maior destreza ao subir e descer dos brinquedos, ao deslocar-se nos espaços do Colégio e nas atividades gráficas, que possibilitam aperfeiçoamento das capacidades motoras. Ao mesmo tempo em que as crianças exploram os espaços aprendem gradualmente a adequar seus gestos e movimentos, demonstrando suas intenções.

Na proposta de explorarmos a Brinquedoteca e o Camarim objetivamos contemplar brincadeiras em que as crianças desenvolvam progressivamente a

coordenação dos movimentos, equilíbrio e o reconhecimento da imagem corporal, as quais ocorrem principalmente por meio das interações sociais.

NidoNido

BercárioBercário,,

O interesse foi imediato, afinal, focar o cuidado com a natureza e re-utilizar materiais que iriam ao lixo foi fascinante.

Novas descobertas foram feitas diariamente contribuindo para o conhecimento de mundo de cada criança. A atividade lúdica foi um excelente caminho para atrair à todos nas construções de prédios, bichos, flores e árvores, etc.

Utilizando a imaginação com a nossa m a s c o t e a p a r t i r d a h i s t ó r i a “ O MUNDINHO” de Ingrid BiesemeyerBellinghausen foi muito divertido aos alunos.

Maternal IIMaternal IIViajando pelo mundo com a lagarta

Colégio Domus fazendo HistóriaNosso Colégio completa 29 anos em 2007 e a excelência

no trabalho tem sido o nosso objetivo.Depois de muitas conquistas e avanços, estamos felizes

em receber ex-alunos, que agora estão trazendo seus filhos para estarem conosco no Berçário e também na Educação Infantil.

Maria Carolina de C. Melo SpencerArthur Melo Pelhom Spencer

Maria Claúdia NatelPietro Natel Batistussi

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 5

DO

MU

S P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

S

PréPré

JardimJardim Levando o Palhaço Pilu para casa . . .

Foi uma aventura maravilhosa para os alunos do Jardim a visita do Palhaço

Pilu em suas casas neste trimestre.Acompanhado de uma mochila contendo

brinquedos e de um álbum para registro da “viagem”, ele foi acolhido com muito carinho e grande entusiasmo por todos, que registraram no álbum de nosso mascote os momentos de alegria, diversão e amizade vivenciados.

As famílias envolveram-se de maneira muito gostosa nesta proposta, fazendo relatos e enviando fotos de cada detalhe da visita de Pilu em seus lares.

Ao retornar para o Colégio, o Pilu nos contava as novidades sobre os lugares e pessoas que conheceu, enriquecendo o desenvolvimento do projeto de nossa série ao propiciar a abordagem de assuntos variados.

A escrita do nome próprio, a relação numeral/quantidade, por exemplo, foram importantes aprendizados concretizados pelo grupo a partir de dados relacionados aos passeios de Pilu às casas dos alunos e à sua viagem imaginária pelo mundo.

Intensificando a parceria:

Na hora de dormir, ele foi pra cama junto comigo e brincamos

mais um pouquinho. Boa noite Pilú! Volte quando quiser . . . Beijos !

Ter o Pilú em casa foi muito legal ! Brincamos bastante . . . e assistimos o filme “Dinossauros” que ele gostou muito.

Este é o Pilú na minha cama . . . dei-lhe um forte abraço de boas-vindas !Até o Otelo (dinossauro) participou da recepção.

Depois de mostrar minha casa ao Pilú, posamos para foto no sofá da sala.

Não ficou legal ! ! !

Borboleteando com Romeu e Julietanas aulas de Informática . . .

Foi borboleteando com Romeu e Julieta nas aulas de informática que enriquecemos nossos conteúdos neste trimestre.

Através do jogo “Animalfabeto”, disponível no portal educacional, realizamos atividades de discriminação e identificação da seqüência alfabética, sempre de maneira divertida e prazerosa.

Em sala de aula complementamos este trabalho ao propor a exploração de miniaturas de animais, durante a qual as crianças remetiam-se ao Animalfabeto, fazendo

citações, como: - olha, esta é a letra “n” da narval . . .o jogo da forca, o bingo dos nomes e a máquina de palavras foram outras propostas

realizadas nas aulas de informática que também aguçaram o interesse e a percepção na construção de palavras, propiciando avanços significativos na apropriação da leitura e da

escrita por nossos alunos.

Tudo isso parece só brincadeira, mas todas essas vivências puderam transformar a maior parte dos alunos. Até parece simples brincadeira !

Desde que retornaram às aulas, os alunos do tiveram Jardim, Pré e 1º anoque “suar a camisa”. Eles passaram por um treinamento “intensivo”, onde os desafios foram além do que todos imaginam. Fugas por cavernas estreitas (rastejamentos); travessia de armadilhas de laser (tramas de elásticos); campos minados (travessia entre pedestais e cones); resgate de companheiros (puxar os amigos pela corda sobre o colchão); escalando e saltando (espaldares).

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“PEQ

UEN

OS

SOLD

AD

OS”

Superação de medos; controle do seu corpo, do seu equilíbrio e da sua força; superação de limites e a descoberta

de novas possibilidades de movimentos foram as grandes recompensas que cada um teve. De forma lúdica e com materiais alternativos cada um pôde conhecer um pouco mais

seu corpo e todos se empenharam como verdadeiros soldados.Com essa garra, nossos pequenos certamente se transformarão

em cidadãos bem sucedidos!

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº266

DO

MU

S P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

S

O trabalho com maquete é um importante procedimento introdutório, na área de Geografia, para as representações cartográficas.

No o objetivo do trabalho é iniciar o 2º ano - E.F.conhecimento das formas tridimensionais para depois passar a representações em forma planificada.

A atividade mobilizou pais e alunos que, preocupados em representar a sala de aula de forma fidedigna, selecionaram sucatas, escolheram cores e objetos a serem representados e desenvolveram trabalhos lindos, mostrando todo o prazer que sentiram ao apresentarem suas maquetes aos demais alunos da classe.

Construção de uma

2 Anos - E.F.os

Para melhor compreensão da relação alimentar entre os seres vivos na Natureza, nossa turma construiu modelos de cadeias alimentares.

Reunidos em grupos e com a ajuda da professora, pesquisaram,discutiram e chegaram a acordos sobre como e qual animal utilizar.

Cada criança contribuiu com suas idéias e criatividade.O resultado foi uma bela apresentação e a exposição dos trabalhos.

ALI EN AM T RCadeia

Ciências As crianças aprenderam se divertindoos3 ANOS-E.F.

OS3 ANOS E.F.

A monitoria em sala de aula é uma prática muito utilizada atualmente, pois além de ajudar os alunos a sistematizar conteúdos, é um incentivo à cooperação.

As crianças têm uma linguagem própria, atuando como facilitadores do conteúdo apresentado.

Atividades como essa funcionam como pré-requisito para um trabalho em equipe, habilidade tão almejada nos dias de hoje.

Asfotosmostramosalunos

colaborandocomoscolegasnumaatividadedeMatemática

OS ANIMAISos2 ANOS-E.F.

Com o objetivo de desper ta r no a luno a consciência da importância da preservação do meio ambiente e o respeito de cada um de seus elementos, iniciamos,

na área de Ciências, o projeto “Os animais em seu ambiente”.

Foram feitas pesquisas na aula de Informática, leitura na biblioteca e jogos em classe, sendo que, o jogo da memória foi o que mais prendeu a atenção das crianças, propondo que descobrissem o abrigo de cada animal.

A v i s i t a à E s c o l a d eEcologia também ajudou

bastante neste projeto.O resultado deste

trabalho também foi exposto na MostraCultural.

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 7

DO

MU

S P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

S

Nunca foi tão gostoso estudar frações. A matemática quando vivenciada

de forma lúdica e prazerosa faz com que os alunos se apropriem dos conceitos de uma

maneira mais significativa.Neste semestre, os alunos dos se os4 ANOS - E.F.

divertiram e aprenderam frações, dividindo deliciosos rocamboles.

Este trabalho levou os alunos a fracionar inteiros, comparar frações e descobrir frações próprias, impróprias e equivalentes.

Para sistematizar, ainda mais este conceito, escolhemos o livro , como livro “Doces Frações”paradidático, onde há várias situações em que personagens e leitor descobrem como colocar preço em pedaços de torta de diferentes tamanhos.

Que delícia de fração !

osATIVIDADE DE GEOGRAFIA 4 ANOS - E.F.

ALFABETIZAÇÃO

CA

RT

OG

FIC

A

Os

anim

ais

invertebrados

Conhecer e classificar animais invertebrados ficou mais fácil. Nossos alunos tiveram a oportunidade de criá-los, junto a seus ambientes, com diferentes materiais tais como: massinha, sacos, plásticos, lã, papel pedra, crepon etc.

Com muita imaginação as crianças reproduziram as esponjas marinhas, a água viva, a tênia e a lombriga.

Através de cartazes puderam explicar as características de cada um dos grupos a que esses animais pertencem e, as conseqüências que alguns deles podem trazer à nossa

saúde, pois são parasitas do homem.

os4 ANOS-E.F.

PADRÕES DE BELEZA

Vimos que estas mudanças ocorrem de forma diferente para cada um e que além dos hormônios que começam a liberar substâncias no corpo, existe a carga genética. Foram

discutidos os que a sociedade “Padrõesdebeleza”estabelece e que tem gerado comportamentos

preocupantes nos adolescentes em busca deste “padrão” pré-estabelecido, causando, inclusive,

doenças antes desconhecidas como anorexia e bulimia.

Foram levantados dados estatísticos, mostrando que o Brasil é o 2º país que mais faz cirurgias plásticas.

os5 ANOS - E.F. As transformaçõesque ocorrem no corpo durante a puberdade.

Osalunosconfeccionaram

cartazes

Nofinaldotrabalhochegou-seàconclusãodequeémaisimportanteterumpadrãodesaúde,independentedabelezaexterna.

Neste t r imestre in ic iamos as noções de alfabetização cartográfica - mapas com nossos alunos.

As primeiras atividades foram realizadas nas aulas de Informática. Dentro do , os alunos tiveram Portal Educacionalcontato com o conteúdo multimídia, onde viram a importância dos mapas, os elementos, a história dos mapas e a rosa dos ventos.

Nosso estudo cartográfico partiu do município de São Paulo. Iniciou-se a partir da amostragem de plantas e croquis, seguido do mapa político. Trabalhamos com escalas menores, ampliando as noções

levando nossos alunos a interpretar a representação cartográfica do espaço geográfico brasileiro, apoiado nos mapas e imagens de satélite.

Realizamos atividades de observação e estudo de mapas e depois partimos para a elaboração dos mapas em papel vegetal.

Os trabalhos se aprimoram a cada dia e as crianças percebem o quanto é importante conhecer o espaço onde vivem e ser capaz de

representá-lo.

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº268

DO

MU

S P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

SD

OM

US P

RO

JETO

S

ßapresentação da Casa de Bomba(patrimônio histórico)ßViveiro de Mudas da Mata Atlântica

Nossos alunos dos os os4 e 5 ANOS - E.F.visitaram o Núcleo do Engordador no Parque Estadual da Serra da Cantareira.

Esta visita foi um complemento aos estudos do Projeto de “Preservação do Meio Ambiente”, que trabalhamos para a nossa Mostra Cultural.

Os alunos aprenderam, de fato, o que é preservar e respeitar a natureza.

VISITA CULTURAL NÚCLEO DO ENGORDADOR

TrilhadoMacucoRepresadoEngordador

Os passos para o trabalho foram: ßanalisar uma propagandaßcriar uma marcaßcriar um produto desta marcaßcriar uma propaganda

Esta atividade trabalhou com as áreas de Língua Portuguesa, Arte, Formação Humana e Música.

“CRIANDO UM PRODUTO”

Alguns alunos apresentaram as propagandas através de cartazes, com frases de impacto para o marketing outros, optaram por apresentar em forma de “jingles”.

O s a l u n o s f o r a m incentivados, através da leitura de uma entrevista com a publicitária Cristina

Carvalho Pinto, a fazer um trabalho sobre a ética na propaganda.

BLU ICP ITÁ

RIS

OO

SVIT

C AIR

Com o objetivo de estimular e incentivar a leitura, demos uma lista com diferentes títulos de livros paradidáticos, referentes à faixa etária, para que fossem lidos nas férias.

Na volta às aulas, todos queriam mostrar os seus livros e contar as histórias que acharam mais interessantes.

O livro ”Quando a mamãe virou monstro” da , Brink Bookfoi o escolhido pelo grupo. Nossos alunos realizaram uma roda de leitura, na qual tiveram a oportunidade de trocarem os seus

livros e conhecerem novos títulos.Foi um momento significativo e envolvente para todos!Mais uma vez o projeto teve o Leitor/Escritor

compromisso de estimular a leitura, a fim de que os alunos sentissem prazer em ler e escrever.

O resultado foi surpreendente ! ! !

eLeitor

scritor

Leitura�de�FériasLeitura�de�Férias

Jornal�/�MuralJornal�/�Mural

Dando continuidade ao Projeto Leitor/Escritor, neste semestre, as atividades propostas têm como principal objetivo observar e analisar as particularidades dos gêneros discursivos.Com isso, pretendemos que os alunos leiam e comparem os textos já trabalhados, confrontando-os e estabelecendo semelhanças e diferenças em relação à estética de cada texto e sua função social.

Nesta etapa do projeto, optamos iniciar nosso trabalho a partir da análise do jornal.

Através de exercícios dirigidos os alunos concluem que os textos que o jornal traz são fundamentalmente não

literários, portanto comprometidos com a realidade.

Assim, vão se apropriando das características de sua organização, sua importância na difusão de informações, na formação da opinião pública e no exercício da cidadania.

Com o os alunos Jornal-Muraltrazem acontecimentos do

dia-a-dia para a sala de aula, proporcionando valiosos momentos de discussão, sobre assuntos variados.

3 ANOS - E.F.os

Embarque nesta Fantástica Viagem !M

OSTR

A C

ULT

UR

AL 2

007

MO

STR

A C

ULT

UR

AL 2

007

M STRAVIII

No dia 06 de Outubro, na VIII Mostra Cultural com o tema: Que Mundo é esse?, nossos alunos fizeram AconteSER e desvendaram o nosso mundo através do conhecimento científico e da Arte.

Que Mundo é esse ?Novos caminhos de uma pedagogia de sucesso !

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 9

Vivemos a era da tecnologia e dos meios de comunicação.Os noticiários nos deixam atônitos com tanta violência,

intolerância. O mundo mudou, evoluiu mas vivemos num imenso paradoxo. De um lado progresso, tecnologia, de outro a fome, a miséria e a violência.

Vivemos a geração teen e fast, a cultura descartável, a banalização, a inquietação no mundo. No plano internacional, guerras absurdas, no plano nacional, a força das últimas ondas de corrupção e crime organizado que tem aumentado a sensação de ceticismo e insegurança de milhares de brasileiros. Esses fatos alarmam nossa sociedade, que já não encontra bússola para viver num mundo sem padrão, fazendo com que muitos se perguntem: que mundo é esse?

Será possível fomentarmos sonhos e m n o s s a s c r i a n ç a s e j o v e n s e promovermos intervenções para uma nova ordem mundial ?

Nós, do Colégio Domus Sapientiae, acreditamos que sim, por isso fizemos da nossa Mostra Cultural um espaço de pesquisa, análise, reflexão, levantamento de hipóteses e de

debates sobre a atual realidade mundial. Somos movidos pela esperança e pelos nossos sonhos, acreditamos ser possível reencantar o nosso mundo. Acreditamos que

depende de nós!

O legado desse trabalho é imensurável, uma vez que foi responsável pelo estimulo da criatividade, da imaginação, da sensibilidade, da reflexão, da análise, do desenvolvimento do senso crítico durante o período de pesquisas, elaboração e apresentação.

Realizamos um movimento que impl i cou in te rações g r upa i s , cooperação, solidariedade, reflexões sobre os valores e sobre a ética que impera no nosso mundo.

É inquestionável que fizemos a c o n t e S e r e m b u s c a d e u m a pedagogia de sucesso, aquela que d e s p e r t a i n ú m e r o s t a l e n t o s a d o r m e c i d o s , p e r m i t i n d o a fomentação de sonhos, idéias e ideais, reconstruindo a realidade interna de cada um de nós, através da p e s q u i s a , a n á l i s e , r e f l e x ã o , criatividade, imaginação que se

concretizaram na ação do ato de pensar, sentir, escrever, representar, de ser, no qual todos se envolveram integralmente no seu fazer, pela palavra, pelo sonho, pelo gesto, pela expressão, pelo experimentar, vivenciar e compartilhar. Realizamos um ato mágico de reencantamento do nosso Mundo.

ALBERTO CAEIRO

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº2612

QU

E M

UN

DO

É E

SSE ?

QU

E M

UN

DO

É E

SSE ?

EDUCAÇÃOINFANTIL

E 1º ANO - E.F.

o tema condutor ressaltou a importância da preservação do meio ambiente e fortalecimento das relações sociais.

De forma lúdica nossos alunos juntos com a mascote de cada série, vivenciaram ações que possibilitaram a conscientização de todos sobre como contribuir para a construção de um mundo melhor.

Nido e Maternal I

Pré

1º Ano - E.F.

Jardim

Descobrindo um mundo melhor através do livro . “Mundinho da Paz”

Borboletando pela natureza com e Romeu e Julieta

conhecendo o MundoViajando com o palhaço Pilupelo ."Mundo das Brincadeiras"

Maternal IIDescobrindo e cuidando

da nossa cidade. Navegando pelos rios com a

Ninoca e fazendo descobertas. “Que animal é esse?”

Por um Mundo melhor . . .Por um Mundo melhor . . .

O que estamos fazendo para proteger os seres dos quais dependemos, antes que seja tarde demais ?

INTEGRAL

BILÍNGÜE

Animal PlanetAnimal Planet

Construir um ecossistema exige tempo, sorte e trabalho, mas quase nenhum esfor feito para destru -lo.ço é í

Às vezes, a destruição é ão sutil tque leva muito tempo para

percebê- la , como o desaparecimento de rãs e a diminuição de pássaros.

Mas acabaremos notando esses efei tos,

inevitavelmente.

Tudo co-existe, e apesar de parecermos ser independentes da complexa teia da natureza, não sairemos ilesos quando tudo começar a desmoronar. Precisamos das árvores para ter oxigênio, precisamos dos tubarões para limpar o lixo que despejamos nos oceanos, precisamos das rãs para comer os insetos portadores de doenças . . .

É ícil arranjar um lugar para sua família difquando existem outras espécies dominando o planeta.

Todos os dias, grandes quantidades de habitats naturais estão sendo destruídos para a obtenção de recursos naturais, e a vida selvagem está sendo cada

vez mais marginalizada.

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 13

Pesquisas sobre os animais que estão

em extinção.O q u e f a z e r p a r a

preservá-los ?Como resultado de

seus questionamentos, produziram suas obras

na instalação.

Da floresta, com a riqueza de sua fauna e flora e o perigo da extinção das espécies, ao caos urbano.

3e 4

Anos - E.F. os

os

os5 Anos - E.F.

ÁREA RURAL - O homem modificando o campo

ÁREA URBANA - Poluição e Caos Urbano

ENSINOFUNDAMENTAL2º ao 5º Ano

FAU

NA

E FLOR

A

AQUECIMENTO GLOBAL

AN

IMA

IS EM EX

TINÇÃ

O

MO

STR

A C

ULT

UR

AL 2

007

MO

STR

A C

ULT

UR

AL 2

007

Fizeram uma exposição de Charges sobre o Aquecimento Global, confeccionaram o cenário do palco do teatro com caixas de ovos e apresentaram a peça teatral – Que mundo é esse?

Esta peça abordou temas como: fome, miséria, guerra, violência urbana e aquecimento global.

Temos certeza que através desta Mostra Cultural, conseguimos atingir o nosso objetivo que foi o de conscientizar a todos sobre a situação que o planeta está passando e a nossa contribuição

para reverter este processo e salvar a nossa tão querida casa ! ! ! O Planeta Terra ! ! !

Os alunos montaram a Zona Rural, a cidade e os efeitos da poluição nestes lugares.

Brincadeiras com jogos de sucata. Fez o maior sucesso entre crianças e adultos!!

Neste mesmo espaço da instalação houve uma exposição com objetos e brinquedos feitos com sucata, a fim de mostrarmos o que pode ser feito com material reciclado e reutilizado

Os também apresentaram os4 anos - E.F.a peça Heróis da Natureza, inspirada em heróis preocupados com a situação em que se encontra o nosso planeta e com sugestões de soluções.

Sendo assim, cada turma ficou responsável por um habitat, tivemos os farm animals, aquatic animals, wild animals, night animals, extint animals,

domestic animals,garden animals, birds, polar animals,desert animals and dinosaurs.

As miniaturas feitas com diversas técnicas artísticas encantaram a todos pois ilustraram este fascinante mundo animal reciclando materiais que seriam inutilizados, transformando-os em verdadeiras obras de arte.

Preocupados com a preservação do meio ambiente e com as constantes mudanças climáticas do nosso Planeta, a Equipe English Way marcou presença na Mostra Cultural com o projeto , que apresentou aos alunos a importância da Animal Planetvida animal no meio em que vivem, ressaltando o habitat e os hábitos desses seres.

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº2614

6 Anos - E.F. os

os7 Anos - E.F.

“O Mundo que sonho”O objetivo foi instigar uma reflexão sobre a importância

dos sonhos. Quem sonha, tem caminho. O sonho é como uma bússola, uma estrada.

O destino do Planeta Terra, frente a tantas ações de destruição do meio ambiente depende de nós, para se refazer, por meio dos nossos sonhos.

Precisamos mesmo convivendo nesse mundo cheio de problemas, sonhar com uma realidade melhor . . .

“Nosso Mundo - Planeta Terra - As Sete novas Maravilhas”

QU

E M

UN

DO

É E

SSE ?

QU

E M

UN

DO

É E

SSE ?

6º AO 9º ANOENSINO

FUNDAMENTALE ENSINOMÉDIO

Gostaria de parabenizar toda a equipe do Domus e seus alunos (claro) pela

excelente apresentação musical na Mostra Cultural

e pela ótima peça de teatro dos alunos "maiores".

Achei fantástica a participação dos professores em

todas as atividades, isso demonstra que nossos filhos

estão numa escola afetiva, diferenciada no sentido

de conhecer cada um e tratá-los com amor.

SimoneLiz ãedaalunaStephaniedo6 B

(m

ºano )

Nossos alunos viajaram pelas 7 Maravilhas do Mundo, que espelham o fascínio pela pesquisa e descoberta, pelo conhecimento que incentiva, ilumina e regenera a vida de

todos nós, apresentando sua arte por meio de desenhos, letras e cores.Uma forma de buscar a beleza do mundo para poder valorizá-la.As 7 novas maravilhas feitas em madeiras pintadas com tinta

acrílica; confecções das bandeiras de diversos países; atividade interativa: as maravilhas do cinema e as maravilhas da Geometria.

Nãopodemosconheceroutrosmundos,semantesconhecernossomundo!

8 Anos - E.F. os

“O Mundo dos Contrastes”

“Imagine nenhuma propriedade, eu me pergunto se você consegue.Nenhuma necessidade de ganância ou fome, uma fraternidade de homens.Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo todo.Você talvez diga que sou um sonhador, mas eu não sou o único.Eu espero que algum dia você junte-se a nós, e o mundo viverá como um único.”(trecho traduzido)

Neste mundo que vivemos precisamos aprender a lidar com as diferenças, com os contrastes e

com as desigualdades.Os alunos trabalharam o tema: O

Mundo dos Contrastes, tendo como objetivo debater os problemas relacionados à pobreza, à fome, as necessidades humanas que não são atendidas. Abordaram a realidade na Africa em contraposição com a realidade das classes privilegiadas. Pesquisaram fotos, frases célebres relacionadas ao tema e apresentaram a canção . Imagine de John Lennon

"Por trás de cada enfeite pendurado em

cada canto da escola pude ver o carinho e a

dedicação com que tudo foi feito. Os alunos se

esmeravam em apresentar seus trabalhos, e estavam

sorrindo, e correndo de um lado p ra outro para não a o ,

perder nenhuma atração. Sempre me encanto, po não is

é a primeira vez que noto o carinho e a atenção que os

mais velhos têm com os pequenos.

E fechamos o dia com chave de ouro. Após o jogo de

voleibol onde nossas meninas foram campeãs, voltamos

com o carro cheio de jogadoras que queriam ver o

“Grito”. Elas estavam curtindo a vitória, mas queriam

prestigiar o trabalho dos colegas.

A organização, o tema, os conteúdos, tudo isso é

incrível. Mas o mais especial é perceber o empenho de

todos na escola. E não há nada de mais confortante

para nós, pais, que saber que entregamos nossos

filhos para quem tem amor ao que faz!

Parabéns a todos do Colégio, e muito

obrigada!"MayumiYamaguchi(mãedasalunasJulianaedaMarinados8 anos)os

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 15

Para realizar meus sonhos, preciso de sensibilidade, poesia, encantamento, alegria, conhecimento e sabedoria.

Diferentes manifestações artísticas (música, pintura, literatura, teatro, etc.) .Através de uma série de apresentações artísticas, pesquisas e

experimentos, os alunos perceberam que precisamos de coisas simples para salvar o planeta, que a Arte humana é imortal e vence todas as suas dores e horrores e que estamos rodeados por conhecimentos das mais diversas áreas, e não nos

damos conta da relação entre eles.

os9 Anos - E.F.

ENSINO M DIOÉ

A arte no Mundoeo

MO

STR

A C

ULT

UR

AL 2

007

MO

STR

A C

ULT

UR

AL 2

007

“ Eu achei a ostra muito interessante, muito bonita, um

Mbel e

Arte.

íssimo trabalho vale ressaltar o incentivo àAlgumas performances me chamaram a atenção, como as performances dos alunos na exposição Iluminu , as frases de m pessoas famosas o Jogral. eEstão todos de parabéns!Fantástica a participação dos professores com os alunos, isso mostrou cidadania, o nível de envolvimento na elaboração e apresentação dos trabalhos foi alto, o que com certeza dá aos alunos poder e vontade de prosseguir.”

CaioEduardoFerreiradoAmaral(paidaalunaMarianado8ºano )C

Eu achei que as minhas filhas se envolveram

muito nos trabalhos, a impressão que tenho é que todos

os alunos e professores entraram de cabeça nos

projetos. Achei os temas super atuais e parabenizo a

equipe como um todo pela integração entre o Ensino

Fundamental com o Ensino Médio.

O encerramento foi emocionante, a sala dos

sentidos foi muito legal . . .

De uma forma geral o colégio demonstra que a

cada ano está mais afetivo e mais integrado,

respeitando as dificuldades de cada um e

proporcionando atividades diferenciadas.

MiriamMikado ãedaMarinado7(mº

anoedaAnaLuisado1ºano-E

.M.)

Os alunos abordaram as diferenças sócio-econômicas, culturais, a necessidade de atuarmos nessa triste realidade repleta de necessidades humanas, como o alimento, a

água potável, enfatizaram através das exposições e instalações sobre a importância

das nossas mãos para transformar o mundo.Apresentaram o Mundo da Arte que sobrevive

ao caos humano promovido pelas guerras, fome e violência, enfatizaram as descobertas humanas e o mundo das estrelas.

As turmas ainda apresentaram excelentes performances, danças, dramatizações, teatros que

encantaram a todos os presentes.

ILUMINUM Uma instalação fantástica e interativa

na qual os participantes tiveram contato com as facetas naturais da cor, compreenderam a importância da luz e dos mecanismos da visão.

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº2616

INTEG

RA

L B

ILÍN

E D

OM

US

DESTA

QU

ES D

OM

US

No dia 9/10 tivemos um delicioso banho de esguicho, acompanhado de hot dog e foi o dia de trocar de professoras .( changing teacher)

No dia 10/10 fizemos uma super roda de capoeira com instrumentos musicais específicos, comemos muita gelatina com

efeitos e todos ficaram fascinados com as esculturas de bexigas. Dia 11/10 foi um dia de muita agitação com os diversos games e sessão de

cinema.

A Semana da Criançafoi comemorada em

grande estilo e animação pelos alunos do Integral.

SEMANADA

CRIANÇA !

INTEGRAL BILÍNG EU

WayEnglish

Foi muito divertida e animada a nossa festa, com culinária, brincadeiras e fantasias aterrorizantes!

Milhares de fantasmas e bruxas invadiram nossa escola e a tradicional festa americana tomou conta do nosso integral trazendo à todos muita diversão.

O museu dos horrores e a casa das guloseimas garantiram muitos arrepios!Nossos alunos curtiram de montão!

ONUECHARGES...“A diretora do PNUMA - Programa das Nações Unidas

para o Meio Ambiente - Cristina Montenegro, está procurando parceiros para a realização de um concurso

nacional sobre charges que mostrem os vários lados do aquecimento global.

Uma escola particular de São Paulo, o , DomusSapientiaeexplicou para aluninhos de 9 a 10 anos o que é uma charge e pediu que eles representassem o tema aquecimento.

O resultado é espetacular e em breve será exibido no portal www.mercadoetico.com.br”.

As charges criadas pelos nossos alunos viraram notícia de revista !

Aparecemos na Revista Imprensa, na Coluna Sustentabilidade.

O responsável por esta coluna é Ricardo Carvalho da Equipe Mercado Ético.

CHARGES DOS 5 ANOS- E.F.os

EXTRA AI

MOD U

S M NA

Leia abaixo a reportagem na íntegra:

NOITE DO PIJAMA

Nossos alunos do , oJardim,Prée1 Ano

tiveram a oportunidade de vivenciar uma noite inesquecível, juntamente com todo o corpo docente.

Iniciamos nossa programação com um gostoso jantar, em seguida e de pijama, participamos da brincadeira noturna, usando é claro, as lanternas.

Finalizando a noite, um lanchinho foi preparado e fomos dormir . . .

Ah, não podemos esquecer da “guerra de travesseiros”, foi uma bagunça e assim cansados nossos alunos se rederam ao sono.

De uma forma lúdica, trabalhamos autonomia, respeito, superação de medos e tantas outras coisas que não poderíamos elencar, só podemos afirmar que tudo foi preparado com muito carinho.

Uma grande Festa !

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 17

ACO

NTECEU

NO

DO

MU

SA

CO

NTECEU

NO

DO

MU

S

“Eu achei muito legal, a gente se divertiu, brincou e aprendeu ao mesmo tempo.

Foi maravilhoso ficar uma noite com os amigos, a gente se aproximou muito.

A comida foi muito gostosa, variada o café da manhã foi muito bom.” e

Julyana Amorin Yamamoto – 6º A

Os alunos passaram a noite na escola desenvolvendo atividades em equipe, sempre com muita descontração e espírito de cooperação. Alunos e professores brincaram, cantaram, dançaram e se divertiram a valer.

A programação foi variada: balada, jantar, karaokê futebol de sabão, jantar, teatro, vôlei no escuro, chinelão, perna de pau, jogo de detetive, piscina e café da manhã.

As crianças curtiram muito e já estão pedindo "mais".

ACAMPADENTRO6 e 7 Anos - E.F. os os

“Achei que foi um dos melhores eventos do colégio. Tivemos várias atividades, não

paramos um minuto, a comida foi à vontade, bem servida, a gente dormiu tarde e

brincou muito. Os professores, as orientadoras e coordenadora cuidaram da gente o

tempo todo para ninguém se machucar. Foi muito . . . legal mesmo !”

João Vitor Paiva de Lima – 7º B

“Foi uma experiência bem diferente de tudo que já vivi, achei muito divertido o futebol de sabão que eu não conhecia, a comida não dá nem para falar, estava muito gostosa. Gostei da balada, de dormir com minhas colegas. O karaokê e o vôlei foram muito engraçados.Todo mundo se divertiu muito, inclusive toda a equipe que cuidou de nós! Foi muito bom!”

Marina Lessa Presa – 7º A

“ Eu achei o Acampadentro super divertido, muito legal, gostei da brincadeira

perna de pau, adorei a balada, muito bem preparada e a comida estava deliciosa !

O karaokê foi demais, a equipe foi muito legal ! Quero mais o ano que vem !”

Lucas Machado de Almeida – 6º B

Uma Viagem Fantástica !Em meio à uma arquitetura

q u e m e s c l a h i s t ó r i a , modernidade e natureza.

o s n o s s o s a l u n o s conheceram as belezas naturais do litoral cearense, como as

dunas e falésias. Conheceram a cidade que é movimentada, curtiram e participaram de baladas, realizaram os famosos passeios de bug, se esbaldaram na piscina do Hotel e participaram de jogos e gincanas.

Essa turma foi fantástica, se comportaram de forma exemplar tanto na ida como na volta, estão d e p a r a b é n s , d e c l a r o u a Or ien tadora Ange la M . da Encarnação com o aval total da Assistente de direção Márcia G a v i n o q u e t a m b é m acompanhou as tur mas na viagem.

FORMATURA 9 ANOS - E.F.os

PALESTRA - APOIO AOS PAIS:

Como falar para o seu filho aprender ?

No dia16 de outubro, a palestrante Tânia Queiroz, mais uma vez brindou nossa comunidade com um assunto relevante para pais e educadores: como melhorar a comunicação com filhos e alunos.

Através do relato de algumas técnicas de aprender a aceitar sentimentos, incentivar a cooperação, disciplinar sem ferir, estabelecer limites, resolver conflitos, formar parcerias com as famílias, a palestrante nos incentivou a refletir sobre o poder das palavras que podem elogiar ou criticar, aproximar ou afastar, construir ou destruir.

9 Anos e Ensino Médio - PARLAMENTO JOVEMos

O Parlamento Jovem que integra o Programa de Educação para a Cidadania da Assembléia, tem como objetivo oferecer aos jovens do ensino fundamental e médio da Capital a oportunidade de conhecerem o papel e o funcionamento do Poder; estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política.

Os projetos foram desenvolvidos pelas Professoras Xênia e Viviane de História, sobra a orientação da coordenadora Tânia Queiroz.

“Sabemos que escrever é uma tarefa árdua e uma arte, na qual o artista se transforma num sujeito que pensa, questiona, reflete, sente, sonha, fantasia, imagina, dialoga, propõe soluções, expressa sentimentos, idéias e ideais, atribuindo sentido e significado ao seu mundo interno e ao mundo que o cerca, por isso não vamos parar por aí.

O objetivo pedagógico da nossa Mantenedora Neuza Maria Scatollini é formar leitores, ilustradores, escritores críticos, produtores de sentidos, não meros reprodutores. Fazer da leitura, da escrita e do desenho um instrumento de aprendizagem para que descubram o prazer de ler,

escrever e desenhar. Atender a todos esses objetivos não é uma tarefa fácil, por isso em 2008 teremos novos projetos de incentivo à leitura , escrita e desenhos. Aguardem a “Feira das Palavras” que já estamos planejando”, afirmou a Coordenadora Pedagógica Tania Queiroz.

II Concurso Literário e o I Salão do HumorEsse evento uniu as famílias e os educadores para homenagearem os alunos que

escreveram os melhores textos, realizaram as melhores charges e histórias em quadrinhos. Com certeza temos inúmeros leitores, escritores e ilustradores em potencial. Os alunos que se destacaram na Olimpíada de Matemática também foram homenageados.

Todos receberam medalhas, certificados. Lançamos um livro com os textos dos alunos, pois queremos que eles apreciem suas produções e tomem consciência do seu potencial como escritores.

SALÃODO1º

II Concurso Literário

Para quem brinca com as palavras . . .

escrever é um prazer ! ! !

ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) E MÉDIO

2007

TOEJ

OR

P

DOMUSSAPIENTIAE

Livro com obras dos alunos

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº2618

DESTA

QU

ES D

OM

US

DESTA

QU

ES D

OM

US

DESTA

QU

ES D

OM

US

DESTA

QU

ES D

OM

US

100%

98,4%

98,4%

1º A

2º A

1º A

97,3%

3º AJoão Luis

Monteiro PiassiSérgio Augusto

Marques

Anna ElisaObelenes Ryam

98,4%

2º BCarolina Bullara

de Andrade

98,4%

1º A

FranciscoZutin Buzolin

100%

2º ALetícia Ramos

Bedim

98,4

%

2º A

Bruna BorgesAssolini

98,4

%

2º A

Lorena PaulaVitusso

Raphael MalanconiNascimento Chumbo

100%

97

%

3º A

3º B

Bruno TachinardiAndrade Silva

95

,3%

1º B

Victória Fernandes StraussDias Santos

Marcela ZottaAires

Os nossos alunos estão treinando para entrar em campo para atingir as metas almejadas no Vestibular 2008. Nessa jornada torcemos para que cada um realize seu sonho. Temos certeza que nesse ritmo o resultado que cada um atingirá será a realização de um trabalho bem feito.

A Direção e toda equipe do Colégio Domus juntamente com a família de cada aluno do Ensino Médio acredita que todos alcançarão os seus objetivos.

Parabéns ! ! !

O Colégio Domus está formando vencedores.Aqui você confere os alunos que foram destaque nesse

trimestre no simulado Anglo.

A gente

sonhos.aprova seus

9 Anos - E.F. e 2 Anos - E.M. realizaram Monografiasosos

Trata-se de um trabalho de investigação científica e crítico sobre os conhecimentos humanos existentes, estejam eles publicados ou não. O sentido etimológico da palavra monografia é dissertação sobre um assunto ou um tema específico.

A professora de Literatura Joana Maura está fazendo um trabalho fantástico com os nossos alunos! As monografias ficarão à disposição para pesquisa em nossa biblioteca.

*1ª p

atin

ha

de

ou

ro / ** 2

ª pa

tinh

a d

e o

uro

Informativo DOMUS SAPIENTIAE Nº26 19

ESP

OR

TE D

OM

US

AG

EN

DA

DO

MU

SA

GEN

DA

DO

MU

S

1919

ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

PIQU

E-BAND

EIRA

XXI OLIDOMUS

OÃÇATAN

UF GNUK

ARRE UG E D OBAC

QUEIM

ADA

LASTUF

LOBETEU

QSAB

VOLEIBOL

SATEFATSE E D ANACNI GMIL

OBEP

TÊNIS DE MESA

HANDEBOL

Resultados no Esporte

A partir deste ano a OLIDOMUS ampliou o foco nas inteligências múltiplas, a fim de que todos os alunos pudessem mostrar os seus talentos. Além de trabalharmos as inteligências intra e interpessoal, tivemos como objetivo focar as inteligências: Lógico-matemática, Lingüística, Espacial, Pictográfica, Musical e Corporal-cinestésica.

Desta maneira todos os alunos puderam mostrar seus talentos e habilidades nas diversas oficinas e nas atividades desportivas. Temos certeza de que nossos alunos participaram desta Olimpíada de forma construtiva, respeitando as diferenças e percebendo que todos têm habilidades e competências, cada um na sua área, e que todas são importantes.

Enriquecendo o Projeto “Que mundo é esse?”, desenvolvido durante o ano no Colégio, nossa Olidomus contemplou o tema

propondo diversas atividades esportivas com materiais reciclados.

Durante o segundo semestre

os alunos dos os5 e os7 anos - E.F.

participaram do curso do Proerd (Programa

Educacional de Resistência às Drogas

e à Violência).A solenidade de

encerramento será no dia 29 de novembro.

Festa de Fim de AnoENGLISH WAY

Para finalizar este ano de 2007 estaremos comemorando o comemoração Thanksgiving Day,

familiar americana que acontece no final do mês de novembro, uma das mais importantes datas pelo seu significado. É tempo de parar! Tempo de refletir! Tempo de celebrar por cada conquista alcançada durante este ano.

VÔLEIOliarquiOuro - Meninas Infantil / Meninos MirimPrata - Meninas Pré mirim / Meninos Infantil João XXIII Ouro - Meninas Mirim / Meninas Pré MirimPrata - Meninos Mirim / Meninas Infantil Sagrado Coração Ouro - Meninas Pré Mirim / Meninos MirimEmilie Ouro - Meninos Infantil / Meninas Mirim

BASQUETE OliarquiPrata - Infantil MasculinoLiga Paulista de BasqueteEnsino Médio Masculino - Vice-campeão

HAND BALL Cristo ReiOuro - Meninos Mirim / Meninas MirimJoão XXIIIOuro - Meninas Pré Mirim / Meninos MirimPrata - Meninos Pré-mirimBatista BrasileiroOuro - Meninos MirimPrata - Meninas Pré MirimSagrado CoraçãoPrata - Meninas Pré Mirim / Meninos Mirim

FUTEBOLCristo Rei 3º Lugar semifinal Pré MirimJoão XXIII 3º Lugar semi- final Mirim

AR

QU

IBA

NCA

DA

TORNEIOS EM 2007OliarquiJoão XXIIIBatista Brasileiro Nossa Senhora MeninaLiga Paulista de BasqueteLiga Paulista de VôleiLiga Paulista de FutebolSagrado Coração de JesusCampeonato Colégio Emilie Colégio Cristo Rei

Agradecemos e parabenizamosaos atletas que defenderam o nosso Colégio em inúmeros

torneios realizados durante 2007.