Ilha do Corvo

14
Arquipélago dos Açores Ilha do Corvo

description

 

Transcript of Ilha do Corvo

Page 1: Ilha do Corvo

Arquipélago dos Açores

Ilha do Corvo

Page 2: Ilha do Corvo

Introdução

Neste trabalho vamos mostrar a bela cultura da ilha do Corvo, tal como a sua historia, geografia e gastronomia.

Na geografia vamos referir as características físicas da ilha, na historia como e porque se chama Corvo.

E na gastronomia vamos referir vários pratos típicos da ilha.

Page 3: Ilha do Corvo

História Nos mapas genoveses do século XIV, nomeadamente

no Atlas Mediceu de 1351, é mencionado a Insula Corvi Marini (Ilha dos Corvos Marinhos) entre as sete ilhas que compunham o arquipélago. É provável uma designação para ambas as ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, como parece ser o caso no chamado Mapa Catalão de 1375.Na fase de exploração portuguesa do Atlântico sabe-se que foi Diogo de Teive quem achou as ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, no regresso de sua 2.ª viagem de exploração, em 1452. Terá sido descoberta em simultâneo com a Ilha das Flores. A sua designação henriquina é Ilha de Santa Iria, mas foi também chamada de Ilhéu das Flores, ilha da Estátua, ilha do Farol, ilha de São Tomás e ainda de Ilha do Marco. A 20 de Janeiro de 1453, o rei D. Afonso V de Portugal doa a ilha ao seu tio D. Afonso de Portugal, duque de Barcelos. Segundo frei Diogo das Chagas, o povoamento inicial da ilha começou com o envio de uma expedição de 30 pessoas.

Page 4: Ilha do Corvo

História Em 1587, o Corvo foi saqueado e suas casas

queimadas pelos corsários ingleses, que haviam atacado as Lajes das Flores. O príncipe Regente D. Pedro IV, em 20 de Junho de 1832, elevou a povoação do Corvo a categoria de vila e sede de concelho. A ilha foi também visitada em 1924 pelo escritor português Raul Brandão, que muito contribuiu para a mitificação das vivências dos habitantes do Corvo. Em 1938 o Corvo teve pela primeira vez um médico residente, o Dr. João Rodrigues Ferreira da Silva, que ali permaneceu até 1945. Na década de 1960 a população da ilha viveu em constante oposição ao regime florestal imposto sobre o baldio da ilha.

Page 5: Ilha do Corvo

Geografia A ilha ocupa uma superfície total de 17,13 km², com 6,5 km de

comprimento por 4 km de largura. Situa-se a 39º 40’ de latitude Norte e 31° 05’ de longitude Oeste.

Dista da ilha das Flores, de Santa Cruz das Flores 13 milhas e Ponta Delgada 10 milhas náuticas. É formada por uma única montanha vulcânica extinta - o Monte Gordo, coroado com uma ampla cratera de abatimento chamada localmente de Caldeirão, com 3,7 km de perímetro e 300 metros de profundidade. Nela se podem observar várias lagoas, turfeiras e pequenas "ilhotas", duas compridas e cinco redondas. O ponto mais alto da ilha é o Morro dos Homens no rebordo sul do Caldeirão, com 718 metros de altura acima do nível médio do mar. Além desta elevação destacam-se ainda: a Lomba Redonda, a Coroa do Pico, o Morro da Fonte, o Espigãozinho e o Serrão Alto.

Todo o litoral é alto e escarpado, constituindo o cone central do vulcão, com excepção da parte Sul, onde numa fajã lávica se estabeleceu a Vila do Corvo, a única povoação da ilha. A escarpa oeste, com uma falésia quase vertical com cerca de 700 m de altura sobre o oceano, é uma das maiores elevações costeiras existentes no Atlântico.

As terras imediatamente em redor da única povoação da ilha e uma pequena zona abrigadas na costa leste (as Quintas e Fojo) são as únicas em que é possível praticar a agricultura e manter algumas árvores de fruto. As melhores pastagens para o gado ficam mais para norte, nas chamadas Terras Altas.

Page 6: Ilha do Corvo

Geografia Na enseada sul, denominada Enseada de Nossa Senhora do

Rosário, existem três cais de desembarque – o Porto Novo (não usado), o Porto do Boqueirão e o Porto da Casa, o maior e o único utilizado no tráfego comercial. O Portinho da Areia, no extremo oeste da pista do aeroporto, é o único areal da ilha e a sua principal zona balnear.

O clima é húmido, com 915,7 mm de precipitação média anual, mas ameno, embora ventoso, com temperatura média anual de 17,6°C na Vila, com temperaturas médias mensais que variam entre os 14°C em Fevereiro e 20°C em Agosto. Nas zonas altas os nevoeiros são quase permanentes. A agitação marítima, particularmente do quadrante oeste, é muito elevada, resultando numa elevada erosão costeira.

A humidade relativa do ar oscila entre 74% em Outubro e 85% em Junho, o mês em que os nevoeiros são mais frequentes (‘’nevoeiros do São João’’).

Page 7: Ilha do Corvo

Cultura As festividades da ilha são a Festa do Divino Espírito

Santo que acontece todos os anos no 7º Domingo depois da Páscoa faz-se o cortejo com missa solene e as sopas do Espírito Santo onde toda a população é convidada e no 2º fim-de-semana de Julho é que é a festa profana com arraial, tasca, artistas e convidados. havendo no Domingo mais uma vez o cortejo com coroações, o bodo de leite.

A Festa de São Pedro (24 a 26 de Junho), que acontece sempre no fim-de-semana mais próximo do dia 29 de Junho que é o dia de São Pedro e a festa da Sagrada família que ronda quase sempre o último fim-de-semana de Julho), a Festa e Romaria de Nossa Senhora dos Milagres (15 de Agosto) na qual se integra o Festival de Verão dos Moinhos, e também a festa da Senhora do Bom Caminho que costuma ser no 1º ou 2º fim-de-semana de Setembro.

Page 8: Ilha do Corvo

Cultura

Em 1938 foi fundada a Sociedade Filarmónica Lira Corvense. Realizava-se no 1.º Domingo de Maio e no 1.º Domingo de Setembro, a Festa do Fio ou Tosquia das Ovelhas, cuja a tradição foi abandonada e ainda não foi recuperada. Gastronomicamente, são típicas as Couves da Barca, o Feijão Assado à Corvo, as tortas de Erva do Calhau, a broa de milho e o queijo típico local e molho-de-fígado. Do artesanato, destaca-se as barretas, mantas e as fechaduras de madeira.

Entre as lendas da ilha encontra-se a Lenda da Ermida de Nossa Senhora dos Milagres da ilha do Corvo e muito famosa lenda do Lenda do Cavaleiro da ilha do Corvo, já deu origens a livros.

Page 9: Ilha do Corvo

Gastronomia

Queijo Artesanal da ilha do Corvo

Morcela (enchidos de porco)

Page 10: Ilha do Corvo

Tortas de Ervas do Calhau

Ingredientes: Erva do Calhau Salsa Cebola em rama Um ovo Gordura de porco Farinha

Preparação:Pica-se a erva, a salsa e a cebola. Junta-se o ovo e a farinha e mistura-se tudo. Depois põe-se gordura de porco numa frigideira e aí fazem-se as tortas. Acompanha-se com café e pão de milho.

Page 11: Ilha do Corvo

EconomiaA economia da ilha do Corvo assenta, principalmente, nos serviços administrativos e agrícolas. A Câmara Municipal e a Escola são as principais instituições empregadoras da ilha. No entanto, existem ainda outros serviços e instituições públicas, tais como o Centro de Saúde, as Finanças, o Conservatório, o Posto marítimo e a Guarda Nacional Republicana.Na área financeira, existem dois bancos na ilha: a Caixa Geral de Depósitos, e o Banco Comercial dos Açores.No campo social, a Santa Casa da Misericórdia distingue-se juntamente com a Associação Agrícola e a Casa do Povo.No campo da restauração, a ilha do Corvo dispõe de boas opções para os habitantes e para os turistas.A actividade agrícola é a mais importante, juntando em seu redor, mais de 500 pessoas, pelo que, é facilmente compreensível o seu papel de destaque na economia da ilha.Por fim, a pesca, embora revele um número cada vez mais reduzido de trabalhadores nesta área, dispõe de um grande potencial a ser explorado.Em conclusão, a ilha do Corvo está, economicamente, em permanente expansão ao longo da última década devido não só ao aumento da população, bem como à forte rede de serviços existentes quer ao nível administrativo quer ao nível agrícola.

Page 12: Ilha do Corvo

Desportos

A Delegação do Desporto de Ilha não possui orçamento atribuído, pessoal afecto a tempo inteiro ou instalações próprias. Conta, apenas, com o professor de educação física da escola que, com esforço e sem qualquer tipo de recursos, faz o que lhe é possível.

Page 13: Ilha do Corvo

Conclusão

Com este trabalho conseguimos aprender várias coisas sobre a ilha como a sua cultura, gastronomia

Page 14: Ilha do Corvo

Bibliografia/Webgrafiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_corvo

www.acores.com/a/corvo.html

http://www.monarquicos.com/?artigo=177

http://www.ebimouzinhodasilveira.org/nindex.php?obj=act_econ