Identidade e diversidade cultural da cidade de Sapé

14
Cursistas: Ana Rosa e Lilian Tutora: Micherlane Caldeiras EEEFM “Mons. Odilon A. Pedrosa” Sapé - PB

Transcript of Identidade e diversidade cultural da cidade de Sapé

Cursistas: Ana Rosa e Lilian

Tutora: Micherlane Caldeiras

EEEFM “Mons. Odilon A. Pedrosa”

Sapé - PB

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37 m, Sapé fora habitado em tempos pré-coloniais pelos índios Potiguares. Naturalmente estava coberta de matas exuberantes, que floresceram até o tempo da devastação, quando se fundaram os engenhos primitivos, os quais se bifurcaram em dois povoados: o de Alagoa Cercada, pertencente ao então Sr. Urbano Guedes e o “Engenho Conceição (outrora denominado Buraco), de propriedade do Senhor Simplício Coelho.

Localização de Sapé

SAPÉ, foi fundada em 1883, com o surgimento da estação ferroviária GREAT WESTERN, O povoado que surgira às margens da pequena estação, desenvolvia-se, alcançando em 01/12/1925 a sua emancipação política.

Onde tudo começou...

Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último, achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado do Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como “Eça=PE, o que alumia o caminho, o que dá claridade”. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas.Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.A divisão administrativa de 1911, Espírito Santo constituía-se dos distritos Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.Por determinação Estadual nº 627, de 1º de dezembro de 1925, a Sede municipal foi transferida para a povoação de Sapé , que daquela data em diante foi elevada à categoria de vila pela mesma lei.

Mapa aéreo de Sapé atual

Berço de grandes personalidades a cidade se destacou na política, nas artes, na economia e nos grandes movimentos sociais, notadamente na atuação das Ligas Camponesa.

CLIMA: Tropical chuvoso -Temperatura Média 25° CALTITUDE: 123mPOPULAÇÃO: 50.151 habitantesÁREA TOTAL: 316,330 km²DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 158,54 hab/km²CEP: 58.340.000

Entrada de Sapé

Símbolos municipais:

Nosso artista natalNa letras , tem no poeta AUGUSTO DOS ANJOS, seu maior ícone. Autor de única obra intitulada EU, Augusto é detentor de um estilo suji generis, o que o tornou conhecido e admirado em todo o mundo.

Memorial Augusto dos Anjos

Eis Sapé que ora apresentamos! Cenário de lutas e glórias, de encontros e desencontros entre o moderno e o antigo. Oito décadas de vida política autônoma.

História do sapeense forte que não se rende às dificuldades, que não se cansa de buscar dias melhores!

Praça João Pessoa Praça de eventos Dr. João Úrsulo

Praça Augusto dos Anjos

Matriz N. S. Conceição

Biblioteca Augusto dos Anjos

Promoção Social e o Sine - PB

Colaboração dos alunos: