Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

20
DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ MOP$10 QUARTA-FEIRA 15 DE JANEIRO DE 2014 ANO XIII Nº 3011 PUB • DISCRETOS E INFORMAIS Qual o trabalho das secções dos partidos políticos portugueses? REPORTAGEM PÁGINAS 2 E 3 • CENTRAL NA TAIPA PODE AVANÇAR Macao Water reuniu com deputado Chan Meng Kam e parceiros ABASTECIMENTO DE ÁGUA PÁGINA 5 Queda livre Um estudo promovido pela Federação das Associações dos Operários de Macau revela que a população está pouco contente com o trabalho do Executivo liderado por Chui Sai On. Política de habitação inexistentes, mau sistema de transportes e corrupção a mais são os principais focos de insatisfação. FAOM diz que Governo está a perder prestígio AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB hojemacau PÁGINA 4 • VOLTE-FACE NO BENFICA DE MACAU PAULO BENTO DEIXA COMANDO TÉCNICO E ENTRA DANIEL PINTO PÁGINA 17

description

Edição do jornal Hoje Macau N.º3011 de 15 de Janeiro de 2014

Transcript of Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

Page 1: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ MOP$10 Q UA R TA - F E I R A 1 5 D E J A N E I R O D E 2 0 1 4 • A N O X I I I • N º 3 0 1 1

PUB

• DISCRETOS E INFORMAIS

Qual o trabalho das secções dos partidos políticos portugueses?

REPORTAGEM PÁGINAS 2 E 3

• CENTRAL NA TAIPA PODE AVANÇAR

Macao Water reuniu com deputado Chan Meng Kam e parceiros

ABASTECIMENTO DE ÁGUA PÁGINA 5

Queda livreUm estudo promovido pela Federação das Associações dos Operários de Macau revela que a população está pouco contente com o trabalho do Executivo liderado por Chui Sai On. Política de habitação inexistentes, mau sistema de transportes e corrupção a mais são os principais focos de insatisfação.

FAOM diz que Governo está a perder prestígio

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

hojemacau

PÁGINA 4

• VOLTE-FACE NO BENFICA DE MACAU

PAULO BENTO DEIXACOMANDO TÉCNICOE ENTRA DANIEL PINTO

PÁGINA 17

Page 2: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

2 hoje macau quarta-feira 15.1.2014REPORTAGEM

ANDREIA SOFIA [email protected]

Q UASE que não se dá por elas, mas a verda-de é que existem. A presença das secções

dos partidos políticos portugueses em Macau, 14 anos depois da tran-sição, é ténue, muito por culpa do quadro legal da Lei Básica, que não permite a existência formal de partidos estrangeiros.

A história da política macaen-se é cheia de episódios escritos por três partidos, mas só dois continuam a existir a Oriente. Se a secção do Partido Social Demo-crata (PSD) se faz notar através de uma página oficial no Facebook, a secção do Partido Socialista (PS) prefere organizar jantares con-vívio e debate no Clube Militar, publicitados no Jornal Tribuna de Macau (JTM).

Miguel Bailote é o homem forte por detrás da secção do PSD em Macau. Criado em meados da década de 80, o grupo teve, ao longo dos anos, “dirigentes com alguma projecção”. Hoje os militantes activos cifram-se nos 43. “Dado o quadro institucional da Lei Básica, somos uma secção informal”, explica.

“Trabalhamos em conjunto com as associações, para saber os

O Partido Socialista e Partido Social Democrata continuam a ter duas secções em Macau cujo trabalho serve, sobretudo, de ligação às comunidades residentes. O artigo 23 da Lei Básica não os deixa ir mais além, mas muitos consideram que a sua existência continua a fazer sentido, apesar da falta de interesse de alguns militantes

O QUE SÃO E O QUE FAZEM AS SECÇÕES DE PARTIDOS POLÍTICOS PORTUGUESES EM MACAU?

“Um trabalho discreto, quase de bastidores”problemas que têm. O nosso tra-balho passa muito por potenciar e facilitar contactos entre o Governo de Portugal e as associações de matriz portuguesa, para dar algu-ma visibilidade ao que se faz em Macau. Nos últimos tempos tem sido feito algum reconhecimento público de figuras da comunidade macaense, como a doutora Rita Santos ou Fernando Gomes, que foram condecorados. Foi ainda dado um reconhecimento às três associações de matriz portugue-sa, a Associação dos Macaenses (ADM), Associação dos Aposenta-dos, Reformados e Pensionistas de Macau (APOMAC) e Associação dos Trabalhadores da Função Pú-blica (ATFPM).”

Sem uma actividade visível aos olhos exteriores, Miguel Bailote afirma querer procurar um lugar para promover “encontros infor-mais da secção”. Bem como captar mais militantes. “Não podemos ter grande visibilidade, tem de ser um trabalho discreto, quase de bastidores. O nosso trabalho é pôr Macau no mapa. O PSD, quer esteja na oposição ou no Governo, todos os anos vem a Macau.”

O HM contactou a direcção do PSD em Portugal via e-mail, no sentido de tentar compreender a importância de manter uma secção do partido deste lado do mundo. Mas não obtivemos qualquer resposta.

A deputada laranja Mónica Ferro, e uma das coordenadoras do grupo informal de amizade Portugal – RAEM, na Assembleia da República, afirma que é impor-tante manter esta ligação a Macau. “Trata-se de uma presença infor-mal, como creio que há noutros países. São pessoas com ligações ao PSD que decidem continuar o seu debate com quem partilha da mesma ideologia e pontos de vista, mas com um certo carácter infor-mal. Parece-me ser essa a estrutura do PSD em Macau.”

Para Mónica Ferro, “estas secções informais, mais ou menos formalizadas, têm como objectivo manter o interesse das comunida-des portuguesas e servir de um veículo de preocupações dessas comunidades junto dos partidos em Portugal, não é um exclusivo do PSD.”

O QUE DIZEM OS MILITANTES LARANJA Arnaldo Gonçalves é militante do PSD desde 2000, mas mais tarde acabou por transferir o seu registo para a secção. Revela que não tem uma participação activa e desco-nhece até quais as actividades da secção, mas assume a importância

desta. “O PSD tem de estar em to-dos os núcleos de portugueses que vivem no continente, mas também naqueles que estão espalhados por núcleos de emigração. Sempre fez sentido haver um núcleo do PSD aqui, o que não faria sentido era não haver núcleos dos outros partidos.”

E dá o exemplo do PS. “Pre-feriu, entre 1999 e 2009, não ter aqui representação política. E acho que isso é um profundo disparate. A nossa vivência como cidadãos

portugueses faz-se em qualquer sítio onde estejamos. Não é por estarmos na China que deixamos de ter opções e de estarmos inte-ressados na vida do país.”

Arnaldo Gonçalves recorda que, antes de 1999, “havia uma actividade partidária”. “O PSD e o PS sempre tiveram núcleos fortes. Mas depois de 1999 a realidade foi esta: as pessoas fartaram-se da po-lítica, ou acharam menos interesse. A única actividade que se viu foi

de facto do PSD, que teve sempre uma secção.”

Um dos militantes mais antigos da secção do PSD, que optou por não revelar a identidade, afirma que hoje não existem muitas acti-vidades desenvolvidas pelo grupo laranja, mas que tal acaba por estar condicionado pela Lei Básica e pelos interesses de cada um.

O SILÊNCIO DO PSDo lado da secção do PS em Macau, reina o silêncio. José Rocha Diniz, dirigente da secção e também di-rector do JTM, recusou comentar as actividades e o actual número de militantes. Manuel Geraldes, um militante base da secção, também recusou fazer qualquer comentário. A direcção do PS em Portugal foi também contactada, sem qualquer resposta.

O interregno de que fala Ar-naldo Gonçalves foi interrompido em 2009, quando o deputado José Lello veio a Macau para relançar a secção. Segundo notícias publi-cadas no JTM, esta não teria, na altura, mais de 20 militantes.

O deputado, que já não per-tence à direcção do partido, diz desconhecer o actual panorama da secção. “Há uma presença substan-cial de portugueses em Macau, e era importante que o PS, como um grande partido nacional, tivesse uma relação de maior proximidade com os portugueses de Macau. Foi esse o objectivo de relançar a acção. Para além do número de militantes, é importante a sua qualidade. São muito influentes no território e, tinham a possibilidade de melhorar a imagem do PS.”

José Lello queria “criar uma nova dinâmica do PS no território”, já que, na sua opinião, os dez anos da falta de actividade poderão ter levado a uma perda de terreno para o PSD. E afirma que existe “uma relação de grande proximidade” en-tre o partido e as associações locais.

Apesar do silêncio dos dirigen-tes, a secção do PS não tem estado parada. São, aliás, frequentes os anúncios no JTM a publicitar jantares de confraternização no Clube Militar. De notar a ligação que esta entidade tem ao PS, que possui, aliás, uma ligação histórica ao Centro Democrático de Macau (CDM), com quem chegou a ter um protocolo assinado. Jorge Neto Valente, presidente da Associação dos Advogados de Macau (AAM), foi um dos membros fundadores do CDM e era, pelo menos até 2009, presidente do Clube Militar. Ma-nuel Geraldes era um dos vogais da direcção.

Paulo Godinho, sociólogo, par-

Não acredito que o Bloco de Esquerda (BE) ou o PEV possam ter alguma viabilidade em Macau, se em Portugal não têm praticamente representação. Mas isso não exclui que existam pessoas em Macau com estas opções políticas. Mas para quê? Que impacto pode ter? Mas quando digo o BE digo outros partidos. A própria secção do PSD, eu perguntou qual a utilidade prática para Portugal e Macau. Que expressão de voto tem Macau?MIGUEL DE SENNA FERNANDES Presidente da Associação dos Macaenses

Page 3: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

3 reportagemhoje macau quarta-feira 15.1.2014

[O PS] preferiu, entre 1999 e 2009, não ter aqui representação política. E acho que isso é um profundo disparate. A nossa vivência como cidadãos portugueses faz-se em qualquer sítio onde estejamos. Não é por estarmos na China que deixamos de ter opções e de estarmos interessados na vida do paísARNALDO GONÇALVES Militantedo Partido Social Democrata

O QUE SÃO E O QUE FAZEM AS SECÇÕES DE PARTIDOS POLÍTICOS PORTUGUESES EM MACAU?

“Um trabalho discreto, quase de bastidores”

A PESAR da presença informal de dois partidos, a direita

sempre reinou na hora das eleições. Mas os votos do PSD terão sido herdados depois da ADIM quase ter desaparecido da vida polí-tica, após a morte de Carlos D’Assumpção.

“Em meados dos anos 80, o CDS-PP ganhava as eleições em Macau. Depois penso que a ADIM terá per-dido alguma influência e o voto da comunidade nascida e radicada em Macau, que sempre foi de direita, acabou por se situar mais na faixa do PSD. Mas (o PSD) não teve mais militantes”, aponta Miguel Bailote.

Miguel de Senna Fer-nandes frisa que o voto da comunidade macaense “tem sido sempre à direita, e antes era até pelo CDS-PP”. “Nos últimos 20 anos que o pendor é mais PSD. Claro que há

Em Macau a tradição é votar à direita

ticipou num dos últimos encontros, realizado a 24 de Abril de 2013, tendo sido o orador de uma palestra com o tema “O processo de globali-zação e as suas consequências”. “A secção do PS tem sido mais activa. Antes do Verão a secção, uma vez por mês, estava a fazer jantares com simpatizantes locais para debater temas diversos. Era uma discussão reservada aos militantes socialistas e a convidados.”

Paulo Godinho diz ainda que “no caso do PSD não tenho visto em público nenhuma actividade, mas não significa que esta não aconteça.”

O ARTIGO 23ºO facto das secções dos partidos terem de viver na sombra por motivos legais não impede que a sua existência seja importante. “Continua a fazer sentido, par-tindo do pressuposto que temos uma comunidade portuguesa com alguma dimensão, e desde

que os partidos restrinjam a sua actividade a temas portugueses, eles podem fazer a sua activida-de, não se podendo obviamente envolver em questões locais. Mas penso que podem ter um papel importante na vida da comunidade portuguesa residente em Macau, porque acompanha o que se pas-sa em Portugal e no mundo. Em

principio está no quadro da lei, e penso que é relevante para a comunidade”, diz Paulo Godinho.

Arnaldo Gonçalves afirma que o Governo local “olha com toda a naturalidade (para as secções), e não pode olhar de outra forma”. “É visto com simpatia e cordialidade o facto dos portugueses e os seus partidos políticos e associações terem alguma representação em Macau, como o Partido Comu-nista Chinês tem representação em Portugal. Acho normal: qual é o problema das comunidades expatriadas terem aqui os seus partidos? O sistema da Lei Básica permite que os estrangeiros tenham aqui o mesmo espectro de direitos, liberdades e garantias que têm em qualquer país da Europa.”

Miguel de Senna Fernandes, presidente da ADM, considera que a presença das secções não é expressiva. “Há limites na Lei Bá-sica e há uma grande limitação em termos de actividade política. Se os partidos políticos portugueses não têm uma grande expressão em Ma-cau, não vejo qualquer outra grande utilidade prática a não ser uma

extensão da vida partidária onde está a comunidade portuguesa.”

NOVAS SECÇÕES? O HM contactou ainda direcções de outros partidos para compreender o que pensam da presença partidária local e se desejariam constituir uma secção. Apenas o Partido Ecolo-gista Os Verdes (PEV) respondeu, afirmando que não é objectivo ter uma presença informal em Macau.

Tendo em conta a recente vaga de emigração de portugueses para a RAEM, faria sentido o surgimento de novas secções? Miguel de Sen-na Fernandes considera que não, porque é sempre necessário “que haja um projecto social viável”. “Não acredito que o Bloco de Es-querda (BE) ou o PEV possam ter alguma viabilidade em Macau, se em Portugal não têm praticamente representação. Mas isso não exclui que existam pessoas em Macau com estas opções políticas. Mas para quê? Que impacto pode ter? Mas quando digo o BE digo outros partidos. A própria secção do PSD, eu perguntou qual a utilidade prá-tica para Portugal e Macau. Que expressão de voto tem Macau? Chegamos a uma conclusão um bo-cado incómoda de que a expressão de voto em Macau para efeitos de contagem de votos em Portugal é absolutamente inexpressiva.”

Miguel Bailote acredita ser possível novas secções, embora “fazer política a esta distância seja difícil, porque a pessoa não tem grande tempo para dedicar. É mais uma coisa de carolice, de manter o bichinho vivo”.

Paulo Godinho considera que tudo depende “do número de militantes e da vontade de se organizarem”. “Mas é verdade

Miguel Bailote à direita numa homenagem de 10 de Junho juntamente com Lurdes Sousa, Vitório Cardoso, José Cesário e Rita Santos

José Rocha Diniz, dirigente socialista em Macau, com José Lello durantea reactivação da secção do PS em 2009

ARQU

IVO

JTM

que as limitações que decorrem da regulamentação do artigo 23 da Lei Básica também leva a que, muitas vezes, não haja grande entusiasmo para a existência destas secções, porque têm de limitar um pouco a sua actividade. O interesse das pessoas em dinamizar este tipo de estruturas é capaz de ser reduzido.”

Esta falta de interesse é no-tada por Arnaldo Gonçalves. “A comunidade portuguesa é um bocado passiva em termos de cidadania.” Miguel Bailote, por sua vez, assume que “hoje em dia estamos afastados e as pessoas não conseguem ver resultados práticos do que fazem aqui”.

militância do PS entre os membros da comunidade macaense. É essa a impres-são que eu tenho, as pessoas na comunidade macaense vota PSD.”

Os votos para o PSD te-rão surgido quando Cavaco Silva assumiu o poder, em 1985. “Quando Cavaco ga-nha como primeiro-ministro surgem muitas simpatias em Macau. A partir daqui, as pessoas ao votarem, começaram a votar sempre PSD. Houve uma mudança nítida nas intenções de voto. Mas acredito que o pendor conservador da comunidade macaense ainda se mantém. É a minha convicção, e é uma leitura pessoal, das conversas que tenho com as pessoas. E em Portugal o próprio CDS-PP mudou.

A morte de Adelino Amaro Costa teve um impacto bas-tante grande na mudança das coisas no CDS e isso teve impacto em Macau.”

Mas para Paulo Godi-nho os ganhos da direita não são fruto do trabalho das secções. “Tem a ver com as características da comunidade portuguesa em Macau, que por tradição é relativamente conservadora. Se formos ver a história no pós 25 de Abril, Macau vota tradicionalmente à direita. A tendência do circulo fora da Europa é votar à direita. Que eu me recorde, de todas as eleições para a Assembleia da República, só por uma vez o PS conseguiu eleger um deputado.”

Mas tal facto não pode, segundo Godinho, estar

separado da histórica li-gação da ADIM com o CDS-PP. “A comunidade era liderada pelo doutor Carlos D’Assumpção e de facto votava à direita, e é uma tendência que se mantém até aos dias de hoje. Isto apesar de boa parte dos eleitores inscritos no consulado serão mais recentes, e muitos deles já nem terão nada a ver com a comunidade macaense.”

José Lello, do PS, acre-dita que o que é preciso é “dinamizar mais a informa-ção” para que a esquerda tenha mais votos. “Por ventura há situações ou posições nas quais o PS não tem colado tão bem. Passa pela dinamização do Largo do Rato para aí, porque aí encontrar na secção sempre

uma grande abertura e dis-ponibilidade para o trabalho político.”

O HM tentou entrar em contacto com o Consulado via telefone e e-mail, por forma a saber os números do recenseamento eleitoral. Contudo, até ao fecho desta reportagem não obteve qual-quer resposta.

Page 4: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

Os principais moti-vos para a insatis-fação são as políti-cas de habitação, transporte, contra a corrupção. As áreas que têm menos aten-ção são a da reforma jurídica, sistema de-mocrata e política de financiamento público de auditoria. Satisfação para com as áreas de educação e segurança social

O ESSENCIAL

hoje macau quarta-feira 15.1.2014

CECÍLIA L [email protected]

U M estudo da Fede-ração das Associa-ções dos Operários de Macau (FAOM)

mostra que os cidadãos não estão satisfeitos com a Administração e que a população tem, perante o Governo, um sentimento de perda, que influencia a satisfação com o Governo.

Desde Novembro do ano passado, a FAOM en-trevistou 1,423 residentes de Macau com mais de 16 anos na rua. Entre os 929

A “Heritage Foundation” publicou ontem o seu relatório relativo ao “Ín-

dice de Liberdade Económica” para o ano de 2014. Macau tem vindo a ser classificado, consecutivamente, como uma economia “relativamente livre”, nos últimos seis anos. Ao grau de liberdade geral económica da RAEM é atribuída uma avaliação de 71,3, a qual é, acentuadamen-te, superior ao nível médio, em termos mundiais e regionais, ocupando o 29.º lugar em relação aos 178 sistemas económicos globais classificados. Das 42 eco-nomias da região Ásia-Pacífico, o “ranking” de Macau situa-se no 7.º lugar, logo a seguir a Hong

Deputados concluíram análise dos aumentosde subsídios

ESTÁ terminada a análise na especialida-de da proposta de lei sobre os aumentos

dos subsídios na Função Pública, noticiou ontem a Rádio Macau. Foram poucas as alte-rações, mas segundo o deputado Chan Chak Mo, presidente da 2.ª comissão permanente da Assembleia Legislativa (AL), encarregue da análise do documento, foi mudada a designação que poderia permitir um alarga-mento dos beneficiários. “Na versão inicial, utiliza-se o conceito de ‘trabalhadores dos serviços públicos’, conceito que abrange os trabalhadores de contrato individual. Como esta regalia não abrange os trabalhadores de contrato individual, então passou a manter-se a redacção em vigor, ou seja, ‘funcionários, agentes e assalariados, bem como familiares e acompanhantes’. Foi eliminada a redacção ‘trabalhadores dos serviços públicos’, porque não se quer abranger trabalhadores recruta-dos por contrato individual de trabalho”.

4 POLÍTICA

ESTUDO FAOM DIZ QUE GOVERNO NÃO SATISFAZ A POPULAÇÃO

Prestígio em questãoresidentes femininos e 494 residentes masculinos, 44% não estão satisfeitos com as políticas públicas gerais do Governo - a satisfação geral é 6,25 pontos (numa escala que vai até dez pontos no total), uma queda de 0,21 pontos comparando com 2011.

Os principais motivos

A pequena economia de Macau foi transformada num dos principais destinos turísticos do mundo, como consequência dos projectos de entretenimento e laser e investimentos em infra-estruturas

LIBERDADE ECONÓMICA RAEM EM SÉTIMO LUGAR NA REGIÃO ÁSIA-PACÍFICO

Relativamente livres

para a insatisfação são as políticas de habitação, trans-porte, contra a corrupção. As áreas que têm menos atenção são a da reforma jurídica, sistema democrata e política de financiamento público de auditoria. Satisfação para com as áreas de educação e segurança social.

Comparado com o mes-

mo inquérito que fez em 2011, a FAOM mostra que o nível de atenção dos entrevistados às políticas públicas do Governo chega apenas aos 0,37%.

A FAOM considera que a queda “reflecte que o Gover-no da RAEM ainda precisa de fazer muito esforços em promover a discussão e

com a população de um estabelecimento conjunto do sistema jurídico”, salienta o comunicado.

A associação recomenda o Governo a fortalecer a assessoria política, a efec-tuar uma fiscalização mais transparente e a fortalecer a construção de uma imagem íntegra da função pública.

Kong, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan China e Japão.

Com base nos dez indi-cadores do grau de liberdade económica, o relatório avaliou determinadas economias, espa-lhadas por todo o mundo. No “ranking” mais elevado para Macau estão os níveis de liber-

dade em termos de despesas do Governo, os níveis de liberdade de comércio, os níveis de liberda-de em termos de investimento e monetários e o nível de liberdade a nível financeiro, entre outros.

De acordo com o procla-mado no relatório pela “Heri-tage Foundation”, para o ano 2014, Macau irá beneficiar no

comércio mundial e nos inves-timentos. Assim, o ambiente geral do comércio está livre de obstáculos e o direito da pro-priedade privada é respeitado. A pequena economia de Ma-cau foi transformada num dos principais destinos turísticos do mundo, como consequência dos projectos de entretenimento e laser e investimentos em infra--estruturas.

A “Heritage Foundation” considerou que o grau mais elevado de liberdade econó-mica está ligado não só aos rendimentos ‘per capita’, como também ao contributo para o desenvolvimento económico e social.

Page 5: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO

5

Fan Xiaojun apresen-tou o plano de longo prazo e a estratégia de desenvolvimento no abastecimento de água

O ESSENCIAL

SOCIEDADEhoje macau quarta-feira 15.1.2014

CECÍLIA L [email protected]

A empresa Macao Water está a pla-near construir uma central na

Taipa por forma a garantir o fornecimento de água à po-pulação. A garantia foi dada pelo director da empresa, Fan Xiaojun, numa visita aos escritórios dos deputados Chan Meng Kam, Si Ka Lon e Song Pek Kei.

Segundo o jornal Ou Mun, Fan Xiaojun apresen-tou o plano de longo prazo e a estratégia de desenvol-vimento no abastecimento de água. Disse que as estruturas de utilização da água têm vindo a mudar nos últimos anos, sendo que as necessidades aumentaram na Taipa, tendo vindo a fi-car “gradualmente” iguais às de Macau.

Fan Xiaojun disse ain-da que como vão abrir mais estruturas de lazer e turismo no Cotai, as neces-sidades de fornecimento de água vão ser maiores, o que pode trazer pressão ao abastecimento na pe-nínsula de Macau. A curto prazo deverá ser criado um grande reservatório de água, sendo que a longo prazo dever-se-á arrancar para a construção da fábrica propriamente dita.

No encontro, Chan Meng Kam disse concordar

com o plano de desenvol-vimento, considerando que existe uma boa perspectiva na estratégia. Espera ainda que a empresa possa ouvir mais opiniões da sociedade e apresentar os seus planos para o público.

Por sua vez, o seu nú-mero dois, Si Ka Lon, disse esperar que sejam publica-das informações frequentes em relação à qualidade da água. Já Song Pek Kei espera que a Macao Water aumente a sua transparên-cia, especialmente em re-lação ao plano de trabalho para o futuro, para que o público possa conhecer o seu desenvolvimento.

Os deputados comen-taram ainda a questão das tarifas da água. O director da Macao Water frisou que o Governo é que aplica a taxa de serviço. Espera-se, a longo prazo, um aumento da mesma, por forma a ali-viar as pressões oriundas da operação de fornecimento, disse Fan Xiaojun.

N O último mês, 24 dias registaram má quali-dade do ar. A poluição

não tem desaparecido, mas os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) dizem que só no próximo mês a qualidade do ar em Macau pode melhorar, uma vez que a chuva poderá regressar.

Segundo o jornal Ou Mun, as regiões do Delta do Rio das Pérolas estão a cooperar com Hong Kong e Macau para tratar a poluição do ar.

Para o especialista dos SMG Leong Weng Kun, as partículas PM2.5 com diâmetro inferior ou igual a 2,5 milímetros podem entrar nos pulmões, por ser um resíduo tóxico do ar e é também é um dos principais componentes do índice mais

Fundo de beneficênciado jornal Ou Mun com lucros de 55 milhões O fundo de beneficência dos leitores do jornal Ou Mun registou lucros na ordem das 55 milhões de patacas até ao passado dia 30 de Setembro, mas gastou apenas sete milhões em subsídios, planos de apoio a portadores de deficiência e doações de apoio a casos de emergência na China. Os números, citados pelo próprio jornal Ou Mun, pertencem ao último relatório e contas da associação, do primeiro semestre do ano passado.

Hotéis com 9,7 milhões de hóspedes entre Janeiro e NovembroOs estabelecimentos hoteleiros de Macau acolheram 9,7 milhões de hóspedes entre Janeiro e Novembro do ano passado, mais 12,3% do que no período homólogo de 2012, segundo dados oficiais ontem divulgados. As unidades hoteleiras da Região Administrativa Especial chinesa registaram uma taxa média de ocupação de 82,5% nos primeiros 11 meses do ano, menos 0,8 pontos percentuais do que no mesmo período de 2012, segundo os dados dos Serviços de Estatística e Censos. O número de hóspedes dos hotéis de Macau neste período representou 70,1% do total de turistas face a 65,2% na mesma altura de 2012. No final de Novembro, estavam em actividade 98 hotéis e pensões em Macau que disponibilizavam 27.773 quartos, mais 6,6% do que no período homólogo de 2012. A maior parte dos quartos de hotel em Macau, no final de Novembro, - 18.377 ou 66,2% do total - pertencia a unidades de cinco estrelas. Macau recebeu 26,7 milhões de visitantes entre Janeiro e Novembro do ano passado, mais 5% do que no período homólogo de 2012, segundo dados oficiais.

POLUIÇÃO GUANGDONG VAI COOPERAR COM HONG KONG E MACAU

Ar respirável só volta em Fevereiroalto de poluição do ar. Leong Weng Kun frisa que, no pas-sado, o Inverno era sempre chuvoso, ajudando assim a melhorar a qualidade do ar. Contudo, este ano, tem chovido menos, o que é propício para a acumulação de poluição atmosférica, resultando em má qualidade do ar e ao clima nebuloso.

A má situação do ar tam-bém chamou a atenção da pro-víncia de Guangdong. Numa reunião da província vizinha, o Governo de Guangdong instou o Governo a aprender a como tratar a poluição do ar. O Conselho de Estado já emitiu um plano de acção de tratamento da poluição do ar, onde definiu que a PM2,5 têm que diminuir 15% em quatro anos. – C.L.

ÁGUA MACAO WATER PLANEIA ABRIR CENTRAL NA TAIPA

Uma garantia ao abastecimento

Page 6: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

6 hoje macau quarta-feira 15.1.2014

PUB

JOANA [email protected]

O Ministério Pú-blico (MP) teve autorização do colectivo de ju-

ízes do Tribunal Judicial de Base para abrir um inquérito a Raymond Tam, presidente suspenso do Instituto para os Assuntos Cívicos e Munici-pais (IACM). Disso não há dúvidas, de acordo com o que foi dito ontem pelo Tribunal Judicial de Base ao HM.

Contudo, permanecem as dúvidas se a autorização de Lam Peng Fai, juiz presi-dente, aprova tanto o pedido de extracção de certidão para investigação de pres-tação de falsas declarações, como o de falsificação de documentos.

Depois de ter sido dito – através da tradução para português - na audiência de julgamento dos quatro argui-dos que respondem por ale-gado crime de prevaricação que nada do que tinha sido pedido tanto pela assistente, como pelo MP tinha sido deferido, um esclarecimento do TJB pedido pelo HM confirmou inicialmente que,

U M homem foi condenado pelo Tribunal de Segun-da Instância a três anos e

nove meses de prisão suspensa e ao pagamento de uma indem-nização de 80 mil patacas por violação, depois do Ministério Público ter ganho um recurso para lhe aumentar a pena. O tribunal ainda queria que o homem respondesse por mais crimes, mas não conseguiu.

De acordo com um comuni-cado do tribunal, o homem foi considerado culpado pelo crime de violação de forma consumada e continuada, mas o MP não ficou satisfeito com a primeira decisão do Tribunal Judicial de Base. A procuradoria recorreu

CASO DAS CAMPAS AUTORIZADANOVA INVESTIGAÇÃO A RAYMOND TAM, MAS DÚVIDAS PERMANECEM

Um ou dois?pelo menos, um dos pedidos foi aceite. Na mais recente audiência, o juiz Lam Peng Fai teria autorizado a ex-

tracção de certidão para a averiguação de prestação de falsas declarações por Raymond Tam ao MP. Con-

ABUSO DE MENORES TRIBUNAL AUMENTA PENA A HOMEM, MAS NÃO CONSEGUE CONDENAÇÃO POR MAIS CRIMES

Limitado pelo recursoda decisão – que condenava o arguido apenas a dois anos e nove meses de cadeia - para a Segunda Instância (TSI), defen-dendo que a pena era demasiada leve, devendo o arguido ser condenado numa pena de prisão não inferior a três anos.

O caso ocorreu entre Setem-bro e Dezembro de 2008. O ho-mem teve relações sexuais com a vítima – uma adolescente, na altura, menor de 16 anos – cinco vezes, tendo a menor ficado grávida. “O crime de [violação] cometido pelo recorrente é um delito grave. Foi praticado por este em circunstâncias graves e com elevado grau de dolo, tendo causado enormes prejuízos à

saúde física e psicológica da ofendida, bem como grandes influências negativas à tran-quilidade social”, frisa o TSI.

O tribunal considera que, apesar de ter sido apenas condenado pelo crime de violação, o homem merecia pena mais pesada. Segundo o comunicado, o arguido devia ser condenado como autor de um crime de acto sexual com menores e quatro crimes de [violação]. O problema, con-tudo, foi que a intervenção do tribunal só foi pedida devido a um recurso. “Limitado pelo objecto do recurso interposto pelo Ministério Público, o Tribunal de Segunda Instância não conseguiu sancionar o arguido pela prática dos cinco crimes supracitados. Assim sendo, considera-se demasiada leve a pena de dois anos e nove meses de prisão aplicada pelo Tribunal [Judicial de Base], devendo-se passar a condená--lo na pena de três anos e nove meses de prisão, que mais corresponderá às exigências de prevenção criminal, quer geral quer especial.” – J.F.

tudo, disse o TJB mais tarde, ainda não se pode confirmar. “De acordo com a acta [do julgamento] foi deferido o pedido do MP, mas como a acta ainda não está assinada pelo juiz não se pode ter a certeza [qual deles foi].”

De acordo com as in-formações, o juiz disse “que aprova o pedido de extracção de certidão para investigação do MP”, o que pode entender-se como ter

sido autorizado o pedido total, tendo em conta que o MP pediu, já em Dezem-bro, que fosse autorizada a investigação por falsificação de documentos e terá, de acordo com a confirmação que tinha sido feita ini-cialmente, pedido também uma investigação por falsas declarações. O HM tentou confirmar a questão através de outras fontes, mas não foi possível.

Se se vier a comprovar que Raymond Tam pres-tou falso depoimento ou falsificou documentos, o presidente suspenso poderá vir a responder por mais dois crimes, em processo separa-do. Recorde-se, no entanto, que numa das audiências anteriores o juiz tinha dito não ter provas de que houve falsificação de documentos e que, por isso, não iria tomar decisão sobre o caso.

sociedade

Page 7: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

7 sociedadehoje macau quarta-feira 15.1.2014

O Governo de Ma- cau anunciou ontem que vai estabelecer a

obrigatoriedade de uso de capacetes certificados pelos condutores e passageiros de ciclomotores e motociclos, sob pena de pagamento de multa de 600 patacas.

Os Serviços para os As-suntos de Tráfego (DSAT) da Região Administrativa Especial chinesa informaram, em conferência de impren-sa, que estão a ultimar um regulamento administrativo para estipular os modelos de capacetes com padrões internacionais de segurança. “A DSAT, depois de ouvir as opiniões do respectivo sector e considerar os padrões téc-nicos que regulamentam os capacetes nos territórios vi-zinhos, apresenta oito padrões técnicos de capacetes que oferecem melhores condições de segurança”, disse o chefe do departamento de Assuntos de Veículos e Condutores, Luís Correia Gageiro.

O mesmo responsável salientou que os oito pa-drões são implementados nos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido,

PUB

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA “AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO

DO EDIFÍCIO DO DEPARTAMENTO DE TRANSITO DO CPSP”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Terreno junto do Edifício de Departamento Transito CPSP, sita na Avenida de Sidónio País.4. Objecto da Empreitada: A maior parte da demolição do edifício existente , uso do novo espaco de estacionamento para recepção pública.5. Prazo máximo de execução: 600 dias (Seiscentos dias).6. Prazo de validade das propostas: O prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público do Concurso,

prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $1,550,000,00 (Um milhão, quinhentas e cinquenta mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia

bancária ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um dos pagamentos

parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como

as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.

12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 27 de Fevereiro de 2014 (quinta-feira), até às 12:00 horas.Em caso de encerramento desta Direcção de Serviços na hora limite para a entrega de propostas acima mencionada por motivos de tufão ou de força maior, a data e a hora limites estabelecidas para a entrega de propostas serão adiadas para a mesma hora do primeiro dia útil seguinte.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 28 de Fevereiro de 2014 (sexta-feira), pelas 9:30 horas.Em caso de adiamento da data limite para a entrega de propostas mencionada de acordo com o número 12 ou em caso de encerramento desta Direcção de Serviços na hora estabelecida para o acto público de abertura das propostas acima mencionada por motivos de tufão ou de força maior, a data e a hora estabelecidas para o acto público de abertura das propostas serão adiadas para a mesma hora do primeiro dia útil seguinte.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Edifícações Públicas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo de concurso ao preço de $1.550,00 (Um mil e quinhentas e cinquenta de patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:- Preço razoável 60%;- Plano de trabalhos 10%;- Experiência e qualidade em obras 18%;- Integridade e honestidade 12%.

16. Junção de esclarecimentos:Os concorrentes poderão comparecer no Departamento de Edifícações Públicas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau, a partir de 29 de Janeiro de 2014 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 08 de Janeiro de 2014.O Director dos ServiçosJaime Roberto Carion

TRÂNSITO GOVERNO VAI EXIGIR USO DE CAPACETES CERTIFICADOS A MOTOCICLISTAS

Cabecinha bem seguraAustrália, Nova Zelândia, China, Taiwan e Japão.

A lei do Trânsito Rodo-viário de Macau estabelece que “os condutores e os passageiros dos ciclomo-tores e dos motociclos são obrigados a proteger a cabeça com um capacete, considerando-se o uso de capacete desapertado como falta do mesmo”.

Quem não cumprir esta regra arrisca uma multa de 600 patacas e, quando o regulamento administrativo entrar em vigor, o condutor que não use capacete aprova-do pela entidade competente estará sujeito à mesma multa.

Luís Correia Gageiro sublinhou que “a maioria dos capacetes à venda no mercado satisfaz os padrões de segurança” e que “a maioria [dos motociclistas de Macau] compra capacetes certificados e usa capacetes seguros”.

A DSAT prevê, porém, disse, um período de adapta-ção de dois anos à nova lei, mas não especificou quando ela entra em vigor. “Consi-derando que o capacete é um

equipamento protector dos condutores e passageiros de ciclomotores e motociclos, antes da implementação do respectivo regulamento, a DSAT pretende sensibilizar os

utilizadores sobre o uso seguro dos capacetes”, sustentou.

Entre Janeiro e Novembro do ano passado, Macau, que contabiliza 120 mil ciclomo-tores e motociclos, registou

19 mortes em acidentes que envolveram motociclos, de acordo com os dados avan-çados pelo chefe de departa-mento, que indicou não dispor de informações sobre se estas mortes se deveram ao uso de capacetes que não cumprem os padrões de segurança.

Com as novas regras, as autoridades esperam “ofere-cer meios para a população escolher bons capacetes” e que “possa adquirir aqueles que respondam aos padrões de segurança, porque um capacete não é um objecto de decoração. Qualquer pessoa que conduza motos deverá ter em atenção a sua segurança e não o aspecto do capacete”, alertou Luís Correia Gageiro.

O Governo de Macau aconselha ainda “os utentes a substituir, regra geral, a cada três anos, os seus capacetes, e no máximo, a cada cinco anos”. - Lusa

Page 8: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

8 hoje macau quarta-feira 15.1.2014CHINA

O antigo ministro das Finanças português, Eduardo Catroga disse esta segunda-

-feira que a entrada da empresa China Three Gorges no capital da EDP tornou-se “um investimento bandeira” da China em Portugal e “um grande dinamizador” das relações luso-chinesas. “Os in-vestidores chineses que querem investir em Portugal batem à porta da China Three Gorges a pedir referências sobre a economia portuguesa”, afirmou à agência Lusa em Pequim Eduardo Catroga, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP (Energias de Portugal), que iniciou no sábado uma via-gem de uma semana à China.

“A China Three Gorges tem encorajado outros investimentos chineses em Portugal e, entre os investidores chineses, é conside-rada um investidor de referência na economia portuguesa”, disse Eduardo Catroga.

O antigo ministro, que di-rigiu a pasta das Finanças em meados da década de 1990, considerou que a parceria entre a CTG e a EDP “tem sido um grande dinamizador das rela-ções económicas e financeiras entre Portugal e a China, e também das relações políticas”. “É um importante investimento bandeira e acaba por encorajar o desenvolvimento das relações políticas entre os dois países”, disse.

“A EDP também é uma plataforma para a China Three Gorges se desenvolver nos mer-cados internacionais”, comentou o presidente do presidente do Conselho Geral e de Supervisão da eléctrica portuguesa.

O antigo ministro das Finan-ças português, afirmou também que o investimento chinês em Portugal “é um vector muito importante para a diversifica-ção das relações económicas e financeiras do país”.

Além de Pequim, Eduardo Catroga visitará duas barragens da CTG na província de Sichuan, sudoeste da China, e a seguir irá a Xangai, e a Macau.

U MA médica obstetra de Sha-anxi, noroeste da China, foi ontem condenada à morte

com pena suspensa por dois anos por ter traficado sete bebés, disse a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua citando o tribunal local.

Zhang Shuxia, médica do hospital pediátrico de Fuping, foi considerada culpada de ter vendido sete bebés a traficantes de seres humanos depois de ter persuadido os pais que os recém--nascidos estavam doentes, ale-

gou o Tribunal de 1.ª Instância de Weinan. Um dos bebés acabou por morrer.

A médica foi detida em Agosto passado, depois de uma mãe ter informado a polícia que suspeitava que o seu filho fora raptado. O bebé seria encontrado de boa saúde na vizinha província de Henan, no dia 5 de Agosto.

Milhares de crianças serão anualmente raptadas na China, a maioria das quais são vendidas no país, para compensar os efeitos da

restritiva política de “um casal, um filho” e satisfazer a tradicio-nal preferência por filhos do sexo masculino.

Fonte do Tribunal de Weinan citada pela France Press indicou que Zhang Shuxia recebia cerca de 25.000 patacas por cada bebé do sexo feminino e cerca de 57.000 patacas por um bebé do sexo masculino.

A condenação à morte com pena suspensa é normalmente comutada em prisão perpétua.

Comércio EUA apresentam queixana OMCOs Estados Unidos apresentaram uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a China pela falta de capacidade para resolver uma disputa sobre aço de alta tecnologia. O representante de Comércio da Casa Branca, Michael Froman, disse em conferência de imprensa que a decisão foi tomada porque a China violou as regras processuais da OMC em relação às exportações. “A OMC considerou que as medidas compensatórias da China eram inconsistentes com as suas regras. E, infelizmente, parece que a China não corrigiu essas inconsistências”, lamentou Froman. A denúncia afirma que duas empresas norte-americanos exportavam mais de cerca de 1,9 mil milhões de patacas em produtos de aço de alta tecnologia para a China anualmente. Mas desde que a China impôs tarifas e direitos de compensação contra as exportações norte-americanas em 2010, as vendas da Allegheny e da AK Steel caíram para menos de cerca de 24 milhões de patacas por ano.

Síria Pequim continua favorável à destruição de armas químicasO porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, afirmou ontem em Pequim que o carregamento marítimo de armas químicas da Síria faz parte de um elo importante do trabalho de destruição do arsenal. Lei expressou a vontade da China para que este trabalho de destruição continue. Em conferência de imprensa concedida esta terça-feira, Hong Lei elogiou os esforços de todas as partes envolvidas para que o primeiro carregamento do arsenal químico saísse da Síria. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China e o Ministério da Defesa Nacional enviaram funcionários a Chipre para a coordenação do transporte marítimo de armas químicas. O navio chinês também deve cooperar com a marinha da Rússia e da Dinamarca para preparar novos carregamentos e fazer a escolta de navios.

PARTICIPAÇÃO CHINESA NA EDP TORNOU-SE “UM INVESTIMENTO BANDEIRA”

Um parceiro dinamizador

MÉDICA CONDENADA À MORTE POR TRÁFICO DE BEBÉS

Com pena suspensa

Page 9: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

9 chinahoje macau quarta-feira 15.1.2014

REGIÃO

PUB

NOTIFICAÇÃO EDITAL (Trabalho ilegal – pagamento das multas)

Considerandoqueserevelaserimpossívelnotificar,nostermosdoartigo14.ºdoDecreto-Lein.º52/99/M,de4deOutubro,doartigo68.ºedon.º1doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo(CPA),aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,DENGMEI(titulardoSalvoCondutoparaHongKongeMacaudaRepúblicaPopulardaChina),徐冰燕 (romanizadoemChoiPengIn)(clandestina),HUHONGMEI(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),GUANZEJIA(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),TIANSHUNYING(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),CHANSAIMING(titulardobilhetedeidentidadederesidentepermanentedeHongKong),WEIGUANHUA(titulardeSalvoCondutoparaHongKongeMacaudaRepúblicaPopulardaChina),WEIGUANYING(titulardeSalvoCondutoparaHongKongeMacaudaRepúblicaPopulardaChina),LIANGLE(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),LICHANGLI(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),LIULIHUA(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),CHENZHONGHUA(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),YANGYUNMEI (titular de Salvo Conduto para Hong Kong eMacau da RepúblicaPopulardaChina),WANGLIMEI(titulardeSalvoCondutoparaHongKongeMacaudaRepúblicaPopulardaChina,PENGYUNHONG(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),LIUCAIXIA(titulardosalvocondutoparaHongKongeMacaudaRepública Popular daChina),CAIXIA (titular de SalvoConduto paraHongKong eMacaudaRepúblicaPopulardaChina), WUMIN(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),PENGYUEHONG(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),ZHUOXIUYIN(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina),ZHOULIZHEN(titulardopassaportedaRepúblicaPopulardaChina)eHUANGJINRU(titulardo passaporte da República Popular da China), pessoalmente, por ofício, telefone, ououtra forma,sobreamatériaacusadapela infraçãodoRegulamentoAdministrativon.º17/2004–RegulamentosobreaProibiçãodoTrabalhoIlegal,de14deJunho,eparaoefeitodoregimedeprocedimentodaaplicaçãodarespectivamulta,LamPuiHeng,ChefedoDepartamentodeInspecçãodoTrabalho(DIT),Substª.daDirecçãodosServiçosparaosAssuntosLaborais (DSAL),notifica,nos termosdon.º2doartigo72.ºdoCPA,asaludidasinfractores,doteordadecisãosancionatóriaemcausa,noseguinte:

1. DadoexpostoportercomprovadoaacçãodeDENGMEI, 徐冰燕 (romanizadoemChoiPengIn)(clandestina),HUHONGMEI, GUANZEJIA,TIANSHUNYING,CHANSAIMING,WEIGUANHUA,WEIGUANYING,LIANGLE,LICHANGLI,LIULIHUAeCHENZHONGHUA,bemcomoaculpadosinfractores,aoabrigodoartigo3.ºdoRegulamentosobreaProibiçãodoTrabalhoIlegal,nostermosdaalínea1)don.º1doartigo9.ºdomesmoregulamentoadministrativofoiaplicadaacadainfractor,apenademultadeMOP$20.000,00;

2. Dado exposto por ter comprovado a acção de YANG YUNMEI, WANGLIMEI, PENG YUNHONG, LIU CAIXIA, CAI XIA, WU MIN, PENGYUEHONG, ZHUO XIUYIN, ZHOU LIZHEN e HUANG JINRU, bemcomoaculpadasinfractoras,aoabrigodoartigo3.ºdoRegulamentosobreaProibiçãodoTrabalhoIlegal,nostermosdaalínea1)don.º1doartigo9.ºdomesmoregulamentoadministrativofoiaplicadaacadainfractora,apenademultadeMOP$30.000,00;

3. Informa-se ainda que, nos termos do n.º 2 do artigo 17.º do RegulamentoAdministrativo n.º 26/2008 –Normas de Funcionamento dasAcções Inspectivas doTrabalho,conjugadocomasalíneasa)eb)don.º2doartigo145.ºeosartigos149.ºe155.ºdoCPA,osactosadministrativosemcausapodemserimpugnados,noseguinte:

a)Mediantereclamaçãoparaaautoradoacto(AChefedoDIT),noprazode15(quinze)dias,acontardodiaseguinteaodapresentenotificação;ou

b) Medianterecursohierárquiconecessárioparaosuperiorhierárquicodaautoradoacto(DirectordaDSAL),noprazode30(trinta)dias,acontardodiaseguinteaodapresentenotificaçãoedital. Poroutrolado,nostermosdon.º4doartigo150.º,conjugadocomon.º1doartigo156.ºdoCPA,odireitoacima referido é exercido por meio de requerimento, no qual deve ser exposto osfundamentos(defactoededireito),juntandoosdocumentosconsideradosconvenientes,nãosendooactoacimamencionadosusceptívelderecursocontencioso.

4. Mais ficam notificados que, nos termos do artigo 12.º do Regulamentosobre a Proibição doTrabalho Ilegal, e da alínea e) do artigo 14.º doDecreto-Lei n.º52/99/M,conjugadocomosn.ºs1e2doartigo15.ºdoRegulamentoAdministrativon.º26/2008–NormasdeFuncionamentodasAcçõesInspectivasdoTrabalho,osaludidosinfractoresdevem,noprazode15(quinze)dias,acontardadatadapublicaçãodapresentenotificaçãoedital,comparecernaDSALparaolevantamentodaguiadepagamentodamultaeprocederaoseupagamentonaRepartiçãodeFinançasdeMacaudaDirecçãodosServiçosdeFinanças.Ficamaindanotificadosque,nos5(cinco)diassubsequentesaosdoprazoacimareferidodeverãoentregarnestesserviços,odocumentocomprovativodessepagamento,sobpenadascópiasdetodososdocumentosacompanhadasdocomprovativodecobrançacoercivaseremremetidosàRepartiçãodasExecuçõesFiscaisdaDirecçãodosServiçosdeFinançaspara,serefectuadaacobrançacoercivanostermoslegais. DirecçãodosServiçosparaosAssuntosLaborais–DepartamentodeInspecçãodoTrabalho,aos10deJaneirode2014.

AChefedoDIT,Substª.

LamPuiHeng

N.º 01/2014

U M total de 97 milhões de turistas chineses viajaram para o ex-

terior no ano passado, um número recorde para uma clientela que se confirma como a que mais gasta no mundo, indicou a imprensa oficial.

O aumento foi de 14 mi-lhões em relação a 2012, e a tendência deve continuar, perante as perspectivas de forte expansão da classe média da segunda potência económica do planeta, in-formou o jornal China Dai-ly, citando a Administração Nacional do Turismo.

A China alcançou em 2012 a primeira posição mundial em termos de gastos dos turistas no ex-terior, com um total de cerca de 800 mil milhões de patacas, segundo a Organi-zação Mundial do Turismo (OMT).

A soma será, sem dúvi-da, maior em 2013, estimou Song Rui, da Academia Chinesa de Ciências So-

O S manifestantes antigovernamen-tais bloquearam ontem o Minis-tério do Comércio da Tailândia

em mais uma acção de protesto que visa a queda do Governo e a suspensão das eleições marcadas para 02 de Fevereiro.

Liderados por Buddha Issara, um ca-rismático monge do sul da Tailândia, os manifestantes salientaram que o objectivo é impedir que os funcionários consigam trabalhar naquele Ministério, revelou o diário “Bangkok Post”.

Por outro lado, outros grupos de manifestantes também se aproxima-ram dos edifícios do Departamento de Alfandegas junto ao rio Chao Phraya e

ameaçaram tomar de assalto a sede da Polícia Nacional, junto a um dos pontos dos protestos.

Milhares de pessoas ocupam desde segunda-feira vários cruzamentos de estra-das principais de Banguecoque no âmbito da campanha “Shut Down Bangkok” que procura paralisar a capital tailandesa como forma de pressão para a queda do Governo.

A primeira-ministra Yingluck Shina-watra cancelou a reunião do Governo de ontem e recusa demitir-se ou cancelar as eleições agendadas para 02 de Fevereiro sublinhando serem estas a melhor via para solucionar a crise política do país através da manifestação da vontade popular.

MILHÕES VIAJARAM PARA O EXTERIOR EM 2013

Recordes quebrados

ciais, um centro de in-vestigação dependente do governo. “Os turistas chineses gastam tanto no exterior que às vezes são apelidados de ‘carteiras ambulantes’”, explicou Song ao China Daily.

No exterior, a concor-rência aumenta para atrair os turistas chineses, clien-tes mimados do sector de luxo que viajam frequente-mente em grupo e visitam

TAILÂNDIA MINISTÉRIO DO COMÉRCIO BLOQUEADO

A luta continua

vários países de cada vez que saem.

Diversos países euro-peus, entre eles a Grã-Bre-tanha, França e Alemanha, prometeram ou já aplicam medidas para facilitar a obtenção de vistos pelos chineses.

Em 2000, o número de chineses que viajavam para o exterior não passava de 10 milhões, segundo a OMT.

Page 10: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

10 hoje macau quarta-feira 15.1.2014EVENTOS

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

O REI DA BOLA • José Jorge LetriaA História de Eusébio contada aos mais novos. Rodrigo, Martim, Luisa e Afonso mal podiam acreditar nos seus olhos. Eusébio da Silva Pereira, o mítico Pantera Negra, ídolo de várias gerações, descia do pedestal da sua estátua no Estádio da luz para partilhar com eles a história da sua vida, dos seus sonhos de menino e da ascensão à categoria de símbolo desportivo aquém e além-fronteiras. É este o ponto de partida para esta biografia assinada pela mestria de José Jorge Letria e ilustrada por Alberto Faria, onde vais ficar a conhecer a vida e a carreira de um dos maiores futebolistas de todos os tempos.

DIETAS SEM DIETA • Paula VelosoSe fosse fácil emagrecer, provavelmente ninguém seria gordo. Porque comer é, sem dúvida, um enorme prazer... Este manual ensina-lhe os passos básicos para emagrecer saudavelmente, fornecendo-lhe receitas e dicas que lhe permitem perder peso com satisfação. Inclui 31 menus, de fácil e rápida execução, para desfrutar com toda a família.

O plano filatélico nacional deste ano irá assinalar diferentes efemérides, nomeadamente os 800

anos da Língua Portuguesa e os 40 anos da Revolução de Abril, anun-ciaram ontem os CTT - Correios de Portugal.

A efeméride dos 800 anos da Língua Portuguesa ”toma por refe-rência o segundo testamento de D. Afonso II, que remonta 27 de Junho de 1214”, disse à Lusa fonte dos CTT. “Existem dois exemplares deste tes-tamento, a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago”, acrescentou a mesma fonte.

“Esta será uma emissão conjunta com todos os países de expressão oficial portuguesa, com base num dese-nho, comum a todos os selos, de autoria do ateliê de design AF Portugal”.

Da lista de efemérides do plano filatélico constam ainda os 400 anos da publicação de “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e os 500 da embaixada que D. Manuel I enviou ao papa Leão X de D. Manuel I. “A emissão base, que é aquela que tem uma maior tiragem, irá em 2014 ser dedicada aos desportos radicais. Esta emissão será em selos pré-gomados e terá como temáticas o surf, BTT, canoagem, parapente e skate”, lê-se no mesmo comunicado dos CTT.

Esta emissão de quatro selos, nos valores de 40, 50, 70 e 80 cêntimos, sairá no dia 10 de Fevereiro, segundo os CTT.

No âmbito das efemérides, os CTT irão evocar em selos os 120 anos do nascimento da poetisa Florbela Espanca e os 500 anos do nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, já elevado à categoria de beato pela Igreja Católica.

A poetisa foi baptizada Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, nasceu no dia 08 de Dezembro de 1894 em Vila Viçosa e pôs termo à vida em Matosinhos, no dia em que completou 36 anos.

Florbela Espanca cultivou o soneto, tendo em 1922 publicado na revista Seara Nova “Prince char-mant…”, dedicado a Raul Proença. Além de poesia, Florbela Espanca escreveu na imprensa e é autora de vários contos.

Frei Bartolomeu dos Mártires morreu aos 76 anos, em 1590, em Viana do Castelo, com fama de santo.

PLANO FILATÉLICO NACIONAL CELEBRA OS 800 ANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Segundo testamento de D. Afonso II

Page 11: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

11 eventoshoje macau quarta-feira 15.1.2014

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, juntou-se, desde o início

deste ano, à galeria do Google Art Project, abrindo as suas portas ao mundo digital e à internaciona-lização através da apresentação, online, naquela “galeria” virtual, de 83 obras exemplificativas da sua colecção.

Em comunicado, o director do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, garante que as plataformas tecnológicas e digitais têm sido sempre encaradas como uma prioridade pela instituição, o que justifica a sua entrada no Art Project. “[Estas plataformas] são um enorme potenciador das nossas colecções, uma vez que podemos dar informação adicional sobre as peças expostas e mostrar uma parte do museu e das colecções que nem sempre é visível aos vi-sitantes”, explica o responsável.

U M realizador português está en-tre os onze finalistas do festival norte-americano ‘One Screen’,

com o videoclip do tema ‘Forever’, da banda Sigur Rós. Da autoria de Pedro Resende, de 29 anos, o vídeo é concorrente directo com produtores de renome internacional, como a Spy Films e a Great Guns.

Naquele que é um evento de referência para a comunidade de criativos nova-iorquina, o trabalho do português é um dos nomeados que vão agora à final do festival ‘One Screen’, onde o júri irá eleger qual, afinal, o melhor videoclip de 2013. O anúncio do vencedor será feito a 28 de Janeiro, em Nova Iorque.

O vídeo foi produzido em Austin, no Texas, EUA, quando Pedro Resen-de ainda estudava na Universidade dessa cidade norte-americana e com vista à participação no Valtari Mystery

“Época de Prosperidade” leva actividades e exposições ao VenetianO Venetian acolhe a partir desta sexta-feira o Ano do Cavalo com uma série de actividades e exposições, subordinadas ao tema “Época de Prosperidade”. Os visitantes poderão assistir a espectáculos de luz e som, em 3D, andar de carrossel, participar em diversos jogos ou ainda observar a exposição de esculturas de 38 cavalo, com cerca de dois metros de altura, em fibra de vidro, criados em conjunto com a associação artística, Anno Equitum. Entre os criadores locais contam-se nomes como os de Barbara De Oliveira Dias , Denis Murrell, Carol Kwok, Fortes Pakeong Sequeira, Lai Sio Kit e Sylvyie Lei.

OBRAS DO MUSEU DO CARAMULO NA GALERIA DO GOOGLE

83 obras na “galeria” virtual

REALIZADOR PORTUGUÊS FINALISTA EM FESTIVAL NOVA-IORQUINO

Lado a lado com os gigantes

O museu português integra, assim, uma enorme galeria virtual com-posta não só por outras instituições portuguesas - como o Palácio de Queluz e o Museu Colecção Berbardo -, mas também centenas espaços internacionais como o Palácio de Versalhes, em Paris, o MoMa, em Nova Iorque ou a Tate Gallery, em Londres.

Segundo Tiago Patrício Gou-veia, esta associação ao Google Art Project permite também que o museu, situado no distrito de Viseu, no interior de Portugal, consiga chegar a um público mais amplo que de outra maneira não o conheceria. “Por estas razões quisemos ser um dos primeiros museus em Portu-gal a participar no arranque deste projecto do Google”, justificou, considerando que tal participação possibilita, nesta primeira fase, “fazer uma viagem, em alta defini-ção, por mais de cinco dezenas de

cartazes impressos resultantes das campanhas de propaganda originais da Segunda Guerra Mundial, hoje parte da colecção de artes gráficas do Museu do Caramulo”.

Além disso, é possível também aceder a exemplares de pinturas como o “Estudo para a Grande Parada” de Fernand Léger, a “Na-tureza Morta” de Pablo Picasso ou o “Cavaleiro Romano na Ibéria”, de Salvador Dalí.

MAIS PEÇAS VÃO JUNTAR-SEÀ COLECÇÃO ONLINEAinda assim, a contribuição da instituição museológica não deverá ficar por aqui: de acordo com a direcção do museu, o objectivo é “continuar a adicionar peças da sua colecção de arte nesta plataforma, permitindo assim aos cibernautas de todo o mundo poderem conhe-cer melhor as suas colecções e os artistas nelas representadas”.

O Museu do Caramulo, que existe há 60 anos, tem uma colec-ção de arte, outra de automóveis, motos e bicicletas e uma terceira de brinquedos antigos. É ainda promotor de eventos como o Salão Motor-clássico, o Caramulo Mo-torfestival, o Espírito do Caramulo e o Rider.

O Google Art Project faz parte do Google Cultural Institute, ins-tituto que se dedica à criação de tecnologia de apoio à comunidade cultural de forma a facilitar a di-vulgação online de, por exemplo, obras de arte, arquivos e locais históricos.

PLANO FILATÉLICO NACIONAL CELEBRA OS 800 ANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Segundo testamento de D. Afonso IIO papa Gregório XVI outorgou-lhe o título de venerável e João Paulo II beatificou-o.

Bartolomeu Fernandes dos Már-tires, da Ordem os Dominicanos, foi preceptor de D. António, prior do Crato, tendo sido arcebispo de Braga entre 1558 e 1559.

As séries filatélicas nacionais irão também celebrar os 150 anos do Instituto Geofísico de Coimbra, os 500 anos do nascimento de Andreas Vesalius, precursor da medicina, autor do moderno tratado de anatomia, os 800 Anos do Notariado em Portugal e os 500 Anos da Diocese do Funchal.

Das séries filatélicas previstas constam ainda “Aviões que os Aço-res Conhecem” e “Europa”, esta dedicada aos instrumentos musicais tradicionais.

O Campeonato do Mundo de Futebol, que se realiza este ano no Brasil, e o Ano Internacional da Cristalografia são outros eventos que constarão da temática filatélica na-cional, assim como o património por-tuguês classificado pela UNESCO, com estampilhas postais dedicadas à cidade de Elvas e à Universidade de Coimbra.

Para este ano está também prevista uma nova série dos “Vultos da História e da Cultura nacionais”, que incluirá o mestre gravador e pintor João Ho-gan, o poeta e matemático Joaquim Namorado, o poeta e pintor António da Costa, o matemático Sebastião e Silva e a pintora modernista Maria Keil, falecida em 2012, também autora de séries filatélicas dos CTT.

A série filatélica relacionada com “A Rota das Catedrais” termina este ano, com o registo de todas as cate-drais nacionais.

As Tapeçarias de Portalegre e as colecções do Instituto de Investiga-ção Científica e Tropical “terão a sua primeira série este ano, sendo pos-teriormente continuadas”, segundo o comunicado dos CTT.

Outras temáticas filatélicas pre-vistas são os “Jardins de Portugal” e “Grandes Prémios de Arquitectura Portuguesa”.

As séries “A Rota das Catedrais”, “Jardins de Portugal”, “Tapeçarias de Portalegre” e “O Café em Portugal”, esta última com contributos das co-lecções do Instituto do Investigação Científica e Tropical, “terão o mere-cido destaque através da publicação dos livros”, adiantam os CTT.

Film Experiment. Entre mais de 900 candidaturas, oriundas de todo o mundo, o vídeo acabou em 12.º lugar.

Entretanto, desde essa altura, o mesmo já foi distinguido no festival australiano Short Sharp, no Festival Internacional de Bogotá e no Festival Corona Fast em Cork, na Irlanda.

Pedro Resende foi também o vencedor do Prémio ZON, na edição de 2010, na categoria de curtas-metragens com ‘Maybe’,

um trabalho que acabou por ganhar mais de 20 prémios internacionais e ir a mais de 60 festivais. O por-tuguês é também autor do mini--documentário ‘Postcards from Lisbon’, que conta a história de um emigrante mongol na capital.

Mais recentemente, o realizador luso venceu também o concurso Animation Talent Award com a curta ‘Imaginarium - The Film’, rodada em Londres.

Page 12: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

12 hoje macau quarta-feira 15.1.2014

hARTE

S, L

ETRA

S E

IDEI

AS

António GrAçA de Abreu

N A Primavera de 1995, descendo o Grande Rio Yangtsé, ao chegar a Xilingxia, a terceira das

Gargantas, posso dizer que quase assisti ao início dos trabalhos de domesticação do enorme curso de água e das suas margens, concluídos quinze anos mais tarde com o funcionamento em pleno da maior barragem existente ao de cima da terra. Dinamitavam-se então os montes em redor do rio, incontáveis camiões acarretavam pedra e despejavam-na no leito do Yangtsé, desviavam-se águas, amontoavam-se areias e lamas, milhares de formiguinhas labutavam enfrentando, transformando a Natureza.

No Verão de 2011, com tudo praticamente terminado, foi altura de passar meio dia na gigantesca barragem, numa espécie de circuito turístico admirando a magnificência da obra.

A ideia de se construir uma barragem neste local, um imenso dique capaz de

NA BARRAGEMDAS TRÊS GARGANTAS

represar as águas do rio Yangtsé, vem já de Sun Yat-sen (1866-1925), o pai da República Chinesa e saiu reforçada em 1956 quando Mao Zedong escreveu um poema, após nadar no próprio rio, que termina assim:

更立西江石壁截断巫山云雨高峡出平湖 神女应无恙当今世界殊

ou seja

geng li xi jiang shi bijie duan wu shan yun yugao xiao chu ping hushen nu ying wu yangdong jing she jie shu

ou seja

Muralhas de pedra avançarão para oeste, rio acima

aprisionando as nuvens e as chuvas de WushanE haverá um lago sereno entre gargantas abruptas.A deusa da montanha, se ainda estiver lá,Maravilhar-se-á ao encontrar o mundo tão mudado.1

Curioso é o facto de Mao Zedong, que dominava o chinês clássico, para exaltar a futura barragem, falar da “montanha Wu”, Wushan 巫山 e de “nuvens e chuva” yunyu云雨, aparentemente sem qualquer conotação sexual. Ou será que Mao sugere que a deusa de Wushan, por norma associada aos prazeres do sexo, agora deslumbrada diante de tanto espanto e maravilha, desejaria continuar a abrir os braços ao mundo?

O rio Yangtsé ou Changjiang 长江, cujo significado corresponde a “rio comprido”, é o terceiro maior do mundo, depois do Amazonas e do Nilo. Nasce no Tibete, na actual província chinesa de Qinghai e depois avança numa longa cavalgada de 6.380

quilómetros até ao Oceano Pacífico, entrando no mar junto a Xangai. Ao contrário do rio Amarelo que corre com sinuosas voltas e curso irregular uns mil quilómetros a norte e que não é praticamente navegável devido ao caudal incerto e ao assoreamento quase completo do leito, o Yangtsé é a grande estrada fluvial da China, com um volume de águas vinte vezes superior ao do Amarelo. Atravessa dez províncias e na sua extensa bacia vivem 400 milhões de pessoas, no campo e em grandes metrópoles como Chongqing, Wuhan, Nanquim e Xangai. Estas vastas regiões onde a água abunda são responsáveis pela produção de 70% dos cereais de toda a China e por um terço do algodão do país. Desde sempre ligado à navegação, com os barcos a entrar pelo hinterland do Império ao longo de mais de 3.000 quilómetros, o rio Yangtsé divide a China em duas metades, as terras a Norte e a Sul do rio. As Três

Page 13: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

13 artes, letras e ideiashoje macau quarta-feira 15.1.2014

Gargantas, nas províncias de Sichuan e Hubei, constituíram sempre um difícil e perigoso obstáculo a vencer, quer na subida quer na descida do rio, tal como acontecia, com a pequena dimensão portuguesa, na passagem dos barcos pelo nosso Cachão da Valeira, no Douro que de resto tem uma barragem a jusante, o que torna o rio facilmente navegável. Mas no Yangtsé é tudo em grande. Xilingxia, a última Garganta, estende-se por 126 quilómetros e antes da construção da barragem, mais ou menos a meio do troço apertado entre montanhas, eram vulgares os naufrágios de barcos de diferentes tamanhos, caídos em cachoeiras, em enormes remoinhos, lançados contra as rochas da margem ou rasgados pelas pedras do fundo rio.

A construção da Barragem das Três Gargantas acabou por possibilitar uma navegação segura, com o aparecimento de uma albufeira que se estende por 660 quilómetros, até à industrializada mega-cidade de Chongqing, o que possibilita o trânsito de navios até 10.000 toneladas, sobretudo porta-contentores vitais para o fácil e barato escoamento de tanto produto fabricado no interior China. Regularizou também o leito do rio e deixaram de se registar as terríveis inundações que, no passado, chegaram a provocar centenas de milhares de mortos. Com 185 metros de altura e 2.309 quilómetros de extensão, 15 metros de espessura no betão do topo e 124 metros de espessura no betão da base da estrutura do enorme muro da barragem, com 34 turbinas gigantes instaladas, produz 84,7 mil milhões de kw hora, por ano, energia limpa, o que num país altamente poluído — que a nível energético depende em 70% do carvão —, reduz a emissão de 110 milhões de toneladas de dióxido de carbono, 11 mil toneladas de ácido nítrico, 2,2 mil toneladas de dióxido de enxofre e poupam-se ainda 57 milhões de toneladas de carvão. Estes os aspectos positivos da construção da barragem.

Mas, desde o dia em que se resolveu avançar com o projecto cuja concretização custou 25 mil milhões de dólares – e há quem diga que o número deve ser multiplicado por três, dado o pouco rigor das estatísticas chinesas — a barragem esteve envolvida em polémica. É uma construção megalómana com múltiplos impactos ambientais. Considera-se que uma tão grande albufeira provocará alterações climáticas, a montante os milhões de toneladas de sedimentos, sem escoamento pelas águas do rio, depositar-se-ão no leito e, a médio e longo prazo, registar-se-ão inundações e deslizamento

de terras nas margens. Existe também o perigo de um tremor de terra que abriria fendas na estrutura de betão, com o súbito esvair das águas e incontáveis tragédias nas vilas, campos e cidades, a jusante. A criação de um imenso lago obrigou ao deslocamento, muitas vezes forçado e sem qualquer indemnização, de cerca de 5 milhões de pessoas, ficaram debaixo das águas da albufeira 153 cidades, 1352 grandes aldeias, 657 fábricas e 30 mil hectares de terra arável, muito fértil. Cerca de mil lugares associados à História e à Arqueologia chinesa, desde grandes povoados com 2 mil anos de existência e templos antiquíssimos a vestígios do período paleolítico, tudo foi gradualmente inundado e submerso. É verdade que se construíram novas aldeias e cidades a cotas mais elevadas para realojar muitos dos habitantes deslocados, se refizeram templos e pagodes mas perdeu-se parte da fabulosa herança cultural do vale do rio Yangtsé.

Há um filme notável, que passou sem censura na China, do realizador Jia Zhangke, um dos grandes nomes do cinema chinês, que se chama Sanxia Haoren 三峡好人 a traduzir por “Gente Boa das Três Gargantas”. O filme, de 2006, ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e conta a história de um homem e de uma mulher, vindos de duas diferentes províncias da China, que se encontram na cidade de Fenjie, a ser lentamente invadida pelas águas que sobem na albufeira. Ambos procuram a respectiva esposa e o respectivo marido que não dão notícias há vários anos, após terem migrado para Fenjie. São sobretudo pessoas em busca de si próprias. O título inglês do filme, que passou em Portugal, é Still Life, talvez porque a vida das gentes das Três Gargantas seja aparentemente tranquila, a majestade do rio e da paisagem convidam à serenidade e à paz, mas quantos problemas, quanta incerteza, quanto sofrimento no quotidiano desta “gente boa” do Yangtsé…

1 - Este poema tem tradução portuguesa na única edição na nossa língua dos Poemas de Mao Tse-tung, Lisboa, Ed. Futura, 1972, pag. 55/56, a cargo de Manuel de Seabra que nos assegura ter traduzido directamente do chinês. Sobre a seriedade, rigor e qualidade das traduções (?) de Manuel de Seabra, para além de colocar uma interrogação, abstenho-me de emitir qualquer opinião. Ver a tradução ou versão de cinco poemas de Mao Zedong na Antologia Quinhentos Poemas Chineses, coordenação de António Graça de Abreu e de Carlos Morais José, Macau, Livros do Meio, 2013, pag. 346 a 348. Os poemas, em português, são da responsabilidade de Manuel de Seabra e de António Graça de Abreu.

Page 14: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

14 hoje macau quarta-feira 15.1.2014h

Michele Marques Baptista

O RESGATE DA BIBLIOTECA

O livreiro e bibliotecário da cidade de TimbuctuAbdel Kader Haidara é um he-rói. No final de 2012, ao

testemunhar o recrudescimento do con-flito entre radicais islâmicos e o governo de seu país, o Mali, no noroeste da Áfri-ca, ele não esperou para ver qual destino teriam os raríssimos manuscritos que ele e outros livreiros guardavam caso uma guerra de fato eclodisse. Homem de ac-ção, Haidara reuniu os colegas de pro-fissão e, com apoio internacional, deu início a uma incrível operação de reti-rada preventiva da colecção, que conta com mais de 250 mil exemplares. Foram muitas viagens entre Timbuctue Ba-mako, capital do país africano para onde as obras foram levadas, até que 80% do acervo estivessem a salvo. O trajecto de 700 quilómetros foi feito repetidamente em carros civis disfarçados de transpor-tadores de frutas e verduras abastecidos com gasolina custeada pelo Ministério de Relações Exteriores da Alemanha. No caso do resgate da biblioteca do Instituto Ahmed Baba, o trabalho foi tão profissional que nem o prefeito da cidade, Hallé Ousmani Cissé, soube da operação. Questionado em Janeiro pelo jornal inglês “The Guardian” sobre o que ocorrera no Ahmed Baba, foi enfáti-co. “Os manuscritos foram queimados.”

Não foram. Pelo menos não inte-gralmente. Quando o prefeito dava essa declaração, boa parte dos tomos e pergaminhos de mais de meio milénio que versam sobre astronomia e medici-na e guardam registos de música e poe-sia africanas já estava guardada em Ba-mako. O trabalho hercúleo e os riscos assumidos por Haidara e seus colegas se justificam. Nas obras salvas estão os registos dos últimos 800 anos de histó-ria da cidade de Timbuktu, entreposto comercial e cultural africano há quase um milénio e património mundial da humanidade pela Organização das Na-ções Unidas para a Educação, a Ciên-cia e a Cultura (Unesco) desde 1988.

Além de valiosos documentos his-tóricos, eles também têm grande im-portância por comprovarem que no continente africano a história dos po-vos locais também era registada e di-fundida pela escrita, e não apenas de forma oral. “Reconheço que transportar manuscritos na mala de um carro não é o ideal”, diz José Luís Goldfarb, profes-sor de história da Pontifícia Universi-

TIMBUCTU

Page 15: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

15 artes, letras e ideiashoje macau quarta-feira 15.1.2014

dade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em políticas públicas de incentivo à leitura. “Mas, nessas horas, vale tudo para salvar um património rico como esse.”

Os livreiros de Timbuctusabem dis-so. Acostumados com a história tumul-tuada do país, que colecciona guerras e conflitos, eles aprimoraram, através dos séculos, técnicas de resgate e protecção do inestimável acervo da cidade. Desde o final da colonização francesa no Mali, em 1960, ele não fica todo guardado num lugar, mas sim dividido em cerca de 70 bibliotecas da região. Quando a situação se complica e a opção pelo resgate não existe mais, as maiores re-líquias costumam ser embaladas e guar-dadas em caixotes de madeira selados e enterrados na areia do deserto. As ca-vernas também são usadas como escon-derijo. Mas, com o conflito que se de-senhou no final de 2012, a opção pela retirada do acervo da cidade pareceu mais sensata a muitos bibliotecários.

Isamel Didié, por exemplo, último descendente da dinastia Kati – há pelo menos 500 anos no Mali –, fugiu do país

em direcção à Europa no final de 2012 e levou consigo o que podia da Fondo Kati, que guardava mais de sete mil do-cumentos sobre a presença islâmica na península ibérica. Depois de passar em fuga por França e Suíça, ele se fixou, temporariamente, em Jaén, no sul da Es-panha. Suas preocupações, porém, con-tinuam no Mali.  “Não creio que temos perdido documentos”, diz, esperançoso. “Mas tivemos que espalhar em biblio-tecas o que continuou por lá”, disse ao jornal espanhol “El País”.

Tanto esforço se justifica.  “Esta-mos falando de um lugar onde a his-tória de um povo se condensa”, afirma Goldfarb, da PUC-SP. “Quando uma biblioteca é destruída, é como se par-te da nossa história e, portanto, de nós mesmos fosse eliminada.” Embora resgatados, os documentos que saíram de Timbuctuagora precisam ser cuida-dosamente catalogados, trabalho que será feito com o apoio da Alemanha e da África do Sul. Como foram retira-dos às pressas, muitos arrancados das caixas que os protegiam, eles estão tão desorganizados que não se sabe ainda, precisamente, o que de fato foi salvo e o que foi perdido. A estimativa de 80% resgatados, porém, se mantém. “Foi um trabalho louvável, que mostra que

a relação de um bibliotecário com seus livros extrapola a razão”, diz Goldfarb.  “É um verdadeiro caso de amor.”  Nos próximos meses, mais informações sobre a operação

virão à tona, bem como detalhes do que de fato foi salvo e o que foi perdido. Até lá, fica a certeza de que o pior, felizmente, não acon-teceu.

Acostumados com a história tumultuada do país, que colec-ciona guerras e conflitos, os livreiros de Timbuctuaprimoraram, através dos sé-culos, técnicas de resgate e protecção do inestimável acervo da cidade.

PUB

Page 16: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

16 hoje macau quarta-feira 15.1.2014h

José Pacheco Pereira

PUB

“KPMG Auditores”“KPMG Auditores”, em chinês “畢馬威會計師事務所” e em inglês “KPMG” com a sua

sede em Macau, na Avenida Doutor Mário Soares nº 323, Edifício “Banco da China”, 24º andar “B, C”, com o capital social de Treze Mil Patacas.

Alteração dos estatutos

Em consequência da cessão de quotas realizada em 7 de Janeiro de 2014, o artigo 5º dos estatutos da “KPMG Auditores”, em chinês “畢馬威會計師事務所” e em inglês “KPMG” foi alterado na mesma data, passando a ter a seguinte redacção:

O capital social, integralmente subscrito e realizado em dinheiro, é de treze mil patacas e corresponde à soma das seguintes entradas de capital ou quotas:

Ng, Kar Ling Johnny (吳,嘉寧) , auditor registado – uma quota de seis mil e quinhentas patacas;

Lei, Iun Mei (李, 婉薇), auditora registado – uma quota de seis mil patacas; e

Ieong, Lai Kun (楊,麗娟) , auditora registado – uma quota de quinhentas patacas.

A PESAR de ser muito mais fácil escrever nestes dias sobre estes mesmos dias, da histeria colectiva a pretexto

de Eusébio, à maldade e má-fé inscrita nos mil e um pequenos truques desti-nados fazer pagar os mais velhos pela crise, com ocultação de cortes escon-didos sobrepostos a cortes às claras, do grande Guignol do Congresso de Por-tas aos saltos no seu palco, ao “milagre económico” em curso, vou resistir.

Já chega de ar miasmático, mesmo que essa seja a nossa condição quoti-diana. Vou para a  turris eburnea, en-quanto posso e me deixam.

Para resistir à tentação olho em vol-ta, para o mar de papel que me envolve e, já que não quero fazer as perguntas do dia, faço as da noite. Que vale isto tudo, o imenso esforço que milhares de pessoas fizeram para escrever estas centenas de milhares de livros, dos quais 99,999% não tem o mais peque-no interesse para ninguém hoje, está esquecido e não é lido por nenhum mortal há cinquenta anos, se é que al-guma vez foi lido por alguém além do autor? Ou estas dezenas de milhares de jornais relatando eventos que cem pessoas conheceram no seu tempo, e hoje ninguém lembra, ou os milhares de esforçados artigos de opinião, cartas à redação, discursos de circunstância, que não disseram nada, não mudaram nada, nunca mais vão servir para rigo-rosamente nada? Ou estes panfletos pedindo coisas impossíveis, escritos em linguagem profética ou de “pau”, que foram sempre mais um ritual do que outra coisa qualquer?

A resposta filosófica é simples e imediata: nada, não valem nada. Aliás essa resposta comunica com a mesma resposta quanto à vida, ou se se quiser ir mais longe, ao sentido. Não tem sen-

UMMARDEPAPELtido. A resposta histórica ainda é mais cruel, é como se não existissem. Não são sequer uma alínea de uma alínea. Algum deste material é reciclado em teses e trabalhos universitários, apenas porque há uma indústria que vive de dar relevância ao irrelevante e os inte-lectuais, quando não se metem a defen-der o Dreyfus, são bons nisso

Como muita da acção humana, a que fez estes livros e papéis ficou pre-sa nos seus autores e passou com tan-ta pressa como a sua vida. É verdade que em termos de átomos vale muito, porque o espaço que tudo isto ocupa é enorme para um particular e já também enorme para uma pequena instituição. Porém, se eu tivesse possibilidade de digitalizar tudo e passar dos átomos aos bits a coisa é ridiculamente pequena: o meu disco duro de dois terabites pode armazenar 150 milhões de páginas, ou seja cabe lá tudo e sobra imenso espa-ço. (Nota: os números citados a seguir têm fonte em estudos cujos resultados apresentam alguma variação entre si, pelo que devem ser vistos como indi-cativos.)

Para se perceber bem a nossa di-mensão enquanto produtores de pala-vras e gasto de papel, pensar em termos digitais é muito instrutivo. A Biblioteca do Congresso, a maior do mundo, tem pouco mais de 10 terabites em livros e

jornais e, se acrescentarmos mapas, fo-tografias, imagens, som, filmes e vídeo, deve ficar para cima de 3 petabites, cer-ca de 3000 terabites. A necessidade de arquivar muita da nova realidade de in-formação digital, por exemplo o Twit-ter, está a fazer crescer estes números de forma muito rápida, mas de novo, contínua comportável e muito peque-no o total desse arquivo. Os problemas de encontrar formas úteis de procura, consulta e acesso são muito mais com-plicados dos que os da dimensão em bits.

A Internet contém muito mais do que muitas Bibliotecas do Congresso, incluindo o  boom  de fotografia digi-tal e a sua colocação em páginas de Facebook, mas também não é nada de

incomportável, tanto mais que está fi-sicamente armazenada em computado-res cuja capacidade está muito abaixo da capacidade dos meios de armazena-mento existentes por todo o lado, quer em grandes computadores com aplica-ções cientificas, militares, ou financei-ras, quer em discos duros junto de com-putadores individuais e de pequenas empresas. Hoje comprar um disco de um ou dois terabites, muito mais do que qualquer mortal precisa a não ser que seja músico, fotógrafo,designer gráfico ou cineasta amador, é trivial. A maioria das lojas de produtos informáticos em Portugal, oferecem estes discos como regra e não como excepção, o que sig-nifica que vários backups da Biblioteca do Congresso podem ser feitos sem di-ficuldade.

Mas a comparação ainda é mais provocatória para a nossa ideia de su-perioridade humana se tivermos em conta que as experiências com o MyLi-feBits e outros processos de medição das nossas memórias físicas cabem em poucos terabites, à volta de 3 terabites, embora pareça haver um potencial vir-tual muito superior que se aproxima de

um número mil vezes maior, devendo ter-se em conta que o cérebro não é um computador, por muito tentadora que seja a comparação. Mesmo assim, se  tudo o que pensamos, tudo o que ouvimos, tudo o que lemos, tudo o que sentimos, pudesse ser registado, e em grande parte pode, não dá lá um núme-ro muito grande, bem pelo contrário. Ou seja, espreme-se a “alma” de um ser humano e saem meia dúzia de petabites na melhor das hipóteses. Não é muito pois não?

Por isso, o mar de papel à minha volta, se se tivesse que se justificar, te-ria muitas dificuldades. O que é que A Toutinegra do Moinho  tem a seu fa-vor para existir? Ou as cartas em verso de Olegário Mariano a Silva Tavares?

Ou o D. Francisco Manuel, drama histórico em ver-so em quatro actos de Rui Chianca? Ou os Imortais do Amor  de Sousa Costa? Ou pior ainda, o que é que tem a seu favor para serem guar-dados? Ou muito pior ainda, o que é que tem a seu favor para serem catalogados, ou a sua capa digitalizada, que é a forma menos trabalho--intensiva que tenho para registar existências?

Volto à pergunta inicial, que vale tudo isto? Podia repetir a resposta: nada. Só Jorge Luís Borges era capaz de dar uma resposta diferente, porque ele sabia

que nós não seriamos os mesmos sem todo este magma de papel, mesmo que se seja analfabeto, mesmo que nunca se leia. Pode ser que todo este papel seja pouco mais do que um cabinet de curiosités moderno, feito de livros que ninguém lê, ou que não valem nada por qualquer critério literário ou cientifico: Mas todos eles nos falam com uma ca-cofonia que é também um espelho da nossa voz. Eles são uma parte da “voz comum”, para lá da incomum que co-nhecemos como arte e literatura.

Sobre Borges escreveu-se que a “erudição é uma forma moderna do fantástico” ou seja é uma forma de cria-ção mesmo que não use, nem mereça esse nome. Por isso as bibliotecas, mes-mo mortas, como são na maior parte todas as grandes bibliotecas, são uma construção humana ímpar. Se há civi-lização, é aqui que está, também nos pobres versos de todos estes humanos que tiveram a enorme presunção de escrever livros, nem que seja para dar uso às palavras. É que às vezes, con-trariamente ao que dizia o meu antigo professor de Religião e Moral, a função faz o órgão.

Page 17: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

17hoje macau quarta-feira 15.1.2014 DESPORTOMARCO [email protected]

R EVELOU-SE efémera, a terceira passagem de Paulo Bento pelo futebol do território. O técnico

português, de 49 anos, despediu-se na segunda-feira do comando técnico da Casa do Sport Lisboa e Benfica de Macau, alegadamente em ruptura com a direcção do clube encarnado.

Bento, que em Novembro últi-mo foi anunciado como o substituto de Bruno Álvares à frente dos destinos do Benfica, abandonou o comando técnico das águias do território sem ter orientado qual-quer encontro oficial, menos de dois meses depois de ter assumido o estatuto de treinador dos vice--campeões de Macau.

A saída do técnico português ter--se-á ficado a dever a razões de foro pessoal, de acordo com a direcção da Casa do Sport Lisboa e Benfica de Macau. Fernando Silva, director técnico do clube encarnado, diz que a equipa foi apanhada de surpresa pela saída de Paulo Bento. “O trei-nador comunicou-nos a intenção de abandonar o comando técnico da equipa e apontou razões de foro pessoal para justificar a decisão. Foi para nós uma surpresa”, assevera o dirigente encarnado.

Fonte consultada pelo HM dá, no entanto, conta de desenten-dimentos entre Paulo Bento e a direcção do Benfica de Macau. A saída do técnico português ter-se-á consumado depois do treinador se ter mostrado desagradado com a alegada interferência dos membros da direcção do clube encarnado no trabalho desenvolvido por Bento dentro das quatro linhas. O treinador português furtou-se a declarações e recusou-se comentar as razões que o levaram a abrir mão do comando técnico da formação encarnada, desejando apenas boa sorte às águias do território: “Como deverá compreender não quero tecer qualquer comentário sobre a minha saída do Benfica. Desejo ao clube as maiores felicidades, mas esta não é de todo a altura in-

C RISTIANO Ronaldo foi no- vamente coroado como o melhor futebolista do planeta

e Macau contribuiu com a sua parte. Tanto o capitão da Selecção do Lótus. Che Chi Man, como o seleccionador Leung Sui Wing, elegeram o jogador português na primeira escolha para a Bola de Ouro da FIFA.

Apesar de ter recolhido mui-tos votos no Império do Meio e em Taiwan, só o capitão da selecção chinesa, Zheng Zhi também decidiu atribuir o pri-meiro lugar ao atacante do Real Madrid. O seleccionador chinês, Fu Bu, escolheu Thiago Silva em primeiro lugar e só depois se lembro de Ronaldo.

LIGA DE ELITE PAULO BENTO DEIXA COMANDO TÉCNICO DO BENFICA

Daniel Pinto é o novo treinador

BOLA DE OURO CR7 COM VOTOS EM MACAU,HONG KONG, CHINA CONTINENTAL E TAIWAN

Limpinho, limpinhoEm Taiwan, tanto o capitão Lee

Meng-Chian, como o treinador Chen Kuei-Jen deram o primeiro lugar a Lionel Messi, ficando o CR7 na segunda posição.

Em Hong Kong, Lionel Messi nem foi escolhido em qualquer uma das três posições. Cristiano Ronaldo ocupou o segundo lugar do capitão Chan Wai Ho e do seleccionador Kim Pangon. O

primeiro elegeu como preferido o polaco Robert Lewandowski e o segundo escolheu o holandês Robin Van Persie.

PAÍSES DE LÍNGUAPORTUGUESA RENDIDOSA vitória de Cristiano Ronaldo na “corrida” à Bola de Ouro é consensual para os países que falam português, com o jogador

madeirense a ser citado por quase todos em primeiro lugar.

Apenas em Angola Messi consegue “ganhar” nos votos do seleccionador e capitão de equipa, ficando no entanto Cristiano Ro-naldo logo em segundo e ganhando na votação dos “media”.

Moçambique não dá nenhum primeiro lugar a Messi, com o seleccionador a destacar Philip Lahm e o capitão Franck Ribéry, claramente influenciados pelos sucessos do Bayern de Munique. Cristiano Ronaldo vence na vota-ção de imprensa.

De resto, o triunfo do português é “estrondoso” em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau e São Tomé e

Príncipe, vencendo nos três grupos de votantes.

Mais repartidos foram os brasileiros do painel, com um primeiro lugar para cada um dos grandes.

Scolari, o seleccionador, ordenou Ronaldo em primeiro, Messi em segundo e Ibrahimovic em terceiro, mas o seu capitão, Thiago Silva, do Paris Saint--Germain, coloca-os por outra ordem: Messi, Ibrahimovic e Ronaldo.

O voto dos “media” do Brasil ignora por completo Messi e des-taca Franck Ribery, com Cristiano Ronaldo em segundo e Bastian Schweinsteiger em terceiro.

dicada para discutir esta questão”, sublinha Paulo Bento.

O treinador português, que tenciona regressar a Portugal antes do final da semana, já não orientou os vice-campeões do território no treino efectuado ao início da noite de segunda-feira no relvado sinté-tico do campo Dom Bosco, tendo sido substituído pelo cabo-verdiano Daniel Pinto. O antigo treinador do Futebol Clube do Porto deve per-manecer até ao final da temporada no banco da Casa do Sport Lisboa e Benfica em Macau, mas Fernando Silva garante que o clube deverá oficializar o acordo com Dani nos próximos dias: “Fomos apanhados de surpresa, como dizia, e o Dani, a quem o Benfica agradece a disponibi-lidade, foi a solução encontrada pelo clube. Como isto é tudo ainda muito recente, não tivemos grande margem de manobra para definir o que há para definir, mas garanto desde já que o Dani não é uma solução interina”, afiança o director técnico das águias do território.

Depois de ter terminado a última edição da Liga de Elite na segunda posição, a Casa do Sport Lisboa e Benfica de Macau faz do triunfo na principal prova do desporto-rei do território o principal objectivo para a nova temporada. O onze encarna-do inicia o assalto ao título frente ao Grupo Desportivo da Polícia de Segurança Pública, formação co-nhecida pelo rigor do jogo defensivo que pratica. Durante o último defeso, as águias do território atacaram o mercado com o intuito de garantir os objectivos a que se propõem. Para além de ter reforçado o ataque com Niki Torrão e com William, a forma-ção agora orientada por Daniel Pinto foi também às compras a Portugal, contratando os médios Zé Lopes e Gui, este nascido em Macau, e o guarda-redes Rui Nibra. Paulo Bento

Page 18: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 9 MAX 16 HUM 40-75% • EURO 10.9 BAHT 0 .2 YUAN 1 .3

João Corvofonte da inveja

Pu YiPOR MIM FALO

Os fatos do Messi

Fátima, Fado e Futebol: um país de F’s e mal pagos.

TIAN XIN É DA REPÚBLICA DA CHINA

Tem 38 anos e é uma famosa actriz de Taiwan. Falamos de Tian Xin, neta de chineses de Zhejiang que acabaram por se fixar na Formosa durante a Revolução Cultural. Tian começou a carreira em 1994, com 19 anos, e desde muito cedo que marcou uma posição vincada no panorama da representação taiwanesa. A sua imagem, como o leitor pode comprovar, também ajuda...

C I N E M ACineteatro

SALA 1THE LEGEND OF HERCULES [C]Um filme de: Renny HarlinCom: Kellan Lutz, Gaia Weiss14.15, 16.00, 21.30

THE LEGEND OF HERCULES [3D] [C]Um filme de: Renny HarlinCom: Kellan Lutz, Gaia Weiss17.45

SECRET LIFE OF WALTER MITTY [B]Um filme de: Ben StillerCom: Ben Stiller, Sean Penn, Kristen Wiig19.30

SALA 2 AS THE LIGHT GOES OUT [B](FALADO EM CANTONÊSLEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊS)Um filme de: Derek KwokCom: Nicholas Tse, Shawn Yue, Simon Yam, Hu Jun, Bai Bing 14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 3GIRL IN THE SUNNY PLACE [B](FALADO EM JAPONÊSLEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊS)Um filme de: Miyazaki Hayao14.30, 16.45, 19.15, 21.30

18 FUTILIDADES hoje macau quarta-feira 15.1.2014

O Messi deveria perder a Bola de Ouro todos os anos. Não é pelo meu patriotismo, não é por ele ter a mania, nem sequer é por jogar mal ou jogar bem – é pelo vestuário de gala que o senhor usa. Eu sou gato e não posso dizer que gosto de futebol. Já me interessei, aí há uns dois anos – até tenho vídeos no Youtube -, mas depressa desisti de achar piada a andar a correr atrás de uma bola aqui pela redacção. Mas, como é óbvio, notícias é algo que não me escapa e aquela fotografia que estou certo que todos viram – essa mesmo, onde o CR7 tem a mãozinha na perna da Irina – bastou para que tomasse uma decisão. O Messi não deveria ganhar nunca a Bola de Ouro, pelo menos até mudar de estilista. É ofuscante, o fatito vermelho, com laço... oh meu amigo, mas onde vais tu buscar essas coisas? O CR7 não só é mais bonito que tu, como joga melhor, como tem uma namorada mais gira, como tem mais estilo, mas, acima de tudo, veste-se melhor. Messi, nem devias sair de casa até aprenderes a vestir-te.

Iraniano dispensa banho há mais de 60 anos, fuma esterco e come insectos• A história de Amoo Hadji impressiona. Este homem iraniano, que vive em Dezgah, uma aldeia do Irão, tem 80 anos e não toma banho há cerca de 60. A casa deste eremita é um buraco e a alimentação é rica em insectos e outros pequenos bichos. Amoo tem um hábito que não dispensa: fuma charutos. Feitos de esterco. Amoo Hadji tornou-se conhecido no mundo depois de serem divulga-das algumas imagens que o retratam, bem como alguns hábitos que adoptou há mais de seis décadas.

Praça Adolf Hitlerleva Google a pedir desculpa• Durante algumas horas, a Praça Adolf Hitler constava no Google Maps. A empresa assumiu o erro e pediu desculpa, mas não apresentou qualquer motivo para explicar a alteração do nome da Praça Theodor-Heuss, o nome que só caiu durante o regime nazi. A Praça Theodor-Heuss teve mesmo o nome do ditador alemão. O regime nazi alterou a designação de várias artérias e esta praça encontra--se num local estratégico, que os governantes de então colocavam como centro de um grande eixo este-oeste de Berlim. Entre 1933 e 1945, o nome da Theodor-Heuss foi alterado para Adolf Hitler.

Page 19: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana de Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores Amélia Vieira; Ana Cristina Alves; António Falcão; António Graça de Abreu; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Agnes Lam; Arnaldo Gonçalves; Correia Marques; David Chan; Fernando Eloy ; Fernando Vinhais Guedes; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; Leocardo; Paul Chan Wai Chi Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau Pineda; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

hoje macau quarta-feira 15.1.2014 19OPINIÃO

R EI morto, rei posto, costuma o povo dizer. Eusébio partiu e pouco mais de uma semana depois Cristiano Ronaldo foi agraciado, pela segunda, vez com a Bola de Ouro, troféu que o entroniza – justamente - como o melhor jogar do Mundo de 2013, apesar de Blatter.

Gosto muito de futebol, gosto mesmo muito, porque o considero o

desporto coletivo por excelência, apesar de os rasgos de génio poderem muitas vezes fazer a diferença como fizeram, entre tantas outras vezes, Eusébio em 1966 contra a Coreia do Norte, em Inglaterra, no Campeonato do Mundo, ou Cristiano Ronaldo no último jogo da selecção, na Suécia.

Confesso que até gastei muitas solas a correr atrás da bola, sempre como amador, ainda que alguns anos federado, naqueles tempos em que a maioria dos cam-pos eram pelados, de saibro ou mesmo de areia grossa. Altura em que não nos apetecia atirar para a “piscina” simulando faltas, porque o chão arranhava a pele.

Mas o futebol, mesmo hoje que se tornou numa indústria gigantesca, ou talvez por isso, não é tudo, nem sequer o mais importante, na vida das pessoas ou das sociedades.

Por isso devemos honrar os nossos craques, aqueles que como Eusébio, Figo, Ronaldo e tantos outros, elevaram o nome futebolístico do nosso país. Mas não podemos, com isso, esquecer os nossos grandes vultos da cultura: literatura, pintura, música, ciência, etc., que também os temos. Ou aqueles que se elevaram e que dignificaram o nome de Portugal pelo seu humanismo como Aristides Sousa Mendes. Ou, ainda, os nossos prémios Nobel e os nossos maiores que «deram novos mundos ao Mundo» e que «se mais Mundo houvera, lá chegara». Não sou chauvinista, nem me alimento das grandezas do nosso passado, mas orgulho-me dele e ele dá-me esperança no futuro, apesar da mediocridade dos nossos políticos actuais.

A propósito foi confrangedor o espetáculo da maioria dos nossos políticos na morte de Eusébio. Quanta hipocrisia, quanta «dor» ensaiada, quanto oportunismo. Coitado do Coelho, ele quase que cho-rava, tanta era a sua dor. E os outros, aqueles mais velhos do que Eusébio, a quem, sem um mínimo pundonor ou remorso, condena à miséria e apressa o fim da vida, pela fome, pela angústia e pela falta de assistência médica?

Mas não é só ele. O nosso país está cheio de autarcas que não faltam a casamento, a batizado ou a funeral, tendo, sempre em vista o próximo

a pal içadaCORREIA MARQUES

A propósito foi confrangedor o espetáculo da maioria dos nossos políticos na morte de Eusébio. Quanta hipocrisia, quanta «dor» ensaiada, quanto oportunismo. Coitado do Coelho, ele quase que chorava, tanta era a sua dor. E os outros, aqueles mais velhos do que Eusébio, a quem, sem um mínimo pundonor ou remorso, condena à miséria e apressa o fim da vida, pela fome, pela angústia e pela falta de assistência médica?

FutebolandoQuem prende a água que correÉ por si próprio enganado; O ribeirinho não morre,Vai correr por outro lado.

António Aleixo

ato eleitoral. São as novas carpideiras, ainda que remunerados a prazo em prendas e coisas venais.

Voltando a Eusébio, eu, apesar da muita admira-ção que tenho pelo futebolista genial e pelo homem humilde, não acompanho o coro da multidão que, ainda o corpo estava quente, já clamava pelo seu depósito no Panteão Nacional. Isto quando tantos que o merecem e cuja obra perdurará (seguramente mais) no tempo, porque menos dependente da pai-xão, lá não estão. Não banalizemos coisas sérias.

VINC

ENT

VAN

GOGH

, VEL

HO T

RIST

E NO

LIM

IAR

DA E

TERN

IDAD

E

Respeitemos na morte o próprio Eusébio. Ele que, enquanto futebolista, foi tão utilizado politicamente pelo Estado Novo como galhardete representativo de um «Estado uno e multirracial» e não colonialista, para consumo interno e externo. Deixemos o «rei» descansar em paz, demos tempo ao tempo, sem aproveitamentos de curto prazo.

De acordo com a vontade do autor, este texto respeita o novo acordo ortográfico.

Page 20: Hoje Macau 15 JAN 2014 #3011

hoje macau quarta-feira 15.1.2014

Papa Francisco O aborto é um horrorDe forma veemente, o Papa Francisco falou sobre o aborto. O Sumo Pontífice falou em “horror”. “Perante este horror, só penso que existem crianças que nunca irão ver a luz do dia por serem vítimas do aborto. Ou aquelas que são usadas como soldados, violadas, mortas nos conflitos armados ou vendidas numa terrível forma de escravatura moderna, que é o tráfico de seres humanos, que é um crime contra a humanidade”, criticou o líder da igreja católica. Foi a primeira vez desde que substituiu Joseph Ratzinger que o Papa Francisco revelou a opinião que tem sobre o aborto.

França Humorista polémico autorizado a dar novo espectáculoDieudonné M´bala M´bala, humorista condenado por anti-semitismo, foi autorizado a produzir um novo espectáculo em Paris. O artista tinha sido proibido de exibir ao público a produção “O Muro”, alegadamente por conter referências anti-semitas. O seu advogado, Jacques Verdier, fez saber que a produção que vai ser apresentada é um novo espectáculo. “Caso seja um espectáculo completamente novo e sem propósitos racistas ou anti-semitas, sim, pode ter lugar (...) Não proibimos uma pessoa mas um espectáculo, caso constitua um grave atentado à dignidade humana”, revelou o ministro do Interior francês, Manuel Valls, citado pela agência AFP.

Ciência Português em programa europeu para estudar o cérebroRui Costa, investigador da Fundação Champalimaud, vai receber um financiamento europeu de cerca de dois milhões de euros para estudar o cérebro. O investigador principal do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, vai receber um financiamento atribuído pelo European Research Council (ERC), para estudar, durante os próximos cinco anos, o mecanismo que permite organizar memórias e ações de forma eficiente no cérebro.

Taiwan Setetoneladas de carne degolfinho apreendidasAs autoridades de Taiwan anunciaram ontem a apreensão de sete toneladas de carne de golfinho durante uma operação policial numa fábrica de alimentos congelados, em Kaohsiung, no sul da ilha. Testes confirmaram tratar-se de golfinho, estimando-se que 150 animais foram mortos para obter 7,65 toneladas de alimento congelado, de acordo com a agência de protecção ambiental.

Irão Carrode diplomatasalemães alvejadoO carro onde seguiam dois diplomatas alemães sofreu um ataque armado realizado por desconhecidos na cidade de Al Awamiya, na Arábia Saudita, um incidente raro contra estrangeiros no país. Um porta-voz da polícia local, citado pela agência oficial saudita, explicou que um grupo de homens armados abriu fogo contra o veículo da embaixada da Alemanha na cidade da província de Al Qatif. O carro acabou por incendiar-se, mas os dois conseguiram abandonar a viatura. A província de Al Qatif é há dois anos cenário de protestos xiitas, que as autoridades sauditas consideram instigadas pelo Irão.

Greenpeace Produtos tóxicos encontradosem roupa infantilA Greenpeace revelou ter encontrado produtos tóxicos em roupa infantil de várias marcas internacionais, como a Adidas, a Burberry, a Disney, a Primark ou a Nike. A organização analisou 82 peças para crianças de várias marcas, numa análise que incluiu também H&M, Puma, American Apparel, GAP, Uniglo ou Li-Ning, sendo que um terço das peças foi manufacturado na China. A organização ambientalista detectou que 61% das peças continham nolilfenol, químico que causa perturbações hormonais; mais de 94% das peças analisadas continham ftalatos, utilizado habitualmente como suavizante e conhecido por afectar o processo reprodutivo dos mamíferos. Os produtos analisados foram adquiridos no ano passado em lojas oficiais das marcas em países como a Espanha, a Itália, os Estados Unidos, a Colômbia, o México e a Argentina, e foram fabricados em 12 Estados. Desconhece-se, para já, a consequência directa para uma criança que vista a roupa afectada.

carto

on po

r Ste

phff

A crise económica não afectou as vendas de medicamentos para a disfunção eréctil em

Portugal, apesar de estes pro-dutos serem caros e não terem comparticipação estatal. Depois de em 2012 se ter verificado uma ligeira redução na venda de medicamentos vasodilatadores usados para tratar este problema que afecta uma parte significati-va da população masculina, no ano passado o consumo voltou a aumentar.

Por dia, em 2013 venderam--se 1826 embalagens de produ-tos para a disfunção eréctil, e o valor anual ficou perto dos 19 milhões de euros, segundo dados fornecidos ao jornal Público pela consultora IMS Health.

Apesar de a procura estar a aumentar, o preço elevado destes medicamentos tem impedido muitos casais de usufruírem dos seus benefícios, até porque não são comparticipados. A boa notícia é que, a partir da próxima segunda-feira, começam a ser comercializados em Portugal

CRISE NÃO AFECTOU VENDA DE MEDICAMENTOS PARA DISFUNÇÃO ERÉCTIL

Tudo em cimavários genéricos do pioneiro sildenafil (o Viagra), porque a patente do famoso comprimido azul expirou.

A vantagem é que, como os genéricos têm que ser pelo menos 50% mais baratos do que o medicamento original, estes fármacos vão ficar bem mais acessíveis. Os preços dos genéricos de sildenafil já apro-vados (e há 14 apresentações preparadas para começar a ser vendidas a partir do dia 20 em Portugal) vão oscilar entre os cerca de 15 euros para as em-balagens de quatro unidades de dosagem mais baixa e os 50 euros para as caixas com 12 unidades, segundo adiantou uma fonte da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed). “É uma boa notícia”, reage o psiquiatra e especialista em sexologia Júlio Machado Vaz que lembra que o Viagra possi-bilitou, quando foi introduzido no mercado nacional em 1998, o “reacender da vida erótica de muita gente”. Um cenário que, acredita, nos últimos dois anos

terá sido prejudicado “porque os orçamentos familiares tiveram que ser limados”.

Os genéricos do Viagra nesta primeira fase ainda vão ser caros, considera Francisco Cruz, chefe do serviço de Urologia do centro Hospitalar de S. João (Porto). O médico antecipa, porém, que graças à concorrência, os preços possam ir diminuindo. Outra vantagem, destaca, é que as pes-soas passarão a recorrer menos à Internet para adquirir este tipo de medicamentos, evitando-se desta forma o risco da compra de fármacos falsificados.

Será que o fim da patente significa que terminou o reinado do Viagra? A crer na estratégia da Pfizer, o laboratório que fabrica o sildenafil, parece que sim. Apesar de continuar a comercializar o medicamento original em Por-tugal, a Pfizer já está preparada para entrar no mercado nacional com um genérico concorrente do próprio Viagra. Os comprimidos genéricos da Pfizer vão ser “bran-cos a esbranquiçados em forma de diamante arredondado”, adianta o laboratório que, entre Janeiro de 2006 e Novembro de 2013, vendeu 1190 180 emba-lagens e facturou cerca de 36,5 milhões de euros com o Viagra em Portugal.

Em todo o mundo, sublinha a Pfizer, o Viagra já foi prescrito a mais de 37 milhões de homens.

O E

LEFA

NTE