História de Amor

8
História de Amor D. Pedro e D. Inês Marisa – 9º B

description

A história de Pedro e Inês de Castro!

Transcript of História de Amor

Page 1: História de Amor

História de AmorD. Pedro e D. Inês

Marisa – 9º B

Page 2: História de Amor

Quem foi Inês de Castro?D. Inês de Castro nasceu em 1320

ou 1325 na Galiza e faleceu a 7 de Janeiro de 1355 em Coimbra. D. Inês de Castro foi sepultada no Mosteiro de Alcobaça. O seu pai chamava-se Pedro Fernandes de Castro e a sua mãe Aldonça Lourenço de Valadares. D. Inês de Castro era uma nobre galega que foi amada por D. Pedro I de Portugal e foi mãe de quatro filhos.

Page 3: História de Amor

Quem era D. Pedro ID. Pedro I nasceu em Coimbra a 8 de Abril de 1320 e casou primeiro com Branca de Castela, a quem repudiou por debilidade física e mental. Casou depois com Constança Manuel (filha de um fidalgo castelhano). Quando veio para Portugal, trouxe consigo Inês de Castro. A ligação amorosa entre o infante D. Pedro e Inês de Castro foi imediata o que provocou um forte conflito entre D. Afonso IV e seu filho.

Page 4: História de Amor

D. Pedro I foi o 8º rei de Portugal. Uns chamaram--no de Justiceiro, outros de Cruel. Estas "alcunhas", ou cognomes, têm a ver com uma triste história de amor que viveu quando ainda era príncipe.

Page 5: História de Amor

O amor proibidoO casamento do príncipe com Constança Manuel, de quem Inês era aia e detinha o parentesco de prima, em 1339, provocaria a médio prazo, a paixão proibida entre Pedro e Inês, muito comentada e mal aceite na corte e entre o próprio povo. Esta paixão não seria aprovada pelo próprio rei de Portugal.

Page 6: História de Amor

Depois da morte de D. Constança, Inês de Castro regressou a Portugal e passou a viver com D. Pedro, de quem teve quatro filhos. A 7 de Janeiro de 1355, Inês foi assassinada por Pêro, Diogo e Álvaro, por ordem de D. Afonso IV. Apesar de já se encontrar morta, esta foi coroada Rainha de Portugal e mais tarde, sepultada no Mosteiro de Alcobaça.

Page 7: História de Amor

Como seria hoje em dia esse amor?!

Hoje em dia, tudo seria diferente! Actualmente não há perseguições como havia no tempo de D.Pedro e D.Inês… Há mais liberdade de expressão e a maneira de pensar é mais liberal.

Page 8: História de Amor

O casamento dos dias de hojeHoje, o casamento não é eterno. Dívidas,

brigas, discórdia, intolerância, amantes, filhos fora do casamento, entre outros problemas. Por isso, há mais divórcios.

Não existe compreensão entre os casais na actualidade… o amor de hoje nada tem a ver com o amor que Pedro e Inês tinham um pelo outro.