Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

12
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ HISTÓRIA DA ARTE NA AMAZÔNIA Professor: Luciano Souza Acadêmico: Roger Pimentel Pereira Parintins-2016

Transcript of Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

Page 1: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASINSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA -

ICSEZ

HISTÓRIA DA ARTE NA AMAZÔNIA

Professor: Luciano SouzaAcadêmico: Roger Pimentel Pereira

Parintins-2016

Page 2: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

• Nasceu em Manaus no dia 22 de fevereiro de 1948. Iniciou nas artes visuais aos 13 anos e é considerado um dos maiores artistas do estado do Amazonas.

• Faleceu em de fevereiro de 1971 aos 23 anos em Belém do Pará, numa investida trágica sobre sua origem que o levou a atitudes violentas que culminaram em suicídio.

HAHNEMANN BACELAR

Page 3: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

INFLUÊNCIAS ARTÍSTICAS• No início dos anos 60 começa a estudar com

Álvaro Páscoa que também foi responsável por sua indicação ao Clube da Madrugada que se confirmou com o primeiro lugar na II Feira de Artes realizada pelos clubistas em 1966, na Praça da Saudade com a tela Cafuné, que denota uma cena corriqueira do interior na capital.

• Tinha interesses artísticos maior maiores por Paul Gauguin, Van Gogh e Hieronymus Bosch. Por ter traços influenciados por esses artistas, chegou a ser chamado de Gauguin da Amazônia.

• Hahnemann Bacelar foi um dos membros mais jovens do então conhecido movimento Clube da Madrugada e se configura hoje como um grande acontecimento cultural e intelectual em Manaus.

Page 4: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

CARATERÍSTICAS DE SUAS OBRAS

• O estilo expressionista é notório em suas obras não somente nos aspectos formais como também na maneira de ver o mundo e representá-lo de um ângulo ainda não visto.

• A condição humana demonstrando a simplicidade caracterizada pelos gestos de cenas corriqueiras do caboclo e o estado crítico diante das mazelas sociais que atingem a cidade naquele período. Ao dar a conhecer personagens como vítimas indefensáveis da ganância humana, Hahnemann Bacelar representa com sua tragédia o homem da Amazônia.

Page 5: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

OBRAS

Page 6: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

O b r a d o a r t i s t a r e t r a t a n d o c e n a s d o c o t i d i a n o r i b e i r i n h o

CAFUNÉ (Óleo sobre tela, s/d, 85 x 74 cm, col. Pinacoteca do estado do amazonas.)

Page 7: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

A o b r a a p r e s e n t a u m t r i o d e m u l h e r e s l a v a n d o r o u p a s c o m c a r a c t e r í s t i c a s c o m u n s d a p o p u l a ç ã o r i b e i r i n h a d a r e g i ã o a m a z ô n i c a .

AS LAVADEIRAS (Óleo sobre tela, 1965, 77 x 95 cm, acervo da família páscoa)

Page 8: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

A o b r a r e m e t e d e i m e d i a t o a i m a g e m d o c e n s o c o m u m c a b o c l o , p r i n c i p a l m e n t e n a s a t i v i d a d e s a t r i b u í d a s à s m u l h e r e s .

MÃE DO CORPO (Óleo sobre tela, 1966, 94 x 78 cm. Coleção pinacoteca do estado do amazonas )

Page 9: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

A o b r a r e p r e s e n t a t r ê s p e r s o n a g e n s f e m i n i n o s c o m c a r a c t e r í s t i c a s f í s i c a s s e m e l h a n t e s n u m a m b i e n t e n a t u r a l , p o s s i v e l m e n t e u m a

p l a n t a ç ã o n a t i v a d e b a n a n e i r a s .

MULHERES (Óleo sobre tela, S/D, 76 x x95 cm, col. Pinacoteca do estado do amazonas. )

Page 10: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

OUTRAS OBRAS

Page 11: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

OBRAS DE ALVARO PÁSCOA

Page 12: Hahnemann bacelar - História da Arte na Amazônia

REFERÊNCIAS

VIANA DA SILVA, Décio. Um Estudo Iconográfico da Obra Pictórica de Hahnemann Bacelar (1962 a 1969): contribuições para um inventário: Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2014. (Tese de Mestrado)

PÁSCOA, Luciane. Hahnemann Bacelar: Série Memória 150: Edições do Governo do Estado do Amazonas: 8º Edição – nº150 – Novembro – 2009.