Gustave Courbet

7
Grupo: Bárbara Martins - 3 Giovanna Castro – 16 Luísa Lima – 30 Maria Theresa Lima - 33 Mariana Belisário - 34

description

trabalho de historia da arte

Transcript of Gustave Courbet

Page 1: Gustave Courbet

Grupo: Bárbara Martins - 3Giovanna Castro – 16Luísa Lima – 30Maria Theresa Lima - 33Mariana Belisário - 34

Page 2: Gustave Courbet

Gustave Courbet nasceu em Ornans, Doubs na França, no dia 10 de junho de 1819, em uma família família de proprietários de terras de Besançon, na França.

Foi um pintor anarquista francês pertencente à escola Realista. Em 1839 iniciou seus estudos de direito em Paris, mas

desinteressado dos mesmos, decidiu estudar desenho e pintura por conta própria, copiando os grandes mestres no Louvre, principalmente Hals e Velásquez. Suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos.

Em 1844 expos pela primeira vez no Salão de Paris e anos mais tarde apresentou os quadros, Enterro em Ornans (1850) e O Ateliê do Artista (1855), que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas demasiadamente vulgares.

Enterro em Orneans (1850)

Page 3: Gustave Courbet

Após ser recusado a expor no Salão de Paris, o pintor construiu uma galeria particular para exposições, que na verdade era um barracão, chamado “Pavilhão do Realismo”, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, fundando assim o movimento Realista.

O público não viu com satisfação essa nova estética das classes trabalhadoras, as quais eram fortemente defendidas por Courbet.

Sua influência atingiu a Bélgica e a Alemanha, onde estivera em 1858-59. Em 1870 foi eleito presidente da comissão de museus. Com grande escândalo, recusou a Legião de Honra, alegando não querer ser condecorado por Napoleão III.

Participando da Comuna de Paris, decretou o desmonte da coluna Vendôme. Restabelecida a ordem, foi responsabilizado pela depredação e condenado a seis meses de prisão.

Page 4: Gustave Courbet

Em 1873, obrigado a pagar a reconstrução da coluna, refugiou-se na Suíça, onde recomeçou a pintar retratos e paisagens.

Sua saúde abalada agravou-se com a notícia da venda em hasta pública de seus bens, inclusive os quadros, vindo a morrer de cirrose em 1877.

Le Château de Chillon (1874)

Page 5: Gustave Courbet

Desafiou o estilo convencional por pinturas com temas históricos, religiosos e mitológicos insistindo que a pintura é uma arte concreta e deve ser aplicada às coisas reais e existentes.

Rompeu com os padrões estéticos acadêmicos da época com o objetivo de “chocar” a burguesia.

Suas obras eram precisam e chegavam a ser vistas como protestos sociais.

Pintou muitas obras com tema cotidiano, paisagens, auto-retratos e nus.

Femme avec un Parrot (1866)

Page 6: Gustave Courbet
Page 7: Gustave Courbet