Guerra do-golfo

12
Realização Fabiane Fernandes Alves (1085908-2) TEORIA DA COMUNICAÇÃO A Guerra do Golfo: Uma leitura. Produção/ Texto / Recepção.

Transcript of Guerra do-golfo

Page 1: Guerra do-golfo

RealizaçãoFabiane Fernandes Alves (1085908-2)

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

A Guerra do Golfo: Uma leitura. Produção/ Texto / Recepção.

Page 2: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

A guerra dos anos 90, contra o Iraque, foi um evento cultural político, além de militar.

A história da mídia, foi marcada pelo o impacto das novas tecnologias da comunicação de massa. O governo Bush e o Pentágono, realizaram uma das mais bem-sucedidas campanhas de relações públicas da história política.

Page 3: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

Os veículos de comunicação obedeciam as estratégias governamentais de manipulação do público, a mídia americana tinha cunho comercial, porém não desejavam hostilizar os consumidores, evitando ao máximo contrariar a opinião pública e a linha oficial do governo.

A invasão iraquiana em Kuwait, fez com que o governo americano começasse a fazer propaganda da solução militar para a crise.

Page 4: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

O governo Bush enviou contigentes para a região, e controlou o discurso da mídia, em parte por meio da desinformação e da propaganda, e por outra pelo o controle da imprensa graças ao sistema Rool.

“ A campanha de desinformação que legitimava o envio de tropas americanas à Arábia Saudita, começou pelo Washington Post, no mesmo dia em que Bush anunciou que estava mandando tropas americanas a Árabia Saudita.” (Kellner)

Page 5: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

A Campanha de desinformação foi bem-sucedida com a finalidade de legitimar o envio de tropas americanas à Àrabia.

A televisão funcionou como instrumento de propaganda para as forças multinacionais, reunidas contra os iraquianos.

Page 6: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

“ Sempre que alguma proposta de paz era feita pelos iraquianos ou pela União Soviética, as redes de TV, logo as descartavam como inadequadas e apresentavam as posições do governo americano e do Pentágono, sobre todos os aspectos da guerra.” ( Kellner)

As emissoras CBS e ABC usaram nas primeiras horas da guerra o logotipo “Confronto final no Golfo”, a Guerra do Golfo foi apresentada como um filme de guerra com começo, meio e fim. Apresentavam a guerra visualmente com imagens dramáticas produzidas pela tecnologia, que mostravam com precisão os bombardeios.

Page 7: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

A história da Guerra nos EUA, produziu uma infantilização da sociedade americana, que começaram a fazer uso de fitas amarelas, que indicavam que seu portador apoiava as tropas, era um filiado leal da comunidade patriótica.

A visão das fitas amarelas, hipnotizou a mídia, assustou o congresso e desmoralizou os manifestantes antibélicos.

Page 8: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

“ Durante a Guerra do Golfo os indivíduos não foram meros espectadores passivos da mídia, mas houve demonstrações e organizações ativas contrárias e favoráveis à guerra.” ( Kellner)

E, programas de TV, rádio, que recebiam telefonemas de ouvintes, ouviam-se ataques raivosos e agressivos aos que se manifestavam contra a guerra, a TV apresentava cada vez mais demonstrações favoráveis a guerra.

Page 9: Guerra do-golfo

A GUERRA DO GOLFO

Por fim, na cultura midíatica os projetos políticos e ideológicos, buscam sempre conquistar o consentimento do público.

Assim como o Kellner define, que a crise e a Guerra do Golfo, constituíam uma tremenda vitória do governo Bush, mas que não garantiu a reeleição, pois seus efeitos positivos de curto prazo, também derão indício da volubilidade do público, numa sociedade saturada pela mídia, e pelo o fato de esquecerem logo, os grandes acontecimentos do ano anterior.

Page 10: Guerra do-golfo

QUESTIONÁRIO

1- Por que a Guerra do Golfo, foi marcada pela a desinformação?

A campanha da desinformação surgiu em 7 de agosto por Washington Post, o mesmo dia em que Bush anunciou o envio de tropas para à Àrabia. o governo americano controlava os discursos da mídia, e a manipulação das fontes que legitimavam a mobilização militar americana na Árabia.

2- Qual foi a participação dos veículos de comunicação, no período da guerra?

Além da desinformação exigida pelo o governo americano, os veículos de comunicação, como TV e rádio, funcionaram como instrumento de propaganda para as forças multinacionais reunidas contra os iraquianos.

Page 11: Guerra do-golfo

QUESTIONÁRIO

3- Os efeitos da grande mídia servia de apoio à politica do governo Bush, quais foram os efeitos causado ao seu mandato?

Bush não conseguiu sua reeleição, talvez ele tenha exagerado na satanização de Hussein, que o desmentiu sobre uma vitória genuína. Os efeitos da grande mídia são contraditórias e podem ter consequências inesperadas.

4- Qual a influência da mídia, com a sociedade?

A mídia fez com que a sociedade apoiasse o governo Bush, e mostrava a guerra em forma de show, onde os canais de TV usavam trilhas sonoras, imagens da guerra, bandeira americana, etc., tudo para formar um espetáculo que os comovia.

Page 12: Guerra do-golfo

QUESTIONÁRIO

5- Quais os motivos que levaram as pessoas apoiarem a Guerra do Golfo?

Parte dos motivos era a falta das reais informações sobre os ataques, e outra pelo o instinto patriota, quando um país está em guerra ou perigo, tendem apoiar o seu governo, unir-se.

BIBLIOGRAFIA

Kellner, Douglas.

A Cultura da mídia: Edusc, 2011.