GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip...

24
Sexta-feira 21 Dezembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1941 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell UE atribui razão ao Governo nos fundos europeus ACTUALIDADE PÁGINA 05 Infarmed garante que não há falta de medicamentos nas farmácias nacionais ACTUALIDADE PÁGINA 06 DECO rebate críticas das petrolíferas e mantém pressão sobre aditivados Seguradoras obrigadas a ignorar sexo dos clientes A decisão é da Comissão Europeia, que quer o fim das avaliações feitas com base apenas no sexo. PUB ACTUALIDADE PÁGINA 07 GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro Empresa substitui Boavex no apoio comercial no Porto. GRANDE PORTO PÁGINA 04 Bom Natal! O Destak deixa-lhe várias sugestões para esta quadra, dos presentes low cost ao que fazer em e fora de casa. 123RF Águias vão à Alemanha e Málaga visita Dragão FAMA & TV PÁGINA 07 Duas sugestões na neve para o reveillon ARTE & LAZER PÁGINA 10

Transcript of GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip...

Page 1: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

Sexta-feira 21 Dezembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1941 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

UE atribui razão ao Governo nos fundos europeus

ACTUALIDADE PÁGINA 05 Infarmed garante que não há falta de medicamentos nas farmácias nacionais

ACTUALIDADE PÁGINA 06

DECO rebate críticas das petrolíferas e mantém pressão sobre aditivados

Seguradoras obrigadas a ignorar sexo dos clientes A decisão é da Comissão Europeia, que quer o fim das avaliações feitas com base apenas no sexo.

PUB

ACTUALIDADE PÁGINA 07

GRANDE PORTO PÁGINA 04

Prosegur fica com o MetroEmpresa substitui Boavex no apoio comercial no Porto.

GRANDE PORTO PÁGINA 04

Bom Natal!O Destak deixa-lhe várias sugestões para esta quadra, dos presentes low cost ao que fazer em e fora de casa.

123RF

Águias vão à Alemanha e Málaga visita Dragão

FAMA & TV PÁGINA 07

Duas sugestões na neve para o reveillon

ARTE & LAZER PÁGINA 10

Page 2: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

6ª Feira · 21 de Dezembro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Porque Natal não precisa de ser sinónimo de gastar dinheiro

MIXTAPE ‘AHYA’

Dengaz com download grátis

Encontrei é o novo single do artista Den-

gaz, que conta com a parti-cipação do músico Agir. Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi disponibilizada gratuita-mente a 30 de Setembro, e em dois meses ultrapassou os 17 mil downloads. A tour de apresentação da nova mixtape começa em 2013.

PRAÇA DAS CARDOSAS

Gastronomia das Aldeias do Xisto à prova A parceria entre a Praça das Cardosas e o projec-

to Aldeias do Xisto, no Porto, aposta forte neste fim-de-se-mana, ao apresentar um pro-grama cultural variado, que vai desde uma prova de pro-dutos tradicionais a vários a workshops, sem nunca esque-cer a música natalícia.

No sábado, o Espaço X – lo-ja dedicada aos produtos ar-tesanais das Aldeias do Xisto e com a exposição permanen-te Água Musa –, localizado na Praça da Cardosas, recebe a Festa do Azeite Novo, que in-clui uma prova de azeites e ci-clo da azeitona com a Confra-ria do Azeite da Cova da Bei-ra, assim como uma Tiborna com a Escola de Hotelaria do Fundão.

Já no dia seguinte, domin-go, às 16h, a Praça das Cardo-

Imaginamos que a azáfama seja grande com as compras de Natal e fabrico de doces até segunda-feira, mas faça uma pausa e aproveite uma das muitas propostas alusivas à época, sem pagar por isso. Neste sapatinho cabe tudo: música, teatro, dança e várias degustações. Feliz Natal! POR RAQUEL MADUREIRA

MARIONETAS

‘Bosque Encantado’ em Matosinhos O Mar Shopping, em Matosinhos, recebe este domingo, às 16h, o teatro de marionetas O Bosque encantado. Uma história com uma mensagem eco-lógica do ponto de vista dos animais que habitam as florestas. «Retrata um grupo de animais que se revela contra o ser huma-no ganancioso e sem escrúpulos contra políti-cas insensatas e irrespon-sáveis que a pouco e pouco destroem o habitat de homens e animais.»

VIACATARINA

FlashMob com Sónia Araújo O centro comercial ViaCa-tarina, no Porto, organiza amanhã um FlashMob, com a presença da apre-sentadora de televisão Sónia Araújo. A iniciativa, que vai decorrer no pró-ximo às 16h, no piso 1, junto à árvore de Natal, tem como objectivo anga-riar donativos para as Aldeias de Crianças SOS.

LÓIOS E CALDEIREIROS

‘Saborearte’ no centro histórico Mais de 32 produtores de Montalegre vão ocupar o Largo dos Lóios e Caldei-reiros, no centro histórico do Porto, hoje e amanhã, entre as 10h e as 22h, para participar no Sabo-rearte, iniciativa que inclui degustações e artesanato.

DE

BORLA

sas é invadida pelo espírito na-talício, com o workshop Pos-tais de Natal originais ilustra-dos, ministrado pelo criador Sama.

Também o grupo Dixcar-tável – que pauta as suas ac-tuações pela descontracção e boa disposição – vai partir da Praça das Cardosas e invadir a Baixa do Porto com canções, cânticos e cantares de inspi-ração natalícia.

Nesta iniciativa mu-sical, organizada

pela Porto Lazer, o grupo inicia o périplo pela Baixa do Porto na Praça das Cardosas, por volta das 15h30

e, pelas 18h30, regressam ao pon-

to de partida.

Iniciativa inclui realização de workshops e

músicas de Natal cantadas pelas ruas da Baixa

PUB

RIVOLI

Wanda Stuart ‘canta’ o Natal

Wanda Stuart sobe hoje, às 18h30 e às 22h,

ao palco do Rivoli com o mu-sical Quando o Natal chega à cidade, numa viagem pe-la magia do Natal promovi-da pela Câmara do Porto. A artista contará com as par-ticipações de Eládio Clíma-co, Noémia Costa, Rúben Madureira, Sissi Martins e Eva Stuart como convida-dos especiais. Sábado há uma sessão às 21h30.

DR

DR

DR

Page 3: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 4: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

6ª Feira · 21 de Dezembro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

fundos comunitários de três re-giões pobres – Norte, Centro e Alentejo –, mas o TJUE deu, na terça-feira passada, razão ao Go-verno português no processo de transferência para Lisboa desses fundos comunitários.

A AMP, presidida por Rui Rio, diz «desconhecer» o teor do acórdão proferido pelo TJUE, sobre a excepção à regra geral da elegibilidade territorial das despesas consagrada no Qua-dro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Em causa estava um litígio que opunha a AMP a várias au-toridades portuguesas, repre-sentadas pela Comissão Direc-tiva do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e pelos Ministérios da Agricultu-

Para o tribunal, as disposições do direito primário da UE rela-

tivas à coesão económica, social e territorial «devem ser interpre-tadas no sentido de que não se opõem a que um investimento cofinanciado pela UE seja imple-mentado a partir de uma locali-dade fora das regiões elegíveis».

A Área Metropolitana do Porto (AMP) garante que

enquanto não for notificada não se pronunciará sobre o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que deu razão ao Governo português sobre a transferência de fundos comu-nitários para Lisboa.

A AMP havia contestado a transferência para Lisboa de

ESPAÇOS COMERCIAIS

Cem casos de furtos e roubos este ano A PSP do Porto apresen-tou, este ano, para julga-mento cerca de 100 casos de suspeitas de furtos e roubos em espaços co-merciais. «Em muitas des-tas situações, os suspeitos foram entregues de ime-diato à polícia pelos co-merciantes ou seus fun-cionários, por vigilantes de segurança privada ou por cidadãos em geral», refere a PSP.

RTP/PORTO

«Lisboetização» da programação O cabeça-de-lista do CDS--PP do Porto nas legislati-vas de 2011, Ribeiro e Cas-tro, criticou ontem a «lis-boetização» da progra-mação da RTP e defendeu que seja revista a decisão de transferir da RTP Porto programas como Praça da Alegria. «A RTP é a Rádio Televisão Portu-guesa, não é a RTL Rádio e Televisão de Lisboa e portanto todas estas decisões que indiciam espírito pequenino e cen-tralizador são negativos», alertou Ribeiro e Castro.

MATOSINHOS

Água racionada poupa 78 mil euros O plano de redução do consumo de água em prática na Unidade Local de Saúde de Matosi-nhos/Hospital Pedro Hispano já permitiu uma poupança acumulada de 78 610 euros, revelou a unidade hospitalar, o que corresponde a uma dimi-nuição de 34 999 m3, ou seja, o equivalente a 14 piscinas olímpicas.

NATAL

Metro acaba às 22h na segunda-feira Na noite da consoada, a operação do metro do Porto acaba às 22h. No dia de Natal, a frequência nas Linhas Azul e Amarela é de 15 minutos e nas restantes linhas é de 30.

TRANSFERÊNCIA DE FUNDOS COMUNITÁRIOS Tribunal europeu deu razão ao Governo

Área Metropolitana em silêncio até ser notificada pela UE

Só localidades das regiões elegíveis

Análise da decisão só depois de anúncio oficial. Fundos de regiões pobres rumam mesmo para Lisboa.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

ra, do Trabalho e da Solidarie-dade Social, sobre a utilização de fundos da UE. O TJUE con-siderou, no entanto, que o uso de fundos europeus não «infrin-giu» as regras de elegibilidade geográfica do regulamento.

Sede da Área Metropolitana é na cidade do Porto, agrupando um total de 16 municípios

10 SEGUNDOS

Ginásio low-cost em 2013 O Espaço t, associação de apoio à integração

social através da arte, quer abrir em 2013 no Porto um ginásio low-cost (grátis ou a cinco euros o ingresso), uma escola de râguebi no Bairro do Aleixo e centros de infor-mática, formação e empre-endedorismo social. Com a finalidade de «gerar recei-

ESPAÇO T

tas», o Espaço t, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, abriu ontem, na Rua do Vilar, a primeira Loja da Felicidade. Se-gundo o fundador do Espaço t, Jorge Oliveira, a ideia é procu-rar uma «maior sustentabilida-de financeira, para continuar com sucesso a desenvolver a missão que tem vindo a desen-volver há 18 anos».

Prosegur substitui Boavex no apoio comercial O novo fornecedor para o serviço de apoio comer-

cial nas estações da rede do me-tro do Porto é a Prosegur, que inicia os trabalhos a 1 de Janei-ro de 2013, informou ontem a Prometro (Via Porto). O anún-cio surgiu depois de cerca de 90 trabalhadores da Boavex – que

METRO DO PORTO

prestam serviço nas estações da rede do metro do Porto e que receberam no início do mês uma carta de demissão – se terem concentrado na estação da Trin-dade do metro do Porto para exigir a manutenção dos postos de trabalho. Questionada sobre o porquê da não renovação do

contrato dos trabalhadores da empresa Boavex, a Prometro (Via Porto), responsável pela operação e manutenção do sis-tema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto, expli-cou que a alteração tem por ba-se uma «melhor eficácia e ser-viço de apoio ao cliente».

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publi-cação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Re-dacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Su-sano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunis-tas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafis-mo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenado-ra), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua Jo-sé Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departa-mento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana San-tana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pin-to; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Ma-chado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

20h30, Sexta RESTAURANTE CASARÃO

Na Rua Arca de Noé, junto à Praia de Salgueiros, em Gaia, encontra-se o Casarão, restaurante de cozinha regio-nal portuguesa muito afa-mado. Fundado em 1981, ofe-rece aos seus clientes um cardápio recheado de bom gosto, em que se destaca o bacalhau recheado com pre-sunto e o arroz de marisco, confeccionados no momento da escolha do cliente, e acompanhados por um toque de arte, da anfitriã Helena Félix. A decoração é simples mas muito requintada. Cá fora, à distância de meia dúzia de passos, está o mar, com um longo passadiço aos pés, por onde poderá passear depois de um belo jantar.

24h00, Sábado DISCOTECA BATÔ

É um dos mais antigos espaços de animação noc-turna do Grande Porto e do País, mas não é por isso que deixa de estar actual e sem-pre com a casa bem com-posta. No interior deste espaço mítico de Leça da Palmeira, em Matosinhos, um barco navega ao som da música alternativa. Há um ano, celebrou os seus 40 anos de existência com um livro e uma expo-sição que reuniu as fotogra-fias tiradas pelas várias gerações de clientes do espaço, provando que no Batô todas as idades cabem e que os filhos podem sair à noite com os pais. Noites animadas são uma garantia.

ANIMAÇÃO

FORA DE HORAS

Page 5: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

6ª Feira · 21 de Dezembro de 2012 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIALtingência para uma eventual si-tuação de ruptura no mercado.

Apesar de reforçar a ideia de que não há risco para a po-pulação, Eurico Castro Alves confirmou, citado pela agência Lusa, que as «centenas de ins-pecções» realizadas pelo Infar-med apenas encontraram «si-tuações pontuais», o que con-firma que «não há uma falha significativa de medicamen-tos». Inspecções feitas depois de a indústria farmacêutica ter indicado publicamente a expor-tação paralela como uma das principais causas das falhas de abastecimento.

Os utentes são convidados, por isso, a ajudar e, num mês, contaram-se 51 queixas sobre falta de remédios nas farmá-cias, referentes a 49 medica-mentos, 16 dos quais já sinali-zados pelo próprio Infarmed. Quanto a 27, os laboratórios já tinham anunciado previamen-te a ruptura de stock e sobre os restantes oito a informação não estava fundamentada.

«Se tem dificuldade em encontrar o medicamen-

to de que necessita na farmá-cia, contacte-nos.» A mensa-gem surge à entrada do site do Infarmed, que confirma estar atento à questão do abasteci-mento de remédios. Ontem, o presidente da autoridade do medicamento garantiu mesmo que existe um plano de con-

MEDICAMENTOS Infarned garante que não há risco, mas decide precaver-se

Plano de contigência para falta de remédiosAutoridade já recebeu 51 queixas de utentes sobre faltas nas farmácias.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

Indústria denunciou exportação paralela como causa das falhas

Nunca vou deixar de ser “do Destak”

Estou a escrever sentada na mesa de um café, um pão-de-leite com fiambre meio trin-

cado à minha frente, e a Coca--Cola por beber. Raramente me sento numa pastelaria, sou mais de agarrar no pão e de o ir trincando pelo caminho, num claro desrespeito pelas regras das refeições à mesa, numa revolta ainda adoles-cente, desconfio, contra os mandamentos dos meninos bem comportados. E se não me sento para comer, muito menos para ler ou escrever, pela simples razão de que a conversa das pessoas à minha volta, e quanto mais des-conhecidos melhor, me atrai como um íman. Quero saber mais sobre elas, fascinam-me as suas histórias, e tenho de fazer um esforço gigantesco por não me meter na con-versa, fazendo mil perguntas, dando a minha opinião ou par-tilhando da indignação ou da alegria. E, no final, fica sempre a vontade enorme de, mais tarde, partilhar aquelas vidas com quem me queira ouvir, ou ler.

Mas hoje estou aqui sentada, e é aqui mesmo que decidi escrever este texto, porque é tão difícil e tão diferente de

todos os outros que, de uma forma estranha, não pode ser escrito nos lugares do costume, sentada no meu gabinete num computador portátil encarnado de letras já gastas, nem tão pouco em casa, com o verde das árvores que me enche a janela. Não planeei nada disto, entrei só para comer, mas apetece-me ficar, com a força com que o nosso inconsciente nos consegue surpreender, talvez porque é na rua que estão os leitores do Des-tak, porque é este o lugar onde diariamente o jornal toca e muda

a vida das pessoas. E, afinal, é aos leitores do Destak, e à minha fan-tástica equipa, que quero agrade-cer estes cinco anos e meio em que fui directora do melhor gra-tuito português (que me perdoe a concorrência, nem em tempo de Natal consigo deixar de o dizer). E talvez me queira despe-dir de todos vocês aqui da rua, porque é na rua que todos os dias vou receber o jornal, com uma enorme satisfação e orgulho. Porque sei que nunca vou deixar de ser “do Destak”.

É aos leitores que quero agradecer estes cinco anos e meio como directora Contratação

extraordinária de professores

O ministro da Edu-cação avançou ontem

que, no próximo ano, vão abrir 600 vagas nos qua-dros para professores que tenham trabalhado nas es-colas públicas pelo menos 365 dias nos últimos três anos. Um concurso extraor-dinário a ocorrer «nos pró-ximos três a quatro meses» e que se justifica, segundo Nuno Crato, pelo «reconhe-cimento de que é devida jus-tiça a um grande número de professores que há muitos anos estão a trabalhar para a educação dos jovens e se encontram contratados».

EDUCAÇÃO

Nuno Crato vai abrir concurso para mais 600 professores

MIGUEL A LOPES/LUSA

Venda da TAP afinal não avança O Governo recusou a proposta do grupo Synergy, do empresá-rio German Efromovich, para a compra da TAP, por falta de garantias bancárias. Este recuo não afecta a venda da ANA.

CLICKLAURA HAANPÄÄ

PUB

Page 6: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

6ª Feira · 21 de Dezembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

PUB

Para uns é igual ao litro, para outros não é. De-

pois de a Associação de Defe-sa do Consumidor divulgar um estudo comparativo em que se determinava que «as vanta-gens alegadas pelos combus-tíveis aditivados não são signi-ficativas», depressa o sector petrolífero veio contestar es-sas conclusões.

Críticas que a DECO agora rebate. Quanto ao facto de só terem sido usados carros novos nos testes, explica-se que era a

Continua a polémica entre os produtos de marca e os de baixo custo

CONSUMO Associação rebate críticas do sector petrolífero

DECO mantém pressão sobre os combustíveis aditivados

JOÃO FERRÃO

única forma de garantir a igual-dade dos motores, do mesmo modo que os clientes nunca fo-ram informados que, aparen-temente, os benefícios seriam maiores em viaturas mais an-tigas. Também não se aceita a crítica de terem sido testados

diferentes lotes, pois se o preço é o mesmo, também a qualida-de o deveria ser.

Por isso, suportada nas 42 mil assinaturas recolhidas, a DECO pede a criação de uma entidade reguladora que «com-prove as alegações do sector».

Benefícios maiores em carros mais velhos é uma nuance que nunca foi revelada aos consumidores.

JOÃO MONIZ [email protected]

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

Eu devia falar do Natal, mas não me apetece. O Natal é uma mensagem de humanismo e

de esperança, mas, para onde quer que eu me vire, tudo o que vejo contradita essa men-sagem. Fomos enredados por uma teia de forças sem nome nem regras que nos reduziu à impotência. Chamam-lhe o Mercado. Por detrás dele estão os chamados Bancos de Investimento, governados por gente sem escrúpulos que não cria riqueza, mas usa todos os expedientes para ganhar à custa do trabalho dos outros que, simultanea-mente, vai empobrecendo. Usam a tecnologia que o trabalho humano criou para

O Natal do capitaltransferirem o capital ao nanossegundo entre as subidas e descidas da bolsa. Usam a tecnologia para não verem os rostos do sofri-mento que provocam, agora que os transformaram em números, estatísticas e gráfi-cos assépticos. Usam-na para criarem modelos académicos onde vão testando o seu poder tal como se retomas-sem os jogos de computador da adolescência, da qual

nunca saíram. Usam a tecno-logia para venderem ilusões comerciais e criarem uma civilização tablóide onde des-troem os políticos que se lhes opõem e adormecem o pen-samento crítico dos cidadãos que exploram. Governado pelas mais som-brias motivações humanas, o mundo está hoje à deriva e sem valores. Retiraram-nos a esperança, destruíram a confiança, aboliram o huma-nismo, roubaram-nos o Natal. Seria bom sonharmos com a mensagem de amor que o Natal nos traz. Mas seria me-lhor livrarmo-nos do pesadelo em que estamos enredados.

«Retiraram-nos a es-perança, destruíram a confiança, aboliram o humanismo, rouba-ram-nos o Natal»

Page 7: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 21 de Dezembro de 2012

PUB

Homens e mulheres po-dem ser diferentes, mas

a partir de hoje, no que toca ao pagamento de seguros, as dife-renças dão lugar à igualdade. A informação comunicou-a a Comissão Europeia, forçando as companhias de seguros no espaço comunitário a aplicar os mesmos preços a mulheres e homens. Isto depois de o Tri-bunal de Justiça da UE ter de-cidido que prémios diferentes com base no sexo são incom-patíveis com as leis europeias.

Viviane Reding confirmou o fim da diferença entre os sexos

UNIÃO EUROPEIA Já não é possível cobrar preços diferentes pelo mesmo produto

Igualdade entre sexos chega ao sector dos seguros

E o sexo era mesmo o que determinava a avaliação do ris-co em produtos como o segu-ro automóvel, seguro de vi-da/rendas e ainda seguro de saúde privado, cujos preços de-vem sofrer, a partir de agora, algumas alterações.

De acordo com Viviane Re-ding, vice-presidente da Comis-são Europeia e Comissária para a Justiça, «o sector dos seguros dispôs de mais de um ano para preparar a transição para um sistema de preços uni-forme».

Sexo determinava avaliação do risco em produtos como o seguro automóvel ou o de saúde privado.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

MP instaura sete inquéritos a manifestantes

O Ministério Público instaurou sete inqué-

ritos na sequência dos tu-multos ocorridos na mani-festação de 14 de Novem-bro, após queixa da PSP por resistência e coacção con-tra a autoridade e motim, in-formou o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Os inquéritos im-plicam a recolha de prova e a convocatória de arguidos e de testemunhas e esclare-ce que não há inquéritos «contra pessoas por parti-ciparem na manifestação».

JUSTIÇA

Queixas da PSP por coacção e motim na origem da decisão

VÍTOR MOTAUNIÃO EUROPEIA

Acordo para pescas beneficia Portugal

Em Bruxelas, e ao fim de 15 horas de nego-

ciação, Portugal conseguiu um aumento de 2,5% nas quotas de pesca para 2013. Bacalhau (20%), pescada (15%) e carapau (31%) são as espécies com maior aumento na captura permitida.

REINO UNIDO

25 mil novas inscrições nos consulados lusos

Os dois consulados portugueses no Reino

Unido realizaram um número recorde de 25 mil novas ins-crições em 2012, mas o total de residentes no país conti-nua incerto. O consulado- -geral de Londres tem agora 172 mil inscritos e o posto de Manchester tem 69 mil.

ESTADOS UNIDOS

Autor do massacre temia ser internado

Enquanto as autorida-des ainda procuram

uma explicação oficial para o massacre numa escola de Newtown, os jornais locais dizem que o autor do aten-tado temia ser internado pela mãe e que tinha ciúmes dos seus alunos na escola.

UNIÃO EUROPEIA

Maior cooperação para superar a crise

A grande maioria dos europeus (85%) consi-

dera que os Estados-mem-bros devem cooperar mais estreitamente para ultrapas-sar a crise. O mesmo Euroba-rómetro revela que 89% dos portugueses avaliavam a situação económica do País como «má».

A beatificação de Paulo VI Bento XVI reconheceu

ontem «as virtudes herói-cas» de Paulo VI, primeiro passo para a beatificação.

NO

GLOBO

Page 8: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

6ª Feira · 21 de Dezembro de 201208 ·

NATAL em DestakDAR E POUPAR

Prendas ‘faça você

mesmo’

Que os portugueses estão mais pessimistas

e farão um esforço para gas-tar menos neste Natal já não é segredo. Foi precisamente esta a conclusão do Xmas Sur-vey, estudo anual da consulto-ra Deloite que analisa as in-tenções de compra dos consu-midores. Para 68%, o seu orça-mento para compras natalí-cias diminuiu exponencial-mente, essa é a verdade.

Cada lar terá em média cerca de 464 euros para gas-tar, com grande parte deste orçamento destinado à com-pra de presentes, mais preci-samente 233 euros. Com me-

VERA VALADAS FERREIRA [email protected] Livros são prenda mais desejada

Apesar de, este ano, 49% dos portugueses afirmarem que vão comprar presentes para menos pessoas, as crianças terão um lugar de destaque, com mais de metade do orçamento dis-ponível a estar reservado para a compra de presentes para os mais novos. Para os portugueses, os presentes mais desejados em 2012 são dinheiro (58%) e livros (51%), seguidos de vestuário e calçado (44%), e de viagens (43%). No sentido oposto, em termos de intenção de compra, os livros também lideram a tabela com 48%, seguidos do ves-tuário e calçado (36%) e dos tradicionais chocolates (31%).

Em tempos de crise, com menor orçamento disponível, o factor preço torna-se deveras determinante no momento da aquisição de

um produto. Segundo o ‘Xmas Survey da Deloite’, 95% das pessoas não comprarão um presente sem antes ter em atenção o seu valor.

Por isso, há já quem arregace mangas e exercite dos seus dotes de artesão, produzindo as suas próprias oferendas.

nor orçamento disponível, o factor preço torna-se determi-nante no momento da aqui-sição de um produto, com 95% dos consumidores a admiti-rem que não comprarão um presente sem antes ter em apurada atenção o seu valor.

Muitos procuram pechin-chas em saldos e promoções, embora estes ainda sejam es-cassos nestas alturas do ano. Outros procuram artigos lá em casa, possíveis de serem “reciclados”, que é como quem diz encontrarem novos donos que lhes dêem verdadeiro uso. Roupas que já não servem e/ou das quais nunca gos-támos estão no top da lista neste tipo de prendas. Mas há também quem alivie as estan-

tes de discos e livros que já não querem. Há quem leve o tru-que do ‘amigo secreto’, habi-tualmente reservado aos jan-tares de amigos, para o seio da família (é uma grande tendên-cia este ano). E até quem vá mais longe, numa onda cada vez vigente, e produza as suas próprias oferendas.

Qual artesão de trazer por casa, são cada vez em maior número os portugueses que arregaçam mangas e exerci-tam os seus dotes criativos. É o conceito “faça você mesmo” aplicado ao Natal. Colares e pulseiras de missangas, gan-chos e crachás, casacos, meias e cachecóis de malha, compo-tas, geleias e conservas varia-das, velas e sabonetes de for-

mas originais, azeites e sais aromáticos, bolos, bolachas e bombons que são um pecado, vale tudo, desde que feito com muito carinho. Quem recebe, apreciará certamente o gesto e quem dá não sofre um rom-bo tão forte no seu orçamen-to. Também pode oferecer jantares e serviços domésti-cos, numa espécie de bolsa de voluntariado. Basta puxar pe-la imaginação e verá que en-contrará a prenda adequada.

Agora não vá é entusias-mar-se e comprar o tecido “xpto” para forrar uma caixa de sapatos e transformá-la num guarda-jóias. Ou gastar mais dinheiro com o embrul-ho do que propriamente com a prenda, ‘tá a ver?

Page 9: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 10: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 11: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 12: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 13: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,
Page 14: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 15: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 16: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 17: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

Sabonetes de glicerina

A minha proposta é atrever-se a fazer em casa sabonetes de gli-cerina com cores e aromas para oferecer aos amigos e à família. Sabe aquelas formas de areia com que os miúdos brincam na praia? Dão divertidos moldes. Basta comprar glicerina em barra numa drogaria e depois acrescentar-lhe corantes alimentares de modo a obter diferentes cores e sabores. VERA VALADAS FERREIRA

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

6ª Feira · 21 de Dezembro de 2012 · 09

As nossas ESCOLHAS

PUB

A carta

Papel, caneta e envelope. É o que precisa para dar um presente especial a alguém especial. À antiga, escrita à mão e enviada pelo correio. Porque há coisas que não se dizem. Escrevem-se. Para serem lidas e relidas. Porque rece-ber palavras é um privilégio para quem as escreve e as lê. Porque o Natal é a altura certa para dizer as palavras certas a quem merece. FILIPA ESTRELA

Álbum de fotografias

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine tudo o que pode dizer com um mini-álbum fotográfico. Arranje um bloco de notas que tenha por casa, recorte caras de fotografias de amigos ou familiares e componha a capa do bloco. As fotos não precisam de estar todas alinha-das. Jogue com a disposição das caras! Na primeira página, deixe uma dedicatória. RAQUEL MADUREIRA

Doces, poemas e calendários

Limpar a casa para surpreender a mulher; ajudar os mais pequenos a fazer biscoitos com formas natalícias para dar a avós e tios; e confeccionar doces, licores e azeites aromatizados são tudo boas ideias para presentear quem mais ama sem gastar muito. Pode ainda oferecer poemas personalizados, fazer cachecóis ou um calendário com fotos de família. PATRÍCIA SUSANO FERREIRA

Trabalhos ‘manuais’ digitais

Como Fazer Quase Tudo. O livro que me ensinou nos anos 1980 a fazer desde uma casa na árvore até assar marshmallows na fo-gueira ainda é útil, mas está velhinho. Mas para esta época sugiro algo digital: a aplicação para iPad Foldify (1,79€) permite-nos criar, decorar, personalizar carros, bonecos, cubos e afins. Depois é imprimir, dobrar no picotado e ficamos com um objecto em 3D. JOÃO TOMÉ

Música ‘pessoal’

Tinha de puxar a brasa à música, e revelar uma ideia verídica – que vai ser posta em prática este ano: presentear o/s mais chegado/s com um CD mix, mesmo à antiga, voltar ao semi-piroso mas esquecido conceito de ‘músicas que nos lembram (ou para alegrar) esta pessoa’. Mas atenção, nada de piratarias que com isso ninguém ganha. No iTunes e afins paga uns 0,99€ por tema! PATRÍCIA NAVES

Bolachas, bolachinhas

Há dezenas de receitas diferen-tes, umas mais fáceis que outras, que prometem trazer de volta o cheiro típico da quadra. É só jun-tar o útil ao agradável: a canela e o gengibre perfu-mam-lhe a casa e, ao mesmo tempo, fica com uma fornada de bolachas para distribuir pelos amigos. E se for mais aventureiro, pegue na tesoura e cola e faça uma caixa para as levar. CARLA MARINA MENDES

Preparado para bolos

O Natal, como o Inverno, é o tempo por excelência para devo-rar bolos, scones ou bolachas. Por isso ajude os ‘preguiçosos’ a des-frutar das maravilhas da cozinha caseira. Basta colo-car todos os ingredientes secos da receita (já pesados e em camadas) num frasco de vidro transparente e juntar-lhe a receita (com a quantidade dos ingredien-tes líquidos precisos e outras instruções). JOÃO MONIZ

Page 18: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

pa, teve um presente “envene-nado” ao calhar com uma das equipas a evitar, os alemães do Bayer Leverkusen – actual-mente 2º da Bundesliga, atrás do Bayern Munique. As águias tinham como adversários pre-feridos o Basileia (que eliminou o Sporting), Sparta Praga ou BATE Borisov. Ainda assim evitaram o At. Madrid de Fal-cao, Tiago e Sílvio (joga com o Rubin Kazan) e o Tottenham de André Villas-Boas (enfren-ta o Lyon, num dos principais jogos da eliminatória).

Rui Costa, representante do Benfica no sorteio, lembrou o famoso empate (4-4) das águias com o Leverkusen na Ale-manha, na 2ª mão dos quartos--de-final da Taça das Taças 1993/94, onde o ‘maestro’ mar-cou o golo que valeu ao clube luso a passagem às meias-finais da prova. Em caso de triunfo, o Benfica mede forças com o D. Kiev (de Miguel Veloso) ou o Bordéus.

Ferguson leva garrafa a ‘José’ Na Champions, destaque para o embate entre Real Madrid e Man. United, com Alex Fergu-son a dizer que levará «bom vinho» para o seu amigo «Jo-

Os dois sorteios para as provas europeias resul-

taram em “presentes” diferen-tes para as duas únicas equi-pas portugueses ainda em competição. O FC Porto, a ac-tuar na liga milionária e com nomes mais sonantes como hi-pótese para os oitavos-de-final, tinha como adversários mais atractivos o Schalke 04 ou o Málaga. Acabou por calhar a equipa espanhola, que até está mais perto de “casa” e conta com os portugueses Eliseu e Duda e ainda o ex-benfiquista Saviola e Onyewu (empresta-do pelos leões). Os portistas evi-taram assim tubarões como Man. United ou Barcelona.

«Não há preferidos nem in-desejáveis», disse ontem Pinto da Costa, lembrando que a equipa comandada por Manuel Pellegrini tem a «defesa me-

SORTEIO EUROPEU FC Porto joga perto, em Málaga, na Champions; Benfica revê Leverkusen, na Liga Europa

Águia na Alemanha e dragão com ‘presente’

Ferguson reserva «bom vinho» para confronto com amigo José Mourinho e ex-pupilo Ronaldo.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LAURENT GILLIERON/EPA

Sorteio da Champions ditou três encontros considerados ‘grandes’

Campeã europeia dos 10 mil metros vai estar presente

Dulce Félix, Jéssica Augusto e Rui Silva

serão alguns dos atletas portugueses que vão parti-cipar na V edição da São Silvestre de Lisboa, com o recorde de sete mil ins-crições, e que estão já esgo-tadas a três semanas do evento. A prova, que se dis-puta a 29 de Dezembro, tem este ano como novida-de a partida na Avenida da Liberdade, pelas 17h30, mantendo a tradicional “guerra dos sexos”, um de-safio com todos os atletas.

ATLETISMO

Deus Maradona e Adão Messi na capa da ‘Gazzetta’

O diário desportivo italiano Gazzetta del-

lo Sport adaptou a pintura A Criação de Adão, de Mi-guel Ângelo, que se encon-tra no tecto da Capela Sis-tina, para fazer um exercí-cio peculiar: «Caso se veri-fique a remota possibilida-de de a profecia maia estar certa, resolvemos fazer uma selecção do melhor e do pior da história do des-porto.» Em destaque estão Messi (como Adão), Mara-dona (como Deus) e depois nomes como Michael Jor-dan, Roger Federer, Usain Bolt ou Ayrton Senna.

INSÓLITO

LUSA

Jornal adaptou pintura de Miguel Ângelo ao desporto

DR

São Silvestre conta com Dulce Félix e companhia

ENTREVISTA

Ronaldo orgulhoso de ser português Cristiano Ronaldo con-fessou que sentiu «muito orgulho em ser portu-guês» durante o Euro 2012, prova na qual a Selecção só foi eliminada nas meias-finais, diante da Espanha. «Estivemos muito bem no Euro 2012», disse o jogador que admi-tiu que o possam achar arrogante porque «quan-do estou em campo não sou uma pessoa que se ria muito», pois «levo sempre as coisas a sério».

TURQUIA

Quaresma rescinde com Besiktas Agora é oficial. Ricardo Quaresma e o Besiktas acertaram a rescisão do contrato, anunciou o clube turco, depois de atleta e clube terem estado em litígio. O jogador vai receber 1,4 milhões de euros nos próximos três meses.

BENFICA

Bilhetes do clássico à venda para todos O clube da Luz colocou os bilhetes para o Benfica-FC Porto de 13 de Janeiro, da 14.ª jornada da Liga, abertos ao público em geral, depois da venda exclusiva para sócios.

BARCELONA

Operação de Tito Vilanova foi normal O Barcelona anunciou no seu site que a intervenção cirúrgica a que foi subme-tido o treinador da equipa, Tito Vilanova, decorreu como planeado.

10 SEGUNDOS

6 Fevereiro é a data em

que a Selecção defronta o Equador no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

LAURENT GILLIERON/EPA

Leverkusen é o segundo da Bundesliga e está no caminho do Benfica

CHAMPIONS – OITAVOS VALENCIA 12 FEV PARIS SG CELTIC 12 FEV JUVENTUS SHAKHTAR DON. 13 FEV BOR. DORTMUND REAL MADRID 13 FEV MAN. UNITED ARSENAL 19 FEV BAYERN MUNIQUE FC PORTO 19 FEV MÁLAGA GALATASARAY 20 FEV SCHALKE 04 MILAN 20 FEV BARCELONA 2.ª MÃO DE 6 A 13 DE MARÇO

«Temos feito viagens de 4 e 5 horas e a pro-ximidade permite ter apoio de portugueses e portistas» PINTO DA COSTA PRESIDENTE DO FC PORTO

«Não estaremos mais assustados do que eles por terem calhado com o Benfica» RUI COSTA DIRIGENTE DO BENFICA

LIGA EUROPA – 16-AVOS BATE BORISOV 14 FEV FENERBAHÇE INTER DE MILÃO 14 FEV CLUJ LEVANTE 14 FEV OLYMPIACOS ZENIT 14 FEV LIVERPOOL DÍNAMO KIEV 14 FEV BORDÉUS B. LEVERKUSEN 14 FEV BENFICA NEWCASTLE 14 FEV METALIST KHAR. ESTUGARDA 14 FEV GENK AT. MADRID 14 FEV RUBIN KAZAN AJAX 14 FEV STEAUA BUCAR. BASILEIA 14 FEV DNIPRO DNIPRO ANZHI 14 FEV HANNOVER 96 SPARTA PRAGA 14 FEV CHELSEA BOR. MÖNCHENG. 14 FEV LAZIO TOTTENHAM 14 FEV LYON NÁPOLES 14 FEV VIKTORIA PLZEN 2.ª MÃO JOGA-SE DIA 21 FEVEREIRO

nos batida» da La Liga (onde é 4º), mostra «consistência» e na Champions não tem derrotas.

Quem também reagiu ao confronto foi Saviola, que avi-sou os espanhóis: «o FC Porto é muito difícil de derrotar no seu campo, é muito físico e com muita intensidade».

Benfica conta com a história Já o Benfica, relegado para os 16-avos-de-final da Liga Euro-

sé» [Mourinho] e está desejo-so de rever o ex-pupilo Ronal-do. O Barça defronta o Milan, enquanto o Bayern Munique tem como rival o Arsenal.

6ª Feira · 21 de Dezembro de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Page 19: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 20: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

Concerto de Fado Violado no sábado O Contagiarte – Espaço de sensibilização, for-

mação e dinâmica culturais, no Porto, recebe este sábado, às 22h, um concerto de Fado Violado.

O grupo surgiu em Sevilha no ano de 2008, quando Ana Pinhal (voz) e Francisco Al-

CONTAGIARTE

meida (guitarra espanhola), à época a morar naquela cida-de a fim de aprenderem fla-menco, foram convidados por um par de bailarinos de tan-go argentino a montar um pe-queno espectáculo onde se pretendia que o fado fosse bai-lado à luz desta arte argenti-

na. Mais tarde viriam a prepa-rar, com a colaboração de uma bailadora de flamenco e um bailarino contemporâneo, o espectáculo El Fado, O Fla-menco.

Os bilhetes para o concer-to do grupo, à venda no local, custam quatro euros.

CONFIRMAÇÕES SBSR

Efterklang, TOY e Manuel Fúria Depois da confirmação dos Arctic Monkeys e Queens of The Stone Age, o 19.º Super Bock Super Rock anuncia três novos nomes. Efterklang é uma das bandas mais alician-tes do rock experimental europeu. Já TOY é uma das sensações do novo psicadelismo britânico. Manuel Fúria junta-se ao cartaz com o melhor que se faz na pop contem-porânea. Até 31 de Janeiro, o Fã Pack SBSR FNAC de três dias tem o preço especial de 80 euros. A partir de Feve-reiro, passa a 90 euros. O bilhete para um só dia é 48 euros.

BLOGGERS

Família Clix com novos membros O Clix abraça quatro novos blogues na sua família. Os projectos Pais de Quatro (João Miguel Tavares e Teresa Men-donça), Barriga Mendinha (Rita Mendes), A mulher é que manda (Mónica Santana Lopes) e Mapshow (Marta Aragão Pinto) vão assim juntar-se a nomes como A Pipoca Mais Doce, Cocó na Fralda, O Arrumadinho ou Stylista.

BBGOURMET

Receba em casa a ceia da consoada Para facilitar a vida a quem é o anfitrião da consoada ou do jantar de ano novo, o bbgourmet prepara todos os sabores natalícios e entrega-lhe em casa o menu com-pleto. Na vasta carta encontra, entre outros, bacalhau cozido, polvo ou peru recheado. A doçaria artesanal, como bolo rei, pão-de-ló, pudim abade priscos, rabanadas e sonhos também não vão faltar. A informação por-menorizada de preços e iguarias disponíveis está em bbgourmet.net.

grafias natalícias que prome-tem desafiar o imaginário in-fantil e também dos adultos.

Inspirado no mundo mági-co dos sonhos dos mais novos, esta apresentação de entrada livre dá vida a uma história de Natal, num musical repleto de acrobacias graciosas no gelo.

Aulas de patinagem Desafiando miúdos e graúdos, esta animação vem, segundo o centro comercial de Viseu, «dar a conhecer a carismáti-ca pista de gelo, situada no piso 3 do Palácio do Gelo Shopping». Com cerca de 600 metros quadrados de pura di-versão, este espaço sugere momentos de partilha, inspi-rando os clientes do centro

A pensar nos mais crescidos, o centro comercial sugere ainda

uma visita ao bar do gelo ou a promessa de uma noite diver-tida na discoteca Ice Club. O Palácio do Gelo proporciona também a oportunidade de todas as crianças tirarem uma fotografia com o Pai Natal.

Porque o Natal combina com frio e com neve, o

Palácio do Gelo Shopping, lo-calizado em Viseu, acolhe, no próximo domingo, às 15h30, um espectáculo de Natal que transforma a pista de gelo do centro comercial num pal-co onde os desejos de uma criança surgem personifica-dos num conjunto de coreo-

VISEU Pista de gelo de centro comercial transformada em palco de sonhos

Espectáculo de Natal no gelo

Bar e discoteca para adultos

Programa marcado para este domingo. Coreografias de Natal preparadas para crianças e adultos.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

a inscreverem-se nas aulas de patinagem ou, se preferirem, optar simplesmente por pati-nagem livre. Este espectácu-lo insere-se na programação da quadra natalícia do espaço comercial.

Visitantes do Palácio do Gelo podem patinar livremente ou inscrever-se em aulas de patinagem

TOME

NOTA

DARK SKY ALQUEVA

Céu Dark sky Alqueva está em destaque

O Dark Sky Alqueva apresenta a partir de hoje, às 18h, na Torre de Mena-gem de Monsaraz, a expo-sição de fotografia Dark Sky Alqueva – Imagens à Luz das Estrelas, Um Céu sem-Fronteiras, que junta os astrofotógrafos Miguel Claro e Babak Tafreshi.

Passagem de ano com paisagens brancas

Presépios, cânticos, caminhadas e pro-

gramas festivos garan-tem animação nas Al-deias do Xisto, onde há várias sugestões para passar o ano. Escolha um dos programas perfeitos, em casas tradicionais, tu-rismo rural, agro turismo, hotéis ou estalagens, e entre com o pé direito em 2013. Em pleno coração da região beirã, este é um local cheio de magia e tra-dição. Em Penela, descu-bra o presépio que dá as boas-vindas até ao Dia de Reis. Também o presépio

vivo no Parque Biológico da Serra da Lousã merece uma visita até dia 28. Informações em aldeiasdoxisto.pt.

Se preferir sair do País, rume ao Norte da Europa, com as escapadinhas de fim de ano, da Nordictur. Cope-nhaga, Helsínquia, Oslo, Ber-gen e Estocolmo são as cida-des escolhidas, para quatro dias de viagem. Com preços desde 760 euros estão incluí-dos os voos, três noites de alojamento, um cartão tu-rístico e seguro. Partidas de Lisboa a 29 ou 30 de Dezem-bro. Mais em nordictur.pt. FILIPA ESTRELA

RYANAIR

Vá para fora cá dentro por 16 euros

A companhia aérea low cost Ryanair disponibiliza luga-res a partir de 16 euros na sua rota doméstica Porto- -Faro. As viagens podem ser usufruídas nas segun-das, quartas e quintas de Janeiro. Durante o Inverno, esta rota opera cinco vezes por semana.

ViagensFAÇA AS MALAS SEM PENSAR DUAS VEZES

6ª Feira · 21 de Dezembro de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

DR

123RF

LUÍS COSTA

Page 21: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB

Page 22: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,
Page 23: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

NATAL Filmes familiares, concursos, concertos, circo, programas de humor, é vasta a oferta nos canais generalistas e por cabo

Se o comando fosse nossoEm cada quadra festiva, a família reune-se à volta da mesa sempre posta. Nestes dias, a televisão é também uma companhia, para muitos a única. Este ano no Destak, em vez de anunciarmos o que dá na TV, imaginámos uma programação ideal, banindo o que já não suportamos ver. E já que de sonhos se trata, até guardámos um lugar à mesa para uma celebridade.

CINEMA NO SOFÁ

DIA 21 TVCINE 1, 21H30

A INVENÇÃO DE HUGO

Esta 1.ª película de Martin Scorsese em 3D, galardoada com cinco Óscares de teor mais técnico, relata as aventuras de um órfão que vive escondido numa estação de comboios da Paris dos anos 30. Jude Law e Ben Kingsley são os nomes mais sonantes do elenco.

DIA 22 RTP2, 22H35

SERENATA À CHUVA

«I’m singing in the rain/just singing in the rain»... soa-lhe a familiar na voz de Gene Kelly? Este clássico musical norte- -americano acaba por ser um daqueles filmes que cremos já ter visto dezenas de vezes mas que acabamos sempre por encontrar algo novo.

DIA 23, TVI, 01H45

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

Aviso: será preciso algum estômago para assistir a este retrato do ditador do Uganda Idi Amin, num brilhante desempenho de Forest Whitaker. A fita repleta de realismo conta ainda com a participação de James McAvoy no papel de um médico abnegado e idealista.

AQual o programa (ou tipo de programa) que gostariam de ver na televisão neste Natal?

PERGUNTAS

BQual o programa (ou tipo de programa) que já não suportam ver na televisão na quadra natalícia?

CQual a celebridade nacional ou internacional que convidariam para a vossa ceia de Natal? E porquê?

CARLA MARINA MENDES A) Pode ser cliché, mas porque para mim Natal é mesmo uma festa de família (embora, por vezes, a televisão seja um elemento impor-tante dessa família), nesta festa a TV não entra. Dispensamos a com-panhia das imagens, até porque o melhor de tudo já temos, e ao vivo. B) Há gostos para tudo, mas nos meus o circo fica mesmo de fora. E já agora, se pudesse ficar de fora da televisão também... C) Para ver a minha estrela brilhar ainda mais, celebridades bem-vin-das só mesmo as da fantasia. SpongeBob, Phineas e Ferb (sem esque-cer o Perry), Mickey e companhia, estamos todos à vossa espera!

VERA VALADAS FERREIRA A) Nesta época nunca consigo concen-trar-me muito no pequeno ecrã, mas

não me importava nada de ver uma maratona do concurso So You Think You Can Dance.

B) Bania toda e qualquer comédia com ani-

mais falantes e crianças sardentas. C) Leonard Cohen. É que não dava despesa e era só vantagens: como ancião budista não me parece pessoa de muito alimento, além disso partilhávamos cigarros e à meia-noite tinha direito a um Aleluia ao vivo.

PATRÍCIA NAVES A) Gostava de (re)ver o História Interminável, seguido de O Mundo das Coisas Selvagens. Porque são dois filmes que qualquer criança, adolescente e adulto deveriam ver. B) Nenhum. Até os Sozinho em Casa e Amor Acontece, que nos queixamos de serem repetidos até à milésima, fazem parte. No dia em que deixarem de dar é que fico preocupada com o mundo... C) O Woody Allen e o Thom Yorke. Esperando horas de conversa acompanhada de vinho do Porto. E se mostrassem o reputado mau feitio, iam de castigo para o canto numa jam saxofone/voz.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA

A) Penso que nesta quadra deve-mos optar por ver programas que nos animem e nos façam esquecer um pouco a crise, nem que seja por dois dias (24 e 25 de Dezembro). Por isso, gostava de ver filmes de comédia recen-tes ou programas de humor, mas de qualidade. B) Tudo menos o Sozinho em Casa... Acho que já o vi as 20 vezes ‘obrigatórias’ para decorar as falas e tudo. C) Depois de muito pensar na celebridade que gostava de ter na minha ceia de Natal, cheguei à conclusão que na verdade só quero mesmo estar com a famí-lia e amigos.

FILIPA ESTRELA A) Música no Coração, sempre intemporal e obrigatório. B) Aqueles programas ao vivo pelas terrinhas do nosso país. C) Convidava o músico/actor Jared Leto para uma noite de música pouco natalícia e já agora para o alimentar.

JOÃO TOMÉ A) Filmes para o Natal aquecem o coração. Não para se ver durante o jantar de Natal, mas no antes e depois. Há dois filmes com Bill Murray perfeitos para esta quadra: SOS Fantasmas (de 1988 e do autor dos Goonies e Arma Mortífera, Richard Donner) e o brilhante O Feitiço do Tempo (de 1993, do ‘Caça-Fantasmas’ Harold Ramis) B) A Música no Coração já perdeu o “coração”, de tanta repetição. C) Convidaria a simpática e interessante Amy Adams, que já entrevistei.

RAQUEL MADUREIRA A) Um jogo de futebol, sendo que o Sporting teria de ser uma das equipas em campo. Para que a noite fosse de comédia. B) Os filmes Mary Poppins e Sozinho em Casa. Já não há paciência para ver a senhora a subir com o guarda-chu-vinha e o puto esquecido pelos pais que dá cabo dos ladrões. C) O Ricardo Araújo Pereira. Para ter um jantar de Natal «muito jeitoso».

6ª Feira · 21 de Dezembro de 2012 · 15

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

ISABEL STILWELL A) Sempre a Música no Coração e um dos filmes do Harry Potter. B) Programas lamechas e miserabi-listas, que este ano prometem ser ainda piores na ânsia de mostrar que está tudo mal. C) Não adoro “estranhos” célebres no Dia de Natal, mas o George Clo-oney a descer pela chaminé não estava mal.

JOÃO MONIZ

A) Um documentário/repor-tagem sobre tradições natalí-cias: faz-se muita coisa gira por todo o País, que normal-mente não tem mais do que 2 minutos no telejornal de dia 25... B) Filmes bíblicos: são todos iguais e basta ver uma vez... C) Nuno Markl: é um 2 em 1, uma vez que a Ana Galvão provavelmente viria com ele.

Page 24: GRANDE PORTO PÁGINA 04 Prosegur fica com o Metro · Retirado da nova mixtape AHYA, o videoclip deste single vai ser lançado antes do final do ano. AHYA foi ... grama cultural variado,

PUB