Gotas Reflexivas - Volume I

81
0

Transcript of Gotas Reflexivas - Volume I

Page 1: Gotas Reflexivas - Volume I

0

Page 2: Gotas Reflexivas - Volume I

1

*** Gotas Reflexivas*** Poemas e citações

“Uma coletânea de pensamentos deve ser uma farmácia moral, onde se encontra remédios para todos os males.”

Voltaire

Page 3: Gotas Reflexivas - Volume I

2

Dedicatória

Ao meu pai Salim do Carmo, madeira para toda boa obra;

sempre pronto a carregar mais um no barco.

Á minha mãe Alcidina Chagas do Carmo, árvore frondosa que produziu frutos em todas as estações.

Á minha esposa Gislaine Maria Merotto, fortaleza e refúgio nas horas em que o vento ruge; paciência e doçura no amargor dos

tempos.

Á minha filha Alanys M. X. do Carmo, que nos encanta com o frescor do seu sorriso e ações.

Contato: 42- 9932-6191

Ponta Grossa-PR

©Todos os direitos reservados ao autor

Page 4: Gotas Reflexivas - Volume I

3

Sumário

Dedicatória...................................................................2

Apresentação.................................................................6

Meus Poemas Preferidos (Autorais).....................7

Bolha de Sabão Sinal de Evolução Agradeça Coração Somos Um O Que Fica Marcado Indo Renascido Ciranda da Vida The Night Esperança Nuvem Passageira A Vida é Azul Status Temporal Ciclo da Vida A Vida Engrenagem Urbana Mistérios O Fim do Jogo No Apagar das Luzes Sono Profundo Dias de Abismo Ponto no Infinito Estou O Mar e a Praia

Homenagens.................................................................33

Quero Você Alanys Guaraqueçaba Paranaguá Mãe Rainha Singular Retrato de Mãe In Memoriam

Page 5: Gotas Reflexivas - Volume I

4

Meus Poemas Preferidos (diversos autores)..................41

Cuidado! Livros Bendito Aquele Semeia Leitura Passar Pela Vida Missão Cumprida Sementes Mulher Não Digas Acreditar Sempre Nada Está Perdido Felicidade Você Pode Eu Posso A Beleza O Valor do Tempo O Homem e a Mulher Semeia Sempre O Lado Bom Caminhante Viver é Correr Riscos

Provérbios – Citações – Pensamentos.............................63

Meus Provérbios Preferidos Provérbios Gregos 48 Temas em Provérbios O Amor em Provérbios

Page 6: Gotas Reflexivas - Volume I

5

Apresentação

Adoro escrever poemas desde muito jovem, alguns se tornaram canções, outros permanecem do mesmo jeito como surgiram há anos. Estes poderiam ainda estar escondidos em algum compartimento da casa, mas resolvi lhes lançar ao mundo. Certamente não há um jeito mais prazeroso de aprendermos novas lições e conceitos sobre a vida do que através de poemas, provérbios e citações, sendo assim, junto com os meus sempre reservei um espaço para algumas célebres poesias que me conquistaram ao longo do tempo. Não importa em que página você vai abrir este volume, em cada página há uma pérola ao seu dispor.

Foi do meu pai que herdei o hábito de colecionar provérbios e escrever poemas. É uma terapia que foi se tornando um vício. Escrevemos por simples prazer ou talvez porque seja o meio menos danoso de expressarmos nossa insatisfação com o mundo e um pouco das nossas convicções forjadas ao longo da vida.

O que eu apresento a você neste volume é um viveiro de boas sementes que germinarão e darão frutos em todas as estações. Procure antes a utilidade da mensagem, e não a sutileza da linguagem. Sirva-se!

Vanderlei Xavier Carmo

Setembro/2015

Page 7: Gotas Reflexivas - Volume I

6

Meus Poemas Preferidos

Autorais

Page 8: Gotas Reflexivas - Volume I

7

Bolha de Sabão Saiba que a vida é assim... Frágil como bolha de sabão.. Vem o vento e leva por aí... O sonho que estava em nossas mãos... Ritos e crendices não farão Que o tempo volte Pra nos dar o que levou O que nos resta é não olhar atrás Mas buscar ainda o que restou... No outono as folhas cairão No inverno a vida vai minguar Na primavera os brotos surgirão E no verão você de novo irá brilhar... V.X.C.

Page 9: Gotas Reflexivas - Volume I

8

Sinal de Evolução

No mundo há infinitas criaturas, Cujas existências se entrelaçam em todos os reinos. Conviver pacificamente na diversidade, Somando nas diferenças, É o maior sinal da evolução humana.

Através da reciprocidade o saber de um Se tornará a possessão de todos. Mas a humanidade só evolui pelo sofrimento, Fruto do egoísmo e ganância dos homens, E nada poderá ser feito pela Divindade Se suas criaturas optarem em permanecer Nas trevas da ignorância.

V.X.C.

Page 10: Gotas Reflexivas - Volume I

9

Agradeça Agradeça, sinta-se grato apenas por existir... Agradeça, sinta-se pleno só por saborear a vida. Agradeça, só por ter consciência... Do significado da vida E dos valores que realmente importam. Agradeça, por usufruir esse tempo. Por dividir esses momentos com os que lhe amam. Transborde de gratidão por viver E saber que o seu caminho É de LUZ e do BEM. V.X.C.

Page 11: Gotas Reflexivas - Volume I

10

Coração O coração não canta, Mas transmuta sensações em poemas, Que os poetas escrevem... Que os músicos melodiam, Que os atores interpretam... E até os mais insensíveis Deles se valem na hora da paixão. V.X.C.

Page 12: Gotas Reflexivas - Volume I

11

Somos Um ELOS de uma mesma CORRENTE, CORES de um mesmo ARCO-IRIS, GOTAS de um mesmo OCEANO; ATORES de uma mesma TRAMA, VIAJANTES de uma mesma JORNADA, FRUTOS de uma só ÁRVORE; NOTAS de uma só CANÇÃO, FAÍSCAS de um só FOGO, RAIOS de um mesmo SOL; PEÇAS de um mesmo JOGO, Somos UM diante do TODO... V.X.C..

Page 13: Gotas Reflexivas - Volume I

12

O Que Fica Marcado Aquele abraço caloroso no frio das circunstâncias. Aquelas palavras seguras no vai e vem das incertezas. Aquela decisão ponderada que fez o jogo virar. Aquele tapinha nas costas quando todos se afastaram. Aquele perdão improvável quando muitos odiavam. Aquele gesto piedoso quando uma multidão praguejava. Aquele ato de esperança quando ninguém apostava. Aquela semente lançada na fé quando a seca arrasava. Aquelas lágrimas que regaram sonhos do nascer ao pôr do sol. Se tens sido capaz de ações como estas... Sua existência é digna meu filho! V.X.C.

Page 14: Gotas Reflexivas - Volume I

13

Indo Vá! Muitos dirão que o caminho é difícil. Vá! Mesmo que o desejo maior seja o de ficar. Vá! Sabendo que há o risco de não se alcançar. Mas, indo, não olhe se o céu escurece E se o temporal se aproxima. Indo, não reclame das pedras e espinhos. Ao chegar agradeça os que lhe ajudaram. Se não chegar, não se arrependa de ter sonhado. Busque um novo sonho e continue seguindo. V.X.C.

Page 15: Gotas Reflexivas - Volume I

14

Renascido Não foram poucos os que me desacreditaram, Mas resisti mesmo curvado para não sangrar meu fim, Tapete puxado, espinhos lançados... Firmei meus pés ensanguentados mesmo assim. Meus gritos não silenciaram quando a alma derretia... Eu juro que não semeei a colheita que recebia. Não tinha amigos que me lançassem cordas nos penhascos, Tive que provar que não eram frágeis os meus cascos. Quando lastimava num mundo sombrio, Um espectro radiante transmutou o meu vazio, Raios de esperança iluminaram meu amanhecer, Meu espírito renascia e por mais que dissessem, Eu jamais acreditaria que no vácuo do meu ser, Uma faísca divina não me deixaria morrer. V.X.C.

Page 16: Gotas Reflexivas - Volume I

15

Ciranda da Vida

Ressoa no horizonte uma linda melodia, Céu e Terra nos convidam a viver um novo dia, Canta, dança, entra na festa se deixando levar; Olha a natureza sorrindo, Sinta a vida recomeçar... Nesta ciranda, sonha de novo sem temer, Abraça os amigos, sinta a vida renascer, Estampa na face um sorriso e gracejo de criança, Na vibração do infinito vai surgir a esperança... Nesse vai e vem da vida com a fé vamos seguindo, Semeando a justiça, amor e paz pelo caminho; Canta, dança, entra na festa se deixando levar; Olha a natureza sorrindo, Sinta a vida recomeçar... V.X.C.

Page 17: Gotas Reflexivas - Volume I

16

The Night A noite esconde mistérios Que os olhos não veem, Os ouvidos não ouvem, Nem as mentes suspeitam; A noite inspira os vícios, Esconde precipícios, Onde as feras espreitam; A noite abraça a solidão, Faz tropeçar no caminho; Agasalha os medos, Esconde os espinhos. A noite inspira o repouso, Desperta a saudade; Aflora a malevolência Faz pulsar a cidade. A noite a tristeza ameaça, A lua encanta; Os amantes deliram, Os bichos se escondem, As estrelas suspiram. V.X.C.

Page 18: Gotas Reflexivas - Volume I

17

Esperança

Uma esperança que não desvanece, Base da fé que sustenta o meu ser; Levo comigo hasteada na alma, Como uma estrela que clareia o viver. Eu creio e convido a ter esperança A quem há muito já não crê mais. No mar da vida naufragaram os sonhos E no palco do mundo grandes ideais. Mas a Suprema Força nos convida a fazer história, Basta o primeiro passo para clarear o céu, No horizonte cintilam raios de esperança; Hoje é o dia e já caiu o véu. Como um andaime que nos auxilia A construir sem medo o edifício da fé, A esperança é a âncora da alma Que sustenta o barco no vai e vem da maré. V.X.C.

Page 19: Gotas Reflexivas - Volume I

18

Nuvem Passageira Vai o corpo, fica a imagem. Vão as mãos, ficam as obras. Vão os pés, ficam os passos. Vão os olhos, fica a visão. Ninguém morre enquanto estiver vivo na memória de alguém. Morrer é apenas uma maneira de nos despirmos... De uma casca temporária, Para trocá-la por vestes atemporais e incorruptíveis. V.X.C.

Page 20: Gotas Reflexivas - Volume I

19

A Vida é Azul A vida é azul como azul é o mar, Mas desse azul ela pode mudar Para um tom mais escuro onde não existe luar. Quando a vida vai perdendo a sua cor E a cena diária já não tem mais sabor. Quando a noite sombria já não quer clarear Antes de qualquer coisa é preciso lembrar... Nossa fé é um pincel e cada um pode usar, O coração é um tinteiro é só abrir e pintar. O Pintor divino já nos deu tinta e pincel Para pintarmos na Terra um pedacinho do céu. Colorir este mundo é a nossa missão, Somos um arco-íris na tela da imensidão. V.X.C.

Page 21: Gotas Reflexivas - Volume I

20

Status Temporal

Muitos vêm e vão, partem sem querer. Assim é nossa vida... Nascer, viver, morrer. Mas, há tanta gente, Que finge não saber... Usamos algum tempo, O que nunca irá nos pertencer. Onde está, onde está a glória? Dos homens da história que o mundo venerou. Onde estão, onde estão agora? Nas páginas de um livro que o tempo amarelou. V.X.C.

Page 22: Gotas Reflexivas - Volume I

21

Ciclo da Vida

Jaz na terra a semente guardando a vida em seu ventre. Logo emergirá o broto verde da vida Que de folha em folha, de galho em galho ganhará as alturas E nos brindará com o colorido de suas flores. Mas por mais linda que seja sua floração Não permanecerá por muito tempo, Pois o seu destino inevitável é abrir caminho para os frutos. Os frutos serão verdes até que alcancem a maturidade, Depois serão dilacerados pelas mandíbulas humanas. Alguns, porém serão lançados aos pés da frondosa fruteira, E em poucos dias só restarão sementes. Sementes que serão plantas, plantas que darão flores, Flores que serão frutos; frutos que darão sementes... Eis o ciclo da vida presente.

V.X.C.

Page 23: Gotas Reflexivas - Volume I

22

A Vida A vida do homem é como uma jornada na floresta do sofrimento, Mas é justamente a instabilidade da vida que torna o desafio de viver mais compensador. Quem vive neste mundo instável e inconsequente, logo percebe... A vida é como o fluxo incessante das águas De um riacho montanhoso. É uma corrente contínua que flui ... Do passado eterno para o eterno futuro. O homem não poderá decifrar o mistério da vida, Pois como peças desta engrenagem, Somos parte do mistério que estamos procurando decifrar. Colhe da vida o delicioso fruto que o amor te oferece, Verás que o bem que se desfruta Compensa todo mal que se padece. Por isso creia, mesmo quando o seu crer Para o mundo pareça loucura. Espere, mesmo quando essa espera destila gotas de amargura. Se a fé nos ilumina, Mesmo nas horas mais turvas, As ruas não têm esquinas E as estradas não têm curvas. *Nota: Mosaico compilado pelo autor contendo nos dois primeiros parágrafos provérbios japoneses e nos últimos uma mescla de versos populares.

Page 24: Gotas Reflexivas - Volume I

23

Engrenagem Urbana

É mais um dia na floresta cimentada, E as criaturas humanas já executam os primeiros acordes de uma sinfonia inacabada. Ouço o ronco dos motores e os berros das buzinas, São os guerreiros que se preparam para a batalha de cada esquina. Na via sacra do nosso itinerário, Contracenamos com uma multidão nas calçadas. São as mesmas cenas... Olhares aflitos, mentes estressadas; Menores aos montes, bocas enfumaçadas; Pálidos semblantes, vidas desbotadas. É mais uma noite, se acendem os faróis. Seduz-me o brilho das fachadas. Sinto nos pés o trepidar das avenidas eletrizadas. É assim a engrenagem urbana, somos todos peças desta trama, Elos desta frágil corrente, partículas desta vida presente.

V.X.C.

Page 25: Gotas Reflexivas - Volume I

24

Mistérios

É um mistério a terra girando sempre na sua rota normal, É um mistério a semente brotando lá no fundo do nosso quintal. É um mistério as abelhas unidas fabricando o mel, É um mistério o sol, as estrelas e o infinito do céu. É um mistério as flores que se abrem pra nos perfumar, É um mistério as aves que cantam sem nunca desafinar. É um mistério o ar que eu respiro, não o vejo, mas posso sentir. É um mistério a chuva caindo para os campos da terra florir. V.X.C.

Page 26: Gotas Reflexivas - Volume I

25

O Fim do Jogo

Lá vai um homem... Sem pensamentos, sem ambição. Lá vai um corpo inerte, Sem projetos, sem pretensão. Lá vai um homem... Levado como todos um dia serão. Despojado de ansiedade, Sem orgulho e aspiração. Lá vai um homem que pensou ser imortal, Até que do topo da colina da glória; Conheceu sua sina, seu desfecho fatal. Súbita descida, findou-se o jogo da vida; Inexorável destino, irrevogável final. V.X.C.

Page 27: Gotas Reflexivas - Volume I

26

No Apagar das Luzes Caminho desconhecido, desejo sempre preterido. Há um pavor contido neste mergulho, Há um medo reprimido que Não aceita o que nos parece absurdo. Mas quando vencer a validade desta casca perecível, Quando o fôlego de vida for um sonho impossível... A minha consciência irá se despir para uma viagem triunfante. Pode ser uma ruptura incontornável no circuito cerebral, Pode ser na rede cardiovascular uma obstrução letal. Assim gelarão os corpos de todos e voltarão à terra que os deu, Assim será com os que crêem e também com os ateus, Com a burguesia emplumada e os esfarrapados plebeus.

V.X.C.

Page 28: Gotas Reflexivas - Volume I

27

Sono Profundo Algo te espera atrás dessa porta, Mesmo que não queiras acreditar. Neste mergulho não premeditado O que você leva não dá pra pesar. Não sabemos a hora do embarque, Esta passagem ninguém quer comprar. A vida é a soma de muitos gemidos, Desde a manhã até o anoitecer. Debaixo do sol tudo é vaidade, Vivemos a vida, mas sem compreender. V.X.C.

Page 29: Gotas Reflexivas - Volume I

28

Dias de Abismo Todos têm seus dias de deserto, Todos têm suas horas de prisão. Todos têm seus dias de gemido, Todos têm suas horas de tensão. Todos têm seus momentos de perigo e seus instantes de aflição. Viver é aventura constante pelos vales do sofrimento E pelas montanhas da provação. Se hoje é o seu dia de abismo, Chegou a sua hora de aprender Que as rosas não reclamam dos espinhos, Que a queda dói, mas faz crescer. Quem se queixa da realidade Rouba sua chance de ascensão, O lamento só produz inércia, Mas o bom ânimo é o combustível da ação. V.X.C..

Page 30: Gotas Reflexivas - Volume I

29

Ponto no Infinito Na dor compreendi o alívio. Na angústia a doçura da paz. Na provação o valor da paciência, E entre os homens a razão dos animais. Na tempestade compreendi a calmaria, Na miséria a preciosidade do pão. Na dúvida compreendi a certeza, E na loucura o peso da razão. No deserto compreendi a falta da chuva. Na cegueira a profundidade da visão. No pânico o preço da segurança, E na derrota o gosto da frustração. Mas sendo um ponto no infinito prossigo cada vez mais aprendiz. Bebo da sapiência dos sábios e não desprezo nem o que o tolo diz. V.X.C.

Page 31: Gotas Reflexivas - Volume I

30

Só Estou

Nada tenho, só uso o que está ao meu alcance. Espero, mesmo que o meu esperar aos outros espante. Estou indo, a voz da consciência me inflama. Estou vivendo, até que se complete a trama. Estou correndo, não para a fama que o mundo aclama. Vai resistindo, ao rugir dos ventos a minha cabana.

V.X.C.

Page 32: Gotas Reflexivas - Volume I

31

O Mar e a Praia Dá-me Senhor! A Constância do mar, Que incansavelmente, vez após vez, vem saciar a sede da praia. Dá-me Senhor! Um coração com a disponibilidade da praia, Que sempre está de braços abertos para acolher as ondas do mar.

V.X.C.

Page 33: Gotas Reflexivas - Volume I

32

Homenagens

Page 34: Gotas Reflexivas - Volume I

33

*Quero Você Eu queria que encontrasse nos meus olhos Todas as respostas que em palavras não sei traduzir. Eu queria não precisar de frases longas Para que compreendesse todas as minhas intenções. Eu queria que encontrasse em mim Aquilo que nunca encontrou por aí. Eu queria tantas coisas... Mas resumindo, eu só queria você! *Nota: Para minha esposa e escudeira fiel.

Page 35: Gotas Reflexivas - Volume I

34

*Alanys És o broto de uma nova vida, Joia que desceu do céu; Novidade tão querida, Um presente, um troféu;

Teu perfume nos envolve, Teu olhar nos faz tão bem, Teu choro nos desperta, Meu tesouro, meu neném. *Nota: Minha filha, presente para toda vida.

Page 36: Gotas Reflexivas - Volume I

35

Guaraqueçaba Os botos que navegam em tua baía, As aves que enfeitam os teus manguezais, Nos falam da beleza da tua terra, Da tua flora e teus animais. Milhas e milhas, mil paraísos, Em cada ilha um porto azul; Guaraqueçaba, terra encantada! Mina dourada dos mares do sul. Que tal um giro pela Ilha Rasa, Ilha das Peças e Superagui! Na praia deserta a brisa soprando me aponta o caminho do Sibuí. No salto Morato eu paro no tempo, Em cada canto, um canto, uma flor; Em Tagaçaba por mais um momento, Em cada canto, o encanto da cor. V.X.C.

Page 37: Gotas Reflexivas - Volume I

36

Paranaguá Quantas vezes recordei em meus sonhos Teus perfis e teus contornos, Quantas vezes sussurrei quase sangrando O anelo do retorno. Tanta sede, tão distante tua fonte, Olho pro céu, te vejo no horizonte. Deslizando no trem da saudade, Lembro-me de tuas calçadas, Do teu porto e do teu mar; Teus casarões e tuas ilhas sem par. Paranaguá, lá vou eu pelos trilhos! Receba de volta e amamenta o teu filho! V.X.C.

Page 38: Gotas Reflexivas - Volume I

37

Mãe

É terreno sagrado... É consolo que acalenta... É doçura que não finda... É o bálsamo da vida... É a sombra da frondosa fruteira... É a ave madrugueira... É o destino sempre certo... É o divino sempre perto... É o sorriso encantado... É o amanhecer perfumado... É a chuva na sequidão... É a presença na solidão... É a voz que vai lá no fundo... É o milagre num segundo... É dos bons presságios a via... É nas incertezas a guia... É calma na sofreguidão dos dias... É a ausência que ninguém queria...

V.X.C.

Page 39: Gotas Reflexivas - Volume I

38

Rainha Singular

Nos anais da minha infância que foi ontem, Pelas mãos do tempo registrado está. Todas às vezes que fizeste dos teus braços, Meu paraíso e razão para não chorar. Os teus cabelos já embranqueceram, Teu rosto exibe marcas que o tempo concedeu. Se hoje estou aqui, é porque recebi, Além do leite teu, o amor que Deus te deu. Deus bem sabe da paciência e dedicação, Que empregaste pra que em plena retidão, Criado fosse sob a tua direção. Oh, mãe! Quantas noites mal dormidas só porque... Eu chorava e não negavas me atender. Viveria tudo novamente só pra ouvir Tuas canções de ninar encostado em teu ventre. Naquelas noites frias de inverno, Teu calor era a razão pra eu dormir. Quando eu não fazia o que era certo, Tu soubeste com amor me corrigir.

V.X.C.

Page 40: Gotas Reflexivas - Volume I

39

Retrato de Mãe Uma mulher existe que pela imensidão do seu amor... Tem um pouco de Deus. E pela constância de sua dedicação, muito de anjo; Que sendo moça pensa como uma anciã E sendo velha, age com todo o vigor da juventude; Quando ignorante, melhor que qualquer sábia, Assume a simplicidade das crianças; Sendo pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade Daqueles a quem ama; Sendo forte, entretanto estremece ao choro de uma criança; Viva, não sabemos lhe dar valor. Morta, tudo daríamos para tê-la de volta. Não exijam que eu diga o nome desta MULHER Se não quiserem que eu banhe meus olhos em lágrimas. Leiam este poema para as crianças E elas cobrirão de beijos o rosto de sua mãe. Faça-lhes saber que um viajante, em troca de uma suntuosa Hospedagem recebida, deixou aqui registrado o retrato de sua mãe. Don Ramon Angel Bispo de La Serena - Chile

Page 41: Gotas Reflexivas - Volume I

40

In Memoriam

Eu ainda não esqueci... Quando com orgulho infantil eu o seguia pelas calçadas. Quando sentávamos em volta daquela mesa tão simples, mas abençoada. Eu ainda não esqueci... Da alegria que ele me dava quando me levava para sair. Da sua mão que me abençoava e me afagava ao dormir. Eu ainda não esqueci... Do choro do seu bandolim floreando aquelas canções tão antigas, Da sua voz cansada, tão terna e tão amiga. Das suas longas conversas que eu pouco compreendia, Dos seus versos sábios e da sua perfeita caligrafia. Eu não esqueci... Da noite em que o telefone tocou e o meu coração começou a dizer, Que meu pai não voltaria para me acompanhar e me ver crescer. V.X.C.

Page 42: Gotas Reflexivas - Volume I

41

Meus Poemas Preferidos

(diversos autores)

Page 43: Gotas Reflexivas - Volume I

42

Cuidado!

Cuidado com os seus pensamentos, Eles se transformam em palavras. Cuidado com as palavras, Elas se transformam em ações. Cuidado com as ações, Elas se transformam em hábitos. Cuidado com os hábitos, Eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter, Ele pode destruir o seu futuro.

A.D.

Page 44: Gotas Reflexivas - Volume I

43

Livros Um livro aberto, é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Rasgado, um coração que chora.

Page 45: Gotas Reflexivas - Volume I

44

Bendito Aquele Semeia Por isso na impaciência desta sede de saber, Como as aves do deserto as almas buscam beber; Oh, bendito aquele que semeia... Livros, livros a mão cheia E manda o povo pensar! O livro caindo na alma, É germe que faz a palma; É chuva que faz o mar. Castro Alves

Page 46: Gotas Reflexivas - Volume I

45

Leitura A pessoa que não lê... Mal fala, mal ouve e mal vê. Ler sem refletir é comer sem digerir. Marques de Maricá * * *

Page 47: Gotas Reflexivas - Volume I

46

Passar Pela Vida Quem passou pela vida em branca nuvem E em plácido berço adormeceu, Quem não sentiu o frio da desgraça... Quem passou pela vida e não sofreu... Foi espectro de homem, não foi homem, Só passou pela vida, não viveu. Francisco Otaviano

* * *

Page 48: Gotas Reflexivas - Volume I

47

Missão Cumprida Meu filho, quando cresceres, Cumpre sempre os teus deveres Com justiça e retidão. Depois da missão cumprida, Andarás de fronte erguida Com prazer no coração. Dinamor * * *

Page 49: Gotas Reflexivas - Volume I

48

Sementes Semeia um pensamento, colhe um ato. Semeia um ato, colhe um hábito; Semeia um hábito, colhe um caráter; Semeia um caráter, colhe um destino. Marion Lawrense * * *

Page 50: Gotas Reflexivas - Volume I

49

Mulher A mulher traz no sorriso verdadeiro paraíso Ornamentado com flores... Já nasceu predestinada para ser admirada E aliviar as nossas dores. Dinamor * * *

Page 51: Gotas Reflexivas - Volume I

50

Não Digas

Nunca digas – estou fracassado! Não exclames – não posso! Não afirmes – é impossível! Não penses – nada sou! Não comentes – não mereço! Não clames – sou fraco! Não asseveres – nada tenho! * * *

Page 52: Gotas Reflexivas - Volume I

51

Acreditar Sempre Acredite firmemente... No seu gênio criador, Na força ativa da mente, Nas maravilhas do Amor. Quem recebe de nascença Uma cabeça que pensa e Um coração para amar... Deve sempre na vida, Manter sua cabeça erguida, E nunca desanimar.

* * *

Page 53: Gotas Reflexivas - Volume I

52

Nada Está Perdido NÃO TE PREOCUPES... Porque falharam os teus planos. NÃO TE ABORREÇAS... Porque os amigos se ausentaram em tua adversidade. NÃO MALDIGAS OS PARENTES... Porque viram as costas na hora de tua angústia. NÃO TE RESINTAS... Com os que negaram ajuda e crédito. NÃO BLASFEMES... Contra a vida, não acuses as pessoas pelos seus insucessos. CONSERVA INABALÁVEL... Tua fé e tua serenidade. NADA ESTÁ PERDIDO, SEMPRE HÁ TEMPO... Dentro de ti estão todos os recursos para começar uma nova vida.

* * *

Page 54: Gotas Reflexivas - Volume I

53

Felicidade Fale menos Escute mais Leia bons livros Imite as boas ações Cultive o otimismo Ilumine a escuridão Deseje o bem a todos Alegre-se com o êxito dos outros Dê o melhor de si Evite os excessos. A.D.

Page 55: Gotas Reflexivas - Volume I

54

Você Pode Você pode aceitar quem você é ou Viver infeliz por não ser quem você gostaria. Você pode assumir a sua individualidade ou Se moldar ao que os outros querem que você seja. Você pode deixar tudo como está para ver como é que fica ou Dar o primeiro passo e começar a mudança. Você pode amaldiçoar o momento difícil que vive ou Encarar a situação como uma oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece. Você pode viver o presente de mãos dadas com a liberdade ou Continuar preso a um passado que lhe aprisiona. A.D.

Page 56: Gotas Reflexivas - Volume I

55

Eu Posso Ainda que a minha doença seja grave, de nascença; Pelo poder do Pai nosso... eu posso! Ainda que um grande fracasso, queira barrar o meu passo; Eu reflito e remoço...eu posso! Eu posso renascer agora e refazer a aurora. Eu posso e preciso fazer da vida um paraíso. Eu posso é a fé que explode em mim e se irradia. Eu posso é uma oração à divindade que produz em mim uma nova realidade. Eu posso renovar minha saúde, pois na vida não há nada que não mude. Eu posso é uma oração bendita que se apodera da graça infinita. Eu posso, eu posso, eu posso; Pois EU CREIO e quando CREMOS o triunfo é nosso. Lauro Trevisan

Page 57: Gotas Reflexivas - Volume I

56

A Beleza

A beleza é o primeiro presente que a natureza nos dá E o primeiro que ela nos rouba. A beleza do corpo atrai os olhos; A do espírito excita a admiração. A beleza que não é acompanhada de bondade não vale nada. A beleza sem pudor é uma flor separada da sua haste. A beleza desprovida de conteúdo é como uma estrela sem brilho no firmamento da vida. Não é necessário que a beleza se mostre; Basta que ela modestamente se deixe ver. A beleza engana as pessoas fazendo-as estabelecer sobre um poder efêmero as pretensões de toda a vida. A beleza é um bem que se torna um mal, se dela não se faz uso com sabedoria. Há uma beleza que nos atrai e uma outra que nos conquista.

Page 58: Gotas Reflexivas - Volume I

57

O Valor do Tempo Para entender o valor de um ano Pergunte ao estudante que foi reprovado. Para entender o valor de um mês Pergunte a uma mãe que teve um bebê prematuro. Para entender o valor de uma semana Pergunte ao editor de um jornal semanal. Para entender o valor de uma hora, Pergunte aos amantes que se veem no intervalo de almoço. Para entender o valor de um minuto, Pergunte a uma pessoa que tenha perdido o trem. Para entender o valor de um segundo, Pergunte a uma pessoa que acabou de escapar de um acidente. Para entender o valor de um milésimo de segundo, Pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de prata. Aproveite cada momento que tiver! O ontem é história, o amanhã é um mistério. O Hoje é um presente, por isso se chama presente!

O valor do tempo é relativo, depende das circunstâncias. O valor da vida é absoluto, independe de situações. Não desperdice as suas horas, caso contrário não haverá tempo para completar sua missão! A.D.

Page 59: Gotas Reflexivas - Volume I

58

O Homem e a Mulher O Criador fez para o homem um trono, para a mulher um altar; O trono exalta, o altar santifica. O homem é o cérebro, a mulher é o coração; O cérebro raciocina, o coração sente. O homem aspira a glória, a mulher a virtude; A glória é símbolo de grandeza material, a virtude enobrece a existência. O homem é forte pela virilidade, a mulher pelas lágrimas; A força física impressiona, as lágrimas comovem. O homem é um oceano, a mulher é um lago; O oceano se expressa pelas ondas, o lago pela serenidade. O homem é a águia, a mulher é o rouxinol; A águia quando voa domina o espaço, o rouxinol ao cantar conquista as almas. Victor Hugo – escritor francês

Page 60: Gotas Reflexivas - Volume I

59

Semeia Sempre No grande cosmos, tu és semeador! Não podes fugir da responsabilidade de semear. Não digas: “o solo é áspero, o sol queima, A semente não presta”. Não é tua missão julgar a terra, o tempo, as coisas. Tua missão é semear! As sementes são abundantes e germinam facilmente. Um pensamento, um gesto, um sorriso... Uma promessa de alento, um conselho amigo E um pouco de água. Não semeies de qualquer jeito como alguém Que se desincumbe de uma obrigação Ou que cumpre uma simples tarefa. Semeia com amor, com interesse e com atenção. Como quem encontra nisso o motivo de sua felicidade E ao semear não penses: “quanto me darão? Quando será a colheita?”. Recorda que não semeias para enriquecer Aguardando o ganho multiplicado. Semeias porque não podes viver sem dar. Sem esperar recompensas, serás recompensado. Sem esperar riquezas, enriquecerás! Sem esperar colheita teus bens se multiplicarão. Porque semeias num reino onde dar é receber. Onde gastar servindo é crescer e se transformar. Semeia sempre em todo terreno, Em todo tempo e com todo coração. Sai semeador! Parte! Prepara! Levando contigo tudo que tens E acolhendo o que o outro te dá. Aceita o desafio de ser um semeador que semeia o bem, A verdade e a sabedoria. A.D.

Page 61: Gotas Reflexivas - Volume I

60

O Lado Bom Olha em teu jardim as flores entreabertas E nunca as pétalas caídas. Contempla em tua noite o fulgor das estrelas E nunca o chão escuro. Observa em teu caminho a distância vencida E nunca o que ainda falta. Guarda em teu olhar o brilho da alegria E nunca as névoas da tristeza. Retém de teus lábios, risadas e canções E nunca as tuas queixas. Grava em tuas pupilas o nascer da aurora E nunca a negritude da noite. Conserva em teu rosto as linhas do sorriso E nunca os sulcos do teu pranto. Guarda em tuas mãos as flores que te ofertaram, Esquece os espinhos que talvez ficaram. Relembra o heroísmo de tuas escaladas E nunca o prazer fácil das descidas. Conta e mostra as medalhas das tuas vitórias, Esquece as cicatrizes das derrotas. A flor que floresce é bem mais importante do que Mil pétalas caídas e um só olhar de amor pode levar consigo Calor para aquecer muitos invernos. Não te desesperes e não te esqueças... Que é no fundo das noites sem luar que brilham muito mais as estrelas.

A.D.

Page 62: Gotas Reflexivas - Volume I

61

Caminhante

O caminho é pedregoso! É preciso desviar das pedras, Quebrar as rochas e seguir avante. O caminho é longo! Mas é preciso chegar até o fim. O caminho é perigoso! É preciso ter coragem, correr riscos; Enfrentar o perigo e ser constante. O caminho não está feito! É preciso construi-lo todos os dias, Arrancando espinhos, derrubando barreiras; Aterrando vales e vencendo os obstáculos. O caminho às vezes escurece! É preciso estar prevenido, Não deixando nunca a lâmpada sem azeite E estar preparado para tudo que acontece. Às vezes chove, faz frio e o vento sibila furiosamente. É preciso um abrigo, às vezes o sol queima, a sede devora. É preciso uma sombra, uma fonte onde a gente se revigore. Às vezes toda perspectiva de um caminho desaparece. É preciso uma esperança profunda, sem limites. Uma esperança que nunca desvanece, A certeza que alguém falou e sua palavra nunca falha. A certeza de que nunca estamos sós nesta jornada; Somos um povo construindo sua estrada rumo A um mesmo fim, Onde a promessa se cumprira plenamente. Onde não haverá mais frio e trevas. Constrói este caminho, dia-a-dia, em rocha firme. Não importa que haja quedas, importa seguir avante, Como peregrino e como povo. Caminhando e crescendo na mesma fé, Alimentados pela mesma esperança.

Caminha sempre de mãos dadas Com a mesma coragem e mensagem.

Caminhante! Faz-se caminho, caminhando. A.D.

Page 63: Gotas Reflexivas - Volume I

62

Viver é Correr Riscos

Chorar é arriscar ser chamado de fraco. Expor sentimentos é arriscar ser rejeitado. Expor sonhos é arriscar ser chamado de sonhador. Amar, também é arriscar não ser amado de volta. Seguir adiante face às probabilidades contrárias... É se arriscar ao fracasso, Mas, entre a tentação de cruzar os braços E o medo de lançar-se aos desafios da vida, Mesmo destilando lágrimas, Nunca desista de perseguir a vitória. Pois, mais vale a dor da derrota do que... A vergonha de não ter lutado. A.D.

Page 64: Gotas Reflexivas - Volume I

63

Provérbios – Citações – Pensamentos

Page 65: Gotas Reflexivas - Volume I

64

Meus Provérbios Preferidos As rosas são belas, mas passam. Os espinhos machucam, mas ficam. *** Por mais alto que um pássaro voe, tem que baixar para comer. Provérbio Mongol *** Ainda que o galo não cante, o dia sempre nasce. *** Quem com porcos se mistura, farelo come. *** Macia é a língua e fica, duro os dentes, mas caem. *** O homem comum é exigente com os outros. O superior é exigente consigo mesmo. Marco Aurélio * * * Há entre o homem e o tempo contradições bem fatais: O homem não faz e diz, o tempo não diz e faz. A.D. * * * Sê humilde se queres adquirir sabedoria. Sê mais humilde ainda, quando a tiveres adquirido. Helena Petrovna Blavatsky * * *

Page 66: Gotas Reflexivas - Volume I

65

Há duas fontes perenes de alegria pura: O bem realizado e o dever cumprido. Eduardo Girão * * * Todos comem e bebem, mas poucos o que sabem distinguir os sabores. Confúcio * * * A Terra está ligada ao universo e o homem não está somente em contato com o planeta em que habita. Jacques Bergier * * * Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece uma rosa. Ieda Graci * * * Achar que o mundo não tem um Criador, é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão em uma gráfica. Benjamim Franklin

* * *

Deus é todo o macrocosmo, Tem luz, força e movimento; Nós somos o microcosmo, Com os mesmos elementos. Dinamor * * * É possível enganar parte do povo, todo tempo; É possível enganar parte do tempo, todo povo; Mas jamais se enganará todo povo, todo tempo. Abraham Lincoln * * * Eduquem-se os meninos e não será necessário castigar os homens. Pitágoras

Page 67: Gotas Reflexivas - Volume I

66

* * * Faze tudo como se alguém te vigiasse. Epicuro * * * O trabalho afasta de nós três grandes males: A depressão, o vicio e a necessidade. Voltaire * * * Sábio é homem que conhece alguma coisa sobre tudo; E tudo sobre alguma coisa. O mais sábio é aquele que estuda como se fosse viver eternamente, e vive como se fosse morrer amanhã. * * * Não tenhas vergonha de perguntar o que não sabes Nem de aprender com outrem. Disso nunca se arrependeram os homens insignes; Antes sim, de não saberem ou de não terem aprendido. * * * A maioria das pessoas só aprendem as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhes toca os ombros. A.D. * * * Você pertence a qual grupo: Ao que não sabe e não pergunta, Ao que sabe e não ensina, Ou ao que ensina e não faz? * * * Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria. Sêneca

Page 68: Gotas Reflexivas - Volume I

67

* * * O sábio que não diz o que sabe, É como a nuvem que passa e não traz chuva. A.D. * * * São as circunstâncias que governam os homens e não os homens que governam as circunstâncias. Heródoto

* * *

Um dos males do passado foi o homem ter se tornado escravo. O perigo do futuro é que ele se torne robô. Eric Frohm

* * * Os jovens antes de saírem para reformar o mundo, deveriam primeiro dar um jeito em seus armários. A.D.

* * * É melhor calar-se e deixar que os outros pensem que somos ignorantes do que abrir a boca e tirar a dúvida deles. Abraham Lincoln

* * * O universo embaraça-me. Não posso imaginar um relógio sem relojoeiro. Voltaire

* * * A sociedade hoje perdoa mais facilmente um buraco no caráter do que um furo no bolso. Edmund Burke (1729 - 1797)

* * *

Page 69: Gotas Reflexivas - Volume I

68

A lógica é como o bom vinho, perde seu efeito benéfico quando tomado em quantidades excessivas. Lord Dunsany

* * * A corrupção nasceu com Adão, implementou-se com Eva e só acabará quando o último homem deixar a face da Terra. Jarbas Passarinho

* * * Quão admiráveis são aquelas pessoas que não conhecemos bem. Millôr Fernandes

* * * Sorria e o mundo sorrirá com você. Chore e chorará sozinho. Ella Wilcox

* * * Grandes rios fluem de pequenas nascentes. David Everet

* * * Mais miserável que os miseráveis é a sociedade que não os cuida. Ulisses Guimarães

* * * “Ás vezes a resposta que procuramos fora, jaz adormecida no íntimo de cada um.” V.X.C.

* * *

Não somos dono de nada, só usamos temporariamente o que o dinheiro coloca ao nosso alcance. V.X.C..

* * *

Page 70: Gotas Reflexivas - Volume I

69

Para alguns a felicidade é simples porque não precisam de muito para se sentirem completos. Para outros ela é inatingível, pois é impossível achar algo quando não sabemos o que estamos procurando. V.X.C. .

Só realiza quem sonha, só sonha quem quer realizar. V.X.C. * * * A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros. Baden Powell * * * Quando não podemos fazer o que se deve, Temos que fazer o que se pode. B.S. Bastos * * * O acaso, é talvez o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras. T. Gauthier * * * A sorte só é florida pra quem estuda e trabalha; Quem não luta pela vida, muito cedo se atrapalha. * * * Imita no sofrimento as árvores que padecem: Quando feridas e podadas com mais vigor florescem. Luiz Otávio * * * A adversidade é um microscópio que nos ensina a ver a vida com mais profundidade. Dinamor * * * Não receie a adversidade. Os papagaios de papel sobem contra o vento e não a favor deles. Hamilton Mabie

Page 71: Gotas Reflexivas - Volume I

70

* * * O sacrifício de subir a montanha é sempre compensado pela paisagem que descortinamos do alto. Dinamor * * * Deus fez abismos para que os homens compreendessem as montanhas. Zalkind Piatigórsky

* * *

Não importa quantos passos você deu para trás, importa quantos você vai dar para a frente. Décio Melhem * * * Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadas. Shakespeare * * * A realidade de hoje, foi o sonho de ontem; O sonho de hoje será a realidade de amanhã, Mas em todas as épocas zombou-se dos sonhadores. Zalkind Piatigórsky * * * O ponto que ontem era invisível, É hoje ponto de chegada, E amanhã será ponto de partida. Macaulay * * *

Page 72: Gotas Reflexivas - Volume I

71

Provérbios Gregos Frases de Demócrito (Filósofo 460-370 A.C.)

Desejar algo violentamente cega a alma para o restante. Fama e riqueza sem inteligência não são aquisição segura.

É preciso guardar-se do mal para que ele não aproveite uma ocasião propícia. Na realidade nada sabemos, pois a verdade jaz num abismo.

Frases de Estobeu (Escritor grego Século V)

Não desejes saber tudo para que não te tornes desconhecer de tudo. Os avarentos são como a abelha: trabalham como se fossem viver para sempre.

A vida sem festas é um longo caminho sem hospedaria. Sensato é quem não sofre pelo que não tem, mas se alegra com o que tem.

A ousadia é o inicio da ação, mas a sabedoria é a senhora do fim.

Quem teve sorte com o genro, encontrou um filho; quem não a teve perdeu também uma filha.

A falta de recursos da comunidade é mais grave do que a de cada um, pois nesta situação se extingue a esperança.

“Fique em silêncio ou diga algo melhor que o silêncio.

Page 73: Gotas Reflexivas - Volume I

72

48 Temas em Provérbios

Acaso O que chamamos de acaso, talvez seja a lógica divina. Georges Bernanos – romancista (1888-1948)

Amigo Se não tens um amigo para te corrigir os defeitos, paga um inimigo para te prestar este serviço.

Há certos amigos que são como andorinhas: acompanham-nos no verão da prosperidade e voam pra longe no inverno das aflições.

Ajuda

Não há como ajudar uma pessoa sem primeiro estar ajudando a nós mesmos. Ralph Waldo Emerson – poeta (1803-1882)

Amizade A amizade é semelhante ao bom café: uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primitivo sabor.

Aparência Não devemos nos iludir com as aparências: o tambor apesar de todo barulho, só está cheio de ar.

Ansiedade A ansiedade é semelhante à uma cadeira de balanço: nos leva pra lá e pra cá, mas nos tira do lugar.

Ambição Quem quer mais do lhe convém, perde o que quer e o que tem.

Page 74: Gotas Reflexivas - Volume I

73

Átomo Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Albert Einstein – físico (1879-1955)

Beleza A beleza desacompanhada de virtude assemelha-se á uma flor sem perfume.

Cérebro Enquanto o cérebro for um mistério, o universo também continuará sendo um grande mistério. Santiago Ramon – cientista (1852-1934)

Cristo Em Cristo como caminho, temos orientação; em Cristo como mestre, temos iluminação; em Cristo como vida, temos inspiração.

Cobiça

Não te preocupes em aumentar teus bens, mas sim em diminuir tua cobiça. Epicuro – filósofo (341-270 a.C.)

Conhecimento O que os homens realmente querem não é conhecimento puro e simples, mas certezas. Bertrand Russel – (1872-1970)

Cabeça e coração A distância mais longa é aquela entre a cabeça e o coração.

Thomas Merton – escritor (1915-1968)

Coração Quando o coração chora pelo que perdeu, o espírito ri pelo que achou. (A.D.)

Page 75: Gotas Reflexivas - Volume I

74

Criação Criar é deixar fluir as energias divinas que nos impregnam. Frei Betto – Teólogo

Deus Deus é um na essência, e muitos na existência. O que é o espírito para o corpo, assim é Deus para o universo. A.D.

Desapego A riqueza de um homem se mede pelo número de coisas sem as quais ele pode viver. David H. Thoreau – escritor (1817-1862)

Explicação Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar. Anônimo

Educação A educação é aquilo que permanece quando tudo que aprendemos já foi esquecido. Burrhus F. Skinner – filosofo (1904)

Idealismo Sou um idealista, não sei pra onde estou indo, mas estou a caminho. Carl Sandburg – escritor (1878-1967)

Ideia Não há nada mais irresistível do que uma ideia, cujo tempo já chegou. Ralph Waldo Emerson – poeta (1803-1882) Grandes ideias vêm ao mundo tão suavemente quanto os pombos. Se escutarmos atentamente, ouviremos o bater de suas asas. Albert Camus

Page 76: Gotas Reflexivas - Volume I

75

Toda grande invenção já foi só uma ideia. Anônimo

Impossível Não sabendo que era impossível, foi lá e fez. Jean Cocteau – escritor (1889-1963)

Ignorância A verdadeira ignorância é a incapacidade de criar.

Friedensreich – artista plástico (1928) Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sabedoria; quem a ignora, vive na mais profunda ilusão. Lao-Tsé – filósofo

Imagem A imagem daquilo que haverá de ser já está feita, só falta a matéria para preenchê-la. Anônimo

Imaginação

A imaginação é mais importante do que o conhecimento. Albert Einstein – físico (1879-1955)

Glória A glória é como a rosa: tem aroma, mas também tem espinhos. Os louros da glória não prestam para tempero.

Mario da Silva Brito – poeta (1926)

Livros Os livros são como as abelhas que levam o pólen da inteligência de uma cabeça á outra. James Russel – poeta (1819-1891)

Page 77: Gotas Reflexivas - Volume I

76

Morte Viva como quem sabe que vai morrer, morra como quem sabe que vai viver.

Viver é nadar contra a corrente, um dia ela nos vence e a isto chamamos de morte.

Mente A mente humana uma vez ampliada por uma nova idéia, nunca mais volta ao seu tamanho original. Oliver Wendell – físico e escritor (1809-1899)

Mundo A coisa mais incompreensível do mundo é que o mundo é compreensível. Albert Einstein – físico (1879-1955 O mundo não é a totalidade das coisas, mas dos fatos. Ludwig Wittgenstein – filósofo (1889-1951)

Oceano Sou um menino brincando na praia, enquanto o grande oceano da verdade deposita todo o inexplorado diante de mim.

Isaac Newton – físico (1642-1727)

Perdido Só estamos perdidos quando temos um lugar para ir e uma hora exata para chegar, caso contrário estamos onde deveríamos estar. Provérbio Apache

Prêmio O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito. Ralph Waldo Emerson – poeta (1803-1882)

Page 78: Gotas Reflexivas - Volume I

77

Problema Se realmente entendemos o problema a resposta virá depois dele, pois a resposta não está separada do problema.

Krishnamurti

Procura O ser humano quando não encontra a si mesmo, não é capaz de encontrar coisa alguma. Goethe – escritor (1749-1832)

Pensamento Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada. Albert Einstein – físico (1879-1955)

Previsão O que prevemos raramente ocorre, o que menos esperamos sempre acontece. Benjamin Disraeli – (1804-1881)

Pretexto Pensar em fazer grandes coisas, as vezes é um pretexto para não se fazer as pequenas. Jacinto Benavente – escritor (1866-1954)

Ciência A ciência sem a religião é capenga, a religião sem ciência é cega. Albert Einstein – físico (1879-1955)

A falsa ciência gera ateus, a verdadeira faz os homens se encurvarem á divindade. Voltaire – filósofo (1694-1778) A ciência abre espaço para os milagres. Thomas Andrews – químico (1813-1885) A ciência é uma tentativa de compreender a realidade portanto, trata-se de uma atividade quase religiosa, na mais ampla acepção da palavra. George Wald – biólogo (1906)

Page 79: Gotas Reflexivas - Volume I

78

Realidade A realidade é apenas uma face do universo. Ângelo Scanapiecco – (1935)

Recomeço Não importa o que os outros fizeram comigo, mas sim o que eu estou fazendo com aquilo que os outros fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre – filósofo (1905-1980)

Saber Saber e não fazer...não é saber. Provérbio do Zen-budismo

Tragédia A tragédia do homem é quando algo dentro dele morre enquanto ele está vivo. Albert Schweitzer – filósofo (1875-1965)

Universo O universo embaraça-me, não consigo ver um relógio sem um relojoeiro. Voltaire – filósofo Não há poder maior no universo do que aquele que nos controla.

Galileu Galilei – físico e cientista (1564-1642)

Vida A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente. Soren Kierkegaard – filósofo (1813-1855)

Verdade O oposto de uma verdade profunda pode ser também uma verdade profunda. Niels Bohr – físico (1885-1962)

Page 80: Gotas Reflexivas - Volume I

79

Velhice Envelhecer não é uma doença, não saber conviver com ela é. Não paramos de nos divertir por envelhecer. Envelhecemos porque paramos de nos divertir. A.D. O Amor em Provérbios O amor é uma flor que está a beira de um precipício é preciso ter coragem para irmos colhê-la. O amor é invencível no ataque e invulnerável na defesa. O amor e a fé são as asas que Deus nos deu para voarmos até Ele. O amor é uma escada dourada, se subirmos os seus degraus chegaremos ao paraíso. Quem odeia é tolo, quem se irrita é imaturo; só quem ama não tem defeitos. As palavras ditas com amor no tempo certo, aquecem como o calor de três verões; as palavras ditas na hora errada, gelam como o frio de três invernos. O amor é uma luz que acende outras luzes e nem por isso se gasta. O amor é a chama da vida que vitaliza as estruturas do nosso ser. O amor tem tempo para ouvir sabedoria para falar e paciência para agir. Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no amor.

Page 81: Gotas Reflexivas - Volume I

80