Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM...

29

Transcript of Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM...

Page 1: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 2: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 3: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Muitos brasileiros não sabem que são intolerantes ao glúten por falta de conhecimento dos sinto-mas, fato preocupante, uma vez que a doença precisa de acom-panhamento durante a vida toda. No entanto, um número crescente de pesquisas indica que muitas pessoas podem estar sofrendo de Sensibilidade ao Glúten Não Ce-líaca (SGNC) ou Doença Celíaca. No caso da SGNC, é como se o glúten não fosse bem aceito pelo

organismo, mas sem que isto leve a um impacto orgânico; não há um componente imunológico bem de-finido. A SGNC define-se como as alterações gastrointestinais causa-das pelo glúten, mas sem a relação com alguma resposta imunológica, sem distúrbios nutricionais asso-ciados, e sem alterações de anti-corpos ligados à ingestão desta proteína. Na Doença Celíaca há uma reação autoimune bem defini-da, onde as células de defesa do

organismo atacam o próprio intes-tino causando inflamação crônica na mucosa do intestino delgado, prejudicando a absorção, isto gera a perda da integridade deste ór-gão, com o consequente prejuízo na absorção de algumas vitami-nas e minerais. Desta forma, há um prejuízo orgânico enorme. O glúten está presente em alimentos como malte, centeio, trigo, cevada e aveia. Exemplo: pão, macarrão, cerveja, etc.

Sensibilidade ao Glúten não Celíaca Dor no estômago, inchaço na barriga, excesso de

gases intestinais, sensação de queimação na gargan-ta, vômitos, diarreia, manchas vermelhas na pele que podem coçar, dor constante nos músculos, ligamentos e articulações.

Doença Celíaca Diarreia com perda de gordura nas fezes, vômito,

perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, altera-ções na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos, di-minuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

Não existe apenas um exame que apresente resultado positivo ou negativo à doença celíaca, são necessários pelo menos cinco exa-mes, além de uma análise clínica com base nos sintomas do pacien-te e uma nova bateria de exames depois de mudanças na alimenta-ção, para que, só então, a pessoa receba o diagnóstico da intolerân-cia ao glúten.

Dentre os exames laboratoriais pedidos pelos especialistas, estão:

Anti-endomisio; trasglutaminase

tecidual; gliadina e o estudo mole-cular DQ2 e DQ8.

Os exames de sangue para pes-quisa de Intolerância ao Glúten podem ser realizados em jejum normal ou leve, onde verificarão a resposta e a sensibilidade do orga-nismo. Dos exames apresentados, apenas o exame de estudo mole-cular DQ2 e DQ8 é capaz de ex-cluir a doença com quase 100% de certeza.

O exame de estudo molecular DQ2 e DQ8, quando apresenta um

resultado negativo praticamente ex-clui a intolerância ao glúten mas em caso de um resultado positivo, de-verá ser conciliado com outros exa-mes, sintomas e avaliação médica.

Depois de realizados os exames para confirmar a intolerância ao glúten, o paciente pode passar por uma biópsia do intestino delgado e fazer uma dieta sem glúten por um tempo determinado pelo médico. Então, depois desse período, os exames citados acima são refeitos e o diagnóstico é concluído.

IntolerâncIa ao

GlútenEXAMES LABORATORIAIS

SINTOMAS

Pessoas intolerantes ao Glúten procuram dietas livres da proteína, e substituem a farinha de trigo por outras versões: mandioca, arroz, milho, batata doce, inhame, fari-nha de arroz, farinha de mandioca, polvilhos, amido de milho, fécula de batata, fubá, araruta, tapioca, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, farinha de amêndoa, peixes, ovos, frutas, verduras e legumes.

Visando a produtividade, os tri-gos consumidos atualmente são geneticamente modificados, e isso fez o novo trigo se tornar a principal fonte de glúten e também apresen-tar algumas propriedades com im-pacto negativo na saúde humana, além disso, com essas mudanças surgiram novas proteínas no trigo que não existiam antigamente.

Nem todas as pessoas têm dificul-dades na digestão do glúten, por-

tando não necessitam de uma dieta especial, mas vale a pena ressaltar que o glúten é uma proteínas de di-fícil digestão e não é decomposta totalmente pelo corpo humano.

TRATAMENTO

Sensibilidade ao Glúten não Celíaca É tratada retirando da dieta alimentos com a presença de glúten para melhora dos sintomas.

Doença Celíaca É tratada coma ausência total de alimentos com glúten.

ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO

Page 4: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

O implante dentário representa uma das maiores evoluções da odontologia, é a solução mais segura para tratar os casos de perda dentária. É um trata-mento simples, feito por meio de uma pequena ci-rurgia com anestesia local.

O que temos a ressaltar quando falamos em implan-tes dentários é que “não existe rejeição, já que o titânio é um material biocompatível com nosso organismo. A união se dá pelo processo de osseointegração, que nada mais é que o crescimento ósseo envolvendo toda estrutura do implante.

Não podemos negar que existem casos de falhas

nesse processo de osseointegração, que pode ocor-rer pela técnica cirúrgica utilizada ou devido a algum agente biológico como inflamações e infecções”. mas nunca rejeição.

Nem tudo que reluz é ouro.

Com essa frase posso afirmar que o implante é a melhor escolha quando se trata de devolver o ele-mento dentário perdido, porém nunca será melhor que o dente natural. Sendo assim, o paciente deve sempre procurar um especialista em implantodon-tia para que a avaliação seja correta e o tratamento adequado a necessidade de cada um.

Implantes dentários

Dr. Rogério Quadros Jr.Cirurgião dentista - CRO 17504

Especialista em implantodontia (CEPEO Curitiba)

Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (ABO Ponta Grossa)

Credenciamento em cirurgia guiada (ILAPEO Curitiba)

Aperfeiçoamento em reabilitação com facetas e lentes de contato

Aperfeiçoamento em restaurações com resinas compostas de dentes anteriores

Digital smile design (planejamento digital do sorriso)

6 Revista SA

Page 5: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 6: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Informação 4.0Desde o primeiro número, a Revista SA impressiona por sua qualidade

editorial, conteúdo jornalístico e abrangência comercial, tendo repercussão entre anunciantes e leitores. Já são cinco edições lançadas com grande su-cesso, convertendo-se na vitrine do que há de melhor em Paranaguá, a Rai-nha do Paraná.

Sempre inovando no mercado editorial, a Revista SA tem a honra de anun-ciar que a partir da presente edição será também no formato digital. O que era bom ficará ainda melhor, pois agora, na condição de multiplataforma, estará acessível nas versões mobile (para smartphones), notebooks e demais platafor-mas digitais, trazendo conteúdos completos que serão disponibilizados ainda nas principais redes sociais. É a informação na Era 4.0: Bem-vindos ao futuro!

A cada edição que temos a satisfação de produzir, um orgulho maior nos preenche, já que toda a beleza, pujança e fortaleza de Paranaguá são reveladas nas páginas da Revista SA: empresas que são referências ao Brasil, instituições que lutam pelo bem-estar de todos, gente empreendedora, forte e de fé.

E por falar em fé, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, conhecido por Santuário do Rocio, templo católico dedicado à Padroei-ra Estado, é destaque em matéria especial sobre o turismo religioso no Paraná. Forte, ativa e historicamente importante na defesa da classe empresarial, a Associação Comercial de Paranaguá também ganha espaço em nossas pági-nas. Dentre as várias matérias desta sexta edição, a Revista SA traz também informações sobre saúde, bem-estar, gastronomia, moda, eventos, cultura e as suas galerias sociais, sempre atrativas.

Dezembro é tempo de lembrarmos o nascimento de Jesus e prepararmos nosso coração para o Natal. Este foi um ano de grandes vitórias e, com muita fé, esperamos que 2019 seja um ano ainda melhor, de grandes transformações positivas. Obrigado por estar conosco e que Deus nos abençoe a todos.

Sergio JungesDiretor

Índice

Direção geral e comercial

Sergio Junges(44) 98802.8955

(41) 99842-8955

Neide Junges(44) 99940.3611

Jornalista

Antonio Castanha FilhoMTb 9.447-PR

Impressão

Gráfica Paraná

Diagramação

Todos os anúncios e matérias são de responsabilidade de seus respectivos autores.

EXPEDIENTE

Intolerância ao glúten:nem tudo é proibido

Implantes dentários:avanços continuam

Barriga trincadanão é milagre

Paranaguá no centrodo turismo religioso

CAPAValesul Chevrole:

liderança (re) confirmada

Abrigo dos idosos precisa de seu apoio

04

06

14

20

22

24

Festpar coroa talentos paranaenses

Corrida contra o câncer é sucesso

Elas arrasam no Diva´s Cup

Aciap chega aos 95 com nova diretoria

Click SAO que acontece por aí

Paisagismo é respeito ao meio-ambiente

28

32

40

42

46

52

Rua Evaristo Lagoht Nascimento, 213

Leblon - Paranaguá-PR

Fotografia

Page 7: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 8: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Já já um novo ano começa e com ele as promessas de per-der peso, corpos sarados e resultados express. E é nesse momento que surge a variável mais perigosa entre manter uma dieta saudável, com exercícios físicos, ou aderir a uma dieta “milagrosa”. Nesse tipo de re-gime, as pessoas se privam de nutrientes, optam por ape-nas alimentos líquidos e fazem

muitas loucuras para diminuir quilos na balança, como treinos mirabolantes, cargas excessi-vas e rotinas malucas. Entretan-to, usar desses artifícios para alcançar o objetivo rápido é um perigo para o corpo e pode até mesmo causar o efeito inverso. Não existe milagre! Na verdade, é preciso entender que perder peso – e gordura corporal – é um processo que não pode se

dar da noite para o dia, como muitos pensam. Para alcançar os resultados não existe outra alternativa: a combinação deve ser força de vontade, reedu-cação alimentar e exercícios físicos bem orientados. Mude seu estilo, reeduque hábitos, busque objetivos degrau por degrau e não haverá dúvida: o objetivo será alcançado!

Rua Professor Cleto, 1043 - Paranaguá-PR - (41) 3427-4455

Bruno Elias Zacharias é formado pela Universidade Estadual do Cen-tro-Oeste há 12 anos com vasta experiência em treinamentos, possui mais de 50 cursos na área, atuou e se especializou como Personal Trainer em Portugal, pós-graduado em Treinamento Funcional e Personal Trainer, criou o primeiro Estúdio de Treinamento do Litoral do Paraná há 8 anos e dentre os vários alunos se destaca o Lutador de UFC John Lineker que o acompanha há 2 anos.Existem Personais que trabalham em academias, residências, parques, a Studio é um espaço exclusivo, com apenas 2 alunos por horário para que o treino possa ser con-fortável e divertido, os treinos são agendados e o professor sempre estará à espera do aluno pois as aulas sempre serão acompanhadas.

Barriga

trincada em

2 semanas

NAo Existe Milagre

14 Revista SA

Page 9: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 10: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 11: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Paranaguá é referência no turismo religioso brasileiro

ESPIRITUALIDADE

Cidade abriga santuários e locais sagrados que atraem multidões de visitantes durante todo o ano

Historicamente, a fé é um mo-tor que conduz a humanidade. E a prática da fé inclui ritos específicos, como visitar locais considerados sa-grados. Estudo do Ministério do Tu-rismo indica que apenas o setor de turismo religioso no Brasil – um dos países mais religiosos do mundo – movimenta nada menos de R$ 15 bilhões por ano. O Paraná tem 25% de seus atrativos turísticos no seg-mento religioso, o que representa 22% de toda a arrecadação do Esta-do com Turismo em geral.

Visitantes religiosos buscam par-ticipar de procissões, romarias, missas, cultos, caminhadas, ado-rações e uma infinidade de ma-nifestações que têm o objetivo de vivificar a fé. O perfil do turista

religioso inclui ainda aqueles que gostam apenas de conhecer mo-numentos religiosos importantes. Seja como for, o Paraná é um dos estados com mais atrações reli-giosas, sejam católicos ou aqueles que professam sua espiritualidade em outras religiões ou crenças.

Foz do Iguaçu, na região Oeste, é sede do Templo Budista da Or-dem Internacional – Orbi, além da mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Antonio Olinto, no Sudeste, pos-sui a Igreja Matriz de São Josafat, dos cristãos ortodoxos. Porém, a maioria dos monumentos reli-giosos presentes no Paraná são católicos, número que se explica pelo fato de 70% da população declarar-se católica.

O técnico em turismo João Guilherme Romão, a diretora de Promoções Turísticas Aline Pschera e a superintendente de Qualificação e Promo-ção do Turismo Fernanda Inasaris presentes no Fórum Paranaense Sobre Turismo Religioso.

RAINHA DO PARANÁSeguramente um dos mais tradi-

cionais pontos turísticos religiosos do Paraná é o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, conhecido por Santuário do Rocio, templo católico dedicado à Padroeira Estado. O Santuário, que começou a ser construído em 1902 e foi consagrado em 1912, recebe anualmente milhares de romarias vindas do Brasil e do exterior, prin-cipalmente durante o mês de no-vembro, quando se comemora a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a terceira maior festa religiosa do Brasil. “O complexo do Santuário do Rocio é um orgulho não só dos parnanguaras como de todos os católicos paranaenses”, comenta o prefeito Marcelo Roque.

Sempre focado em estimular o tu-rismo religioso e recepcionar cada vez melhor os viajantes que se des-locam no País com motivação reli-

Muitas são as cidades paranaenses que apresentam igrejas, santuários e demais monumentos do catolicis-mo, como a Igreja de Pedra Nosso Senhor do Perdão, em Guaíra, Ca-tedral São João Batista, em Foz do Iguaçu, as Grutas de Nossa Senhora de Lourdes, em São Miguel do Igua-çu e o Santuário Nossa Senhora da Salete, em Medianeira, cidades no Oeste.

No Noroeste, Maringá apresenta a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, o cartão postal da cidade, e Alto Paraná tem o San-tuário de Santo Antonio de Pádua. Na região Norte, Londrina possui o

MUITOS ATRATIVOS

Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt (também existente em Jacarezinho e Curitiba) e Apucarana tem o Par-que Ecológico Santo Expedito. Já Lunardelli tem um dos mais procu-rados destinos do turismo religioso: o Santuário Santa Rita de Cassia.

O Norte Pioneiro também é des-taque com o Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Si-queira Campos, e as igrejas Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio Mártir, em To-mazina. Além da conhecida Rota do Rosário, cujo local mais visita-dos é o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes.

Na região central do Estado, Mal-let apresenta a Igreja São Miguel Arcanjo, Santuário Nossa Senhora do Rosário e Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Guarapuava, por sua vez, apresenta a Catedral Nossa Senhora de Belém e Laranjeiras do Sul a Praça do Cristo Rei e o San-tuário Nossa Senhora Aparecida.

A capital Curitiba (Sul) possui o Santuário de Nossa Senhora de Gua-dalupe, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o Bosque João Paulo II, o Memorial Polonês, o Museu de Arte Sacra e o Santuário Schoenstatt. No litoral, Antonina apresenta a Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Guaraqueçaba

está a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, em Guaratu-ba a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso e o Morro do Cristo, e em Morretes, as igrejas de São Benedito e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto.

giosa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo constantemente inves-te no aperfeiçoamento dos profissionais da pasta, para que todos estejam preparados para receber turistas, que fomentam a economia do município. “Além do ramo de hospedagem, gastronomia e lazer, todo o comércio de Paranaguá e região acaba sendo beneficiado com os visitantes, romeiros e autoridades que prestigiam nosso evento”, comenta Fernanda Inasaris, su-perintendente de Qualificação e Promoção do Turismo.

20 Revista SA 21Revista SA

Page 12: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

A Valesul Chevrolet, Paranaguá e São José dos Pinhais receberam na noite do dia 4 de setembro, a Certificação Chevrolet Nível A, da General Motors. Isso significa que, a partir de agora, a concessionária faz parte do Clube do Presidente da General Motors, integrado pe-las melhores operadoras Chevro-let do país – para consegui-la, é fei-ta uma rigorosa aferição realizada pela GM, por meio de inspeções in loco e pesquisas com clientes. De acordo com o presidente do Grupo Metronorte que integra as concessionárias VALESUL Assaad Nabhan, conquistar essa certifi-cação é um grande sonho. “Para ser Nível A é preciso muito mais do que colocar as concessioná-rias no padrão Chevrolet, é pre-ciso ter uma equipe apaixonada, focada e capacitada. É preciso ter uma operação consistente e bem

Certificação eleva concessionárias ao mais alto padrão Chevrolet GM

planejada. É preciso ter clientes muito satisfeitos com a sua con-cessionária”, ressalta.

A Certificação Nível A repre-senta, para a concessionária, uma vitória de colaboradores, que buscam excelência diária no atendimento e serviços. Já, para o cliente, a Certificação é

mais uma razão para confiar na Valesul e para ter a tranquilidade de estar ao lado de uma con-cessionária que integra a elite da Rede Chevrolet. Para Paranaguá e São José dos Pinhais significa o prestígio de contar com uma das melhores concessionárias Chevrolet do Brasil.

22 Revista SA 23Revista SA

Page 13: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

O empresário Therbio Castro da Silva acaba de arregaçar as man-gas para um novo desafio em sua vida: presidir a Sociedade de Assis-tência aos Necessitados, o Abrigo dos Idosos, fundado em março de 1940 e que cuida de ao menos 40 idosos em Paranaguá. Em pouco mais de um mês à frente da insti-tuição sem fins lucrativos, o novo presidente já realizou várias ações que dão à entidade um aspecto de renovação total.

Mantido exclusivamente com doações da sociedade, o Abrigo dos Idosos oferece todos os cuidados necessários para que idosos em re-gime de internato, ou seja, pessoas

VOLUNTARIADO

Entidade se renova e precisa da contribuição de toda a sociedade

Abrigo dos Idosos:novos rumos com mais esperança

SERVIÇO - SOCIEDADE ASSISTÊNCIA AOS NECESSITADOS – Rua José Gomes nº 782

CEP: 83203-150 – Paranaguá – PRContato: (41) 3422-1473

CNPJ 78.177.763/0001-08

que necessitam de um lar pois, por algum motivo, não têm a quem re-correr. “Temos 13 colaboradores di-retos e o apoio de voluntários, mas sempre precisamos de mais, pois nosso objetivo principal é levar qua-lidade de vida a nossos idosos. Toda ajuda é sempre bem-vinda”, diz o novo presidente.

Dentre os desafios enfrentados por Therbio Castro da Silva, está jus-tamente a organização fisco-contá-bil da entidade para que possa ins-crever-se em programas federais e, desta forma, conseguir recursos financeiros para levar adiante o tra-balho. “O Abrigo dos Idosos é um entidade de socorro a pessoas que

realmente necessitam. São homens e mulheres que trabalharam a vida inteira, que fizeram sua parte na so-ciedade e que agora precisam de cuidados de todos nós”, resume.

O novo presidente faz um apelo a empresários, profissionais liberais e a toda sociedade de Paranaguá e região: “Precisamos de doações, precisamos de apoio, precisamos da participação de todos nesta obra que há quase 79 anos sobrevive dos gestos filantrópicos da sociedade. Temos muita esperança de poder-mos melhorar cada vez mais as condições de cuidados oferecidos aos nossos idosos e, com muita fé em Deus, vamos seguir lutando. Por isso eu peço a todos que puderem doar seu tempo, venham fazer uma visita. E quem puder doar dinheiro, será muito bem-vindo”, comenta.

Para os interessados em fazer doações, a Sociedade de Assistên-cia aos Necessitados tem conta no Banco do Brasil, agência 259-3 e conta-corrente nº 36.956–X. “Lem-brando a todos que temos o Brechó do Abrigo dos Idosos, que funciona todos os dias, da 13h às 17h. É uma forma muito bacana para você con-tribuir com nossa entidade. E tam-bém peço aos amigos empresários que conheçam nosso trabalho e fa-çam sua doação”, finaliza.

24 Revista SA

Page 14: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

GALERIA SOCIAL

Love Brands realizou a Festa do Pijama, dia 28 de outubro, no Spazio Eventos

26 Revista SA

Page 15: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

O IX FESTPAR aconteceu entre os dias 17 e 24 de novembro, onde 14 espetáculos teatrais se apresentaram nos palcos do Teatro Rachel Costa, além de intervenções em áreas pú-blicas, como no Terminal Urbano de Ônibus.

Para a abertura do Festival, a Se-cretaria Municipal de Cultura e Turismo trouxe, em uma parceira inédita com a Cia G2 do Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo “La Cena”, uma montagem belíssi-ma de teatro e dança, onde bailari-nos profissionais do corpo de ballet do Teatro Guaíra encenaram os so-nhos e desventuras de trabalhado-res da cozinha do Quebra Nozes.

Na sequência dos dias, foram apre-sentados espetáculos de diversas re-giões do Brasil, como Curitiba, São José dos Pinhais, Jundiaí, Matinhos, Ponta Grossa, Arapongas, Palmeira, Pinhais e Blumenau.

Foram momentos de muita graça e emoção nas apresentações que con-taram com o mais diverso público.

As apresentações foram avalia-das por uma comissão julgadora responsável pela indicação de me-lhor sonoplastia, iluminação, ceno-grafia, figurino, atriz revelação, ator e atriz coadjuvante, melhor atriz, melhor ator, melhor direção, me-lhor espetáculo.

A premiação do IX FESTPAR acon-

teceu no dia 24, com apresentação da cantora Ystefani Oliveira.

Além dos Prêmios aos participan-tes, três troféus foram destinados a destaques do município, o troféu François Rios, concedido ao ator e diretor Julio Cristiano pelo conjunto de sua obra e militância da cultura em Paranaguá; o troféu Destaque, concedido ao ator Jhonatan Hen-rique, que se destacou no ano de 2018 com a personagem Tia Nice; e a menção honrosa ao espetáculo “Chapeuzinho quer casar” da Cia. 100 limites, que trouxe ao palco do Teatro Rachel Costa uma encenação com atores especiais, e que nada deixa-ram a desejar em sua atuação!

Confira os premiados do IX FESTPAR!

1º Lugar: Cia. Um do OutroEspetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP.

2º Lugar: Grupo Escutaqueeuteconto Espetáculo “Três Casamentos e um Fantasma” – Arapongas – PR.

3º Lugar: Companhia Impacto em Cena Espetáculo “O mundo é bão Sebastião” – Palmeira – PR.

DIRETOR (A): Rafael Lopes – Cia. Um do Outro Espetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP.

ATOR: Alian Moroz – Grupo EscutaqueeutecontoEspetáculo “Três Casamentos e um Fantasma” – Arapongas – PR.

ATRIZ: Larissa Gasparotto - – Cia. Um do OutroEspetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP.

ATOR COADJUVANTE: Fabrício Ens – Tagarelar grupo de TeatroEspetáculo “ Rock – Também sou autor dessa história” – São José dos Pinhais – PR.

ATRIZ COADJUVANTE: Gabriela Dias - Tagarelar grupo de TeatroEspetáculo “ Rock – Também sou autor dessa história” – São José dos Pinhais – PR.

ATOR/ATRIZ REVELEÇÃO: Victor Dezute – Cia.Teatral Pathos Espetáculo “COMA” – Curitiba – PR.

FIGURINO: Grupo EscutaqueeutecontoEspetáculo “Três Casamentos e um Fantasma” – Arapongas – PR.

CENÁRIO: Cia. Um do OutroEspetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP.

ILUMINAÇÃO: Cia. Um do OutroEspetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP.

SONOPLASTIA: Cia. Um do OutroEspetáculo “Nem Tudo Foram Flores” – Jundiaí – SP

28 Revista SA

Page 16: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 17: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

A 5ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Paranaguá, idealizada pela Parnanguara Luciana Picanço, tem o apoio organizacional da Studio Fit (Bruno Zacharias - Personal) e da Candeia Jóias e Acessórios (Carla Mendes).

Foram dois meses de muito trabalho para mais uma vez al-cançar o sucesso que tivemos nessa última edição.

Esse projeto foi criado para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer, promovendo saúde, bem-es-tar e a prática de atividades físicas a quem participa.

Nestes cinco anos, o projeto possibilitou colaborar finan-ceiramente na estruturação e engrandecendo o nome do Instituto Peito Aberto, ampliando em condições dignas o atendimento aos que ali buscam apoio e assistência.

Trata-se de um evento beneficente e TODA a renda arre-cadada nas inscrições da Corrida foi doada à duas institui-ções: Instituto Peito Aberto e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá.

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Paranaguá é considerada o maior evento esportivo em apoio ao Outubro Rosa e Novembro Azul do litoral do Paraná.

Esse projeto tem o apoio de várias empresas da cidade de Paranaguá como: Cargill, Cotriguaçu, Ogmo, Harbor, Rocha, Atexp, Grano, Tibagi, Porto Construtora de obras, Instech, Valesul entre outros.

Nestes cinco anos, essas e outras empresas da nossa ci-dade nos ajudaram a fazer esse evento acontecer e con-quistar a credibilidade e sucesso que tem hoje.

Nessa edição tivemos a certeza que esse evento está no coração da população Parnanguara.

Essa corrida é feita por amigos. A comunidade, as empre-sas, a imprensa e a prefeitura abraçaram a causa.

Conseguimos chegar onde queríamos. Fizemos um even-to onde o amor, a solidariedade, a união e a confraterniza-ção andassem juntas.

Gratidão a todos.

32 Revista SA

Page 18: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 19: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

PERSONALIZAÇÃO DE FROTA

Adesivagem de veículos para propagar sua marca..

IMPACTO VISUAL

PADRONIZAÇÃO DE VEÍCULOS

FACHADAS

Produção de placas, letras caixa e totens personalizados, promovendo o diferencial que

sua empresa precisa.

VISIBILIDADE DA EMPRESA

DIVULGAÇÃO

MATERIAL COM CORTE ESPECIAL

Cortes especiais em diversos materiais, possibilitando ao cliente um leque de opções de

formatos diferenciados.

PRODUTO DIFERENCIADO

PERSONALIZAÇÃO

C U I UEQNMO

CONHEÇA UM POUCO DE NOSSOS SERVIÇOS

PARA SABER MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, ENTRE EM CONTATO:

DIFERENCIAL CRIATIVOAPOSTAMOS NA BUSCA PERMANENTE PELO

ACREDITAMOS NO PODER DA

BOA COMUNICAÇÃOE TEMOS COMO MISSÃO A SOLUÇÃO PARA O

SEU SUCESSO

MÁQUINAS COM ÓTIMA IMPRESSÃO ESPECIALIZADASEM CORTES ESPECIAIS EM MATERIAIS COMO

MDF, PVC, PU, ACRÍLICO E MUITO MAIS!

[email protected]

PERSONALIZAÇÃO DE FROTA

Adesivagem de veículos para propagar sua marca..

IMPACTO VISUAL

PADRONIZAÇÃO DE VEÍCULOS

FACHADAS

Produção de placas, letras caixa e totens personalizados, promovendo o diferencial que

sua empresa precisa.

VISIBILIDADE DA EMPRESA

DIVULGAÇÃO

MATERIAL COM CORTE ESPECIAL

Cortes especiais em diversos materiais, possibilitando ao cliente um leque de opções de

formatos diferenciados.

PRODUTO DIFERENCIADO

PERSONALIZAÇÃO

C U I UEQNMO

CONHEÇA UM POUCO DE NOSSOS SERVIÇOS

PARA SABER MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, ENTRE EM CONTATO:

DIFERENCIAL CRIATIVOAPOSTAMOS NA BUSCA PERMANENTE PELO

ACREDITAMOS NO PODER DA

BOA COMUNICAÇÃOE TEMOS COMO MISSÃO A SOLUÇÃO PARA O

SEU SUCESSO

MÁQUINAS COM ÓTIMA IMPRESSÃO ESPECIALIZADASEM CORTES ESPECIAIS EM MATERIAIS COMO

MDF, PVC, PU, ACRÍLICO E MUITO MAIS!

[email protected]

Page 20: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Batizado: Julio Jimenez DetoniPais: Laerte e Andressa DetoniPadrinhos: Sergio e Neide Junges Fernando e Danusa RothertData: 02 de dezembro de 2018Local: Catedral Nossa Senhora do RosárioFoto: Danni Nunes - Fotografia

GALERIA SOCIAL

38 Revista SA

Page 21: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Classificação Divas CUP

1° Lugar - Litoral United

2° Lugar - Audax FC

3° Lugar - As Nativas

Artilheira com 27 gols feitos -

Jessica Caroline - Litoral United

Defesa menos vazada (29 gols sofridos)

Karen Lorena - As de Sempre

Seleção do Campeonato

Melhor Goleira - Claudineia Costa - Ceará

Melhor Fixa - Jaqueline Siqueira - As Feras

Melhor Ala Direita - Jady Leticia - Harpias

Melhor Ala Esquerda - Jessica Caroline - Litoral United

Melhor Pivô - Natália Vitória- As Feras

Melhor Técnico - Mario Moura

As de Sempre

Atleta Destaque

Claudineia Costa - Ceará

O 1º campeonato de futebol DIVAS CUP teve início em 25 de Ju-lho, sob direção de Laiara Zareli Deto-ni e Amanda Souza, com mais de 109 atletas que ao longo destes 4 meses mostraram que são boas de bola.

Patrocinadores e Apoiadores

A casa do futebol feminino de Paranaguá

40 Revista SA

Page 22: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Presidente: Eloir Martins

Vice-Presidente: Arlei Costa Júnior

Diretor Financeiro: Hedy Almeida

Diretor Administrativo: Marcos Eduardo Tavares de Andrade

Diretor de Patrimônio: Luiz Augusto Pelegrini de Carvalho

Primeiro-Secretário: Pérsio Souza de Assis

Segunda-Secretária: Priscilla Hidemi Nakamura

Primeiro-Tesoureiro: Alberto Grani

Segundo-Tesoureiro: Alexandre Tavares de Andrade

Conselho Fiscal

José Carlos Possas

José Estêvão Dellaring

Raul Maia Chapaval

Conselho Fiscal Suplente

José Roberto Correia

Terezinha Barleta Hamud

Augusto Pinto Neto

Conselho da Mulher Executiva: Presidente Jacqueline Gimbala

Conselho do Jovem Empresário: Jefferson André Laurindo

Ouvidor Geral: Rhenne Hamud Hamud

Diretora de Comunicação: Paula Werner Linhares

Câmaras Setoriais

Comércio Varejista e SPC: Anwar Hamud Hamud

Indústria: Jessé Ribas

Concessionária de Serviços Públicos e Assuntos Comunitários:

Soeli Cooper de Carvalho

Assuntos Portuários: José Paulo Fernandes

Conteineres: Juarez Moraes e Silva

Ensino: Ângela Maria Palanicheski

Turismo, Hotéis e Restaurantes: Célio Reis de Souza

Importação e Exportação: Luiz Roberto Braga Silva Pinto

Navegação: Argyris Ikonomou

Postos de Serviço e Abastecimento: Luiz Carlos Feronato

Serviços Aduaneiros: Rivadávia Simão

Terminais: André Maragliano

Saúde: Mário Percegona

Revenda de Veículos Auto Peças: Valeriano Liporini Sobrinho

Transportes e Logística: José Pereira de Jesus

Armazéns e Terminais Reto Portuários: José Humberto Ramos

Relações Públicas: Regina Lúcia M. Corrêa

Assuntos Sindicais: Danilo Alves Grani

Conselho Consultivo / Conselheiros Natos

Renato Accioly Veiga

Carlos Elysio Neves Vieira da Costa

Alfredo Jorge Budant

José Luiz Boabaid

Alceu Claro Chaves

Adriano Gustavo Vidal

Yahia Hamud

Arquimedes Anastácio

Uma das mais tradicionais e atuan-tes entidades do Estado, a Associa-ção Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) acaba de com-pletar 95 anos de existência. A data foi marcada ainda pela realização da cerimônia de posse da nova direto-ria, em evento festivo que marcou a agenda social da cidade. O empre-sário Eloir Martins, que encabeçou a chapa ‘Tradição’, é o novo presi-dente da Aciap e tem como foco o fortalecimento e crescimento da entidade.

A cerimônia de posse, que foi prestigiada por autoridades locais, regionais e estaduais, foi marcada por momentos de muita emoção, a começar pela manifestação do di-retor financeiro Dr. Marcos Eduardo

Tavares de Andrade, que apresentou um resumo histórico sobre a rica história da Aciap.

Em seu discurso de despedida, Ar-quimedes Anastácio, que ficou sete anos à frente da Aciap, foi claro e objetivo, destacando três momen-tos marcantes que passou durante o período em que foi presidente: a construção do Shopping Ilha do Mel, a criação do Centro de Onco-logia do Hospital Paranaguá e a Poli-gonal do Porto de Pontal do Sul. “Só tenho o que agradecer: aos associa-dos, que sempre confiaram em nos-sa gestão, aos colaboradores, aos parceiros, aos amigos e meus fa-miliares. Seguramente escrevemos uma história de sucesso”, afirmou.

Eloir Martins, o novo presidente

da Aciap, manifestou sua gratidão e emoção em seu discurso de posse. “A responsabilidade é muito grande, porém tenho certeza de que, com o apoio, o trabalho e a dedicação de todos os empresários que com-põem nossa Diretoria Executiva e Conselhos, faremos uma adminis-tração focada no fortalecimento da Aciap, colocando-a cada vez mais em destaque, como uma instituição que é inegavelmente responsável por contribuir para o desenvolvi-mento de Paranaguá e região. Com muita fé em Deus faremos um tra-balho sério e dedicado. Agradeço à parceria e à confiança de todos”, afirmou.

Conheça a nova diretoria da AciapTRADIÇÃO

Aciap comemora 95 anose elege nova diretoriaEloir Martins assume a presidência da entidade para o biênio 2018/2020

Eleita segunda-secretária da Aciap, a cerimonialista Priscilla Hidemi Na-kamura cuidou pessoalmente da produção do evento que empos-sou a nova diretoria da entidade. Ela destaque que optou por criar um ambiente aconchegante dentro da infraestrutura necessária para a rea-lização dos atos protocolares da fes-ta. “Optei por uma paleta de cores em marsala, vinho e terracota, per-cebidas na iluminação cênica em âmbar ao redor de todo o salão; os arranjos florais em tons de marsala também trouxeram sofisticação e naturalidade”, detalhou, acrescen-tando que a sonorização privilegiou o jazz, a bossa-nova e o estilo loun-ge, executadas em sax, contrabaixo e piano.

ELEGÂNCIA

O Presidente Eleito, Sr. Eloir, com sua família | Sandro Murilo Goderth e esposa Gisele Martins Goderth, Marlene com Presidente Eloir Martins, Eloir Martins Jr, Fernanda Martins Tacla e marido Leonardo Tacla

Sra. Selma Camargo Meira, Sr. Eloir Martins (presidente eleito) e esposa Sra. Marlene Martins, Sr. Arquimedes Anastácio (ex-presidente)

O senador eleito Flávio Arns, Arquimedes Anastá-cio, Eloir Martins e o senador Álvaro Dias

O presidente Eloir Martins sendo empossado, acompanhado do Conselheiro Nato da ACIAP, o ex-presidente Adriano Vidal

Ex-presidente Aquimedes Anastácio e o presidente eleito Eloir Martins

À frente da Aciap por sete anos, empresário Arqui-medes Anastácio

Dr. Marcos Eduardo Tavares de Andrade: resumo histórico da rica história da Aciap

Senador Álvaro Dias, vice-presidente Arlei Costa Jr, diretor de Patrimônio Luiz Augusto Pelegrini de Carvalho, primeira-dama Marlene Martins e o presidente eleito Eloir Martins

Arquimedes Anastácio recebe homenagem, em nome da diretoria da Aciap: agradecimento por sua dedicação e gestão

Presidente da Aciap para o próximo biênio, empre-sário Eloir Martins

Foto

s: A

nd

ré A

lexa

nd

re

42 Revista SA 43Revista SA

Page 23: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

GRÁFICA PARANÁ

Page 24: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

GALERIA SOCIAL

Equipe Inspire-se

Julio com os padrinhos, Neide e Sergio, e os pais, Andressa e Laerte

Equipe Amora Confecções Infantis

Em Santa Catarina, Adriano Wasconcelos e sua esposa Ana

46 Revista SA

Page 25: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 26: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

GALERIA SOCIAL

Equipe Secultur - Visita a Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado do Paraná

Luca, 5 anos

Bruno Zacharias comemorando o aniversário da madrinha Odete, acompanhado da família no Rio de Janeiro

Sérgio e Neide com o ator Maurício Mattar na Noite dos Destaques do Ano - Braslopes Pesquisas

Lucius, Sergio e Clever Valesul Chevrolet Certificação Nivel A

50 Revista SA Revista SA 51

Page 27: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das

Além da beleza extra, o paisagismo nas esco-las é uma forma de aprendizado para alunos, professores e toda a equipe escolar. É uma for-ma de tornar o ambiente externo, uma exten-são do que é ensinado em sala de aula, reforçar a necessidade de se cuidar do meio ambiente e deixar o local ainda mais vivo e bonito.

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), tem estimulado o paisagismo nas escolas da rede municipal de ensino envol-vendo a comunidade escolar no plantio de mu-das, flores e como organizar a decoração com a natureza. “O ambiente se torna mais agradá-vel, os alunos sentem-se motivados, há uma educação ambiental e organizacional nesse trabalho, por isso investimos no paisagismo em espaço aberto nas escolas”, observa a secretá-ria municipal de Educação, Vandecy Dutra.

Outro ponto importante na iniciativa são os valores adquiridos com a prática. “É muito bo-nito ver o cuidado que as crianças têm ao se envolver na realização desse trabalho e na pre-servação do mesmo”, salienta a secretária.

A presença de áreas ajardinadas permite que as crianças compreendam de forma mais clara, os problemas socioambientais e também auxi-liam na construção de uma consciência ligada à preservação ambiental. “Nosso intuito é de que cada vez mais escolas participem do proje-to. Contar com áreas verdes nas escolas, gera benefícios às crianças na medida em que ame-nizam o estresse mental, além disso, auxiliam na concentração dos alunos”, ressalta Vandecy Dutra.

Ao todo, 37 instituições de ensino foram con-templadas com o projeto com investimento de R$ 454.470,30.

Paisagismo nas escolas: mais que decoração, um aprendizado para as crianças

Ambiente externo torna-se uma extensão do que é ensinado em sala de aula e auxilia na construção de uma consciência relacionada à preservação ambiental

52 Revista SA

Page 28: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das
Page 29: Glúten - Revista SA · É tratada coma ausência total de alimentos com glúten. ALIMENTOS SEM GLÚTEN QUE SUBSTITUEM A FARINHA DE TRIGO. O implante dentário representa uma das