Gisele ferreira do nascimento linguagem e matemática

71
Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

Transcript of Gisele ferreira do nascimento linguagem e matemática

Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

Escola Municipal Ponta do Aterro.

Profª: Gisele Ferreira do Nascimento

Nº de alunos: 25

Turma: Unica

Turno: Vespertino

Carga Horária: 10 hs

Ano: 2012

3ª ano

Eixo articulador:

Oralidade;

Área: Alfabetização e linguagem Temática: Gêneros textuais

Escuta demonstrando compreensão;Interage fazendo uso da oralidade;

Usa as regras do discurso: Quando falar? Quando não falar? A quem? Com quem? Onde? De que maneira? E por que falar?

Participa das interações propostas em sala de aula;

Confirma ou refuta hipóteses levantadas.

Capacidades:

Música do Folclore Infantil Brasileira, Escravos de Jó.

Descritores

Apresentei a música Escravo de Jó em forma de brincadeira. Formamos uma roda de quatro alunos, em que cada criança tinha que cantarolar a musica passando o chinelo que estava em sua mão para seu colega da direita. Primeiro vez a musica é cantarolada, a segunda vez é murmurada, a terceira vez cantada mentalmente passando o chinelo.

Atividades desenvolvidas:

Exercitar a liderança, possibilitar o trabalho em grupo, desenvolver sinergia, comunicação, cooperação, planejamento e coordenação motora.

Objetivos:

Cantamos a música Escravo de Jó fazendo uso da coordenação motora, uma vez que o aluno não poderia deixar de repassar o chinelo ao colega na hora certa, dando ritmo a música.

Metodologia:

Customizei com E.V.A coloridos chinelos velhos os quais foram usados pelas crianças na brincadeira.

Recursos Didáticos:

Avaliei que em alguns alunos houve espírito de liderança uma vez que dada as regras da brincadeira algumas crianças sobressaíram-se, havendo comunicação entre elas para que conseguissem chegar ao objetivo final, trabalhando sempre grupo.

Avaliação:

Os alunos fizeram uma roda com quatro alunos cada, para facilitar a coordenação motora e conseguirem alcançar o objetivo da brincadeira, no primeiro momento tiveram dificuldade em chegar ao final da cantiga, mas quando conseguiram encontrar o ritmo com a cooperação daquele que se despontou como líder da brincadeira percebendo que quando o ritmo era muito rápido eles não iriam conseguir passar o chinelo, pois não bastava ele saber mas tinha que ajudar o colega para que a brincadeira desse certo, onde cada um pôde acompanhar passando o chinelo chegando ao objetivo.

Relato da experiência:

A aluna Beatriz Tanielli teve muita dificuldade em encontrar o ritmo, quando estavam cantando num ritmo muito rápido ela não conseguia passar o chinelo e não conseguiam terminar a brincadeira, quando cantavam mais devagar ela não conseguia e passava muito rápido, foi a única que não conseguiu.

Fato que chamou atenção durante o desenvolvimento das atividades:

Eixo articulador:

Jogos matemáticos

Área: Matemática Temática: Números e Operações

Resolve situações problemas com as operações de subtração, adição e multiplicação em diferentes situações. ( tirar, comparar, completar, juntar, acrescentar, multiplicar).

Capacidades:

Jogos em tabuleiro, Desafio e Feche a Caixa. Trabalhando a adição, subtração e multiplicação.

Descritores

O jogo desafio, os alunos tinham um tabuleiro com cinco raias, o aluno era sorteado a responder a tabuada do 2 ao 5 e com um dado era sorteada a vez de quem iria responder e assim sucessivamente até que alcançasse a chegada e como premio as crianças que conseguiam responder a tabuada e chegar ao final ganharam balinhas .

Atividades desenvolvidas:

Jogamos também o feche a caixa outro jogo de tabuleiro com numerais de 1 a 9, quem conseguisse fechar a caixa ganhava o jogo. Joga-se dois dados somando o resultado colocasse as tampinhas em cima dos numerais que foram obtidos ao jogar os dados. Quem conseguir fechar a caixa ganha o jogo, ou quem conseguir ficar com menos pontos sem fechar. Como recompensa ganharam balinhas.

Verificar a competência dos alunos em fazer contas mentalmente.

Objetivos:

Fazendo uso dos jogos, expôs as regras desses mesmos jogos, estimulando-os a fazer cálculos mentais de subtração, multiplicação e adição.

Metodologia:

Foi utilizado papel cartão, papelão, caneta piloto, tampinhas de garrafas PET, 2 dados e balinhas.

Recursos Didáticos:

Avaliar o interesse dos alunos, a participação dos mesmos, o domínio da tabuada, das operações de subtração e adição, o calculo mental dos alunos.

Avaliação:

Dei início a aula com o jogo do DESAFIO, todos estavam curiosos para saber como se jogava, todos queriam brincar assim que terminei de expor as regras do jogo. Todos participaram do jogo satisfatoriamente. Em seguida apresentei o jogo do FECHE A CAIXA, houve grande interesse dos alunos

Relato da experiência:

em participar da brincadeira. Achei bastante

proveitoso pois através da brincadeira percebi

que todos aprendiam e quando um errava a

tabuada o outro corrigia e para quem queria

brincar e continuar no jogo teria que saber a

resposta, e ficavam ansiosos em saber se o

colega iria ou não saber a resposta, para que

pudesse ganhar o jogo. Foi Foi bastante rica a

experiência.

A aluna Beatriz Tanielli teve muita dificuldade em encontrar o ritmo, quando estavam cantando num ritmo muito rápido ela não conseguia passar o chinelo e não conseguiam terminar a brincadeira, quando cantavam mais devagar ela não conseguia e passava muito rápido, foi a única que não conseguiu.

Fato que chamou atenção durante o desenvolvimento das atividades: