GEOPOLÍTICA II

46
GEOPOLÍTICA GEOPOLÍTICA OS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENS OS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENS

Transcript of GEOPOLÍTICA II

GEOPOLÍTICAGEOPOLÍTICAOS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENSOS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENS

06/OUT (QUINTA-FEIRA)06/OUT (QUINTA-FEIRA)GEOPOLÍTICA: A NOVA ORDEM DO CAPITALGEOPOLÍTICA: A NOVA ORDEM DO CAPITALDefinindo a Geopolítica.Definindo a Geopolítica. Capitalismo industrial, financeiro e informacional reordenando territórios.Capitalismo industrial, financeiro e informacional reordenando territórios. A formação de novos blocos econômicos: regionalização e garantia de mercado.A formação de novos blocos econômicos: regionalização e garantia de mercado. GEOPOLÍTICA E PODER (A CONQUISTA DA PAZ PELA GUERRA)GEOPOLÍTICA E PODER (A CONQUISTA DA PAZ PELA GUERRA)A presença americana no Iraque e no Afeganistão.A presença americana no Iraque e no Afeganistão.

10/OUT (SEGUNDA-FEIRA) e 11/OUT (TERÇA-FEIRA)10/OUT (SEGUNDA-FEIRA) e 11/OUT (TERÇA-FEIRA)OS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENSOS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENSAs disputas políticas, econômicas e religiosas:As disputas políticas, econômicas e religiosas: O velho muro (a Muralha da China)O velho muro (a Muralha da China) Os outros muros: dividindo os homens e os territórios.Os outros muros: dividindo os homens e os territórios.

Arábia Saudita (Iêmen e Iraque).Arábia Saudita (Iêmen e Iraque). O muro entre as coreias.O muro entre as coreias. Índia e Paquistão (Caxemira).Índia e Paquistão (Caxemira). Estados Unidos e México.Estados Unidos e México. Palestina e Israel (Cisjordânia e Gaza).Palestina e Israel (Cisjordânia e Gaza). Botsuana e Zimbábue (Sul da África).Botsuana e Zimbábue (Sul da África). Chipre: o muro entre Turquia e Grécia.Chipre: o muro entre Turquia e Grécia. Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara Ocidental).Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara Ocidental). O muro de Belfast (Irlanda do Norte).O muro de Belfast (Irlanda do Norte).

13/OUT (QUINTA-FEIRA)13/OUT (QUINTA-FEIRA)OS MIGRANTES DA GUERRAOS MIGRANTES DA GUERRAOs acampamentos nas fronteiras: os sem-territórios.Os acampamentos nas fronteiras: os sem-territórios.

GEOPOLÍTICAGEOPOLÍTICADEFINIÇÃODEFINIÇÃO Tecnicamente é a interação entre as relações relações

políticaspolíticas (governos e seus interesses) e os espaços geográficosespaços geográficos (as áreas de expressão direta do poder);

TEMÁTICATEMÁTICA Situações de conflito (bélico e/ou ideológico);

Relações de dominação (econômica e/ou cultural);

Globalização;

(UNESP 2014)(UNESP 2014) Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo internacional. Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano estãoa)a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países aliados no combate ao terrorismo internacional; e a prisão imediata de árabes e muçulmanos que residissem nos Estados Unidos.b)a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a restrição da liberdade e dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo.c)a concessão de apoio logístico e financeiro a países que, autonomamente, pudessem combater grupos terroristas em seus territórios; e a preservação dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo, que residissem dentro ou fora dos Estados Unidos.d)a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a flexibilização do ingresso nos Estados Unidos de pessoas oriundas de qualquer região do mundo.e)a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a preservação dos princípios de liberdade individual e autonomia dos povos.

“Afinal, quem tem razão? Os conflitos mundiais na atualidade são caóticos, sem lógica, ou direcionam-se no sentido da progressiva implementação da democracia liberal em todo o globo? Ou eles são essencialmente competições econômicas, envolvendo Estados e/ou megablocos? Ou eles seriam antes de tudo choques culturais, confrontando diferentes civilizações? Ou ainda, não permaneceriam basicamente enfrentamentos militares como sempre foram, ou seja, a força bruta é que determina em última instância quem domina uma região do mundo ou todo o globo?”.

VESENTINI, José William. Novas Geopolíticas. São Paulo: Contexto, 2000. p.111. 

O enunciado acima coloca-nos alguns questionamentos sobre as origens dos conflitos mundiais. A partir disso, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que condiz com sua análise.(___) Com a crescente interdependência entre as economias, a questão é concorrer e, ao mesmo tempo, se associar, crescer conjuntamente, pois a crise em um lugar pode afetar outros. Por esse motivo, a disputa atual não mais consistiria em produzir armamentos ou anexação de novos territórios (seja militar ou ideologicamente, como na época da Guerra Fria), e sim produzir mais e melhores bens e serviços, ampliando a produtividade, o nível tecnológico e educacional e o padrão de consumo de toda a população.(___) Inexistem relações no papel da mídia com a política internacional, pelo fato de as sociedades avançadas pouco utilizarem os meios de comunicação como um instrumento de estratégia militar.(___) Nada indica que a guerra militar acabou ou sequer que ficou menos frequente no mundo pós Guerra Fria. Mas existem inúmeras evidências que sinalizam mudanças nos seus objetivos e na sua estratégia, como concepção de inimigo, armamentos, preparação dos soldados e logística.(___) No mundo pós Guerra Fria, os conflitos não são mais ideológicos e nem mesmo econômicos, mas, fundamentalmente, culturais. A exemplo disso, podem-se destacar os princípios da civilização ocidental contra a islâmica, e esta contra a hinduísta.

Para responder a questão, leia o fragmento abaixo.“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho.“Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”, [...].“Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países.” [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do

capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que:a)houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.b)surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Europeia.c)houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).d)surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

Os muros que dividem as fronteiras e os homensOs muros que dividem as fronteiras e os homens: as disputas políticas econômicas e : as disputas políticas econômicas e religiosas: O velho muro: a muralha da China. Os outros muros: dividindo os homens e os religiosas: O velho muro: a muralha da China. Os outros muros: dividindo os homens e os territórios: Índia e Paquistãoterritórios: Índia e Paquistão

(UEA 2013)(UEA 2013) Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947. Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram a uma acirrada corrida armamentista que culminou com a sua entrada no grupo de países detentores de armas nucleares. As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas¡ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntou povos com diferentes religiões e culturas.¡à sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia, sendo a principal rota marítima das grandes embarcações.¡às diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e a região da Caxemira, de maioria muçulmana.¡às rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de origem báltica, e os indianos de origem muçulmana.¡à presença de fartas reservas de petróleo, que torna a região estratégica para o desenvolvimento da Índia.

Os muros que dividem as fronteiras e os homensOs muros que dividem as fronteiras e os homens: as disputas : as disputas políticas econômicas e religiosas: O velho muro: a muralha da China. políticas econômicas e religiosas: O velho muro: a muralha da China. Os outros muros: dividindo os homens e os territórios: EUA e MéxicoOs outros muros: dividindo os homens e os territórios: EUA e México

(UEA 2014)(UEA 2014) Leia a notícia publicada em dezembro de 2011, que trata da ampliação da barreira física na fronteira entre os Estados Unidos e o México.Os trabalhos de ampliação ocorrem nas praias de Tijuana (México) e San Diego (Califórnia, EUA), o ponto mais ocidental da fronteira entre os dois países. A fronteira entre Tijuana e San Diego possui algum tipo de separação há mais de 20 anos. A primeira cerca, com 3 metros de altura e feita de metal soldado, foi erguida em 1993, cobrindo os primeiros 22 km de fronteira desde o Oceano Pacífico. Quando for concluída, a cerca terá 2,5 metros de altura a mais que sua antecessora.

(www.bbc.co.uk. Adaptado.)A ampliação dessa barreira teve como objetivoa)impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.b)segregar movimentos religiosos extremistas que ocupam essas áreas.c)dificultar a imigração de norte-americanos para o México.d)evitar o contrabando de produtos eletrônicos sem fiscalização para o México.e)proteger o litoral norte-americano dos efeitos da maré alta oceânica.

A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.

Os muros dividindo os homens e os territórios:

A Muralha da ChinaA Muralha da China

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Arábia Saudita (Iêmen e Iraque)Arábia Saudita (Iêmen e Iraque)

As autoridades da Arábia Saudita começaram a construir um muro de separação ao longo da fronteira com o Iêmen.

O objetivo principal é impedir a passagem de imigrantes ilegais, narcotraficantes e contrabandistas que tentam atravessar a fronteira e entrar em território saudita ilegalmente.

Os muros dividindo os homens e os territórios:

As duas CoreiasAs duas Coreias

Separadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Zona Desmilitarizada entre as Coréias continua sendo a maior herança dos tempos da Guerra Fria.

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Índia e PaquistãoÍndia e Paquistão

A região da Caxemira é onde se localizam as nascentes dos rios Ganges e Indo respectivamente os principais rios da Índia e do Paquistão.

Os muros dividindo os homens e os territórios:

EUA e MéxicoEUA e México

A influência geopolítica e econômica dos EUA ainda se mostra um fator de preocupação nas suas relações com a América Latina.

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Palestina e IsraelPalestina e Israel

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Botsuana e ZimbabueBotsuana e Zimbabue

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Chipre: o muro entre Turquia e GréciaChipre: o muro entre Turquia e Grécia

Os muros dividindo os homens e os territórios:

Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara Ocidental)Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara Ocidental)

Os muros dividindo os homens e os territórios:

O muro de Belfast (Irlanda do Norte)O muro de Belfast (Irlanda do Norte)