Geopark Notícias 1ª Edição

6
Geopark Araripe sedia encontro de novas candidaturas do Brasil para a Unesco Geopark Araripe Site do Geopark Araripe será lançado com novo design 6 3 A reunião preparatória para o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Fortalecendo novas candidaturas foi realizada na URCA, no último dia 30. O objetivo do evento foi promo- ver o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe. Participaram do evento, aberto pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, o Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, que no início da sua explanação fez uma breve apresentação do Geopark e o seu significado, e a Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Teresa Mota. Reunião Preparatória para evento nacional sobre Geoparks conta com boa participação de instituições da região 4 5 Equipe do Geopark Araripe visita Sobrarbe -Espanha e Naturtejo-Portugal 5 Foto: Elizangela Santos Universidade Regional do Cariri - URCA

description

Geopark Notícias

Transcript of Geopark Notícias 1ª Edição

Page 1: Geopark Notícias 1ª Edição

Geopark Araripe sedia encontro de novas candidaturas do Brasil para a Unesco

Geopark Araripe

Foto

: D

anie

l Rom

an

Site do GeoparkAraripe será lançado com novo design

6

3

A reunião preparatória para o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Fortalecendo novas candidaturas foi realizada na URCA, no último dia 30. O objetivo do evento foi promo-ver o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe.

Participaram do evento, aberto pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, o Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, que no início da sua explanação fez uma breve apresentação do Geopark e o seu significado, e a Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Teresa Mota.

Reunião Preparatória para evento nacional sobre Geoparks conta com boa participação de instituições da região

4

5

Equipe do Geopark Araripevisita Sobrarbe-Espanha e Naturtejo-Portugal

5

Foto

: E

lizangela

Santo

s

Universidade Regional

do Cariri - URCA

Page 2: Geopark Notícias 1ª Edição
Page 3: Geopark Notícias 1ª Edição

Foto

: D

ulc

inea G

il

Page 4: Geopark Notícias 1ª Edição
Page 5: Geopark Notícias 1ª Edição
Page 6: Geopark Notícias 1ª Edição

Notícias6 Dezembro de 2009

O Governo do Estado, p o r m e i o d a SS e c r e t a r i a d a s

Cidades, e o Ministério da Integração Nacional, reali-zam nos próximos dias 10 e 11, no Hotel Encosta da Serra e áreas do Geopark Araripe, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Cons truindo Novas Candidaturas. O obje-tivo é criar uma agenda para construção da rede brasileira de geoparks vinculada à UNESCO, que passará natu-ralmente pela certificação de projetos do gênero aspirantes da Conferência Global de Geoparks em 2010, na Malásia. O evento tratará das múltiplas dimensões do Geopark Araripe.

Segundo gestor de dire-ção adminis t ra t iva do Geopark Araripe, Patrício Melo, participam do encon-tro estados como Minas Gera i s , Pa raná , Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades sede da Região do Cariri que fazem parte dos Geopark Araripe. Conforme o gestor administrativo, o evento ser-virá para mostrar um pouco do Geopark e suas múltiplas dimensões nas áreas de edu-cação, conservação e turismo e as interfaces de desenvolvi-mento regional que têm sido trabalhadas.

A abertura do evento acontecerá dia 10 de dezem-bro, às 8 horas. Contará com as presenças do Reitor da URCA, professor Plácido Cidades Nuvens, do Gerente do Geopark Araripe, profes

sor Idalécio de Freitas, da Secretária Adjunta da Ciência e Tecnologia, Teresa Mota, e do Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo. Para o professor Idalécio de Freitas, o encontro servirá para integrar todos os meios de pesquisa referentes à ques-tão do Geopark, além de dis-cutir novas candidaturas das cidades participantes.

Patrício afirma que está sendo realizada uma programação a ser desen-volvida no próximo ano, que já foi discutida e será colocada em prática relacio-nada a agenda do grupo ges-tor. Na última segunda-feira, foram iniciados os seminários, com a participa-ção de docentes da URCA, nos municípios que estão

inseridos no projeto, começando pela cidade de Barbalha. Ele afirma que essa é uma das oportunida-des de diálogo com a comu-nidade e poderes públicos, numa construção e imple-mentação do projeto, inte-grando os próprios anseios dessas comunidades, para construção e implementa-ção do Geopark.

O Geopark Araripe pas-sará pela avaliação da Unesco em 2010 para conti-nuar com a chancela do órgão internacional, integrado a rede mundial de geoparks do planeta. Patrício diz que todas essas ações que vêm sendo desenvolvidas estão dentro dos critérios de avali-ação. “O próprio encontro é um indicador de avaliação. O

objetivo é manter a inte-gração com áreas protegidas no Brasil e com a rede Global”, explica.

No que diz respeito às múltiplas dimensões de uma rede de geoparks e sua importância, como instru-mento de desenvolvimento sustentável, a Secretaria das Cidades articulou com os ministérios da Integração, da Cultura, do Turismo e o Banco Mundial, que acena-ram de forma positiva na contribuição na constituição e o fortalecimento dessa rede. Também participam do I Encontro, além dos representantes de geoparks aspirantes, o Geopark de Arouca, que se prontifica-ram em participar de uma oficina de trabalho na con

solidação das propostas dos geoparks aspirantes, que serão avaliadas na Con-ferência da Malásia. Na oca-sião, o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, abordará as múltiplas dimen-sões do Geopark Araripe.

O Desenvolvimento Regional, Cultura, Turismo e Meio Ambiente serão aborda-dos pela equipe gestora da URCA. A oficina de trabalho, construindo novas candidatu-ras fará parte de um segundo momento do encontro. A inici-ativa tem a finalidade de contri-buir para a consolidação das propostas dos geoparks aspi-rantes, tendo em vista a aprova-ção na Conferência Global de Geoparks, em 2010, na Malásia.

O coordenador científico e professor do departamento de Geologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, Artur Abreu Sá, abordará a experiência do Geopark de Arouca, em Portugal. No dia 11, haverá uma visita guiada com os parti-cipantes do encontro, ao terri-tório do Geopark, incluindo as cidades de Santana do Cariri e Nova Olinda. Pelo menos 59 geoparks já foram criados no mundo, desses, o Geopark Araripe é o único das Américas e do Hemisfério Sul.

No Brasil existem atual-mente seis territórios aspiran-tes: Campos Gerais, no Paraná, Bodoquena Pantanal, no Mato Grosso do Sul, Vale da Ribeira e Tietê, em São Paulo, Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais e Búzios, no Rio de Janeiro.

Criado há mais de dois meses, o grupo gestor do Geopark Araripe é composto por uma equipe de professores da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docentes e técnicos também fazem parte do Comitê Multidisciplinar, que tem se reunido freqüente-mente para avaliar e propor ações voltadas para o desen-volvimento do projeto.

Integra o grupo gestor os docentes JOSÉ PATRICIO PEREIRA MELO (Direção Administrativa), FRANCIS-CO IDALÉCIO DE FREITAS (Gestão Científica), ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ (Gestão de Desenvolvimento Regional). O objetivo deste

grupo é coordenar as ações de integração do progra-ma, envolvendo o ensino, a pes-quisa e a extensão da Universidade e fazer cumprir as metas designadas pelo Geopark junto à UNESCO.

A mudança do processo de gestão traz um foco de tra-balho voltado para a integra-ção das ações mútuas. No pri-meiro momento dos traba-lhos, se buscou envolver a comunidade acadêmica, com debates e compartilhamento de informações. Na segunda etapa, tem se buscado uma interação com os gestores públicos, secretarias de esta-do e Governo Federal, por meio do Ministério da

ceiro momento, há um envolvimento maior com os municípios e com a comuni-dadepara elaborar plano de gestão do Geopark.

O Geopark é uma certi-ficação que foi adquirida a partir de um projeto de desen-volvimento regional tendo como centros de interesse a promoção dos geosítios, mas não se resume neles - há um conjunto de iniciativas e sítios no entorno de cada geosítio que devem ser valorizados.

A importância paleonto-lógica e geológica é destaque, entretanto, desde antes da cer-tificação, com a aquisição do Museu pela URCA - doação do Professor Plácido Cidade

N u v e n s , e n q u a n t o Prefeito de Santana do Cariri, já havia recebido seu maior patrimônio.

É um projeto estratégi-co, por agregar valor a determinadas atividades de geoturismo, geoeducação e geoconservação, que já se realizam na região do Ara-ripe e envolve os setores

tre eles a imprensa. É fundamental que as

notícias sobre o GEOPARK estejam absolutamente fiéis ao que se está desenvolven-do, já que envolve categorias de maior interesse: os arte-sãos, pesquisadores, empre-sários e cidadãos interessa-dos na preservação e promo-ção do Cariri e do Araripe.

I Encontro Nacional debate múltiplas dimensões do Geopark Araripe