Gazeta de Varginha - 28/05/2014

20
PÁGINA 02 PONTO DE VISTA Êxodo 40 Máx: 21° / Mín: 12° Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Mais de 60% das cidades da região não tiveram homicídios em 2013 EDIÇÃO 8.995 R$ 1, 00 VARGINHA, 28 DE MAIO DE 2014 DEUS É FIEL regional/local 07 A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou os números nesta terça-feira (27/05) local/página 04 Na opinião do coro- nel Edilson Ivair Costa, comandante da 18ª Re- gião da Policia Militar, responsável pela segu- rança de 55 cidades no Sul de Minas, um dos motivos da não ocor- rência de homicídios é a proximidade da co- munidade com a polí- cia. “É uma cidade pe- quena e os moradores se conhecem. Além disso o Judiciário do município é muito atu- ante, o grupo é coeso e trabalha muito em cima das questões ligadas à criminalidade. Tudo isso cria um clima favo- rável para evitar a ocor- rência de homicídios”, afirmou o coronel. O número repre- senta 63,2% dos muni- cípios do Sul do Esta- do. Em 2012, também não houve assassinatos 90 cidades da região, segundo os dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Traficante é preso com cocaína em Varginha Grupo Unis é destaque em visitas à Inglaterra e Irlanda local/página 05 local/página 03 O Grupo Unis está mais uma vez represen- tado no exterior. O supe- rintendente Executivo, Prof. Me. Jeferson Vi- nhas Ferreira, esteve em 2 países europeus em mais uma Missão coorde- nada pelo SEMESP, Sin- dicato de Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Esta- do de São Paulo. Um grupo seleto de 40 insti- tuições foram convidadas para conhecerem de per- to a estrutura de algumas instituições daqueles pa- íses: Warwick e Oxford University, na Inglaterra, e a Trinity College Dub- lin, na Irlanda. PÁGINA 09 Aciv e Sebrae realizam oficina sobre crédito na próxima semana [email protected] www.jornalgazetadevarginha.com facebook.com/gazetavga

description

Edição 8.995

Transcript of Gazeta de Varginha - 28/05/2014

Page 1: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

PÁGINA 02

PONTO DE VISTA

Êxodo 40

Máx: 21° / Mín: 12°

Deus manda Moiséslevantar o tabernáculo

Mais de 60% das cidades da regiãonão tiveram homicídios em 2013

EDIÇÃO 8.995R$ 1, 00 VARGINHA, 28 DE MAIO DE 2014

DEUS É FIEL

regional/local 07

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou os números nesta terça-feira (27/05)

local/página 04

Na opinião do coro-nel Edilson Ivair Costa,comandante da 18ª Re-gião da Policia Militar,responsável pela segu-rança de 55 cidades noSul de Minas, um dosmotivos da não ocor-rência de homicídios éa proximidade da co-munidade com a polí-cia.

“É uma cidade pe-quena e os moradoresse conhecem. Alémdisso o Judiciário domunicípio é muito atu-ante, o grupo é coeso e

trabalha muito em cimadas questões ligadas àcriminalidade. Tudoisso cria um clima favo-rável para evitar a ocor-rência de homicídios”,afirmou o coronel.

O número repre-senta 63,2% dos muni-cípios do Sul do Esta-do. Em 2012, tambémnão houve assassinatos90 cidades da região,segundo os dados daSecretaria de Estado deDefesa Social (Seds).

Traficanteé preso com

cocaína em

Varginha

Grupo Unis é destaque emvisitas à Inglaterra e Irlanda

local/página 05local/página 03

O Grupo Unis estámais uma vez represen-tado no exterior. O supe-rintendente Executivo,Prof. Me. Jeferson Vi-nhas Ferreira, esteve em2 países europeus emmais uma Missão coorde-nada pelo SEMESP, Sin-dicato de Mantenedorasde Estabelecimentos deEnsino Superior do Esta-

do de São Paulo. Umgrupo seleto de 40 insti-tuições foram convidadaspara conhecerem de per-to a estrutura de algumasinstituições daqueles pa-íses: Warwick e OxfordUniversity, na Inglaterra,e a Trinity College Dub-lin, na Irlanda.

PÁGINA 09

Aciv e Sebrae realizam

oficina sobre créditona próxima semana

[email protected]

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

Page 2: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

1 - FALOU mais oSENHOR a Moisés,dizendo:

2 - No primeiromês, no primeiro diado mês, levantarás otabernáculo da tendada congregação,

3 - E porás nele aarca do testemunho, ecobrirás a arca com ovéu.

4 - Depois coloca-rás nele a mesa, e po-rás em ordem o que sedeve pôr em ordemnela; também coloca-rás nele o candelabro,e acenderás as suaslâmpadas.

5 - E porás o altar

de ouro para o incensodiante da arca do teste-munho; então pendu-rarás a cortina da portado tabernáculo.

6 - Porás também oaltar do holocausto di-ante da porta do taber-náculo da tenda da con-gregação.

7 - E porás a pia en-tre a tenda da congre-gação e o altar, e nelaporás água.

8 - Depois porás opátio ao redor, e pen-durarás a cortina à por-ta do pátio.

9 - Então tomarás oazeite da unção, e un-girás o tabernáculo, e

tudo o que há nele; e osantificarás com todosos seus pertences, e serásanto.

10 - Ungirás tam-bém o altar do holo-causto, e todos os seusutensílios; e santificaráso altar; e o altar será san-tíssimo.

11 - Então ungirás apia e a sua base, e a san-tificarás.

12 - Farás tambémchegar a Arão e a seusfilhos à porta da tendada congregação; e oslavarás com água.

13 - E vestirás aArão as vestes santas, eo ungirás, e o santifica-

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não seresponsabiliza por

conceitos emitidos emartigos assinados, mesmo

sobpseudônimos, que são deinteira responsabilidade

de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:Rodrigo S. Fernandes

Sindjori - MG 312/99 -Administração/Revisão:Lanamara Silva - Paulo

Ribeiro da Silva Fernan-des

(Jornalista e superinten-dente de redação-

M.T.TB.16.851) - Horáriode funcionamento das

08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop.de Jornais e Revistas do

InteriorADJORI - Associaçãodos Jornais do InteriorADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departamentode Publicidade Av. dosImigrantes, 445 - SantaMaria - CEP 37022-560 -

Telefones(35)3221-4668(35)3221-4845

VARGINHA/MGE-mail: gazetade

[email protected]@yahoo.

com.brEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

Palavras de Vida

28 DE MAIO DE 201402 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

Deus manda Moisés levantar o tabernáculoÊxodo 40

rás, para que me admi-nistre o sacerdócio.

14 - Também faráschegar a seus filhos, elhes vestirás as túnicas,

15 - E os ungiráscomo ungiste a seu pai,para que me adminis-trem o sacerdócio, e asua unção lhes será porsacerdócio perpétuonas suas gerações.

16 - E Moisés fezconforme a tudo o queo SENHOR lhe orde-nou, assim o fez.

17 - Assim, no pri-meiro mês, no ano se-gundo, ao primeiro diado mês foi levantado otabernáculo.

Fernando MoraesFonseca Jr.

Desde o dia 24 deabril, quando foi publica-da no Diário Oficial daUnião a Lei 12.965 - ochamado Marco Civil daInternet -, a comunicaçãodigital no País ganhou no-vos contornos. A legisla-ção, que está sendo con-siderada a Constituição daInternet, entrará em vi-gor em meados de junho,após decorridos 60 diaspara que provedores eusuários adequem-se àsregulamentações. O tex-to já foi esmiuçado, sob osmais variados aspectos,pelos analistas, que apro-fundam, em especial, aspolêmicas quanto à liber-dade, privacidade e neu-tralidade da rede.

Temas, sem dúvida,de extrema relevância,tendo em vista a necessi-dade de se conduzir demaneira ética e equilibra-da as regras que nortei-am a produção e a disse-minação dos conteúdosno ambiente virtual. O

que gostaria de chamaratenção neste artigo, en-tretanto, é a colaboraçãodesta lei na democratiza-ção do acesso à cultura eà educação. Pode parecerretórico, mas o registrodesse aspecto no textocria um parâmetro quedefine as prioridades darede no país.

“O cumprimento dodever constitucional doEstado na prestação daeducação, em todos os ní-veis de ensino, inclui a ca-pacitação, integrada a ou-tras práticas educacio-nais, para o uso seguro,consciente e responsávelda Internet como ferra-menta para o exercício dacidadania, a promoção decultura e o desenvolvi-mento tecnológico”, diz odocumento, em seu arti-go 26.

É certo que o MarcoCivil da Internet não éuma panacéia. Ele torna aInternet no Brasil umambiente mais "habitá-vel", mas não impede queocorram experiênciasinadequadas. Professores

e escolas mais atentas sa-berão identificar que,além dos ganhos instru-mentais da segurança e daprivacidade, há uma cla-ra sinalização da socieda-de para a importância domundo virtual em nossasvidas e, portanto, para aeducação.

Muitas escolas te-mem ampliar a presençados seus processos deensino e aprendizagem naInternet, por diversosmotivos. Entre eles, estãoquestões tratadas na novalei, como segurança e pri-vacidade. Mas há outrosentraves: investimentosaltos, formação de docen-tes para o desenvolvi-mento de novas metodo-logias de ensino, materi-ais confiáveis, questõestrabalhistas, e por aí se-gue.

A Internet é um com-ponente novo em umahistória construída poruma instituição centená-ria, a escola. O texto danova lei sinaliza a elas e aosseus educadores que omundo virtual é tão real

quanto o físico. Se as ins-tituições de ensino pre-tendem desenvolver to-das as potencialidades decrianças e jovens por meioda aprendizagem, o mun-do digital precisa estarpresente de forma amplae sustentável. Se assimfor, é claro que o acesso àexperiências e conteú-dos, à publicação de suasvivências e às trocas só-cio-cognitivas com pro-fessores e colegas serãomuito incrementados.

Instituições e docen-tes estão desafiados aadequar suas propostasdidáticas, com metodolo-gias mais voltadas à solu-ção de problemas e à re-flexão, do que ao simplesacúmulo de conhecimen-to. É claro que as aborda-gens e os desafios preci-sam mudar! Mais do quenunca é preciso imagina-ção pedagógica para serum bom professor.

Nesse contexto, e-books didáticos e paradi-dáticos ganham uma novaatribuição em virtude dovalor que agregam à ex-

Marco Civil da Internet como instrumentode incentivo à educação

periência de ensinar eaprender. Trata-se deuma dimensão ampliada,porque multiplicam e di-versificam o uso do re-pertório de habilidades ecompetências e porque

18 - Moisés levantouo tabernáculo, e pôs assuas bases, e armou assuas tábuas, e colocounele os seus varais, e le-vantou as suas colunas;

19 - E estendeu atenda sobre o taberná-culo, e pôs a coberturada tenda sobre ela, emcima, como o SE-NHOR ordenara a Moi-sés.

20 - Tomou o tes-temunho, e pô-lo naarca, e colocou os varaisna arca; e pôs o propi-ciatório em cima daarca.

21 - E introduziu aarca no tabernáculo, e

pendurou o véu dacobertura, e cobriu aarca do testemunho,como o SENHOR or-denara a Moisés.

22 - Pôs tambéma mesa na tenda dacongregação, ao ladodo tabernáculo, parao norte, fora do véu,

23 - E sobre elapôs em ordem o pãoperante o SENHOR,como o SENHOR or-denara a Moisés.

24 - Pôs tambémna tenda da congre-gação o candelabrona frente da mesa, aolado do tabernáculo,para o sul,

são a linguagem destetempo.

Fernando Moraes Fon-seca Jr é gerente de Ino-vação e Novas Mídias daEditora FTD

Page 3: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA | 0328 DE MAIO DE 2014

LOCAL

Aciv e Sebrae realizam oficina sobreplano de crédito na próxima semana

A Associação Co-mercial de Varginha,em parceria com o Se-brae, realizará no dia 4de junho a oficina:Como elaborar um pla-no de crédito, cadastroe cobrança. A oficinaapresentará procedi-mentos e ferramentaspara que os empresári-os possam concedercrédito com mais segu-rança e menor inadim-plência em suas vendasa prazo. O público alvo

são Empresários e em-preendedores, formaisou informais, potenci-ais empresários e pro-fissionais liberais.

O evento será entre18h e 22h, no auditórioda Aciv. O valor da ins-crição é R$ 20,00. Maisinformações podem serobtidas pelo telefone3219-3350. São ofereci-das 15 vagas.

A oficina será mi-nistrada pelo consultorArrison Nogueira Ta-

vares, Pós Graduado noMBA em Gestão Em-presarial pela Funda-ção Getúlio Vargas –FGV (2013). Graduadoem Comércio Exteriorpelo Centro Universitá-rio Internacional(2010) e Técnico emAdministração pela Es-cola Técnica de For-mação Gerencial –ETFG (2000). Partici-pou do Seminário paraEmpreendedores –Empretec (2011).

Mutirão da Limpeza chega ao bairro Imaculada

* Limpe e tampe caixas d' água,* Limpe as calhas,* Descarte corretamente o lixo,* Tampe galões, tonéis, poços, latões e tambores,* Cubra e seque pneus que não estão sendo utilizados,* Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado,* Limpe e seque as bandejas de geladeira,* Mantenha os vasos de plantas sem pratinhos ou colo-car areia nos pratinhos.* Não acumule água em bromélias e outras plantas,* Feche vasos sanitários que não são usados constante-mente,* Vire os baldes e garrafas com a boca para baixo,* Estique lonas de cobertura para não formar poças deágua,* Sempre trate a água de piscinas e fontes.

O Mutirão da Lim-peza estará nesta quar-ta-feira, 28 de maio,quando no bairro Ima-culada, a partir das7h30, levando impor-tantes informações so-bre o combate a Den-gue. Uma ação do setorda Dengue e Fiscaliza-ção, que tem o apoio dasSecretarias de Obras,através do Setor deLimpeza Urbana e Var-rição, da Agricultura eMeio Ambiente, Postosde Saúde da Famíliados Bairros, ConselhosComunitários e Pontosdo Comércio Local.

Devido a extensãodo bairro, o Mutirãoserá dividido em duasetapas, sendo que a pri-meira que acontece essasemana deverá percor-rer as seguintes ruas:Rua São Lucas, RuaSanta Efigênia, Rua Rio

Danúbio, Rua Rio Eu-frates, Rua Rio Nilo,Rua Rio Madeira, RuaRio Mississipi, Rua RioTrombetas, Rua RioZaire, Avenida Rio Ver-de, Av. Rio São Francis-co, (até esquina com ruaAntônio Chaves Ribei-ro), Av. Francisco Fer-reira de Carvalho, RuaRio Negro, Rua RioSena, Rua Rio Tigre,

Cuidados com a dengue

Rua Rio Paranaíba,Avenida Atlântica, RuaJoão Francisco Ferrei-ra, Rua Dr. MessiasBarros, Avenida Mano-el Vida (do Caic até cru-zamento com rua An-tônio Chaves Ribeiro),Praça do Estudante,Avenida Manoel ReisBueno, Rua Rio Doce,Rua Rio Araguaia, RuaLourdes b. Coelho, Rua

Geraldo p. Coelho eRua Antônio ChavesRibeiro.

Para garantir o su-cesso dessa ação, seusorganizadores pedemaos moradores que re-tirem de suas casas, dei-xando nas calçadas, to-dos os materiais inser-víveis, como móveis ve-lhos, pneus e outrosobjetos que retenhamágua, dentre outros,que serão recolhidospelo Mutirão de Com-bate à Dengue.

Mas atenção: osagentes de combate aendemias não recolhementulhos de construçãoe nem podas de árvores,portanto, pedem aosmoradores do bairroImaculada que não co-loquem este tipo dematerial nas calçadasporque não serão leva-dos.

Page 4: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

Empresário e ex-vereador recebe título

de Cidadão Honorário Varginhense

04 | GAZETA DE VARGINHA 28 DE MAIO DE 2014

LOCAL

O empresário CélioLago de Souza recebeusexta-feira (23) o títulode Cidadão HonorárioVarginhense, por inici-ativa do vereador Zaca-rias Piva (PP). A soleni-dade aconteceu nasede do Lions Clube deVarginha.

Nascido em CaboVerde, no Sul de MinasGerais, Célio Lago mu-dou-se para Varginhaem 1960. Na época, jácasado com Maria deLourdes Massa Souza epai de Ronaldo e Inês,se estabeleceu em Var-ginha como comerci-ante e teve mais três fi-lhas: Rosane, Rosânge-la e Mônica.

Vereador por trêsmandatos consecutivosentre 1974 e 1990, oempresário é responsá-

vel por duas conquistasque afetam positiva-mente até hoje os var-ginhenses: a instalaçãodo Corpo de Bombei-ros e a compra do Hos-pital Rio Verde, hojeHospital Bom Pastor.Nunca recebeu remu-neração por exercer o

cargo. O exercício davereança não era pago.

Em seu discurso,Célio Lago lembrou aospresentes, com seubom humor caracterís-tico, alguns momentoscruciais da história deVarginha. A sessão daCâmara Municipal que

aprovou a entrega dosistema de água e esgo-to para a Copasa foi umexemplo. Muitos vere-adores, inclusive ele,saíram escoltados porpoliciais do recinto elevados de “camburão”para suas casas.

Ao final da soleni-dade foi cantado para-béns para o homenage-ado que, durante a se-mana, completou 81anos de idade.

Além do presiden-te da Câmara, vereadorLeonardo Ciacci, e dopropositor da homena-gem, Zacarias Piva,também comparece-ram ao evento os vere-adores Joãozinho En-fermeiro, Jorge DireneRibeiro, ReginaldoTristão, Racibe da Acre-noc e Sérgio Takeishi.

A Polícia Militarprendeu segunda-feira(26) em Varginha umhomem com um tabletede cocaína e mais 38 pa-pelotes já prontos paraconsumo. Ele foi presoe encaminhado à Dele-gacia de Polícia comtodo o material apreen-dido.

Seguindo uma de-núncia de que um ho-mem estava vendendodroga na Rua JoaquimParaguai, Vila Isabel, emVarginha, por volta de 19horas a PM foi ao local edeteve C.R.S, de 26anos. Ele tinha em seupoder um frasco com

Traficante é preso comcocaína em Varginha

quatro papelotes de co-caína, R$ 432,00 e doiscelulares.

Na casa do trafican-te, na Rua ProfessoraMaria Teixeira Tavares,no Bairro Sagrado Cora-ção, a polícia militar en-controu uma sacola.Dentro, um tablete decocaína e dois frascosplásticos, um com dezpapelotes de cocaína, eoutro com 24 papelotesprontos para a venda.

O proprietário dadroga disse que reven-de a substância ao preçode R$ 50, R$ 100 e atéR$ 200 reais, depen-dendo da quantidade.

Page 5: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA | 0528 DE MAIO DE 2014

LOCAL

Instituição apresentou nos dois países todo o avançado processo de internacionalização

Grupo Unis é destaque emvisitas à Inglaterra e Irlanda

VENDE-SE CASA

Terreno 400m². Construção 360m², em dois pavimentos. 4 quar-

tos (1 suíte), garagem para 3 carros, lavabo, 2 salas e 2 terra-

ços. Alto do Parque Mariela, ao lado do Hospital Varginha.

Valor: R$ 650 mil. Contato: 35 8704-7300 (proprietário).

Confecções de

camisetascamisetascamisetascamisetascamisetas- Uniformes escolares

- Uniformes empresariais

3222-21553222-21553222-21553222-21553222-2155gryppy@[email protected]@[email protected]@gryppy.com.br

O Grupo Unis estámais uma vez represen-tado no exterior. O su-perintendente Executi-vo, Prof. Me. JefersonVinhas Ferreira, esteveem 2 países europeusem mais uma Missãocoordenada pelo SE-MESP, Sindicato deMantenedoras de Esta-belecimentos de EnsinoSuperior do Estado deSão Paulo. Um gruposeleto de 40 instituiçõesforam convidadas paraconhecerem de perto aestrutura de algumasinstituições daquelespaíses: Warwick eOxford University, naInglaterra, e a TrinityCollege Dublin, na Ir-landa.

Em Dublin na Ir-landa, o grande desta-que ficou por conta daInovation Academy(Academia de Inova-ção), uma forma inova-dora de aprendizagemque trabalha com a in-teração de alunos de di-

ferentes áreas do conhe-cimento para a resolu-ção de casos reais. “Asindústrias levam pro-blemas reais para den-tro da Academia e alu-nos de diferentes cursosse reúnem para proporsoluções práticas para aquestão. Além da inte-ração, esta é uma formade que cada aluno apli-ca seus conhecimentosem prol de uma situa-ção real empresarial”,ressalta Prof. Jeferson.

Na visita à Inglater-ra a oportunidade foiconhecer de pertocomo a Warwick Uni-versity trabalha sua go-vernança, bem comoacessa diferentes fontesde financiamento parainvestir na educação.Além dos cursos supe-riores, toda a estruturada Instituição é voltadapara os alunos, que con-ta dentro do própriocampus com cinemas,teatros, praças de ali-mentação, entre outros.

“Tudo é gerido pelaInstituição, que ofere-cem além da educação,cultura, entretenimentoe interação entre seusestudantes”, conta.

Além de conhecernovas realidades, o Gru-po Unis também se fezconhecer. O Prof. Jefer-son apresentou aos ges-tores internacionais aestrutura física e os pro-jetos do Grupo Unis etodo o processo de in-

ternacionalização, que jáestá avançado. Os euro-peus ficaram impressi-onados com a educaçãooferecida pelo Unis.“Nos dias que se passa-ram, além de muitasdiscussões sobre Gover-nança e Inovação Aca-dêmica que certamentelogo estarão aplicadasna nossa instituição, estafoi mais uma ótimaoportunidade de apre-sentar o Grupo Unis a

potenciais parceirosdestes países. A recep-tividade foi acima doesperado e eles ficaramimpressionados comnosso Centro Universi-tário. Em breve, tere-mos muitas novidadespara nossa comunidadeacadêmica. Posso afir-mar, com toda seguran-ça, que não existem maisquaisquer barreiras paraque o Unis ganhe omundo”, conclui.

FundaçãoProcafé

realiza Diasde Campoa partirde hoje

A Fundação Pro-café realiza na Fa-zenda Experimen-tal de Varginha,nesta quarta e quin-ta-feira (28 e 29 demaio), o evento Diasde Campo, com otema Tecnologiaspara a Lavoura Ca-feeira.

Entre e 8h30 e13h haverá visitas,onde os participan-tes poderão ver ex-perimentos de cul-tivares com resis-tência à ferrugem,sistemas de irriga-ção, condução debrotos em lavouraspodadas e demons-trações das empre-sas patrocinadoras.Mais informaçõespelo 3214-1411.

Page 6: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

Empresa de Lambari fabrica cadeirasplásticas para estádios da Copa

06 | GAZETA DE VARGINHA 28 DE MAIO DE 2014REGIONAL

Uma fábrica de plás-ticos de Lambari pro-duziu 30 mil cadeiraspara três estádios doBrasil para a Copa doMundo, que começadaqui 16 dias. Segundoo proprietário da firma,Ricardo Viera da Cruz,as cadeiras tem designalemão e a mão de obrado Sul de Minas tam-bém será destaque nomundial de futebol.

“As cadeiras feitasaqui, em cinco cores di-

Av. São José, 317 - Sala 05 - Varginha - (35) 3221-5366

NELSONRPRADOClínica de Otorrinolaringologia

R. José Cristiano do Prado, 254, Paraguaçu - (35) 3267-1911

ferentes, preto, cinza, azul escuro, azul claro e

Quinze pessoas fi-caram feridas em umacidente que envolveuuma van escolar e umacarreta na Rodovia Fer-não Dias, próximo a

laranja foram levadaspara Curitiba (PR), Na-tal (RN) e Manaus(AM). É um pouco doque fazemos aqui paratodo o Brasil. A cor la-ranja foi para Natal, apreta e cinza para Curi-tiba e azul médio e es-curo para Manaus. Aotodo, 10 empresas emtodo o país foram sele-cionadas e acho que fo-mos escolhidos por cau-sa da nossa qualidade etecnologia”, comentou.

Itapeva na noite destasegunda-feira (26). Se-gundo a Polícia Rodo-viária Federal, a vantransportava estudan-tes universitários de

Acidente deixa universitários feridos na Fernão DiasExtrema para Cambuí,quando o condutorpassou por cima deuma pedra, perdeu ocontrole da direção,atravessou a pista e ba-

Ao todo, a empresacontratou 34 pessoaspara a confecção das ca-deiras e os funcionáriostrabalharam em quatroturnos diários. Para aconfecção, foi utilizadopolipropileno especial,com proteção UV eanti-chamas, que seráúnico para a Copa doMundo no Brasil.Para aeventualidade de que-bra, a empresa aindaproduz algumas comoestoque, que podem ser

Cadeiras produzidas em Lambari vão para 3 estádios da Copa

enviadas futuramente.Em poucos segun-

dos, o método chama-do de “processo de so-pro” dá origem à fabri-cação de uma cadeira. Éutilizada a máquina ‘so-pradora’, que intervémno processo e rapida-mente a cadeira é feita.“Ela é passada por umfunil, por um equipa-mento sem fio, o plásti-co é derretido e temosuma cadeira”, explicouCruz.

teu de frente com umacarreta que estava para-da.

De acordo com ospoliciais, sete ocupan-tes da van ficaram pre-sos às ferragens e foramsocorridos pelo Corpode Bombeiros de Pou-so Alegre. Treze víti-mas foram encaminha-das para hospitais daregião e do interior deSão Paulo. Três delasficaram em estado gra-ve. O condutor da car-reta não sofreu feri-mentos.

Ainda segundo apolícia, a van foi reco-lhida pelo dono da em-presa. A documentaçãoestava em dia e não ha-via qualquer tipo de ir-regularidade no trans-porte. A perícia da Po-lícia Civil também foiacionada e liberou a pis-ta em seguida.

A Faculdade de Ex-trema (Faex), onde es-tudam os alunos, divul-

gou uma nota oficialsobre o acidente.

Page 7: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA | 0728 DE MAIO DE 2014REGIONAL

Muzambinho fica nodo Sul de Minas, a 450quilômetros de Belo Ho-rizonte. Fundada há 133anos, a cidade tem poucomais de 20 mil habitan-tes e está entre as 98 ci-dades da região que nãotiveram casos de homicí-dio registrados no anopassado. O número re-presenta 63,2% dos mu-nicípios do Sul do Esta-do. Em 2012 tambémnão houve assassinatosem Muzambinho e emoutras 89 cidades da re-gião, segundo os dadosda Secretaria de Estadode Defesa Social (Seds)

Cravada na Serra daMantiqueira, na divisacom o Estado de São Pau-lo, a cidade, que temcomo principal atividadeeconômica o cultivo docafé, é pacata. Na defini-ção do comerciante Mar-cos Donizetti da Silva, “éuma cidade tranquila eacolhedora, onde todomundo conhece todomundo”.

Marcos, de 52 anos,nasceu e criou os quatrofilhos no município. Eleconta que são poucos oscasos de violência emMuzambinho. “Faz mui-to tempo que não se ouvefalar em nenhum assassi-nato. Os últimos aconte-cimentos graves foramdois roubos a bancos hácerca de um ano”, lem-brou o comerciante.

Sem homicídiosNa opinião do coronel

Edilson Ivair Costa, co-mandante da 18ª Regiãoda Policia Militar, res-ponsável pela segurançade 55 cidades no Sul deMinas, um dos motivosda não ocorrência de ho-micídios em Muzambi-nho é a proximidade dacomunidade com a polí-cia.

“É uma cidade pe-quena e os moradores seconhecem. Além disso oJudiciário do municípioé muito atuante, o grupoé coeso e trabalha muito

Mais de 60% das cidades da região nãotiveram registros de homicídios em 2013

em cima das questões li-gadas à criminalidade.Tudo isso cria um climafavorável para evitar aocorrência de homicídi-os”, afirmou o coronel.

Para o comandante daPM, a exemplo do queocorre em Muzambinho,dezenas de outras cidadesda região têm o índicezero de homicídios hámais de dois anos, devidoao histórico da comuni-dade. “O fato das pessoasse conhecerem facilita asolução dos problemas, aprópria comunidade re-solve. Além disto, nestespequenos municípios, aquestão da droga não étão arraigada”, ressaltou.

ParceriaO coronel Ivair es-

clareceu, ainda, que o ín-dice de apuração dos cri-mes de homicídios na re-

gião é exemplar. “Muitoscasos são resolvidos noprimeiro momento, coma prisão dos criminosos.Quando isto não aconte-ce, há um trabalho muitoeficiente da Polícia Civilpara se chegar aos auto-res”, completou.

O chefe do 18º De-partamento da Polícia Ci-vil, delegado Bráulio St-tivanin Júnior, tambémenalteceu a parceria en-tre as Polícias Civil e Mi-litar. “É extremamentepositivo o trabalho emconjunto, principalmen-te com a troca de infor-mações. Com exceção dePassos, 100% dos crimesde latrocínio e homicídio,cometidos no âmbito da18ª Região Integrada deSegurança Pública, fo-ram apurados nos últi-mos dois anos,” concluiuo delegado.

Muzambinho não houve assassinatos nos últimos dois anos

Page 8: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

08 | GAZETA DE VARGINHA 28 DE MAIO DE 2014REGIONAL

Moradores protestam contra local decentro de jovens infratores em Passos

Moradores e co-merciantes da AvenidaDoutor Breno SoaresMaia, no Centro de Pas-sos, encaminharam umabaixo-assinado para aCâmara Municipal con-tra a implantação deum centro de recupe-ração de menores infra-tores no local. Mesmoas obras iniciadas háduas semanas, eles pe-dem uma audiênciapública para discutir ofato.

O prédio de umaantiga escola estadualestá sendo reformado eadaptado para a insta-lação do centro socioe-ducativo, que será o pri-meiro do Sul de Minas.Para protestar, além dodocumento com maisde 200 assinaturas, osmoradores colocaramuma faixa em frente aocolégio. Eles alegamque os imóveis serãodesvalorizados, além deoutros impactos nega-tivos que a região pode

Subiu para 700 onúmero de famílias queocupam um terreno nobairro Cidade Jardimem Pouso Alegre.

Os manifestantes,que invadiram o localdesde a última sexta-feira (23), alegam quenão têm onde morar eque só vão desocupar aárea quando um terre-no for cedido pela pre-feitura. Os moradoresimprovisaram barracosno local e estão passan-do a noite no terrenopara garantir a mora-dia.

A maioria das famí-lias que ocupam o ter-reno está inscrita em

Sobe para 700 número de famílias que ocupam área em Pouso Alegre

sofrer.De acordo com a

Subsecretaria de Aten-dimento às MedidasSocioeducativas, a esco-lha do local foi defini-da em conjunto com aPolicia Militar de Pas-sos. Em nota, a prefei-tura informou que che-gou a oferecer uma árearural quando foi feito oanúncio da construção

da Casa do Menor nomunicípio. Na nota, aprefeitura ainda infor-mou que não vai se ma-nifestar a respeito doassunto e que a cons-trução é um projeto es-tadual, já que o imóveltambém pertence aoEstado.

Em nota, a PM in-formou que a escolhado local se deu em uma

reunião na CâmaraMunicipal e o pedidoda Secretaria de Estadode Defesa Social foi deque a unidade fosse im-plantada em um imóveljá existente na cidade eque pertencesse ao Es-tado.

A unidade terá va-gas para 40 adolescen-tes, todos do sexo mas-culino. Segundo o de-

programas habitacio-nais do governo e mo-ram no bairro. Com fi-tas e placas, eles demar-caram as áreas em es-paços de 8 x 20 metros.No entanto, com o au-mento de pessoas inte-ressadas no local, os in-vasores estão reduzin-do cerca de um metrode cada área para au-mentar a quantidade delotes.

O local foi escolhi-do pelos manifestantesporque estaria abando-nado, mas, de acordocom a Polícia Militar,foi registrado um bole-tim de ocorrência emnome dos donos do ter-

reno.Segundo a advoga-

da que representa osdonos do terreno, Ká-tia Monteiro, o lotea-mento pertence a 47pessoas e o contrato de

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARACOMPOSIÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL

DA AGENDA 21- VARGINHA

A AGENDA 21 DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, tendo emvista o disposto na Lei Municipal Nº 4.316, de 14 deOutubro de 2004, e no Regimento interno de 11 deOutubro de 2013, convoca as entidades e instituiçõesda Sociedade Civil Pública e conselheiros da Socie-dade Civil para compor o Fórum Municipal da AGENDA21, biênio 2014-2015, em conformidade com as dis-posições abaixo:

§ 2º O Fórum 21 de Varginha terá em sua composi-ção, independentemente de outros que serão defini-dos na reunião de constituição, representantes de en-tidades legalmente constituídas no Município e, dentreelas:

I – do Governo Municipal;II – da Câmara Municipal;III – do Conselho Municipal de Meio Ambiente;IV – de outros Conselhos Municipais;V – de entidades representativas do Comércio, da

Indústria e da Agropecuária;VI – de entidades representantes de classes profis-

sionais, sendo imprescindível representação da Or-dem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção deVarginha e, do Conselho Regional de Engenharia, Ar-quitetura e Agronomia de Minas Gerais – CREA/MG,inspetoria de Varginha;

VII – de conselhos ou associações de moradoresde bairro;

VIII – de organizações não governamentais, sendoimprescindível a representação de organizações, semfinalidades lucrativas, que tenham por objetivo a pre-servação e a educação ambiental e o desenvolvimentoe a assistência social;

IX – de entidades públicas constituídas no Municí-pio, destacando-se o Instituto Estadual de Florestas –IEF, o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, a Empre-sa Mineira de Extensão Rural – EMATER, o Conselhode Política Ambiental – COPAM Sul, a Polícia Militar doMeio Ambiente e o Comitê da Bacia Hidrográfica do RioVerde – CBH Verde;

X – de concessionárias de serviços públicos cons-tituídas no Município, destacando-se a Companhia deSaneamento de Minas Gerais – COPASA e CompanhiaEnergética de Minas Gerais – CEMIG;

XI – da área do ensino, sendo pelo menos um re-presentante do ensino fundamental, médio e profissi-onalizante e uma das universidades e cursos de nívelsuperior;

XII – de outras entidades, a critério da assembléia,dentre organizações sindicais, clubes de serviços, en-tidades religiosas, etc.

Os casos omissos serão resolvidos pela DIRETORIAque, a depender de sua gravidade, poderá submetê-los ao público presente.

A composição do Fórum ocorrerá no dia 29 de Maio de2014 – Primeira chamada às 15h00min, segunda cha-mada às 15h30min à Rua Santa Julieta-51, BairroUrupês,Varginha- Minas Gerais(Próximo à Garagem daEmpresa Santa Terezinha).

Varginha, 28 de maio de 2014Alencar de Souza Filgueiras

Presidente da Agenda 21

EDITAL Nº 001/2014 – AGENDA 21

legado regional de Pas-sos, Paulo Queiroz Fer-reira, existem hoje 27menores da cidade

cumprindo medidassocioeducativas em uni-dades espalhadas peloEstado.

Moradores protestam contra local de centro de jovens infratores em Passos

Manifestantes estão em terreno desde da ultima sexta (23)

compra e venda estáregistrado em nome deum condomínio. Osdonos devem entrarcom uma ação de rein-tegração de posse nes-ta terça-feira (27).

Aumenta número de famílias que invadiram terreno

Page 9: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulis-ta político do Jornal Gazeta de Varginha as quartas e

sextas - e-mail: [email protected]

FATOS E VERSÕESGAZETA DE VARGINHA | 0928 DE MAIO DE 2014

VaidadesEntre uma homenagem e outra, uma reunião e um

título de cidadão honorário, um “batizado de rua” e outro otrabalho da Câmara de Varginha segue cheio de vaidades! Sãohomenagens escolhidas a dedo, saídas estratégicas para o batepapo no cafezinho, telefonemas em plenário e viagens de últi-ma hora, conspirações que não acabam mais! Neste ano elei-toral, os vereadores e os interesses andam a flor da pele, tudopela conquista de poder! No final, é tudo vaidade! Centenas devereadores já passaram pelo Legislativo, tiveram seu apogeu epoder limitados ao de todo ser humano que, nasce, cresce emorre e será esquecido com o tempo! Não será diferente comnenhum dos vereadores ou mesmo com poderosos como opresidente Obama e Dilma! As vezes, fico a pensar se algunspolíticos sabem que são mortais!

CulturaBoas exposições, peças teatrais, feiras, shows etc. Vargi-

nha começa a “florir” no campo cultural! Ainda assim, o presi-dente da Fundação Cultural, Francisco de Graça Moura, nãodeve descansar! A Cultura não chega a todo cidadão local deforma igual. Algumas amarras precisam ser soltas para quetodo cidadão varginhense tenha acesso a Cultura. Vejam quemesmo com a grande estrutura pública de palcos, salas, teatroetc, (que costumam ficar ociosos), a iniciativa privada recebegrande parte da demanda cultural e a oferta de opções cultu-rais não se estende aos bairros da periferia. Quais opções cultu-rais tem os moradores do Imaculada, Centenário etc ? Quaisopções culturais tem o jovem dos bairros distantes do centro?Graça Moura começa a incrementar a Cultura de Varginha,para os afortunados moradores do centro e vila pinto, não aosmoradores da periferia! Talvez por isso ainda tenhamos pe-quena participação da população carente nos eventos cultu-rais abertos! Talvez por isso os jovens da periferia só venhampara o centro da cidade para fazerem badernas, beberem, bri-gar e destruir as praças!

SaúdePor determinação do prefeito, a Saúde em Varginha

tem recebido prioridade nos investimentos. O prefeito sabeque a Saúde é a maior demanda e reclamação da população!Vejam que muitos treinamentos, cobranças e investimentosestão sendo feitos pela Fundação Hospitalar – FHOMUV epela Secretaria municipal de Saúde. O governo quer pessoaltreinado e preparado para atender, bem como unidades bási-cas de saúde e hospitais trabalhando em sintonia para melho-rar o sistema de saúde. Só falta dizer que boa parte do recursoque tem sido gasto na saúde vem dos repasses federais, queirrigam os trabalhos na UPA, Hospitais Bom Pastor e Regio-nal. Além das emendas parlamentares que também chegampara o setor!

Peçonhentos e perigososAs autoridades estão fazendo um trabalho de combate a

aranhas e escorpiões, principalmente no cemitério munici-pal. Além de combate ao aedes aegyptis, mosquito transmis-sor da Dengue, com o projeto mutirão da limpeza. Controlarestas pragas não será fácil, demanda muito investimento eapoio da população. Este trabalho é importante para a saúdepública na cidade! O difícil é acabar no setor público com os“animais peçonhentos e chupadores de sangue que possuemcrachá ou cargos de confiança, esta praga já se alastrou noserviço público municipal estadual e federal”!

Saco de bondades para a biografia O Executivo concedeu reajuste de 5,81% no vencimento

dos servidores públicos municipais da administração direta,indireta, comissionados, aposentados e pensionistas. Tambémcontempla a revisão do tíquete alimentação e da alteração databela de subsídio Saúde. Com a revisão o Tíquete Alimenta-ção passa de R$ 250,00 para R$ 270,00 para aqueles servido-res que tenham como vencimento básico mensal, valor nãosuperior ao do cargo efetivo da Administração Direta, corres-pondente ao Nível E-13 e que tiver 100% (cem por cento) defrequência ao serviço durante o mês, e de R$ 170,00 para R$

180,00 para os demais servidores, também sendo observada asua frequência ao serviço, sendo que o disposto neste artigoaplica-se às Fundações e Autarquias do Município. O prefeitoAntônio Silva esta mesmo disposto a rever seus “deslizes” dopassado, quando era acusado pelos aliados políticos de “nãocumprir acordos”, e pelos servidores públicos de ser “pão duro”!Neste terceiro mandato, Antônio Silva tem prestigiado o viceVerdi Melo, bem como o deputado Dilzon Melo, seus aliadosmais próximos, além de estar “exercitando a diplomacia” comos demais aliados e novos apoiadores do governo. Já em rela-ção aos servidores o prefeito concede o reajuste de 5,81%,aumenta o tíquete alimentação (que foi cortado pelo governopetista passado), oferece curso de capacitação e tem procuradomanter bom relacionamento com o sindicato da classe. Maisque fazer um bom governo, parece, que Antônio Silva quermesmo é “corrigir sua biografia política”!

MineiramenteEm silencio, o secretário Municipal de Habitação de

Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães desenvolveo projeto Centro POP. Instalado em uma casa no bairro Re-sende, o centro Pop é um espaço equipado para o acolhimentode moradores de rua. No local os moradores são recebidos poruma equipe, composta por psicólogos e assistentes sociais en-tre outros. Trata-se de uma casa para onde são encaminhadase onde recebem alimentação, tomam banho e podem lavarsuas roupas, permanecendo ali durante o dia. Os moradores derua vindos de outras cidades são encaminhados a suas cidadesde origem, já os moradores de rua de Varginha são atendidosem programas públicos para reinserção social, além de provi-denciar nova documentação a muitos moradores, já sem do-cumentos. Depois da situação precária em que se encontrava oalbergue municipal, que alias não se tem mais notícias, o cen-tro POP é uma boa referencia sobre o novo (e desconhecidopoliticamente) secretário de Habitação de DesenvolvimentoSocial, José Manoel Magalhães. A coluna vai procurar sabermais sobre o secretário, sobre o que esta (ou não) fazendo!

Gratidão, lealdade ou estratégia?Ninguém sabe de verdade como vota e pensa a vereado-

ra Racib da Acrenoc! Filiada ao Partido Progressista - PP,eleita por uma chapa de oposição ao atual governo, mas comtotal trânsito no governo e na oposição, todos sabem que aúnica mulher do Legislativo municipal realiza um bom traba-lho social na cidade. Também se acredita que Racib não tenhamuitas pretensões políticas, mas a vereadora se torna a cadadia mais estratégica nas votações em plenário! Racib tem gra-tidão pelo prefeito Antônio Silva pelo apoio que deu a Acre-noc, entidade social comandada pela legisladora. Da mesmaforma, Racib é leal ao PP partido que a acolheu e a apoiou parachegar ao Legislativo, sendo que Racib reconhece o apoio querecebeu de pessoas como o deputado Dimas Fabiano, maiorliderança do PP na cidade. Já em razão da estratégia política,Racib também sabe que “só é valorizada politicamente” emrazão do voto que tem como vereadora, e pertencente ao blocoPP/PSC, que determina nas votações quem vence as disputasentre governo e oposição! Conciliar gratidão, lealdade parti-dária e estratégia política esta sendo um grande desafio paraRacib! Chega a ora em que, por gratidão a todo o resto, Racibnão mais poderá votar com o prefeito, por lealdade ao PP, avereadora terá que confrontar os líderes partidários (como fezcom Leandro Acayaba recentemente), e que por estratégiapolítica, terá que pensar 1º em manter seu mandato, sem oqual, não teria conseguido vitórias para a Acrenoc e reconhe-cimento pessoal! Racib Faria tem pela frente meses de muitasdecisões importantes!

Dormiram! Inocentes! Sabem de nada!O vereador Reginaldo Tristão encaminhou requerimen-

to ao Executivo a fim de conseguir informações da Prefeiturasobre o convênio com a Copasa que deverá realizar a adminis-tração do Aterro Sanitário. Dentre os questionamentos feitos,o vereador quer saber se já foi assinado realmente o convênioe, caso afirmativo, solicita que seja enviada uma cópia integraldo documento assinado.  Reginaldo também quer saber seforam realizadas audiências públicas para confecção do PlanoMunicipal de Saneamento Básico e de Manejo de ResíduosSólidos. Caso tenham sido realizadas, pede que sejam comuni-cados os resultados dessas audiências registrados em atas. NoRequerimento, Reginaldo também questiona se a Prefeiturarespeitou os requisitos previstos na Lei n° 11.445 de 5 de Ja-

neiro de 2007 em relação à elaboração do Plano Municipal deSaneamento Básico e de Manejo de Resíduos Sólidos. A res-posta para as perguntas do vereador pode ser um sonoro NÂO!Não existe Plano Municipal de Saneamento Básico. Não fo-ram feitas audiências públicas. Não está em funcionamento oaterro sanitário e nada do que foi prometido pela Copasa ouPrefeitura! Mas por certo, o edil não receberá esta resposta!Afinal o objetivo da pressão do Executivo para que a Câmaraaprovasse no atropelo a entrega, sem licitação, do aterro paraa Copasa era justamente colocar o Legislativo “fora do jogo eentregar a bola na mão da Copasa e Prefeitura”. Para que jun-tas, apenas algumas poucas cabeças definam tudo sobre a polí-tica de resíduos sólidos na cidade! Inclusive definindo quempaga, quem contratar, quanto paga e a quem paga! Um pe-queno e raro luxo que vale ouro, tendo em vista que o contratodo aterro sanitário é de dezenas de milhões de reais! “Pobresvereadores, loucamente avalizaram um contrato sem ler asletrinhas miúdas, agora querem, tentar, rever o leite derrama-do, só que agora a bola não mais esta nas mãos do Legislativoe nem vai voltar”. Como dizia meu professor na FADIVA, “Odireito não socorre aos que dormem”!.

Pra português ver!O Grupo Educacional UNIS esta investindo pesado na

internacionalização da instituição, com a parceria junto aoInstituto Politécnico do Porto e da Escola de Saúde de Santa-rém, em Portugal. O reitor do UNIS, Stéfano Barra Gazolainclusive esteve em Portugal onde foram assinados convêniospara cursos conjuntos de especialização, além da implantaçãoda mobilidade acadêmica junto ao Instituto Politécnico doPorto e da Escola de Saúde de Santarém. Serão ofertadas 20vagas para alunos da área de saúde, que terão gastos mínimoscomo passagem e alimentação e poderão aprender e conhecerde perto outra cultura. O reitor Stéfano Gazola tem total apre-ço pelo UNIS, instituição que viu nascer e fez crescer, mas valeressaltar que o reitor “vai longe para atingir o objetivo que étão perto, logo ali na praça do Sol Nascente”! Quem sabe umdia! Quem sabe em 2016?!

Com todo o gás!Com toda a pompa e gás a gestão municipal petebista

assinou, na semana passada, o protocolo de cessão de área paraa Gasmig. Com este ato marca oficialmente a vinda da Gas-mig - Companhia de Gás de Minas Gerais para Varginha,consequentemente a implantação da rede de distribuição degás natural na cidade, que inicialmente vai atender algumasempresas do pólo industrial local. Em Varginha o gás naturalserá distribuído por um gasoduto de distribuição, com 3,3quilômetros de extensão e potencial para um volume de 18 milm³/dia. A Gasmig prevê investimentos da ordem de R$ 3,6milhões nessa obra, que emprega tubos de PEAD (polietilenode alta densidade), com diâmetros de 125 mm e 63 mm. Deacordo com o cronograma preliminar para atuação da empre-sa, as obras podem começar na primeira semana do próximomês de julho e ser concluídas no final de setembro. A obraprevista para Varginha é o ponto de partida para o acesso dapopulação a este combustível menos poluente, mais econômi-co e com maior eficiência calorífica. Inicialmente, a partirdeste gasoduto, seis empresas de Varginha serão atendidas e,futuramente, o adensamento da rede poderá atender os de-mais segmentos de atuação da Gasmig. O gás natural já érealidade em outras cidades do Sul de Minas, como Poços deCaldas, Pouso Alegre e Andradas, que já contam com o ener-gético para abastecer diferentes mercados (industrial, auto-motivo, comercial e residencial). Trocando em miúdos, Var-ginha esta atrasada na instalação do gás natural, que só nãoiniciou antes por questões (brigas) políticas entre o antigogoverno municipal do PT e a direção tucana da Gasmig. Ou-tro ponto importante a esclarecer é que tal instalação queinicia em breve é fruto, também, do trabalho dos dois últimosprefeitos. Afinal, a Gasmig não aportaria em Varginha de “pára-quedas” fazendo investimentos milionários sem antes ter fei-to sondagens, projetos, parcerias e tratativas que começaramnas gestões petistas, mas que por questões políticas, só saíramdo papel e darão furtos, agora, numa gestão municipal aliada!Óbvio!

Page 10: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para [email protected]

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

[email protected]

Dr. Daniel Piva

[email protected]

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

CPI da Petrobras convoca Paulo Roberto Costa

* Dia 23/05/2014 – Boteco Solidário da OAB. Horário: 20h. Local: Clube de Varginha. Valor:R$ 80,00. Os convites estão sendo comercializados na Casa do Advogado e Sede do LarSão Vicente de Paulo.* Dia 28/05/2014 – 55ª Sessão Solene. Horário: 18h30min. Local: Auditório da OAB Varginha;

* Dias 30 e 31/05/2014 - A Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão Especial deDireito Médico e da Saúde, que tem como Presidente o advogado Lucídio Rodrigues Ferreira, emparceria com a Associação Médica de Varginha, realizarão a VII Jornada Sul Mineira de MedicinaLegal e IV Encontro Sul Mineiro de Direito Médico, nos dias 30 (a partir das 19h) e 31 de Maio (apartir das 8h), nas dependências do Teatro Mestrinho.A ficha de inscrição poderá ser retirada nas salas da OAB Varginha, Casa do Advogado e Associa-ção Médica de Varginha.

* Dia 04/06/ 2014 - Reunião de Diretoria. Local: Casa do Advogado (Av. Plínio Salgado, 415 -Vila Pinto). Horário: 19h.

* Dia 05/06/2014 - XIII Fórum de Discussões sobre Meio Ambiente de Varginha, em parceriacom a Comissão de Direito Ambiental da Vigésima Subseção. Local: Auditório da OAB Vargi-nha (Rua Presidente Evaristo Soares, 20 - Vila Pinto). Horário: 19h. INSCRIÇÕES POR E-MAIL: [email protected] ou pelo telefone: 3222-1214

* Dia 10/062014 - Recebimento pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - SeçãoMinas Gerais, Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves de Título de Cidadania Honorária Varginhen-se

Programação da OAB Varginha para maio e junho

Os senadores daComissão Parlamentarde Inquérito (CPI) daPetrobras aprovaram aconvocação do ex-dire-tor da estatal Paulo Ro-berto Costa, que ficoupreso por conta daOperação Lava-Jato, daPolícia Federal (PF),para prestar depoimen-to na comissão. Foiuma das primeiras de-cisões do colegiado namanhã desta terça-fei-ra, que também apro-vou o pedido de cópia

de toda a investigaçãoda PF ao Supremo Tri-bunal Federal (STF).

Na mesma sessão, apresidente da Petro-bras, Graça Foster,comparece pela tercei-ra vez ao CongressoNacional para prestaresclarecimentos sobreirregularidades e de-núncias envolvendo aestatal, em especial acompra da refinaria dePasadena, no Texas. ACPI da Petrobras noSenado está cada vez

mais esvaziada e semdisposição à investiga-ção em razão do mono-pólio governista da co-missão. Entre os pre-sentes, apenas o sena-dor Humberto Costa(PE), líder do PT noSenado, ouve o depoi-mento de Graça. Foraele, estão na sessão orelator, José Pimentel(PT-CE), que faz asperguntas; o presiden-te interino senadorAntonio Carlos Rodri-gues (PR-SP), que

substitui o presidenteVital do Rêgo (PMDB-PB).

A oposição se recu-sou a integrar a CPI. Aintenção é turbinar aComissão ParlamentarMista de Inquérito(CPMI), envolvendodeputados e senadores.

A sessão começou às10h35, horário em queFoster chegou ao ple-nário da CPI. Os sena-dores votaram os reque-rimentos antes de ouvira presidente da Petro-

bras. Durante seu de-poimento, a presiden-te da Petrobras voltoua dizer que a compra darefinaria de Pasadena“não foi um bom negó-cio” se analisada sob ascondições de hoje.

- A avaliação hoje éque não foi um bom ne-gócio e não seria feitanovamente aquelaaquisição. Definitiva-mente, não seria prio-ridade. Mas lá atrás foiconsiderado um bomnegócio. Hoje, é umnegócio de baixo retor-no potencial de inves-timentos - disse Graça.Segundo ela, a compa-nhia belga Astra nãoadquiriu a refinariapara “especular”, ven-dendo o empreendi-mento posteriormenteà Petrobras: - A transa-ção com a Astra foi novalor de 50%. Não en-tendemos que ela com-prou para especular,pois havia uma parce-ria, com a compra deapenas 50%. Não nospareceu que eles esti-vessem especulando.

A Petrobras só com-prou a segunda meta-de da refinaria da As-tra depois de uma dis-puta judicial. A estatalgastou mais de US$ 1,2bilhão no negócio. Apresidente DilmaRousseff, como presi-dente do Conselho deAdministração da esta-tal em 2006, concor-dou com a compra daprimeira parcela da re-finaria. Ela alegou ter sebaseado num parecer“falho” apresentadopelo diretor da área in-ternacional, NestorCerveró.

A presidente da Pe-trobras eximiu a presi-dente Dilma Rousseffde responsabilidade nacompra da refinaria dePasadena.

- Não, ela não é res-ponsável pela compra.A responsabilidade é dadiretoria da Petrobras,que fez uma apresenta-ção ao Conselho de Ad-ministração. Todos nosmanifestamos 100%favoráveis à aquisição,tanto os diretores quan-to os conselheiros. Éuma responsabilidadedo colegiado, e analis-tas deram posição favo-rável à compra - disseGraça Foster. Líderesvão ao Planalto tratarde CPI Os líderes go-vernistas da Câmara sereuniram por cerca deuma hora nesta terça-feira com o ministro deRelações Institucionais,Ricardo Berzoini, noPalácio do Planaltopara discutir o anda-mento da CPI da Petro-bras no Senado, quehoje ouve a presidenteda empresa, Graça Fos-ter. Eles debateramtambém sobre a CPImista (com integrantesda Câmara e do Sena-do), que deve ser insta-lada Nesta quarta-feira.

Estavam presentesos deputados Henri-que Fontana (PT-RS),Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha(PMDB-RJ), ManoelJúnior (PMDB-PB),Chico das Verduras(PRP-RR), AntonioBrito (PTB-BA), Mo-reira Mendes (PSD-RO), Vieira da Cunha(PDT-RS) e LucianaSantos (PCdo B-PE).

28 DE MAIO DE 2014

Page 11: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

Mesmo com decisão judicial, grande parte

dos pacientes não passam por cirurgias

SAÚDEGAZETA DE VARGINHA | 11

De acordo com olevantamento, em 81%dos hospitais visitadospelo TCU, os adminis-tradores reconheceramque há menos profissi-onais do que seria ne-cessário para atendertodos os pacientes queprocuram atendimen-to.

Segundo o órgão,na maioria dos estados,há menos leitos do queseria necessário. Entrejaneiro de 2011 e agos-to do ano passado, arede pública de saúdeperdeu 11.576 leitos,equivalente a 12 leitosfechados por dia ou 1 acada duas horas. Ostécnicos do TCU aindaencontraram 2.389 lei-tos interditados por fal-ta de médicos, enfer-meiros e pessoal deapoio.

Procurado pelo

Fantástico, o Ministérioda Saúde diz que estácontratando mais pro-fissionais e aumentan-do ano a ano o valorgasto em saúde paraenfrentar esses proble-mas. “O Ministério daSaúde tem feito inves-timentos importantesno reequipamento des-ses hospitais, são maisde R$ 600 milhões, nosúltimos 3 anos. Temfeito também interven-ção em obram amplia-ção, reforma e constru-ção de hospitais”, afir-ma Fausto Pereira dosSantos, secretário deAtenção à Saúde.

Exemplo dessa fal-ta de estrutura pode serencontrado em Cuiabá,onde Dona Alaíde, de62 anos, sofreu comdois aneurismas desde12 de abril. No relató-rio, o médico alertava

para o risco de morte erepetia o mesmo avisoduas semanas depois.A solução seria uma ci-rurgia.

“O médico falouque ela corre risco demorte porque ela nãoestá mais na UTI, aqualquer momentopode romper outrosvasos, então ela corre

risco de morte tam-bém”, desabafa a filhade Dona Alaíde.

Mesmo com uma li-minar na justiça obri-gando o hospital a rea-lizar o tratamento issonão ocorreu na prática.“Ela ia precisar fazer aembolização.

E a gente correuatrás com a liminar, a

Não há pai quem nãotenha, ao menos uma vezna vida, sido ignoradopor uma criança, queprefere continuar assis-tindo à TV, jogando vi-deogame ou brincandocom o celular a acatar asordens recebidas.

Porém, esse com-portamento, capaz de ti-rar qualquer um do sé-rio, pode não ser propo-sital, mas estar relacio-nado à forma como oscérebros dos pequenosse desenvolvem.

É o que sugere umasérie de pesquisas reali-zada por cientistas bri-tânicos, para quem ascrianças não ignoramsolenemente os adultos,mas sofrem do que eleschamam de “cegueiranão intencional”.

A cegueira, nessecaso, seria uma falta depercepção, especial-mente quando algo fogedo foco imediato de

atenção delas.Segundo a professo-

ra Nilli Lavie, do Institu-to de Neurociência Cog-nitiva da UniversidadeCollege London, no Rei-no Unido, as crianças têmmenor noção periféricado que os adultos.

“Pais e professoresdevem entender que atéquando focam em coisas

Cientistas descobrem por que crianças ignoram seu redor

simples, as crianças têmmenor percepção do queestá ao redor delas, emcomparação com os adul-tos”.

“Uma criança tentan-do fechar o zíper do casa-co enquanto cruza a rua,por exemplo, pode nãoser capaz de prestar aten-ção no tráfego de auto-móveis, enquanto um

central de vagas falouque estava autorizada afazer a embolização,mas aqui no hospitalgeral diz que não estáfazendo por causa...oestado não está pagan-do”, continua a filha deDona Alaíde. Na quar-ta-feira passada, DonaAlaíde morreu após orompimento de aneu-

adulto com plenas facul-dades mentais não teriaproblema nenhum emexercer esses dois mo-vimentos simultanea-mente”, acrescenta La-vie. “Em resumo, a ca-pacidade de percepçãodo que está fora do focode atenção se desenvol-ve com a idade. Dessaforma, crianças meno-res têm maior risco desofrer o que chamamosde ‘cegueira não inten-cional’”, conclui a cien-tista. A constatação deLavie é baseada em umexperimento que elaconduziu recentementepara testar os níveis de“cegueira não intencio-nal” em crianças e adul-tos. Lavie pediu a maisde 200 visitantes doMuseu de Ciência deLondres para escolher alinha mais longa de umatela com sete exemplosdiferentes.

Em uma das telas,

risma. Em nota, a Se-cretaria de Saúde deCuiabá diz que a paci-ente fez o exame de an-giografia exigido pelajustiça. Quanto à ope-ração, exigida pela jus-tiça, a secretaria diz queela já estava agendada,mas que, antes disso,infelizmente, Dona Ala-íde faleceu.

Em 85% dos hospi-tais visitados pelo TCU,os administradores dis-seram que a estruturafísica das unidades nãoera adequada. E em77% dos hospitais faltaalgum tipo de equipa-mento. Em 23%, elesestão encaixotados nocorredor, como no hos-pital Clériston Andra-de, em Feira de Santa-na, na Bahia.

O tomógrafo usa-do para examinar o cé-rebro não funciona.

COMUNICADO

A indústria GOIÁISMINAS INDÚSTRIA DE LACTICÍ-NIOS LTDA – “ITALAC ”, CNPJ 01.257.995/0028-53, pordeterminação do conselho Estadual de Política Ambi-ental – COPAM, torna público que solicitou através doProcesso COPAM nº 0353755/2014, a Licença de Ins-talação Corretiva (LIC) , para instalações de sua Usinade Beneficiamento de Leite UHT , localizado a Rua “C”nº 115, Mini Distrito Industrial, no município de Três Co-rações, Estado de Minas Gerais.

um quadrado preto pis-cava e, em seguida, par-ticipantes tinham de res-ponder se viram a figura.

Enquanto 90% dosadultos foram capazes deperceber a presença doquadrado durante prati-camente todo o tempo,menos de 10% das crian-ças abaixo de 10 anos de-tectaram o objeto. Já cri-anças de 11 a 14 anos de-monstraram uma maiorcapacidade de percepção,enquanto essa aptidão di-minuía à medida que adificuldade da tarefa au-mentava. Essa descober-ta surpreendeu Lavie.

“Nas crianças, o cór-tex visual primário nãorespondia ao objeto pre-sente na tela e isso pare-ce se desenvolver com aidade, até os 14 anos edepois disso também.Mas eu não esperava quecrianças mais velhas tam-bém sofressem de ‘ce-gueira não intencional’.Seria interessante ver atéque ponto esse compor-tamento se desenvolve”.

Pesquisas anterioresem cérebros de adultossugerem que o córtex vi-sual primário é a parte docérebro responsável pelapercepção dos objetos.

E em 77% dos hospitais falta algum tipo de equipamento

A cegueira, nesse caso, seria uma falta de percepção

28 DE MAIO DE 2014

Page 12: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

"Passará o céu e a terra, mas as minhaspalavras não passarão."

(Marcos 13:31)

Intolerância e perseguição religiosacontra cristãos cresce na Europa

12 | GAZETA DE VARGINHA

EVANGÉLICA

O relatório deuma pesquisa realizadaem 2011 sobre perse-guições sofridas porcristãos na Europa mos-trou que tais incidentesestão crescendo no Ve-lho Continente.

O Observatóriosobre a IntolerânciaReligiosa e Discrimina-ção na Europa (ODS-MA) afirmou que na In-glaterra, 74% da popu-lação entende que oscristãos são tratadoscom injustiça com maisfrequência do que osadeptos de outras reli-giões. Na Escócia 95%dos atos sectários sãopraticados contra cris-tãos, enquanto apenas2,3% são contra judeuse 2,1% contra muçul-manos.

Na França, os da-dos do Observatórioapontam que as agres-sões a locais de cultoscristãos cresceram 84%.As manifestações hostisgeralmente são feitascom palavrões à portados templos.

Louvado seja o Senhor

A meta de todo cris-tão deve ser buscar a ex-celência em servir ao Se-nhor, a fim de receber aaprovação dEle. Aquelesque não atinarem paraessa verdade verão, naeternidade, o quanto fo-ram maus para si mesmose para o próximo. É no ser-vir a Deus – prática quenada tem a ver com o quefazem os adeptos de ou-tras religiões – que apren-demos tanto o que nos estáreservado na fé em Jesuscomo tomar posse do queé nosso.

O que desejamos re-alizar na obra divina temde vir dEle. Ninguémpode inventar nada, poissão prerrogativas do Se-nhor a criação e a direçãodo Seu propósito. No en-tanto, como fomos chama-dos para participar da Suaglória e virtude, cabe a nósnão desperdiçarmos oque Ele determinou sernosso, como a nossa par-ticipação no Seu plano deredenção do homem. Osque obedecerem fiel-mente ao que lhes for or-denado, ainda que sejauma pequena obra, serãogalardoados.

Por estar no controlede tudo, o Altíssimo sabeexatamente o quanto pre-cisamos da Sua bondade,da Sua capacidade e san-tidade para que possamosservir-Lhe de modo dig-no. Por isso, jamais caia natentação de achar que aobra a qual lhe foi dada arealizar é maior do que agraça entregue a você.Quando o Senhor lhe dáuma missão, esteja certode que as condições ne-cessárias para cumpri-lajá estão à sua disposição.

Por outro lado, nuncaaceite ou queira o queDeus não lhe deu, porqueaquilo que alcançamos poroutra fonte de nada vale.Se a habilidade ou as con-dições não vêm do Senhor,

recuse-as, pois, sem dú-vida, provêm do homemou do inimigo. Jesus dis-se que tudo o que vem dacarne para nada presta (Jo6.63) e o que vem do ma-ligno, se aceito, abre por-tas para outros males en-trarem na vida da pessoa,levando-as ao sofrimento.

Quando o Onipoten-te investir em você a ca-pacidade dEle, fique aten-to às instruções para se-guir exatamente como lhefoi prescrito, pois vocêserá examinado em seusfeitos. Todo trabalho naobra do Pai em desacordocom o Manual do Céu – aPalavra de Deus – torna-se vão. Quem acrescen-tar ou tirar algo da revela-ção sofrerá grande preju-ízo, conforme adverte aBíblia (Ap 22.19). A obrado Senhor tem de sersanta do início ao fim, ounão será aprovada.

Por outro lado, os querecebem o diploma deaprovados pelo Senhor al-cançam um sucesso mai-or do que aqueles que lu-tam com as próprias for-ças, pois estão capacitadosa cumprir as ordens ce-lestiais. No mundo espi-ritual, há um decreto oqual autoriza os que estãoaptos por Deus a realizaro mesmo que Jesus fazia.Essa aprovação não vemdo esforço próprio, mas,sim, de crer no que o Al-tíssimo diz. Os aprovadosjamais serão confundidos.

A aprovação do Se-nhor significa muito paraquem a recebe, pois oMestre jamais mentirá oudirá algo que não seja aplena verdade. Ele nosaprova unicamente pelofato de crermos e acatar-mos as Suas ordens. Paraos obedientes, não falta-rão poder e ajuda, pois oSenhor Se alegra com osque Lhe obedecem. Aalegria do Senhor é a nos-sa força (Ne 8.10).

Quando Davi escre-veu o Salmo 62, certa-mente enfrentava ummomento de estresse.Ele era rei, mas seu po-der era constantementecolocado em xeque pelarealidade.

Todos nós nos inco-modamos por não po-dermos controlar tudo.Isso irrita, especialmen-te quando não podemosfazer nada! E Então?Antes de tudo, silencie!

Este salmo tem duaspausas para silenciar erefletir. Pausas paraDeus poder falar, ainda

que no mais profundo si-lêncio. Precisamos habi-tuar-nos ao silêncio e, porvezes, à ausência de res-postas. Precisamos apro-fundar nosso relaciona-mento com Deus pormeio do silêncio: tanto donosso diante dEle, quantodo dEle diante de nós. Fa-lamos demais, ouvimos demenos e é raro silenciar-mos. Mas além de silenci-ar, o salmo nos convida aesperar. E como é difícilesperar no século XXI. Senão temos paciência até ocomputador ligar ou a in-ternet carregar, como va-

mos tê-la para esperarDeus agir? Deus não de-pende da nossa urgência eloucura pela rapidez. Eletem sua própria agenda enão precisa alterá-la pornossa causa. Mas Ele ageno tempo dEle. E no cora-ção de Davi a espera porisso era de quem descan-sa. Esperar apenas sempressa nem angústia! Talespera desemboca em ou-tra atitude: a confiança!Confiar é fruto do conhe-cimento que temos deDeus por meio de sua pa-lavra e de sua ações emnossa vida, pois Ele não

O porta-voz daentidade ressaltou queem todo o mundo,mais de 100 mil cristãossão mortos anualmen-te por conta de perse-guição religiosa. No sé-culo XX, a soma demártires chegou a 45milhões. A intolerânciaacontece por diversosfatos, e o impacto des-sas agressões atinge aliberdade religiosa, deexpressão e de consci-ência, assim como geradiscriminação política,exclusão dos cristãos napolítica e sociedade,afronta aos símbolos

Pare um pouco deixa Deus falar em seu coração

religiosos, e insultos, di-famação, incidentes deódio, vandalismo e pro-fanação.

Na Alemanha vemsendo registrada forteoposição à liberdade deassociações religiosaspara realizar campanhascontra o aborto. Na ci-dade de Jersey, Ingla-terra, os Correios se re-cusaram a entregar umpacote com um CD coma mensagem do Evan-gelho de Marcos.

Em diversos paí-ses vem sendo registra-dos casos de ameaças depatrões a empregados

muda e é sempre fiel eamoroso.

Confiar em Deus écomo assentar-se no ban-co de trás do veículo e dei-xar que Ele guie, porquequem está ao volante sabeo que faz.

Para que tanto estres-se? Se Deus esta no con-trole daquilo que eu nãodomino, sei que tudo ca-minhará para o bem, se-gundo o que Ele quiser.

Hoje pare um pouqui-nho com a correria, pareum pouco a agitação da suamente e deixe Deus falarcom você, Ele te trará paz!

que fazem objeções deconsciência sobre oaborto e a eutanásia. Ocaso mais chamativo é odo governo holandês,que tem ameaçado exo-nerar servidores públi-cos que, por razões deconsciência, se opõem àcelebração de parceriascivis gays ou lésbicas.

Por fim, segundoo Protestante Digital,inúmeros casos de “van-dalismo e profanaçãoigrejas e objetos sagra-dos” vem sendo regis-trados em países comoÁustria, Alemanha, Es-panha e França.

28 DE MAIO DE 2014

Page 13: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA | 1328 DE MAIO DE 2014BRASIL

O Tribunal Regionaldo Trabalho (TRT) julgouabusiva a greve de ônibusem São Paulo. Os sindi-catos das empresas e dosmotoristas e cobradoresde ônibus de São Pauloterão que pagar multa deR$ 200 mil pela greveque afetou a população dacidade nos dias 20 e 21 demaio.

A multa será divididaentre o SindiMotoristas eo SPUrbanus: cada umterá que pagar R$ 100mil. Foram oito votos afavor da punição e doiscontrários. Cabe recursocontra a decisão.

Além da multa, os diasnão trabalhados devemser compensados pelosfuncionários. O descon-to direto no salário não foiaplicado, segundo a de-

Justiça diz que greve de ônibus em SPé abusiva e aplica multa de R$ 200 mil

Desmatamento na Mata Atlântica avança 9%Pelo segundo ano

consecutivo, a taxa dedesmatamento da MataAtlântica voltou a subirno ano passado, atin-gindo o maior nível des-de 2008. No período de2012 a 2013, foram per-didos 23.948 hectares(ha), ou 239 km2 de re-manescentes, nos 17 Es-tados da Mata Atlântica,um aumento de 9% emrelação ao período de2011-2012, que regis-trou 21.977 hectares desupressão.

É o que mostra anova edição do Atlas deRemanescentes Flores-

tais da Mata Atlântica,que será lançado hojepela Fundação SOSMata Atlântica e peloInstituto Nacional dePesquisas Espaciais(Inpe). O total de flores-ta perdida equivale a150 Parques do Ibirapu-era. Na comparaçãocom o período anterior,foram dois parques amais desmatados de2012 para 2013.

Não é pouco consi-derando que, se soma-dos todos os trechoscom mais de 3 ha, res-tam de Mata Atlânticasomente 12,5% dos 1,3

sembargadora e relatorado caso Ivani Contini Bra-mante, pela dificuldadede identificar os respon-sáveis pela paralisação.Segundo a desembarga-dora, o valor da multadeve ser destinado à San-ta Casa de Misericórdia deSão Paulo.

O presidente do Sin-dicato dos Motoristas e

Cobradores, José Valde-van de Jesus Santos, o“Noventa”, disse por tele-fone que não ficou sur-preso com a decisão, eque irá recorrer. “Vamosrecorrer dessa puniçãoque estamos levando semculpa”, disse.

O presidente aindaafirmou que o SindMoto-ristas não pretende reali-

zar uma paralisação emprotesto à decisão. “Nãotemos motivo para isso. OSindicato não chamougreve, só vamos recorrerjudicialmente”, afirmou.

O secretário de fi-nanças do sindicato dosmotoristas, Edvaldo San-tiago Silva, acompanhou ojulgamento no TRT. Paraele, a greve não vai voltar."Acredito que eles [dis-sidentes] não vão fazerde novo. Acho que elesnão são tão sem juízo as-sim. Qualquer problemaeles vão procurar o sindi-cato", disse.

Santiago informou,também, que esses fun-cionários estão traba-lhando normalmente eque todos estão cientesdo ganho para a categoria."Só aqui e no Rio de Ja-

neiro que chegou a 10%(de aumento)", comple-tou.

Sobre o pagamento damulta, Edvaldo disse queo sindicato vai cumprir adecisão. "Nós pagamoscom muita satisfação",disse, fazendo referênciaao destino do dinheiro,que irá para a Santa Casade Misericórdia.

Advogados vãorecorrer

A audiência no TRTfoi acompanhada pelosdefensores de ambos ossindicatos. O advogado dosindicato das empresas,Antônio Roberto PavaneJúnior, disse que nãoconcorda com a decisão.“Nós vamos avaliar o voto,nós entendemos que amulta não deveria ser

parcelada. Cabe recurso,vamos levar para catego-ria das empresas e avaliarse é o caso”, comentou.

Já o advogado Jusce-lino de Medeiros, defen-sor do sindicato dos mo-toristas, disse que a con-denação pode trazer pro-blemas. “Toda e qualquercondenação pecuniáriacertamente trará proble-ma para a entidade [sin-dicato] porque tambémsai de outros trabalhado-res”, disse.

Ele informou, ainda,que a carga horária dosmotoristas é de 6 horas emeia, mas que, normal-mente, são feitas duas ho-ras a mais de jornada. Elenão soube dizer onde seencaixaria a hora a maispara compensar os dias dagreve.

Paralisação na Av. Rebouças na quarta-feira (21)

milhão de km2 origi-nais. Se forem contadossomente os grandes re-manescentes, com maisde 100 ha, sobram 8,5%de Mata Atlântica. Tudoo que já foi perdidoequivale à área de 12 ci-dades de São Paulo.

Desde o início dosanos 2000, porém, ataxa de devastação vinhadespencando ano a ano.Em parte porque emmuitos Estados, comoSão Paulo e Rio, restoupouco a ser retirado, emparte porque aumentoua fiscalização e tambémpor consequência da Lei

da Mata Atlântica, de2006, que aumentou aproteção sobre o bioma.

Mas, nos últimostrês anos, os índices co-meçaram a subir. Noperíodo de 2011 a 2012já havia ocorrido umaumento de 29% emrelação ao período de2010 e 2011. “Depois daredução drástica, a gen-te até achou que não te-ria mais aumento. Nãoé o que está acontecen-do e estamos preocupa-dos”, comenta MárciaHirota, diretora execu-tiva da SOS Mata Atlân-tica.

A taxa de desmatamento da Mata Atlântica voltou a subir, atingindo o maior nível desde 2008

Page 14: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

14 | GAZETA DE VARGINHA

INTERNACIONAL

Kiev retoma aeroporto de Donetsk e bombardeia rebeldes em Luhansk

As forças do governoda Ucrânia retomaramnesta terça-feira (27) o con-trole do aeroporto da re-gião rebelde de Donetsk,no leste do país, e destruí-

ram um acampamento in-surgente na vizinhaLuhansk.

“O aeroporto está total-mente sob nosso controle.O inimigo sofreu grandes

Militares detêm ministro da educaçãodurante entrevista na Tailândia

O ministro daEducação da Tailân-dia, Chaturon Chai-sang, foi detido nestaterça-feira (27) en-quanto concedia umacoletiva de imprensa ajornalistas em Bang-coc.

O local foi invadi-do por soldados ar-mados que levaramChaisang, segundo aReuters.

O ministro haviase recusado a se en-tregar após intimaçãoda junta militar queaplicou um golpe etomou o governo dopaís. A entrevistaocorria no Clube daImprensa Estrangei-ra.

Segundo testemu-nhas, oito soldadosarmados invadiram o

Exército nigeriano afirma que localizou meninas sequestradasO chefe de Defe-

sa da Nigéria, AirMarshal Alex Ba-deh, afirmou nestasegunda-feira (26)que localizou as me-ninas sequestradaspela milícia radicalislâmica Boko Ha-ram, mas descartouo uso da força paralibertá-las.

Os militares, ex-plicou Badeh, nãousarão a força pararesgatar as meninasa fim de evitar que osfundamentalistas asmatem durante umaoperação para sua li-bertação.

“Sabemos onde es-tão as meninas, masnão podemos dizer

onde. Não podemosrevelar segredos mili-tares”, afirmou a au-

toridade militar nú-mero um do país, ci-tada pela agência denotícias Reuters.

Nos últimos dias,o Exército nigerianorecebeu criticas pelafalta de resultados naoperação de resgatedas meninas, que temo apoio internacionalde Estados Unidos eo Reino Unido, entreoutros.

“Ninguém deve vire dizer aos militaresnigerianos que nãosabemos o que esta-mos fazendo. Sabe-mos o que estamos fa-zendo e não podemos

baixas; nós, nenhuma”, co-memorou Arsen Avakov,ministro do Interior.

O comunicado tam-bém informou sobre a des-truição pela Força Aérea de

um acampamento de trei-namento rebelde na regiãode Luhansk.

Os combates em Do-nestk deixaram até 40mortos, segundo relatos da

local e detiveram oministro. Outras au-toridades do país fo-ram detidas após ogolpe ocorrido no dia22 de maio, incluindoa ex-premiê YingluckShinawatra, que já foilibertada.

Antes de ser deti-do, Chaisang dissenão reconhecer a au-toridade dos militarese defendeu o restabe-lecimento da demo-cracia.

“Os líderes milita-res poderiam ter es-colhido outra alterna-tiva desde o princípio.A situação não teria sedeteriorado e não te-ria se tornado umadesculpa para dar ogolpe se tivessem co-operado com o gover-no para fazer cumprir

a lei e tratar todas aspartes com justiça”,disse aos jornalistas,de acordo com aagência EFE.

O ex-ministro éuma das mais de 200pessoas que a juntamilitar intimoy após olevante e das quais

pelo menos a metadecontinua detida.

Chaturon esclare-ceu que não cumprira intimação por nãoreconhecer a autori-dade do regime e ex-plicou que, em sua ex-periência, após vivergolpes como estudan-

te, parlamentar e mi-nistro, as pessoas con-vocadas pelos golpis-tas sempre acabamdetidas.

O político foi umdos milhares de estu-dantes que reivindi-caram mais liberdadeem 1976 e que termi-naram esmagadaspelo exército, e pas-sou os anos seguintesna clandestinidadeaté que a anistia fosseaprovada.

“Não tenho inten-ção de fugir, resistirou lutar na clandesti-nidade, estou prepa-rado para que meprendam”, disse.

O ex-ministro dis-se que se escondeuquando foi chamadopela junta militar por-que sabia que seria de-

correr o risco de quenossas meninas sejammortas em uma tenta-tiva de resgate”, afir-mou Badeh. “Deixem-nos em paz, estamostrabalhando. Conse-guiremos resgatar asmeninas”, acrescen-tou. As mais de 200menores sequestradasno dia 14 de abril emuma escola de Chibokpermanecem retidaspelo grupo armado,que ameaçou vendê-las se as autoridadesnão libertarem osmembros da seita queestão detidos nas pri-sões do país.

prefeitura de Donetsk e derebeldes. AlexanderLukyanchenko, prefeito dacidade, disse que foramcontados 38 mortos na ci-dade após os combates. “A

O Boko Haram,que significa nas lín-guas locais “a educa-ção não islâmica épecado”, luta paraimpor um Estado is-lâmico na Nigéria,país de maioria mu-çulmana no norte epredominantementecristão no sul.

Desde que a po-lícia executou o en-tão líder e fundadorda seita, MohammedYousef, em 2009, osradicais mantêmuma campanha vio-lenta que já causoumais de 4 mil mor-tes.

tido, mas tudo mu-dou desde que o reilegitimou o golpe deEstado, e por isso de-cidiu se manifestarpara defender a de-mocracia.

Chaturon opinouque todas as medidasadotadas pelos gol-pistas desde que to-maram o poder e atéreceberem o respaldodo rei são ilegais, e“isto se demonstraráporque em breve vãoaprovar uma anistiapara se proteger”.

A junta militar dis-solveu o governo e olegislativo, suspen-deu a Constituição,exceto as disposiçõesda monarquia, decre-tou toque de recolhere censurou os meiosde comunicação.

situação continua muitotensa. Durante a manhã, 31pessoas ainda eram atendi-das no hospital, incluindoquatro moradores da cida-de”, disse o prefeito.

O ministro havia se recusado a se entregarapós intimação da junta militar

28 DE MAIO DE 2014

Page 15: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA |15ESPORTE

Pedido de Muricy por Lugano causamal-estar e coloca direção na parede

Enquanto a torcidavibrou, a diretoria do SãoPaulo não entendeumuito bem as declara-ções do técnico MuricyRamalho manifestando ointeresse na contrataçãodo zagueiro Diego Luga-no. O presidente CarlosMiguel Aidar e o viceAtaíde Gil Guerreiro jádavam o assunto por en-cerrado e não queriam oretorno do ídolo uru-guaio. Agora, com a res-ponsabilidade nas mãos,estão pressionados a re-solver o problema.

O Lugano não es-tava nos nossos planos.Nós tínhamos nos posi-cionado contrários àcontratação. Mas vouconversar com o Muricye ver o que ele pensa so-bre isso – afirmou Guer-reiro.

A atitude do trei-nador, minutos depois da

Como era espera-do pela imprensa chi-lena, Claudio Maldo-nado confirmou seuretorno ao Colo-Colo,clube onde iniciou suatrajetória profissional.Com passagens porSão Paulo, Cruzeiro,Santos, Flamengo eCorinthians, o volan-te de 34 anos acertouna segunda-feira seucompromisso com adireção do Cacique,que avaliou as condi-ções clínicas do joga-dor antes de selar oacordo.

- Havia váriospontos para conver-sarmos. As lesõeseram um ponto im-portante. O Branco ePreto (as cores do clu-be chileno) queria es-tar seguro de que euestava bem. E conver-

Ex-São Paulo, Cruzeiro, Corinthians e

Fla, Maldonado volta ao Colo-Colo

samos sobre valores, eisso implicou em tan-ta demora para quefosse resolvido – es-clareceu o jogador ementrevista à “RadioCooperativa”.

Maldonado, queteve como últimaequipe o Timão(atuou durante o Bra-sileiro de 2013), já vi-

nha treinando noColo-Colo com a in-tenção de apurar ocondicionamento físi-co e acertar o seu re-torno ao clube. O vo-lante estreou profissi-onalmente em 1997pela equipe chilena etrês anos depois naseleção, tendo dispu-tado 44 jogos e mar-

cado um gols pela LaRoja. Considerando-se em forma, ClaudioMaldonado frisou es-tar pronto para entrarem campo e, depen-dendo da legalizaçãode seu contrato, já es-taria em condições deenfrentar o Rangers,quarta-feira, pelaCopa do Chile.

vitória sobre o Grêmio,no Morumbi, colocou osdirigentes na parede. Secontinuarem descartan-do Lugano, baterão defrente com a torcida, ávi-da pela volta do defensor.No último sábado, a prin-cipal organizada ligada oTricolor, em atrito comAidar em virtude do cor-te de algumas regalias,

protestou em frente aoestádio exigindo a con-tratação de Lugano.

Por outro lado, seaceitarem, mostrarão pu-blicamente que os dese-jos do treinador estãoacima de qualquer plane-jamento elaborado peladireção. Assim que o za-gueiro uruguaio rescin-diu com o West Bromwi-

ch, da Inglaterra, os doisprincipais dirigentessão-paulinos descarta-ram o acerto por querema vinda de um defensormais jovem.

Depois de ser elei-to para o cargo de Juve-nal Juvêncio, Carlos Mi-guel Aidar deu plenospoderes para Muricy co-mandar o futebol. O trei-nador passou a ser um“manager” para decidirquais jogadores serãocontratados e até quemdeixará o clube por nãoestar agradando – caso dovolante Wellington, forados planos dele e agoraemprestado por umatemporada ao Internaci-onal.

Conselheiros doSão Paulo próximos aosdirigentes acreditam quenem mesmo Muricy temconvicção de que Luga-no, aos 33 anos, será um

bom reforço para o elen-co. Eles entendem que otreinador disse que gos-taria de contar com ocampeão do mundo e daLibertadores em 2005para não ficar em um cli-ma ruim com a torcidaque tanto o apoia.

Lugano deixou oclube inglês há quaseduas semanas e ainda nãotem um futuro. O joga-dor provavelmente dis-putará a Copa do Mundosem clube. A amigos, ozagueiro confidenciouque não atuará por outraequipe brasileira que nãoseja o São Paulo. Mesmo

assim, ainda pensa em se-guir na Europa, sobretu-do se tiver ofertas da Ale-manha, país que gostariade morar.

A chegada de umzagueiro é consideradaprioridade no São Paulo.Muricy não está conten-te com o setor e quer umoutro jogador para atuarao lado de Antônio Carlos.Ele ainda não sabe se po-derá contar com RafaelToloi, emprestado aoRoma até o fim de junho.O clube italiano cogitacomprar os direitos dele,avaliados em • 5,5 mi-lhões (R$ 16,6 milhões).

Capitão, Sheik aprova ocargo de responsabilidade:

"Gostando muito"Depois que Jeffer-

son passou a não sermais escalado no Bo-tafogo por causa daconvocação para aCopa, o posto de capi-tão ficou vago. Contrao Grêmio, Bolívar foi oescolhido e, para sur-presa dos alvinegros,Emerson Sheik entrouem campo com a bra-çadeira no duelo como Vitória, na últimarodada. Sinal da im-portância que o joga-dor ganhou dentro doclube apesar do pou-co tempo de casa. Eele tem gostado destaresponsabilidade ex-tra.

As declarações e apostura de cobrançasem rodeios de Emer-son têm sido bemaceitas pelos outrosatletas e pela comissãotécnica. Aos 35 anos,ele tem vivido uma ex-periência nova na car-reira e se vê mudadono Botafogo.

- Embora já estejacom uma certa idadepara o futebol, não ti-nha tido a oportunida-

de de ser capitão. NoCorinthians até fui al-gumas vezes, mas oca-sionalmente. Achoque a faixa de capitãoé só um pedaço depano, o que vale mes-mo é o posicionamen-to dentro e fora decampo. Tenho perce-bido que minha che-gada ao Botafogo mefez mudar bastante.Acho que até peloMancini, um cara queme deu essa responsa-bilidade que eu não ti-nha. É tudo novo paramim, e estou gostan-do muito. A molecadae até a comissão técni-ca tenta se aproximarmais para ouvir e pe-dir opinião. Está sen-do o maior barato -disse o atacante.

Sheik contoucomo foi receber a no-tícia de que seria o ca-pitão na última roda-da. Apesar de ter gos-tado, ele está prepara-do para a possibilida-de de perder o posto,já que Mancini pode-rá fazer um reveza-mento.

A chegada de um zagueiro é consideradaprioridade no São Paulo

O volante estreou profissionalmente em 1997

28 DE MAIO DE 2014

Page 16: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

16 | GAZETA DE VARGINHA 28 DE MAIO DE 2014ESPORTE

A 1ª Copa Varginhade Futsal categoria debase Ismael Onofre -projeto Amanaka.Além de incentivar ascategorias de base dofutsal de Varginha ,marcou um gol de pla-ca arrecadando nesteúltimo final de semana120 litros de leite juntoas escolinhas de futsal: Gol de Luz , Ginásiodo Marcão , AVE eSESI . Donativos essesque foram repassados para o presidente doCaps Sr: Gésio. Em to-

Escolinhas de futsal de Varginha arrecadaram120 litros de leite para serem doados ao Caps

O atleta do ColégioBatista de Varginha,Luiz Otávio, venceumais um CampeonatoBrasileiro de Jiu Jitsu.O atleta tornou-se tri-campeão brasileiro em

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas deemprego na área da Construção Civil para Por-tadores de Necessidades Especiais para asseguintes funções: Pedreiro, Servente, Pintor,Carpinteiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falar com Rosane , ou canteiro deobras situado à Rua Lidia Alvarenga de Carva-lho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – ResidencialNovo Tempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Atleta do Colégio Batista tornou-se tricampeão de Jiu Jitsu

das as etapas do circui-to de futsal serão feitascampanhas de arreca-dações e donativos para

as pessoas carentes denossas comunidades.Na primeira rodada aequipe do Ginásio do

Marcão foi a campeã aoarrecadar o maior nú-mero de agasalhos eroupas. Já na 2ª e 3ª

rodada o item arrecada-do foi o litro de leite ea vencedora foi a Esco-linha Gol de Luz. Fo-

ram arrecadados120 litros de leite.

CapsO Caps - Centro de

Atenção Psicossocialtem como objetivos:promover a cidadaniados portadores detranstorno mental noque diz respeito à dig-nidade, salvaguardados seus direitos e deliberdade, autonomia,integridade, reabilita-ção laboral, reinserçãosocial e qualificação davida.

sua categoria.As disputas do

campeonato acontece-ram nos dias 17 e 18 demaio, na cidade de SãoPaulo, no ginásio doIbirapuera.

Campeonato Amador 2014: disputapelo título será dia 15 de junhoEstá definida a fór-

mula de disputa para asquartas de final doCampeonato Amadorde Varginha 2014.Oito equipes estão clas-sificadas: Roma, Brasi-leirinho, equipe Marte-linho de Ouro, Ferma-vi, Vargeana, PSG, Fer-tipar e equipe Registâ-nea.

A primeira rodadaacontece neste domin-go (1) com dois jogossendo realizados no es-tádio Semel e dois jogosno Nego Horácio. Areunião contou com aspresenças de represen-tantes de todas as equi-pes classificadas no

campeonato Amador2014.

No domingo (8) asquatro equipes vence-doras da rodada ante-rior jogam disputandoduas vagas na final, queacontece no dia 15 dejunho, domingo. Car-tões amarelos recebidosdesde as quartas de fi-nal não serão zerados.

As quartas de finalserão realizadas no do-mingo 01/06. Aconte-cem nos campos daSemel e no estádioNego Horácio. A semi-final vai ocorrer no do-mindo dia 08/06, ondeas partidas acontecemno Campo da Semel ás

10 horas e uma partidano Estádio Nego Horá-cio ás 10:00 horas.

Disputa do 3º colo-cado e a final do cam-peonato Amador deVarginha 2014 serãorealizadas no domingo

dia 15/06, no estádio-Rubro Negreo. As 09horas a disputa do 3ºcolocado e as 11 horas afinal da competição.Dando o campeão docampeonato vargi-nhense.

Page 17: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

AC CORRETOR DE IMÓVEIS

304 – REZENDE - Imó-vel de alto padrão e finoacabamento, garagempara 04 carros, portãoeletrônico, frente ava-randada, sala social, salade jantar com piso emporcelanato, 03 quartos(sendo um suíte comclosed e armário embu-tido e dois com armári-os), sala de tv com es-tante, cozinha amplacom armários modula-dos, área de serviços,quintal amplo com lindavista panorâmica, áreade lazer, escritório em 02pavimentos: térreo comamplo salão, churras-queira, primeiro pavi-mento com ampla salacom estante, podendoser usada com escritórioou atividade recreativa.Canil.R$ 750.000,00

371 - N. S. DAS GRAÇAS– Casa em ótima localiza-ção, com garagem para 2carros e escritório. Pavi-mento superior com frenteavarandada, 3 quartos (su-íte), WC social, sala soci-al, copa, cozinha, quintalcom área de serviços, de-pendências de empregada,área coberta com churras-queira. R$ 280.000,00

372 – BELA VISTA – Imó-vel novo, em ótimo estadode conservação, com por-tão eletrônico, sala, copa/cozinha, 3 quartos, WCsocial, varanda. Área deserviços e área de lazer comchurrasqueira e fogão alenha. Garagem para 2 car-ros. R$ 250.000,00

334 – VILA PINTO II –Casa nova, primeira mo-rada, alto padrão e finoacabamento. Garagempara 4 carros, sala socialem três ambientes, 3 quar-tos amplos (suíte), WCsocial, sala de jantar, sslade TV, copa, cozinha am-pla. Área externa com am-plo salão coberto e WC.Quintal também amplo,com linda vista para a ci-dade. Localização privile-giada. Piso frio em porce-lanato; quartos e corredo-res em tacão. Energia so-lar. R$ 750.000,00

355 – PARK URUPÊS –Casa nova, primeira morada,com 4 quartos(suíte comclosed), WC social, salaampla, cozinha americana,quintal com área de servi-ços, lavanderia, churras-queira. Piso interno e exter-no em porcelanato. Aqueci-mento solar. Ótima localiza-ção. R$ 400.000,00

CASAS

Vendas

326 – REZENDE - Casade alto padrão, em lotede 720,00m², com frenteavarandada, sala social,sala de jantar, sala de tv.,03 suítes(suíte principal

400 – REZENDE - Imó-vel de alto padrão e finoacabamento, primeira mo-rada, estrutura de quali-dade, com cômodos am-plos, ambientes realça-dos com decoração mo-derna e excelente área delazer. Subsolo com amplosalão, área gourmet, sau-na e área de serviços. Te-lhado colonial, aqueci-mento com energia solar.Portão eletrônico. Entra-da principal avarandadapara sala social em 3 am-bientes, 3 quartos amplos(suíte com closed, hidro ,box de blindex e varan-da), wc social com box deblindex. Cozinha em doisambientes distintos, for-matação moderna comilha de granito no centro,área de ventilação na la-teral, varanda nos fundoscom pequena área de ser-viços emergencial. R$ 430. 000, 00

393 - REZENDE - Casanova, de alto padrão efino acabamento, comlinda fachada, em ótimolocal no bairro Rezende -Frente ajardinada e ava-randada, com garagempara até 4 carros, portãoeletrônico, cerca elétricae alarme. Sala social esala de jantar amplas, 3quartos (Suite), armáriosembutidos. Cozinha am-pla, estilo moderno, comarmários modulados,coifa, cook top, fornoelétrico e microondas emaço inox. Área de lazercom cozinha gourmet,armários modulados,churrasqueira, cook tope balcão de servir. Quin-tal amplo com spa, du-cha e quarto de despejoavarandado, área de ser-viços. Área construídade 200,00 m2 em lote de360,00 m2. R$ 550.000,00

A-016 - CENTRO – Imó-vel comercial ou residen-cial com 3 quartos, banhei-ro,2 salas, cozinha, área deserviço R$ 800,00

A-004 – PARK URUPÊS– Casa com 3 quartos (su-íte), WC social, sala,copa, cozinha, área de ser-viços e garagem para 1carro. R$ 700,00

CASAS

A-004 – VILA PINTO: –Apartamento com 03quartos (suíte), 2 quar-tos com armários embu-tidos, WC social, sala em02 ambientes, cozinha,despensa, área de servi-ços com dependência deempregadae garagempara 01 carro. R$ 1. 400,00

com closed e hidro), to-dos com armários embu-tidos, cozinha amplacom armários. despensa.quintal amplo com am-biente de churrasqueirae fogão à lenha, depen-dência de empregada.área de lazer com sauna,piscina com cascata, emquintal amplo. canil. ga-ragem para 4 carrosR$ 780. 000 ,00

311- REZENDE- Imóvelde altissimo padrão efino acabamento, situa-do em área nobre do Re-zende, em lote de 570,00m2 e com área construí-da de 370,00m2.Arquitetura moder-na, ambientes amplos,com visibilidade inigua-lável da cidade e arredo-res; excelente área de la-zer com piscina e salãode festas com churras-queira, fogão a lenha.Suite master totalmenteavarandada, ampla, comclosed e sala de banho.Aquecimento com ener-gia solar.R$ 850.000,00

366 – VILA PINTO –Apartamento de ótimopadrão, em local nobre,com vista panorâmicapara a cidade, no alto VilaPinto, com 3 quartos (su-íte), todos os quartoscom armários embutidos,WC social, sala socialem 3 ambientes, avaran-dada, cozinha com armá-rios modulados,

360 – VILA PAIVA – Imó-vel residencial em local pri-vilegiado, lote de 689,00m2,

APARTAMENT O

325 – BOM PASTOR –Casa em ótima localizaçãoe excelente acabamentono alto Bom Pastor, com220,00m2 de área constru-ída; sala ampla, sala dejantar ampla, suíte comarmários embutidos deexcelente qualidade, doisquartos, WC social;WC’s com box de blindex,lavatórios e vasos de es-tilo moderno; cozinhaampla, todos os quartoscom armários embutidosembutidos de ampla. To-dos os quartos com armá-rios embutidos de exce-lente qualidade. Cobertu-ra ampla com vista mara-vilhosa da cidade, obri-gando mais um quarto,área gourmet com chur-rasqueira e bar, WC soci-al. Garagem.R$ 250. 000,00

327 – CENTRO - Apar-tamento de alto padrão efino acabamento, comsala social em tábua cor-rida, avarandada comsanka nos seus 03 ambi-entes, sala de jantar, la-vabo, wc. social, 04quartos(sendo 02 suí-tes). todos os quartoscom armários moduladose estantes, copa, cozinhacom bancadas em grani-to, armários. área de ser-viços, garagem. um apar-tamento por andar.R$ 700.000,00

361 – VILA PINTO –Apartamento novo, comuma vaga de garagem,sala social, sala de jantar,3 quartos(suite), todosos quartos com armáriosembutidos, WC social,cozinha com armáriosmodulados avarandada.Área externa com WC elavanderia e quarto dedespensa.R$ 350.000,00

APARTAMENT OS

CLASSIFICADOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, MAIO DE 2014

Aluguel

área de serviços com depen-dências de empregada e ga-ragem para 1 carro. Salãoamplo para festas com cozi-nha, churrasqueira, WC fe-minino e masculino, saunae portaria 18 horas. R$500.000,00

área construída de 385,00 m2,frente ajardinada e avaranda-da. Garagem para 4 carros,sala social em 3 ambientes,suíte de hospedes. Sala deTV 3 quartos amplos comarmários (suíte), WC so-cial, todos os quartosavarandados. Copa e co-zinha amplas com armári-os modulado – despensa.Área de serviços com de-pendências de empregada,quintal amplo com pisci-na, salão com churras-queira, fogão a lenha eWC social. Telhado colo-nial e aquecimento solar. R$ 990.000,00

449 - REZENDE - ImovelDe Alto Padrao E Fino Aca-bamento, Primeira Morada,Estrutura De Qualidade,Com Comodos Amplos, Am-bientes Realçados Com De-coração Moderna E Excelen-te Área De Lazer. SubsoloCom Amplo Salão, ÁreaGourmet, Sauna E Area DeServiços. Telhado Colonial,Aquecimento Com EnergiaSolar. Portão Eletrônico. En-trada Principal AvarandadaPara Sala Social Em 3 Ambi-entes, 3 Quartos Amplos(Suíte Com Closed, Hidro ,Box De Blindex E Varanda),Wc Social Com Box De Blin-dex. Cozinha Em 2 Ambien-tes Distintos, FormataçãoModerna Com Ilha De Gra-nito No Centro, Área DeVentilação Na Lateral, Varan-da Nos Fundos Com Peque-na Área De Serviços Emer-gencial. R$ 1.700,00

Page 18: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, MAIO DE 2014

Page 19: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA 28 DE MAIO DE 2014COPA DO MUNDO

A renovação da sele-ção brasileira em relaçãoà última Copa do Mundoe o jejum de títulos que jáchega a 12 anos causaramum fato raro na edição de2014. Nenhum jogadorconvocado já levantou ataça. Um dado que preo-cupa por um lado, já queresume um grupo menosexperiente, mas tambémanima a comissão técni-ca. Segundo o coordena-dor técnico Carlos Alber-to Parreira, isso aumentaa fome de vitórias.

Apenas seis atletas doatual grupo chamado porLuiz Felipe Scolari já dis-putaram um Mundial:Júlio Cesar, Daniel Alves,Maicon, Thiago Silva, Ra-mires e Fred. Todos em2006 e/ou 2010, anos emque o Brasil foi eliminadonas quartas de final porFrança e Holanda, res-pectivamente. A últimavez que a Seleção haviachegado nessas condi-

Seleção brasileira chega à Copa doMundo sem campeões após 20 anos

ções foi 1994, ano do te-tracampeonato justa-mente sob o comando deParreira.

- Esse grupo quer ga-nhar e criamos um entor-no muito bom, com faci-lidade de trabalho, apoioda CBF. Não tem nin-guém aqui que já tenhasido campeão do mundo

e poder conquistar essetítulo em casa motiva a to-dos de uma forma muitoespecial - disse o agorabraço-direito de Felipão.

Desde que o Brasillevantou sua primeira taçade campeão mundial, em1958, essa é apenas a quar-ta Copa sem nenhum jo-gador vitorioso. As outras

foram 1982, 90 e 94.Em 2010, na África

do Sul, Lúcio, GilbertoSilva, Kaká e Klebersoneram remanescentes dopentacampeonato de2002. Na Copa de 2006,naturalmente, havia ain-da mais atletas campeões:Dida, Cafu, Roberto Car-los, Ronaldo, Ronaldinho,

Rogério Ceni e Ricardi-nho.

Na visão da comissãotécnica, o currículo emCopas hoje faz menos di-ferença do que antiga-mente porque os jogado-res adquirem experiên-cia nos clubes, principal-mente os que atuam naEuropa e disputam a Ligados Campeões. A quanti-dade de partidas decisi-vas das quais eles parti-cipam atenua a falta derodagem pela Seleção.

Em 94, último Mun-dial que o Brasil disputousem campeões, haviauma semelhança. Algunsjogadores já haviam en-trado em campo em edi-ções anteriores, mas atéentão estavam marcadospor insucessos. Eram os

casos de Taffarel, Jorgi-nho, Aldair, Branco,Dunga, Muller, Bebeto eRomário.

- Não cabe fazercomparações de épocastão diferentes, mas nãotem como fugir do bomambiente, a disposição eo desejo de ganhar a Copado Mundo. Sentimos issonas palavras dos jogado-res e na maneira como sesituam com a gente - afir-mou Parreira, técniconaquela oportunidade ecoordenador agora.

Considerada uma dasmaiores equipes de todosos tempos, a seleção bra-sileira de 1970 tinha ape-nas um campeão mundi-al: Pelé, que havia parti-cipando tanto das campa-nhas de 58 quanto de 62.

Coordenador Carlos Alberto Parreira conta com grupo sem títulos em Copas do Mundo

Entorno da Arena Pantanal é cercadopela Fifa e será liberado após a Copa

O entorno da ArenaPantanal começou a ficarcercado nesta semana.Com o avanço da instala-ção das estruturas tempo-rárias, o local de 300 me-tros quadrados será isola-do da população mato-grossense. Gestora do es-tádio desde o 21 de maio,a Fifa vai limitar a circula-ção neste período da Copado Mundo.

A área externa da Are-na Pantanal vinha sendo

usada pelos moradorespara a prática de esportescomo corrida, patins, ska-te, bicicleta, etc. Agora,os cuiabanos só poderãoutilizar o espaço após osjogos do Mundial emMato Grosso. A últimapartida marcada é no dia24 de junho entre Colôm-bia e Japão.

Ao custo de R$ 36milhões, as estruturastemporárias, montadassomente para a Copa do

Mundo, começam a ga-nhar forma. Diversas ten-das já são vistas no está-dio. A entrada dos torce-dores e as catracas tam-bém já estão montadas.

Segundo a Secopa-MT, o fechamento do en-

torno já estava previsto eque nas outras onze cida-des-sede o procedimen-to será o mesmo. A ArenaPantanal custou R$ 570milhões e vai sediar qua-tro partidas na Copa doMundo.

Page 20: Gazeta de Varginha - 28/05/2014

GAZETA DE VARGINHA

TECNOLOGIA

Com ataques em alta,

surgem novas abordagens

de segurança cibernéticaDevido às estron-

dosas falhas de segu-rança cibernética des-cobertas recentementenos sistemas de gran-des empresas, muitosespecialistas alertamque é hora de novos en-foques para enfrentá-las.

Nas últimas sema-nas, o mundo da ciber-segurança foi sacudidopela notícia de um ata-que maciço contra a gi-gante de vendas onlineeBay, que afetou 145milhões de clientespouco após outro contra110 milhões de usuári-os da rede de distribui-ção norte-americanaTarget.

Além disso, no co-meço deste mês, os Es-tados Unidos abriramum processo contracinco oficiais do Exér-cito da China por teremsupostamente “hackea-do” empresas america-nas para roubar segre-dos comerciais, umaacusação rechaçada porPequim.

Todos esses inci-dentes põem em evi-dência as enormes lacu-nas da cibersegurançaou a facilidade com queagentes maliciosos(programas ou aplicati-vos conhecidos como“malware”) podem en-trar em um simplescomputador e, a partirdaí, em uma rede ou nanuvem (armazenamen-to on-line).

“O velho modelo[de segurança ciberné-tica] não funciona”, dis-se James Lewis, doCentro de Estudos Es-tratégicos e Internaci-onais. Para ele, a ciber-segurança “está pioran-do e saindo do controle.Um dos dilemas é quequando as pessoas pre-cisam escolher entresegurança e utilidade,com frequência esco-lhem a utilidade”.

Um estudo publi-cado na semana passadapela empresa de segu-

rança Trustwave infor-mou ter identificado691 falhas de segurançainformática em 24 paí-ses no ano passado, comaté 53,6% de incidentesdurante 2012. “En-quanto os criminososconseguirem ganhar di-nheiro roubando dadose vendendo informaçõesconfidenciais no merca-do negro, não acredita-mos que os roubos de in-formação sejam reduzi-dos”, destacou o relató-rio.

Grande parte doprograma se deriva doschamados ataques de“phishing”, nos quais oscorreios eletrônicos sãodisfarçados para parece-rem ter sido enviadospor pessoas de confian-ça. Quando os links con-tidos nas mensagenssão abertos, os hackersconseguem instalarprogramas que lhes dãoacesso ao computador eaté a uma rede comple-ta.

Um informe da em-presa de segurança Sy-mantec indicou em2013 um aumento de91% em ataques de“phishing” direcionadosa alvos específicos, edestacou que mais de552 milhões de identi-dades estavam expostaspor brechas.

Recentemente, aIBM apresentou umnovo sistema de defesacibernética que se ba-seia em frustrar os ata-ques antes que ocorram,por meio de análise pre-ditiva.

A Symantec sugeriuum enfoque similar pro-movendo sua plataforma“que agrega e correlaci-ona alertas filtrados deum conjunto variado detecnologias, aproveitan-do a inteligência globalsobre as ameaças paradetectar padrões de trá-fego associados à ativi-dade maliciosa”, segun-do post de James Han-lon no blog da Syman-tec.

TSE veda arrecadação de campanhapor site de financiamento coletivo

O plenário do Tri-bunal Superior Eleito-ral (TSE) rejeitou nes-ta quinta-feira (22) apossibilidade de quecandidatos façam arre-cadação para campa-nha eleitoral por meiode site de financia-mento coletivo. Sitesdo gênero fazem inter-mediação de doaçõespara diversas finalida-des, mas ficam com umpercentual da verbaarrecadada.

O TSE respondeu aconsulta feita pelo de-putado federal JeanWyllys (PSOL-RJ),que perguntou: “Con-siderando a jurispru-dência deste TribunalSuperior Eleitoral, bemcomo a legislação elei-toral vigente, a arreca-dação de recursos atra-vés de websites de fi-nanciamento coletivomostra-se lícita no quetange às campanhas

eleitorais?” Os minis-tros consideraram quenão é possível porquea doação em campanhaeleitoral deve ser dire-ta do eleitor para o can-didato. “A legislaçãodiz que o candidato,partido político ou co-ligação podem ter napágina da internet me-

canismo para que oeleitor possa, pela in-ternet, fazer a doação.Não admite intermedi-ários, que inclusive se-riam remunerados porisso”, disse o relator daconsulta, ministroHenrique Neves, se-gundo o TSE. O Códi-go Eleitoral estipula

que o TSE respondaperguntas relaciona-das ao processo eleito-ral. A resposta não é deobservação obrigatóriapelas outras instânciasda Justiça Eleitoral,mas serve de parâme-tro para a atuação dotribunal e dos partidose candidatos.

28 DE MAIO DE 2014