Gazeta de Varginha - 06/11/2014

20
Máx: 25° / Mín: 20° Prazo para município assumir iluminação pública está no fim EDIÇÃO 9.108 R$ 1, 00 VARGINHA, 06 DE NOVEMBRO DE 2014 AGU assegura validade de norma da Aneel que transferiu responsabilidade da IP 49 ANOS Revelando Verdades [email protected] www.jornalgazetadevarginha.com facebook.com/gazetavga página 02 PONTO DE VISTA DEUS É FIEL 1965 - 2014 local/página 07 Campanha Novembro Azul é lançada no Centro de Oncologia do HBP Vacinação contra sarampo e poliomielite terá início neste sábado Os municípios, e não as concessionárias de energia elétrica, são os responsáveis por elabo- rar projetos, realizar obras e custear a manu- tenção da iluminação pública. Foi o que defen- deu a Advocacia-Geral da União (AGU), na Jus- tiça Federal, em ação movida pela Prefeitura de Boa Viagem/CE. Ela pretendia declarar ilegal norma da Agência Naci- onal de Energia Elétrica (Aneel) que estabeleceu a transferência de com- petência, mas teve o pe- dido indeferido. A partir de janeiro de 2015, por determinação da Aneel, a responsabili- dade com a iluminação pública é do município. O prefeito Antônio Silva falou sobre sobre o pla- nejamento do município para a mudança. local/página 03 Segurado do INSS tem até 31 de dezembro para renovar senha local/página 04 Após concluir com sucesso a programação do Outubro Rosa, dedi- cado ao público feminino, o Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor deu início ao Novembro Azul, uma campanha de cons- local/página 05 Estudante de Varginha é primeiro lugar em simulado local/página 07 Deuteronômio 04 Moisés exorta o povo à obediência cientização dirigida a so- ciedade e aos homens so- bre a importância da pre- venção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. local/página 04 Alunos do Catanduvas expõem projeto no Foyer

description

Edição 9.108

Transcript of Gazeta de Varginha - 06/11/2014

Máx: 25° / Mín: 20°

Prazo para município assumiriluminação pública está no fim

EDIÇÃO 9.108R$ 1, 00 VARGINHA, 06 DE NOVEMBRO DE 2014

AGU assegura validade de norma da Aneel que transferiu responsabilidade da IP

49ANOS

Revelando Verdades

[email protected] facebook.com/gazetavga

página 02

PONTO DE VISTA

DEUS É FIEL

1965 - 2014

local/página 07

Campanha Novembro Azul é lançada

no Centro de Oncologia do HBP

Vacinaçãocontra sarampo

e poliomielite

terá início

neste sábado

Os municípios, e nãoas concessionárias deenergia elétrica, são osresponsáveis por elabo-rar projetos, realizarobras e custear a manu-tenção da iluminaçãopública. Foi o que defen-deu a Advocacia-Geralda União (AGU), na Jus-tiça Federal, em açãomovida pela Prefeiturade Boa Viagem/CE. Elapretendia declarar ilegalnorma da Agência Naci-onal de Energia Elétrica(Aneel) que estabeleceua transferência de com-petência, mas teve o pe-dido indeferido.

A partir de janeiro de2015, por determinaçãoda Aneel, a responsabili-dade com a iluminaçãopública é do município.O prefeito Antônio Silvafalou sobre sobre o pla-nejamento do municípiopara a mudança.

local/página 03 Segurado do INSS tematé 31 de dezembropara renovar senha

local/página 04

Após concluir comsucesso a programaçãodo Outubro Rosa, dedi-cado ao público feminino,o Centro de Oncologia doHospital Bom Pastor deuinício ao Novembro Azul,uma campanha de cons- local/página 05

Estudante de

Varginha é

primeiro lugar

em simulado

local/página 07

Deuteronômio 04

Moisés exorta o povo à obediência

cientização dirigida a so-ciedade e aos homens so-bre a importância da pre-venção e do diagnósticoprecoce do câncer depróstata.

local/página 04

Alunos do

Catanduvas

expõem

projeto

no Foyer

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não seresponsabiliza por

conceitos emitidos emartigos assinados, mesmo

sobpseudônimos, que são deinteira responsabilidade

de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:Rodrigo S. Fernandes

Sindjori - MG 312/99 -Administração/Revisão:Lanamara Silva - Paulo

Ribeiro da Silva Fernan-des

(Jornalista e superinten-dente de redação-

M.T.TB.16.851) - Horáriode funcionamento das

08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop.de Jornais e Revistas do

InteriorADJORI - Associaçãodos Jornais do InteriorADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departa-mento de Publicidade

Av. dos Imigrantes, 445- Santa Maria - CEP

37022-560 -

Telefones(35)3221-4668(35)3221-4845

VARGINHA/MGE-mail: gazetade

[email protected]@yahoo.

com.brEndereço

eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

06 DE NOVEMBRO DE 201402 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

Moisés exorta o povoà obediência

Palavras de Vida

Deuteronômio 04Parte II

20 - Mas o SENHORvos tomou, e vos tirou dafornalha de ferro do Egi-to, para que lhe sejais porpovo hereditário, comoneste dia se vê.

21 - Também o SE-NHOR se indignou con-tra mim por causa dasvossas palavras, e jurouque eu não passaria o Jor-dão, e que não entraria naboa terra que o SE-NHOR teu Deus te darápor herança.

22 - Porque eu nestaterra morrerei, não pas-sarei o Jordão; porém vóso passareis, e possuireisaquela boa terra.

23 - Guardai-vos enão vos esqueçais da ali-ança do SENHOR vossoDeus, que tem feito con-vosco, e não façais paravós escultura alguma,imagem de alguma coisaque o SENHOR vossoDeus vos proibiu.

24 - Porque o SE-NHOR teu Deus é umfogo que consome, umDeus zeloso.

25 - Quando, pois,gerardes filhos, e filhosde filhos, e vos envelhe-cerdes na terra, e voscorromperdes, e fizer-des alguma escultura,semelhança de algumacoisa, e fizerdes o que émau aos olhos do SE-NHOR teu Deus, para oprovocar à ira;

26 - Hoje tomo portestemunhas contra vóso céu e a terra, que cer-tamente logo perece-reis da terra, a qual pas-sais o Jordão para a pos-suir; não prolongareisos vossos dias nela, an-tes sereis de todo des-truídos.

27 - E o SENHORvos espalhará entre ospovos, e ficareis poucosem número entre as na-ções às quais o SE-NHOR vos conduzirá.

28 - E ali servireis adeuses que são obra demãos de homens, ma-deira e pedra, que nãovêem, nem ouvem,nem comem, nem chei-ram.

29 - Então dali bus-carás ao SENHOR teuDeus, e o acharás,quando o buscares detodo o teu coração e detoda a tua alma.

30 - Quando esti-verdes em angústia, etodas estas coisas te al-cançarem, então nos úl-timos dias voltarás parao SENHOR teu Deus,e ouvirás a sua voz.

31 - Porquanto o SE-NHOR teu Deus éDeus misericordioso, enão te desamparará,nem te destruirá, nemse esquecerá da aliançaque jurou a teus pais.

Continua...

Quando crianças,nosso pai não gostava queeu e meus irmãos brin-cássemos na rua com a ga-rotada da vizinhança. Di-zia que, em geral, eleseram criados soltos e chei-os de maus costumes,educação diferente danossa. A fim de contor-narmos o problema, àsvezes saíamos na surdinapara poder jogar com osoutros.

Ocorre que, ante a re-pressão imposta, surgiacerto mal estar por parteda molecada, pois comen-

tavam que éramos sober-bos e metidos a besta...Havia ocasiões em que nosvíamos hostilizados poruns e outros a ponto deentrarmos em briga.

Nosso pai pedia-nosaté mesmo que evitásse-mos falar palavrões ou usode gírias de sorte a nãopassar vergonha ao con-versar com pessoas decerta educação. Comoexemplo instruía-nos anão dizer: fulano é um caralegal, e sim fulano é umsujeito bom, ou importan-te. E mais, deveríamos

dedicar-nos a boas leitu-ras de sorte a adquirirmoscada vez mais vocabulário.

Mas com o tempo, fo-mos dobrando a sua ma-neira de pensar, e chegoua ponto de podermos en-trosar-nos com os colegas,quando ficamos bem comtodos eles.

Mais tarde, já casado,ao meu pequeno filho (4anos) só era permitido fi-car de rosto na tela do por-tão de casa a ver, ansioso,a molecada a brincar narua em algazarra infantil,muitas vezes sujos de ter-

ra ou mesmo empoeira-dos. Nosso cuidado eraporque não tínhamosquem olhasse a criançacom os devidos cuidados.

Mas, certa vez, foi-lhepermitido juntar-se aosoutros cheio de alegria. Equando cheguei do traba-lho, ele veio a mim, olhosbrilhantes, a dizer cheiode entusiasmo: Papai, jásou moleque de rua... Eeu, envolvendo-o numabraço: Parabéns, meu fi-lho; eu tenho orgulho devocê. J.Campos

Meninos de rua

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0306 DE NOVEMBRO DE 2014

Varginha tem prazo curto paraassumir iluminação públicaAGU assegura validade de norma da Aneel que transferiu responsabilidade da IP

Os municípios, enão as concessionáriasde energia elétrica, sãoos responsáveis por ela-borar projetos, realizarobras e custear a manu-tenção da iluminaçãopública. Foi o que defen-deu a Advocacia-Geralda União (AGU), na Jus-tiça Federal, em açãomovida pela Prefeiturade Boa Viagem/CE. Elapretendia declarar ilegalnorma da Agência Na-cional de Energia Elétri-ca (Aneel) que estabele-ceu a transferência decompetência, mas teve opedido indeferido.

A prefeitura questi-onava a Resolução Nor-mativa nº 479/2012, queestabelecia prazo até 31de janeiro de 2014 paraque os municípios assu-missem o sistema de ilu-minação pública, com aalegação de que issoacarretaria aumento dedespesas. 

Argumentava, tam-bém, ser ilegal a normaque determinou transfe-rência de responsabili-dade. De acordo com aautora, os serviços clas-sificados como expan-são, operação e manu-tenção dos sistemas deiluminação pública sãode responsabilidade dasconcessionárias de ener-gia elétrica, a quem per-tenceriam, inclusive, asinstalações físicas de dis-tribuição, como os pos-tes e o cabeamento.

As procuradorias fe-derais no Ceará (PF/CE)e Especializada junto àAneel (PFE/Aneel), en-tretanto, demonstraramque a prestação desseserviço sempre foi de res-ponsabilidade dos muni-cípios e que as concessi-onárias o realizavam deforma “transitória”. Anorma da Agência, deacordo com os procura-

dores, somente regula-mentou o que já estavaprevisto no Artigo 30 daConstituição Federal de1988. 

Segundo a AGU,essa transferência deu-sepor etapas. Uma primei-ra resolução foi publica-da em 2010 e previa aconclusão do processoem até dois anos. Em2012, próximo do encer-ramento do prazo, noentanto, a data foi revis-ta por conta da realiza-ção das eleições munici-pais naquele ano. A datalimite de 31 de janeiro de2014 foi definida em au-diência pública promo-vida pela Aneel, de acor-do com os procurado-res. 

Também foi questi-onada pela AGU a ale-gação de que haveriaaumento de despesas. AConstituição Federal,argumentaram os pro-curadores, estabeleceque os municípios po-dem estipular taxa de ilu-minação pública paracustear o sistema. 

“Além disso, no mo-mento em que os ativosde iluminação públicaforem retirados da basede ativos da distribuido-ra, haverá uma diminui-ção de cerca de 10% natarifa de consumo deenergia em razão da de-soneração da distribui-dora das obrigações deoperação e manutençãodo sistema”, afirmaram.

A 23ª Vara Federalde Quixadá/CE acolheuos argumentos apresen-tados pela AGU e infor-mou que a resolução daAneel “não inova na or-dem jurídica e não extra-pola os limites ao poderregulamentar”. “Não háque se falar em afrontaao princípio da legalida-de”, alertou a decisão.

O magistrado deter-

minou arquivamento doprocesso e que o autorpague honorário advo-catícios à União.

Em VarginhaA partir de janeiro

de 2015, por determina-ção da Aneel, a respon-sabilidade com a ilumi-nação pública é do mu-nicípio. O prefeito An-tônio Silva falou sobresobre o planejamentodo município para amudança.

“Nós vamos ter umesquema especial, umcall center, para atendertodas as emergências etodas as necessidades.Já estamos ultimando oprocesso licitatório paraa contratação de umaempresa especializada.Isso deve acontecer ago-ra no mês de setembro.De forma que em janei-ro não tenhamos ne-nhuma interrupção nofornecimento da ilumi-nação pública”, garantiuo prefeito.

Antônio Silva expli-cou o que será respon-sabilidade da prefeiturae o que continuará coma Cemig em janeiro. “Oque precisa ficar claro éque o fornecimento deenergia continua sendode responsabilidade daCemig. Se falta luz nasua casa ela tem de ligarpara o 116. Agora se fal-ta luz na sua rua, na suapraça, é nossa responsa-bilidade”.

No conceito da Ane-el, com a transferênciados serviços de ilumina-ção pública, que englo-bam o projeto, implan-tação, expansão, instala-ções, manutenção e con-sumo de energia, aAgência busca atender aConstituição Federal(CF) de 1988.

A CF definiu que ailuminação pública é de

responsabilidade do mu-nicípio e, para isso, per-mite a cobrança da Con-tribuição de Iluminação

Pública (CIP). O crono-grama de transferênciaestá previsto no art. 218da Resolução Normativa

nº 414/2010, que tratados direitos e deveresdos consumidores deenergia elétrica.  

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 06 DE NOVEMBRO DE 2014

Segurado do INSS tem até 31 dedezembro para renovar senha

Dos 31,1 milhões debeneficiários do INSS,mais de 29 milhões járealizaram a renovaçãode senha/fé de vida.Até o mês de outubrode 2014, 1,4 milhões debeneficiários ainda nãohaviam comparecidoaos bancos pagadoresde seu benefício pararealizar o procedimen-to.

O prazo para ocomparecimento daspessoas que ainda nãofizeram a renovação desenha terminará em 31de dezembro de 2014.Não é necessário ir àAgência da Previdên-cia Social. O procedi-mento é realizado dire-

tamente no banco emque o segurado recebeo benefício mediante aapresentação de umdocumento de identifi-cação com foto (cartei-ra de identidade, car-teira de trabalho, cartei-ra nacional de habilita-ção, entre outros).

Algumas institui-ções financeiras quepossuem sistemas debiometria estão utili-zando essa tecnologiapara realizar a renova-ção de senha nos termi-nais de autoatendimen-to. O procedimento éobrigatório para todosos beneficiários doINSS que recebem seuspagamentos por meio

de conta corrente, con-ta poupança ou cartãomagnético. Quem nãofizer a renovação da se-

nha no tempo previstopoderá ter seu paga-mento interrompido.

Os beneficiários

que não puderem ir atéàs agências bancáriaspor motivos de doençaou dificuldades de lo-

comoção, podem reali-zar a renovação de se-nha por meio de umprocurador devida-mente cadastrado noINSS.

Os segurados queresidem no exteriortambém podem reno-var a senha por meio deum procurador cadas-trado no INSS ou pormeio de documento deprova de vida emitidopor consulado.

Os bancos estão co-municando os benefici-ários sobre a renovaçãoda senha por meio demensagens informati-vas, disponibilizadasnos seus caixas eletrô-nicos e sites na internet.

Quinta da Boa Música recebe banda de Monsenhor PauloA banda Rural Wi-

llys ,da cidade de Mon-senhor Paulo, é a atra-ção desta quinta-feira(6) do projeto Quinta daBoa Música que aconte-ce na Concha AcústicaMariângela Calil a par-tir das 20h. No repertó-rio, Rock e Standards deBlues.

Na estrada desde2010 e sediada em Mon-senhor Paulo, a bandaRural Willys é formadapor músicos experientese reconhecidos na re-gião, e possui um ex-tenso e empolgante re-pertório especializadoem clássicos do Rock estandards de Blues.

Além do trabalhocom covers, possui 10composições autorais,reunidas no CD inde-pendente Pés na Estra-da, lançado no final dejulho de 2013. Desse cd,a composição AbduzidoBlues foi transformadaem um videoclipe que jábeira as seis mil visuali-zações em um ano depostagem no youtube.

A banda vem seapresentando regular-mente em bares, encon-tros de motociclistas,encontros de antigomo-bilismo e festivais emtodo o sul de minas ge-rais, se destacando porsua energia e sonorida-de única. Também seapresentou em 3 ediçõesda Quinta da Boa Mú-sica, em Varginha, sem-pre com muito sucesso.

Em setembro de2013 a Rural Willys foi

uma das vencedoras doconcurso ExpomusicHall 2013, dentro damaior feira de Instru-mentos e TecnologiaMusical da América La-tina, sendo a única ban-da fora do Estado de SPa se classificar, obtendoo 4º lugar dentre as 5vagas em uma eleiçãoatravés das redes soci-ais da qual participaram442 bandas de todopaís. Sua participaçãofoi extremamente elogi-

ada, sendo um dos des-taques do espaço nesseano.

Na formação o ex-perientes músicos Xan-dão Bueno na voz, gai-ta, violão e teclado; Gus-tavo Ruz na guitarra,violão, backing vocal;Fernando Fonseca naguitarra, violão, ba-cking vocal; Luiz PauloCaovila no baixo e ba-cking vocal e Nick Be-lato – bateria e percus-são.

Estudante do ColégioAlpha alcança primeiro

lugar em simulado

O Colégio Alphavem se destacandocada vez mais. A alu-na Larissa TorresRodrigues, que cur-sa o 5º ano do Ensi-no Fundamental,conquistou o 1º lu-gar no Simulado Po-liedro. O método deensino adotado peloColégio realiza, du-rante o ano, uma sé-rie de avaliações paraverificar o aprendiza-do e Larissa gabari-tou todas as provas,

tirando nota 10 emtodas as disciplinas.

Segundo Larissa,“o Colégio Alpha estáme preparando paraos estudos e para avida, pois desde oEnsino Fundamen-tal já trabalha ques-tões no formato doEnem, nos preparan-do para o Vestibu-lar”.

Conheça mais so-bre o Colégio Alpha.Acesse colegioalpha.unis.edu.br.

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0506 DE NOVEMBRO DE 2014

Campanha Novembro Azul é lançada

no Centro de Oncologia do HBPNesta quinta-feira está programado um bate-papo com profissionais sobre câncer de próstata

Após concluir comsucesso a programaçãodo Outubro Rosa, dedi-cado ao público femini-no, na prevenção doCâncer de Mama, oCentro de Oncologiado Hospital Bom Pas-tor deu início ao No-vembro Azul, umacampanha de conscien-tização dirigida a socie-dade e aos homens so-

bre a importância daprevenção e do diag-nóstico precoce do cân-cer de próstata e outrasdoenças masculinas.

Com o tema “Aten-ção Homens: O Diag-nóstico Precoce preser-va o seu futuro. Cuideda Sua Vida”, a campa-nha, cujo lançamentooficial aconteceu na se-gunda-feira, 03/11, pre-

vê a realização de pa-lestras e outras ativida-des que despertem oshomens para a necessi-dade dos exames pre-ventivos.

Para esta quinta-fei-ra, 06/11, está progra-mado um bate-papocom profissionais daárea médica, no Centrode Oncologia, cujo temaserá “Câncer de Prósta-

ta: Alternativas de tra-tamento. Na terça-feira,11/11, haverá uma cami-nhada no Alto da Ce-mig, onde as pessoasdeverão, se puder, usarroupas azuis, no senti-do de desertar a atençãopara a Campanha. Nodia 17/11, no centro deOncologia, AssistentesSociais falarão aos paci-entes dos seus direitos.

Novembro AzulO movimento sur-

giu na Austrália, em2003, aproveitando ascomemorações do DiaMundial de Combate aoCâncer de Próstata, re-alizado no dia 17 de no-vembro.

Em vários países, onovembro é mais doque uma simples cam-panha de conscientiza-

ção.Há reuniões entre

os homens com o culti-vo de bigodes (ao estiloMario Bros), símbolo dacampanha, onde sãodebatidos, além do cân-cer de próstata, outrasdoenças como o câncerde testículos, depressãomasculina, cultivo dasaúde do homem, entreoutros.

Aplicativo para Ambiente Virtual de Aprendizagem é realidade para alunos do Unis

Mais um avanço tec-nológico vem auxiliar osalunos do Grupo Unis.Agora todos contamcom o Blackboard Mobi-le Learn, um aplicativodo ambiente virtual quepermite o acesso desmartphones ou tabletsgratuitamente.

Os alunos da GestãoPedagógica de InovaçãoTecnológica (GEPIT), daGestão de Educação aDistância (GEAD) e daGestão de Pós-Gradua-ção (GEPÓS) já podemutilizar o aplicativo, quejá está disponível parauso e pode ser baixado

nas “app stores”. Para lo-calizar basta escrever"Blackboard Mobile Le-arn" na tela de pesquisa.

“Todos terão acessoao aplicativo. Nossos alu-nos do Exército Brasilei-ro, da Aeronáutica, doMinistério do Desenvol-vimento Social e todos os

que compõem o GrupoUnis utilizarão a ferra-menta”, explica a tutorada Gestão Pedagógica deInovação Tecnológica(GEPIT), Letícia Vas-ques.

Sobre o aplicativoO aplicativo permite

uma maior interação doestudante com o curso,e consequente melhorao planejamento das ta-refas e compromissocom o aprendizado. Uti-lizar a tecnologia móvela favor do ensino é algomuito discutido atual-mente, mas poucas ins-

tituições aplicam de ma-neira concreta algumtipo de ação neste senti-do. O Grupo Unis inovaao utilizar o aplicativo afavor do rendimento,com o objetivo de estrei-tar a relação dos estu-dantes com a platafor-ma.

O Tribunal Superi-or Eleitoral (TSE) con-cedeu ao prefeito e aovice-prefeito de Itaú deMinas que retornemaos cargos mesmo du-rante uma investigaçãoem que eles são acusa-dos de compra de vo-tos, abuso de podereconômico e político ecaptação ilícita de re-cursos. Os irmãos, No-rival Francisco de Limae Nísio Antônio Limapodem ser cassadosapós o resultado das in-vestigações.

Eles estão afastadosdos cargos desde o úl-timo dia 24 de outubroe a decisão foi divulga-da no último dia 31. Aassessoria da prefeitu-ra informou que aindaesta semana, a presi-dente da Câmara Mu-nicipal, Juliana Mattos,que assumiu o cargo de

REGIONAL06 | GAZETA DE VARGINHA

Prefeito e vice podem retornar aocargo em Itaú de Minas, diz TSE

06 DE NOVEMBRO DE 2014

prefeita interinamente,será comunicada dadecisão do tribunal e oprefeito e o vice volta-rão aos cargos.

O TSE informouainda que não há pre-visão de quando sairá adecisão do processo decassação dos políticos.

Entregas a domicílio passam a exigir lacre de encomendaEstabelecimentos

comerciais de Guaxupétêm até fevereiro para ga-rantir que os produtosentregues a domicílio es-tejam lacrados. Uma leimunicipal determina acolocação de lacres de pa-pel nas embalagens comoforma de dar maior segu-rança ao consumidor.

A assistente financei-ra Rosimere da CostaTauil aprovou a medida."Se ele chega na minha

casa lacrado, eu sei quenão houve nada no trajetoque desabone o produto",avalia.

Segundo a VigilânciaSanitária, os comerciantesque fazem entrega a do-micílio ganharam umprazo de 120 dias paraseadequar à lei. Depois des-se prazo, quem descum-prir a determinação rece-berá uma advertência enovo prazo de 60 dias paraadotar o lacre. A multa

para quem estiver irregu-lar é de R$ 210.

Para o comercianteSílvio Barbosa, o lacre trazum diferencial importan-te para o serviço de entre-

Cidade do Sul de MG aparece emlevantamento de risco de dengue

São Sebastião doParaíso é a única cida-de do Sul de Minas emestado de alerta para orisco de transmissãoda dengue. A infor-mação foi divulgadanesta terça-feira (4)em Brasília (DF) peloMinistério da Saúde.

TSE concedeu ao Norival Lima e ao vice-prefeit, Nísio Lima que retornem aos cargos

Entenda o casoCom as acusações,

em uma das escutas,Norival combina o pa-gamento de combustí-vel para o transporte deeleitores entre a zonarural e o Centro da ci-dade. Em outra escuta,também atribuída ao

agora ex-prefeito deItaú de Minas, combi-na-se a distribuição decestas básicas com afuncionária de um es-tabelecimento, indi-cando o nome de cadabeneficiário com o va-lor correspondente emdinheiro. Um policial

militar aparece em maisuma escuta telefônicadando cobertura para oex-prefeito.

Norival informou játer entrado com recur-so contra a decisão, queainda prevê sua inele-gibilidade. De acordocom a justiça, enquan-to os acusados pude-rem recorrer da sen-tença, não é possívelmarcar novas eleiçõesem Itaú de Minas. Essaé a segunda vez que osirmãos são afastados daprefeitura. Pelo mesmomotivo, em setembrode 2013, a justiça deter-minou a cassação dosmandatos com a inele-gibilidade dos acusa-dos, mas eles consegui-ram reverter o proces-so.

ReversãoNorival e Nísio tive-

ram a cassação dosmandatos revertida emagosto deste ano peloTribunal Regional Elei-toral (TRE) de MinasGerais. Eles foram ab-solvidos por quatro vo-tos a três. Em setembrode 2013, os dois irmãostiveram os mandatoscassados em primeirainstância pelos crimesde compra de votos epor não comprovarema origem de parte dodinheiro usado na cam-panha eleitoral de 2012.

A decisão do TREna época, relatada pelojuiz Wladimir Rodri-gues Limas, foi basea-da no entendimentoapresentado pelo de-sembargador PauloCézar Dias, para quemo prefeito e o vice deItaú de Minas não co-meteram crime eleito-ral.

ga à domicílio. Na pizza-ria dele, o lacre é adotadohá três anos. "Mantém ocalor do produto e evitatambém a contaminação",garante.

Segundo o levan-tamento, foram en-contradas larvas domosquito em 1,4%dos imóveis pesquisa-dos no município. OMinistério da Saúdeconsidera satisfatórioapenas 1% de infesta-ção.

PONTOS DE VENDA: PRÉ FESTA E PAPELARIA ATLASINFO: (35) 9912-0347

A Campanha Naci-onal de Vacinação con-tra Paralisia Infantil eSarampo será iniciadaem Varginha neste sá-bado, 08, Dia “D”, es-tando disponível nasUnidades Básicas deSaúde das 8h às 17h.Na Zona Rural a vaci-nação ocorrerá nos dias10, 11 e 13 de novembro,conforme cronogramaque segue abaixo.

A Campanha segueaté o dia 22 de novem-bro e a meta é vacinarcontra a poliomielite100% da populaçãoalvo, de forma indiscri-minada. Crianças de 06meses a menores de 05anos de idades (04anos, 11 meses e 29

06 DE NOVEMBRO DE 2014LOCAL

GAZETA DE VARGINHA | 07

Começa neste sábado vacinação contrasarampo e poliomielite em Varginha

dias). Destaca-se queVarginha possui 7.212crianças.

A meta mínima davacinação contra o sa-rampo é 100% da po-

pulação alvo, a partir de01 ano até 04 anos, 11meses e 29 dias que de-verão ser vacinadas deforma indiscriminada.

O objetivo da cam-

“Conhecer a históriada arte é entrar emcontato com aspectosmais significativos daprodução humana. Étambém experimentaro encantamento e asemoções despertadaspelas obras dos gran-des artistas” – GraçaProença.

Inspirados por essepensamento, as turmasdos 6º anos do EnsinoFundamental e dos 1ºanos do Ensino Médio

do Colégio CenecistaCatanduvas realizaram

Alunos do Catanduvas expõem projeto no Theatro Capitólio

exposição de pinturasobre tela, de 27 de ou-

tubro a 1º de novem-bro, no Foyer do The-atro Capitólio de Vargi-nha.

Para a exposi-ção foram produzidascerca de 70 telas duran-te as aulas de Arte, mi-nistradas pelas profes-soras Franciele PereiraCosta e Patrícia GarciaMoura R. Monticelli, nodecorrer do ano.

“A arte é um teste-munho da história. Osalunos do Colégio Ca-

Depois de denúnciaanônima, a Polícia Militarrealizou uma operaçãoPolicial na noite dessaterça-feira (04) no bair-ro Monte Serrat.

A ação policial acon-teceu por volta das 22horas. De imediato, equi-pes militares dirigiram-se ao local indicado, ondeapós intensa busca loca-lizaram um jovem de 20anos em atitude suspei-

ta. Ao perceber a presen-ça da viatura policial eleentrou em um matagal enão obedeceu a ordem deparada, invadindo um do-micílio da rua para se es-conder.

Os militares, porém,obtiveram sucesso em lo-calizar o autor e abordá-lo.

Com ele foi encon-trada a quantia de R$20,00, 2 pedras brutas

de crack, que se fracio-nadas renderiam aproxi-madamente 60 menores,e 1 bucha da mesma subs-tância. O jovem assumiua propriedade da droga edisse que seria comerci-alizada, porém a ação foiimpedida com a chegadada Polícia Militar.

Durante consulta aosistema informatizado,foi verificado ainda queele não poderia se ausen-

tar do domicílio após as20 horas ou ser encon-trado com produtos ilíci-tos, por constar em por-taria.

O autor, que já pos-sui passagens pela políciapor tráfico de drogas eroubo, foi preso em fla-grante delito e conduzi-do à Delegacia local,como também o materialencontrado, onde foi ra-tificado o flagrante

panha é resgatar me-nores de cinco anos ain-da não vacinados cor-rigir falha primária davacinação contra sa-rampo e da rubéola, vi-

sando garantir a manu-tenção do estado de eli-minação dessas doen-ças no país.

Enfermeira coorde-nadora da Atenção Bá-sica em Varginha, Ma-rilena Azalini Bernar-des pede às mães que fi-quem atentas, porquemesmo as crianças quejá receberam a vacinaanteriormente na roti-na de imunização, de-verão recebê-la nova-mente.

PoliomieliteEste será o 35º anos

de Campanha de Vaci-nação contra a Poliomi-elite no Brasil, que a 25anos convive sem a do-ença, estando livre do

poliovírus desde 1990.Todas as ações de imu-nização devem sermantidas para que segaranta a não reintro-dução do vírus no país.

SarampoO Brasil realiza

campanhas de segui-mento contra o Saram-po desde 1995, com in-tervalos que variam en-tres dois e quatro anos.A última acontecer em2011. Estratégias de va-cinação indiscriminadareduzem ou eliminamos bolsões de não vaci-nados, visando garan-tir a manutenção do es-tado de eliminação dosarampo e rubéola nopaís.

tanduvas realizaram re-leituras de obras desdea pré- história até a artecontemporânea. O pro-jeto permitiu a experi-mentação e a percepçãopor meio do estudo. Aexperiência de realizaressa exposição ficaráeternizada na vida dosalunos”, destacou aProfessora PatríciaMonticeli.

Sr. Aloísio Ribeiro

de Almeida, Associadoda CNEC e Presidentede ACIV, prestigiou avernissage: “O ColégioCatanduvas tem tradi-ção de formar pessoasde destaque em Vargi-nha. Essa exposiçãomostra a criatividade eo bom gosto dos alu-nos. Parabenizo toda aequipe pela organiza-ção do evento”, comen-ta.

PM recebe denúncia e prende jovem portráfico de drogas no bairro Monte Serrat

Vereadores de Pe-dralva rejeitaram a cas-sação do mandato doprefeito Joel Silva. Oprefeito e outros trêsservidores eram inves-tigados por possíveldesvio de dinheiro pú-blico. A cassação domandato do prefeito foipedida depois que 11pessoas denunciaram avenda irregular de ma-teriais reciclados retira-dos do lixo recolhido na

cidade.Um relatório da co-

missão especial da Câ-mara Municipal de Ve-readores apontou umpossível desvio de di-nheiro público.

Agentes do muni-cípio estariam venden-do os materiais, masnem todo o dinheiroestaria sendo deposita-do na conta do muni-cípio. O relatório apon-tou uma diferença de

R$ 9 mil. Do total deR$ 34,7 mil arrecada-dos com as vendas, ape-nas R$ 25,6 mil teriamentrado nos cofres pú-blicos.

Quatro processosde cassação por impro-bidade administrativa,falta de licitação, desviode dinheiro públicopelo prefeito e tambémdesvio de dinheiro pú-blico por servidores fo-ram votados.

NELSONRPRADOClínica de Otorrinolaringologia

Av. São José, 317 - Sala 05 - Varginha - (35) 3221-5366

R. José Cristiano do Prado, 254, Paraguaçu - (35) 3267-1911

08 | GAZETA DE VARGINHA 06 DE NOVEMBRO DE 2014REGIONAL

Vereadores rejeitam cassação domandato do prefeito em Pedralva

Carreta provoca engavetamento em Pouso AlegreUm engavetamento

envolvendo três veícu-los foi resgitrado no iní-cio da tarde desta ter-ça-feira (4) na BR-459,em Pouso Alegre. Se-gundo a Polícia Rodo-viária Federal, o moto-

rista de uma carretaperdeu o controle doveículo, que bateu con-tra um caminhão. Nasequência, o caminhãose chocou contra a tra-seira de um carro. Nin-guém ficou ferido.

Ainda de acordocom a polícia, o aciden-te aconteceu no Km107 por volta do meio-dia. A Polícia Rodoviá-ria Federal disse que,no momento do enga-vetamento, o trânsito

Adolescente é agredido e tem olho machucado em assaltoUm adolescente de

17 anos foi agredidopor assaltantes nestaterça-feira (4) duranteum roubo no bairro Jar-dim Novo Mundo, no

Prefeito Joel Silva e outros três servidores eram investigos por suposto desvio de recursos

município de Poços deCaldas .

Segundo a PolíciaMilitar, o jovem estavadentro de casa quandoouviu passos no telha-

estava bastante lentodevido às obras de ma-nutenção da rodovia deacesso a Santa Rita doSapucaí, o que teria di-ficultado o controle dacarreta por parte domotorista.

do e ao tentar se escon-der, foi surpreendidopor dois homens.

De acordo com oPolícia Militar, o jovemlevou um soco no olho

e foi questionado se ti-nha telefonado para al-guém para pedir ajuda.Em seguida, os assal-tantes reviraram o imó-vel à procura de perten-

ces, mas só encontra-ram um tablet.

O jovem teve umcorte na altura dosolhos, mas não preci-sou ser medicado. Já os

assaltantes fugiram eapesar das buscas daPolícia Militar, até apublicação desta repor-tagem não foram loca-lizados.

Policiais que atiraram em homemcom distúrbios são detidos em MG

Os policiais que ati-raram e mataram umhomem de 53 anos quesofria de distúrbiosmentais durante umaocorrência na tardedesta terça-feira (4) emCamanducaia recebe-ram voz de prisão e es-tão detidos na cidadede Extrema à espera deprovidências da JustiçaMilitar. O comando daPolícia Militar infor-mou que vai investigaro caso. A família do ho-mem está revoltada com

a morte.Segundo a família,

Benedito Cândido dosSantos enfrentava pro-blemas psiquiátricos etomava remédios con-trolados. Quando so-fria crises de agressivi-dade, precisava ser le-vado para o hospital.Nesta terça-feira, umaenfermeira foi chama-da para aplicar uma in-jeção com calmante nacasa de Benedito, nazona rural da cidade.Como o paciente se

mostrava bastante ner-voso, a enfermeira pe-diu apoio policial paraencaminhá-lo até a uni-dade de saúde, ondeseria internado. No en-tanto, quando a PMchegou, Benedito ten-tou resistir. Ele teriatentado atacar os poli-ciais com uma faca eacabou sendo mortocom cinco tiros.

Para a família, nadajustifica os disparos, ea ação policial precisaser investigada.

GAZETA DE VARGINHA |0906 DE NOVEMBRO DE 2014REGIONAL

Polícia prende suposto mandante de crimede taxista em Santo Antônio do Amparo

A Polícia Civil pren-deu um homem suspei-to de ser o mandante doassassinato do taxistaJosé Campidelli, de 92anos, em Santo Antôniodo Amparo. O corpo dotaxista foi encontradona madrugada do dia30 de outubro em umavala de um terreno pró-ximo ao aeroporto dacidade. Um adulto de24 anos e um adoles-cente de 14 foram deti-dos.

O carro do taxistafoi encontrado juntocom um dos suspeitosno povoado de Guarita,

A partir da penúlti-ma semana deste mêsnovembro, um novoradar móvel passa aoperar na Rodovia BR-459 e vai abranger o tre-cho desde o viaduto

na zona rural. Confor-me a polícia, a princípio

a suspeita era de latro-cínio, roubo seguido de

sobre a Rodovia Fer-não Dias, em PousoAlegre , até a divisa en-tre os Estados de MinasGerais e São Paulo. Deacordo com a 17ª Com-panhia de Polícia Mili-

Crime era tratado como latrocínio, mas nova suspeita é de disputa de terras no municípiomorte, mas as investiga-ções mostraram que ocrime teria sido enco-mendado. Segundo apolícia, o suspeito tinhavários processos contraa vítima na Justiça poruma disputa de terras.

De acordo com aPolícia Militar, o ho-mem preso no dia docrime é conhecido nacidade e, inclusive, jáhavia trabalhado para avítima. Ele foi identifi-cado com a ajuda deimagens de câmeras desegurança. Já o menorfoi liberado porque nãohouve flagrante.

Assaltantes rendem eamarram vítimas dentrode marcenaria em Possos

Homens armadosamarraram e amorda-çaram cinco pessoasdurante um assalto auma marcenaria na noi-te desta terça-feira (4)no bairro Coimbras, emPassos. Segundo a Po-lícia Militar, os crimi-nosos surpreenderamas vítimas dentro daempresa.

Após o assalto, ossuspeitos fugiram le-

vando celulares, joias,cartões de crédito, no-tebook, garruchas euma espingarda dechumbinho. Umaquantia de dinheiroque não foi revelada edocumentos pessoaisdas vítimas tambémforam levados.

Até a publicaçãodesta reportagem, nin-guém ainda havia sidopreso.

tar Rodoviária de Pou-so Alegre, o radar vaioperar em rodovias es-taduais e federais em 72municípios da região.

A velocidade máxi-ma permitida na maior

parte das rodovias, in-clusive na BR-459 é de80 km/h. Quem forpego com velocidadeaté 96 km/h comete in-fração média e pagamulta de R$ 85. Quem

Novo radar móvel passa a operar na BR-459 em Pouso Alegre

Justiça manda atual presidente daCâmara deixar cargo em Campo Belo

A atual presidenteda Câmara de Vereado-res de Campo Belo, Fá-tima Aparecida SalumeMati, deixou o cargo. Omotivo é que a Justiçaanulou as eleições que adefiniram como novapresidente da casa. Avotação aconteceu emagosto depois da cassa-ção de sete vereadores,prefeito e vice-prefeitoda cidade.

Conforme a decisãoda Justiça, Fátima foieleita em desacordocom as leis municipaise com o regimento in-terno da Câmara Muni-cipal. Com a saída dela,quem assume o cargo éa vereadora Rosângela

de Souza Oliveira, doPSDB, que chegou aassumir a prefeitura porum dia após a cassaçãodo prefeito e vice da ci-dade.

No dia 8 de setem-bro, o prefeito MarcoTúlio Lopes Miguel

(PSDB) reassumiu aPrefeitura Municipal deCampo Belo depois queo Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) decidiuque ele e o vice, RichardMiranda (PSDB), deve-riam voltar para os car-gos. Além de Marco

Túlio e Richard Miran-da, sete vereadores fo-ram afastados dos car-gos por abuso de poderpolítico, econômico ecompra de votos, mas adecisão da Justiça deter-minou apenas a volta doprefeito e do vice. Ossete vereadores cassa-dos no mesmo proces-so continuam afastadosdos cargos.

AcusaçãoMarco Túlio Miguel

e o vice são acusados deusarem o serviço de saú-de do município paracomprar o voto do elei-tor. Junto com elesmmais sete vereadores domunicípio.

for flagrado trafegandocom velocidade entre96 km/h a 120 km/h,será multado em infra-ção grave e o valor é deR$ 127. Já para veloci-

dade acima de 120 km/h, o motorista cometeinfração gravíssima,paga multa de R$ 574e tem a carteira de ha-bilitação suspensa.

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para [email protected]

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto

3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

[email protected]

Dr. Daniel Piva

[email protected]

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

Supremo Tribunal mantém decisão que autorizou

depoimento de crianças vítimas de violênciaNa sessão desta

terça-feira (4), a Se-gunda Turma do Su-premo Tribunal Fede-ral (STF) manteve avalidade de decisão doTribunal de Justiça doRio Grande do Sul(TJ-RJ) que deferiupedido de antecipaçãode provas consistentena realização de depo-imento sem dano, noqual profissional qua-lificado, em ambientediferenciado, faz a oi-tiva de crianças e ado-lescentes em situaçãode violência.

A decisão unânimefoi tomada no Recur-so Ordinário em Ha-beas Corpus (RHC)121494.

No caso em análi-se, com base no artigo

156, inciso I, do Códi-go de Processo Penal(CPP), o Ministério Pú-blico do Rio Grande doSul (MP-RS) formuloupedido de produçãoantecipada de provas,consistente na oitiva deduas crianças, de 8 e 10anos à época dos acon-tecimentos, suposta-mente vítimas do crimede estupro de vulnerá-vel.

Com a rejeição dopedido pelo juízo deprimeira instância, oMP-RS interpôs recur-so ao Tribunal de Jus-tiça local (TJ-RS), oqual foi provido parapermitir que a oitivadas vítimas fosse reali-zada pelo método dedepoimento sem dano,realizado por profissio-

Câmara aprova MP que cria regra paranomeação do diretor-geral da PF

O plenário da Câma-ra aprovou, nesta terça-feira, 4, a MP 657/14,que torna o cargo de di-retor-geral da PF priva-tivo de delegado da clas-se especial. Atualmente,o provimento desse car-go é de livre nomeação eexoneração pelo presi-dente da República. Amatéria segue para vo-tação no Senado.

De acordo com otexto, o cargo de dele-gado da PF só poderá serexercido por bacharelem Direito que tenhapelo menos três anos deatividade jurídica ou po-licial, a serem compro-vados no ato da posse. Aformação em Direto jáera exigida antes da edi-ção da chamada "MP daautonomia", mas pormeio de uma portaria doministério da Justiça.

A partir de agora,ainda conforme a medi-da, o ingresso no cargode delegado de PF serárealizado mediante con-curso público de provase títulos, com a partici-pação da OAB.

A votação ocorreucom muito debate emtorno de um ponto quejá constava da MP ori-ginal e que o governotentou consertar emPlenário: o exercício decargos de direção nasvárias áreas da PF. Oplenário derrotou, por215 votos a 101, um des-taque do PT que pre-tendia garantir aos de-mais servidores da car-reira da PF a possibili-dade de serem nomea-dos para outros cargosem comissão de direçãodas demais atividades doDepartamento da Polí-cia Federal. Foi aprova-da, no entanto, umaemenda para que os pe-ritos criminais federaissejam responsáveis peladireção das atividadespericiais do órgão. Alémdisso, o texto garanteaos ocupantes do cargoautonomia técnica e ci-entífica, com ingressono cargo por meio deconcurso público deprovas e títulos, exigidaformação superior e es-pecífica.

06 DE NOVEMBRO DE 2014

Agenda OAB Varginha / Novembro 20141) dia 05, às 10 horas,

realização de curso tele-presencial sobre ques-tões atuais da responsa-bilidade civil do advoga-do, no auditório da oabvarginha (rua presidenteevaristo soares, 20 – vilapinto.

Cursos.aasp.org.br/fichacurso.aspx?id_curso=21394&id_unid=226

Página do programa:Cursos.aasp.org.br/

d e t a l h e c u r s o . a s p x ?i d _ c u r s o = 2 1 3 9 4 & i d_aceite=525766

2)dia 17 às 14h - diada interação oab e efg:em parceria com o sebraee a escola de formaçãogerencial (efg), a comis-são da micro e pequenaempresa realizará um dia

de interação com os alu-nos da efg, em que serãoabordados os desafios domercado para os jovensadvogados e os aspectosgerais das micro e peque-nas empresas no brasil. Oevento contará com a par-ticipação da comunidadeescolar. Advogados, esta-giários e acadêmicos es-tão convidados! Local:

sebrae minas (praça dr.Naylor sales gontijo, 160,vila pinto);

3) dias 25 e 26, às10 horas, realização decurso telepresencial so-bre aspectos atuais da re-lação de trabalho e o vín-culo de emprego, no au-ditório da oab varginha(rua presidente evaristosoares, 20 – vila pinto.

nal qualificado (psicó-logo ou assistente soci-al) em ambiente espe-cial equipado com sis-tema de áudio e vídeo.

Para questionar adecisão da corte paulis-ta, a Defensoria Públi-ca gaúcha – represen-tando o acusado – im-petrou habeas corpusno Superior Tribunalde Justiça (STJ), porémo HC não foi conheci-do.

No entanto, o acór-dão do STJ assentouque a prova pode serproduzida antecipada-mente desde que o casoseja urgente e relevan-te. No STF, a Defenso-ria pediu que fosse re-conhecida a nulidadeda prova produzida an-tecipadamente, visto

que o pedido do MP-RS teria sido feito semfundamento concreto,apenas com base nagravidade do delito.Em sustentação oral, odefensor público ale-gou que o instituto dodepoimento sem dano,autorizado “sob o pre-texto de que, com o de-curso de tempo, a me-mória do infante se per-deria”, viola os princí-pios do contraditório eda ampla defesa.

O ministro TeoriZavascki, relator, votoupelo não conhecimen-to do recurso por serintempestivo (apresen-tado fora do prazo), noentanto, decidiu exami-nar a possibilidade deconcessão de ordem deofício.

MINAS

Polícia Militar escoltará provas doExame Nacional do Ensino MédioAs provas do Exame

Nacional do Ensino Médio(Enem) serão aplicadasneste fim de semana, e, apartir de quinta-feira, omaterial já começará a serdistribuído para as 1.699cidades que receberão asavaliações no Brasil – 183delas em Minas Gerais.

Os testes estão sob aguarda das Forças Arma-das no 4º Batalhão de In-fantaria Leve, em Osasco,na região metropolitanade São Paulo.

No Estado, eles serãodistribuídos pelos Correi-os e terão escolta da Polí-cia Militar (PM) desde asunidades de armazenagematé os locais das provas.Minas tem o segundo mai-or contingente de candi-datos do país: 979 mil pes-soas. O volume é 21,84%maior do que o número deconcorrentes em 2013.

Nos dias dos exames,uma viatura da PM estaráem frente da cada escolaque receberá as provas.Após edições anteriores

com vazamento de ques-tões e a atuação de umaquadrilha que fraudouexames, a segurança doEnem é tratada com dis-crição pelo Instituto Naci-onal de Estudos e Pesqui-sas Educacionais AnísioTeixeira (Inep).

Em dezembro do anopassado, a Polícia Civil in-diciou 36 pessoas acusadasde fraudar os testes.

A quadrilha, identifi-cada em Caratinga, no Valedo Rio Doce, também te-ria beneficiado candidatosem vagas de medicina eminstituições mineiras e flu-minenses.

A Polícia Federal (PF)não concluiu a investiga-ção, mas o Ministério Pú-blico pediu a prisão de 17pessoas envolvidas.

O responsável pelocaso, promotor Igor Au-gusto de Medeiros Provin-ciali, da comarca de Cara-tinga, não foi encontradopara comentar o assunto eo motivo de o órgão não teraguardado a conclusão da

investigação da PF.Por meio de nota, a

Polícia Federal afirmouque, após a conclusão doinquérito, o Inep será co-municado oficialmentesobre os candidatos queparticiparam de algumaforma da fraude. Segun-do a corporação, eles “se-rão punidos com exclusão

dos cursos a que tiveramacesso”.

Tecnologia. Às véspe-ras do Enem 2014, umaplicativo desenvolvidoem Belo Horizonte é umdos principais aliados dosestudantes brasileiros.

O Enem 2014 Simu-lado – Perguntah reúnemais de 10 mil questões e

Escola de Artes Plasticas Santa Terezinha

R. Dr. Preciliano Pinto, 12 - Vila Pinto - Fone: (35) 3221-2672Varginha-MG - CEP: 37010-620

Temos uma oportunidade exclusiva para você!

Esta escola tem cumprido a 53 anos:

- Uma missão: sublime em Varginha

e região: oferece cultura, Arte e Lazer

saudável. Desenvolvendo uma higiene

mental construtiva - comunicação con-

fiante e prazerosa.

- Visão: exercer a arte tornando-o

artista, profissionalizando pessoas de

ambos os sexos, idades e gostos.

- Valores: Enobrecendo os cidadãos

Teresinha Sério ReisDiretora

com oportunidades de se conhece-

rem melhor, adquirindo conhecimen-

tos especiais de arte, marketing e so-

ciabilização pessoal.

Venha visitar-nos para conhecer a

nossa galeria de obras de arte e fa-

zer sua incrição em horário comerci-

al.

é o quarto mais baixado so-bre o assunto na Play Sto-re, onde está disponívelpara aparelhos com An-droid há pouco mais de umano.

“Iniciei o projeto emoutubro de 2012, quandopedi demissão de uma em-presa de engenharia. Emdezembro do ano passado,

BDMG libera R$ 40 milhões para a construção

do novo Hospital Metropolitano em BHO Banco de Desenvol-

vimento de Minas Gerais(BDMG) liberou R$ 40milhões para as obras doHospital MetropolitanoDr. Célio de Castro. For-mada pelas empresas An-drade Gutierrez, GocilServiços de Vigilância e Se-gurança e Vivante, a Socie-dade de Propósito Especí-fico (SPE) Novo Metropo-litano S.A. é responsávelpela construção e operaçãonão assistencial do hospi-tal. Os recursos do BDMGserão utilizados para o fi-nanciamento das obras deacabamento, equipamen-tos assistenciais e mobiliá-rio.

A SPE fará um investi-mento total de R$ 225 mi-lhões, dos quais o BDMGfinancia cerca de R$ 90milhões. O hospital conta-

com o aplicativo finalizado,realizei meu objetivo deunir a educação e a tecno-logia, impactando a vidadas pessoas e servindo deexemplo para a periferia.

Já são quase 50 mildownloads”, disse o técni-co civil e projetista Wali-son Henrique, 24, mora-dor do bairro Mantiquei-ra, na região de VendaNova.

Gratuito, o aplicativotem os custos bancadospor publicidade veiculadajunto com a ferramenta.“Todas as questões dasprovas do Enem entre2010 e 2013 são comen-tadas”, observou.

Henrique, que traba-lha como freelancer e gos-ta de dar dicas sobre em-preendedorismo, escre-veu o iBook “O CírculoDourado – Por que Algu-mas Pessoas São Ricas eOutras Não?” e criou astart-up (empresa de tec-nologia) Persea Labs. “É aúnica da periferia de BeloHorizonte”, ressaltou.

rá com 440 leitos, sendo80 de CTI, terá capacida-de para realizar duas milconsultas especializadaspor mês, até 1,4 mil inter-nações e 700 cirurgiasmensais, bem como 500atendimentos de prontosocorro diariamente.

Também poderão serrealizados até 12 atendi-mentos simultâneos e des-centralizados ao trauma. Ohospital oferecerá aindaserviço ininterrupto comatendimento à urgência e

emergência, com foco ematendimentos a traumas,casos graves e todos os ti-pos de complexidades (ci-rurgias eletivas e de ur-gência, cirurgias ambula-toriais, serviços de diag-nóstico por imagem e in-ternações, inclusive CTI).

A previsão é que oHospital Metropolitanoentre em operação em abrilde 2015. A concessão daPrefeitura de Belo Hori-zonte ao parceiro privadoserá de 20 anos.

06 DE NOVEMBRO DE 2014 GAZETA DE VARGINHA | 11

“Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o

SENHOR tem sido generoso para contigo."(Salmo 116:7)

Estado Islâmico leiloa meninas

cristãs para serem escravas

12 | GAZETA DE VARGINHA

EVANGÉLICA

Rotineiramente, asnotícias relacionadas à or-ganização extremista mu-çulmana Estado Islâmico(EI) geram horror no mun-do ocidental. O principalmotivo para isso é que seusmembros tentam impor alei sharia para todos os quevivem dentro de seus do-mínios. Invasão de cida-des, massacre de morado-res, crucificação e decapi-tação de cristãos já forammanchetes em diversosórgãos de imprensa e até omomento nenhum posici-onamento oficial da Orga-nização das Nações Unidas(ONU). Pelo contrário,quando os Estados Unidose uma coalização de outrospaíses começaram a bom-bardear as posições do EIno Iraque, foram critica-dos na plenária da ONUpela presidente DilmaRousseff. Em seu discur-so, ela disse que deveriaser procurado “o diálogo,o acordo” e condenou osataques. Hoje, o influente

Tudo anotadoÉ bom ficar atento

ao que você faz, pois oSenhor é Onisciente.Nada fica encoberto di-ante dEle nem Ele Se es-quece das suas ações. Naverdade, até as inten-ções do coração do ho-mem Lhe são conheci-das. O melhor é fazertudo certo, mas, casotransgrida, entre emoração e confesse o seupecado, pois Ele lheperdoará e o purificaráda sua iniquidade.

O fiel cumpridordos mandamentos podeestar certíssimo de queserá sempre brindadocom mais oportunida-des de fazer coisas espe-ciais para o Altíssimo.Ele disse ao anjo (pastor)da igreja de Filadélfia,aquela à qual todos de-sejariam pertencer, quehavia colocado diantedele uma porta aberta.Essa informação tam-bém é verdade para to-dos os salvos; então,busque entender queporta lhe foi aberta.

Entre por ela com acerteza de que não háquem possa fechá-la.Batalhe na certeza deque jamais haverá umdia em que será impe-dido de efetuar o que lhefoi destinado.

Essa oportunidadelhe estará franqueadaeternamente. Portanto,mesmo que um anjo in-forme que Deus fechouessa porta, não acreditenisso, mas permaneçafirme.

Se sua força for pe-quena, mantenha-sefiel! O Senhor, o únicoDeus e, portanto, conhe-cedor de todas as coisas,reveste você de autori-dade suficiente paracumprir a sua missão.

Ele lhe dá mais do que énecessário para lutar eganhar qualquer bata-lha. Não há nada quepossa surpreendê-Lo e,em um momento deaperto, Ele tenha de Seesforçar para protegê-loe usá-lo.

O segredo é guar-dar a Palavra que lhe fordirigida, pois, nela, oAltíssimo já colocou opoder necessário paraque a obra dEle seja re-alizada. Por isso, vocêdeve vigiar – cuidar dolhe foi dito – e orar (Mt26.41). Uma coisa é cer-ta: o inimigo não pode-rá impedi-lo de fazer oque o Senhor o destinoua cumprir. Na missãoque lhe foi dada, você foicolocado como autori-dade máxima. Seja fir-me!

Por incrível que pa-reça, há pessoas queagem como irresponsá-veis. Elas começam a lu-tar em Nome de Jesus,mas, se a batalha pareceimpossível de ser ganha,abandonam a luta. Usarpalavras negativas, der-rotistas ou desistir dacaminhada, tudo isso éum grande ultraje aoTodo-Poderoso. Masquem é de Filadélfia ja-mais nega o invencívelNome do Senhor.

Amado leitor, vivade acordo com a Palavrade Deus, honrando oSenhor. A sua atitude delutar até à vitória farácom que o Senhorcumpra todas as pro-messas que fez a seurespeito. Alegre o Se-nhor com suas atitudes,e Ele realizará coisasgrandes em sua vida.Deus deseja cumprir avontade dEle em seu vi-ver.

jornal inglês Daily Mailpublicou uma reportagemque mostra mais de pertoum aspecto amplamenteignorado fora do mundoislâmico: o mercado deescravas sexuais.

Previsto pelo Alcorãona Sura 4:24, a prática éexplicitada em tempos deguerra – como a que ossoldados do EI acreditamestar lutando. Eles não po-dem, contudo, usar mu-çulmanas para isso, por-tanto atualmente o leilão

06 DE NOVEMBRO DE 2014

entre eles é com prisionei-ras cristãs e yazidies, umaminoria religiosa do Cur-distão.

Um vídeo encontradono celular de um milicia-no mostra um pouco comofunciona a venda de mu-lheres capturadas pelosfundamentalistas. Outrosrelatos, como os da orga-nização não governamen-tal Humans Rights Watch,mostram testemunhos demulheres que serviramcomo escravas contando

que crianças também sãocompradas e vendidas.

Uma das edições darevista online Dabiq, pu-blicada em inglês pelo EIjustifica o uso de mulhe-res “infiéis” como escravassexuais. O artigo intitula-do de “A recuperação daescravidão antes da hora”afirma que o EI restabele-ceu a escravidão em seucalifado. Nos leilões, o pre-ço varia. Quanto maisnova, maior o valor pedi-do.

“O Senhor nosso Deus é o único Senhor”No Antigo Testa-

mento, os israelitas dizi-am com frequência: “OSenhor nosso Deus é oúnico Senhor”. E eusempre me pergunteipor que eles faziam tan-to estardalhaço sobreDeus ser único.

Então compreendique os pagãos eram en-ganados a acreditar quehavia um deus para tudo.Você pode imaginarcomo devia ser compli-cado? Para ter um filho,falavam com o deus dafertilidade. Para suasplantações crescerem,

falavam com o deus dascolheitas. Todos essesdeuses diferentes re-queriam diferentes sa-crifícios para a cura, apaz, ou seja o que for queas pessoas precisassem.

Eles deviam viverbastante ocupados cor-rendo atrás de falsosdeuses. É por isso quefoi uma notícia tão ma-ravilhosa quando o úni-co Deus verdadeiro serevelou e disse: “Tenhotudo, qualquer coisa queprecisar, venha a Mim”.O Senhor nosso Deus éo único. A palavra “sim-

ples” significa: “único:que não é constituído departes ou substânciasdiferentes”.

Para qualquer coisaque precisar, posso pro-curar o Deus puro e úni-co. Se preciso de paz oude justiça, se preciso deesperança ou de alegria,se preciso de cura ou de

finanças, se preciso deajuda – seja o que for –simplesmente busco oúnico Deus verdadeiro.É simples assim. Isso meliberta da complicação.O Senhor nosso Deus,Ele é o único. Qual é a suanecessidade hoje? Pro-cure ao Deus único everdadeiro!

O ministro da Saú-de, Arthur Chioro, lan-çou nesta terça-feira(04) a Campanha Na-cional de Prevenção dadengue e chikun-gunya. Ao comentar osdados do Levantamen-to Rápido do Índice deInfestação pelo Aedesaegypti (LIRAa), o mi-nistro da Saúde disseque o país pode pagarum preço caro caso va-cile em relação aos cui-dados para prevenir ca-sos de dengue e de fe-bre chikungunya.

“Os resultados quetivemos este ano nocontrole do número decasos de dengue foimuito expressivo. Essaredução de 61% deveser comemorada e ser-vir como referênciapara que a gente possa

GAZETA DE VARGINHA |13BRASIL

Ministério da Saúde lança campanha deprevenção de dengue e chikungunya

06 DE NOVEMBRO DE 2014

A presidente da Pe-trobras, Maria das Gra-ças Foster, afirmou apósreunião de Conselho deAdministração da esta-tal, realizada nesta ter-ça-feira (4) em Brasília,que o "aumento de com-bustíveis não se anuncia,pratica-se". O ministroda fazenda, Guido Man-tega, também partici-pou da reunião.

Após a reunião, a es-tatal divulgou comuni-cado ao mercado reite-rando o anúncio do dia29 de que não há deci-são quanto a reajuste nopreço da gasolina e dodiesel. Ainda de acordocom a Petrobras, o as-

sunto continua sendo"discutido frequente-mente pela sua Direto-ria Executiva e pelo seuConselho de Adminis-tração".

O Conselho de Ad-ministração da estataldeu aval para o reajustenos preços da gasolinae do diesel nos próximosdias. O índice e a datado reajuste ainda estãosendo discutidos peladiretoria da Petrobras.

Neste mês, o minis-tro da Fazenda, GuidoMantega, afirmou que agasolina no Brasil nãoestá mais com os preçosdefasados em relação aomercado internacional,

Aumento da gasolina 'não se anuncia, se pratica', diz Graçamas repetiu que, aindaassim, o combustívelpode ficar mais caro nopaís.

"Essa é uma decisãoda Petrobras. Embora opreço da gasolina noBrasil esteja maior ago-ra do que nos EstadosUnidos, isso não querdizer que a empresa vaideixar de fazer algumaumento. Havia defasa-gem. Agora não há de-fasagem. Agora [umeventual aumento] é embenefício da Petrobras.O preço da gasolina estámais alto. Então, a Pe-trobras está ganhandocom isso. Mas isso nãosignifica que não have-

Energia termelétrica aumentou o reajuste das contas do RioO reajuste da tarifa

de energia elétrica resi-dencial para 3,7 mi-lhões unidades consu-midoras no estado doRio será 17,75%, a par-

tir da próxima sexta-fei-ra (7). O anúncio foi fei-to nesta terça-feira (4)pela Agência Nacionalde Energia Elétrica(Aneel), e vale para 31

municípios fluminensesatendidos pela Light.

Um dos principaismotivos do aumento, se-gundo a superintenden-te de Regulação da Li-

ght, Ângela MagalhãesGomes, foi o uso expres-sivo de energia termelé-trica, que têm custo deprodução mais alto doque a hidrelétrica.

obter o mesmo impac-to no controle da den-gue no próximo ano”,disse. “Agora, temos atarefa adicional e quenos preocupa bastanteque é a febre chikun-

gunya”, completou.Dados da pasta in-

dicam que, até o dia 25de outubro, foram re-gistrados 824 casos dechikungunya no país,sendo 39 importados

de países como Repú-blica Dominicana, Hai-ti, Venezuela e GuianaFrancesa.

Dos 785 casos con-siderados autóctones(casos dentro do país),

371 foram identificadosem Feira de Santana(BA), 330 em Oiapoque(AP), 82 em Riachão doJacuípe (BA), um emMatozinhos (MG) e umem Campo Grande(MS).

Chioro avaliou a si-tuação no Brasil comodelicada e destacou aresponsabilidade deprefeitos, profissionaisde saúde e populaçãoem geral em combateros criadouros do mos-quito do gênero Aedes,que transmite ambas asdoenças. “Quando agente age preventiva-mente contra a den-gue, estamos fazendo omesmo com o chikun-gunya”.

A febre chikun-gunya é uma doençacausada por um vírus

do gênero Alphavirus.Os principais sintomassão febre alta, dor mus-cular e nas articulações,cefaleia e exantema.Eles costumam durarde três a dez dias. A le-talidade da doença, se-gundo a OrganizaçãoPan-Americana da Saú-de, é rara e menos fre-quente que nos casosde dengue.

O secretário de Vi-gilância em Saúde, Jar-bas Barbosa, ressaltouque, em razão dos sin-tomas em comum, ca-sos de maior gravidade(quando há vômito edor abdominal) devemser tratados pelos pro-fissionais de saúdecomo dengue, com in-ternação e hidrataçãoprofunda do pacientepara evitar o óbito.

Arthur Chioro destacou a responsabilidade de prefeitos, profissionais de saúde e população em geral em combater os criadouros do mosquito do gênero Aedes

rá aumento. Isso é umadecisão da empresa",declarou ele a jornalis-tas.

No início de outu-bro, o ministro já haviadito que o preço da ga-solina subiria ainda nes-te ano. Na ocasião, eleafirmou que todo anohá aumento da gasolina,e acrescentou que em2014 não seria diferen-te.

"Ano passado [a ga-solina] teve dois au-mentos. Então, esse anonão será diferente. Vaiter aumento. Ano pas-sado teve aumento emnovembro. Quandohouver a decisão, have-

rá um aumento. Nãocabe a mim decidir isso",disse Mantega nocomçeo de outubro.

No ano passado,houve dois reajustes nospreços da gasolina. Oprimeiro aconteceu emjaneiro, quando a Petro-bras reajustou o dieselem 5,4% e a gasolina,

em 6,6%. O último rea-juste aconteceu no fimde novembro de 2013 –momento no qual a Pe-trobras anunciou que ospreços da gasolina e dodiesel foram reajustadosnas refinarias, sendo quea alta foi de 4% para agasolina e de 8% para odiesel.

"Para os consumido-res, o aumento está car-regando os custos decompra de energia e re-lacionado à compra dastermelétricas", explicou.

Para os demais consu-midores, de alta e médiatensão, os reajustes se-rão maiores. Para os dealta, será 19,46%. Para osde média, 19,11%.

ESPORTE

Ciclismo de Varginha vai disputar Jogos

Escolares da Juventude em João Pessoa-PBDepois de uma longa

“batalha”, o ciclista vargi-nhense Marcos Velosoenfim realizará seu gran-de sonho: representar oColégio Logos nos JogosEscolares da Juventude!Marcos tem consciênciado alto nível dos adversá-rios, representantes deestados onde o ciclismo éincentivado e trabalhadocomo modalidade popu-lar.

As competições de ci-clismo foram incluídasnas Olimpíadas Escola-res em 2010, mas este éo primeiro ano do ciclis-mo mineiro na competi-ção nacional.

No início de 2013,Marcos encabeçou acampanha “Sou Ciclista,sou de Minas, quero par-ticipar dos Jogos Escola-res”. O varginhense di-vulgou uma carta ao Go-verno Estadual, visitouautoridades, mobilizouciclistas e por fim, gra-vou um vídeo que sensi-bilizou o então Secretá-rio Estadual de Esportes,Deputado Eros Biondini,culminando com a inclu-

são da modalidade noJEMG em caráter expe-rimental. Competindo noMódulo I, para alunos/atletas de 12 a 14 anos, sa-grou-se o primeiro cam-peão da competição.

Este ano, já no Módu-lo II (15 a 17 anos), a ex-pectativa era menor, maso varginhense não se in-timidou e a experiênciaadquirida ao longo de oitoanos nas competições daFederação Paulista foideterminante para a con-quista do título estaduale vaga na etapa nacional.

Marcos, aos 15 anosde idade, competirá aolado de ciclistas “semi-profissionais” de até 17anos. É o novo desafiodeste jovem “guerreiro”do esporte de Minas Ge-rais. Desde o início dacampanha para a inclusãodo ciclismo em Minas,Marcos contou com apoi-os fundamentais, desde oColégio Logos, através dodiretor Prof. EliacimLourenço e Milton Tava-res; à imprensa local e es-tadual; o publicitárioFernando Naves - que

criou da logomarca dacampanha; os apoiadoresPaulo Brasileiro e RafaelGomes - da EPTV; o me-dalhista pan-americanoMarcos Mazzaron; o em-presário Nelson Vicente– da Bicicletaria ZeroBala; os ciclistas Ivo deLima Dias, Everton, Ju-liano, William Felis, Afra-ninho, Rogério Pacheco eFelipinho; João Godoy;

Márcio Cunha; ao De-merson Furtado; PauloAquino; ao fotógrafo“preferido” Ivan Storti;ao Vereador SérgioTakeishi; à Câmara ePrefeitura de Varginha,enfim muitos amigosque serão lembradoseternamente.

Alunos/atletas de 15a 17 anos de todo o Brasilestarão reunidos em

João Pessoa, na Paraíba,para as disputas dos Jo-gos Escolares da Juven-tude - o maior evento es-tudantil esportivo doBrasil. A competição, deabrangência nacional,reunirá, de 06 a 16 de no-vembro, milhares de alu-nos-atletas de institui-ções de ensino públicas eprivadas de todo o país.

Em João Pessoa se-

rão disputadas competi-ções de atletismo, ciclis-mo, ginástica rítmica,judô, luta olímpica, nata-ção, tênis de mesa, xa-drez, basquete, futsal,handebol, vôlei e vôlei depraia. Além das competi-ções, os jovens atletas te-rão à sua disposição umaampla gama de eventosparalelos às competições.O programa socioeduca-tivo e cultural abrangediversas atividades extrascom o intuito de aproxi-mar os jovens de todo opaís aos Valores Olímpi-cos e ao exemplo positivoda prática esportiva.

Varginha estará re-presentada por dois alu-nos/atletas e um profes-sor, classificados na eta-pa estadual do Jemg, re-alizada em Uberaba noinício de agosto. Marce-lla Froesler Resende, doColégio Cenecista, re-presentará o Estado naNatação. O Colégio Logosterá dois representantesno ciclismo: o aluno/atle-ta Marcos Veloso e seuProfessor, Milton Tava-res Junior.

14 | GAZETA DE VARGINHA 06 DE NOVEMBRO DE 2014

Rubinho negociava com Caterham para"retorno surpresa" à F-1 este ano

A crise financeiraque forçou o afasta-mento da Caterhamnas três últimas etapasdeste ano custou umasurpresa e tanto para osfãs brasileiros da Fór-mula 1. De acordo cominformações do jorna-lista Adam Cooper, daconceituada revista in-glesa "Autosport", Ru-bens Barrichello estavaem negociações parapilotar pela escuderiaanglo-malaia nas corri-das dos Estados Uni-dos, Brasil e Abu Dha-bi, assumindo o lugardo japonês Kamui Ko-bayashi. Recordista deGPs da categoria (326),o piloto de 42 anos é oatual líder da Stock Car

e se retirou da Fórmu-la 1 em 2011, após umatemporada de poucosresultados na Williams.Voltar a guiar um mo-noposto em três corri-das, incluindo o GP doBrasil, seria uma formade celebrar os númerosexpressivos de sua car-reira, que tem 11 vitóri-as e 68 pódios. De acor-do com uma fonte daCaterham, até o patro-cínio para o retorno doveterano brasileiro jáestava acertado.

- Nós gostaríamosde ter contado comBarrichello nas últimastrês corridas. Tínhamospatrocínio para isso, etudo estava indo no ca-minho certo. Teria sido

fantástico para a Fór-mula 1 - afirmou umfuncionário da escude-ria a Adam Cooper.

- Teria sido ótimodisputar novamente

uma corrida em casa,em meio a meu povo, epoder dizer um adeusde forma adequada -disse Rubinho ao jor-nalista.

Mano admite que problemasinternos contribuíram parasaída de Alexandre Pato

A saída de AlexandrePato do Corinthians parao São Paulo, no início doano, pegou muita gentede surpresa. Não o técni-co Mano Menezes, quedetectou problemas derelacionamento com o jo-gador logo que assumiu ocomando do clube, em ja-neiro. Para ele, a troca porJadson foi boa para todosos lados, já que Pato nãoestava totalmente adapta-do ao Timão.

Em entrevista ao ca-nal Fox Sports na noitedesta segunda-feira,Mano diz ter sentido a re-ação do elenco no vestiá-rio logo que chegou aoclube.

- O Pato sofreu umpouco do que é comum

no futebol. Quando o jo-gador vem de fora e ga-nhando mais do que to-dos, isso provoca uma re-ação. Senti que houve issopor parte do elenco emrelação a ele e abordamosinternamente. Isso atra-palha. Também teve oproblema pessoal do joga-dor, que às vezes precisade um ambiente melhor– disse o técnico.

Pato ainda é jogadordo Corinthians, mas estáemprestado ao São Pauloaté o fim da próxima tem-porada. O clube alvinegroespera negociá-lo em2015 para recuperar par-te do investimento feitono jogador: cerca de R$40 milhões pagos ao Mi-lan.

GAZETA DE VARGINHA | 15ESPORTE

TCU demonstra preocupação comlegado dos Jogos Olímpicos do Rio

06 DE NOVEMBRO DE 2014

A falta de um plane-jamento do legado dosJogos Rio 2016 é a maiorpreocupação do Tribunalde Contas da União, deacordo com a segundaedição do relatório queacompanha as obras olím-picas, lançado no mêspassado pela equipe co-

mandada pelo ministroAroldo Cedraz. No docu-mento, o órgão tambémpede a aceleração do rit-mo das construções,principalmente em Deo-doro, e faz uma série derecomendações ao Mi-nistério do Esporte e àAutoridade Pública

Olímpica (APO).O TCU questiona se

o ME e a APO já defini-ram o legado dos equipa-mentos esportivos e suasfinalidades nos aspectossocial e esportivo. O ór-gão recomendou que oMinistério do Esportedesse início imediato àsatividades do Grupo deTrabalho do legado dosJogos de 2016, estabele-cendo direitos e obriga-ções dos envolvidos naorganização.

Obra mais comple-xa da região de Deodoro,o circuito de canoagemslalom chama a atençãodo TCU. De acordo como órgão, “devido à previ-são de alto custo de cons-

Na próxima quinta, Diego Tardelli será julgado pela expulsão contra o BahiaO atacante Diego

Tardelli será julgado,na próxima quinta-fei-ra, às 13h30 (de Brasí-lia), no Superior Tribu-nal de Justiça Despor-tiva, pela expulsão con-tra o Bahia, na 30ª ro-dada do CampeonatoBrasileiro.

Na ocasião, o árbi-tro da partida, ElmoAlves Resende Cunha,relatou na súmula,ofensas do atacante,como motivo da expul-são de Tardelli.

- Expulsei com car-tão vermelho, direto decampo de jogo, aos 45

minutos do segundotempo, o atleta de nu-mero 9, senhor DiegoTardelli Martins, daequipe clube AtléticoMineiro, por ter meofendido, moralmente,com as seguintes pala-vras: “Você é um m...,seu ..., seu m...! Desdeo primeiro tempo, vocêsó complica! Seu fra-co!” Após a expulsão, oatleta em pauta conti-nuou dizendo as se-guintes palavras:“Safado,safado,safado,seu m...!” Fato ocorri-do logo após a marca-ção de uma falta contra

sua equipe - escreveu oárbitro na súmula dojogo.

Na sessão da Quin-ta Comissão Discipli-nar, o atacante alvine-gro vai responder porduas infrações ao arti-go 243-F do CódigoBrasileiro de JustiçaDesportiva, que diz res-peito a ofender alguémem sua honra e. Tarde-lli pode ser suspenso deuma a seis partidas porofensas ao árbitro dapartida, e ainda rece-beu multa de R$ 100mil pelas infrações dis-ciplinares.

trução e manutenção, oprojeto é uma preocupa-ção para os entes federa-tivos no que tange ao pla-no de legado”. Depois dosJogos, a instalação quesimula a corredeira deum rio servirá de treina-mento dos atletas da mo-dalidade e também faráparte do Parque Radical,a ser explorado por umaempresa de entreteni-mento. Estão previstaspara este semestre açõesde controle em relação àsobras em Deodoro.

Outra determina-ção do TCU foi a publica-ção de uma nova versãoda Matriz de Responsabi-lidades, documento quedetermina as atribuições

dos entes governamen-tais com as obras, comdescrições claras e datasde todos os projetos ouações, assim como a se-gregação completa dosresponsáveis pelos gas-tos, e a disponibilizaçãoem seu site de “informa-ções como editais de lici-tação, atualização dos va-lores repassados para omunicípio e ao estado doRio, pagamentos efetua-dos às contratadas comrecursos públicos fede-rais, percentual de exe-cução e fotos de cadaobra”.

Também preocu-pam o órgão fiscalizadoras instalações temporári-as, ainda sem valor, e que

inicialmente tinhamcomo responsável o Co-mitê Rio 2016, mas se-gundo o relatório passoupara o poder público. Porúltimo, o órgão reco-mentou à APO que fir-masse um Termo de Co-operação com o ComitêRio 2016, com o Minis-tério do Esporte e comoutros entes para que re-passem tempestivamen-te as informações neces-sárias ao desempenho desua missão legal.

Em sessão plenáriona semana passada, oTCU determinou a APOtambém monitorasse asobras não diretamente li-gada aos Jogos, como aLinha 4 do metrô.

POLÍTICA

Gastos de campanha para eleiçõesnão batem com verba arrecadadaDerrotado nas elei-

ções para o governo deMinas, Pimenta da Vei-ga (PSDB), deixouuma conta milionária aser paga pelo partidocomo saldo de campa-nha. Na prestação decontas enviada à Justi-ça Eleitoral e divulgadaontem, a soma das des-pesas da campanha tu-cana superou a arreca-dação. Os gastos che-garam a R$ 43,1 mi-lhões, e as despesas so-maram R$ 40,4 mi-lhões, ou seja, um pre-juízo de R$ 2,7 mi-lhões.

Fernando Pimentel(PT), vencedor do plei-to, arrecadou e gastou

mais que seu adversá-rio. A campanha petis-ta arrecadou R$ 53,4milhões e gastou R$52,1 milhões, ou seja,registrou lucro de R$1,3 milhão. Comparadaà de Pimenta, a campa-nha do petista custouquase R$ 10 milhões amais.

As cifras milionári-as declaradas pelos doisprincipais candidatosna disputa contrastamcom os valores arreca-dados e gastos pelosadversários. Fidélis Al-cântara (PSOL), porexemplo, só contoucom doações de apoia-dores e do diretório es-tadual. Sua campanha

arrecadou e gastou R$17 mil.

Mais modestas ain-da foram as contas de

Eduardo Ferreira(PSDC), que gastou R$12,6 mil e Túlio Lopes(PCB), R$ 1.800.

TSE nega pedido do PSDB para criar comissão a fim de auditar eleiçõesO Tribunal Superior

Eleitoral (TSE) negou nes-ta terça-feira (4) pedido doPSDB para a criação de umacomissão a fim de auditar oresultado das eleições pre-sidenciais. O tribunal, noentanto, autorizou o parti-do a ter acesso aos arquivoseletrônicos e demais docu-mentos referentes à totali-zação dos votos. O plenárioseguiu o voto do presiden-te do TSE, Dias Toffoli. Eleressaltou que todos os pro-cedimentos deferidosconstam em resoluções dacorte que tratam da trans-parência do processo elei-toral e estavam disponíveisantes da eleição.

Em seu voto, Toffoli

disse que o partido nãoapresentou indícios defraude e limitou-se a rela-tar a descrença de algumaspessoas no resultado da vo-tação. Apesar de autorizaros procedimentos, o pre-sidente garantiu a transpa-rência das eleições e ressal-tou que o desenvolvimen-to dos programas usados naapuração das urnas estevea disposição, desde abril, detodos os partidos políticos,do Ministério Público Elei-toral (MPE) e da Ordemdos Advogados do Brasil(OAB), desde o momentoem que começaram a serelaborados. Sobre a criaçãode uma comissão para au-ditar os resultados, o pre-

As prestações decontas do terceiro colo-cado no pleito, TarcísioDelgado (PSB), e da

sidente rejeitou o pedido,formulado por um delega-do do partido, pessoa semlegitimidade perante oTSE.

Apesar da unanimida-de formada no plenário, oministro Gilmar Mendesdefendeu que a JustiçaEleitoral acabe com sus-peitas de fraude no resul-tado nas eleições, mesmoque sejam descabidas e le-vantadas por meio das re-des sociais. Segundo o mi-nistro, o pedido do PSDBcontribui para a pacificaçãodo assunto.

Durante o julgamento,Mendes disse que a inse-gurança também é provo-cada por declarações de au-

toridades públicas. O mi-nistro citou uma frase ditapela presidenta DilmaRousseff, em 2013, um anoantes do período eleitoral.“Eu não cometo nenhumaimprecisão ao lembrar adeclaração da presidentaDilma que diz ‘a gente faz odiabo quando é hora de elei-ção’. A gente pode enten-der essa expressão de vá-rias formas. Mas, fazer odiabo tem uma carga figu-rativa muito grande. Seráque fazer o diabo significaque é capaz até de fraudar aeleição? Vejam a responsa-bilidade de pessoas que fi-cam a falar bobagem, in-clusive em campanha elei-toral.

06 DE NOVEMBRO DE 201416 | GAZETA DE VARGINHA

candidata do PCO,Cleide Donária, não es-tavam disponíveis atéontem no sistema onli-ne do Tribunal Regio-nal Eleitoral de Minas(TRE-MG).

Na disputa pelo Se-nado, a campanha docandidato vitorioso,Antonio Anastasia(PSDB), arrecadoumais que o dobro de seuadversário Josué Alen-car (PMDB). O tucanorecebeu doações e tevegastos que somaramR$ 18,3 milhões. Hou-ve prejuízo de poucomais de R$ 30 mil,quantia bem menorque a do cabeça de cha-pa Pimenta da Veiga.

Os gastos chegaram a R$ 43,1 milhões, e as despesas somaram R$ 40,4 milhões

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, NOVEMBRO DE 2014

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego naárea da Construção Civil para Portadores de NecessidadesEspeciais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pin-tor, Carpinteiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falarcom Rosane , ou canteiro de obras situado à Rua Lidia Alva-renga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – ResidencialNovo Tempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Aluguel de Limousine e Carros Antigos em Varginha

Alugamos para

casamentos, batizados,

bailes de formatura

e festas em geral

End: Rua Goiás, 429, Bairro Resende

Email: [email protected]

Telefones: (35) 3214-1383 / 9141-0168

Leia e assineGazeta de Varginha

(35) [email protected]

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, NOVEMBRO DE 2014

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, NOVEMBRO DE 2014

ANIBAL BRAGA

Rua Orestes Diniz, 41, Vila Santa Cruz

35 3221-5308 / [email protected]

Miller Rodrigues Braga

&

A SERVIÇO DA

35 9930-6986

CONSTRUÇÕES LTDA

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, NOVEMBRO DE 2014

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.