Gazeta de Mariana Online - edição 28

8
INVESTIMENTOS NO ESPORTE EM MARIANA Gazeta de Mari ana online n° 28 | 12 de junho de 2015 Para trazer ainda mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura tem promovido a revitalização e conservação de diversas quadras esportivas em bairros e distritos da cidade. [P. 3] FOTO: DIVULGAÇÃO | PREFEITURA DE MARIANA

description

Informativo da Prefeitura de Mariana

Transcript of Gazeta de Mariana Online - edição 28

Page 1: Gazeta de Mariana Online - edição 28

INVESTIMENTOS NO ESPORTE EM MARIANA

Gazetade Mariana online n° 28 | 12 de junho de 2015

Para trazer ainda mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura tem promovido a revitalização e conservação de diversas quadras esportivas em bairros e distritos da cidade. [P. 3]

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃ

O |

PREF

EITU

RA

DE

MA

RIA

NA

Page 2: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Celso Cota

VICE-PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNORaul José de Almeida Junior

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMOAntonio Delfonso Ferreira

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOHelielcio Jesus Vieira

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIvânia Perdigão

SECRETÁRIO DE DESPORTOSHelerson Freitas

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISBreno Estevão

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRÂNSITOGeraldo Magela de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIA DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANOFátima Guido

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTEJosé Miguel Cota

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALJosé Luiz Furst

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURALPaulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

EDITORIAL

EXPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTAS Kiria Ribeiro, João Felipe Lolli e Tamara Martins • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Gabriela Ribeiro • REDAÇÃO Ana Rafaela, Andressa Goulart, Carol Rooke, Eliene Santos e Letícia Caldeira.

CONSELHO EDITORIAL Israel Quirino • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

Apesar da crise econômica que assola o Brasil, e castigam diretamente os muni-cípios, a Prefeitura de Mariana vem se re-organizando para garantir os investimen-tos para a nossa população. São ações em diversas áreas como Educação, com a valorização do professor e dos alunos, re-forma e ampliação de escolas, na Saúde o investimento em programas de huma-nização do atendimento, na Ação Social com a construção e reforma de moradias. Embora os investimentos não tenham sido muito fortes no primeiro trimestre deste ano, acredite, não estamos parados.

Seguimos com a execução centenas de obras tanto na sede quanto nos distritos, como as de reforma e construção de qua-dras esportivas, que destacamos nesta edi-ção do Gazeta de Mariana. Em um momento de crise, como o que passamos hoje, estes investimentos são muito importantes, pois geram emprego e estimulam a economia da cidade. E nós sabemos disso. A prefeitura está fazendo seu dever de casa, desde o iní-cio de 2013, com todos sabem, uma série de medidas de austeridade e um esforço vêm sendo feito para melhorar a receita, assim como reduzir as despesas de custeio e na busca de recursos que garantam os investi-mentos necessários para a nossa gente.

´

Page 3: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho 3Gazeta

OBRAS PARA O ESPORTE EM MARIANAFOTOS: KÍRIA RIBEIRO | PREFEITURA DE MARIANA

Obras

Prefeitura investe na reforma de diversas quadras esportivas da cidade

Na quadra do bairro Rosário, a Prefeitura vai promover nova pintura e manutenção da parte elétrica e estrutura externa.

Eliene Santos

A relação da prática de atividades fí-sicas com uma vida saudável já é bastan-te conhecida, e comprovada por diversos estudos. Assim, procurando trazer mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura Municipal de Mariana vem promovendo a revitalização e conserva-ção de diversas quadras esportivas em vários bairros e distritos. Até o momento as quadras de Ribeirão do Carmo, Padre Viegas, Vila Maquiné, São Gonçalo, São José, Cartuxa, Rosário e Cabanas, recebe-

ram nova pintura, tiveram todos os vesti-ários reformados, além de manutenção na parte elétrica e na estrutura do local.

As obras continuam na quadra do Bairro São Pedro. Ela receberá uma co-bertura que foi solicitada pela associação de bairros e moradores. “Devido a exi-gências do Iphan (Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico Nacional) tive-mos que fazer adaptações no projeto para cobri-la, além disso, o piso e os vestiários serão refeitos, e teremos mais um belíssi-mo espaço de lazer para a população do bairro”, explicou o secretário municipal

de Desportos, Helerson Freitas “Madera”.O secretário ainda destacou a impor-

tância de a comunidade conservar todas as instalações que estão sendo realizadas. “Há tempos estamos conversando com as associações e moradores sempre cons-cientizando da importância de preserva-ção destes locais para que possam utilizar por um longo tempo sem sofrer interven-ções de recuperação, pois podem ser de-moradas impossibilitando o uso por um longo tempo. Então é necessária a conser-vação das quadras por todos os morado-res”, concluiu Madera.

Page 4: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho4 GazetaDesenvolvimento Social

LAZER E APRENDIZADO PARA JOVENS FOTO: LETÍCIA CALDEIRA | PREFEITURA DE MARIANA

CRIA oferece diversas opções de atividades socioculturais e esportivas

O local oferece oficinas gratuitas de balé, reforço escolar, música, informática, capoeira, fotografia, entre outros.

grama foi necessário para impulsioná-lo a descobrir seus talentos. “Estou aqui desde os 11 anos, com o passar do tempo desco-bri que sei dançar e cantar, além de apren-der com as atividades físicas. É muito im-portante para mim”, contou o jovem que faz aulas de canto, Freestyle, axé e natação.

Segundo o coordenador do CRIA, Gabriel Neme Veisac, o projeto veio para resgatar o desenvolvimento das potencia-lidades durante o crescimento e formação dos jovens do município. “O CRIA conta com atividades que impulsionam os jo-vens, afastando-os do mundo da violência e das drogas”, afirmou.

Letícia Caldeira

A Prefeitura de Mariana segue ofere-cendo uma série de atividades de lazer e aprendizado aos jovens. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), investe no desen-volvimento de atividades socioculturais e esportivas com o intuito de promover po-líticas públicas para a juventude de Maria-na. Atualmente, o projeto conta com 270 crianças e adolescentes, entre seis aos 18 anos, que participam das atividades.

O CRIA oferece oficinas gratuitas de

reforço escolar, música (teclado, baixo, canto, violão, guitarra, bateria, percus-são), informática, capoeira, fotografia, artesanato, taekwondo, balé, futsal, vôlei, natação, línguas, dança (axé, hip-hop) e muay thai.

Para Geórgia Arlinda da Silva, de 15 anos, o que realiza no CRIA é extremamen-te importante para seu desenvolvimento. “Aqui eu aprendo coisas novas que posso levar pro meu futuro. Conheço mais pesso-as e faço novos amigos”, afirmou. Ela par-ticipa das oficinas de axé, vôlei, muay thai, balé e taekwondo, todos os dias da semana.

Para Warley Chaves, de 15 anos, o pro-

Começa na próxima se-gunda-feira (15) o cadastro es-colar para o ano letivo de 2016. Os pais ou responsáveis que desejam colocar seus filhos na rede pública devem procurar a escola mais próxima de sua casa para efetuar o cadastro.

Em Mariana, os cadastros

CADASTRAMENTO ESCOLAR COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA (15)serão feitos nos seguintes lo-cais: centro comunitário no bairro Cabanas, na escola mu-nicipal Dom Luciano Mendes de Almeida, no bairro Rosário; no CEMPA, e na Secretaria de Educação (1º andar), de 8h às 16h. O cadastramento é gratui-to, e segue até 19 de junho.

Podem ser cadastradas crianças que completam qua-tro anos de idade até 30 de ju-nho de 2016; jovens que estão se transferindo de outros mu-nicípios ou vindos de escolas particulares, e aqueles que de-sejam retornar aos estudos.

Os candidatos devem apre-

sentar os seguintes documen-tos: certidão de nascimento (original e cópia); conta de luz recente (original e cópia) e comprovante de escolaridade (original e cópia). Informa-ções na Secretaria de Educa-ção: (31) 3557- 9030 ou (31) 3557- 9094.

Page 5: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho 5Gazeta

Encontro propôs a elaboração do Plano de Diversificação Econômica

As reuniões sobre a elaboração do Plano de Diversificação Econômica começam no dia 18 de junho em Mariana.

FoRUM DISCUTE ECONOMIA EM MARIANA

Desenvolvimento Econômico

Douglas Couto

As discussões sobre o futuro de Maria-na, com a elaboração do Plano de Diversi-ficação Econômica,começam no dia 18 de junho, com uma agenda de reuniões seto-riais nas comunidades. A iniciativa da Se-cretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mariana foi apresentada na quarta-feira (27), no encerramento do IV Fórum de Desenvolvimento Econômi-co e Sustentável de Mariana.

FOTOS: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

O primeiro eixo a ser discutido será o turismo, seguido da mineração, comer-cio e serviços, agronegócios e educação. A proposta é que o plano seja concluído e apresentado até o mês de novembro. “A estratégia é envolver comissões seto-riais para discutir novos rumos para a nossa economia. Temos muito trabalho pela frente e, nesse processo, contamos com a participação da população fazen-do avaliações e apontando caminhos”, disse o secretário de Desenvolvimento

´

Econômico, Helielcio Vieira.O secretário comemorou a partici-

pação no fórum. Nos três dias de evento foram mais de mil pessoas nas palestras, oficinas e seminários. Ele ressaltou a im-portância dos debates na elaboração de novos destinos na economia da cidade, além da mineração que hoje é a principal fonte de renda do município. “O objetivo foi de colaborar para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso muni-cípio”, frisa Helielcio.

O presidente da Aciam (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana), Geraldo Carvalho, destacou a importância do fórum na busca de novos caminhos para a economia local. “O mais importante é a gente criar espaços como esse para a troca de ideias e buscar o desen-volvimento da cidade. O que não podemos é continuar dependentes de uma única fon-te, que no caso hoje é a mineração”, disse.

A palestra de encerramento do fórum, sobre “Plano de Diversificação Econômi-ca”, foi ministrada pelo advogado e con-sultor técnico, Rogério Moreira, que des-tacou a importância de debates como esse, especialmente na atual conjuntura econô-mica. “Em momento de dificuldades é que as ideias borbulham”, disse, chamando a população à reflexão. “O que Mariana de-seja deixar para os nossos filhos”, finaliza.

Page 6: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho6 GazetaMeio Ambiente

Prefeitura promove evento com atividades ambientais e apresentaçõesacao marca O DIA DO MEIO AMBIENTE

Alunos do Programa de Tempo Integral participaram do evento com apresentações artísticas sobre conscientização.

orientados pela professora Andréia Maria Figueredo. Em segundo lugar ficou a Esco-la Municipal de Águas Claras.

O Diretor Executivo do SAAE, Valde-ci Fernandes, disse que o evento foi muito produtivo e que é importante que os alunos levem o exemplo para casa. “Foi um dia de reflexão. Eu vi, nas maquetes, a preocupa-ção dos alunos com reaproveitamento da água. Isso é muito importante, toda água deve ser reaproveitada”, ressaltou.

Lauro Soares

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o SAAE e as secretarias munici-pais de Meio Ambiente e de Educação, junto com os parceiros Rotary e Samarco, promo-veram na quarta-feira (03), no Centro de Convenções, uma série de atividades volta-das para a conscientização ambiental.

O evento contou com apresentação ar-tística de alunos do Programa Escola em

Tempo Integral, das escolas Monsenhor José Cota e Wilson Pimenta. Na sequên-cia, a aluna de engenharia ambiental, Tha-ísa Souza Gomes, ministrou palestra com o tema “Relação árvore-água”.

Logo depois, aconteceu a premiação do concurso “Aquanomiza”, que elegeu a ma-quete com a melhor ideia para a economia de água. A escola que ficou em primeiro lu-gar, foi a Escola Municipal Sinhô Machado, com a maquete feita pelos alunos do 9º ano,

FOTO: KÍRIA RIBEIRO | PREFEITURA DE MARIANA

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL E SUSTENTÁVEL TOMA POSSE

Kíria Ribeiro

Tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sus-tentável de Mariana. Participaram da reunião o vice-prefeito Duarte Junior “Du”, o secretário de De-senvolvimento Rural, Paulo César Carvalho, além de representantes

do Legislativo, e da Secretaria de Meio Ambiente. Ao empossar o conselho, o vice-prefeito enfati-zou a importância da regularida-de dos trabalhos. O conselho é composto por 18 membros efe-tivos com respectivos suplentes, que representam os poderes Exe-cutivo e Legislativo, além de insti-tuições da sociedade.

FOTO: LAURO SOARES | PREFEITURA DE MARIANA

Page 7: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho 7GazetaObras

O sistema de abastecimento atenderá uma população de 600 habitantes

O sistema é composto de uma captação de barragem, estação de tratamento de água e um reservatório de 150 mil litros.

aGUAS CLARAS tera sistema de agua

Lauro Soares

Com projeto e fiscalização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), a Prefeitura de Mariana cons-trói um moderno sistema de tratamento e abastecimento de água no subdistrito de Águas Claras. O sistema é composto de uma captação em barragem, com estação elevatória flutuante acoplada em uma bal-sa, estação de tratamento de água (ETA), com capacidade de vazão de 5 litros por segundo, e um reservatório de 150 mil li-tros. Fazem parte ainda do complexo duas

FOTO: LAURO SOARES | PREFEITURA DE MARIANA

adutoras com extensão total de aproxima-damente 1 quilômetro e 400 metros de rede de distribuição.

De acordo com o engenheiro da Pre-feitura de Mariana, Carlos Henrique Antu-nes, que acompanha a obra, cerca de 50% do cronograma já foi executado. “As adu-toras de água bruta e de água tratada, além do reservatório, já estão concluídas. Atual-mente, os serviços concentram-se na ETA, com a execução da plataforma química, casa de química e estação elevatória. Todos os módulos e equipamentos da ETA já se

encontram no local de instalação”, disse. A obra irá atender a população atual

de cerca de 600 habitantes, mas está proje-tada para alcançar o dobro desta deman-da. Uma expansão prevista para o subdis-trito, que é o que mais cresce em Mariana e está em vias de ser elevado à categoria de distrito. O valor total do empreendimento é de R$ 1.614.610,89. A obra é executa-da pela Terra & Técnica Engenharia, sob a fiscalização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana. A conclusão está prevista para outubro deste ano.

Lauro Soares

A Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) realizam reunião pública na próxima segunda-feira(15), às 19 ho-ras, no Centro de Convenções, para discutir com a comuni-

GESTÃO DAS ÁGUAS É TEMA DE REUNIÃO dade questões sobre a gestão das águas no município.

Na pauta, apresentação e discussão de ações para ade-quar o consumo de água na cidade, que está bem acima da quantidade suficiente es-tipulada por órgãos mundiais de saúde e reguladores de re-

cursos hídricos. Segundo o diretor execu-

tivo do SAAE, Valdeci Fer-nandes, é urgente tratar des-tas questões, pois a cada dia a água fica mais escassa e mais difícil de ser captada e tra-tada. Ainda de acordo com o diretor, estarão presen-

tes dirigentes da Associação Nacional de Serviços Muni-cipais de Saneamento (As-semae) e do Consórcio In-termunicipal de Saneamento Básico (Cisab), que falarão sobre as ações desta natureza já implantadas com sucesso em outras cidades.

´´´

Page 8: Gazeta de Mariana Online - edição 28

12 de junho8 GazetaDesportos

Mais de 500 atletas participaram do Campeonato Mineiro na Arenamariana se destaca no taekWONDO

Carol Rooke

Muita adrenalina e emoção tomaram conta da terceira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo. O evento foi re-alizado na Arena Mariana pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), com apoio de Prefeitura de Mariana. Mais de 500 atletas participaram nas categorias fraldinha, mirim, infantil, júnior, adulto e máster.

“O evento foi muito bem recebido na

cidade, batendo o recorde de participan-tes. Isso nos deixa muito feliz”, disse o vice-presidente técnico da Federação Mi-neira de Taekwondo,Vandir Barbacena.

Para o secretário de Desportos, Heler-son Freitas, Mariana tem se consolidado cada vez mais como cenário do esporte estadual. “É importante que tenhamos eventos desse porte em nossa cidade. As pessoas abraçaram mesmo o campeonato e isso ficou refletido na participação dos marianenses”, disse. A equipe marianen-

FOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

se participou da competição em todas as categorias com atletas das academias Lei-nhoTaekwondo e Professor Perdigão, Co-munitária de Monsenhor Horta e CRIA Taekwondocom destaque para as catego-rias juvenil, adulto e juvenil. Pela categoria Juvenil, a atleta Bruna Diniz Ferreira e o jovem Jordan Jonas Ferreira conquistaram a 1ª colocação; na categoria Adulto Lucia-no Silva também conquistou o 1º lugar. A quarta etapa do campeonato acontece nos dias 25 e 26 de julho em Mariana.

A equipe de Mariana participou das categorias com atletas das academias do CRIA e Comunitária de Monsenhor Horta.

Tamara Martins

A Prefeitura de Mariana realizou a entrega de 35 kimonoscomplemen-tares para a equipe de Taekwondo no Centro de Referência a Infância e a Adolescência (CRIA). A equipe é composta por 65 atletas e a entrega dos novos uniformes contemplou o restante dos alunos que não haviam

ATLETAS RECEBEM NOVOS UNIFORMES

recebido o novo material. Para a secre-tária de Desenvolvimento Social e Ci-dadania, Ivânia Perdigão, o uniforme serviu como incentivo e suporte para os atletas disputarem a Copa Maria-na de Taekwondo, “Serve de incentivo para eles terem os equipamentos para poderem praticar as atividades e esta-rem todos uniformizados para parti-cipar do campeonato”, disse.

FOTO: TAMARA MARTINS | PREFEITURA DE MARIANA