Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F....

31
Gastronomia & Turismo Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição. Atualmente é pela mesma instituição. Atualmente é Diretora do Centro de Investigações e Diretora do Centro de Investigações e Estudos Turísticos da cidade de Buenos Estudos Turísticos da cidade de Buenos Aires, Argentina . Aires, Argentina .

Transcript of Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F....

Page 1: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Gastronomia & TurismoGastronomia & Turismo

Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em

Psicologia Social pela mesma instituição. Atualmente é Psicologia Social pela mesma instituição. Atualmente é Diretora do Centro de Investigações e Estudos Diretora do Centro de Investigações e Estudos

Turísticos da cidade de Buenos Aires, Argentina .Turísticos da cidade de Buenos Aires, Argentina .

Page 2: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Patrimônio tangívelPatrimônio tangível

A importância dos monumentos turísticos:A importância dos monumentos turísticos:

Page 3: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

O que é patrimônio O que é patrimônio intangível?intangível?

Page 4: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Em 1997 a Unesco introduziu o Em 1997 a Unesco introduziu o conceito de patrimônio intangível:conceito de patrimônio intangível:

Tradições oraisTradições orais Os costumesOs costumes As línguas As línguas As musicasAs musicas As dançasAs danças Os rituais Os rituais As festasAs festas Artes culináriasArtes culinárias

Page 5: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.
Page 6: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

No congresso da Unesco:No congresso da Unesco:

Foi realizado em Cuba.Foi realizado em Cuba. Ficou definido que as receitas culinárias são Ficou definido que as receitas culinárias são

tão valiosas quanto um monumento.tão valiosas quanto um monumento. O reconhecimento da cozinha tradicional O reconhecimento da cozinha tradicional

como um componente valioso do patrimônio como um componente valioso do patrimônio intangível.intangível.

Page 7: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Cultura e AlimentaçãoCultura e Alimentação

O conceito de alimentação implica tanto os O conceito de alimentação implica tanto os processos nutritivos e o controle de uma processos nutritivos e o controle de uma dieta balanceada:dieta balanceada:

Page 8: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Intolerâncias a certos alimentos:Intolerâncias a certos alimentos:

Lactose : LeiteLactose : Leite

Sacarose:Sacarose:

Glúten :Cereais ,trigo,aveia, centeio e a Glúten :Cereais ,trigo,aveia, centeio e a cevadacevada

Page 9: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Consumos de alimentos:Consumos de alimentos:

Diferentes dos animais, o homen começou Diferentes dos animais, o homen começou a caçar .a caçar .

Mas também a cultivar ,plantar, criar e cozer Mas também a cultivar ,plantar, criar e cozer seus alimentos.seus alimentos.

As sociedades foram aprendendo, através As sociedades foram aprendendo, através do tempo ,a prolongar o consumo de do tempo ,a prolongar o consumo de produtos sazonais mediante técnicas de produtos sazonais mediante técnicas de elaboração como conservas,embutidos e o elaboração como conservas,embutidos e o processo de agregar sal.processo de agregar sal.

Page 10: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

A grande invenção. A grande invenção.

Assim ,surge no século XVI, o garfo, que ,à Assim ,surge no século XVI, o garfo, que ,à mesa, permitia manter os dedos afastados mesa, permitia manter os dedos afastados da carne para levá-la à boca.da carne para levá-la à boca.

Neste mesmo sec. Erasmo deNeste mesmo sec. Erasmo deRoterdam publicou um livro sobreRoterdam publicou um livro sobreEtiquetas.Etiquetas.

Page 11: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Classificação de alimentos:Classificação de alimentos:

Alimentos não comestiveisAlimentos não comestiveis: em : em primeiro lugar encontram-se os primeiro lugar encontram-se os venenosos,os associados a tabus,animais venenosos,os associados a tabus,animais cuja alimentação baseia-se em carniça, etc.cuja alimentação baseia-se em carniça, etc.

Page 12: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Comestíveis para os animais mas Comestíveis para os animais mas não para mim:não para mim:

Aqui se enquadram alimentos que Aqui se enquadram alimentos que geralmente constituem a base da dieta geralmente constituem a base da dieta dos animais de granja,como determinados dos animais de granja,como determinados cereais,insetos,rãs ,caracóis, etc.cereais,insetos,rãs ,caracóis, etc.

Page 14: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Comestíveis para os humanos mas não Comestíveis para os humanos mas não para mim: relacionados a preferência para mim: relacionados a preferência pessoais e restrições por questão de saúde.pessoais e restrições por questão de saúde.

Comestíveis para mim: São todos aqueles Comestíveis para mim: São todos aqueles alimentos que constituem parte da dieta alimentos que constituem parte da dieta pessoal do individuo.pessoal do individuo.

Page 15: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

A teoria de Maslow pode ser A teoria de Maslow pode ser aplicada aos hábitos alimentaresaplicada aos hábitos alimentares

Page 16: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Para o antropólogo brasileiro Roberto da Para o antropólogo brasileiro Roberto da Matta ,a comida não é apenas uma Matta ,a comida não é apenas uma substancia alimentícia, mas também um substancia alimentícia, mas também um modo, um estilo e uma maneira de modo, um estilo e uma maneira de alimentação. alimentação.

Page 17: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

BrasilBrasil

Bahia Bahia

Page 18: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Gastronomia e estilo de vidaGastronomia e estilo de vida

Está muito ligado a religiãoEstá muito ligado a religião Os Cristãos,não convém carne na sexta-Os Cristãos,não convém carne na sexta-

feira Santafeira Santa Judaísmo e o Islamismo não podem comer Judaísmo e o Islamismo não podem comer

carne de porco,animais de quatro patas que carne de porco,animais de quatro patas que caçam sua presa com a boca e aves de caçam sua presa com a boca e aves de rapina.rapina.

Page 19: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Gastronomia e estilo de vidaGastronomia e estilo de vida

Está ligado também ao convívio social.Está ligado também ao convívio social. Até inicio da segunda Revolução Industrial ( Até inicio da segunda Revolução Industrial (

Sec. XIX),só as pessoas endinheiradas Sec. XIX),só as pessoas endinheiradas tinham acesso a todo tipo de produto tinham acesso a todo tipo de produto alimentícios.alimentícios.

Page 20: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Isso se modificou na atualidade , já que os Isso se modificou na atualidade , já que os alimentos básicos e de menor custo são alimentos básicos e de menor custo são os que incidem no aumento de peso e as os que incidem no aumento de peso e as pessoas com bom poder econômico pessoas com bom poder econômico contam com recursos suficientes para contam com recursos suficientes para uma dieta saudável e equilibrada.uma dieta saudável e equilibrada.

Também deu origem a dois padecimentos Também deu origem a dois padecimentos modernos: bulimia e anorexiamodernos: bulimia e anorexia

Page 21: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Cenários gastronômicosCenários gastronômicos

Comer é um ato que raramente se faz em Comer é um ato que raramente se faz em solidão, seja ela privado ou publico.solidão, seja ela privado ou publico.

As reuniões de domingo, o churrasco ou os As reuniões de domingo, o churrasco ou os encontros acompanhados pelo mate.encontros acompanhados pelo mate.

Page 22: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

ChimarãoChimarão

UruguaiUruguai ArgentinaArgentina ParaguaiParaguai Sul do Brasil Sul do Brasil

Porem em Buenos Aires quem domina é o Porem em Buenos Aires quem domina é o CaféCafé

Page 23: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

EUAEUA Os estudiosos dos EUA concordam que o Os estudiosos dos EUA concordam que o

McDonald’s é um local onde os americanos McDonald’s é um local onde os americanos se sentem à vontade e no qual se sentirão se sentem à vontade e no qual se sentirão “em casa” em qualquer lugar do mundo.“em casa” em qualquer lugar do mundo.

Porém a maioria dos norte-americanos Porém a maioria dos norte-americanos consideraria inadequado comer em um fast-consideraria inadequado comer em um fast-food no dia de Natal, de Ação de Graças e food no dia de Natal, de Ação de Graças e Domingo de Páscoa, essas datas são Domingo de Páscoa, essas datas são consideradas dias Familiares.consideradas dias Familiares.

Page 24: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

IrlandaIrlanda

As 1º bebidas alcoólicas ou licores foram As 1º bebidas alcoólicas ou licores foram administradas como tratamento de diversos administradas como tratamento de diversos distúrbios físicos e mentais.distúrbios físicos e mentais.

Page 25: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

IrlandaIrlanda

Hoje as bebidas converteram-se em Hoje as bebidas converteram-se em sinônimo de hospitalidade.sinônimo de hospitalidade.

Page 26: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Festas e FestivaisFestas e Festivais

São rituais de cerimônias Pessoais e São rituais de cerimônias Pessoais e Coletivas. Coletivas.

EcofestasEcofestas TeológicasTeológicas SecularesSeculares PrivadasPrivadas

Page 28: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Teológicas: Celebram acontecimentos Teológicas: Celebram acontecimentos religiososreligiosos

Seculares: São aquelas que festejam fatos Seculares: São aquelas que festejam fatos relevantes do pais em seu conjunto.relevantes do pais em seu conjunto.

Privadas: Correspondem aos ritos de transição Privadas: Correspondem aos ritos de transição que se observam na vida das pessoas.que se observam na vida das pessoas.

Page 29: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Gastronomia e Turismo CulturalGastronomia e Turismo Cultural

O uso turístico do patrimônio faz com que O uso turístico do patrimônio faz com que a gastronomia adquira cada vez maior a gastronomia adquira cada vez maior importância para promover um destino e importância para promover um destino e para atrair correntes turísticas.para atrair correntes turísticas.

Page 30: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Rotas GastronômicasRotas Gastronômicas

Essa Rotas foram Projetadas como Essa Rotas foram Projetadas como instrumento de desenvolvimento regional.instrumento de desenvolvimento regional.

Brasil – Brasil – Rotas dos Italianos , que , que possibilita conhecer os costumes e possibilita conhecer os costumes e tradições dos 1° colonos italianos que tradições dos 1° colonos italianos que chegaram no Brasil no final do Sec.XIX.chegaram no Brasil no final do Sec.XIX.

Page 31: Gastronomia & Turismo Regina G. Schlüter é bacharel em Turismo pela Universidad Argentina John F. Kennedy e doutora em Psicologia Social pela mesma instituição.

Gastronomia nos MuseusGastronomia nos Museus

Com objetivo de conhecer as formas Com objetivo de conhecer as formas ancestrais de elaboração do Uísque e a ancestrais de elaboração do Uísque e a cerveja.cerveja.

Centro Patrimonial do UísqueCentro Patrimonial do Uísque Museu de cerveja de ValdiviaMuseu de cerveja de Valdivia