GABARITO Sistema Digestório

3
GABARITO LISTA: Sistema Digestório Nick Buck 1- D 2- E 3- C 4- C 5- C 6- C 7 a) Parte do sistema digestório responsável pela absorção de lipídios: - (04) fígado - produção da bile; - (05) vesícula biliar - armazenamento e secreção da bile; - (06) pâncreas - síntese e secreção da lipase pancreática; - (07) intestino delgado - presença de células absortivas, água, enzimas, sais biliares e outros eletrólitos suficientes no meio. Alguns fatores que possibilitam a absorção no intestino delgado: - pH ligeiramente alcalino ou neutro, apropriado para a ação de enzimas e à ação do hormônio secretina (pâncreas) para a produção e liberação de íons bicarbonato na luz do intestino delgado; - presença de sais e ácidos biliares para a emulsificação das partículas de gordura e do seu transporte através da membrana da mucosa intestinal; - ação de enzimas (principalmente da lípase pancreática e entérica), liberadas na luz do intestino delgado; - presença de microvilosidades nas células absortivas e de vilosidades na mucosa intestinal, possibilitando aumento da superfície de absorção. b) Algumas enzimas que atuam no processo de digestão de carboidratos: - amilase (salivar, pancreática) - hidrólise do amido em moléculas de maltose e glicose; - sacarase - hidrólise da sacarose em moléculas de glicose e frutose; - lactase - hidrólise da lactose em moléculas de galactose e glicose; - maltase - hidrólise da maltose em moléculas de glicose. Algumas enzimas que atuam no processo de digestão de proteínas: - pepsina - conversão de proteínas em peptídios e outros fragmentos menores (proteoses e peptonas);

Transcript of GABARITO Sistema Digestório

Page 1: GABARITO Sistema Digestório

GABARITO LISTA: Sistema Digestório Nick Buck

1- D2- E3- C4- C5- C6- C

7 a) Parte do sistema digestório responsável pela absorção de lipídios:- (04) fígado - produção da bile;- (05) vesícula biliar - armazenamento e secreção da bile;- (06) pâncreas - síntese e secreção da lipase pancreática;- (07) intestino delgado - presença de células absortivas, água, enzimas, sais biliares e outros eletrólitos suficientes no meio.

Alguns fatores que possibilitam a absorção no intestino delgado:- pH ligeiramente alcalino ou neutro, apropriado para a ação de enzimas e à ação do hormônio secretina (pâncreas) para a produção e liberação de íons bicarbonato na luz do intestino delgado;- presença de sais e ácidos biliares para a emulsificação das partículas de gordura e do seu transporte através da membrana da mucosa intestinal;- ação de enzimas (principalmente da lípase pancreática e entérica), liberadas na luz do intestino delgado;- presença de microvilosidades nas células absortivas e de vilosidades na mucosa intestinal, possibilitando aumento da superfície de absorção.

b) Algumas enzimas que atuam no processo de digestão de carboidratos:- amilase (salivar, pancreática) - hidrólise do amido em moléculas de maltose e glicose;- sacarase - hidrólise da sacarose em moléculas de glicose e frutose;- lactase - hidrólise da lactose em moléculas de galactose e glicose;- maltase - hidrólise da maltose em moléculas de glicose.

Algumas enzimas que atuam no processo de digestão de proteínas:- pepsina - conversão de proteínas em peptídios e outros fragmentos menores (proteoses e peptonas);- tripsina - proteases que desdobram os peptídios e os fragmentos de proteínas produzidos pela pepsina em aminoácidos;- peptidases - desdobramento de polipeptídios em aminoácidos isolados.

8 a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.

b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.

9 A farinha contém principalmente amido; o açúcar é também um carboidrato e a manteiga é gordura. Esses alimentos são digeridos principalmente por enzimas produzidas no intestino e no pâncreas, e não pelas enzimas do estômago.

10 VVFF

Page 2: GABARITO Sistema Digestório

11 a) Manutenção da temperatura corpórea constante, fenômeno conhecido por homeotermia ou endotermia

b) A umidade do ar na Floresta Amazônica é muito alta, enquanto na caatinga é baixa. A sensação de calor e de transpiração são mais intensas na Amazônia, devido à alta taxa de evaporação da água, que retira o excesso de calor do organismo. Nesse local a transpiração está prejudicada pela alta umidade do ar.

12) A13) A

14) E

15) O dissulfiram inibe a enzima aldeído desidrogenase, promovendo o acúmulo do acetaldeído.Devido à sua toxicidade, o acúmulo de acetaldeído produz então a sensação desagradável.Se o efeito do dissulfiram fosse na álcool desidrogenase, haveria um acúmulo do etanol e, portanto, um maior efeito no SNC.

15) D

16) a. Grupo1: Amido Grupo 2: Proteínas Pois diferentes substâncias possuem diferentes enzimas hidrolíticas. b. A bile, secretada pela vesícula biliar atua na emulsificação das gorduras que são digeridas sob ação da lípase pancreática.

17)D18) D19) D20)E