Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia....

17
Fotografia no século XIX Bayard e Florence

Transcript of Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia....

Page 1: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Fotografia no século XIX

Bayard e Florence

Page 2: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Bayard

Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis

Daguerre e de William Fox Talbot, Bayard aperfeiçoou, em 1839, um processo de obtenção de uma imagem fotográfica em positivo sobre papel: uma folha de papel era mergulhada numa solução de cloreto de sódio; depois de seca era mergulhada numa solução de nitrato de prata; quando estava quase seca era exposta a vapores de iodo e depois vapores de mercúrio.

Page 3: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Ermanox e Leica

Page 4: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Erich Salomon

Page 5: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

O rei do indiscreto

Page 6: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Mais uma

Page 7: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Erich Salomon – o indiscreto

Page 8: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Erich Salomon (1886 -1944) Implementou mudanças na prática da fotografia de imprensa. Em 1926, explorando as inovações tecnológicas das câmeras de

pequeno formato, criou um novo estilo de trabalho, valendo-se do fato de poder fotografar sem ser notado.

Munido de uma câmera Ermanox (em 1930, fotografa com uma câmera Leica) e sem a necessidade de flash, suas fotografias são flagrantes de personalidades políticas em conferências e pela primeira vez seriam reveladas ao público.

Salomon teve um papel importante na fundamentação do fotojornalismo, não só como fotógrafo mas também como articulador das bases para a profissionalização. Nessa época as fotos publicadas em grande parte da imprensa alemã já traziam os créditos do fotógrafo.

Page 9: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Tendências fotográficas no século XIX

Fotografia de Guerra

Limitações tecnológicas e censura.

Fotógrafo Roger Fenton

Page 10: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Roger Fenton e a Guerra da Crimeia

• Um dos capítulos mais importantes da história da fotografia mundial é a Guerra da Crimeia (1853-1856). Para o fotojornalismo de guerra, é o primeiro capítulo. O conflito aconteceu na península da Crimeia, na atual Ucrânia, e contrapôs o Império Russo a uma aliança formada por França, Reino Unido, Itália e Turquia (na época, Império Turco-Otomano).

• Enviado pelo governo inglês para registrar os acontecimentos, o fotógrafo Roger Fenton (1819-1869) tornou-se autor da primeira cobertura de uma guerra com enfoque jornalístico.

Page 11: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Censura na guerra

A cobertura de Fenton não foi imparcial. Sua missão era fazer um registro ameno do conflito,

sem sangue ou tragédia – e que obviamente exaltasse o exército britânico. Independentemente disso, suas fotos são um rico documento histórico sobre as circunstâncias da guerra, seus personagens, vestimentas e costumes.

Page 12: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Limitações tecnológicas

Na prática, mesmo se quisesse, Fenton teria problemas para registrar cenas dinâmicas.

Tecnicamente, era inviável registrar imagens instantâneas. Os filmes pouco sensíveis e as lentes escuras só permitiam imagens estáticas e de paisagens. Isso explica a predominância de retratos posados, que exigiam que os personagens permanecessem parados por segundos intermináveis para o registro perfeito da fotografia

Page 13: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Acampamento da cavalaria- 1855

Page 14: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Estrada de terra coberta por balas de canhão. “O vale da sombra da morte

Page 15: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Tenente Corolnel Seymour – 1855.

Page 16: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Marcus Sparling na Photographic Van de Roger Fenton. A carroça carregava todo o equipamento de Fenton e

servia como laboratório fotográfico – 1855

Page 17: Fotografia no século XIX Bayard e Florence. Bayard Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Contemporâneo de Nicéphore Niépce, Louis Daguerre e.

Oficiais do 90º Regimento de Infantaria – 1855