FORMAÇÃO 2º ANO Conceito de número Hipóteses sobre o ... · -todo número pode ser...

27
FORMAÇÃO 2º ANO Conceito de número Hipóteses sobre o Sistema de Escrita Numérica Organização bimestral dos conteúdos Rotinas no trabalho pedagógico de Matemática 1º ENCONTRO 16/03/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi

Transcript of FORMAÇÃO 2º ANO Conceito de número Hipóteses sobre o ... · -todo número pode ser...

FORMAÇÃO 2º ANO

Conceito de númeroHipóteses sobre o Sistema de Escrita

NuméricaOrganização bimestral dos conteúdosRotinas no trabalho pedagógico de

Matemática

1º ENCONTRO 16/03/2015

Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi

Para que a criança compreenda o que énúmero e se aproprie de todos osprincípios do sistema de numeraçãodecimal, é preciso que no processo deensino e aprendizado os elementosfundamentais do conceito de númerosejam considerados.

Quais são esses elementos inerentes ao conceito de número?

Conceito de Número• cardinalidade de um conjunto(classificação/inclusão hierárquica/conservação dequantidade (percepção de invariância);• ordinalidade na contagem (ordem/ conservação dasérie numérica);• contagem seriada um a um;• contagem por agrupamentos;• sobrecontagem;• composição e decomposição de quantidades;• reconhecimento de símbolos numéricos/SND;• reconhecimento de símbolos operacionais;• representação numérica/SND;• operacionalização numérica/SND.

Classificar e seriar são importantes atos de significação pelos quais osalunos podem compreender e organizar o mundo à sua volta.

As atividades de classificação de coleções permitem a avaliação daquantidade total - número cardinal e as de seriação vão gerar onúmero ordinal.- Classificar: organizar em classes, obedecendo uma característica

(atributo) em comum.- Seriar: sequenciar usando uma regra de formação.

Aspectos do conceito de número:- Cardinalidade: saber “quantos são” os elementos de uma coleção deobjetos, independente da sua configuração física e da ordem decontagem.

- Ordinalidade: saber “onde está” um determinado número numasequência ordenada; e noção de sucessor (um a mais) e antecessor(um a menos), ou seja, conhecer a lei de formação da sequência dosnúmeros naturais.

Caderno 2 PNAIC, p.43

Qual a diferença entre essas duas representações?

O que é contar?

Contar os objetos de uma coleção significa atribuir acada um deles uma palavra ou símbolo quecorresponde a uma posição na sequência numérica eque indica a quantidade que ele representa nessaposição.

Caderno 2 PNAIC, p.15

É preciso que o aluno perceba a relaçãoentre cada um dos nomes dos números durantea enunciação oral dos mesmos na contagem(um, dois, três, quatro...) e a quantidade deobjetos que estes nomes representam (umabolinha, duas bolinhas, três bolinhas...) requerque os alunos sejam capazes de coordenar aordem em que cada nome comparece nasequência numérica com a compreensão de quea quantidade que cada um representa,necessariamente, inclui-se (inclusão) na próximaquantidade dessa sequência.

Caderno 2 - PNAIC,p.37

Contagem

Recontagem

Sobrecontagem

O que é sobrecontagem?

a) A professora coloca sobre a mesa seis palitos epergunta ao aluno: “Quantos são?”. Ele responde:“Seis.”. Em seguida, ela pergunta: “Estou colocandomais quatro, quantos são agora?”. O aluno faz, então,uma recontagem, ou seja, inicia no primeiro paraencontrar um novo resultado (1, 2, 3, 4, 5, ... 10) e diz:“Agora são dez palitos.”

b) Em outro momento, a professora coloca setepalitos sobre a mesa e convida outro aluno da mesmaturma para responder quantos palitos há na caixa.

O aluno conta cada elemento e diz: “Sete palitos.”.Em seguida, a professora coloca mais seis palitossobre a mesa e pergunta: “Quantos são agora?”. Elefaz uma contagem utilizando os dedos e diz: “Trezepalitos.”. A professora então questiona: “Como vocêpensou para saber a resposta?”. O aluno explica: “Eujá sabia que tinha sete, então guardei na cabeça econtinuei contando e cheguei ao treze.”. Nesse caso,o aluno faz uma sobrecontagem, contou além daquantidade que já sabia, percebe que umaquantidade está incluída na outra não necessitandocontar todos os palitos novamente. (p.68)

Ao fazer sobrecontagem, a criança já compreende aordem, a inclusão e a conservação das quantidadesenvolvidas na situação.

Este recurso subsidia o cálculo mental e pode serempregado ao fazer cálculos intermediários,facilitando a compreensão das técnicas operatórias,além de ser um controle dos resultados para cálculosescritos. Por exemplo:

13 + 20 = 33 10 + 10 + 10 + 3 = 33

ou 10 + 20 = 30, 30 + 3 = 33

Caderno 2- PNAIC, p.68

“as crianças devem entender que o que a escrita alfabética representa sobre o papel são

os sons das partes das palavras e que o faz

considerando segmentos sonoros menores que a sílaba

(os fonemas)”

“as crianças precisam entenderque a escrita numérica se valeapenas de dez símbolos (dozero a nove) e que, com estessímbolos, é possível registrarqualquer quantidade, desde asmais simples e vivenciadas, atéaquelas sequer imagináveis ecom as quais nunca iria sedeparar em situações práticas,mas que fazem parte do queconstruímos como patrimôniocultural da humanidade.”

SEA SND

Caderno 3, p.6

Este sistema de numeração utiliza apenas DEZ ALGARISMOS para representar qualquerquantidade (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0). Cada algarismo tem:• um valor absoluto - indicado por seu símbolo;• um valor relativo à posição que ocupa na escrita numérica.

- Cada 10 unidades de uma ordem forma uma unidade de ordem superior, queescrevemos à esquerda da primeira, ou seja, a base de agrupamento deste sistema é 10(quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar quantidades) – princípioDECIMAL

- O ZERO é o símbolo para indicar ausência de quantidade e ao mesmo tempoidentificar a existência de uma determinada posição no número.

- o valor de um algarismo em um número depende do seu próprio valor e dolugar/posição que ocupa - princípio POSICIONAL

- todo número pode ser representado pela soma dos valores que cada um dos símbolosrepresenta - princípio ADITIVO

- cada algarismo do número representa o produto dele mesmo pelo valor de sua posição- princípio MULTIPLICATIVO

Características do SND

435 48 4

245 = 200 + 40 + 5

245 = (2 X 100) + (4 X 10) + (5 X 1)

NÚMEROS: USOS E FUNÇÕES

Você sabe o que são números?

Onde encontramos?

Para que eles servem?

Professora Daniele Alessandra Kekes

Nathaly: eu já vi nos perfumes da minha

mãe.

Nesta hora perguntei à turma: será que

tem número no vidro de perfume? Eles

responderam: sim

Então perguntei: para que serve este

número? Eles responderam: para ver

quanto que “tá” no mercado, passa na

máquina e aparece o preço para pagar.

Nathaly: porque são quantos anos eu tenho, seis anos.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você

escolheu este

número?

Justino: eu sei que os

números estão no relógio.

Justino: porque eu já vi minha mãe no mercado

pagando com um dinheiro que tinha este número, aí eu

perguntei pra ela quanto era, ela disse 20 reais.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este

número?

Thayná: eu sei que número

serve para a gente saber

contar e fazer continha. E já

vi um número lá na parede

de fora da minha casa.

Thayná: porque é o número da minha casa.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Nycolly: eu sei o que é número, agente usa para um monte de coisas,para contar, fazer continha ver ospreços. Eu sempre vejo números nasrevistas do Avon que a minha mãevende.

Nycolly: porque ele é vermelho. Profª: onde você viu este número? Ela apontou para o quadro ondeestão expostos números de E.V.A., e o número 8 é vermelho. Eladisse que é a cor que mais gosta.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Gabrielle: um dia, eu era pequenaminha mãe me levou, eu e meuirmão gêmeo no trabalho dela, aí agente subiu no elevador e elaapertou o número 15. Eu pergunteipra ela que número era aquele eminha mãe me disse que era onúmero do andar que a gente ia.Fiquei olhando e vi que os númerosiam aumentando, eu achei isso muitolegal.

Gabrielle: porque é o maior número da tabela aqui na sala.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Tabata: eu vejo os números narua quando vou à casa da minhaprima.

Tabata: escolhi o número 13 porque é o canal que eu gosto de assistir. Aí eu pego o controle remoto e aperto primeiro o número 1 e depois o 3 e aí vai no canal 13.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Érika: sei que os números servem praescrever, fazer contas e as pessoascolocam nas placas nas ruas. Eu já vi umnúmero diferente no rádio, quando agente coloca cd pra tocar tem queescolher um número da música senãoele vai passando sozinho.

Érika: Escolhi este número grande mas eu não sei bem o nome dele, só

lembro de uma viagem que fiz com a minha mãe para bem longe e

tinha este número com 2 e cheio de zero na placa e a mãe disse que ia

demorar tudo aquilo pra gente chegar. Eu gostei deste número grandão.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Gabriela: eu sei que a gente usaos números para aprender coisasde matemática na escola e elesservem pra bastante coisa que eunão lembro bem, eu encontro osnúmeros na régua e lá naquelalata do carro.

Gabriela: escrevi o 4 e o 0 mas eu não sei bem o nome dele eu escolhi porque minha mãe me faz escrever os números em casa em uma folha um monte de vezes, aí eu fiz este número errado assim: 04. Ela apagou e escreveu assim: 40, e eu aprendi.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Kauane: eu sei que nós usamos osnúmeros para contar, eu vejo nomeu sapato e na minha roupaporque eu e minha irmã usamosquase iguais os números, só queela usa 4 e eu uso 6.

Kauane: eu escolhi o 5 porque é a idade da minha irmãKemilli e eu amo a minha irmã.

Onde encontramos números? Para que eles servem?

Por que você escolheu este número?

Você sabe o que são números?

Onde encontramos?

Para que eles servem?

ESTIMATIVA DE QUANTIDADE

Professora Dagmar B. M. de Araújo

REGISTRO DA

ESTIMATIVA

DAS CRIANÇAS

HIPÓTESES DE ESCRITA NUMÉRICA

HIPÓTESES DE ESCRITA NUMÉRICA