Folder Essencis Tratamento e Destinação

4
E se... sua produção gerar menos impacto e resíduos? Nós buscamos a melhor solução para você. A Essencis Tratamento e Destinação é a área de negócios que originou as atividades do grupo Essencis e desde seu início trouxe o conceito de Multitecnologia como uma abordagem inovadora para o mercado ambiental. Ao longo desses anos, o Grupo Essencis consolidou uma posição de liderança em seu mercado de atuação, obtida graças à diversidade de suas tecnologias para o Tratamento e Destinação e à expertise do qualificado time de profissionais. O domínio de tecnologias, somado ao conhecimento para utilizá-las de maneira inteligente e integrada, permite assegurar a melhor solução para o cliente, com segurança e agilidade e a melhor relação custo-benefício.

description

Portfólio Essencis Tratamento e Destinação (Aterros, Biogás, Co-processamento, Dessorção Térmica (TDU), Incineração, Tratamento de Efluentes, Laboratório)

Transcript of Folder Essencis Tratamento e Destinação

Page 1: Folder Essencis Tratamento e Destinação

E se... sua produção gerar menos

impacto e resíduos?Nós buscamos a

melhor solução para você.

A Essencis Tratamento e Destinação é a área de negócios que originou as atividades do grupo Essencis e desde seu início trouxe o conceito de Multitecnologia como uma abordagem inovadora para o mercado ambiental.

Aolongodessesanos,oGrupoEssencisconsolidouumaposiçãodeliderançaemseumercadodeatuação,obtidagraçasàdiversidadedesuastecnologiasparaoTratamentoeDestinaçãoeàexpertisedoqualificadotimedeprofissionais.

Odomíniodetecnologias,somadoaoconhecimentoparautilizá-lasdemaneirainteligenteeintegrada,permiteasseguraramelhorsoluçãoparaocliente,comsegurançaeagilidadeeamelhorrelaçãocusto-benefício.

Page 2: Folder Essencis Tratamento e Destinação

Aterros

Solução para a disposição final de resíduos Classes I (perigosos), II (não-inertes) e III (inertes), os aterros da Essencis reúnem diferenciais importantes para os clientes que buscam segurança e confiabilidade. Eles são construídos com tecnologia de última geração de impermeabilização de solos, incluindo camada de argila e geomembrana PEAD (dupla, nos aterros Classe I), que protegem o solo e a água subterrânea do contato com os resíduos e com o efluente gerado.

Além disso, os aterros possuem eficientes sistemas de drenagem e tratamento de efluentes líquidos e gasosos. A fim de garantir a máxima segurança ambiental, o controle e o monitoramento são contínuos, abrangendo análises de qualidade das águas superficiais e subterrâneas, emissões atmosféricas e acompanhamento preventivo da qualidade do solo na área de operação e adjacências. Do recebimento da carga até o tratamento e destinação, todo o processo é gerenciado a partir de procedimentos e parâmetros rigorosos, permitindo total rastreabilidade.

A rede de aterros da Essencis está estrategicamente distribuída em pontos-chave, com unidades localizadas próximas aos grandes centros urbanos, o que agrega ganhos de acessibilidade e logística. Outro diferencial é a ampla capacidade de recebimento de resíduos de suas unidades. Entre elas, está a maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Instalada em uma área de 3,5 milhões de metros quadrados (cerca de 40% com coberta com vegetação nativa cultivada na própria unidade), a unidade de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, possui capacidade de disposição de 60 milhões de metros cúbicos.

Biogás

Mistura de dióxido de carbono e metano, o gás gerado nos aterros é uma fonte de energia. Por si só, a queima desse gás traz ganhos ambientais, na medida em que transforma o metano em água e gás carbônico, reduzindo a carga de impacto à camada de ozônio e gerando créditos de carbono.

Recuperar essa energia representa um passo à frente na perspectiva da sustentabilidade e é por isso que a Essencis estuda formas de recuperar essa energia em processos para gerar energia elétrica e vapor.

Co-Processamento

É a tecnologia de destruição térmica de resíduos em fornos de cimento. Em relação a outras técnicas de queima é uma solução pró-sustentabilidade, uma vez que envolve o aproveitamento energético do resíduo ou seu uso como matéria-prima na indústria de

Page 3: Folder Essencis Tratamento e Destinação

cimento sem afetar a qualidade do produto final. Para isso, os resíduos são submetidos a um processo de blindagem, que envolve a mistura e homogeneização, assegurando a boa performance operacional e as características adequadas do produto final.

A Essencis possui acordos operacionais com os maiores grupos desse setor no Brasil. Todas as unidades têm licenciamento dos órgãos ambientais, sendo regularmente auditadas pelas entidades oficiais e pelos próprios clientes. Tecnologia internacionalmente consagrada, o co-processamento assegura a total destruição do resíduo e, paralelamente, poupa recursos naturais usados como fonte energética. É uma solução aplicável a uma ampla gama de resíduos líquidos, sólidos e pastosos originados em atividades industriais como petroquímica, química, montadoras, autopeças, eletroeletrônica, siderurgia, metalurgia, metal-mecânica, celulose e papel.

Dessorção Térmica (TDU)

Tecnologia eficiente, limpa e rápida para tratamento de solos contaminados com hidrocarbonetos não-recicláveis, como gasolina, óleo diesel e querosene. Na Unidade de Dessorção Térmica (UDT), o solo é aquecido em forno rotativo, a uma temperatura suficientemente alta para que os constituintes orgânicos sejam volatilizados. Dessa forma, a concentração de hidrocarbonetos é reduzida a níveis que permitem a disposição do solo no local de origem ou uma nova utilização, em favor da sustentabilidade.

Os gases contendo os constituintes orgânicos passam por um filtro manga e são destruídos termicamente em câmara de pós-combustão.

É uma operação totalmente controlada, prati-camente sem impactos ambientais. O processo adotado pela Essencis contribui para poupar recursos naturais. Não utiliza água – a refrigeração é a ar – e, desde 2008, o uso de biogás substitui parcialmente o consumo de GLP, numa redução total de 90 toneladas por mês.

A Essencis é a única empresa a oferecer essa solução no Brasil. Com capacidade para processar 60 mil toneladas ano, a Unidade de Dessorção Térmica é um sistema móvel. Pode ser transportada, instalada e utilizada para atendimento rápido em todo o Brasil para tratamentos on site e off site. Uma nova Unidade de Dessorção Térmica, com capacidade de 150 mil toneladas por ano entra em operação em 2009.

Incineração

Processo ágil e extremamente eficiente e seguro para resíduos de alta periculosidade que requerem completa destruição. O processo é feito via oxidação térmica em altas temperaturas (de 800ºC a 1200ºC), com tempo de residência controlado, de forma a reduzir volume, peso e características de periculosidade. Segurança e confiabilidade são assegurados pelo rigor do processo em todas as etapas. Todos os materiais provenientes da incineração são tratados por modernas tecnologias antes da destinação final.

Page 4: Folder Essencis Tratamento e Destinação

As escórias e cinzas são dispostas em aterro próprio e os efluentes líquidos encaminhados para estação de tratamento, retornando integralmente ao processo. Os gases oriundos da queima são tratados e monitorados on line segundo parâmetros de vazão, temperatura, níveis de O2, CO, NOx, SOx e material particulado.

O processo de incineração da Essencis atende a todas as exigências da legislação nacional e convenções e protocolos internacionais com relação às emissões atmosféricas e eficiência da destruição dos resíduos. Em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, desde 2007, o incinerador da Essencis utiliza para sua operação a própria energia proveniente da queima do resíduo. Assim, contribui para poupar recursos naturais não-renováveis.

Laboratório Além das análises para monitoramento e controle dos serviços internos, a Essencis disponibiliza para os clientes serviços de análise para caracterização e classificação de resíduos e análise de água conforme a legislação vigente.

O laboratório da unidade de Curitiba da empresa foi um dos primeiros do País a obter a acreditação do INMETRO por meio da ISO/IEC 17025, o que atesta a qualidade e confiabilidade de suas práticas – do recebimento da amostra à emissão do laudo. Ano a ano, a Essencis tem ampliado o leque de parâmetros certificados.

Tratamento de Efluentes A Estação de Tratamento de Efluentes da Essencis remove os agentes contaminantes presentes nos efluentes, ajustando-os aos padrões previstos na legislação ambiental para que possam ser encaminhados ao corpo d´água receptor. O grupo Essencis desenvolve ações visando ao reuso de parte da água na lavagem de pátios e outras instalações.

Essencis Corporativo - SPR. Itapeva, 538 - 12º andar - CEP 01332 - 000. São Paulo - SP. Tel. (11) 3848 - 4500 [email protected]