Flash 201302

20

Transcript of Flash 201302

Page 1: Flash 201302
Page 2: Flash 201302

2

Nasceu no dia 19 de novembro de 1986 em Formosa do Oeste, Paraná. Filho de Lucindo Clarete da Silva e Aurea de Souza Ribeiro da Silva. É o primeiro dos filhos do casal, seus ir-mãos são: Érico Rafael da Silva e Alex Ribeiro da Silva.

Ingressou no Seminário Menor São Cura D’Ars, em Quatro Pontes no ano de 2002, onde morou durante o Ensino Médio.

No ano de 2004 iniciou a Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Toledo, integrando a comunidade do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja.

Em 2008 atuou como assistente no Semi-nário Menor São Cura D’Ars. No ano de 2009 iniciou os estudos de Bacharela-do em Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná (FAMIPAR), em Cascavel. Etapa esta que veio a concluir em 2012.

Durante a formação teológica, desenvolveu estágio pastoral nas Paróquias: São Cristóvão em Toledo, no ano de 2009; Sagrada Família em Toledo, no ano de 2010; Maria Mãe da Igreja em Marechal Cândido Rondon, no ano de 2011 e Santo Inácio de Loyola em Jesuítas, no ano de 2012.

Foi instituído no Ministério de Leitor no dia 15 de agosto de 2010, na Paró-quia São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand e no Ministério de Acólito em 21 de agosto de 2011, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Assis Chateaubriand. Foi também admitido às Ordens Sacras em 06 de outubro de 2012 na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida em Guaíra.

Neste ano, aos 20 dias de abril foi ordenado Diácono na Paróquia Maria Mãe da Igreja em Marechal Cândido Rondon e, atualmente, reside em Nova Aurora na Paróquia São Roque, onde coopera com a vida pastoral da comuni-dade paroquial.

Diácono Marcelo Ribeiro da Silva

Page 3: Flash 201302

3

RITOS INICIAIS

01. LUCERNÁRIOEis-me aqui, ó Deus. Eis-me aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade. Eis-me aqui, ó Deus!

02. ACOLHIDAAnimador: Irmãos e irmãs caríssimos, nesta Sagrada Liturgia Diácono Marcelo Ribeiro da Silva será ordenado presbítero pela imposição das mãos e oração de Dom João Carlos Semene. Por esse rito, que nos vem dos apóstolos, o Espírito Santo o investirá com a graça do sacerdócio. Ele hoje será consagrado como verdadeiro sacerdote da Nova Aliança para anunciar o Evangelho, apascentar o povo de Deus e celebrar o culto divino. Nesta Celebração Eucarística, glorifi-quemos a Deus que continua a enviar ministros para santificar o povo de Deus e supliquemos fervorosamente por nosso Diácono, que ele seja configurado a Cristo mestre, sacerdote e pastor.

03. PROCISSÃO DE ENTRADAO Espírito do Senhor está sobre mim. O Espírito com unção me consagrou. O Espírito me enviou para dar aos pobres, uma feliz mensagem de salvação.1. O Espírito de ciência está sobre mim, para ser luz e guia de meu caminho, me dá linguagem nova, para anunciar hoje ao homem, a sua Palavra eterna de salvação.2. O Espírito de fortaleza está sobre mim, para testemunhar a sua Palavra. Ele me dá coragem para anunciar ao mundo, a gloriosa vinda do teu Reino. 3. O Espírito de temor está sobre mim, para testemunhar o seu perdão, purifica meu coração, para anunciar ao homem, a grandiosa obra do Senhor.4. O Espírito de paz está sobre mim e inunda meu coração de alegria, me dá um canto novo para anunciar ao mundo, o dia de graça e luz do Senhor.5. O Espírito de amor está sobre mim, para que eu possa, ao mundo, dar minha vida. Ele me dá sua força, pra consolar os povos, para eu ser instrumento de salvação.

04. APRESENTAÇÃO DO CLERO

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE DIÁCONO MARCELO RIBEIRO DA SILVA

Page 4: Flash 201302

4

05. SAUDAÇÃO INICIALBispo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém.Bispo: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco.Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

06. ATO PENITENCIALBispo: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dig-namente os santos mistérios. Confessemos os nossos pecados:Todos: Confesso a Deus todo-poderoso e a vos, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.Bispo: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos peca-dos e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém.

07. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓSSolo: Senhor, Senhor, piedade de nós.Todos: Senhor, Senhor, piedade de nós.Solo: Cristo Jesus, piedade de nós.Todos: Cristo Jesus, piedade de nós.Solo: Senhor, Senhor, piedade de nós.Todos: Senhor, Senhor, piedade de nós.

08. GLÓRIASolo: Glória a Deus nas alturas!Todos: Glória a Deus nas alturas!Solo: E paz na terra aos homens por Ele amados.a) Nós vos louvamos, (b) nós vos bendizemos, (a) nós vos adoramos, (b) nós vos glorificamos, (a;b) nós vos damos graças, por vossa imensa glória.Solo: Glória a Deus nas alturas!Todos: Glória a Deus nas alturas!a) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. (b) Senhor Filho único, Jesus Cristo! (a;b) Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.Solo: Glória a Deus nas alturas!Todos: Glória a Deus nas alturas!Solo: Vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.a) Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! (b) Vós, que es-táis sentado a direita do Pai, tende piedade de nós!Todos: Tende piedade de nós!

Page 5: Flash 201302

5

Solo: Porque só vós sois o Santo!a) Só vós sois o Senhor! (b) Só vós sois o Altissímo, Jesus Cristo!Todos: Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!Solo: Glória a Deus nas alturas!Todos: Glória a Deus nas alturas!

09. ORAÇÃOBispo: Oremos. Senhor, nosso Deus, que, para governar o vosso povo vos servis do ministério dos sacerdotes, concedei a este Diácono da vossa Igreja, que vos dignastes escolher hoje para o múnus do Presbiterado, a graça de perseverar no vosso serviço e, por seu ministério e sua vida, promover, em Cristo, a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

10. REFRÃO ORANTE Pela graça de Deus sou o que sou, sou o que sou pela graça de Deus.

11. PRIMEIRA LEITURA Livro do Profeta Jeremias.Foi-me dirigida a Palavra do Senhor, dizendo: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca”. Palavra do Senhor.Todos: Graças a Deus.

12. SALMO RESPOSORIAL Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, Cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,Manifestai a sua glória entre as nações, E entre os povos do universo seus prodígios!

Page 6: Flash 201302

6

Ó família das nações, dai ao Senhor, Ó nações, dai ao Senhor poder e glória, Dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”Ele firmou o universo inabalável,E os povos ele julga com justiça.

13. SEGUNDA LEITURA Leitura da Carta aos Hebreus.Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos ho-mens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. Deste modo, tam-bém Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”. Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágri-ma, àquele que era capa de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec. Palavra do Senhor.Todos: Graças a Deus.

14. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHOAleluia, aleluia, aleluia, aleluia!Permanecei no meu amor e fazei o que ordeno: amai-vos uns aos outros, diz o Senhor.

15. EVANGELHO Diácono: O Senhor esteja convosco!Todos: Ele está no meio de nós!Diácono: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.Todos: Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus man-damentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamen-tos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o

Page 7: Flash 201302

7

que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. Palavra da Salvação.Todos: Glória a vós, Senhor!

RITO DE ORDENAÇÃOAnimador: Celebraremos agora o rito de Ordenação Presbiteral do Diácono Marcelo. Abrimos esse momento sagrado com sua eleição, na sequência ouviremos a exorta-ção de Dom João Carlos sobre o ministério dos presbíteros. Depois o Diácono manifes-tará seu propósito de viver fielmente sua vo-cação como sacerdote de Cristo Jesus.

16. ELEIÇÃO DO CANDIDATODiácono: Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero, Diácono Mar-celo Ribeiro da Silva.Diácono Marcelo: Presente.Pe. Roberto: Reverendíssimo pai, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de presbítero este nosso irmão.Bispo: Podes dizer-me se ele é digno deste ministério?Pe. Roberto: Tendo interrogado o povo de Deus e ouvido os responsáveis, dou testemunho de que foi considerado digno.Bispo: Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a ordem do Presbiterado.Todos: Graças a Deus.Animador: Manifestemos nosso assentimento e alegria pela eleição de nosso irmão com uma salva de palmas.

17. HOMILIA

18. PROMESSA DO ELEITOBispo: Caro filho, antes de ingressares na Ordem dos Presbíteros deves mani-festar perante o povo o propósito de aceitar este encargo. Queres, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de Presbí-tero, como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?

Page 8: Flash 201302

8

Diácono Marcelo: Quero. Bispo: Queres, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da pala-vra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?Diácono Marcelo: Quero.Bispo: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo sobre-tudo pelo Sacrifício Eucarístico e o Sacramento da Reconciliação, para louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?Diácono Marcelo: Quero.Bispo: Queres implorar conosco a misericórdia de Deus em favor do povo a ti confiado, sendo fielmente assíduo ao dever da oração?Diácono Marcelo: Quero.Bispo: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com ele consagrado a Deus para a salvação da humanidade?Diácono Marcelo: Quero, com a graça de Deus.Bispo: Marcelo. Prometes respeito e obediência a mim e aos meus sucessores?Diácono Marcelo: Prometo.Bispo: Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição.

19. LADAINHA DE TODOS OS SANTOSAnimador: Fiquemos em pé. Pela oração da ladainha a Igreja terrestre suplica o auxílio da Igreja celeste para o Diácono Marcelo. Ele se prostra ao chão em sinal de sua fraqueza e nós todos suplicamos para ele a graça de Deus.

Bispo: Roguemos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso que derrame com bondade a sua benção sobre este seu servo, que ele escolheu para o cargo de presbítero.Diácono: Ajoelhemos.Solo: Kyrie eleison.Todos: Kyrie eleison.Solo: Christe eleison.Todos: Christe eleison.Solo: Kyrie eleison.Todos: Kyrie eleison.Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós. São Miguel, rogai por nós. Santos anjos de Deus, rogai por nós. São João Batista, rogai por nós.São José, rogai por nós. São Pedro e São Paulo, rogai por nós. Santo André, rogai por nós. São Tiago, rogai por nós.

Page 9: Flash 201302

9

São João, rogai por nós.São Tomé, rogai por nós.São Tiago, rogai por nós.São Felipe, rogai por nós.São Bartolomeu, rogai por nós.São Mateus, rogai por nós.São Simão, rogai por nós.São Tadeu, rogai por nós.São Matias, rogai por nós.Santa Maria Madalena, rogai por nós.Santo Estevão, rogai por nós. São Lourenço, rogai por nós. São Policarpo rogai por nós.Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós. Santa Perpétua e Felicidade, rogai por nós. Santa Inês, rogai por nós.São Gregório, rogai por nós. São Jerônimo rogai por nós.Santo Agostinho, rogai por nós.Santo Atanásio, rogai por nós. São Basílio, rogai por nós. São Efrém, rogai por nós. São Bento, rogai por nós.São Francisco de Assis, rogai por nós. Santo Antônio rogai por nós.São Domingos, rogai por nós. São João Maria Vianey, rogai por nós. Santo Inácio de Loyola rogai por nós.Santa Catarina de Sena, rogai por nós.Santa Tereza de Jesus, rogai por nós.Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós.Sede-nos propício, ouvi-nos, Senhor.Para que nos livreis de todo o mal, ouvi-nos, Senhor.Para que nos livreis de todo o pecado, ouvi-nos, Senhor.Para que nos livreis da morte eterna, ouvi-nos, Senhor.Pela vossa encarnação, ouvi-nos, Senhor.Pela vossa ressurreição, ouvi-nos, Senhor.Pela efusão do Espírito Santo, ouvi-nos, Senhor.Apesar de nossos pecados, ouvi-nos, Senhor.Para que vos digneis conservar no vosso santo serviço o Papa, os Bispos, e todo clero, ouvi-nos Senhor.Para que vos digneis abençoar este Eleito, ouvi-nos Senhor.

Page 10: Flash 201302

10

Para que vos digneis abençoar e santificar este Eleito, ouvi-nos Senhor.Para que vos digneis abençoar, santificar e consagrar este Eleito, ouvi-nos Senhor.Para que vos digneis manifestar a vossa misericórdia a todos que sofrem tribulações, ouvi-nos Senhor.Para que vos digneis conservar-nos e confortar-nos no vosso santo serviço, ouvi-nos Senhor.Jesus, Filho de Deus vivo, ouvi-nos, Senhor.Cristo, ouvi-nos. Cristo, ouvi-nos.Cristo, atendei-nos. Cristo, atendei-nos.

Bispo: Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus, e derramai sobre este vosso servo a bên-ção do Espírito Santo e a força da graça sacerdotal, a fim de que acompanhais com a riqueza de vossos dons o que apresentamos à vossa solicitude para ser consagrado. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.Diácono: Levantemos.

20. IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E ORAÇÃO DE ORDENAÇÃOAnimador: O gesto de impor as mãos vem dos apóstolos e significa a conces-são do Espírito Santo, a Prece de Ordenação explicita e realiza a graça sacra-mental que a Igreja suplica para o eleito. Pelo gesto e palavra será conferido ao Diácono Marcelo o dom do Espírito Santo para o ministério dos presbíteros. Ainda em pé, acompanhemos.

Bispo: Assisti-nos, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, autor da dig-nidade humana e distribuidor de todas as graças, que dais crescimento e vigor a to-das as coisas, e, para formar um povo sacerdotal, estabeleceis, em diversas ordens, os ministros de Jesus Cristo, vosso Filho, pela força do Espírito Santo. Já no Antigo Testamento, em sinais prefigurativos, surgiram vários ofícios por vós instituídos, de modo que, tendo à frente Moisés e Aarão, para guiar e santificar o vosso povo, lhes destes colaboradores de menor ordem e dignidade.Assim, no deserto, comunicastes aos setenta homens prudentes o Espírito dado a Moisés que, com ao auxílio deles, pôde mais facilmente governar o vosso povo. Do mesmo modo, derramastes copiosamente sobre os filhos de Aarão da plenitude concedida a seu pai, para que o serviço dos sacerdotes segundo a Lei fosse sufi-ciente para os sacrifícios do tabernáculo, que eram sombra dos bens futuros.Na plenitude dos tempos, Pai Santo, enviastes ao mundo o vosso Filho Jesus, Apóstolo e Pontífice da nossa fé.Ele, pelo Espírito Santo, a vós se ofereceu na cruz, como hóstia pura, e fez os seus Apóstolos, santificados na verdade, participantes da sua missão, e lhes destes colaboradores para anunciar e consumar em todo o mundo a obra da salvação.

Page 11: Flash 201302

11

Concedei também, agora, à nossa fraqueza, Senhor, este colaborador, de que tanto necessitamos no exercício do sacerdócio apostólico. Nós vos pedimos, Pai todo-poderoso, constituí este vosso servo na digni-dade de Presbítero; renovai em seu coração o Espírito de santidade; obte-nha ele, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal que de vós procede, e a sua vida seja exemplo para todos. Seja ele cooperador zeloso de nossa Ordem Episcopal para que as palavras do Evangelho, caindo nos corações humanos através de sua pregação, possam dar muitos frutos e chegar até os confins da terra, com a graça do Espírito Santo. Seja ele juntamente conosco fiel dispensador dos vossos mistérios, de modo que o vosso povo renasça pela água da regeneração, ganhe novas forças do vosso altar, os pecadores sejam reconciliados e os enfermos se reanimem.Esteja ele sempre unido a nós, Senhor, para implorar a vossa misericórdia em favor do povo a ele confiado e em favor de todo o mundo.Assim, todas as nações, reunidas em Cristo Jesus, se convertam em um só povo, para a consumação do vosso Reino.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

Animador: Marcelo Ribeiro da Silva é Padre. Deus Pai o consagrou com o poder do Espírito Santo, ele foi configurado ao Sacerdócio de Cristo Jesus. Expressemos nossa alegria com uma salva de palmas.

21. PARAMENTAÇÃO, UNÇÃO DAS MÃOS E ENTREGA DO PÃO E DO VINHOAnimador: Padre Marcelo será revestido com a estola e casula. No gesto exte-rior torna-se evidente o acontecimento interior de que ele foi revestido de Cristo, ele se entregou ao Senhor e agora age na pessoa de Cristo Jesus.

CANTO: 1. Reveste-me, Senhor, com a tua graça, eu quero meu irmão servir melhor. Que teu Espírito em mim se faça; que eu possa caminhar no teu amor.Reveste-me, Senhor, reveste-me, Senhor, reveste-me, Senhor, com teu amor.2. Que eu busque em minha vida a santidade, no exemplo de Jesus a inspiração. Na fé e na esperança e caridade fazendo acontecer libertação.

Animador: Padre Marcelo terá suas mãos ungidas. A unção sacerdotal destina--o a anunciar a Boa Notícia aos pobres, doentes, tristes e abandonados. Como ungido do Senhor, Padre Marcelo deve levar a todos a unção da graça e o per-fume da alegria.

Bispo: Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o Santo Sacrifício.

Page 12: Flash 201302

12

CANTO:1. Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim. Es-tou disposto ao que queiras, não importa o que seja, tu chamas-me a servir.Leva-me aonde os homens necessitem tua Palavra, necessitem de força de viver, onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente por não saber de Ti.2. Te dou meu coração sincero, para gritar sem medo, formoso é teu amor. Se-nhor, tenho alma missionária, conduza-me à terra que tenha sede de ti.

22. ENTREGA DO CÁLICE E DA PATENA E ABRAÇO DA PAZAnimador: Padre Marcelo recebe o pão e o vinho em suas mãos em sinal do Mistério que lhe competirá realizar: oferecer a Deus a vida, louvor e súplicas do povo junto ao sacrifício de Cristo. Em seguida, o bispo e os presbíteros o saú-dam com a paz, acolhendo-o com alegria.

Bispo: Recebe a oferenda do povo, para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor.Bispo: A paz esteja contigo.Padre Marcelo: O amor de Cristo nos uniu.

CANTO:Povo eleito, sacerdócio régio, nação santa, povo de Deus, cantai ao Senhor.1. Nós te cantamos, ó Filho bem amado do Pai, nós te louvamos, sabedoria eterna, ó Verbo de Deus. Nós te cantamos, ó Filho da Virgem Maria, nós te lou-vamos, ó Cristo nosso irmão, vem nos salvar.2. Nós te cantamos, Messias anunciado pelos profetas, nós te louvamos Filho de Abraão e Filho de Davi. Nós te cantamos, Messias esperado pelos pobres, nós te louvamos, ó Cristo nosso Rei, Deus de humilde coração.3. Nós te cantamos, mediador entre Deus e os homens, nós te louvamos, ó rota vida, caminho para o céu. Nós te cantamos, sacerdote da Nova Aliança, nós te louvamos, nossa paz, pelo sangue redentor da Cruz.4. Nós te cantamos, Cordeiro da Páscoa eterna, nós te louvamos, ó vítima imo-lada pelos nossos pecados. Nós te cantamos, Tabernáculo da Nova Aliança, nós te louvamos ó Pedra angular, rochedo de Israel.5. Nós te cantamos, Pastor que nos conduz ao Reino, nós te louvamos, reúne as ovelhas num só rebanho. Nós te cantamos, fonte santa onde jorra a graça, nós te louvamos, ó fonte de água viva para a nossa sede.6. Nós te cantamos, Videira plantada do Pai, nós te louvamos, Videira fecunda, nós somos os teus ramos. Nós te cantamos, Verdadeiro maná que dá a vida, nós te louvamos, ó Pão vivo descido dos céus.

Page 13: Flash 201302

13

23. SIMBOLO DA FÉBispo: Creio em Deus Pai todo-poderoso Todos: Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

24. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDASTomai, Senhor, e recebei: a Vós confio a minha vida. Tomai, Senhor, e recebei.1. Tomai, Senhor, a minha liberdade e recebei o mundo e a verdade de quem entrega à vossa majestade.2. Tomai, Senhor, também minha memória e recebei a luta e a vitória de quem se entrega a vossa maior glória.3. Tomai, Senhor, o meu entendimento e recebei o lento crescimento de quem se entrega ao vosso chamamento.

Bispo: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrífico da Igreja, nesta pausa res-tauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a santa Igreja.

25. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDASBispo: Ó Deus, que escolhestes sacerdotes para servirem o vosso altar e o vosso povo, concedei, por este Sacrifício, que o serviço dos vossos servos sem-pre vos agrade e produza em vossa Igreja frutos que permaneçam. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Todos: Amém.

26. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I Bispo: O Senhor esteja convosco.Todos: Ele está no meio de nós.Bispo: Corações ao alto.Todos: O nosso coração está em Deus.Bispo: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.Todos: É nosso dever e nossa salvação.Bispo: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos gra-ças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso.

Page 14: Flash 201302

14

Pela unção do Espírito Santo, constituístes vosso Filho unigênito Pontífice da nova e eterna aliança. E estabelecestes que se exercesse na Igreja uma grande variedade de ministério.Por isso, vosso Filho, Jesus Cristo, enriqueceu a Igreja com um sacerdócio real. E, com bondade fraterna, escolhe homens, que pela imposição das mãos, parti-cipem do seu ministério.Em nome de Cristo, eles guiam o vosso povo santo na caridade, o nutrem com a palavra e o fortalecem com os sacramentos. Dando a vida por vós e pela salvação de todos, procuram assemelhar-se cada vez mais ao próprio Cristo, testemunhando, constantes, a fidelidade e o amor para convosco. Por esta razão, com os anjos do céu e com as mulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, a vossa glória, cantando a uma só voz:

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo.O céu e a terra proclamam a vossa glória.Hosana nas alturas, hosana!Bendito aquele que vem em nome do Senhor.Hosana nas alturas, hosana!Bispo: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis † estas oferendas apresentadas ao vosso altar.Todos: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!1C: Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo o papa Francisco, por nosso Bispo João Carlos e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.Todos: Conservai a vossa Igreja sempre unida!2C: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e ele-vam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.Todos: Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!3C: Em comunhão com toda a Igreja, veneramos a sempre Virgem Maria, mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e também São José, esposo de Maria, os santos apóstolos e mártires: Pedro e Paulo, André e todos os vossos santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção. Todos: Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!Bispo: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família; Nós vos oferecemos também por este vosso servo que pro-movestes à Ordem do presbíterato. Conservai nele os vossos dons, para que faça frutificar o que de vós recebeu. Dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos.

Page 15: Flash 201302

15

CC: Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tor-nem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.Todos: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!CC: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão em suas mãos, elevou os olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.CC: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.Bispo: Eis o mistério da fé!Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa res-surreição. Vinde, Senhor Jesus.CC: Celebrando, pois, a memória da paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sa-crifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.Todos: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!CC: Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedec. Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.Todos: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!4C: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, mar-cados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, con-cedei a felicidade, a luz e a paz.Todos: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!5C: E a todos nós pecadores, que confiamos na vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires: João Batista e Estevão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexan-dre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso.Todos: Concedei-nos o convívio dos eleitos!Bispo: Por ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós.Bispo: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na uni-dade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Todos: Amém!

Page 16: Flash 201302

16

RITO DA COMUNHÃO

27. PAI NOSSO E EMBOLISMOBispo: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evan-gelho, ousamos dizer:Todos: Pai nosso...Bispo: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Aju-dados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.Todos: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

28. RITO DA PAZBispo: Senhor, Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja: dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.Todos: Amém.Bispo: A paz do Senhor esteja convosco.Todos: O amor de Cristo nos uniu.Diácono: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

29. FRAÇÃO DO PÃO Solo: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.Todos: Tende piedade de nós.Solo: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.Todos: Tende piedade de nós.Solo: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.Todos: Dai-nos a paz.

Bispo: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.Todos: Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

30. CANTO DE COMUNHÃO IEis-me aqui, eis-me aqui Senhor aqui estou! Eis-me aqui, para fazer a vossa vontade.1. Quero servir-vos, Senhor, durante toda a minha vida. Caminhar firme, seguro, sem duvidar do vosso amor.2. Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele ouviu o meu clamor, retirou-me do abismo.

Page 17: Flash 201302

17

3. Assentou os meus pés na rocha e firmou os meus passos. O Senhor pôs em meus lábios um canto novo de louvor.4. Não vos agradam sacrifícios, mas vós abristes-me os ouvidos. Não pedistes holocaustos. Então clamei: Aqui estou!5. Está escrito no livro da Lei que faça a vossa vontade. Assim quero, oh meu Deus, vossa Lei está no meu coração.6. Proclamei a vossa justiça, não fechei os meus lábios. Não me recuseis, Sen-hor a vossa misericórdia.

31. CANTO DE COMUNHÃO IIEu sou a videira, vós sois os ramos. Permanecei em mim e dareis frutos. 1. Como o Pai sempre me amou, assim também Eu vos amei. Permanecei no meu amor pra que a alegria seja plena. 2. Vós como ramos em mim enxertados, deveis viver em unidade. Uma mesma vida deveis viver, um só amor vos deve unir.3. O ramo bom poderá produzir frutos de amor, vivendo em mim o meu Pai o podará para seu fruto ser bem melhor.

32. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃOBispo: Ó Deus, que os vossos sacerdotes e fiéis encontrem a vida nesta Eu-caristia que oferecemos e recebemos, para que, unidos a vós por um amor eterno, possam vos servir dignamente. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

RITOS FINAIS

33. PRONUNCIAMENTOS E HOMENAGENS

34. ANTÍFONA MARIANAAnimador: Ó Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, voltamo-nos com todo amor para vós, agradecendo contigo a Deus pelo Padre Marcelo, suplicamos, ó doce Mãe, que interceda pelas necessidades deste jovem ordenado e de todos os vocacionados.

Salve Rainha, Mãe de Deus, és senhora, nossa mãe, nossa doçura, nossa luz, doce Virgem Maria. Nós a ti clamamos, filhos exilados. Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. Volta para nós, ó mãe, teu semblante de amor. Dá-nos teu Jesus, ó mãe, quando a noite passar.Salve, Rainha, mãe de Deus, és auxílio do cristão, ó mãe clemente, mãe piedosa, doce Virgem Maria.

Page 18: Flash 201302

18

35. BÊNÇÃO FINALBispo: O Senhor esteja convosco.Todos: Ele está no meio de nós.Bispo: Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprirdes com fidelidade os deveres de Presbítero.Todos: Amém.Bispo: Ele te faça no mundo, servo e testemunha da verdade e do amor de Deus e ministro fiel da reconciliação. Todos: Amém.Bispo: Ele te faça verdadeiro pastor que leve ao seu povo o Pão vivo e a Pala-vra de vida, para que cresça na unidade do corpo de Cristo. Todos: Amém.Bispo: E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.Todos: Amém.

Diácono: Glorificai a Deus com vossas vidas Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.Todos: Graças a Deus.

36. CANTO FINAL Jesus Cristo, sois Rei e Senhor, vos louvamos, Jesus redentor: (bis)1. Pelo Pai amoroso enviado, vós fizestes a sua vontade enviastes o Espírito Santo, ensinando-nos toda a verdade.2. Vós nascestes da Virgem um dia, nossa mãe, Mãe da Igreja é Maria estais vivo e ressuscitado, sois presença na Eucaristia.3. Pra servir vós viestes ao mundo, vos tornastes o mestre do amor, pela cruz redimistes a todos, sois de todos o Rei Salvador.4. Bem unidos a vós e aos irmãos, construímos o reino de amor nossa vida está em vossas mãos, ficai sempre conosco, Senhor.

Page 19: Flash 201302

19

Meus irmãos e irmãs que me acompanham com orações e afeto.

O Senhor me chamou para servi-lo como ministro da graça divina. Com profunda humildade coloco-me à sua disposição, confiante de que Ele levará a termo a obra em mim começada.Ele me oferece uma certeza: “Basta-te a minha graça” (2Cor 12,9). Sim, é a graça de Deus que trago admiravelmente comigo, um tesouro escondido no terreno de minha vida,uma força que reconcilia o mundo com Deus, um Mistério que se põe em minhas mãos.Não sou digno de ser Sacerdote segun-do o grau do Presbiterado, mas o Senhor quis contar comigo.

Espero cooperar com a graça daquele que me elegeu.Espero permitir que Cristo me associe sempre mais a Ele.E vocês, meus irmãos e irmãs, rezem por mim. Meu ministério será fecundo com vossas orações. Renovar-se-á em mim o dom da graça com o auxílio de vossas preces.Será pela força de nossa comunhão que o Senhor vivificará a cada dia meu amor por todos vós.

Com afeto e júbilo.Padre Marcelo Ribeiro da Silva

PALAVRA DO PADRE MARCELO

Page 20: Flash 201302

20