FILMOTECA DE FILOSOFIA

86
FILMOTECA DE FILOSOFIA EXISTEM MILHARES DE DEZENAS DE FILMES COM CONTEÚDOS DE IMAGENS, PENSAMENTOS E CONHECIMENTOS DIVERSOS , BEM COMO, VISÕES VARIADAS DO MUNDO. A LISTA DE 85 FILMES, QUE ESTÃO NESTAS PÁGINAS, FOI RELACIONADA A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS EM LIVROS E NA INTERNET. NELA HÁ O NOME DOS FILMES E AS SINOPSES, ASSIM COMO, TEMÁTICAS DA ÁREA DE FILOSOFIA EM QUE SE PODE USAR OS FILMES SEJA PEGAGOGICAMENTE NAS SALAS DE AULAS OU PESSOALMENTE PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL LUIS CARLOS COSTA NASCIMENTO

description

Lista de filmes com conteúdos que podem ser usados pedagogicamente em sala de aula ou pessoalmente para ampliar o conhecimento cultural.

Transcript of FILMOTECA DE FILOSOFIA

Page 1: FILMOTECA DE FILOSOFIA

FILMOTECA DE FILOSOFIA

EXISTEM MILHARES DE DEZENAS DE FILMES COM CONTEÚDOS DE IMAGENS, PENSAMENTOS E CONHECIMENTOS DIVERSOS , BEM COMO, VISÕES VARIADAS DO MUNDO.

A LISTA DE 85 FILMES, QUE ESTÃO NESTAS PÁGINAS, FOI RELACIONADA A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS EM LIVROS E NA INTERNET. NELA HÁ O NOME DOS FILMES E AS SINOPSES, ASSIM COMO, TEMÁTICAS DA ÁREA DE FILOSOFIA EM QUE SE PODE USAR OS FILMES SEJA PEGAGOGICAMENTE NAS SALAS DE AULAS OU PESSOALMENTE PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL

LUIS CARLOS COSTA NASCIMENTO

Page 2: FILMOTECA DE FILOSOFIA

01- 2001 - Uma odisséia no espaço. Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968).

Sinopse

Direção: Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968). Filme de ficção científica: em uma expedição a Júpiter, para investigar um misterioso monolito negro, o computador HAL 9000 tenta assumir o controle da nave.

Usos: primórdios da hominização, cultura, tecnologia.

Page 3: FILMOTECA DE FILOSOFIA

02 - Balada de Narayama, A. Shohei Imamura (Japão, 1983).

Sinopse

Direção: Shohei Imamura (Japão, 1983). Até o século XIX, em algumas aldeias do Japão assoladas pela fome e extrema pobreza, era costume levar os pais idosos para o alto da montanha de Narayama e deixá-los morrer, para diminuir as bocas para a alimentação.

Usos: diversidade cultural, valores.

Page 4: FILMOTECA DE FILOSOFIA

03 - Caminho para Kandahar. Mohsen Makhmalbaf (Irã, 2001).

Sinopse

Direção: Mohsen Makhmalbaf (Irã, 2001). Jornalista afegã, radicada no Canadá, tenta chegar a Cabul para rever e dar apoio a amiga que, com o regime fundamentalista talebã, está impedida de trabalhar e mesmo de sair de casa. O filme se passa em vilas de refugiados na fronteira do Irã com o Afeganistão. Ao contrário da jornalista, que tem sua vida normal e um trabalho em seu país, os refugiados afegãos são uma massa de pessoas desnorteadas e sem trabalho, buscando ajuda em outros países. As histórias contadas são reais e interpretadas por amadores, embora tenha havido dificuldades grandes para a participação de mulheres e crianças.

Usos: Para se discutir a cultura islâmica fundamentalista, o dogmatismo, as políticas totalitaristas e os Estado religioso. Em ética, há temas interessantes que podem ser desenvolvidos: o lugar da mulher na sociedade; conseqüências da prática de se colocar minas explosivas no chão, deixando uma população de mutilados para trás.

Page 5: FILMOTECA DE FILOSOFIA

04 - Fraternidade é vermelha, A. Krzysztof Kieslowski. (França, Polônia, Suíça, 1994, trilogia).

Sinopse

Direção: Krzysztof Kieslowski. (França, Polônia, Suíça, 1994, trilogia). Após atropelar um cachorro, uma modelo o devolve ao dono, um juiz aposentado, solitário e nada afável, que espiona seus vizinhos. De alguns contatos nasce uma amizade. Um dos filmes que compõem a trilogia com as cores da bandeira da França. Os outros dois são: A liberdade é azul e A igualdade é branca).

Usos: Afetividade, amizade.

Page 6: FILMOTECA DE FILOSOFIA

05 - Guerra do fogo, A. Jean Jacques Annaud (França/Canadá, 1981).

Sinopse

Direção: Jean Jacques Annaud (França/Canadá, 1981). Tribos pré-históricas se confrontam pela posse do fogo.

Usos: cultura, condição humana, processo de hominização.

Page 7: FILMOTECA DE FILOSOFIA

06 - Marvada carne, A. André Klotzel (Brasil, 1985).

Sinopse

Direção: André Klotzel (Brasil, 1985). É um filme divertido sobre a cultura caipira, por onde passam várias figuras de mitologia brasileira como o Saci, o Tinhoso, a Corrupira.Nhô Quim chega à casa de Sá Carula, seguindo seu desejo de comer carne de boi. A moçoila, vendo atendidos seus pedidos a Santo Antônio, faz de tudo para convencê-lo a se casar com ela. Depois de muitas provas, e na esperança de que haveria carne de boi na festa de casamento, nhô Quim aceita. Depois de consumarem o fato, ele descobre que o boi era uma lenda. Então faz um trato com o diabo para conseguir dinheiro para ir para a cidade, onde depois de algumas peripécias, consegue realizar seu sonho.

Usos: para a produção do filme foram feitas extensas pesquisas sobre a vida e a cultura da roça, incluindo as técnicas construtivas (pau-a-pique), as crendices, as tradições religiosas e as expressões lingüísticas, que tornam o filme excelente para a discussão tanto sobre valores culturais e cultura popular quanto para fazer a comparação entre a cultura regional e a globalizada.

Page 8: FILMOTECA DE FILOSOFIA

07 - Vida de David Galé. Alan Parker (Estados Unidos, 2003).

Sinopse

Direção: Alan Parker (Estados Unidos, 2003). Professor de filosofia de uma universidade do Texas, ativista contra a pena de morte, ironicamente se encontra no corredor da morte, acusado de ter estuprado e matado cruelmente uma colega professora, que sofria de leucemia.Quatro dias antes de sua execução, chama repórter de televisão para contar sua história e pedir-lhe que descubra a verdade a fim de ter seu nome reabilitado perante o filho. O filme é sobre o paulatino desenrolar da história e a busca pela "verdade". O final é surpreendente.

Usos: em teoria do conhecimento, presta-se para uma boa discussão sobre verdade e interpretação. Em ética, percebe-se o ser movido pela paixão e por idéias; e o uso da pessoa como meio e não como fim.

Page 9: FILMOTECA DE FILOSOFIA

08 - Albergue espanhol, O. Cédric Klapisch (França/Espanha, 2002).

Sinopse

Direção: Cédric Klapisch (França/Espanha, 2002). Para conseguir emprego, rapaz francês precisa aprender espanhol. Vai a Barcelona fazer curso de um ano de duração, morando em uma "república" de alunos estrangeiros de várias orientações sexuais. Com bastante senso de humor, o filme capta um caldeirão de culturas e identidades, algumas mostradas de forma propositalmente estereotipadas. O principal foco, entretanto, é a necessidade de troca, de tolerância e de adaptação.

Usos: para se discutir diferenças culturais, adaptação a novas necessidades, tolerância; é possível, também, utilizá-lo em questões sobre globalização.

Page 10: FILMOTECA DE FILOSOFIA

09 - Aos 13. Catherine Hardwicke (Estados Unidos, 2003).

Sinopse Direção: Catherine Hardwicke (Estados Unidos, 2003). Nessa história baseada em fatos reais, uma adolescente de classe média envolve-se com um grupo e muda seu comportamento, que passa a ser marcado pelo uso de drogas, sexo irresponsável e fascínio pelo consumo.

Usos: violência, consumismo.

Page 11: FILMOTECA DE FILOSOFIA

10 - Bye, bye, Brasil. Cacá Diegues (Brasil, 1979).

Sinopse

Direção: Cacá Diegues (Brasil, 1979). Três artistas ambulantes fazem a Caravana Rolidei pelos rincões do Brasil nos quais a TV ainda não chegou.

Usos: globalização, meios de comunicação de massa.

Page 12: FILMOTECA DE FILOSOFIA

11 - Cabra marcado para morrer. Eduardo Coutinho (Brasil, 1984).

Sinopse

Direção: Eduardo Coutinho (Brasil, 1984). O elenco é formado por moradores do Engenho de Galiléia (PE) e Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado por ordem de latifundiários do NE. O diretor iniciou as filmagens e foi obrigado a interrompê-las por ocasião do golpe militar. Retomou-as em 1984, com os mesmos personagens, que dão testemunho dos anos vividos sob o regime militar.

Usos: política, violência.

Page 13: FILMOTECA DE FILOSOFIA

12 - Coisas belas e sujas. Stephen Frears (Inglaterra, 2002).

Sinopse

Direção: Stephen Frears (Inglaterra, 2002). Imigrantes ilegais sobrevivem em Londres com subempregos. Entre outras críticas a essa "Europa subterrânea", há os que doam o próprio rim em troca de um passaporte inglês para serem legalizados no país.

Usos: globalização, trabalho, alienação.

Page 14: FILMOTECA DE FILOSOFIA

13 - Cry Wolf: o jogo da mentira

Sinopse

Após uma garota ser encontrada morta nos arredores do colégio Westlake Prep, um grupo de estudantes decide espalhar um boato macabro: que um assassino chamado "O Lobo" está por perto, em busca de sua próxima vítima. A brincadeira tem por objetivo conferir quantas pessoas acreditarão no assassino fictício e quantas descobrirão que nada daquilo é verdade. Porém logo em seguida alguns alunos aparecem mortos nos arredores, deixando a dúvida se a história que inventaram é realmente apenas uma brincadeira.

Conteúdo Estruturate – Teoria do conhecimento Conteúdo Específico – O problema da verdade

Page 15: FILMOTECA DE FILOSOFIA

14 - Dirigindo no escuro. Woody Allen (Estados Unidos, 2002).

Sinopse

Direção: Woody Allen (Estados Unidos, 2002). Diretor fica cego no início das filmagens e roda as cenas sem ter idéia do que a câmera está filmando. Do ponto de vista da narração convencional de uma história, o resultado dessa filmagem é bastante absurdo. Entretanto, do ponto de vista do cinema de vanguarda, parece subverter a linguagem convencional, embora isso tenha sido consequência do acaso.

Usos: ótimo para a discussão de como se faz um filme, do papel do diretor, do produtor, cameraman, montador etc. Excelente para se discutir a importância do projeto: o do enredo - narrar uma história em Nova York - é um fracasso. Entretanto, encaixa-se perfeitamente bem dentro de um projeto de vanguarda, em que a coerência não é dada pela narrativa mas pela linguagem usada. Isto fica evidente pelo fracasso de crítica e de público nos Estados Unidos e a aclamação na França. Presta-se, também, para a discussão das funções da arte, tanto do filme que assistimos quanto daquele que está sendo filmado e que não vemos.

Page 16: FILMOTECA DE FILOSOFIA

15 - Doze homens e uma sentença

Sinopse Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley e Jack Klugman lideram o especialíssimo júri, cujos personagens estão representados com perfeição de detalhes (The Hollywood Reporter). Com seu elenco de astros e quatro indicações ao Oscar®, incluindo Melhor Filme, 12 Homens e Uma Sentença é um filme forte, de suspense e incrivelmente agradável de ser visto (Los Angeles Examiner). Onze jurados estão convencidos que o réu é culpado por assassinato. O décimo segundo não tem dúvida sobre sua inocência.Como poderá este homem fazer com que os outros cheguem à mesma conclusão? É um caso em que aparentemente há provas avassaladoras contra um adolescente acusado de matar o pai. Conteúdo Estruturante – Mito e Filosofia Conteúdo Específico – diálogo (maiêutica)

Page 17: FILMOTECA DE FILOSOFIA

16 - Efeito Borboleta e Um sonho de Liberdade

Sinopse

Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

Page 18: FILMOTECA DE FILOSOFIA

17 - Elefante. Gus Van Sant (Estados Unidos, 2003).

Sinopse

Direção: Gus Van Sant (Estados Unidos, 2003). História ficcional inspirada em fatos reais, ocorridos na escola Columbine, nos EUA, em que dois alunos mataram diversas pessoas e se suicidaram. Ao contrário dos documentários que tentam explicar a gênese da violência entre jovens (como é o caso de Tiros em Columbine, de Michel Moore), o diretor deixa em aberto a reflexão e as conclusões, pois essa tragédia não é fato isolado. Quanto ao título, há quem se lembre da metáfora de cegos que tentam identificar um elefante, só que cada um tem acesso apenas a uma parte do corpo do animal e, portanto, só explica parcialmente a realidade.

Page 19: FILMOTECA DE FILOSOFIA

18 - A Procura da Felicidade

Sinopse Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem (...) esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo específico – Virtude (felicidade)

Page 20: FILMOTECA DE FILOSOFIA

19 - Em nome de Deus. Peter Mulan (Inglaterra/Irlanda, 2002).

Sinopse

Direção: Peter Mulan (Inglaterra/Irlanda, 2002). Contemplado com o Leão de Ouro do Festival de Veneza, este drama é uma dura crítica à Igreja católica. Os Lares Madalena (referência ao nome da prostituta que se arrepende aos pés de Cristo), na Irlanda, recebiam moças que perdiam a virgindade antes do casamento, mesmo que por estupro de parentes, e todas sobre as quais pairassem alguma dúvida de ordem moral. Os lares eram dirigidos com mão de ferro por freiras que acreditavam no poder regenerador da disciplina, da penitência, das orações e do trabalho forçado - com fins lucrativos, nas lavanderias dos conventos. Baseado em história real (o último lar foi fechado em 1996!), é um filme sensível que serve de alerta a todo tipo de dogmatismo, e à cumplicidade das instâncias sociais (no caso, a família e a Igreja) para manter uma fachada de falsa moralidade.Usos: neste filme, fica evidente a distância entre pregar valores morais e viver cotidianamente de acordo com os valores em que se acredita - ou seja, as diferenças entre o discurso e a ação; fica igualmente evidente a força da ideologia para legitimar certas situações que, de outra forma, seriam inadmissíveis para qualquer consciência. Presta-se ainda para a discussão sobre machismo, tortura e, infelizmente pelo lado negativo, a afetividade nas relações familiares.

Page 21: FILMOTECA DE FILOSOFIA

20 - Quarto poder, O. Costa Gravas (Estados Unidos, 1997).

Sinopse

Direção: Costa Gravas (Estados Unidos, 1997). Após um agente de segurança fazer diversos reféns, inclusive de crianças, no museu do qual fora demitido, um jornalista aproveita a ocasião para recuperar o prestígio perdido na sua emissora, tornando-se intermediário entre o seqüestrador e a polícia. O filme favorece a discussão sobre o poder da mídia e os limites da ética jornalística.

Page 22: FILMOTECA DE FILOSOFIA

21 - Encantadora de baleias, A. Niki Caro (Nova Zelândia, 2003).

Sinopse

Direção: Niki Caro (Nova Zelândia, 2003). Baseado em uma lenda maori, sobre o herdeiro masculino, esperado para liderar sua gente, a diretora constrói um filme sobre relações familiares e o amor. O menino morre no parto, com a mãe e a irmã gêmea tem de demonstrar ao avô que tem qualidades de líder.Usos: para ilustrar valores de outras culturas, preconceito e a situação da mulher em certas culturas, discutir mitos de origem, afeto nas relações familiares e amor.

Page 23: FILMOTECA DE FILOSOFIA

22 - Encontrando Forrester

Sinopse

Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida. Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo Específico – Amizade

Page 24: FILMOTECA DE FILOSOFIA

23 - Fantasia

Sinopse A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

Page 25: FILMOTECA DE FILOSOFIA

24 - Filhos do Paraíso (1997)

Sinopse Ali (Amir Farrokh Hashemian), um menino de 9 anos, perde o único par de sapatos que sua irmã tinha. Para evitar brigas com seus pais, ele passa a dividir seu própio par com sua irmã. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Page 26: FILMOTECA DE FILOSOFIA

25 - Frankenstein de Mary Shelley

Sinopse

Em 1794, um explorador no Ártico ao tentar abrir caminho através do gelo encontra Victor Frankenstein (Kenneth Branagh). Logo depois os cães decidem atacar uma criatura (Robert De Niro), que os mata rapidamente. Assim, Victor decide contar-lhe, como tudo começou, quando ele foi estudar medicina em Ingolstadt, deixando para trás sua noiva e levando consigo uma única obsessão: vencer a morte. Na faculdade, ao discordar de um renomado mestre, acaba chamando a atenção de outro, que revela seus experimentos em reanimar tecidos mortos. No entanto, este pesquisador assassinado e o culpado pelo crime enforcado, então Victor decide colocar o genial cérebro do mestre no vigoroso corpo do assassino, mas as conseqüências de tal ato seriam inimagináveis.

Conteúdo Estruturante – Filosofia da Ciência (ou Ética)Conteúdo Específico – Ética e Ciência

Page 27: FILMOTECA DE FILOSOFIA

26 - Gaijin, caminhos da liberdade. Tizuka Yamasaki (Brasil, 1980).

Sinopse

Direção: Tizuka Yamasaki (Brasil, 1980). Mostra a cultura dos imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura, em grandes fazendas, no início do século XX. As diferenças culturais entre japoneses, imigrantes italianos e brasileiros ficam bem evidenciadas.

Usos: em ética, é possível discutir a diversidade de valores culturais; em política, a organização do trabalho no campo, e o anarquismo trazido pelos imigrantes italianos.

Page 28: FILMOTECA DE FILOSOFIA

27 - Galileo

Sinopse

A peça mais conhecida dentre todas de Bertolt Brecht ganha uma versão que, se não pode ser chamada de definitiva, chega muito próximo disso (especialmente se forem levadas em conta as várias adaptações de obras teatrais que grassam nos circuitos comerciais de cinema). Nesta adaptação vemos o célebre físico Galileu Galilei (interpretado por Topol) comprovar, por meio de instrumentos e verificação científica, a validade das teorias de Copérnico. Suas teorias e o trabalho de Galileu fazem ir abaixo toda uma ordem conceitual que justificava o poder da Igreja Católica na época. É lógico que as autoridades eclesiásticas não gostam nem um pouco disso e, mesmo em um primeiro momento comprovando as teorias de Galileu, optam por mantê-lo calado, por meio da força, de modo que suas idéias não se espalhem pelo continente europeu. Um filme (e uma peça também, já que Brecht aparece aqui respeitado tanto em forma quanto em conteúdo) absolutamente atual, principalmente se forem levadas em conta as lutas entre a geração que faz parte da Geração Internet e as megacorporações que tentam, através de mecanismos "legais", barrar o avanço humano e científico. A realização do homem na sua condição humana.

Page 29: FILMOTECA DE FILOSOFIA

28 - Gandhi. Richard Attenborough (Inglaterra, 1982).

Sinopse

Direção: Richard Attenborough (Inglaterra, 1982). A vida e a luta de Gandhi para libertar o país do domínio inglês serve para expressar a filosofia pacifista desse líder político e espiritual.

Usos: política, violência e concórdia (sobre pacifismo).

Page 30: FILMOTECA DE FILOSOFIA

29 - Gattaca: uma experiência genética

Sinopse

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

Page 31: FILMOTECA DE FILOSOFIA

30 - Giordano Bruno. Giuliano Montaldo (Itália, 1973).

Sinopse

Direção: Giuliano Montaldo (Itália, 1973). História verídica da vida de Giordano Bruno, filósofo, astrônomo e matemático, condenado à morte na fogueira pela Inquisição, em 1600. Suas teorias da infinitude e da multiplicidade dos mundos contrariava a teoria geocêntrica de um Universo finito, aceita pela Igreja.

Usos: conhecimento científico, política, violência, intolerância.

Page 33: FILMOTECA DE FILOSOFIA

32 - Kill Bill. Quentin Tarantino (Estados Unidos, 2003) – VOL 1 E 2

Sinopse

Direção: Quentin Tarantino (Estados Unidos, 2003). Infindável e violenta história de vingança de uma moça traída por seu grupo.Usos: além da evidente questão da violência, pode-se levantar algumas questões éticas sobre o estágio moral das personagens, da premeditação e as conseqüências possíveis da ação que, curiosamente, não estão presentes em momento algum. Em Artes, é um bom exemplo de filme comercial, interessante por fazer uso também da linguagem da animação e do recurso do preto e branco quando a violência se torna chocante demais. Há referências a várias cinematografias: os filmes de capa e espada, os de faroeste e os de artes marciais feitos em Hong Kong. A classificação etária é para os 18 anos, em virtude da violência.

Page 34: FILMOTECA DE FILOSOFIA

33 - Batalha de Argel, A. Gillo Pontecorvo (Itália, 1965).

Sinopse

Direção: Gillo Pontecorvo (Itália, 1965). História baseada nos fatos da revolução argelina nos anos de 1950, mostra os conflitos entre os militantes da FLN e os moradores franceses (pieds noirs) e a violência das forças francesas que não queriam a libertação da colônia.

Usos: liberdade, política, violência.

Page 35: FILMOTECA DE FILOSOFIA

34 - Classe operária vai ao paraíso, A, A. Elio Petri (Itália, 1971).

Sinopse

Direção: Elio Petri (Itália, 1971). A trajetória de um operário que, por ocasião de um acidente, descobre a vida sindical.

Page 36: FILMOTECA DE FILOSOFIA

35 - História oficial, A. Luis Puenzo (Argentina, 1985).

Sinopse

Direção: Luis Puenzo (Argentina, 1985). Na Argentina dos anos 1980, uma jovem retorna do exílio imposto pelo regime militar e relata para a amiga os horrores da ditadura.

Usos: política, violência, ideologia.

Page 37: FILMOTECA DE FILOSOFIA

36 - Lamarca. Sérgio Rezende (Brasil, 1994).

Sinopse

Direção: Sérgio Rezende (Brasil, 1994). Inspirado no ex-capitão Lamarca que, em 1969, durante a ditadura brasileira, desertou do Exército para atuar em grupos clandestinos da esquerda armada.

Usos: política, guerrilha e repressão na ditadura brasileira.

Page 38: FILMOTECA DE FILOSOFIA

37 - Laranja mecânica. Stanley Kubrick (Inglaterra, 1971).

Sinopse

Direção: Stanley Kubrick (Inglaterra, 1971). Baseado em livro de Anthony Burgess, o filme trata da violência praticada por jovens deliqüentes. Quando preso, o líder do bando é submetido a processo psicológico de condicionamento para conter seus impulsos agressivos. É interessante discutir não só a violência dos jovens, como a do "tratamento" imposto: seria válido modelar impulsos à revelia da autonomia do indivíduo?

Usos: violência, liberdade, dignidade humana, construção do sujeito moral.

Page 39: FILMOTECA DE FILOSOFIA

38 - Lisbela e o prisioneiro. Guel Arraes (Brasil, 2003).

Sinopse

Direção: Guel Arraes (Brasil, 2003). O enredo dessa comédia romântica - baseada em obra de Osman Lins, sobre as peripécias do malandro Leléu ao percorrer pequenas cidades do nordeste e seu romance com Lisbela - quase não tem importância pois é bastante previsível. O importante é como a história é contada, entremeada por cenas e personagens de filmes norte-americanos, de histórias e tipos do cenário nordestino. É um filme divertido que discute a própria linguagem do cinema.

Usos: os meios de comunicação de massa, principalmente a influência que os filmes e a TV podem ter nos valores de culturas locais; a linguagem cinematográfica; e a pluralildade cultural, nas inúmeras referências à cultura nordestina.

Page 40: FILMOTECA DE FILOSOFIA

39 - Lutero

Sinopse Retrata a vida de Martim Lutero, que desafiou todas as autoridades políticas e religiosas de seu tempo, pois acreditava que algumas atividades praticadas pela Igreja Católica eram imorais. O filme também evidencia conflitos religiosos que permanecem atuais até os dias de hoje. Conteúdo Estruturante – Teoria do Conhecimento Conteúdo Específico – Pensamento na Idade Média

Page 41: FILMOTECA DE FILOSOFIA

40 - Mandela - A Luta pela Liberdade

Sinopse

James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.

Page 42: FILMOTECA DE FILOSOFIA

41 - Matrix. Larry Wachowski e Andy Wachowski (Estados Unidos, 1999, trilogia).

Sinopse

Direção: Larry Wachowski e Andy Wachowski (Estados Unidos, 1999, trilogia). O filme trata da relação entre o mundo real e o mundo virtual: um personagem descobre que computadores criam a ilusão de uma realidade que de fato não existe. Nesse e nos outros dois filmes da trilogia, Matrix reloaded e Matrix revolution, há diversas referências a filósofos, como Sócrates e Platão e o mito da caverna.

Usos: conhecimento, ciência, tecnologia, ficção científica e mundos virtuais, alienação. Em Matrix, os segredos da produção (make-off do filme), diversos processos da elaboração de filmes podem ser analisados.

Page 43: FILMOTECA DE FILOSOFIA

42 - Memórias do cárcere. Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 1983).

Sinopse

Direção: Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 1983). Baseado no livro homônimo e auto-biográfico de Graciliano Ramos, escritor e militante comunista preso em 1935 durante a ditadura de Vargas.

Usos: política, violência, intolerância.

Page 44: FILMOTECA DE FILOSOFIA

43 -MENINAS

Sinopse

Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano é acompanhado o cotidiano destas três jovens.

Page 45: FILMOTECA DE FILOSOFIA

44 - Na montanha dos gorilas. Michael Apted (Estados Unidos, 1988).

Sinopse

Direção: Michael Apted (Estados Unidos, 1988). História verídica da antropóloga Dian Fossey que em 1967 instalou-se em Ruanda para preservar uma espécie de gorilas ameaçada de extinção. Ela era contra transformar o local em atração turística.

Usos: globalização, ética aplicada, ciência.

Page 46: FILMOTECA DE FILOSOFIA

45 - Narradores de Javé. Eliana Café (Brasil, 2003)

Sinopse

Direção: Eliana Café (Brasil, 2003). Pequena cidade do interior da Bahia vai ser inundada pelas águas de uma represa. Para escapar desse destino, os habitantes decidem recolher as histórias do povoado para fundamentar o pedido de tombamento da cidade como patrimônio histórico nacional. As histórias contadas são filtradas pelo escrevinhador oficial do lugar, cuja qualificação era ter trabalhado nos Correios. O filme integra atores profissionais e a população local que, de alguma forma, passa a ter voz e a se ver representada no cinema.Usos: boa oportunidade para se discutir identidade, memória, patrimônio cultural; cultura popular na arte de contar histórias ou "causos" . Isto chama nossa atenção para o grande projeto do cinema e levanta a questão: há um modo brasileiro de contar histórias por meio do cinema?.

Page 47: FILMOTECA DE FILOSOFIA

46 - O Agente da Estação - Thomas McCarthy (Estados Unidos, 2003).

Sinopse

Direção: Thomas McCarthy (Estados Unidos, 2003). A surpreendente história da construção de laços de amizade entre uma divorciada, um anão e um rapaz "cabeça de vento".

Usos: valores morais, tolerância, convivência com as diferenças, afetividade (amor e amizade).

Page 48: FILMOTECA DE FILOSOFIA

47 - O amor contagia (Paty Adams) e A Procura da Felicidade (Will Smith)

Sinopse

Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo específico – Virtude (felicidade)

Page 49: FILMOTECA DE FILOSOFIA

48 - Quarto poder, O. Costa Gravas (Estados Unidos, 1997).

Sinopse

Direção: Costa Gravas (Estados Unidos, 1997). Após um agente de segurança fazer diversos reféns, inclusive de crianças, no museu do qual fora demitido, um jornalista aproveita a ocasião para recuperar o prestígio perdido na sua emissora, tornando-se intermediário entre o seqüestrador e a polícia. O filme favorece a discussão sobre o poder da mídia e os limites da ética jornalística.

Page 50: FILMOTECA DE FILOSOFIA

49 - O Desafio de Darwin

Sinopse Em 1858, a vida de Darwin parecia esta se desmoronando. Sua revolucionaria teoria da evolução é contestada , enquanto seus filhos estão doentes.Com a sua carreira ameaçada e sua vida pessoal em crise, é sua esposa Emma, uma pianista clássica que estudou com Chopin, que o ajuda a perceber que o que ele chamou de mistério da vida é afinal o mistério e a verdade escondida dentre milhares de anos.

Page 51: FILMOTECA DE FILOSOFIA

50 - Destino, O. Youssef Chahine (Egito/França, 1997).

Sinopse

Direção: Youssef Chahine (Egito/França, 1997). Filme sobre o médico e filósofo árabe Averróis, que viveu na Idade Média, responsável pela introdução do estudo de Aristóteles no Ocidente. Quando a obra de Averróis foi ameaçada de ser queimada, a reação foi copiar os manuscritos e levá-la para fora do Islã. O aspecto universal do filme é a crítica às atitudes intolerantes, em que fundamentalistas querem calar vozes divergentes.

Usos: política, filosofia medieval.

Page 52: FILMOTECA DE FILOSOFIA

51 - O Garoto (The Kid)

Sinopse Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança.

Page 53: FILMOTECA DE FILOSOFIA

52 - O Maior Amor do Mundo

Sinopse Um astrofísico (José Wilker) bem sucedido e solitário volta para o Brasil, depois de anos morando fora, para receber uma homenagem e aproveita para tentar descobrir mais sobre o passado dos pais. Nesse meio tempo, ele acaba se apaixonando por uma moradora do subúrbio carioca.

Page 54: FILMOTECA DE FILOSOFIA

53 - Nome da rosa, O. Jean Jacques Annaud (Itália, França, Alemanha, 1986).

Sinopse

Direção: Jean Jacques Annaud (Itália, França, Alemanha, 1986). Baseado no livro homônimo de Umberto Eco, apresenta a reconstituição histórica e cultural do ambiente em uma abadia medieval. O enredo gira em torno de um monge franciscano que é chamado para desvendar uma série de crimes. Além do suspense, retrata a intolerância religiosa, as heresias, o confronto de poder entre imperador e papa, a oposição entre a visão científica dos franciscanos e o restante da Igreja conservadora.

Usos: ciência, política.

Page 55: FILMOTECA DE FILOSOFIA

54 - Quatrilho, O. Fábio Barreto (Brasília, 1994).

Sinopse

Direção: Fábio Barreto (Brasília, 1994). Quatro jovens se unem em matrimônio em 1910, em uma colônia italiana no interior do Rio Grande do Sul, e partem para uma dura vida no campo, com o plantio de milho, trigo e uva, o trabalho em cooperativa e o doméstico. Toda a região mantém os costumes e as tradições do campesinato italiano, tanto nas construções, na fala, na culinária e nos hábitos cotidianos. Entretanto, essas tradições são quebradas quando o homem de um dos casais e a mulher do outro se apaixonam e resolvem fugir juntos. Interessante ver a pressão da Igreja e da sociedade sobre os que ficaram e acabaram assumindo uma vida juntos.

Usos: apropriado para levantar questões sobre afetividade: paixão, amor, amizade, casamento; envolve também questões culturais e políticas: o modo de trabalho no campo e o poder das cooperativas.

Page 56: FILMOTECA DE FILOSOFIA

55 - O Setimo Selo

Sinopse Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Page 57: FILMOTECA DE FILOSOFIA

56 - Show de Truman - O show da vida, O. Peter Weir (Estados Unidos, 1998).

Sinopse

Direção: Peter Weir (Estados Unidos, 1998). Apenas ao chegar à idade adulta, personagem descobre que sua vida não é "real" e todos que o cercam são coadjuvantes de uma história que é "assistida" o tempo todo por espectadores de TV. O nome Truman representa uma ironia com a expressão inglesa true man (homem verdadeiro).

Usos: mídia, propaganda, reality shows, invasão de privacidade e também a questão da preservação da identidade nas relações com os outros e diante da influência dos meios de comunicação de massa.

Page 58: FILMOTECA DE FILOSOFIA

57 - O Som do Coração

Sinopse Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.

Page 59: FILMOTECA DE FILOSOFIA

58 - Vento será sua herança, O. Daniel Petrie (Estados Unidos, 1999).

Sinopse

Direção: Daniel Petrie (Estados Unidos, 1999). Sobre o processo contra o professor John Thomas Scopes, do Estado de Tennessee, em 1925, acusado de ensinar a teoria da evolução em uma escola pública. Refilmagem do clássico homônimo de 1960, dirigido por Stanley Krames. O tema é atual, já que ainda há escolas que ensinam o criacionismo.

Usos: conhecimento científico, política, intolerância.

Page 60: FILMOTECA DE FILOSOFIA

59 - Deuses devem estar loucos, Os. Jamie Uys (Estados Unidos, 1980 e 1989).

Sinopse

Direção: Jamie Uys (Estados Unidos, 1980 e 1989). No Deserto de Kalahari, no Botswanna (África), jogam de uma aeronave uma garrafa de Coca-Cola que transtorna a vida dos bosquímanos de uma aldeia. Essa comédia, em suas duas versões, satiriza as dificuldades de se aceitar culturas diferentes.

Usos: cultura, ideologia.

Page 61: FILMOTECA DE FILOSOFIA

60 - Queimada. Gillo Pontecorvo (França/Itália, 1969).

Sinopse

Direção: Gillo Pontecorvo (França/Itália, 1969). No século XIX, representante inglês vai para ilha do Caribe sob domínio português para incentivar uma revolta e favorecer os negócios da Coroa Inglesa. Dez anos depois, retorna para depor quem colocara no poder, porque o novo momento econômico exige um outro quadro político. A história é ficcional.

Usos: política, violência, ideologia.

Page 62: FILMOTECA DE FILOSOFIA

61 - Quem somos nós

Sinopse

Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo "Alice no País das Maravilhas" enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.

Conteúdo Estruturante – Teoria do Conhecimento Conteúdo Específico – Existencialismo

Page 63: FILMOTECA DE FILOSOFIA

62 - Quilombo. Cacá Diegues (Brasil, 1984).

Sinopse

Direção: Cacá Diegues (Brasil, 1984). Esse filme, que recebeu prêmio no Festival de Cannes de 1984, trata da resistência de Zumbi e dos quilombolas de Palmares às forças federais que os dizimaram.

Usos: política, violência, discriminação, ideologia.

Page 64: FILMOTECA DE FILOSOFIA

63 - Sacco e Vanzetti. Giuliano Montaldo (Itália, 1971).

Sinopse

Direção: Giuliano Montaldo (Itália, 1971). Filme baseado em fato verídico, ocorrido nos EUA: em 1921, dois imigrantes italianos acusados injustamente de assassinato foram condenados à morte. O motivo principal se devia ao fato de que eles se declararam anarquistas.

Usos: política, violência, liberdade.

Page 65: FILMOTECA DE FILOSOFIA

64 - Sede de Viver 1956 - Van Gogh - D.B

Sinopse O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado ator Kirk Douglas. Sede de Viver captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura.

Page 66: FILMOTECA DE FILOSOFIA

65 - Segunda-feira ao Sol. Fernando Leon de Aranoa (Espanha, 2003)

Sinopse

Direção: Fernando Leon de Aranoa (Espanha, 2003). Um grupo de amigos desempregados se encontra todos dias em um bar. O filme mostra como cada um vive seu drama particular.

Usos: trabalho, ideologia.

Page 67: FILMOTECA DE FILOSOFIA

66 - Shrek. Andrew Adamson e Vicky Jenson (Estados Unidos, 2004 - TRILOGIA).

Sinopse

Direção: Andrew Adamson e Vicky Jenson (Estados Unidos, 2004; animação). Uma história de amor entre uma princesa, Fiona, e um ogro, Shrek. O filme, que teve desdobramentos em outras películas, é uma grande sátira ao mito do Príncipe Encantado.

Usos: unindo mito e afetividade, amor, amizade, relações familiares, valores culturais e morais, é um material que proporciona ao mesmo tempo diversão e temas para discussão em aula.

Page 68: FILMOTECA DE FILOSOFIA

67 - Socrates

Sinopse Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), esta superprodução européia é a cinebiografia de Sócrates (470 - 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Este DVD traz ainda um revelador depoimento de Roberto Bolzani, professor de Filosofia (USP) e especialista em filosofia socrática. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: "Apologia", discurso de defesa do filósofo; "Críton", em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e "Fédon", com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Inédito no Brasil, Sócrates é mais uma aula de cinema de Rossellini e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.

Page 69: FILMOTECA DE FILOSOFIA

68 - Sonhos. Akira Kurosawa (Japão/Estados Unidos, 1990).

Sinopse

Direção: Akira Kurosawa (Japão/Estados Unidos, 1990). Filme de extrema beleza plástica, composto por oito "sonhos" em que diversos valores são tangenciados: o respeito à vida, aos seres humanos; reflexões sobre a morte, a desobediência, a imaginação mítica e a arte; a crítica à guerra e à devastação do meio ambiente.

Usos: valores, moral, arte, violência.

Page 70: FILMOTECA DE FILOSOFIA

69 - The King of Kong - A Fistful of Quarters

Sinopse

Quem diria que um “simples” vídeo-game criaria tanta repercussão, principalmente depois de mais de trinta anos do seu lançamento. Um “simples” professor ginasial de ciência, Steve Wiebe (pronúncia correta é “wee-bee”), em sua tentativa de alcançar o “imbatível” recorde mundial do arrogante Billy Mitchell e ver o mundo do vídeo-game duvidar de sua palavra e da documentação do recorde que o fez do fundo da sua garagem.

Page 71: FILMOTECA DE FILOSOFIA

70 - Tiros em Columbine. Michael Moore (Estados Unidos, 2002; documentário)

Sinopse

Direção: Michael Moore (Estados Unidos, 2002; documentário). Documentário em que o diretor entrevista pessoalmente pessoas de diversas cidades, constatando o gosto dos norte-americanos pelas armas de fogo e a facilidade em se adquiri-las. No entanto, surpreendem-se com diversas tragédias, tais como a ocorrida em 1999 na escola Columbine, no Colorado, em que dois adolescentes mataram diversos colegas e um professor, deixando ainda muitos feridos e suicidando-se em seguida. É um mergulho nas causas prováveis da violência indiscriminada e gratuita, principalmente sobre a facilidade da compra de armas e de munição em qualquer loja, até por menores de 18 anos.

Usos: Excelente modo de se iniciar a discussão sobre violência, controle da raiva, diferenças entre o que se sente e se deseja e o que se pode realizar..

Page 72: FILMOTECA DE FILOSOFIA

71 - Todos os homens do presidente. Alan J. Pakula (Estados Unidos, 1976).

Sinopse

Direção: Alan J. Pakula (Estados Unidos, 1976). Baseado no caso Watergate, ocorrido nos Estados Unidos, em 1972. Após a descoberta da tentativa de se instalar aparelhos de escuta ilegal na sede do Partido Democrata, dois jornalistas do Washington Post conseguiram relacionar o fato ao presidente Richard Nixon, o que culminou com sua renúncia. A influência da mídia foi decisiva, o que nos leva a refletir sobre o seu poder de eleger governantes ou provocar sua renúncia. No entanto, há quem diga que a notória simpatia do jornal pelos democratas é que teria justificado o empenho dos jornalistas na investigação, o que nos encaminha para outro aspecto da reflexão.

Usos: política, meios de comunicação de massa, ética jornalística.

Page 73: FILMOTECA DE FILOSOFIA

72 - Último samurai, O. Edward Zwick (Estados Unidos, 2003). Sinopse

Direção: Edward Zwick (Estados Unidos, 2003). Em 1776, um capitão americano, herói da Guerra Civil, vai para o Japão, com a missão de treinar as tropas do Imperador para combater os samurais contrários ao programa de modernização do país. Isso envolvia, também, um contrato de compra de armas de fogo dos Estados Unidos. Capturado por um dos samurais, o capitão tem a oportunidade de viver em uma comunidade japonesa que cultiva os valores da cultura tradicional, que estão desaparecendo. Após uma série de desencontros, aproveita a oportunidade para compreender o ponto de vista do seu captor, aprende a língua e a arte do combate corpo-a-corpo, estabelecendo laços afetivos com a comunidade e conquistando o seu respeito.

Usos: não deixa de ser um filme de "mocinho e bandido", em que os lados do bem e do mal são muito bem definidos. Mas pode ser útil para se discutir os vários aspectos da cultura, as dificuldades de se compreender culturas muito diferentes, o desaparecimento da cultura tradicional quando esta não mais responde às necessidades e anseios de um grupo. Do ponto de vista ético, e possível discutir a moral dualista e maniqueísta, em que bem e mal não se comunicam.

Page 74: FILMOTECA DE FILOSOFIA

73 - Grito de liberdade, Um. Richard Altenborough (Inglaterra, 1987).

Sinopse

Direção: Richard Altenborough (Inglaterra, 1987). Nos anos de 1970, o jornalista Woods faz amizade com Biko, militante dos direitos humanos dos negros na África do Sul. Quando Biko é assassinado na prisão, Woods é ameaçado por divulgar sua história e as atrocidades cometidas contra os negros.

Usos: liberdade, discriminação, ideologia.

Page 75: FILMOTECA DE FILOSOFIA

74 - Um Sonho de Liberdade - Dublado

Sinopse

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo Específico – Liberdade em Sartre (ética e responsabilidade)

Page 76: FILMOTECA DE FILOSOFIA

75 - Z. - Costa-Gravas (França, 1969).

Sinopse

Direção: Costa-Gravas (França, 1969). Baseado em fatos verídicos, o assassinato de um deputado grego esquerdista em 1963, incidente que culmina quatro anos depois com o golpe militar que implantou a ditadura na Grécia. O filme é um libelo contra os Estados ditatoriais.

Usos: política, violência.

Page 77: FILMOTECA DE FILOSOFIA

76 - Muito Além do Jardim

Sinopse

Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance. Conteúdo Estruturante – Teoria do Conhecimento Conteúdo Específico – Ideologia

Page 78: FILMOTECA DE FILOSOFIA

77 - Closer

Sinopse

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Conteúdo Estruturante – Mito e Filosofia Conteúdo específico – (verdade – Filosofia)

Page 79: FILMOTECA DE FILOSOFIA

78 - Crash

Sinopse

James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo passam a freqüentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a platéia. A descoberta deste estranho prazer acaba atingindo a esposa de James e as relações sexuais tendem a serem quase sempre dentro de automóveis. Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo Específico – Racismo, Preconceito

Page 80: FILMOTECA DE FILOSOFIA

79 - Free Zone

Sinopse

Rebecca (Natalie Portman) é uma americana que vive em Jerusalém há alguns meses. Ao entrar no táxi da israelense Hanna (Hana Laszlo), Rebecca aceita acompanhá-la quando esta revela que está a caminho da "zona franca" na Jordânia, local onde pessoas do Iraque, Egito, Síria e Israel circulam livremente, para fazer negócios. Lá a palestina Leila (Hiam Abbass) explica para Hanna sobre o desaparecimento do homem que devia dinheiro a ela e a seu marido. A partir deste momento as três mulheres, de nacionalidades e histórias de vida distintas, deverão manter-se unidas nesta noite em que tudo pode acontecer. Conteúdo Estruturate – Filosofia Política Conteúdo Específico – Política no Oriente Médio

Page 81: FILMOTECA DE FILOSOFIA

80 - Kids. Larry Clark (Estados Unidos, 1995).

Sinopse

Direção: Larry Clark (Estados Unidos, 1995). História de adolescentes dos subúrbios de Nova York que consomem drogas e não praticam sexo seguro.

Usos: violência.

Page 82: FILMOTECA DE FILOSOFIA

81 - Promessas de um novo mundo. (França, 2003; documentário).

Sinopse

Direção: Carlos Bolado, Justine Shapiro e B. Z. Goldberg (França, 2003; documentário).Importantíssimo para se compreender a permanência da situação de guerra entre israelenses e palestinos. Por meio de entrevistas de crianças israelenses e palestinas entre 7 e 11 anos de idade, os documentaristas flagraram os preconceitos aprendidos com os pais desde tenra idade e que permanecem na vida adulta. Os filhos de radicais, de ambos os lados, se mostram dogmáticos e inflexíveis; os filhos de liberais conseguem dialogar em encontro promovido pelos cineastas. Usos: em política, mostra como um conflito por terras é mascarado em conflito religioso, pois valores da religião tradicional são mais facilmente defendidos, sem que as ações precisem de uma justificativa ética. A construção de radicalismos é bastante evidente, prestando-se para discutir dogmatismo, preconceito e intolerância. No encontro entre as crianças dos dois lados, o diálogo e o conhecimento da realidade individual indicam caminhos de superação do radicalismo.

Page 83: FILMOTECA DE FILOSOFIA

82 - O Enigma de Kasper Hauser

Sinopse

Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.

Conteúdo Estruturante – Teoria do Conhecimento Conteúdo Específico – Estado de Natureza (jusnaturalismo – homem natural) – Jean-Jacques Rousseau

Page 84: FILMOTECA DE FILOSOFIA

83 - O Informante

Sinopse

Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público. Conteúdo Estruturante – Ética Conteúdo Específico – Comportamento moral

Page 85: FILMOTECA DE FILOSOFIA

84 - Vidas sem rum e Encontrando Forrester

Sinopse

Em um subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma turma, formada ainda por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam. Os acontecimentos são vistos pela ótica Ponyboy, que gosta de poesia e "...E o Vento Levou".

Page 86: FILMOTECA DE FILOSOFIA

85 - Quadros-negros ( 2000 )

Sinopse

Em busca de estudantes e de pessoas interessadas em aprender a ler e escrever, um grupo de professores vaga por uma região de extremo perigo na fronteira do Irã com o Iraque.