fdgnhj

8

Click here to load reader

description

rfghj dfghj sdfgh

Transcript of fdgnhj

Page 1: fdgnhj

.

Ficha Técnica: Instituto Politècnico de Viseu - Escola Superior de Educação - Pragmática da Comunicação – Docente: Ana Isabel Silva – Discentes: Catarina Rocha 8590, Joana Rocha 8628, Juliana Vasconcelos 8596.

Page 2: fdgnhj
Page 3: fdgnhj

Atos de fala

Atos de fala locutório.

Atos de fala ilocutórios.

Atos de fala perlocutórios.

Page 4: fdgnhj

Tipos de atos ilocutórios

Atos assertivos.

Atos diretivos.

Atos compromissivos.

Atos expressivos.

Declarações.

Page 5: fdgnhj

"Dizia ser o 'estripador de Lisboa' em tom de brincadeira"

Numa entrevista à RTP, exibida ontem, no

Jornal da Tarde, Pedro Guedes, 22 anos, disse que não está arrependido de ter desencadeado toda a situação que levou à prisão preventiva do pai, garantindo não ter "agora" dúvidas de que não é o "estripador de Lisboa" e de que não cometeu qualquer crime. "Nunca lhe perguntei directamente. Dizia-lhe que ele era o "estripador de Lisboa" em tom de brincadeira e ele respondia, sempre também na brincadeira sobre o assunto", disse o jovem, revelando que foi este o segundo segredo com que se candidatou ao concurso da TVI.

Sobre os relatos que o pai fez à jornalista do Sol, Pedro disse que aquele lhe confidenciou que "estava a brincar com a Felícia". Apesar de todos os desenvolvimentos do caso, afirma não estar arrependido de ter pedido à jornalista do Sol [Felícia Cabrita] que investigasse os diários do pai, explicando agora que os terá redigido com base num livro e outros papéis que guardava com noticias sobre o assunto. "Eu vi-o a escrever à mesa de jantar nesse tal diário, com o livro e outras coisas que tinha para lá guardadas", relatou ainda Pedro, explicando também que nunca foi sua intenção denunciar o pai que está agora na prisão. "O que ele diz é que está a pagar pela brincadeira que fez", disse.

José Guedes está preso preventivamente por decisão do juiz de instrução de Aveiro, depois de ter enviado a Felícia Cabrita uma mensagem dizendo estar preparado para voltar a assassinar prostitutas. O processo está relacionado com o homicídio de uma jovem em Cacia, no ano 2000.

Foi o filho do suposto "estripador de Lisboa" quem terá pedido à jornalista do Sol que averiguasse a veracidade dos escritos sobre o assassinato de várias prostitutas, depois de ter revelado o caso como um dos segredos com que tentou participar no concurso televisivo Casa dos Segredos.

Page 6: fdgnhj

1º Parágrafo: “Foi o filho… Casa dos Segredos.” – Ato assertivo

2º Parágrafo: “Numa entrevista… ao concurso da tvi.” – Ato diretivo

3º Parágrafo: “Sobre os relatos… brincar com a Felicia.”- Ato diretivo

• 4º Parágrafo: “Apesar… notícias sobre o assunto.” – Ato assertivo

• 5º Parágrafo: “Eu vi-o… disse.” – Ato diretivo

• 6º Parágrafo: “José Guedes… ano 2000.” – ato assertivo

Page 7: fdgnhj

‘Casa dos Segredos’ trama estripador de Lisboa

• "Sei quem é o estripador de Lisboa". Era este o segredo bombástico com que Joel pretendia entrar na ‘Casa dos Segredos 2'. Chegou a ser contactado pela produção e, até ao último momento, estava convencido de que iria ser concorrente do reality show da TVI. A sede de fama era tanta que, entre entrevistas e questionários, o jovem, aos 21 anos, denunciou o pai por uma série de homicídios.

• José Pedro Guedes, 46 anos, operário da construção civil de Matosinhos, já está na cadeia de Aveiro. Será o estripador, conforme o CM avançou ontem em primeira-mão, e foi preso pela Polícia Judiciária de Aveiro dia 23. Mas não pelos homicídios das três prostitutas, em 1992 e 1993. Esses crimes já prescreveram.

• Arrisca 25 anos de cadeia pela morte de Filipa Ferreira, prostituta de 18 anos, espancada e asfixiada em Cacia, Aveiro, em Janeiro de 2000. Confessou todos os homicídios, com pormenores que nunca tinham sido revelados em público. E garante que matou mais mulheres, na Alemanha, onde esteve emigrado.

• "Passaram-se onze anos, espero que seja feita justiça. Ele tem de pagar", diz ao CM Maria João, irmã de Filipa. O cadáver foi encontrado numa casa em construção, a poucos metros da rua onde a vítima morava. Estava seminua, com sinais de abuso. "Na autópsia encontraram as meias da minha irmã entaladas na garganta. Morreu asfixiada".

• Sem castigo ficam as mortes de Valentina, Maria João e Fernanda, duas esventradas na Póvoa de Santo Adrião, Loures, e uma em Entrecampos, Lisboa. O serial killer arrancou-lhes os intestinos, o coração e o fígado.

Filho de suspeito concorreu a ‘reality show’ e disse saber quem era assassino.

Page 8: fdgnhj

• 1º Parágrafo: “Filho… quem era assassino.” - Ato assertivo

• 2º Parágrafo: “Sei quem… série de homicidios.” – Ato diretivo

• 3º Parágrafo: “ José Pedro… Já prescreveram.” – Ato assertivo

• 4º Parágrafo: “Arrisca… esteve emigrado.” – Ato assertivo

• 5º Parágrafo: “Passaram-se… morreu asfixiada.” –Ato diretivo

• 6º Parágrafo: “Sem castigo… o coração e o fígado .” – Ato assertivo