Expat manual

6
2011 Manual de Acolhimento do Expatriado — Parte I

description

Teste de publicação do manual de expatriados

Transcript of Expat manual

Page 1: Expat manual

2011

Manual de Acolhimento do Expatriado — Parte I

Page 2: Expat manual

ÍNDICE

I - Introdução 1. O Projeto Carvão Moatize 2. A Vale 3. A Aliança 4. Organização Odebrecht 5. Camargo Corrêa II - Moçambique 1. Informações Gerais 2. Geografia e Clima 3. Povo e Cultura 4. Saúde III – Tete 1. Informações Gerais 2. Informações Úteis 3. Dicas e Lazer IV. Procedimentos para Expatriados no Projeto V - Feriados Nacionais VI. Terminologias locais VII. Fontes VIII. Créditos

Page 3: Expat manual

Pág. 3

I. Introdução

Este manual, tem como objetivo prestar informações importantes ao candidato, dando-lhe informações gerais sobre o país, a cidade onde está localizado o Projeto Carvão Moatize e dicas. O Consórcio Moatize espera que este manual possa constituir um im-portante instrumento de auxílio para conhecimento do candidato sobre o projeto. Traga consigo o espírito aberto para essa nova experiência, a vontade de contribuir, influenciando e ser influenciado. Após a aprovação no processo seletivo, será entregue a continuação deste manual, com informações importantes sobre a mobilização.

1. O Projecto Carvão Moatize

O Projecto Carvão Moatize está localizado em Moatize, na província de Tete, noro-este de Moçambique e pre-vê a exploração por um perí-odo de 35 anos da maior mina de carvão a céu aberto do hemisfério sul, com pro-dução média de 11 milhões de tonelada por ano. A construção e implementa-ção do Projeto Carvão Moa-tize fase I está sendo execu-tado pelo Consórcio Moatize CE, constituído pelas empre-sas Odebrecht Serviços no Exterior Ltd. (OSEL) e Camargo Corrêa Moçambique Ltd. (CCMz). Servi-ços incluem a construção civil e a montagem eletromecânica da Usina de Processamento de Carvão e as correspondentes infraestruturas, bem como a realização de 2 (dois) reassentamentos com infraestrutura completa para receber uma população de mais de 1000 (mil) famílias que atualmente habitam a área da concessão da mina.

Page 4: Expat manual

2. A Vale

A Vale Moçambique, proprietária do empreendimento Projeto Carvão Moatize, é uma empresa Brasileira presente em mais de 35 países, com mais de 100 mil co-laboradores, uma mineradora diversificada que transforma recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável. A Vale, uma das maiores empresa de mineração do mundo, tem compromisso com as comunidades onde atua, respei-tando a diversidade cultural, preservando o meio ambiente e, implementando programas sociais que contribuem para o desenvolvimento de todos. A Vale está presente em Moçambique desde novembro de 2004 quando venceu o concurso internacional para a realização de pesquisas em uma das maiores re-servas carboníferas do mundo, em Moatize, província de Tete. Em Junho de 2007 a Vale recebeu a concessão mineira, delegada pelo Governo de Moçambique.

Escritórios do Projeto Carvão Moatize

3. A Aliança

A Aliança surge como o resultado da assinatura do Contrato entre a Vale Moçambique e o Consórcio Moatize CE, formada pela OSEL - Odebrecht Serviços no Exterior Ltd. (líder do Consórcio com participação de 75 %) e a Camargo Cor-rêa Moçambique Ltd. (com participação de 25%), cujo objetivo é a Construção e Implementação do Projeto Carvão Moa-tize — Mina de Moatize. Um contrato de Aliança, fundamental-mente, significa que todos os Integran-tes, neste caso VALE e Consórcio, trabalham cooperativamente formando um úni-co time, juntos, baseados em princípios de equidade, confiança, respeito, abertu-ra, sem disputas e sem culpados, atados num plano de risco e recompensa. A Aliança (VALE + Consórcio) está comprometida a envidar todos os esforços para obter o melhor desempenho possível na execução do Contrato, especialmente, mas sem se limitar, em relação aos custos envolvidos, aos prazos que tiverem ou vierem a ser estabelecidos, segurança, proteção ao meio ambiente, responsabili-dade social e qualidade dos Serviços. O Objeto do Contrato de Aliança é a execução dos serviços de engenharia, cons-trução, suprimentos, fornecimento de equipamentos e materiais (aí incluídos os mecanismos, peças, componentes, instalações, acessórios, dentre outros), bem como o planejamento, o gerenciamento, a montagem eletromecânica e a realiza-ção de ensaios, testes e comissionamento.

Pág. 4

Page 5: Expat manual

Pág. 5

4. Organização Odebrecht

A Odebrecht é uma organização Brasileira fundada em 1944, com padrões globais de qualidade. Presta serviços de Engenharia e de Construção na maioria dos países da América do Sul, na América Central, nos Estados Uni-dos, na África, em Portugal e no Oriente Médio.

Controla a Braskem, maior empresa petroquímica da América Latina, que exporta para mais de 60 países em todos os continentes.

Desenvolve e administra projetos de infraestrutura, com foco em conces-sões e parcerias público-privadas. Desde 2007, investe no setor de Bioener-gia, concentrada na produção de etanol e açúcar e na co-geração de energi-a a partir da produção de açúcar e álcool.

Com mais de 100 mil integrantes, a Odebrecht é uma das pioneiras do Bra-sil na promoção de ações sociais e, adicionalmente aos seus compromissos empresariais, investe em projetos de educação, saúde e meio ambiente e apóia iniciativas culturais – ampliando assim, o seu escopo de contribuição ao desenvolvimento dos países aos quais serve.

A unidade ética e cultural dessa atuação é assegurada pela prática da Tec-nologia Empresarial Odebrecht (TEO), conjunto de princípios, conceitos e critérios desenvolvidos desde 1944, ano da fundação da empresa pelo en-genheiro Norberto Odebrecht.

5. Camargo Corrêa

Nascido de uma pequena empresa de construção, em 1939, o grupo, hoje, tem atuação diversificada e está estruturado em cinco divisões de negócios: Engenharia e Construção, Cimentos, Calçados, Têxteis e Siderurgia, Concessões, e Incorporação, Meio Ambiente e Corporativa.

No setor de Engenharia e Construção, a Camargo Corrêa é conhecida

por sua participação na realização de algumas das mais importantes obras de infraestruturas no Brasil, entre elas a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a ponte Rio-Niterói, o metrô de São Paulo e o Aeroporto Inter-nacional de São Paulo/Guarulhos Governador André Franco Montoro.

Em Cimento, o grupo atua no Brasil com a marca Cauê, e na Argentina,

com a marca Loma Negra, líder no mercado local. No setor de Concessões, o grupo participa da CPFL Energia e da Com-

panhia de Concessões Rodoviárias, empresas que são destaque no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Além dis-so, controla a A-port, empresa de gestão aeroportuária, recém-criada para atuar na América Latina e no Caribe.

Ponte Vasco da Gama em Lisboa, Portu-gal - Obra realizada pela Odebrecht

Hidroeléctrica de Capanda em Malange, Angola - Obra realizada pela Odebrecht

Ponte Nitorói - Rio Obra realizada pela Camargo Corrêa

Hidroeléctrica de Itaipú Obra realizada pela Camargo Corrêa

Page 6: Expat manual

Pág. 6

II. Moçambique — 1. Informações Gerais

Localização: Costa Sudeste da África

Área geográfica: 799.380 Km2

Capital: Maputo

Províncias: Moçambique está dividido em 11 províncias, são elas: Niassa, Cabo Del-

gado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Gaza, Inhambane, Maputo-

Província e Maputo-Cidade.

Fronteiras: a norte com a República da Tanzânia, a noroeste com o Malawi e a Zâm-

bia, a oeste com o Zimbabwe e a República da África do Sul, e a sul com a Suazilân-

dia e ainda a África do Sul.

Faixa Costeira: Toda a faixa leste, com cerca de 2.470 km, é banhada pelo Oceano

Índico.

Línguas: A língua oficial é o Português. Embora a língua portuguesa seja a língua de comunicação oficial, existe uma enorme diversidade de idiomas. Para a maioria da população, estes idiomas nacionais constituem a sua língua materna e a mais utili-zada na comunicação diária. A língua materna mais falada em Moçambique é o Emakhuwa, do Norte, (26.3%). Em segundo lugar está o Xichangana, do Sul, (11.4%) e em terceiro o Elomwe, do Centro, (7.9%). Data da Independência: 25 de Junho de 1975 Constituição: 30 de Novembro de 1990.

Sistema político: Democracia Multipartidária

Presidente (chefe de Estado): Armando Emílio Guebuza

Primeiro - Ministro: Aires Bonifácio Ali

Simbolos Nacionais: Emblema, Bandeira e Hino Nacional

População: 21 milhões (Fonte: INE – ano 2007)

Crescimento anual da população: 2,4%

PIB: USD 7.765 bilhões (Fonte: INE – ano 2007)

PIB per capita: US$ 473 (2008 — Fonte: Portal do Governo de Moçambique)

Moeda: Metical (MT)

Câmbio: USD $1 = 32,28 MT (Fonte: Banco de Moçambique 28/01/2011)

Principais Exportações: Alumínio, energia elétrica, camarões, algodão, caju, açú-

car e chá.

Recursos Naturais: Energia hidroelétrica, gás natural, carvão, titânio, grafite, ma-

deiras e frutos do mar.

Clima: Subtropical a tropical de sul para o norte do país.

Código Internet: mz

Código Telefônico do país: +258

Eletricidade: voltagem: 220 a 240 VAC e ciclagem 50HZ. As tomadas são tipo C

(02 pinos redondos).

Religião: 30% cristianismo (catolicismo e protestantismo); 20% islamismo

(concentrado no norte do país) e 50% cultos tradicionais.

Horário: GMT +2, o que significa que Moçambique esta 5 horas a frente do Brasil.

No horário de verão brasileiro a diferença é de 4 horas. Em relação a Portugal a

diferença é de 2 horas, sendo 3 horas quando o país está no horário de verão.