Exemplos de alguns dos recursos didáticos

4
Exemplos de alguns dos recursos didáticos: - Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; - Jornais, cartazes, revistas e livros; - Textos manuais; - Televisão - Aparelho de Som - Aparelho DVD - Filmes em DVD - Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações) - Máquina Fotográfica Digital - Computador com projetor - Instrumentos didáticos conforme a disciplina (Ex: química tubos de ensaio, biologia microscópio entre outros...) Estes são alguns dos variados recursos materiais que ajudam muito na didática de acordo com o plano de ensino proposto pelo professor. O restante fica por conta da criatividade do profissional docente, que mesmo tendo uma infinidade de recursos pode não utiliza-los corretamente, atrapalhando assim o entendimento da matéria pelos alunos, ao invés de aperfeiçoa-los. RECURSOS DIDÀTICOS • Conceito de recursos didáticos Os recursos didáticos são as ferramentas utilizadas pelo professor para facilitar o processo ensino-aprendizagem, eles podem ser os mais simples como o pincel, apagador ou os mais sofisticados como o computador, data show, câmera digital. A teoria da comunicação os define como o canal através do qual se transmitem as atividades docentes, são o sustento material das mensagens no contexto de sala de aula, qualquer objeto pode ser um recurso desde que estabeleça uma relação de interação recíproca com o aluno na construção do conhecimento, ou seja, é o meio para se chegar a um fim. A capacidade que os recursos têm de despertar e estimular os mecanismos sensoriais, principalmente os audiovisuais, faz com o aluno desenvolva sua criatividade tornando-se ativamente participante de construções cognitivas. A utilização de recursos consiste em uma mudança que abrange desde o próprio uso como também a postura do professor em abandonar práticas tradicionais que não se enquadram nos novos padrões educacionais. • Função dos recursos didáticos Os recursos didáticos têm como função aumentar o alcance das mensagens, ou seja, fazer com que o maior número de alunos possa

Transcript of Exemplos de alguns dos recursos didáticos

Page 1: Exemplos de alguns dos recursos didáticos

Exemplos de alguns dos recursos didáticos:

- Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador;

- Jornais, cartazes, revistas e livros;

- Textos manuais;

- Televisão

- Aparelho de Som

- Aparelho DVD

- Filmes em DVD

- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)

- Máquina Fotográfica Digital

- Computador com projetor

- Instrumentos didáticos conforme a disciplina (Ex: química – tubos de

ensaio, biologia – microscópio entre outros...)

Estes são alguns dos variados recursos materiais que ajudam muito

na didática de acordo com o plano de ensino proposto pelo professor.

O restante fica por conta da criatividade do profissional docente, que

mesmo tendo uma infinidade de recursos pode não utiliza-los

corretamente, atrapalhando assim o entendimento da matéria pelos

alunos, ao invés de aperfeiçoa-los.

RECURSOS DIDÀTICOS

• Conceito de recursos didáticos

Os recursos didáticos são as ferramentas utilizadas pelo professor para facilitar o processo ensino-aprendizagem, eles podem ser os mais simples como o pincel, apagador ou os mais sofisticados como o computador, data show, câmera digital. A teoria da comunicação os define como o canal através do qual se transmitem as atividades docentes, são o sustento material das mensagens no contexto de sala de aula, qualquer objeto pode ser um recurso desde que estabeleça uma relação de interação recíproca com o aluno na construção do conhecimento, ou seja, é o meio para se chegar a um fim.

A capacidade que os recursos têm de despertar e estimular os mecanismos sensoriais, principalmente os audiovisuais, faz com o aluno desenvolva sua criatividade tornando-se ativamente participante de construções cognitivas. A utilização de recursos consiste em uma mudança que abrange desde o próprio uso como também a postura do professor em abandonar práticas tradicionais que não se enquadram nos novos padrões educacionais. • Função dos recursos didáticos Os recursos didáticos têm como função aumentar o alcance das mensagens, ou seja, fazer com que o maior número de alunos possa

Page 2: Exemplos de alguns dos recursos didáticos

assimilar o conhecimento. Dessa forma, quanto maior a diversidade de recursos, melhor é a aprendizagem, pois se os estudantes não conseguem entender com um método, o uso de um segundo método pode melhorar o entendimento e fixar a mensagem para quem já compreendeu. No mundo globalizado, já não é possível se caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, a comunidade escolar já percebe a importância das tecnologias como ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O espaço escolar deve ser visto como um espaço de constantes mudanças, onde o aluno possa, de forma participativa, interagir positivamente na construção do conhecimento. Dentre os recursos tecnológicos mais avançados, está o computador com todas as suas potencialidades, inclusive a internet que é uma fonte diversificada de pesquisa de conteúdo, uma fonte de atividades variadas e interessantes multimídias, imagens, software, sons, textos, etc. Sendo o professor uma peça importante no processo pedagógico como orientador e mediador, por meio de um roteiro bem definido dos temas abordados, fornecendo pistas, questionando posições e estratégias, promovendo perspectivas de análise mais crítica por parte dos usuários. È de suma importância que ele tenha clareza de qual é objetivo do uso do computador como ferramenta pedagógica.

• Possibilidades e limitações da utilização dos recursos

Na minha prática, os recursos didáticos são ferramentas indispensáveis para dinamizar todo o trabalho que é desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Se formos pensar na diversidade de recursos que a tecnologia disponibiliza, a escola pública ainda é muito pobre e deficitária, mais precisamos utilizar tudo que temos a nossa disposição para criarmos ambientes favoráveis de aprendizagem. Quando o professor entra na sala de aula, ele já está com os recursos básicos da profissão que são livro, quadro, pincel e apagador, é necessário agora que isso mude, não podemos mais continuar nessa mesmice que perdura há séculos. Realizar atividades pedagógicas dinâmicas e mais atraentes é papel do profissional da era tecnológica, sabemos que as escolas apresentam algumas limitações quando o assunto é recurso, mas o que nos é disponível tem que ser utilizado de forma eficaz e prazerosa, porque eles podem contribuir para o desenvolvimento do educando preparando-o para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. Ensinar com as novas tecnologias só será proveitoso se mudarmos nossos paradigmas tradicionais, que mantêm distantes professores e alunos.

O que são Recursos Didáticos?

Page 3: Exemplos de alguns dos recursos didáticos

São componentes do ambiente de

aprendizagem que estimulam o aluno. Pode ser o monitor, livros e recursos da natureza, etc.

Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo recurso de didático, desde que

utilizado de forma adequada e correta.

Não podemos nos esquecer que os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as idéias em fatos e em realidades.

Eles auxiliam na transferência de situações,

experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em idéias claras e inteligíveis.

Recursos didáticos são métodos pedagógicos empregados no ensino de algum conteúdo ou

transmissão de informações.

Qual a função desses recursos:

Quando usamos de maneira adequada, os recursos de ensino colaboram para:

1- Motivar e despertar o interesse dos participantes;

2- Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;

Page 4: Exemplos de alguns dos recursos didáticos

3- Aproximar o participante da realidade;

4- Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem;

5- Oferecer informações e dados;

6- Permitir a fixação da aprendizagem;

7- Ilustrar noções mais abstratas;

8- Desenvolver a experimentação concreta.