Évora Local n.º 114

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Setembro de 2012 Sabia que... A Biblioteca Pública de Évora foi fundada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo, Arcebispo de Évora? 114 Com a participação de toda a comunidade Inaugurada a nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais A nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais foi inaugurada dia 17 com a presença de representantes de toda a comunidade, que expressaram a sua satisfação pela concretização deste importante projeto, o qual conta com todas as comodidades e equipamentos de um moderno estabelecimento de ensino.

description

Évora Local n.º 114

Transcript of Évora Local n.º 114

Page 1: Évora Local n.º 114

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Setembro de 2012

Sabia que... A Biblioteca Pública de Évora foi fundada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo, Arcebispo de Évora?

114

Com a participação de toda a comunidadeInaugurada a nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais

A nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais foi inaugurada dia 17 com a presença de representantes de toda a comunidade, que expressaram a sua satisfação pela concretização deste importante projeto, o qual conta com todas as comodidades e equipamentos de um moderno estabelecimento de ensino.

Page 2: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 03

Com a participação de toda a comunidadeInaugurada a nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais

A nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais foi inaugurada dia 17 com a presença de representantes de toda a comunidade, que expressaram a sua satisfação pela concretização deste importante projeto, o qual conta com todas as comodidades e equipamentos de um moderno estabelecimento de ensino.A Diretora do Agrupamento de Escolas nº 4, Maria de Lurdes Brito, foi a primeira a intervir, congratulando-se pela concretização da nova escola, considerando que “existem agora condições para os professores, funcionários e alunos se sentirem bem e em conjunto poderem tornar a Freguesia dos Canaviais um sítio onde ainda é mais agradável viver”. Sublinhou a importância de rentabilizar os espaços, anunciando a junção de vontades entre a Junta de Freguesia e o Agrupamento que permitirá abrir ao público a biblioteca da escola. O Presidente da Junta de Freguesia dos Canaviais, Silvino Costa, salientou a importância desta data para esta Freguesia, regozijando-se por se iniciar já o novo ano letivo nas novas instalações e na data prevista pelo Ministério da Educação. “Estas instalações vão ajudar as nossas crianças a ter o melhor sucesso escolar”, afirmou, fazendo questão de especificar que conta com todos para que esse sucesso possa ser atingido, referindo também o empenho da Junta para, em parceria com o Agrupamento, conseguir a utilização da biblioteca por todos os moradores para além do horário escolar.A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, expressou satisfação por esta inauguração e agradeceu “aos que iniciaram este projeto, aos que o desejaram, aos que o tornaram possível em todas as suas componentes e também aos que o finalizaram”.

 

300 alunos vão beneficiar do novo Centro Escolar

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, reconheceu a importância deste projeto - no qual se empenhou e cujo desenvolvimento incluiu também algumas dificuldades - e frisou que este estabelecimento “vai trazer mais qualidade à Freguesia dos Canaviais e à cidade de Évora, no sentido de assegurar melhores condições a toda a comunidade educativa”, nomeadamente aos cerca de 300 alunos que o vão frequentar. Deixou igualmente uma palavra de referência ao que este espaço significa no âmbito da política autárquica, tratando-se de um investimento da ordem dos três milhões de euros, conseguido com recursos municipais e também com a ajuda dos fundos comunitários (InAlentejo), destacando em particular a intervenção do presidente da Comissão de Gestão, António Dieb, que muito ajudou para que o projeto se concretizasse.Referiu que a gestão camarária tem um rumo para manter, que é dar prioridade a três aspetos essenciais que mobilizaram a maior parte dos recursos, mostrando exemplos concretos desse trabalho que incide na proteção dos mais desfavorecidos; na criação de condições para o desenvolvimento económico e para que o emprego surja; e na aposta na Educação.

Page 4: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 25 de JulhoCâmara de Évora diz não à extinção de qualquer freguesia

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade uma moção em que “manifesta a sua oposição à extinção de qualquer freguesia, urbana ou rural, de acordo com o processo em curso, por aquilo que representam para as populações, recusando ser cúmplice do processo que visa a descaracterização do Poder Local Democrático”. 

Esta moção, proposta pela CDU, recebeu também os contributos da Vereação socialista através do Presidente da autarquia, José Ernesto d’ Oliveira. O Vereador do PSD, António Dieb, esteve ausente da reunião pública por motivos profissionais, pelo que não expressou a sua concordância com esta posição.

Reabilitação de campos de jogos e projeto para o sucesso escolar

Foi aprovada a reafectação de verba (40 mil euros) atribuída à Junta de Freguesia dos Canaviais para a construção de equipamento desportivo na freguesia e que agora será utilizada no melhoramento e reabilitação de equipamento desportivo existente na área geográfica da freguesia. A proposta foi aprovada com três votos a favor (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

O ponto sobre a Atividade de Enriquecimento Curricular – Aprovação do acordo de Colaboração com Agrupamento para o ano letivo de 2012/2013 foi também aprovado com três votos a favor (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

Mereceu também aprovação um protocolo de cooperação a celebrar com a Escola Secundária André de Gouveia e a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, o qual se centra na implementação de uma rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar dirigido aos alunos do 3º ciclo da ESAG. Este ponto obteve três votos favoráveis (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

A proposta de fixação de contingente de táxis do concelho de Évora para os próximos dois anos foi aprovada por unanimidade. Deste modo, mantem-se o contingente atualmente existente no concelho, uma vez que a realidade atual do setor, em termos de procura, não justifica diminuir ou aumentar o número de vagas que são neste momento 48.

Contratos-programa com associações desportivas

O Documento Técnico de Ponderação para apoio às associações desportivas do concelho de Évora foi aprovado com três votos favoráveis (PS), o voto de qualidade do Presidente e três contra (CDU). Tendo em conta as limitações no presente ano que impedem a autarquia de atribuir apoio de pagamento de natureza financeira - de acordo com a legislação publicada em 2012 - foi aprovado que o valor de ponto a aplicar nas tabelas do referido documento técnico seja de 0.30 euros, valor que reflete a componente de apoio logístico e material que as associações desportivas habitualmente necessitam para a sua atividade.

A proposta camarária referente à aprovação dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo 2012, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e um da CDU e dois votos contra (CDU).

A minuta de contrato de concessão entre o Município de Évora e a Transportes Rodoviários de Évora para cujo objeto é a gestão do serviço público de transporte coletivo regular de passageiros de Évora foi aprovada com três votos a favor (PS), o voto de qualidade do Presidente e três contra (CDU).

Outros assuntos abordados

No período antes da ordem do dia, o Presidente deu conhecimento e lamentou os factos recentemente sucedidos com os Bombeiros Voluntários de Évora (perda de viaturas e ferimentos em elementos da corporação no decurso da sua missão de combate aos incêndios) e a Vereadora Cláudia Sousa Pereira, referiu as notícias que dão conta do não encerramento de escolas no concelho e da não despromoção da Urgência do Hospital de Évora, assuntos com os quais a Câmara Municipal se congratula e que tinham merecido manifestações de desagrado caso se concretizassem.

Page 6: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Biblioteca Pública de Évora foi fundada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo, Arcebispo de Évora?

Biblioteca Pública de Évora

Foi fundada em 1805, por Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas, arcebispo de Évora, com a sua livraria particular, e a do seu antecessor, Frei Joaquim Xavier Botelho de Lima, e muito acrescentada, depois de 1834, com os fundos conventuais da cidade e do distrito de Évora, de alguns legados e aquisições. Em 1931 foi considerada depósito legal das publicações editadas em Portugal. Possui documentos de grande valor histórico e cultural, manuscritos e impressos, dos séculos XIII-XX. É considerada uma das mais ricas bibliotecas portuguesas.

Page 8: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 03

Cinema Na Casa da Zorra | Setembro

Page 10: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 114

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 114