Evora Local 51

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Maio de 2011 Sabia que... O livro “História do Município de Évora” está disponível na livraria municipal? 51 A partir de 27 de Maio na Praça do Giraldo 11ª Edição da Feira do Livro de Évora A Câmara Municipal de Évora abre as portas à 11ª edição da Feira do Livro na Praça do Giraldo já na próxima sexta-feira, dia 27 de Maio, a partir das 17 horas. A Feira irá funcionar até dia 5 de Junho todos os dias das 10:00 às 13:00 e das 17:00 às 23:00, com excepção dos domingos, em que funcionará apenas no período da tarde. Este ano a Feira do Livro de Évora conta com a participação de 8 livreiros, que representam um total de 92 editoras. A Livraria Municipal, recentemente criada, também estará representada, assim como a Biblioteca Pública de Évora e o Atelier Barahona. O recinto terá espaços reservados para actividades específicas, como o Espaço Criança, dedicado à leitura de contos e trabalhos de artes plásticas, e o Espaço Livro e Autores, vocacionado para as apresentações de livros e sessões de autógrafos.

description

Evora Local 51

Transcript of Evora Local 51

Page 1: Evora Local 51

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Maio de 2011

Sabia que... O livro “História do Município de Évora” está disponível na livraria municipal?

51

A partir de 27 de Maio na Praça do Giraldo 11ª Edição da Feira do Livro de Évora

A Câmara Municipal de Évora abre as portas à 11ª edição da Feira do Livro na Praça do Giraldo já na próxima sexta-feira, dia 27 de Maio, a partir das 17 horas. A Feira irá funcionar até dia 5 de Junho todos os dias das 10:00 às 13:00 e das 17:00 às 23:00, com excepção dos domingos, em que funcionará apenas no período da tarde.Este ano a Feira do Livro de Évora conta com a participação de 8 livreiros, que representam um total de 92 editoras. A Livraria Municipal, recentemente criada, também estará representada, assim como a Biblioteca Pública de Évora e o Atelier Barahona. O recinto terá espaços reservados para actividades específicas, como o Espaço Criança, dedicado à leitura de contos e trabalhos de artes plásticas, e o Espaço Livro e Autores, vocacionado para as apresentações de livros e sessões de autógrafos.

Page 2: Evora Local 51

évoralocal / pág. 02

Page 3: Evora Local 51

évoralocal / pág. 03

A partir de 27 de Maio na Praça do Giraldo 11ª Edição da Feira do Livro de Évora

A Câmara Municipal de Évora abre as portas à 11ª edição da Feira do Livro na Praça do Giraldo já na próxima sexta-feira, dia 27 de Maio, a partir das 17 horas. A Feira irá funcionar até dia 5 de Junho todos os dias das 10:00 às 13:00 e das 17:00 às 23:00, com excepção dos domingos, em que funcionará apenas no período da tarde.Este ano a Feira do Livro de Évora conta com a participação de 8 livreiros, que representam um total de 92 editoras. A Livraria Municipal, recentemente criada, também estará representada, assim como a Biblioteca Pública de Évora e o Atelier Barahona. O recinto terá espaços reservados para actividades específicas, como o Espaço Criança, dedicado à leitura de contos e trabalhos de artes plásticas, e o Espaço Livro e Autores, vocacionado para as apresentações de livros e sessões de autógrafos.No primeiro dia, a abertura oficial da Feira terá lugar às 18 horas e do programa consta uma apresentação surpresa do ginásio Ritmos e a actuação dos Gigabombos Do Imaginário. Às 18:30 realiza-se uma Rapsódia de Leitura intitulada “25 Anos de Évora Património Mundial, 25 leituras/25 leitores” e às 21 horas é apresentado um desfile de moda pelo projecto Montra Jovem.Entre os dias 27 de Maio e 2 de Junho decorre a 1ª edição do Concurso de Poesia da Feira do Livro, que tem como objectivos criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita e também promover a poesia em língua portuguesa. No dia 4 de Junho, pelas 21:30, no recinto da Feira, serão anunciados os vencedores nas duas categorias a concurso: grupo etário dos 6 aos 14 e grupo etário a partir dos 15.

Ainda no dia 4 de Junho, mas às 18 horas, será celebrado um protocolo entre a Câmara de Évora e algumas livrarias que visará a criação do Cartão Jovem Leitor Eborense, direccionado para jovens entre os 14 e 25 anos (inclusive), com residência temporária ou permanente no concelho de Évora. Este cartão assegurará um desconto de 10% na compra de livros aos seus aderentes, durante todo o ano, nas livrarias que integram este projecto.Este ano o programa de animação da Feira procura alcançar públicos mais diversificados, em que a apresentação de livros e autores e a música serão uma constante. Da programação consta ainda um conjunto de ateliês permanentes, destinados aos diferentes públicos. As novidades acerca da Feira do Livro de Évora poderão ser acompanhadas através da página do evento no Facebook.A Feira é um projecto municipal que assume como objectivo essencial a promoção do desenvolvimento cultural através do livro e da leitura, e como objectivos complementares a dinamização do Centro Histórico e a oferta de convívio entre a população.

Page 4: Evora Local 51

évoralocal / pág. 04

Page 5: Evora Local 51

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 11 de Maio

Câmara de Évora saudou campeões eborensesA Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade um voto de saudação, congratulação e parabéns aos dois atletas eborenses que recentemente se consagraram campeões nas modalidades de Triatlo Cross e Thai Kick Boxing.O voto, apresentado pelo Vereador Manuel Melgão, será enviado ao atleta Filipe Azevedo (Campeão do Mundo Junior de Triatlo Cross) e à atleta Filipa Correia (Campeã Nacional WKA - Portugal Pro-Am 55kg - Thai Kick Boxing).O Executivo municipal criou um grupo de trabalho constituído por técnicos da autarquia, coordenados pelo arquitecto António Bouça, que realiza um trabalho de pesquisa e avaliação (Observatório) das condições no espaço público da cidade de Évora, tendo sido apresentado nesta reunião o primeiro relatório, o qual incidiu no sistema de higiene e limpeza – contentores de resíduos sólidos urbanos no Centro Histórico.Com este trabalho, pretende-se analisar os pontos fortes e fracos do sistema e aconselhar aos serviços um conjunto de medidas destinadas a melhorar o funcionamento do referido sistema.

Acrópole XXI - Estudo prévio de arquitectura aprovadoFoi aprovado por maioria, com quatro votos a favor (PS e PSD) e três contra (CDU) o Estudo Prévio de Arquitectura do Espaço Público da Acrópole de Évora e Área Envolvente, o qual está a cargo do arquitecto Carrilho da Graça.Trata-se do estudo correspondente à intervenção do Município no espaço público da plataforma monumental, e na rede dos espaços secundários e complementares do território.

Trabalho positivo na prevenção da corrupção e outros riscosA Câmara Municipal tomou conhecimento do primeiro Relatório de Monitorização do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo o de Corrupção e de outras Infracções Conexas da Câmara Municipal de Évora.

Em Julho de 2009, o Conselho de Prevenção da Corrupção (ligado ao Tribunal de Contas) emitiu uma recomendação dirigida aos órgãos máximos das entidades gestoras de dinheiros, valores ou patrimónios públicos para elaborarem este tipo de plano, tendo a Câmara de Évora elaborado o seu em finais de 2009.Neste primeiro ano de vigência, a Câmara de Évora efectuou já um trabalho positivo nesta área do qual resultou uma percentagem de execução do Plano de 90,3% (entre medidas implementadas e m implementação), o que é claramente satisfatório e espelha o esforço dos serviços e da gestão no sentido de caminhar para uma administração moderna, orientada para os resultados, para a eficiência, eficácia e qualidade, alcançados através de condutas e procedimentos pautados por critérios de integridade e transparência.

Adiada saída do sistema de águas e saneamento Foi aprovada a proposta de a Câmara Municipal dirigir ao Presidente da Assembleia Municipal de Évora um pedido de retirada da proposta camarária aprovada em Dezembro de 2010 (referente a uma eventual saída do Município do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Centro Alentejo) por alteração dos pressupostos políticos e por ter chegado uma contra proposta das Águas de Portugal (Águas Centro Alentejo com matéria que justifica a abertura de negociações visando a defesa do interesse municipal. Este ponto foi aprovado com três votos a favor (PS), três contra (CDU), uma abstenção (PSD) e o voto de qualidade favorável do Presidente.

Aprovado Projecto de Regulamento da Comissão Municipal de Economia e TurismoAprovação unânime mereceu o Projecto de Regulamento da Comissão Municipal de Economia e Turismo de Évora, com as sugestões feitas pelo Vereador António Dieb e com as alterações decorrentes de inquérito público, isto é, com a incorporação de um representante do Conselho Municipal de Juventude de Évora nas secções de Economia e de Turismo.

Page 6: Evora Local 51

évoralocal / pág. 02

Page 7: Evora Local 51

évoralocal / pág. 07

Sabia queO livro “História do Município de Évora” está disponível na livraria municipal?

O Palácio de D. Manuel recebeu no ano de 1982 a Exposição Documental, Artística e Fotográfica “História do Município de Évora”, da qual resultou o catálogo, com o mesmo nome, que o Núcleo de Documentação recomenda como leitura para este mês.

A exposição teve como responsável Túlio Espanca, que realizou a sua investigação histórica preliminar e foi autor do texto do catálogo. O historiador eborense refere nesta publicação que a exposição “pretende franquear ao público alguns valores histórico-documentais que o precioso Arquivo da Câmara Municipal de Évora conserva, assim como dos subsistentes objectos reguladores da comunidade e administração primitiva, salvos de vicissitudes trágicas, mudanças e acontecimentos que alteraram a vida e a sociedade dos nossos antepassados”

A exposição continha objectos da simbologia heráldica e da autoridade municipal; peças da mesa das sessões; tombos manuscritos do Arquivo Histórico Municipal; elementos da colecção metrológica da Casa da Balança; alfaias sacras do Condomínio Municipal e da Corporação do Corpo de Deus; objectos do Núcleo da Imagem de S. Jorge, antigo padroeiro de Portugal; e várias outras peças, como medalhas e bustos; e elementos da iconografia da cidade, pinturas, desenhos e fotografias, do século XVI ao XX, focando alguns dos mais representativos aspectos monumentais do aglomerado histórico da cidade, desde a época romana à modernidade.

Sobre a ObraTítulo: História do Município de Évora: CatálogoTexto da Introdução: Túlio EspancaEdição: Câmara Municipal de ÉvoraData: 1982Consulta e empréstimo: Núcleo de Documentação/Livraria Municipal

Page 8: Evora Local 51

évoralocal / pág. 06

Page 9: Evora Local 51

évoralocal / pág. 09

TEATRO Garcia de Resende

Maio/Junho′11

31 de Maio a 5 de Junho 12ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora - BIME

Page 10: Evora Local 51

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Evora Local 51

évoralocal / pág. 11

Page 12: Evora Local 51