Ética no Jornalismo

29
• Seminário Sobre:

description

Este trabalho desenvolvido pelos estudantes de comunicação social - habilitação em jornalismo das faculdades Integradas Ipitanga, trata sobre a ética no jornalismo e na comunicação. Obs.: A professora de Filosofia Maria Tereza deu nota 10 na apresentação deste trabalho.Dúvidas: [email protected]

Transcript of Ética no Jornalismo

Page 1: Ética no Jornalismo

• Seminário Sobre:

Page 2: Ética no Jornalismo

É uma doutrina filosófica que tem por objeto a moral no tempo e no espaço, com vistas à felicidade. Rosana.

Page 3: Ética no Jornalismo

Também é uma arte, pois não é totalmente redutível a regras, nem é 100% transmissível por ensino. É um dom que vem de berço! Rosana.

Page 4: Ética no Jornalismo

A existência da moral, não significa, naturalmente a existência da ética.

Moral é um sistema de normas,princípios e valores, onde são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos.

A ética portanto, é a interpretação e fundamentação da moral. Rosana.

Page 5: Ética no Jornalismo

O bem e o mal provêm do uso que os profissionais fazem dos meios de comunicação.Embora os atos de comunicação,com freqüência , tenham conseqüências involuntárias, são os jornalistas que escolhem usar a mídia para finalidades positivas ou negativas, de modo correto ou incorreto.

Monica.

Page 6: Ética no Jornalismo

Monica.

Nos últimos anos, houve uma revolução mundial no modo de perceber os valores e a comunicação social teve um papel importante nesta transformação, pois refletiu novas atitudes e estilos. Se não houver ética nas informações passadas pelos jornalistas, ao mesmo tempo que a comunicação social pode ser instrumento de unidade e compreensão mútua, pode ser veículo de uma visão deformadora.

Page 7: Ética no Jornalismo

Os meios de comunicação sempre serão instrumentos, ferramentas disponíveis para o uso do bem e do mal.A ética midiática não concerne apenas aos especialistas, pelo contrário, é responsabilidade de todos. De resto,no mundo da mass media as dificuldades inerentes a comunicação são com freqüência enaltecidas pela ideologia,pela avidez do lucro e do controle político.Por trás de um jornal há sempre um grupo de políticos envolvidos.Monica.

Page 8: Ética no Jornalismo

TATI

Na história contemporânea brasileira a imprensa venceu grandes percalços, como a censura, que mascarava a realidade, contribuindo sobremaneira para o avanço democrático no Brasil. Conquanto nesses 16 anos de imprensa livre, um outro problema surgiu nos meios de comunicação, a questão ética.

Page 9: Ética no Jornalismo

TATI

No decorrer desta história, políticos souberam criar fatos, que visaram consolidar suas imagens públicas. A cobertura jornalística sobre política no Brasil sempre foi conceituada como exagerada, pois com a efervescência que ergue-se sobre os meios de comunicação, cada declaração ou gesto de políticos notórios é reproduzida pelos jornais, televisões, emissoras de rádio e internet, sem contudo, representar algo de novo.

Page 10: Ética no Jornalismo

TATI

Atualmente, aparecer é inevitável é para alguns políticos, quanto mais, melhor, suas declarações são proporcionais as fotos, o que vale é sua imagem estampada, de preferência na primeira página. Os meios de comunicação se empanturram e se sustentam com essas fontes. 

Page 11: Ética no Jornalismo

Então, como é que fica a questão ética nesse contexto?.

Infelizmente, a ética de alguns jornalistas e de algumas empresas confundem-se com interesses escusos de políticos. Princípio básico: o jornalista escreve para o seu leitor, o exercício de um jornalismo sério e ético é a pedra de toque do contrato com os leitores.

TATI

Page 12: Ética no Jornalismo

RUY

A divulgação da informação precisa e correta, independente de LINHA POLÍTICA de seus proprietários sem mentir para a população é dever dos meios de comunicação e dos Jornalistas.

Page 13: Ética no Jornalismo

Nicolau Maquiavel

“É ético o que interessa ao bem comum e não o que interessa meramente ao príncipe”.

Ruy

Page 14: Ética no Jornalismo

RUY

Page 15: Ética no Jornalismo

RUY

Page 16: Ética no Jornalismo

Eliene

A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.

O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao Código de Ética.

Base de um jornalismo ético:

Page 17: Ética no Jornalismo

Eliene

O Profissão Repórter é um programa jornalístico  semanal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de terça-feira, das 23h30 à 00h ou 23h55. Originalmente foi criado como um quadro do programa Fantástico, tornando-se um programa fixo na emissora em 2008,pois apresenta conteúdos de relevância social.

Page 18: Ética no Jornalismo

Eliene

Caco Barcellos e uma equipe de jovens repórteres vão às ruas, juntos, para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia. Cada repórter tem sempre uma missão a cumprir, o que envolve tarefas tanto na realização da reportagem ao vivo quanto na finalização da mesma. 

O Programa divulga os fatos e as informações de interesse público.

Page 19: Ética no Jornalismo

A informação como um bem público é vital à democracia e deve ser respeitada. "A democracia se apresenta como um critério ético fundamental para a comunicação na medida em que fornece condições de sermos todos iguais em direitos, deveres e dignidade; sem ela, mergulhamos no arbítrio, na barbárie, no pântano dos privilégios e da corrupção.

Vanessa

Page 20: Ética no Jornalismo

O art. 6º do Código de Ética diz que o exercício da profissão do jornalista é uma atividade de natureza social e com finalidade pública. Mas o que vemos hoje é a conduta do jornalista subordinada a interesses das empresas e a dinheiro.A mercantilização da notícia, o sensacionalismo desmedido, a corrupção dos valores éticos se tornaram práticas corriqueiras.

Vanessa

Page 21: Ética no Jornalismo

Ísis

Características de jornalistas éticos:

O profissional que não impede a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de idéias;

Não usa o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime, tão pouco usa as redes sociais para desqualificar a dignidade da pessoa humana.

Aquele que respeita o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;

Page 22: Ética no Jornalismo

“PASMEM: Claudia Leitte exibe celulites”

Cadê o interesse social na informação divulgada? Ísis

Page 23: Ética no Jornalismo

“(...) Parecem aquelas perninhas de sabiá... Hahahahaha...(...)”

Ísis

Page 24: Ética no Jornalismo

Alex Lopes – TV Aratu.

Page 25: Ética no Jornalismo

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS

Encaminha ao Ministério Público casos de violação ao código de ética que também configure crime, contravenção ou dano à categoria.

Ísis

Page 26: Ética no Jornalismo

Ana Paula Padrão

Ísis

Page 27: Ética no Jornalismo

PALESTRA DE ANA PAULA PADRÃO SOBRE ÉTICA NO JORNALISMO

Ísis

Page 28: Ética no Jornalismo
Page 29: Ética no Jornalismo

Seminário Elaborado por :

Eliene de Jesus

Isis Nogueira

Monica Ceza

Rosana Freitas

Tatiana Pinheiro

Vanessa Oliveira