Estudo Popai

24
Digital Signage. Estudo mundial. Oportunidades e riscos. A sinalização digital está revolucionando o mercado de mídia. Poucos compreendem todos os contextos. Consultamos todos eles. POPAI DS. O primeiro estudo mundial.

Transcript of Estudo Popai

Page 1: Estudo Popai

Digital Signage.Estudo mundial. Oportunidades e riscos.

A sinalização digital está revolucionando o mercado de mídia. Poucos compreendem todos os contextos. Consultamos todos eles. POPAI DS. O primeiro estudo mundial.

Page 2: Estudo Popai

notas de boas-vindas

Page 3: Estudo Popai

A sinalização digital está pavimentando a estrada em todo o mundo. A sinalização digital oferece aos consumidores orientações para mergulhar no mundo de marcas e produtos nos pontos de vendas (POS).

Estamos muito felizes hoje de lhes apresentar o caminho para o mundo da sinalização digital através do primeiro estudo mundial. Este estudo é o re-sultado da cooperação planejada e exclusiva de vários agentes. Entendemos a sinalização digital principalmente como um programa holístico, baseado em conceitos de conteúdos e implementado de uma forma tecnicamente precisa e cujo sucesso é controlado. O pleno potencial deste novo meio se desenvolverá somente se a sinalização digital for incluída estrategica-mente no ponto de venda e nas estratégias de marca. Para tal, é necessário muito mais do que pavimentar a estrada: este é um mundo de inspiração, comunicação, diálogo e intercâmbio social nos PDVs. Estamos orgulhosos por nossa contribuição para a avaliação dos impulsionadores básicos do sucesso deste meio através deste estudo. Nossos sinceros agradecimentos a nossos parceiros. Nossa cooperação mostra o entendimento conjunto da sinalização digital como um processo integrado.

Gostaríamos de convidá-lo a mergulhar no mercado da sinalização digital através deste estudo e a observar as oportunidades de compartilhar o grande futuro de sucesso da sinalização digital.

Saudações calorosas desde Heidelberg,Um abraço,

A sinalização digital está revolu-cionando o mercado de mídia.Observações e boas-vindas de dois mentores do estudo

notas de boas-vindas

Wilhelm Kampik,Gerente geral doGIM Gesellschaft fürInnovative Marktforschung mbH

Susanne Sorg,Presidente da POPAI D-A-CH, Direção de Marketing/CRM with real - SB-Warenhaus GmbH

O que significa o termo “sinalização digital”, que é tão comentado na mídia e discutido nas salas de conferências? Qual o tamanho do mercado da sinalização digital? Onde estão as oportunidades, os riscos e o potencial deste mercado? Na realidade, ele é um mercado à parte? Qual é a história de sucesso? A tecnologia que habilita, o conteúdo do anunciante, ou a interação ideal dos dois? Como a indústria, o comércio e a ciência encaram a “sinaliza-ção digital”? Os comerciais clássicos de TV continuarão a perder poder e a sinalização digital (DS) os substituirá? Qual o impacto disto nos orçamentos de marketing do comércio e indústria? …. A lista de questões poderia seguir indefinidamente.

POPAI, a associação mundial de “Marketing at Retail” avaliou estas questões e muitas outras e pôs-se a trabalhar, juntamente com a Gesellschaft für inno-vative Marktforschung (GIM), para encontrar algumas respostas. No proces-so, estiveram envolvidos e foram entrevistados especialistas, operadores (por ex: varejistas) e fornecedores (como fabricantes de monitores e fornecedores de infra-estrutura) dos 5 continentes. A concepção e implementação do estudo pelo mundo ocorreu em um processo executado em diversos níveis e com garantia de qualidade. O estudo, que já está publicado, é único e oferece compreensão sobre a sinalização digital. A equipe completa do projeto tem orgulho de ter feito parte de um estudo de tal magnitude e impacto.

Meus agradecimentos vão não somente aos muitos que ajudaram e aos men-tores do estudo, mas também aos patrocinadores, Publicis e Hughes, cujo suporte possibilitou a realização do projeto.

Com os melhores votos,

Page 4: Estudo Popai

sinalização digital

Page 5: Estudo Popai

digital in-store merchandising

captive audience networks

digital media networks

place-based media

intelligent visual info system

mídia digital no POS

narrow casting

electronic display networks

data casting

out-of-home media networks

Hoje em dia, a mídia digital está sendo cada vez mais usada como ferramenta de comunicação nos pontos de venda (PDV). Os conceitos atuais variam da apresentação de programas da TV aberta, TV Powerpoint a conceitos estra-tégicos com conteúdo especialmente produzido e cobertura nacional. Infelizmente, são raras as avaliações sobre quais destes conceitos interessam a clientes e funcionários e que metas são alcançadas.

Em geral, atualmente não há uma resposta simples para a pergunta „o que é sinalização digital?” Todas as telas públi-cas são parte dela? Ou o conteúdo da difusão determina a classificação?

Na elaboração deste estudo, foram entrevistados especia-listas de todo o mundo. Os primeiros resultados mostram que uma diferenciação de sinalização digital por tecnologia, como é amplamente feito na literatura, não oferece result-ados suficientes. As respostas a estas questões parecem ser mais fáceis quando nos concentramos nas pessoas. As pessoas como audiência e consumidores da mídia digital.

Na busca por uma definição vinculadora para sinalização digital, perguntamos a nós mesmos e aos nossos parceiros de entrevistas: é possível falar de sinalização digital sempre que as pessoas encontram mídia digital fora de suas casas? Se for assim, então todas as ferramentas de diálogo digital também poderiam ser incluídas. Isso expande e dilui dema-siadamente a sinalização digital como um mercado e um meio à parte? Como resultado, obtivemos as definições a seguir para sinalização digital:

1. Um meio de comunicação digital2. que é consumido por pessoas fora de suas casas3. e que é constituído como uma mídia de massa.

Há uma demanda mundial por mídias de comunicação às quais se podem aplicar as definições acima e que são usadas para diversas aplicações. Várias projeções prevêem taxas de crescimento extraordinárias para os próximos anos. Alguns antecipam consideráveis alterações nas vendas de mídia em favor da sinalização digital. As possibilidades, oportuni-dades e também os riscos são desafiadores.

Marcas, varejistas e outros operadores do espaço público estão diretamente envolvidos. Os projetos de sinalização digital são complexos e freqüentemente projetados para longo prazo, e diversas disciplinas estão trabalhando lado a lado nestes projetos. O estudo analisa o que é considerado como sinalização digital, quais são os riscos, oportunidades, potenciais e barreiras para a entrada no mercado que exis-tem em todo o mundo.

O que é sinalização digital?E por que ela diz respeito a todos nós.

sinalização digital

Page 6: Estudo Popai

visão e objetivo

Page 7: Estudo Popai

- Levantamento global

- Qualitativo e bem fundamentado

- Independente

- Trabalho de referência

- Contextos e particularidades

regionais e globais

- Envolvimento de todos os

elementos, conceitos e participantes

do mercado

A idéia de publicar um estudo sobre mídia digital não é nova. Há numerosos artigos que registram impactos, con-ceitos e pilotos relativos a projetos existentes e subdivisões específicas, assim como propósitos de aplicação.

Há três diferenças fundamentais completamente novas quando se compara este estudo a todos os demais materiais:

I. Levantamento global com um método e abordagem integradosII. Pesquisa qualitativa de todos os elementos do processo, opções de aplicação e grupos-alvo da mídia digitalIII. Total independência de fabricantes e lobbies.

Em um amplo debate com todos os países-membros e seus representantes, a POPAI, a única associação mundial de merchandising no ponto de venda a acompanhar a história há 70 anos, definiu que as questões referentes à mídia digital são praticamente idênticas em todas as regiões. Conceitos, conteúdos, impactos e sua medição, possíveis modelos de financiamento, mídia marketing, opções técnicas e a confi-guração geral estão sendo questionados em todo o mundo. E em todas as partes, os participantes do mercado, forne-cedores de serviço e empresas de marca estão procurando referências e melhores práticas. Por este motivo fizemos um estudo em escala mundial sobre e para o mercado.

POPAI e GIM (Gesellschaft für innovative Martkfor-schung) uniram-se para desenvolver uma análise global relevante e sólida do mercado de sinalização digital, dos conceitos e projetos existentes e também dos participantes do mercado e suas previsões para os próximos anos.O resultado, o primeiro estudo mundial sobre sinalização digital, fornecerá um manual para operadores, potenciais operadores, observadores e tomadores de decisão que será um guia abrangente de todas as parcelas do mercado, que

pode servir como um trabalho de referência e que, como o catálogo telefônico, terá um espaço na mesa de todas as partes próximas ao mercado em todo o mundo.

Entretanto, o estudo não apresentará dados estatísticos nem os ilustrará em tabelas, mas lançará luz sobre o assunto de sinalização digital de uma forma abrangente e conclusiva, baseada em entrevistas com milhares de participantes no mercado, dezenas de especialistas e líderes da indústria, comércio, ciência e setor de serviços.

O estudo entra em detalhes sobre particularidades regionais somente o necessário para realizar comparações entre conti-nentes, regiões e países. Diversos capítulos sobre conti-nentes, regiões e países importantes fornecem compreensão localizada ao leitor local, enquanto capítulos abrangentes trazem uma visão global.

Visão e objetivo do estudoE por que foi necessário estudar o mundo todo.

visão e objetivo

Page 8: Estudo Popai

grupos-alvo

Page 9: Estudo Popai

grupos-alvo

Todo análisis relevante de la señalización digital debe co-menzar analizando a los grupos objetivos. En consecuencia, POPAI y GIM analizaron a tres grupos objetivosy diseña-ron la encuesta en torno a ellos.

Industria de marcasLa industria de marcas representa el consumidor de publici-dad más grande del mundo. Y en consecuencia se debe ana-lizar cada medida y poner a prueba su respectiva eficiencia. Un medio de publicidad que permite comunicarse con el comprador directamente en el lugar decisivo (POS, el mo-mento de la verdad) y que también transporta imágenes de la marca y comunicación de valor, resulta muy interesante. Incluso las posibilidades de apariencia, ya sea el contenido de la marca, comercial o de los patrocinadores, son versá-tiles. Y exactamente por estas razones, la señalización digital se debe entender dentro de la industria de marcas y luego se puede aplicar correctamente dentro de los componentes de la comunicación. Para las marcas con lugares de ventas e in-formación propios, se analizará la posibilidad de un medio de señalización digital dedicado a una marca y se calcularán los beneficios y costes asociados.

Minoristas y mercadoEs difícil identificar los posibles lugares de transmisión para los medios de señalización digital. La industria minorista (gastronomía, DIY (hágalo usted mismo, por sus siglas en inglés), fármacos y otros minoristas) representa una plataforma posible y natural. Aquí, la gente está en busca de algo nuevo, desea emoción e información, orientación y co-municación cercana. Y las industrias posibles todavía tienen mucho espacio para desarrollarse. Nuestras conclusiones abarcan desde proveedores de servicios financieros (bancos, compañías de seguros), fabricantes automotrices (conce-sionarios y sucursales), hospitalidad (hoteles, restaurantes, bares, clubes), espacios públicos e infraestructura (aero-

puertos, estaciones de trenes, aviación, trenes, autobuses, taxis, ascensores) hasta el sector de salud (farmacias, salas de espera) y más. Al mismo tiempo, parece que el lugar cor-recto de transmisión requiere un enfoque extremadamente individual del medio.

Proveedores de serviciosPara identificar a todos los proveedores de servicios posib-les y necesarios dentro del programa de señalización digital se debe crear una perspectiva general dentro de los enfo-ques y conceptos existentes y futuros. Se entrevistó a siete grupos clave diferentes: agencias de publicidad y marketing de publicidad, consultoras de conceptos y marcas, pro-ductores y agencias de publicidad, empresas de estudio de mercado y acompañamiento, proveedores y proveedores de servicios de/en torno a la gestión de contenido, pro-veedores de tecnologías e infraestructura y/o proveedores de servicios, coordinadores de proyectos y contratistas generales.

¿Y las personas en general?En el debate inicial acerca de los objetivos y contenidos del estudio, se analizó si las personas como compradores, con-sumidores de publicidad y usuarios finales de cada medio de señalización digital no debían participar de un estudio detallado. Existen muchísimas encuestas acerca de los con-sumidores y sus actitudes mundialmente conocidas por los autores del estudio y reflejadas en la evaluación. Además, descubrimos que todos los expertos entrevistados aplicaron una gran parte de su auto-reflexión en el efecto final sobre las personas. Este conocimiento también se tomó en cuenta para el estudio.

Grupos-alvo do estudoY por qué es importante para usted.

Page 10: Estudo Popai

�0

detalhes

Page 11: Estudo Popai

��

Possibilidades

Expectativas

Impulsionadores do

sucesso

Projetos mundiais

Riscos

Armadilhas

Estratégias para evitá-las

Estratégias para

desviá-las

detalhes

Mercado potencial em todo o mundo / por regiãoA avaliação do mercado potencial para sinalização digital re-presenta um grande papel nas considerações de investimen-to, assim como em termos de possíveis formas de finan-ciamento. Ao mesmo tempo, é possível observar grandes diferenças ao redor do mundo em relação ao estágio de desenvolvimento, dependendo da região. O leitor ficará surpreso por saber onde há projetos que vêm sendo imple-mentados com sucesso há muito tempo e onde o mercado ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Opções para fornecedores, indústria e mercado / comércioAs opções para a aplicação da sinalização digital são vari-adas e dependem do posicionamento estratégico do meio. Foram analisadas instruções já existentes de programas rela-cionados e as opções referentes a redes e aplicações futuras foram detalhadamente levantadas, analisadas e comparadas com idéias dos grupos-alvo respectivos.

Expectativas de todos os grupos de interesseCada um dos grupos-alvo estudados tem uma gama de expectativas sobre plataformas de comunicação e portanto também de sinalização digital. Além dos grupos-alvo, entre-tanto, uma série de outros grupos de interesse também são relevantes para o sucesso e/ou fracasso de tais programas e para a exploração ideal de todas as opções assim como para a maximização do sucesso econômico e qualitativo. Nesta parte do estudo, as análises se concentram na motivação dos compradores, observadores e consumidores de mídia, no ambiente social em torno do local do broadcast relacio-nado, particularidades demográficas dos mesmos e as impli-cações dos grupos de fornecedores de serviços financeiros, das autoridades reguladoras e de outros grupos de interesse.

Análises de conceitos e processos com sucesso global.Analisamos uma série de projetos implementados anteriormente e apresentamos seus impulsionadores ao sucesso e riscos. Além de explorar os impulsionadores ao sucesso, também são analisados os riscos associados aos programas de sinalização digital.

Detalhes sobre os objetivos do estudoE o que nós analisamos para você.

Page 12: Estudo Popai

��

detalhes

Concepção

Financiamento

Conteúdo

Gerenciamento de projeto

Infra-estrutura

Pesquisa de acompanhamento

Sinalização digital

Apresentam-se as armadilhas típicas, juntamente com explanações sobre as estratégias para evitá-las e/ou desviá-las adotadas por participantes do mercado.

Conceitos de financiamento e investimentoPodemos observar uma grande variedade de conceitos de investimento e de financiamento nas iniciativas de sina-lização digital. Dentre eles, os investimentos internos de orçamentos de marketing ou de vendas e investimentos externos de capital externo ou interno são as formas mais freqüentes, assim como as várias formas de organização dos projetos de sinalização digital, dentre outros como projeto, divisão, iniciativa empreendedora ou joint-venture. O estu-do analisa os diversos conceitos e modelos e apresenta-os em detalhe.

Métodos e modelos de venda de mídiaDependendo do objetivo básico do meio, os parceiros de publicidade externos são levados em consideração para o refinanciamento do programa de sinalização digital. Nossa observação mostrou um mix de diversas estratégias de vendas de mídia no mercado. Os parceiros envolvidos são tão heterogêneos quanto os modelos de marketing e prazos. Conceitos, métodos, prazos e modelos de parcerias são analisados, assim como a questão da fonte de orçamento.

Pesquisa e gerenciamento de projetosUm meio só pode ter sucesso e ser percebido como rele-vante se diversos pressupostos básicos estiverem claros e forem considerados tanto na concepção quanto no desen-volvimento posterior do programa como pressupostos centrais. Nossas análises mostraram que iniciativas de sucesso associam muito significado à pesquisa de acom-panhamento desde o início e que se desenvolvem pesquisas de mercado na análise e desenvolvimento do programa durante todo o período de realização. Em uma iniciativa de sinalização digital, o gerenciamento de projeto também desempenha um papel chave. Aqui, experiência, conheci-mento, processos, planos e estágios de trabalho são centra-lizados, analisados, processados, comunicados e acompan-hados. As diversas variantes dos métodos e implementações são apresentadas em detalhe.

Conceitos, conteúdos e gerenciamento de marcaA meta básica do operador e os resultados da pesquisa e motivação do grupo-alvo são freqüentemente considera-dos em um conceito de programa abrangente, que inclui uma série de estratégias e/ou de elementos de conceito

como resultado.Observamos implementações de uma estratégia de comuni-cação e de marca sustentável em todos os aspectos do meio e analisamos os diferentes conceitos. Os conteúdos deriva-dos aplicados aparecem em diferentes modos e formatos. Os vários formatos e os motivos são analisados, assim como são identificados os prós e os contras.

Tecnologia, implementação e processosA infra-estrutura necessária em uma iniciativa de sinalização digital é complexa e consiste em uma série de componen-tes de hardware e software além de serviços relacionados. Dentre outros, analisamos soluções e conceitos individuais em diversos campos. Conceitos e métodos comprovados e inovadores são examinados e apresentados em detalhe.

Page 13: Estudo Popai

��

detailsdetalhes

��

Page 14: Estudo Popai

��

conteúdo do estudo

Page 15: Estudo Popai

��

conteúdo do estudo

1 Boas-vindas1.1 Introdução POPAI (Dick Blatt, Susanne Sorg)1.2 Introdução GIM (Dr. Stephan Telschow)1.3 Introdução Hughes (Fabian Keller)1.4 Introdução Publicis (Martin Wider) 2 Resumo executivo 3 Projeto & metodologia do estudo3.1 Projeto do estudo3.2 Verificações pontuais3.3 Metodologia de procedimentos 4 O mercado global de sinalização digital4.1 O que é sinalização digital4.1.1 Evolução da sinalização digital4.1.2 Elementos básicos da percepção heterogênea dos assuntos4.1.3 Definição de sinalização digital4.1.4 Diferenciação e definição baseada nos resultados de teste4.2 Grupos-alvo da sinalização digital4.2.1 Mercados e indústrias4.2.2 Participantes periféricos do mercado e grupos de interesse4.3 O mercado atual da sinalização digital4.3.1 Conceitos e métodos existentes para plataformas de sinalização digital4.3.2 Conceitos de financiamento e investimento existentes4.3.3 Dados básicos do mercado4.3.4 Perspectivas de mercado de diferentes grupos de fornecedores4.3.5 Projetos, volumes, anotações sobre fornecedores/mercado/ região4.4 O mercado dos fornecedores4.4.1 Venda de mídia e marketing4.4.2 Gerenciamento de projeto4.4.3 Pesquisa de acompanhamento e de mercado4.4.4 Concepção e gerenciamento/consultoria de marca4.4.5 Produção e conteúdo4.4.6 Gerenciamento de conteúdo4.4.7 Implementação de infra-estrutura e operacional4.4.8 Métodos de fornecedores de serviços gerais4.5 Potenciais usuários de sinalização digital4.5.1 Indústria de varejo4.5.2 Companhias de marca4.5.3 Fabricantes de veículos4.5.4 Bancos e empresas de seguro4.5.5 Transporte e infra-estrutura4.5.6 Operadores de serviços4.5.7 Outros grupos de usuários4.6 Oportunidades e barreiras4.6.1 Descrição breve das teses subjacentes4.6.2 Oportunidades, anotações sobre fornecedores/mercado/região4.6.3 Barreiras, anotações sobre fornecedores/mercado/região4.7 Projeção até 20104.7.1 Potenciais qualitativos4.7.2 Evolução dos conceitos de sinalização digital4.7.3 Perspectivas de padronização da sinalização digital4.7.4 Tendências nos mercados fornecedores4.7.8 Volume de mercado

5 Os mercados regionais de sinalização digital5.1 Europa5.1.1 Particularidades do mercado regional5.1.2 Atores-chave entre os fornecedores5.1.3 Volume atual de mercado5.1.4 Projetos de referência5.1.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.1.6 Perspectivas do mercado regional5.2 Alemanha-Áustria-Suíça5.2.1 Particularidades do mercado regional5.2.2 Atores-chave entre os fornecedores5.2.3 Volume atual de mercado5.2.4 Projetos de referência5.2.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.2.6 Perspectivas do mercado regional5.3 EUA e Canadá5.3.1 Particularidades do mercado regional5.3.2 Atores-chave entre os fornecedores5.3.3 Volume atual de mercado5.3.4 Projetos de referência5.3.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.3.6 Perspectivas do mercado regional5.4 África5.4.1 Particularidades do mercado regional5.4.2 Atores-chave entre os fornecedores5.4.3 Volume atual de mercado5.4.4 Projetos de referência5.4.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.4.6 Perspectivas do mercado regional5.5 Ásia5.5.1 Particularidades do mercado regional5.5.2 Atores-chave entre os fornecedores5.5.3 Volume atual de mercado5.5.4 Projetos de referência5.5.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.6.6 Perspectivas do mercado regional5.6 Austrália5.6.1 Particularidades do mercado regional5.6.2 Atores-chave entre os fornecedores5.6.3 Volume atual de mercado5.6.4 Projetos de referência5.6.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.6.6 Perspectivas do mercado regional5.7 América do Sul5.7.1 Particularidades do mercado regional5.7.2 Atores-chave entre os fornecedores5.7.3 Volume atual de mercado5.7.4 Projetos de referência5.7.5 Testemunhos / entrevistas com especialistas no mercado regional5.7.6 Perspectivas do mercado regional 6 Anexo: Avaliação em detalhes, gráficos

Tabela provisória de conteúdoIsto é o que você pode esperar.

Page 16: Estudo Popai

��

projeto & metodologia do estudo

Page 17: Estudo Popai

��

Por muitos anos, a equipe GIM montada pelo Dr. Ste-phan Telschow, diretor do GIM Competence Center POS Research, tem relacionado métodos qualitativos e quantita-tivos com sucesso para obter uma compreensão holística e completa dos compradores nos PDVs.Neste estudo, foi aplicado um mix de diversos métodos. O estudo foi dividido em quatro fases de campo global, que foram seguidas por uma sólida análise científica e apresentação.

Estudo inicial com especialistasNo primeiro estágio do estudo, diversos especialistas foram consultados em todo o mundo através de entrevistas ori-entadas para qualidade e exploração. O objetivo era obter uma compreensão inicial da sinalização digital em mercados individuais e preparar o estudo principal adequadamente. A gama de assuntos consultados foi relativamente ampla: da compreensão dos conceitos de sinalização digital a soluções atuais até a avaliação de benefícios atuais e potenciais fu-turos. A partir dos detalhes então obtidos, foram extraídos aqueles temas e assuntos considerados relevantes para os grupos-alvo do estudo.

Estudo quantitativo global de mercado (fornecedor)Baseado na análise destes dados, um estudo global on-line foi realizado no segundo estágio. O objetivo era mapear o mercado o mais amplamente possível do lado dos fornece-dores e quanto às soluções de sinalização digital e envol-ver todos os atores relevantes. O resultado é uma análise detalhada das estruturas de fornecimento e expectativas do mercado de sinalização digital. Os aspectos principais são os métodos, estratégias e implementação; métodos concei-tuais e empreendedores; avaliação da relevância de soluções de sinalização digital em diferentes mercados fornecedores, indústrias e regiões; previsões de crescimento tanto nos mercados regionais quanto em verticais; uma visão geral dos projetos atualmente implementados, tendências e a evolução futura.

Estudo quantitativo global de indústria / marcaNo terceiro estágio, o lado da demanda do mercado foi revelado pelo mesmo método. Desta vez, os grupos-alvo foram operadores potenciais e empresas de publicidade que poderiam estar interessadas em soluções de sinalização digital, como varejistas, empresas de marca, operadores de POIs ou provedores de serviços com seus próprios pontos comerciais, e diversos outros. Por meio deste, as indústrias com um po-tencial particularmente alto foram identificadas e selecionadas para verificações pontuais. Os resultados são expectativas, padrões e requisitos em termos de soluções de sinalização digital; motivos e barreiras atuais na implementação de tais projetos; efeitos esperados das soluções de sinalização digital; previsões para o desenvolvimento futuro.

Entrevistas com especialistas e pessoal do setorOs dados concretos dos estudos on-line são complementados por entrevistas aprofundadas com atores-chave globais (espe-cialistas e pessoal do setor tanto do lado da demanda quanto do fornecedor) do mercado. Aqui, os resultados dos estudos on-line são abordados e aprofundados. Isto gera avaliações em detalhe e uma validação qualitativa dos resultados dos estudos on-line.

Apresentação dos resultadosA apresentação de todos os resultados é diferenciada por indústria, mercado e região. Os resultados são reforçados com informações de dados representativos e são editados para apresentação em um relatório abrangente e analisados por opiniões de especialistas, bem como fornecidos siste-maticamente em uma lista de tabelas. O resultado é um livro de referência sobre sinalização digital e o primeiro estudo científico global.

projeto & metodologia do estudo

Criação do estudoA metodologia GIM – pesquisa de mercado qualitativa

Page 18: Estudo Popai

��

patrocinadores

A HUGHES faz negócios em mais de 100 países. Com mais de 1 milhão de instalações, a HUGHES é o líder global de mercado em soluções de comunicação comple-xas e mídia. Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo entram em contato com a mídia e as soluções da HUGHES; com suporte e operação mundiais e centros de rede monitorando suas soluções para clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A HUGHES foi fundada em 1932 por Howard Hughes e hoje é a última empresa no mundo a estar diretamente associada ao nome de seu fundador.

A HUGHES dá alta prioridade à mídia digital. Há mais de 10 anos, os primeiros projetos de sinalização digital foram implementados em empresas de varejo nos EUA e esta unidade de negócio tem estado em permanente desenvolvi-mento. Hoje, os serviços de sinalização digital da HUGHES cobrem uma ampla gama em diversas indústrias e apli-cações. A HUGHES aparece freqüentemente como um prestador de serviços gerais, em parcerias de entretenimen-to com agências líderes, empresas de marketing, financeiras e de serviços.

A HUGHES é ativa em associações, considerando esta uma tarefa de desenvolvimento da indústria e do mercado e para otimizar as possibilidades de todos os participantes do mer-cado. A HUGHES é um membro global da POPAI.

Fabian KellerDiretor de negócios de mídia da [email protected]

Fundada em 1959, a Publicis Frankfurt está posicionada hoje como a agência do consumidor dentre as agências German Publicis. Nós atendemos marcas que se tornaram perma-nentes na vida diária dos consumidores. As marcas repre-sentam negócios lucrativos para a indústria de varejo. Marcas contam em campanhas populares e de impacto de massa. Marcas populares como Maggi, Renault, Alete, Hewlett-Pack-ard, Geramont, Tempo, Garnier e Deutsche Bahn.

Nós desenvolvemos nossas campanhas com uma com-preensão profunda dos consumidores e de suas percepções. Intensivamente nos engajamos nos desejos e atitudes dos consumidores. Nós pesquisamos suas rotinas diárias, seu uso da mídia e seus padrões de compras. E pessoalmente os acompanhamos ao ponto da verdade. O ponto de venda.

Como uma agência moderna de serviço integral, nós fundi-mos todas as disciplinas relevantes sob um único teto: publi-cidade clássica, promoção de vendas, consultoria de marca e CRM, relações públicas, planejamento de mídia, assistência médica, marketing de diálogo e interativo. No total, 300 funcionários estão trabalhando em soluções de comunicação integradas em nossas instalações de serviço completo.

Martin WiderCEO Publicis [email protected]

Os patrocinadoresAgradecemos o apoio

Page 19: Estudo Popai

��

promotores

GIM – Gesellschaft für Innovative Marktforschung – está entre os institutos de pesquisa de mercado independentes líderes, com foco qualitativo na Alemanha. A rede do GIM inclui locais em Heidelberg, Berlim, Moscou, Zurique e Lion.

Melhores decisões a partir de compreensão mais profundaPara nós, compreender os consumidores é central, qualquer que seja o método de abordagem.A pesquisa do GIM é geralmente moldada às questões es-pecíficas. Isto permite que se tomem decisões baseadas em um profundo conhecimento do consumidor. Consideramo-nos parceiros e consultores de nossos clientes, fornecendo mais do que dados e preparando decisões estratégicas de longo prazo de forma analítica.

GIM PDV: Pesquisa no ponto de venda e ao seu redorO PDV é o ponto decisivo de competição. Somente aqui, no ponto da verdade, os consumidores entram em contato com produtos e marcas no terreno da competição. Fabri-cantes e varejistas são igualmente desafiados a posicio-narem-se com conceitos inovadores. A pesquisa do Centro de competência em PDV da GIM, chefiada pelo Dr. Tel-schow lhe ajudará a analisar e compreender as decisões dos compradores. De fato, onde elas são tomadas: diretamente no ponto de venda.

Para medir o comportamento do consumidor no PDV, nós oferecemos uma ampla gama de soluções metodológicas. Ao fazer isso, criamos contatos bem estabelecidos com varejistas e uma ampla experiência em uma grande varieda-de de canais e de grupos de produtos.

Dr. Stephan Telschow Centro de competência em PDV [email protected]

Os promotoresGIM e POPAI – um time forte

A associação POPAI (Point of Purchase Advertising Inter-national – publicidade no ponto de compra internacional) tem intercedido em favor do interesse da indústria, comé-rcio, produtores de PDVs e fornecedores de serviços de ponto de venda desde sua fundação, nos EUA, em 1936.Em escala global, a POPAI viabiliza o intercâmbio de informações e experiências interdisciplinares entre seus mais de 2000 membros em todo o mundo, 700 dos quais na Europa. Como uma organização global sem fins lucrativos, a POPAI vê seu papel hoje como um centro de competên-cia e uma plataforma de comunicação abrangente para „merchandising no ponto de venda“.

O denominador comum é o „merchandising no ponto de venda”! Esta associação global é um ponto de encontro para empresas das mais diferentes indústrias que tratam com o merchandising no ponto de venda. Isto cobre um espectro que vai desde empresas de bens de consumo até varejistas, passando pela indústria de PDV, agências, forne-cedores de mídia no ponto de venda e de redes digitais, até anunciantes em web sites circulando pelo espaço virtual. Esta heterogeneidade é única em associações e permite o intercâmbio de conhecimento, de informações e de oportu-nidades de networking entre indústrias.

Educação e treinamento, acompanhamento da globalização de seus membros, uso e exploração das tecnologias de PDV, representação de interesses e especificamente a exploração do efeito do merchandising no PDV são os pilares dos objetivos da POPAI.

Karin Wunderlich Gerente geral da POPAI D-A-CH [email protected]

Page 20: Estudo Popai

�0

Preços gerais

Idioma do estudo região / país / grupo de consumi-dores

Moeda Preço do estudo Preço do estudo membro POPAI

Inglês en todo el mundo EUR 1.750 750Alemão en todo el mundo EUR 1.750 750

Idioma do estudo região / país / grupo de consumi-dores

Moeda Preço do estudo Preço do estudo membro POPAI

Árabe en todo el mundo EUR 4.375 1.875Francês en todo el mundo EUR 3.500 1.500Hindi en todo el mundo EUR 4.375 1.875Italiano en todo el mundo EUR 3.500 1.500Japonês en todo el mundo EUR 4.375 1.875Mandarim en todo el mundo EUR 4.375 1.875Polonês en todo el mundo EUR 3.500 1.500Português en todo el mundo EUR 3.500 1.500Russo en todo el mundo EUR 3.500 1.500Espanhol en todo el mundo EUR 3.500 1.500

Idioma do estudo região / país / grupo de consumi-dores

Moeda Preço do estudo

Inglês en todo el mundo EUR 500Alemão en todo el mundo EUR 500

Preços internacionais

Idioma do estudo EUR USD CHF GBP AUD CAD HKD JPYInglês 1.750 2.624 3.169 1.300 3.196 2.764 20.438 304.044Alemão 1.750 2.624 3.169 1.300 3.196 2.764 20.438 304.044Árabe 4.375 6.560 7.924 3.251 7.991 6.911 51.094 760.110Francês 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088Hindi 4.375 6.560 7.924 3.251 7.991 6.911 51.094 760.110Italiano 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088Japonês 4.375 6.560 7.924 3.251 7.991 6.911 51.094 760.110Mandarim 4.375 6.560 7.924 3.251 7.991 6.911 51.094 760.110Polonês 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088Português 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088Russo 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088Espanhol 3.500 5.248 6.339 2.601 6.393 5.529 40.875 608.088

Opções de compra Para obter mais informações e formulários de encomenda, visite www.popaiDS.de

preços

Obtenha um desconto

por antecipação!

10% até 31 de outubro

de 2007

Page 21: Estudo Popai

��

Pedido e pagamento

Você pode enviar seu pedido por fax com o formulário da capa traseira

interna ou on-line em www.PopaiDS.de.

Pedidos de fora da Alemanha são enviados somente após pré-pagamento

por cartão de crédito ou por transferência bancária. Pedidos originados na

Alemanha são enviados em 14 dias úteis, sujeitos à avaliação positiva de

crédito. Descontos por antecipação só estão garantidos para pedidos feitos

e pagos antes de 31 de outubro de 2007.

Idiomas das versões internacionais

O estudo foi publicado em inglês e alemão. Versões em outros idiomas

– consulte lista de preços acima – só são produzidas sob demanda apropri-

ada. Pedidos para uma versão em idioma não produzido serão enviados em

inglês – a diferença será reembolsada, conforme o caso. Ficaríamos felizes

de fornecer versões em outros idiomas não apresentados aqui, sob enco-

menda – neste caso, o comprador deve cobrir adicionalmente os custos de

tradução; nós apresentaremos cotações sob demanda.

Observações importantes

Os preços não incluem o VAT – exceções são os envios para a União

Européia com declaração de VATIN e envios para países de fora da União

Européia. O preço básico do estudo está na moeda única européia, o Euro.

Preços em moedas estrangeiras só podem ser considerados enquanto a

moeda estrangeira respectiva não estiver sujeita a flutuações de mais de

10% em relação ao Euro – neste caso, serão calculados por uma nova taxa

de conversão de acordo com as taxas de câmbio correntes e em relação à

lista de preços aqui publicada em 04 de setembro de 2007. Os custos de

envio estão incluídos no preço. Os envios ocorrerão após a publicação

final, que se espera entre novembro e dezembro de 2007.

Os termos gerais e condições do IG POPAI/GIM DS Research GbR

aplicam-se exclusivamente.

Apoio pessoal aos seus questionamentos

Estamos felizes em responder-lhe rapidamente. Por favor, envie um e-mail

para [email protected].

Editor responsável do estudo:

IG POPAI/GIM DS Research GbR

Rennstieg 15

47802 Krefeld

Parceiros gerais: POPAI Europe-Deutschland e.V,

Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH

Opções de compra Para obter mais informações e formulários de encomenda, visite www.popaiDS.de

Preços internacionais para membros POPAI

Idioma del estudio EUR USD CHF GBP AUD CAD HKD JPYInglês 750 1.125 1.358 557 1.370 1.185 8.759 130.305Alemão 750 1.125 1.358 557 1.370 1.185 8.759 130.305Árabe 1.875 2.811 3.396 1.393 3.425 2.962 21.898 325.762Francês 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609Hindi 1.875 2.811 3.396 1.393 3.425 2.962 21.898 325.762Italiano 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609Japonês 1.875 2.811 3.396 1.393 3.425 2.962 21.898 325.762Mandarim 1.875 2.811 3.396 1.393 3.425 2.962 21.898 325.762Polonês 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609Português 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609Russo 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609Espanhol 1.500 2.249 2.717 1.115 2.740 2.369 17.518 260.609

preços

Obtenha um desconto

por antecipação!

10% até 31 de outubro

de 2007

Page 22: Estudo Popai

��

Page 23: Estudo Popai

��

Obtenha um desconto

por antecipação!

10% até 31 de outubro

de 2007

Obtenha um desconto por antecipação! Formulário de pedido por fax para +49 (2151) 65 31 737 ou por e-mail para [email protected]

Eu, com a presente, solicito

Qtdd Idioma Membro POPAI Preço unitário Preço total

Cópias do estudo em alemão

Cópias do estudo em inglês

Cópias do estudo em...

Cópias do estudo em...

Cópias do estudo em...

Opções de pagamento

Cartão de crédito

Visa Mastercard Número do cartão:____________________________________

Titular do cartão: ___________________ Validade: __________ Código SID :___________

Transferência bancária

Assinatura:____________________________

Título, nome, sobrenome Empresa

Rua, número / Caixa postal CEP, Cidade

País Número de identificação de taxa de valor agregado (VATIN)

Telefone, fac-símile E-mail

Local, data e assinatura Unidade de custos / referência ao pedido

Para obter informações completas sobre o estudo, por favor visite www.PopaiDS.de

Todos os preços excluem o VAT. Descontos por antecipação somente se pedido e pago até 31 de outubro de 2007. Aplicam-se os termos especiais para compra do estudo constantes da página 21 da brochura do estudo, além dos termos e condições gerais do IG POPAI / GIM DS Research GbR.

��

Page 24: Estudo Popai

��