Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica...

1
Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria em uma pequen Coronel Murta no Vale do Jequitinhonha. Apesar de pertencer a um dos principais eixos de produção de minerais gema do produção de produtos derivados dessa riqueza. Essa matéria prima é na sua maioria exportada em bruto, sem nenhum bene condizente para a comunidade. ITAPORARTE – LABORATÓRIO DE ARTESANATO MINERAL Raquel Pereira Canaan 1 e Mara Lúcia de Paiva Guerra 2 Sobre o APL Descrição da Melhor Prática Conclusões Agradecimentos Para a comunidade uma Planta produtiva em funcionamento, com Técnicos e equipes trei Desenvolver atividades continuadas de capa Inovação das Linhas de produtos para adequ atender novas demandas, mas preservando os essenciais de sua identidade.Para o CEDGEM (Centro de Estudos em Design de Gemas e Jó o projeto contribuiu para o fortalecimento de transferência de conhecimento e tecnolo favoreça a aplicabilidade dos resultados a ITAPORARTE é o nome dado à plataforma produtiva de lapidação e artesanato mineral instalada em Coronel Murta para o conceito de “artesanato contemporâneo”. Por essa vertente os produtos seguem as tendências universais, mas incorpora peculiares da região de origem . O projeto desenvolveu-se em diferentes níveis e etapas que incluem atividades de pe produto,design gráfico, lay out e instalação da plataforma produtiva, treinamento dos multiplicadores, capacitação p utilizada, assim como os mecanismos para sua viabilização, incluíram estratégias básicas de capacitação e agregação aspectos próprios da região. Os autores deste pôster agradecem a FAPEMIG, pelo patrocínio ao Projeto ITAPORARTE.

Transcript of Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica...

Page 1: Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria em uma pequena unidade produtiva na cidade de Coronel.

Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria em uma pequena unidade produtiva na cidade deCoronel Murta no Vale do Jequitinhonha. Apesar de pertencer a um dos principais eixos de produção de minerais gema do Estado, a região não se destaca pelaprodução de produtos derivados dessa riqueza. Essa matéria prima é na sua maioria exportada em bruto, sem nenhum beneficiamento e sem retorno econômico condizente para a comunidade.

ITAPORARTE – LABORATÓRIO DE ARTESANATO MINERALRaquel Pereira Canaan1 e Mara Lúcia de Paiva Guerra2

Sobre o APL

Descrição da Melhor Prática

Conclusões

Agradecimentos

Para a comunidade uma Planta produtiva em funcionamento, com Técnicos e equipes treinadas para Desenvolver atividades continuadas de capacitação e deInovação das Linhas de produtos para adequar-se eatender novas demandas, mas preservando os aspectos essenciais de sua identidade.Para o CEDGEM (Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias)o projeto contribuiu para o fortalecimento de uma culturade transferência de conhecimento e tecnologia quefavoreça a aplicabilidade dos resultados a situações reais.

ITAPORARTE é o nome dado à plataforma produtiva de lapidação e artesanato mineral instalada em Coronel Murta para o desenvolvimento de produtos dentro do conceito de “artesanato contemporâneo”. Por essa vertente os produtos seguem as tendências universais, mas incorporam materiais, técnicas e elementos iconográficospeculiares da região de origem . O projeto desenvolveu-se em diferentes níveis e etapas que incluem atividades de pesquisa, ensaios e testes de laboratório,projeto deproduto,design gráfico, lay out e instalação da plataforma produtiva, treinamento dos multiplicadores, capacitação progressiva na região.A metodologia de trabalhoutilizada, assim como os mecanismos para sua viabilização, incluíram estratégias básicas de capacitação e agregação de valor a materiais e produtos, orientadas por aspectos próprios da região.

Os autores deste pôster agradecem a FAPEMIG, pelo patrocínio ao Projeto ITAPORARTE.