Espaço de Ação Social e Residência Paroquial de Souto S. Salvador - Ficha de Projeto

2
ESPAÇO DE AÇÃO SOCIAL E RESIDÊNCIA PAROQUIAL MOSTEIRO DE SOUTO S. SALVADOR VALORIZAR UMA INICIATIVA COMUNITÁRIA DE AÇÃO SOCIAL PARA EXPANDIR E PRESERVAR O PATRIMÓNIO IMATERIAL E ARQUITETÓNICO DA FREGUESIA E DO CONCELHO Divisão MAPa 2012 © 2012

description

Ficha de projeto para a reabilitação do Espaço de Ação Social e Residencial da Paroquial de Souto S. Salvador, valorizando uma iniciativa comunitária exemplar e expandindo um ponto de interesse arquitetónico e paisagístico do concelho de Guimarães.

Transcript of Espaço de Ação Social e Residência Paroquial de Souto S. Salvador - Ficha de Projeto

ESPAÇO DE AÇÃO SOCIALE RESIDÊNCIA PAROQUIALMOSTEIRO DE SOUTO S. SALVADOR

VALORIZAR UMA INICIATIVA COMUNITÁRIA DE AÇÃO SOCIALPARA EXPANDIR E PRESERVAR O PATRIMÓNIO IMATERIAL E ARQUITETÓNICO

DA FREGUESIA E DO CONCELHO

Divisão MAPa2012 © 2012

No seguimento de uma solicitação de apoio técnico por parte da Junta desta freguesia à Câmara Municipal de Guimarães, o MAPa2012 apresentou um projeto no sentido de devolver e reabili-tar a identidade deste espaço e de todo o complexo, um extenso exemplar de arquitetura românica, barroca e neoclás-sica, pertencente ao antigo mosteiro me-dieval dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, cujas primeiras edifi cações remontam ao século X.

Através da preservação e do reforço do seu carácter histórico e rural, e da manutenção e valorização das infraestruturas de apoio existentes, o programa fi nal para o Mosteiro de Souto S. Salvador e áreas adjacentes, compreende reabilitação da antiga residência paroquial, para a habitação do Padre da freguesia e para outras funções relacionadas com a paróquia; na implantação de uma nova cantina, que será posicionada a sul, em continuidade com a restante área e na requalifi cação dos espaços exteriores, nomeadamente das hortas de apoio aos dois edifícios.

Todo o processo e planeamento da obra decorreu em estreita colaboração entre

os membros da Comissão Fabriqueira e a equipa técnica destacada, culminando numa discussão pública de apresentação do projeto, em outubro de 2011. Em conjunto foram estabelecidas as diretrizes construtivas para a nova cantina, que foram decididas em funçãoda mão de obra local e das necessidades funcionais das várias atividades a que o novo edifício se destina.

Este projeto potenciará uma valência imaterial sem precedentes para o concelho de Guimarães, por servir uma comunidade cuja ação social se propaga muito além fronteiras, de forma autossuficiente, estabelecida num processo de solidariedade e sustentabili-dade que interessa defender.

Espaço de Ação Social e Residência Paroquial

Localização

SOUTO S. SALVADOR, GUIMARÃESÁrea de intervenção1501.20 M2

Orçamento295.815,33 €

DataJANEIRO DE 2012

Projeto / Coordenação RICARDO RODRIGUES, arquiteto MAPa2012

SÓNIA MOURA, arquiteta MAPa2012

EspecialidadesPATRÍCIO PEREIRA, eng. civilMANUEL SILVA, eng. eletrotécnico

A reabilitação do Espaço de Ação Social e Residencial da Paróquia de Souto S. Salvador, desenvolve-se no sentido de valorizar uma iniciativa comunitária exemplar, simultaneamente fi rmando e expandindo um importante ponto de interesse arquitetónico e paisagístico do concelho de Guimarães, organizado na envolvente do antigo Mosteiro.

Nos últimos seis anos, por iniciativa comunitária, o espaço contíguo à Igreja e à antiga Residência Paroquial tem vindo a ser dinamizado semanalmente através de uma cantina pública, cujas receitas revertem integralmente para obras de benefi ciação da paróquia.

Esta atividade, que tira o melhor partido dos recursos locais e das suas tradições gastronómicas, praticada em sistema de voluntariado, rapidamente foi bem sucedida. Por consequência, as construções precárias anexas ao alçado posterior do edifício foram crescendo, resultando num conjunto disconexo que degrada as qualidades arquitetónicas de toda a fachada, em particular do beiral prolifi camente decorado com fi guras medievais, assim como a sua envolvente paisagística.