Escola Tradicional, Escola Nova e Pedagogia Liberal Tecnicista

6
O que é a Escola Tradicional? Muito comum em tempos antigos, a escola tradicional possui muitas sedes espalhadas pelo mundo, com um sistema rigoroso de ensino. As escolas tradicionais são famosas por sua grande severidade e tradicionalismo. Foram muito comuns em épocas passadas, onde o ensino era muito rígido e os alunos estudavam seriamente em classes que eram separadas por gênero (masculino e feminino). Atualmente ainda existem muitas escolas que seguem o estilo tradicional, que são conhecidas por sua grande tradicionalidade, rigidez em regimes de colégios internos. Grandes ícones políticos e sociais estudaram em diversos tipos de escola tradicional, onde o respeito pelo professor e a grande quantidade de horas-aula e ensino de qualidade são destaque. Características da escola tradicional A escola tradicional caracteriza-se pela grande formalidade de ensino. Os internatos são grandes exemplos de escola tradicional no Brasil e no mundo. Suas características principais são disciplina e respeito. Na escola tradicional, a relação de aluno e professor é focada na transmissão de conhecimento, que é de propriedade plena do professor. Autoridade e respeito são transmitidos pelos professores tradicionalistas, que visam o maior aprendizado dos jovens através de aulas rigorosas. O saber é mais abstrato, o professor utiliza linguagens formais e consultas a enciclopédias. Na escola tradicional a obediência é considerada uma virtude do aluno. Esta precisa ser de berço, onde os alunos que não adequam-se ao padrão exigido na escola tradicional não faz parte do corpo de alunos. No processo de aprendizagem, são comuns aulas expositivas, com avaliações orais e grande quantidade de deveres para serem realizados fora do horário de aula. Exercícios repetitivos são muito utilizados para a fixação da matéria na escola tradicional. Escola tradicional no Brasil A escola tradicional ainda se faz presente no Brasil. Em muitos estados, é comum a presença de internatos e colégios militares, que são extremamente parecidos com a

Transcript of Escola Tradicional, Escola Nova e Pedagogia Liberal Tecnicista

O que é a Escola Tradicional?

Muito comum em tempos antigos, a escola tradicional possui muitas sedes espalhadas pelo mundo, com um sistema rigoroso de ensino. As escolas tradicionais são famosas por sua grande severidade e tradicionalismo. Foram muito comuns em épocas passadas, onde o ensino era muito rígido e os alunos estudavam seriamente em classes que eram separadas por gênero (masculino e feminino). Atualmente ainda existem muitas escolas que seguem o estilo tradicional, que são conhecidas por sua grande tradicionalidade, rigidez em regimes de colégios internos. Grandes ícones políticos e sociais estudaram em diversos tipos de escola tradicional, onde o respeito pelo professor e a grande quantidade de horas-aula e ensino de qualidade são destaque.

Características da escola tradicionalA escola tradicional caracteriza-se pela grande formalidade de ensino. Os internatos são grandes exemplos de escola tradicional no Brasil e no

mundo. Suas características principais são disciplina e respeito. Na escola tradicional, a relação de aluno e professor é focada na transmissão de conhecimento, que é de propriedade plena do professor. Autoridade e respeito são transmitidos pelos professores tradicionalistas, que visam o maior aprendizado dos jovens através de aulas rigorosas. O saber é mais abstrato, o professor utiliza linguagens formais e consultas a enciclopédias.

Na escola tradicional a obediência é considerada uma virtude do aluno. Esta precisa ser de berço, onde os alunos que não adequam-se ao padrão exigido na escola tradicional não faz parte do corpo de alunos. No processo de aprendizagem, são comuns aulas expositivas, com avaliações orais e grande quantidade de deveres para serem realizados fora do horário de aula. Exercícios repetitivos são muito utilizados para a fixação da matéria na escola tradicional.

Escola tradicional no BrasilA escola tradicional ainda se faz presente no Brasil. Em muitos estados,

é comum a presença de internatos e colégios militares, que são extremamente parecidos com a escola tradicional antiga. Estes colégios destacam-se pela grande quantidade de matérias e disciplinas, muitas vezes extracurriculares. A escola tradicional destaca-se também por promover grande quantidade de alunos nos principais vestibulares do país. Os alunos matriculados em escolas tradicionais são geralmente poliglotas, e dominam alguns dos principais idiomas como inglês, francês, alemão e latim.

O ensino na escola tradicional é caracterizado pela disciplina, respeito e rigidez que o aluno deve apresentar-nos diversos testes que são feitos para a sua aprovação nestes tipos de escolas.

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/o-que-e-a-escola-tradicional/

Escola Nova

A Escola nova, também chamada de Escola Ativa ou Escola Progressiva, foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XXI.

Nascido na Europa e América do Norte chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de Rui Barbosa, e exerceu grande influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o país passava por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas.

O mundo vivia, na época, um momento de crescimento industrial e de expansão urbana e, nesse contexto, um grupo de intelectuais brasileiros sentiu necessidade de preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento. A educação era por eles percebida como o elemento-chave para promover a remodelação requerida.

Inspirados nas ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, esses intelectuais viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais da nação.

O movimento ganhou impulso na década de 1930, após a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Nesse documento, defendia-se a universalização da escola pública, laica e gratuita. Entre os seus signatários, destacavam-se os nomes de:

Anisio Teixeira - futuro mentor de duas universidades no país - a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, desmembrada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas - e a Universidade de Brasília, da qual era reitor, quando do Golpe Militar de 1964. Além dessas realizações, Anísio foi o fundador da Escola Parque, em Salvador (1950), instituição que posteriormente inspiraria o modelo dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, no Rio de Janeiro, na década de 1980.

Fernando de Azevedo (1894-1974) - que aplicou a Sociologia da Educação e reformou o ensino em São Paulo na década de 1930

Lourenço Filho (1897-1970) - professor Cecília Meireles (1901-1964) - professora e escritora Armanda Álvaro Alberto (1892-1974) - educadora e militante feminista

A atuação destes pioneiros se estendeu pelas décadas seguintes sob fortes críticas dos defensores do ensino privado e religioso. As suas idéias e práticas influenciaram uma nova geração de educadores como: Darcy Ribeiro (1922-1997); e Florestan Fernandes (1920-1995).

Os críticos da Escola Nova acusaram o movimento de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de não exigir nada dos alunos, aceitando apenas a sua espontaneidade.

Fonte: Portal de educação

Pedagogia Liberal Tecnicista

Foi introduzida no Brasil, entre 1960 e 70. O homem é considerado o produto do meio, a sua consciência é formada pelas suas relações com os outros.

Na escola o objetivo era adequar o sistema educacional as propostas econômicas e políticas, que na época era o regime militar, preparando-os para a mão-de-obra, para o mercado de trabalho.

Adequando as exigências da sociedade industrial e tecnológica, preparando o indivíduo para o mercado, onde é valorizada a tecnologia e não o professor. O professor é somente um elo entre os ensinamentos e o aluno.

Conteúdos de Ensino

São informações, princípios científicos, leis estabelecidas e ordenadas numa sequência lógica e psicológica por especialistas.

É matéria de ensino, aquilo que ao conhecimento é observável e mensurável com uma ciência objetiva eliminando qualquer sinal de subjetividade.

O material instrucional encontra-se nos manuais, nos livros didáticos, nos módulos de ensino, nos dispositivos audiovisuais, etc.

Métodos de Ensino

São procedimentos e técnicas usadas para assegurar a transmissão para a recepção de informações. O professor deve modelar respostas objetivas.

A principal tarefa do professor é conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino (chamar a atenção do aluno nas explicações), através da tecnologia educacional, que é a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos aos problemas educacionais.

Os sistemas instrucionais possuem três componentes: objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação. As etapas do ensino-aprendizagem são: os comportamentos terminais através de objetos instrucionais; analise de aprendizagem; executar o programa reforçando as respostas corretas correspondentes aos objetivos.

Seus métodos são programados por passos sequenciados, empregada na instrução programada nas técnicas de micro ensino, multimeios, módulos inclusive a programação de livros didáticos.

Relacionamento Professor-Aluno

O relacionamento docente-discente corresponde uma relação estruturada e objetiva, no qual os papéis são bem definidos.

O professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem.

O aluno recebe, aprende e aplica as informações.

O professor é apenas um elo, entre a verdade científica e o aluno. O aluno não participa da elaboração do programa educacional, e a comunicação entre ambos é puramente técnica, com objetivo de garantir a transmissão do conhecimento.

Pressupostos de Aprendizagem

O ensino é um processo de comportamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter. O bom ensino depende da organização e das condições estimuladoras de modo que o aluno saia da aprendizagem diferente de como entrou.

O objetivo é o estudo científico do comportamento; descobrir as leis naturais que presidem as relações físicas do organismo que aprende a fim de aumentar o controle das variáveis que o afetam.

Os componentes da aprendizagem são, a motivação, retenção, transferência, decorrem da aplicação do comportamento operante segundo Skinner, o comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meios de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma.

Manifestações na Pratica Escolar

A pedagogia tecnicista (PABAEE-Programa Brasileiro-americano de Auxílio ao Ensino Elementar) foi introduzida no final dos anos 60 com objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar: inserir a escola nos modelos do sistema de produção capitalista .É quando a orientação escola novista cede lugar à tendência tecnicista.

A metodologia tecnicista (planejamento, livros didáticos programados, procedimentos de avaliação, etc.) não faz uma postura tecnicista do professor; o exercício profissional do professor continua com uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos nas pedagogias tradicional e renovada.

Fonte: http://ericanvl.blogspot.com.br/2010/11/tendencia-liberal-tecnicista.html