ERP5 Slides

14
Figure 1: Tela Inicial do ERP5 ° ° ° ° ° ERP5 BR ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (2011) ERP5 BR 1

Transcript of ERP5 Slides

Figure 1: Tela Inicial doERP5

° ° ° ° °

ERP5 BR

ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DAINFORMAÇÃO (2011)

ERP5 BR

1

www.princexml.com
Prince - Non-commercial License
This document was created with Prince, a great way of getting web content onto paper.

Figure 2: 50 Soluções

by Rafael Monnerat.Slides utilizados no Encontro Nacional de Tecnologia da

Informação (2011), em Brasília.

AGENDA• História do ERP5• Escopo• ERP5 BR ao Vivo• ERP5 BR nas Universidades• ERP5 BR nas Nuvens• ERP5 BR nas Empresas• Participe

Neste Documentos teremos uma breve apresentação doERP5 e a apresentação do seu escopo. Durante aspalestras é demostrado ao vivo algumas partes do ERP5BR, que não esta presente neste documento. Em seguidairemos introduzir o ERP5 BR em três diferentes contextos:Ensino, Computação em Nuvem e Empresas.

O ERP5 BR está presente em alguma universidades noBrasil e no mundo através do Projeto OSOE (www.osoe-project.org). Este projeto tem o objetivo de levar o ERP5BR para auxiliar no Ensino Prático de gerenciamento noscursos de administração, engenharia e computação.

ERP5 Run my Docs Creator

2

O ERP5 BR pode ser utilizado como serviço (SaaS ouPaaS), localmente ou através do ViFiB (www.vifib.net).Através de uma tecnologia livre e de código abertochamada SlapOS, qualquer pessoa pode criar um serviçode hospedagens do ERP5 BR ou se beneficiar com isso.<>Este documento também possui alguns casos desucesso de implantações do ERP5 BR pelo mundo, emdiversos segmentos de mercado.

O INÍCIO ...O ERP5 foi criado em 2002 quando Coramy, um líder daindústria de vestuário na Europa, decidiu migrar sua in-house solução ERP para um modelo livre e opensource. Aescolha de código aberto para Coramy ERP foi ummovimento estratégico para reduzir os custos demanutenção de software e permitir Coramy para manter ocontrole completo sobre seus desenvolvimentospersonalizados, algo que teria sido impossível com opadrão de soluções proprietárias ERP.

ERP LIVRE E CÓDIGO ABERTODesda sua criação, o ERP5 permaneceu Livre e de CódigoAberto. O ERP5 não possui partes proprietárias e éexclusivamente livre, desda sua criação. Todos oscomponentes genéricos desenvolvidos e implantadadospela Nexedi, são incorporados a base de código do ERP5,garantindo a manutenção do código e a liberdade deutilizar o software a todos.

APLICAÇÃO WEB NA FÁBRICAO ERP5 BR é 100% utilizado e quase 100% desenvolvido/implantado através da Web, desda sua criação. Umaabordagem inovadora na época, mostra o espíritoinovador do ERP5, que busca sempre a excelência somadaas tendências e abordagens mais inovadoras.

ERP5 BR

3

O ERP5 já foi assunto de diversos artigos científicos ecapítulos de livros pela sua abordagem inovadora eelevante.

ERP5 BR NO SOFTWARE PÚBLICOO Instituto Federal Fluminense (IFF, Campos/RJ) emparceria com a Nexedi, empresa criadora do ERP5 BR,disponibilizou em Dezembro de 2010, a primeira soluçãode ERP Livre no Portal do Software Público, o ERP5-BR. Asduas instituições vem atuando em conjunto desde 2002, eproduziram diversos artigos científicos premiados arespeito do ERP5 BR. O anúncio foi feito durante aCONFENIS 2010, que foi realizado na cidade de Natal.

O Objetivo do lançamento é suprir a demanda pelasorganizaçoes brasileiras por software livres voltados agestão.

O QUE O ERP5 BR PODE FAZER?

ESCOPO: ERP/CRM• Financeiro• Comercial• Recursos Humanos• MRP• Projetos• CRM• BPM• + dezenas de outros mais

ERP5 Run my Docs Creator

4

Figure 3: Tela Inicial doERP5

Esta é uma pequena lista dos módulos que o ERP5 possui,dezenas de outros módulos então disponíveis parautilização. Basta apenas instalar e começar a utilizar.

ESCOPO: KM/WEB• KM• Documentos• Web (Sites)• Blog• Fórum• Web Office / UNG

ERP5 BR

5

Figure 4: Tela inicial doUNG Docs

Além do estopo relacionado a ERP/CRM, o ERP5 tambémengloba outras areas do gerenciamento, como gestores dedocumentos e gestores do conhecimento. Isso permite quetodas as informaçoes relacionas ao gerenciamento daempresa permaneçam no site.

E MUITOS MAIS ...• Bancos• Softwares• Vestuário• e-commerce• e-Gov• Computação em Nuvem

ERP5 Run my Docs Creator

6

Figure 5: Figurapuramente Ilustrativa

Figure 6: ERP5 e seusComponentes

Além dos módulos tradicionais, o ERP5 possui diversosmódulos para o gerenciamento de alguns segmentosespecíficos do mercado que necessitam de algumaparticularidade especial no gerenciamento.

ERP5 E OS BUSINESS TEMPLATES

Any Operation System

Python Zope Any SQL

ERP5 Framework

ER

P5

Cor

eB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

Acc

oun

tin

gB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

PD

MB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

Trad

eB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

CR

MB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

Ban

kin

gB

usin

ess

Tem

plat

e

ER

P5

L10n

Br

Bus

ines

s Te

mpl

ate

ERP5

PD

M C

usto

mBu

sine

ss T

empl

ate

ERP5

PD

M C

usto

mBu

sine

ss T

empl

ate

ER

P5

App

eral

Bus

ines

s Te

mpl

ate

ER

P5

L10n

Fr

Bus

ines

s Te

mpl

ate

... ... ...

Este é um desenho da arquitetura do ERP5 BR. O ERP5pode ser configurado através dos business templates paradiversos tipos de empresas e finalidades, bastando apenas

ERP5 BR

7

Figure 7: Modo dedesenvolvemento

habilitado

selecionar alguns business templates relavantes a suaimplantação.

DESENVOLVIMENTO TTW

Quase todo desenvolvimento no ERP5 é feito através daWeb, desde criaçao de novos módulos, formulários,workflows, tests (funcionais e unitários), podem ser feitosatravés do Browser sem qualquer acesso ao sistema dearquivos.

ERP5 BR AO VIVODurante a palestra, há uma demonstração ao vivo dofuncionamento do ERP5 BR.

ERP5 BR NAS EMPRESASO ERP5 BR foi implatado com sucesso em diversasempresas ao redor do mundo, o ERP5 BR foi desenvolvidopara ser facilmente adaptado para qualquer tipo delegislação de qualquer país ou estado. Mesmo casoscomplexos como Folha de Pagamento, Contabilidade,impostos e faturamento, podem ser adaptados para

ERP5 Run my Docs Creator

8

Figure 8: Vifib.net

qualquer tipo de empresa de qualquer estado em questãode dias.

CASOS DE SUCCESSO PELO MUNDO• BeteireFlow• Banco Central• Infoterra• Novabrick• Agência de Ã?gua Artois Picardie• ... e muitos mais

Agência de Ã?gua Artois Picardie lucra com o supportmulti-GAP do ERP5 - O Modelo unificado de contabilidadedo ERP5 e seu suporte a multi-GAP provou ser umacombinação perfeita para a implementação das normascontabilísticas M9 na Agência de Ã?gua Artois Picardie. Aflexibilidade de configuração do workflow do ERP5permitiu a Agência para melhorar significativamente osprocessos utilizados para emitir títulos de renda edespesas. Isso abrange todas as trocas entre o organismode prestação de contas e cobrador de impostos.

ERP5 BR

9

Bet'Eire Flow utiliza o ERP5 CRM para suportar 500.000clientes do seu totalmente automatiza Serviço de Pedágiode Fluxo Livre. Com mais de 300 usuários concorrentes,Beteire Flow (Dublin, Ireland) gerencia com o ERP5 a maiorparte da sua administração gerencial. Isso inclui gerenciardocumentos para certificação ISO 9000, rastreamento dasreclamações dos clientes, contabilidade analítica eorçamento.

Novabrick aumenta sua produção com ERP5 MRP -Novabrick é uma pequena empresa que produz tijolos eestá localizado na zona rural Sénégal, próximo ao porto deKayar. Novabrick usa uma versão específica do TioLivecom a gestão da produção (MRP). TioLive SaaS é acessadoatravés da rede EDGE do local da fábrica, e através de DSLdo showroom da empresa que está localizada em Dakar.

Um Banco Central administra o sistema monetário de80 milhões de pessoas em oito países com ERP5 - ERP5Banking é utilizado intensamente por 300 usuários nasoperações diárias do banco central em um cluster Linux de32 nós. Ele interage com a rede SWIFT, com sistemas decompensação em tempo real. Com mais de 60 módulos,que provê o escopo de uma solução de Global Banking.Até 5000 transações de worklfow complexas por hora sãoprocessados ​​com escalabilidade linear perfeita. Acombinação de Zope Object Database (ZODB) etecnologias ERP5 Active Object é o segredo por trás dobem sucedida escalabilidade deste projeto. Isso é devidoà insuperável flexibilidade do ERP5 em termos de fluxosde trabalho e regras de segurança, bem como o processode garantia de qualidade no core do ERP5. Mais de 3000testes automáticos são utilizados para cobrir cada detalheda aplicação e das operações monetárias, para garantirque o sistema atenda as expectativas do cliente, seminterrupção.

Infoterra utiliza o modelo avançado do segurança doERP5 no seu sistema de gerenciamento de pedidos dosTerraSAR-X Commercial Service Segment - Infoterra GmbHdetém os direitos exclusivos de exploração comercial doTerraSAR-X e utiliza o ERP5 para o TerraSAR-X CommercialService Segment. Isso inclui um sistema completo de

ERP5 Run my Docs Creator

10

Figure 9: Logo doSlapOS

gestão de pedidos como um elemento integrado a todo oBack Office da TSXX com diversas interfaces, como porexemplo, a DLR, a EADS Astrium SAP, e as estações derecepção localizadas ao redor do globo. A aplicação para oTerraSAR-X foi conduzida pelo Unilog Avinci Munique Officecom o apoio da Nexedi e Nuxeo.

ERP5 NAS NUVENS COM SLAPOS...• Unificar IaaS, SaaS e PaaS• Distribuir e Coordenar• Bilhetagem e Faturas

O SlapOS é uma plataforma de computaçao em nuvemdistribuída que irá facilitar o uso e instalaçao do ERP5 nofuturo próximo. Isso poderá permitir que qualquer pessoapossa prover serviços de hospedagem para outraempresa.

ERP5 BR NAS UNIVERSIDADES ...Apesar de não ter sido criado como uma ferramentaacadêmica, o ERP5 BR pode ser utilizado como umaplataforma para ensinar estudantes de gestão oucomputação como funciona um sistema Integrado degestão na vida real.

ERP5 BR

11

Figure 10: OneStudent One ERP

PROJETO OSOE• Uma nova forma de ensinar• Conhecimento aberto e livre• Colaboração com Empresas Reais• Trazer universidades para PSPB (Brasil)

O.S.O.E., que representa One Student One ERP é umprograma que começou após a criação da plataforma deERP como Serviço. Como estávamos provendo instânciaspré-configuradas do ERP5 para Pequenas e MédiasEmpresas (SMEs), tivemos cada vez mais pedidos deprofessores para utilizar a plataforma durante as aulas.Além disso, quando nós trabalhamos com empresas,descobrimos que eles estavam buscando especialistas emERPs e em aplicações. A partir desses pedidos que veio aidéia de usar a plataforma ERP5 como uma ferramentaeducativa. Mas isso não é tudo.

O projeto O.S.O.E. visa a criação de uma nova maneirade ensinar gestão, contabilidade , etc.. Acreditamos queexiste uma diferença significativa entre o modo como aciência de gestão é pensado e como as coisas estãorealmente acontecendo dentro de cada empresa. Aoutilizar o projeto open source ERP5 como suporte paragestão de palestras, esperamos desencadear umaevolução na forma como gestão é ensinado, para cativaros alunos e prepará-los ainda melhor para a competiçãodura da economia globalizada.

ERP5 Run my Docs Creator

12

O.S.O.E. é um projeto colaborativo. Todas ascontribuições são bem-vindos e todo material didáticocriado é lançado sob a licença Creative Commons.Acreditamos também que, quanto mais compartilhamosnosso conhecimento, mais preciso será o mesmo,seguindo os princípios do Open Knowledge Definition e doTIO Libre.

Já conheci muitas empresas de pequeno e médio porteque estão prontos para participar no projeto. As empresaspodem oferecer aos alunos casos reais de negócios emateriais de treinamento excelentes. É essencial paranós que os alunos trabalhem com estudos de casos domundo real. Se você for uma empresa, se você não tivertempo e que você está procurando alguma ajuda, nãohesite. Nós vamos encontrar um aluno para ajudá-lo.

PROJETO OSOE E ERP5 BR• IFRN/UFRN (2010, Natal/RN)• IFF (2011, Campos/RJ) (2x)• UNEMAT (2011, Cáceres/MT)• IFCE (2011, Iguatu/CE)• UCS (2011, Caxias do Sul/RS)• UFPR (2011, Curitiba/PR)

Esta é a lista de Instituiçoes brasileiras que receberam ocurso do OSOE desdo lançamento do ERP5 BR no Portal doSoftware Público.

OSOE E O ERP5 BR EM 2012/3Em 2012 e 2013, o projeto OSOE deve continuar comintegrando outras universidades e atuando de formapermanente e auxiliar no ensino de gestão de algumasuniversidades. Novos projetos voltados a pesquisa ecursos também estão nos planos do Projeto OSOE.

ERP5 BR

13

Figure 11: ERP5 Logo

COMO COLABORAR?Existem muitas formas de colaborar que não precisam desaber programar. Para isso entre em contato conoscoatravés do fóruns de discussão na própria comunidade, asatividades envolvem tradução, revisão de documentos eidentificar normas técnicas que o ERP5 BR precisa estarcompatível.

OBRIGADO E JUNTE-SE A NÓS ...

www.softwarepublico.gov.br• www.erp5.com.br• www.nexedi.com.br• www.osoe-project.com/pt

by Rafael Monnerat.

ERP5 Run my Docs Creator

14