ER - A perseverança de um verdadeiro Conselheiro de Embaixadores do Rei

7
Acampamento Estadual de Conselheiros e Diretoria de Embaixada Local: Chácara Paiva Data: 09 a 11-02-07 Palestra: A Perseverança de um Verdadeiro Conselheiro – (PVC) Nada melhor do que um tema sugestivo como este Adotaremos a tática de Jack o Estripador – Qual era? 1º PARTE – PERSEVERANÇA Significado: Qualidade ou Ato do que é perseverante, persistência, confiança, mas o que é? Perseverar: persistir, continuar, ser constante ou assíduo, insistir. DINÂMICA – convidar três conselheiros para vir à frente participar da dinâmica LEITURA DO TEXTO BÍBLICO : Deuteronômio 1:23 a 36 Resumo da História 1. No início tudo é bom – V. 25 Não será assim conosco também? Com o tempo sempre encontramos um MAS – V. 26 2. Somos PHD em reclamar – V. 27 e 28 Não será assim conosco também? Passam 3 meses e começa o muro de lamentações, vamos ver se não tenho razão: - Não tem material – Os ER são muito barulhentos – A sala é muito ruim - Tenho que falar várias vezes a mesma coisa – Os país não estão nem aí

description

A perseverança de um verdadeiro Conselheiro de Embaixadores do Rei

Transcript of ER - A perseverança de um verdadeiro Conselheiro de Embaixadores do Rei

Acampamento Estadual de Conselheiros e Diretoria de Embaixada

Local: Chácara Paiva Data: 09 a 11-02-07

Palestra: A Perseverança de um Verdadeiro Conselheiro – (PVC)

Nada melhor do que um tema sugestivo como este Adotaremos a tática de Jack o Estripador – Qual era?

1º PARTE – PERSEVERANÇA

Significado: Qualidade ou Ato do que é perseverante, persistência, confiança, mas o que é?

Perseverar: persistir, continuar, ser constante ou assíduo, insistir.

DINÂMICA – convidar três conselheiros para vir à frente participar da dinâmica

LEITURA DO TEXTO BÍBLICO: Deuteronômio 1:23 a 36

Resumo da História1. No início tudo é bom – V. 25

Não será assim conosco também?Com o tempo sempre encontramos um MAS – V. 26

2. Somos PHD em reclamar – V. 27 e 28Não será assim conosco também?

Passam 3 meses e começa o muro de lamentações, vamos ver se não tenho razão:- Não tem material – Os ER são muito barulhentos – A sala é muito ruim - Tenho que falar várias vezes a mesma coisa – Os país não estão nem aí- O horário não é bom – O Pastor não dá apoio, nunca foi nas nossas reuniões- Ninguém ajuda com o seu carro – Não tem dinheiro - Não recebo informações - Ninguém aparece para me ajudar – Assim não dá, dezembro chega logo.

3. Não se preocupem e nem desistam – V. 29 a 33

- Não importa sua situação pessoal – Deus estará conosco - Os obstáculos surgiram, busque a Deus em primeiro lugar

- Lembre-se do que Deus já fez por você (Salvação).

4. A Perseverança produz vitórias – V. 35 e 36

- Quando somos perseverantes os objetivos são alcançados - Nosso planejamento é cumprido - Ficamos realizados pessoalmente - Nos estimula para alcançar alvos ousados - Aceitamos novos desafios - Crescemos espiritualmente

Nas lutas e dificuldades aprendemos a depender mais de Deus2º PARTE – VERDADEIRO

Significado: Em que há verdade, que fala a verdade, real, autêntico, genuíno, sincero, que tem as qualidades essenciais à sua natureza.

DINÂMICA - convidar três conselheiros para vir à frente participar da dinâmica

LEITURA DO TEXTO BÍBLICO: Mateus 22: 15 a 22

1. Estamos sendo observados constantemente – V. 15

- Muito cuidado! Tem um para fazer e 10 para ficar olhando

2. Será que somos reconhecidos como verdadeiros – V. 16 a

- Em nosso trabalho – Ex. Sindicato- Em nossos negócios – Ex. venda de um carro- Em nossa família- Em nossa igreja – domingo sou verdadeiro – 2º a sábado vivo uma mentira

3. Não podemos viver de aparências – V. 16 b

- Não importa quem seja a pessoa, precisamos ser autênticos – temos o carimboParar de usar o termo “jeitinho brasileiro”

- Não devemos ser como camaleão, dependendo do ambiente da situação, das pessoas – mudamos com uma rapidez incrível, que nem parece você mesmo.

- A verdade tem que ser dita com amor, doa a quem doer, muitas vezes passamos a mão na cabeça das pessoas de medo de contrariá-las, mas a Bíblia nos ensina a ser Sim, Sim ou Não, Não Mateus 5:37.

4. Somos testados em todo o momento – V. 18

- Pessoas ao saberem que somos crentes, nos testam – Ex. estudo casa Marcos - Até mesmo os ER nos testam para ver se estamos sendo verdadeiros para com

eles, se estamos ensinando o que é verdade.

5. Ser verdadeiro é honrar seus compromissos financeiros – V. 19 a 21

- Nunca assuma aquilo que você não possa saldar, isto irá te comprometer como um verdadeiro conselheiro que você almeja ser.

- Assim como Jesus nos ensina, o tributo tem que ser pago, mesmo que muitas vezes não concordamos.

O preço de ser verdadeiro é tão barato perto do que Jesus pagou no madeiro.

3º PARTE – CONSELHEIRO

Significado – Aquele que aconselha Conselho – juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer, aviso, ensino,

lição, prudência.

DINÂMICA

Ler versículo: Provérbios 11:14

1. A Importância do Conselheiro no ministério com os ER

A organização ER tem como “peça chave” o Conselheiro. Toda Embaixada tem pelo menos um Conselheiro e não pode existir sem ele.

A figura do Conselheiro existe desde os primórdios da história dos seres humanos: Moisés ouviu conselhos de Jetro, seu sogro; os reis tinham inúmeros Conselheiros.

Em seus escritos, Salomão, o homem mais sábio do mundo deixou inúmeros conselhos, inclusive alguns deles sobre a importância e o alcance dos conselhos.

Não é verdadeiro o ensino extraído do conhecido adágio popular: “Se conselho fosse bom, ninguém dava...vendia!” Há bons e maus conselhos, dependendo de quem aconselha: o bom conselheiro dá bons conselhos e o mal conselheiro dá maus conselhos. Logo, os conselhos estão diretamente relacionados com os conselheiros e dependem totalmente deles.

O Conselheiro ao aconselhar os ER somente dá bons conselhos e por isso é uma Bênção na vida dos ER; é alguém em quem eles podem confiar e com quem têm confiança para compartilhar as suas dúvidas e os seus problemas.

2. O Conselheiro é importante, porque é uma pessoa mais experimentada.

Nas reuniões da Embaixada, é quem orienta sobre a organização ER. Nos esportes, é quem orienta à prática das 4 regras nos esportes. Nos programas especiais, é quem orienta como preparar um programa.

3. O Conselheiro é importante e é um exemplo a ser imitado.

Ser exemplo, ser modelo de alguém é algo que requer muita responsabilidade. Via de regra os líderes são olhados e examinados como exemplos a serem imitados.

Não é raro o ER enxergar no seu Conselheiro alguém digno de ser imitado no jeito de falar, de vestir, de ser. Quão grande é a responsabilidade do Conselheiro dos ER.

O Conselheiro dos ER é alguém que consagrou a Deus a sua vida, que se santifica a cada momento, que ama e é dedicado à organização ER.

4. A importância de ser Conselheiro para sua própria vida

Todo bom Conselheiro busca ter uma vida digna de um ER, e para tal mister aplica em sua vida pessoal tudo aquilo que ensina aos ER.

É de suma importância que o Conselheiro dos ER considere que é importante em sua própria vida o ministério que exerce na liderança da organização ER.

O Conselheiro dos ER tem que ter uma vida pura- Para viver uma vida pura não basta apenas desejar viver uma vida pura,

é necessário saber o que fazer para ter uma vida pura e após o conhecimento do que fazer colocar em prática aquilo que aprendeu. Para ter uma vida pura é necessário preencher alguns requisitos básicos.PENSAMENTOS PUROS – Filipenses 4.8SENTIMENTOS PUROS – Efésios 4. 17-24PALAVRAS PURAS – Eclesiastes 5.2CORPO PURO – I Coríntios 6.19

O Conselheiro dos ER tem uma vida dedicada a Deus.- “...corrigirei os meus erros, seguirei a Cristo, o Rei...”

VIDA DEDICADA À ORAÇÃO – I Tessalonicenses 5.17VIDA DEDICADA À LEITURA BÍBLICA – Josué 1.8VIDA DEDICADA AO TRABALHO CRISTÃO – Eclesiastes 9.10

CONSELHEIRO, ESPERO QUE VOCÊ DE FATO SEJA

PERSISTÊNTE

VERDADEIRO

CONSELHEIRO