Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã...

31

Transcript of Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã...

Page 1: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.
Page 2: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Equipe Administrativa:                      Diretora: Irmã Graziela Moreira Lopes

Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade

Irmã Elaine Francisco

Coordenadoras do Segmento I:

Educação Infantil: Prof ª Indaiê de Fátima Pugsley

1º ao 5º Ano: Ir. Maria Gorete Resende dos Santos

Orientadora Educacional: Prof ª Mônica Vieira

Coordenadora da Pastoral: Prof ª Joana Matos da Silva

Setor de Informática: Fabiano Celestino

  

Page 3: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

“Eu penso na educação ao contrário. Não começo com os saberes. Começo com a criança.

Não julgo as crianças em função dos saberes . Julgo os saberes em função das crianças.

É isso que distingue um educador. Os educadores olham primeiro para o aluno e depois para as disciplinas a serem ensinadas. Educadores não estão a serviço dos saberes. Estão a serviço dos seres humanos – crianças, adultos , velhos.” (Rubem Alves)

Page 4: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

A Educação Personalizada e Comunitária norteia A Educação Personalizada e Comunitária norteia nossa proposta, pois respeita às diferenças pessoais nossa proposta, pois respeita às diferenças pessoais de estilo  e de ritmo de aprendizagem. Os principais de estilo  e de ritmo de aprendizagem. Os principais objetivos metodológicos que queremos manter como objetivos metodológicos que queremos manter como referência de excelência são:referência de excelência são:

Formar o educando, mobilizando-o em todas as Formar o educando, mobilizando-o em todas as suas dimensões (espiritual, moral, intelectual, suas dimensões (espiritual, moral, intelectual, afetiva, social e cívica), articulando essa formação afetiva, social e cívica), articulando essa formação às exigências do mundo;às exigências do mundo;

• Possibilitar ao educando a utilização dos Possibilitar ao educando a utilização dos conhecimentos construídos por meio do conhecimentos construídos por meio do desenvolvimento das capacidades cognitivas e desenvolvimento das capacidades cognitivas e competências necessárias à conquista da autonomia competências necessárias à conquista da autonomia intelectual; intelectual;

• Oportunizar as relações interpessoais que Oportunizar as relações interpessoais que favorecem a formação do espírito de equipe e da favorecem a formação do espírito de equipe e da capacidade de liderança, que se concretize nas capacidade de liderança, que se concretize nas atitudes de cooperação, respeito e solidariedade. atitudes de cooperação, respeito e solidariedade.

Page 5: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

O homem não nasce pronto e O homem não nasce pronto e acabado precisa aprender a ser, acabado precisa aprender a ser, pois tem potencial e, para isto, pois tem potencial e, para isto, necessita educar-se, construir a si necessita educar-se, construir a si mesmo, tornando-se agente na mesmo, tornando-se agente na construção do conhecimento.construção do conhecimento.

A reflexão e a pesquisa são A reflexão e a pesquisa são companheiras permanentes dos companheiras permanentes dos educadores. O enfoque educadores. O enfoque personalizado também pressupõe personalizado também pressupõe que a escola deva ir além dos que a escola deva ir além dos conteúdos. conteúdos. É o olhar dos educadores em É o olhar dos educadores em direção à construção do direção à construção do conhecimento!conhecimento!

Page 6: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

MISSÃO:MISSÃO:

Possibilitar ao educando Possibilitar ao educando uma aprendizagem uma aprendizagem significativa com base na significativa com base na experiência, reflexão e experiência, reflexão e ação à luz do cristianismo ação à luz do cristianismo que prega o amor ao que prega o amor ao próximo e possibilita à próximo e possibilita à comunidade escolar a comunidade escolar a vivência de valores morais vivência de valores morais e éticos.e éticos.

Page 7: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Infantil I e IIInfantil I e II

A separação, apesar de necessária, é um processo A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a família, doloroso tanto para a criança quanto para a família, mas é superado em pouco tempo;mas é superado em pouco tempo;

O choro na hora da separação é frequente e nem O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na sempre significa que a criança não queira ficar na escola;escola;

O período de adaptação depende de criança para O período de adaptação depende de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;criança, é único e deve ser avaliado individualmente;

Page 8: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Poderão ocorrer algumas regressões de Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc);psicossomáticos (febre, vômitos etc);

É comum verificar nessa fase uma É comum verificar nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente;proteção ocorrem simultaneamente;

Com a confiança dos pais na equipe Com a confiança dos pais na equipe Cor JesuCor Jesu, , haverá uma maior segurança na separação e haverá uma maior segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.que suportará melhor a nova situação.

Page 9: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Desde o Infantil I as crianças lidam com Desde o Infantil I as crianças lidam com leitura e escrita. Isto se dá de maneira leitura e escrita. Isto se dá de maneira branda e sempre de forma significativa;branda e sempre de forma significativa;

Os primeiros contatos com as letras Os primeiros contatos com as letras surgem quando são apresentadas as letras surgem quando são apresentadas as letras do próprio nome ;do próprio nome ;

Também nos desenhos e objetos pessoais, Também nos desenhos e objetos pessoais, os nomes são apontados e aos poucos, com os nomes são apontados e aos poucos, com incentivo da professora, os alunos vão incentivo da professora, os alunos vão estabelecendo relações e escrevendo de estabelecendo relações e escrevendo de forma espontânea;forma espontânea;

Page 10: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Nos murais da sala de aula e da Nos murais da sala de aula e da escola, registros de poesias, escola, registros de poesias, músicas, notícias, listas, iniciam o músicas, notícias, listas, iniciam o processo de alfabetização. processo de alfabetização.

É muito importante para nós que É muito importante para nós que esta tarefa seja feita com prazer e esta tarefa seja feita com prazer e repleta de sentimentos de vitória e repleta de sentimentos de vitória e realização. realização.

Page 11: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

No Infantil III e IVNo Infantil III e IV““Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma

experiência afetiva”experiência afetiva” ((Rubem Alves)Rubem Alves)

É fundamental que as crianças É fundamental que as crianças encontrem na escola, um espaço vivo, encantador e encontrem na escola, um espaço vivo, encantador e despertador de informações sobre os diferentes despertador de informações sobre os diferentes conteúdos que compõem o universo de conteúdos que compõem o universo de conhecimentos;conhecimentos;

Nesta fase, as crianças tornam-se mais seguras e Nesta fase, as crianças tornam-se mais seguras e autônomas, conhecendo a sequência habitual das autônomas, conhecendo a sequência habitual das atividades desenvolvidas no período escolar;atividades desenvolvidas no período escolar;

Page 12: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Todo o trabalho visa o incentivo à criatividade, o Todo o trabalho visa o incentivo à criatividade, o desenvolver de potencialidades, habilidades, desenvolver de potencialidades, habilidades, socialização e formação de hábitos sadios;socialização e formação de hábitos sadios;

Todas as áreas do conhecimento são trabalhadas Todas as áreas do conhecimento são trabalhadas através de projetos cuidadosamente escolhidos. através de projetos cuidadosamente escolhidos. Assim, os mais diferentes tipos de atividades têm seu Assim, os mais diferentes tipos de atividades têm seu lugar assegurado;lugar assegurado;

A Sala de Informática tem sido um atraente A Sala de Informática tem sido um atraente instrumento para aprendizagem de novos conceitos. instrumento para aprendizagem de novos conceitos.

Page 13: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

COLÉGIO COR JESU – SEGMENTO I

O objetivo do centro de interesse é contextualizar as habilidades e as competências que deverão ser conquistadas nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo assim, o ponto de partida para algumas atividades diárias a serem planejadas e executadas em sala de aula.

Page 14: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Educação Infantil e 1º ano – Centro de interesse – 2009

QUINZENA TEMA GERADOR

26/01 a 06/02/2009 CONVIVÊNCIA (adap. e socialização)

09/02 a 20/02/2009 CARNAVAL

26/02 a 06/03/2009 FRATERNIDADE (eu e o outro)

09/03 a 20/03/2009 COMUNIDADE (família e escola)

23/03 a 03/04/2009 CIRCO

06/04 a 17/04/2009 PÁSCOA

20/04 a 01/05/2009 ÍNDIO/ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

04/05 a 15/05/2009 MÃES

18 /05 a 29/05/2009 COMUNICAÇÃO

01/06 a 12/06/2009 FESTA JUNINA

15/06 a 30/06/2009 PROJETO PEQUENOS LEITORES

FÉRIAS FÉRIAS

03/08 a 14/08/2009 PAIS

17/08 a 28/08/2009 FOLCLORE

31/08 a 11/09/2009 SEMANA DA PÁTRIA

14/09 a 25/09/2009 SEMANA DO TRÂNSITO

28/09 a 09/10/2009 M EIO AMBIENTE / NATUREZA

12/10 a 16/10/2009 SEMANA DA CRIANÇA

19/10 a 24/10/2009 PROJETO / MOSTRA CULTURA

26/10 a 06/11/2009 SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

09/11 a 20/11/2009 PLURARIDADE CULTURAL

23/11 a 04/12/2009 NATAL

Page 15: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Educação infantil e 1º Ano

Na educação Infantil e 1º ano, a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e o registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.

O portfólio é usado como ferramenta de

acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem.

Especialmente no 1º e 2º ano, serão atribuídos conceitos avaliativos:

APL – Aprendizagem Plena AP – Aprendizagem Parcial AED – Aprendizagem em

desenvolvimento

Page 16: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

EM 2009, NOSSA PRIORIDADE:EM 2009, NOSSA PRIORIDADE:

Estimular o gosto pela leitura através do Estimular o gosto pela leitura através do projeto “Ler com prazer”;projeto “Ler com prazer”;

Integração entre componentes curriculares – Integração entre componentes curriculares – interdisciplinaridade.interdisciplinaridade.

Page 17: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano

Projetos:

•“Ler com Prazer” – 1º ao 5º ano•“Pequenos Leitores” – Educação Infantil•“Seu Alfabeto” – Infantil IV•“Mostra Cultural” – Grandes Personalidades – Ed. Infantil e 1º ao 5º ano•“Colcha de Retalhos” – Ed. Infantil ao 1º ano•“Cultura dos Povos, raças e nações” – 2º ao 5º ano•“Brinquedoteca” – Educação Infantil•“PROERD” – 5º ano

Page 18: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Comemorações

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano

•Carnaval saudável na escola •Campanha da Fraternidade 2009•Páscoa•Festa das mães•Festa Junina•Festa dos pais•Semana da criança•Festa de encerramento: Natal

Page 19: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º AnoEventos:

•Hora Cívica – Educação Infantil e 1º ao 5º ano•Festa do Livro: Comemorando a alfabetização – 1º ano•Acantonamento – 1º ano•Expedição Brasília – Conhecendo o DF – 4º ano•Comemorando a conclusão do Infantil IV•Comemorando a conclusão do 5º ano•Visitas culturais•Teatro

Page 20: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

• Acolhida aos alunos (oração) e rodinha.

• Hora do Conto.

• Trabalho Pessoal: guias e fichas, jogos e atividades com materiais pedagógicos e/ou exercícios em livros.

• Trabalho coletivo.

• Partilha e momento da avaliação do dia.

• Preparação para o dia seguinte e tomada de consciência: (combinar como será o trabalho pessoal).

Page 21: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Guia nº 1 – Geografia

Tema: Continentes - 4ºano

Habilidade: • Identificar os Continentes da Terra no mapa-múndi.

Continentes são grandes extensões de terrenos emersos da crosta terrestre, Limitadas pelas águas dos mares e oceanos.

1. Pegue na bandeja de Geografia uma ficha contendo o mapa-múndi.2. Siga as instruções que há na ficha.3. Ao terminar a atividade, cole-a em seu caderno de Geografia.4. Não se esqueça de escrever o cabeçalho, número e tema dessa guia.5. Escreva também, em seu caderno, em que continente se encontra o Brasil e quais os oceanos que banham a América.6. Faça com capricho e atenção.7. Ao terminar avise a sua professora.

Bom trabalho!

Page 22: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO Quinzena de 16 a 27/03 de 2009 - Quinzena de 16 a 27/03 de 2009 - 4º Ano

Data do início AtividadeData da

ConclusãoVisto da

ProfessoraAutoavaliação

Ficha nº 1- Língua Portuguesa Tema: Debatendo sobre poluição.

Em casa: Ficha de MatemáticaTema: Lotemática

Guia nº 1 de MatemáticaTema: Jogo – Cubra os 20

Guia nº 2 de MatemáticaTema: Número alvo

Guia nº 1 de CiênciasTema: Cruzadinha Vertebral

Ficha de Ciências – Em casaTema: Para aprender mais.

Ficha nº 1 de GeografiaTema: Continentes

Aluno (a):-------------------------------------------------------------------

Page 23: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Processo Avaliativo

•Instrumento de Avaliação Trimestral Valor: 10,0

São avaliações formais, com datas previstas em calendário, escritas, envolvendo os conteúdos mais significativos do trimestre.

Avaliação Multidisciplinar: Para alunos de 3º ao 5º anoValor: 7,0

São avaliações multidisciplinares com data prevista em calendário, organizadas a partir de um tema gerador que esteja sendo trabalhado no trimestre.

Page 24: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Instrumento de Avaliação Livre:

Valor: 7,0 pontos • São avaliações informais, como análise de participações em debates, produções de textos, pesquisas, exercícios de verificação e outros instrumentos que podem ocorrer a qualquer momento sem aviso prévio.

• O objetivo deste tipo de instrumento é formar nos alunos hábitos de estudo, mantendo-os atualizados com os assuntos que estão sendo estudados.

• Serão no mínimo duas avaliações livres, por componente curricular, a cada trimestre. Instrumento de Avaliação Qualitativa:

Valor: 3,0 pontos

• Composto por autoavaliação do aluno 1,0 (ponto) e avaliação da participação e cooperação do aluno segundo observação do professor 2,0 (pontos).

Page 25: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Erros OrtográficosPara despertar no aluno o cuidado e a atenção necessários para uma escrita correta, nas avaliações de Língua Portuguesa, serão pontuados o número de erros ortográficos e seus devidos descontos na nota da avaliação mensal e trimestral.De acordo com as séries será descontado:

3º ano A cada 25 erros 0,1 (um décimo)

4º ano 5º ano

A cada 20 erros 0,1 (um décimo)

A cada 15 erros 0,1 (um décimo)

Avaliação Trimestral

Avaliação Multidisciplinar

Avaliações Livres

Conceito Formativo

10,0 7,0 7,0 Autoavaliação Avali. Prof.

1 2

AT + (AM + AL + AL ÷ 3) + AQ 2

Page 26: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Recuperação Paralela (RP)

A Recuperação Paralela ocorre quando se perceber dificuldades de aprendizagem em consequência do baixo rendimento das habilidades que estão sendo trabalhadas no período.

Ela não representará necessariamente, a aplicação de mais um instrumento avaliativo formal, mas a intervenção diferenciada para a retomada do assunto trabalhado.

Page 27: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Recuperação Final (RF)

Caso o estudante não alcance os 18 (dezoito) pontos até o final do ano em até 04 (quatro) componentes curriculares, terá direito a recuperação final. Nesse caso, o cálculo da média final, posterior a recuperação final, equivale a aritmética simples da média alcançada no decorrer do ano e aquela alcançada na recuperação.

MF = NF + NRF2

MF = Média Final; NF = Nota Final; NRF = Nota de Recuperação Final

Page 28: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

Orientações Gerais

•Acolhida dos alunos 7h20 e 13h20•Início das aulas 7h30 e 13h30•Recomendamos pontualidade•Comunicação aos professores durante o período de aula: Solicitar via agenda ou por telefone:

2105 – 6828 Ed. Infantil 2105 – 6847 1º - 5º ano

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano

Page 29: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

•Agendamento com a coordenação•Saída dos alunos do pátio do Segmento I: Os alunos devem ser acompanhados pelos responsáveis ou com autorização através da agenda.•Hora Cívica•Festa de aniversário•Recreação aquática•Objetos perdidos•Acompanhamento das atividades da escola pelo site:

www.Corjesu.org.br

Page 30: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.

““Que lindo e simples resumo da tarefa da educação! Que lindo e simples resumo da tarefa da educação! Plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o Plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. Aprender mundo, torná-lo belo e manso. Aprender construindo. Aprender fazendo. Para que as construindo. Aprender fazendo. Para que as crianças possam brincar. Para que os adultos crianças possam brincar. Para que os adultos possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos.”sonhos.”

(Rubem Alves)(Rubem Alves)

Page 31: Equipe Administrativa: Diretora : Irmã Graziela Moreira Lopes Coordenadoras Administrativas: Irmã Isabel AuxiliadoraTrindade Irmã Elaine Francisco Coordenadoras.