Enganoso é o coração 19.06.16

3
ENGANOSO É O CORAÇÃO Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 19 de Junho de 2016 INTRODUÇÃO Os conselhos da autoajuda dizem: “Siga o seu coração”, a Bíblia, porém, adverte: “Não vá na conversa do seu coração”. Será que a Bíblia tem razão? Vamos ver algumas das RAZÕES pelas quais a Bíblia diz que “quem confia no seu próprio coração é insensato”. 1a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA RAZÃO Um sentimento negativo, por exemplo, pode fazer uma pessoa acreditar que não tem valor algum, assim como um sentimento positivo pode, por exemplo, neutralizar a nossa capacidade de discernimento. Ÿ Quantos estão se envolvendo com pessoas e coisas erradas e perigosas e os seus sentimentos não as avisam do perigo. Ÿ Muitos “sentem” que estão em paz com Deus, quando, na realidade, não estão, pois jamais entregaram a sua vida a Jesus, jamais se tornaram “filhos de Deus”, conforme João 1.12. Ÿ Lembre-se: Enganoso é o coração. 2a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA ÉTICA Quando a pessoa coloca os sentimentos à frente, na direção da sua vida, os sentimentos podem — facilmente — distorcer o senso de certo e errado. Uma pessoa, por exemplo, pode estar fazendo algo terrivelmente ruim, mas “sentindo” que está certa. Ÿ Saulo de Tarso, ao perseguir os cristão, sentia que estava servindo a Deus (conforme profetizado por Jesus, em João 16:2). Ÿ Temos ouvido várias — e lamentáveis — notícias de ladrões que rezam o Pai-Nosso antes de sair para “trabalhar”, pois isso os fazem se “sentir” mais protegidos e confiantes (como Deus poderia proteger um ladrão, se Ele abomina quem pratica estas coisas?). Ÿ Muitas pessoas que vivem afundadas no pecado não “sentem” mais qualquer peso na consciência. Ÿ Lembre-se: Enganoso é o coração. 3a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DE DEUS Quando uma pessoa coloca os seus sentimentos como guia da sua vida, os seus sentimentos podem simular a voz de Deus, isto é, a pessoa “ouve” o que gostaria de ouvir e acredita que foi Deus quem falou com ela. Estas pessoas estão sempre a dizer que “Deus falou ao meu coração”, e, invariavelmente, sempre entram em situações terríveis. Texto(s) Base: Jeremias 17.9 Provérbios 28.26 Provérbios16.25

description

Esboço para células. Mensagem por: Pr. Argemiro

Transcript of Enganoso é o coração 19.06.16

Page 1: Enganoso é o coração 19.06.16

ENGANOSO É O CORAÇÃO

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 19 de Junho de 2016

INTRODUÇÃO

Os conselhos da autoajuda dizem: “Siga o seu coração”, a Bíblia, porém, adverte: “Não vá na conversa do seu coração”. Será que a Bíblia tem razão? Vamos ver algumas das RAZÕES pelas quais a Bíblia diz que “quem confia no seu próprio coração é insensato”.

1a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA RAZÃO

Um sentimento negativo, por exemplo, pode fazer uma pessoa acreditar que não tem valor algum, assim como um sentimento positivo pode, por exemplo, neutralizar a nossa capacidade de discernimento.

Ÿ Quantos estão se envolvendo com pessoas e coisas erradas e perigosas e os seus sentimentos não as avisam do perigo.

Ÿ Muitos “sentem” que estão em paz com Deus, quando, na realidade, não estão, pois jamais entregaram a sua vida a Jesus, jamais se tornaram “filhos de Deus”, conforme João 1.12.

Ÿ Lembre-se: Enganoso é o coração.

2a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA ÉTICA

Quando a pessoa coloca os sentimentos à frente, na direção da sua vida, os sentimentos podem — facilmente — distorcer o senso de certo e errado. Uma pessoa, por exemplo, pode estar fazendo algo terrivelmente ruim, mas “sentindo” que está certa. Ÿ Saulo de Tarso, ao perseguir os cristão, sentia que estava servindo a Deus (conforme

profetizado por Jesus, em João 16:2).Ÿ Temos ouvido várias — e lamentáveis — notícias de ladrões que rezam o Pai-Nosso antes de

sair para “trabalhar”, pois isso os fazem se “sentir” mais protegidos e confiantes (como Deus poderia proteger um ladrão, se Ele abomina quem pratica estas coisas?).

Ÿ Muitas pessoas que vivem afundadas no pecado não “sentem” mais qualquer peso na consciência.

Ÿ Lembre-se: Enganoso é o coração.

3a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DE DEUS

Quando uma pessoa coloca os seus sentimentos como guia da sua vida, os seus sentimentos podem simular a voz de Deus, isto é, a pessoa “ouve” o que gostaria de ouvir e acredita que foi Deus quem falou com ela. Estas pessoas estão sempre a dizer que “Deus falou ao meu coração”, e, invariavelmente, sempre entram em situações terríveis.

Texto(s) Base: Jeremias 17.9

Provérbios 28.26

Provérbios16.25

Page 2: Enganoso é o coração 19.06.16

· O profeta que foi atacado por um leão, pois desprezou a voz de Deus para dar ouvidos à uma voz estranha (I Reis 13).

· Muitos demonstram total desequilíbrio emocional, social, econômico e/ou espiritual, mas estão sempre alegando que “Deus falou ao seu coração”.

· Lembre-se: Enganoso é o coração.A única fonte confiável da vontade de Deus para as nossas vidas é a palavra dele. “Jamais serão confundidos os que confiam em ti” – Salmos 25:3

CONCLUSÃO

Não confie em seu coração! Os sentimentos podem mudar o senso de realidade, podem distorcer a noção de certo e errado e podem simular a voz Deus, colocando a pessoa em situações terríveis. Confie na Palavra de Deus, que jamais te deixará confundido.

SURDEZ NA TERCEIRA IDADE

Um idoso conversa online com o seu filho, que é médico e mora em outra cidade, avisa que a esposa está ficando surda e pede para ele dar uma olhada na mãe. O filho, muito amoroso, ficou preocupado e ansioso para vir logo visitá-los, pois sabe que quanto antes a surdez na terceira idade for diagnosticada, melhor é. Ele, então, pergunta se é sério, e o pai diz que sim. “Ok, papai, escreve o jovem, quando eu chegar aí vou examiná-la, mas, para termos certeza, faça o seguinte: Sem que ela esteja olhando, o senhor fale com ela em tom normal de voz a uma distância de uns 15 metros. Se ela não responder, fale novamente, no mesmo tom de voz, a uma distância de 10 metros. Se ela não responder de novo, fale a uma distância de 5 metros”. “Ok, filhão, vou fazer isso”, responde o idoso. À noite, quando a mulher estava preparando o jantar, o velhote decidiu fazer o teste. Calculou mais ou menos a distância em que estavam um em relação ao outro e perguntou: – Maria, o que teremos para o jantar? Ela não respondeu nada. Aproximou-se 5 metros e, mantendo o mesmo tom de voz, repetiu a pergunta: – Maria, o que teremos para o jantar? Novamente, ela não respondeu nada. Aproximou-se mais 5 metros e perguntou de novo: – Maria, o que teremos para o jantar? Mais uma vez, ela não respondeu nada.

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 19 de Junho de 2016

Enganoso é o coração

Page 3: Enganoso é o coração 19.06.16

Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar: – Maria! O que teremos para o jantar? – Credo velho, respondeu a mulher, da próxima vez que o nosso filho vir nos visitar, vou pedir para ele examinar você, pois eu acho que você está ficando surdo. Essa é a quarta vez que eu respondo que nós vamos ter frango para o jantar.

E como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão – Mateus 7.4-5.

QUEM ESTÁ FALANDO?

Quem está falando?Um menino estava louco para gazear a aula, mas, sabendo que a escola iria ligar para os seus pais, caso ele não aparecesse, resolveu ligar antes, mas a ligação caiu justamente nas mãos do Diretor. Não podendo mais retroceder, ele engrossou a voz e disse: – Estou ligando para avisar que o Pedrinho não vai para a escola hoje. Desconfiado, o Diretor perguntou: – Quem é que está falando? E o Pedrinho, sem ter se preparado para perguntas (e sem tempo para pensar), engrossou ainda mais a voz e respondeu: – Aqui quem está falando é o meu pai!

De seu pastor e amigoArgemiro Ribeiro

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 19 de Junho de 2016

A Igreja Que Agrada O Senhor