Energia cinética

2
Através desse importante teorema da Física, é possível calcular o trabalho total de todas as forças presentes num sistema, tanto as forças conservativas ou dissipativas quanto as forças internas ou externas ao sistema. O TEC foi enunciado da seguinte forma: “O trabalho total de todas as forças atuantes em um sistema físico é dado pela variação da energia cinética do sistema.” Faremos a demonstração do teorema através do caso particular de uma partícula em trajetória retilínea sob a ação de uma força resultante constante. Considerando V 0 como a velocidade escalar inicial e V como a velocidade escalar após o deslocamento de módulo igual a d. Considere m como a massa do ponto material e F como a intensidade da força resultante. O trabalho da força será dado por: Observe que α = 0 e cos α = 1 Para o Princípio Fundamental da Dinâmica, temos: Para a expressão de Torricelli, temos: Tirando o valor de d em (III), vem: Substituindo (II) e (IV) em (I), temos:

Transcript of Energia cinética

Através desse importante teorema da Física, é possível calcular o trabalho total de todas as forças presentes num sistema, tanto as forças conservativas ou dissipativas quanto as forças internas ou externas ao sistema.

O TEC foi enunciado da seguinte forma:

“O trabalho total de todas as forças atuantes em um sistema físico é dado pela variação da energia cinética do sistema.”

Faremos a demonstração do teorema através do caso particular de uma partícula em trajetória retilínea sob a ação de uma força resultante constante.

Considerando V0 como a velocidade escalar inicial e V como a velocidade escalar após o

deslocamento de módulo igual a d. Considere m como a massa do ponto material e F como a intensidade da força resultante.

O trabalho da força será dado por:

Observe que α = 0 e cos α = 1

Para o Princípio Fundamental da Dinâmica, temos:

Para a expressão de Torricelli, temos:

Tirando o valor de d em (III), vem:

Substituindo (II) e (IV) em (I), temos: