ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os...

23
Prepare-se: A exposição oral será a base dessa capacitação. As atividades interativas são oportunidades de revisão/ fixação. Prezado Coordenador de local de aplicação, Este roteiro foi elaborado para guiar você na capacitação da equipe do seu local de aplicação – Chefes de sala, Aplicadores e Aplicadores especializados – nos casos específicos de locais de aplicação que não tenham televisão, projetor ou computador disponíveis para a exibição dos vídeos e da apresentação em Power Point. O roteiro está estruturado de forma que você possa explicar todo o conteúdo para a sua Equipe de aplicação, além de trazer orientações para a realização de atividades. Há ainda orientações específicas para locais que possuem Atendimento Especializado. Estude este roteiro, o Manual do Chefe de sala e os instrumentos. A capacitação da equipe é peça-chave para garantir a excelência na segurança e na qualidade da aplicação do exame. Contamos com você. Bom trabalho! ENEM 2016 - ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS

Transcript of ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os...

Page 1: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

Prepare-se:

A exposição oral será a base dessa capacitação.

As atividades interativas são oportunidades de revisão/ fixação.

Prezado Coordenador de local de aplicação,

Este roteiro foi elaborado para guiar você na capacitação da equipe do seu local de aplicação – Chefes de sala, Aplicadores e Aplicadores especializados – nos casos específicos de locais de aplicação que não tenham televisão, projetor ou computador disponíveis para a exibição dos vídeos e da apresentação em Power Point.

O roteiro está estruturado de forma que você possa explicar todo o conteúdo para a sua Equipe de aplicação, além de trazer orientações para a realização de atividades.

Há ainda orientações específicas para locais que possuem Atendimento Especializado.

Estude este roteiro, o Manual do Chefe de sala e os instrumentos. A capacitação da equipe é peça-chave para garantir a excelência na segurança e na qualidade da aplicação do exame. Contamos com você.

Bom trabalho!

ENEM 2016 - ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS

Page 2: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Na abertura, deve-se dar as boas vindas e apresentar a dinâmica da capaci-tação, com explanações e atividades.

Explicar que a capacitação tem duração prevista de 1 hora e 30 minutos e que serão apresenta-dos os procedimentos a serem realizados antes, durante e depois das provas. Explicar que, no domingo, a capacitação terá a duração de 30 minutos. Nos dois dias toda a equipe deve assinar a Lista de Frequência e Termo de Sigilo e Compromisso.

Reforce que se a Equipe, a qualquer momento durante a aplicação, tiver dúvida sobre qualquer um dos procedimentos, deve procurar por você. “Na dúvida, perguntem ao Coordenador/ à Coordenadora!”.

EXPLANAÇÃO

EXPLANAÇÃO

[ ABERTURA ]

[ ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS - APLICAÇÃO REGULAR - ]

ORIENTAÇÕES PARA O COORDENADOR

CONTEÚDO A SER APRESENTADO

CONTEÚDO A SER APRESENTADO

1

2

Equipe de aplicação

Vamos conhecer quem é quem e quais as funções da Equipe de aplicação:

A abertura tem ao todo duração de:

5 minutos

Esta etapa tem ao todo duração de:

1 hora e 10 min

Page 3: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Coordenador de local de aplicação

Coordena as ações relacionadas ao ENEM 2016 no local.

Assistentes de Coordenador de local de aplicação

Apoiam o Coordenador de local de aplicação em suas atividades.

Chefes de sala

Responsabilizam-se pela aplicação na sala, desde a distribuição dos Cadernos de Questões, ao preenchimento dos materiais pelos Participantes e à devolução dos materiais de sala. Também registra informações nos materiais administrativos e fiscaliza os Participantes para evitar tentativas de cola.

Aplicadores

Dão suporte aos Chefes de sala. Realizam a organização da sala e dos materiais, bem como a recepção, pré-identificação e fiscalização dos Participantes. Retiram as etiquetas de tempo restante de provas. ATENÇÃO! A dupla do primeiro dia vai ser diferente da dupla do segundo dia. O Chefe de sala permanece em sua sala no domingo, mas recebe outro aplicador como seu par.

Fiscais de banheiro

Neste ano, são os responsáveis por manipular os detectores de metais na entrada do banheiro.

Também acompanham o trabalho da equipe de limpeza dentro do banheiro e conferem, periodicamente, se não há cola escondida nas cabines dos sanitários e monitoram os Participantes na fila do banheiro, impedindo que haja comunicação entre eles.

Fiscais volantes

Fiscalizam o trânsito de Participantes no local, manipulam os detectores de metais apenas nos casos de suspeita de cola e acompanham os Participantes no trajeto ao banheiro.

Lembrando que fiscais mulheres passam detector de metal em mulheres e fiscais homens passam detector em homens.

Certificadores do Inep

Certificam os procedimentos de segurança do Enem, em especial os cuidados com os malotes, e observam se os demais procedimentos estão sendo realizados adequadamente, mas não podem entrar nas salas de aplicação. Estão autorizados a utilizar o celular.

Procedimentos de segurança com a Equipe de aplicação

Após a capacitação presencial, todos os colaboradores deverão guardar os seus objetos de natureza eletrônica, principalmente telefone celular desligado, no Envelope Porta-Objetos e passar pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de sua sala e, em seguida, cada colaborador deve se encaminhar para seu posto de trabalho.

Page 4: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Antes do início das provas: primeiras atividades nos postos de trabalho

Ao chegar nos seus postos de trabalho, cada um deve realizar vistoria contra tentativas de cola e organizar o que for necessário.

b Chefe de sala e Aplicador:

• Ao chegar na sala de aplicação, fazer uma vistoria detalhada para checar se não há conteúdo de pro-va nas carteiras ou nas paredes.

• Em seguida, organizar as fileiras de carteiras com espaço suficiente para evitar tentativas de cola.

• Colocar os crachás autoadesivos de identificação.

• Escrever no quadro da sala:

Dia 05/11/2016 (sábado) Horário de início das provas: 13h30min Horário de término das provas: 18h O Participante só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 17h30min (horário oficial de Brasília-DF)

Dia 06/11/2016 (domingo) Horário de início das provas: 13h30min Horário de término das provas: 19h O Participante só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 18h30min (horário oficial de Brasília-DF)

• Colar o Relógio de Tempo Restante de Prova em um local visível a todos e colocar uma cadeira do lado de fora da sala, para fazer a pré-identificação dos Participantes.

b Fiscal de banheiro:

Verificar as condições dos banheiros e acom-panhar os auxiliares de limpeza para garantir que esteja tudo limpo e inspecionado contra tentativas de cola. Fiscalizar os arredores dos vasos sanitários, as partes de trás e de baixo das caixas de descarga, os interiores dos ra-

los e dos porta-papéis, as janelas e atrás das portas. É preciso repetir esses procedimentos durante toda a aplicação.

b Fiscal volante:

Conferir os corredores, verificando sinalização e murais e checando se não há tentativas de cola em bebedouros, por exemplo.

Materiais Administrativos

Solicitar que a Equipe acompanhe toda a ca-pacitação pelo Manual do Chefe de sala, espe-cialmente quando os materiais administrativos forem apresentados. Nesse caso, deve-se ob-servar os exemplos de preenchimento.

Os materiais são: Ata de Sala, Ficha para Coleta de Dado Biométrico, Cartão-Resposta, Folha de Redação, Lista de Presença e Folha de Rascunho.

Existem ainda o Envelope Porta-Objetos, o Relógio de tempo restante de provas, o Relatório de Homônimos, as etiquetas dos envelopes de provas, as placas de sala e os crachás autoadesivos.

b Antes do início das provas: entrada dos Participantes

• Lembrar o horário de abertura (12h) e fechamento dos portões (13h) – horário oficial de Brasília – e abertura dos malotes.

• Cartão de Confirmação de Inscrição – não é obrigatório. Identifica o número de inscrição, o local de realização do Exame e a sala do Participante. Caso o Participante esteja sem o Cartão e não saiba a sua sala, deve ser encaminhado à Coordenação.

PG 01

Manual do Chefe de sala

IMPORTANTE! O Chefe de sala deve preencher os instrumentos de acordo com o horário oficial de Brasília.

Page 5: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Antes do início das provas: pré-identificação dos Participantes

b Aplicador deverá estar sentado em cadeira do lado de fora da sala para fazer a pré-identificação dos Participantes. Ele deve estar com a Lista de Presença em mãos, mas não deve fazer nenhuma marcação neste momento. Os Participantes só assinam depois que a prova tiver começado.

b Aplicador deverá pedir que cada Participante apresente seu documento de identificação. Em seguida, deve:

1. Verificar se o documento é válido conforme o edital. Os documentos de identificação aceitos conforme o edital são:

• Cédulas de identidade (RG) expedidas pe-las Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e pela Polícia Federal;

• Identidade expedida pelo Ministério da Justi-ça para estrangeiros, inclusive aqueles reco-nhecidos como refugiados, em consonância com a Lei no 9.474, de 22 de julho de 1997;

• Identificação fornecida por ordens ou conse-lhos de classes que por lei tenham validade como documento de identificação;

• Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após janeiro de 1997;

• Certificado de Dispensa de Incorporação;

• Certificado de Reservista;

• Passaporte;

• Carteira Nacional de Habilitação com foto, na forma da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997;

• Identidade funcional em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Não são aceitos documentos sem foto ou có-pias, mesmo que autenticadas. E lembre-se: na dúvida, pergunte ao Coordenador!

ATENÇÃO!

Todos os casos de reaplicação do ENEM são devidos a erro na identificação do Participante.

Portanto, NENHUM Participante poderá ser impedido de fazer a prova pelo Chefe de sala, pelo Aplicador ou pelo Fiscal volante. Todos em situação irregular ou que gerem dúvida, devem OBRIGATORIAMENTE ser encaminhados para a Coordenação.

O Coordenador é o único que pode barrar um Participante por problemas na identificação!

2. Comparar a fisionomia do documento com a do Par-ticipante. Participantes que apresentem (1) documen-tos vencidos, danificados ou com foto de difícil identifica-ção; (2) boletim de ocorrên-cias de perda ou roubo de documentos; ou (3) mandado judicial, de-vem ser encaminhados à Coordenação.

3. Conferir se o nome do Participante e seu número de documento constam na Lista de Presença.

PG 01

Manual do Chefe de sala

PG 02

Manual do Chefe de sala

Page 6: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Fale o nome de alguns documentos e a Equipe precisa dizer SIM ou NÃO para responder se são aceitos de acordo com o edital.

Documento (O Participante poderá fazer as provas se apresentar…)

Resposta

Cópia autenticada de RG NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

Identidade de estrangeiro  SIM

Carteira de Trabalho  SIM

Carteira de Conselho Profissional  SIM

Certificado de Reservista com foto danificada SIM - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS.

Certificado de Dispensa de Incorporação  SIM

Certidão de Nascimento NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

Certidão de Casamento NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

Título eleitoral NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

Rani NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

CNH vencida SIM - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS.

Identidade funcional de natureza privada NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO

ATENÇÃO!

TODA E QUALQUER DÚVIDA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE DEVERÁ SER ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO.

NENHUM PARTICIPANTE PODERÁ SER IMPEDIDO DE REALIZAR AS PROVAS SEM QUE PASSE ANTES PELA COORDENAÇÃO.

ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE

Page 7: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS

Alguma dúvida? Tudo certo?

Durante toda a aplicação, se tiverem dúvi-das, já sabem: perguntem ao Coordenador!

 Antes do início das provas: guarda de pertences dos Participantes

Se estiver tudo certo com a identificação, o Aplicador de-verá pedir que o Participante guarde todos os objetos de uso não permitido, conforme o edital, no Envelope Porta-Objetos. O envelope deve ser lacrado na frente do Apli-cador, que deve conferir se está lacrado corre-tamente. Ele pode ser reaberto somente após a saída do Participante do local de aplicação.

Vale lembrar que:

• Os itens de chapelaria que não couberem no Envelope Porta-Objetos deverão ser guardados debaixo das cadeiras, tais como boné ou mesmo bolsas.

• O documento de identificação do Participante deve ficar fora do Envelope Porta-Objetos, pois será usado para conferências durante a prova.

ATENÇÃO!

1. O Participante que portar arma de qualquer espécie, mesmo com documento de porte, deverá ser encaminhado à Coordenação.

2. Nos casos de artigos religiosos, o Participante deve ser encaminhado à Coordenação.

Antes do início das provas: entrada na sala de provas

Assim que o Participante entra na sala de pro-vas, antes do início das provas, ele deve se dirigir ao Chefe de sala para receber seu Car-tão-Resposta e sua Ficha para Coleta de Dado Biométrico, novidade deste ano para fazer a identificação digital dos Participantes. Nes-se momento, é importante conferir os dados pelo número do documento de identificação, para não entregar o Cartão-Resposta e a Fi-cha para Coleta de Dado Biométrico errados a Participantes com nomes parecidos. Consul-tar a Lista de Homônimos no caso de nomes iguais. É importante informar aos Participantes que a coleta de dado biométrico será feita pelo Chefe de sala no momento da assinatura da Lista de Presença.

Antes do início das provas: abertura dos malotes

Os portões são fechados às 13h pelo Coor-denador de local de aplicação e as provas co-meçam às 13h30, horário oficial de Brasília. Por questões de segurança, o malote de pro-vas só será aberto pelo Coordenador de local de aplicação após o fechamento dos portões, às 13h, horário oficial de Brasília.

Antes do início das provas: entre 13h e 13h30

Nesse intervalo, os Participantes deverão per-manecer em sala. Poderão apenas ir ao ba-nheiro um de cada vez, sendo acompanhados individualmente pelo Fiscal volante.

EXPLANAÇÃO

PG 02

Manual do Chefe de sala

Page 8: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Entre 13h e 13h20, o Chefe de sala deverá dar avisos verbais:

• Obrigatoriedade de perma-nência na sala entre 13h e 13h30.

• É a última chance para se guardar objetos eletrônicos, sob pena de eliminação, de acordo com o Edital. Os lanches serão vistoriados e os Envelopes Porta-Objetos serão conferidos.

• Ida ao banheiro: um de cada vez e acompa-nhado por Fiscal volante.

Depois, enquanto o Aplicador observa a sala como um todo, o Chefe de sala deverá checar mesa por mesa se cada Participante guardou os objetos não permitidos, inclusive o celular desli-gado, no Envelope Porta-Objetos e o lacrou. Ele também deve vistoriar os lanches e os rótulos das bebidas.

Antes do início das provas: distribuição das provas

• Entre 13h e13h20 (horário oficial de Brasília), os envelopes com os Cadernos de Questões serão entregues nas salas.

• Às 13h25 (horário oficial de Brasília), os en-velopes devem ser abertos na frente dos Participantes. Não se deve estragar os en-velopes de provas, pois eles serão utilizados na devolução de materiais.

Antes do Chefe de sala distribuir as provas, dar os seguintes avisos:

Aguardem autorização para iniciar as provas.

Não preencham a Ficha para Coleta de Dado Biométrico.

Leiam somente as instruções da capa do caderno de questões e façam o que se pede. É necessário que transcrevam a frase indicada no Caderno de Questões para o Cartão-Resposta, assinalem a cor da capa do seu Caderno de Questões e assinem o Cartão-Resposta.

É obrigatória a permanência na sala de pro-va por, no mínimo, duas horas após o início das provas, ou seja, às 15h30.

Podem sair para ir ao banheiro um de cada vez, porém acompanhados pelo Fiscal volante.

Somente será permitida a saída com o Ca-derno de Questões 30 minutos antes do térmi-no das provas.

Os três últimos Participantes presentes na sala só serão liberados juntos e após assinatu-ra na Ata de Sala.

LEMBRETE IMPORTANTE!

Ninguém poderá sair da sala nesse período. Somente para ir ao banheiro, mas acompa-nhado do Fiscal volante.

As provas devem ser distribuídas em zigue-zague para evitar tentativas de cola. As co-res da capa dos Cadernos de Questões são diferentes e no rodapé de cada página está escrita a cor da capa. Nenhum Participante pode trocar de cor de prova.

Início das provas: 13h30

Quando a prova começa, o Chefe de sala deve preencher o horário de abertura do envelope de Cadernos de Questões na Ata de Sala (sempre no horário oficial de Brasília).

PG 03

Manual do Chefe de sala

Page 9: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

ATENÇÃO!

Preencher na Lista de Presença o campo “Sala extra” para o Participante que foi en-caminhado para a Sala extra.

Durante as provas: coleta de abstenções (número de faltosos), às 13h40

Contar quantos Participantes faltaram e passar a informação para o Coordenador ou Assisten-te, que passarão na sala a partir de 13h40.

Durante as provas: conferências, assinatura da Lista de Presença e coleta de dado biométrico

Às 14h10, o Chefe de sala deve passar de mesa em mesa para coletar as assinaturas na Lista de Presença, fazer a coleta de dado biométri-co e conferir o preenchimento dos materiais dos Participantes.

b Comparar o documento de identificação com os dados da Lista de Presença. Indicar onde o Participante deve assinar, evitando que ele assine em local errado.

b Realizar a coleta de dado biométrico de cada um dos Participantes, utilizando a Ficha para Coleta de Dado Biométrico. Para isso, o Chefe de sala deve levantar a película de proteção, posicionar o dedo do Participante na lâmina grafitada, girando-o da direita para a esquerda. Em seguida, posicionar o dedo do Participante no digiselo, repetindo o mo-vimento da direita para a esquerda. Impor-tante: este movimento deve ser feito apenas uma vez no digiselo. Após a coleta, o Chefe de sala deve colar novamente a película de proteção. A coleta deve ser feita com o po-legar direito, mas se o Participante não tiver

esse dedo, registrar na Ata de Sala qual foi o dedo utilizado.

ATENÇÃO!

A única exceção aceita para não se fazer a coleta de dado biométrico é se o Partici-pante não tiver as mãos. Nesse caso, isso também deve ser registrado na Ata de Sala.

Quando um Participante se recusa a fazer a coleta de dado biométrico, que é obrigató-ria, o Chefe de sala deve chamar o Coorde-nador. Ao chegar na sala e confirmar o fato, o Coordenador deve convidar discretamen-te o Participante a ir até a sala da Coordena-ção. Lá deve explicar novamente a obrigato-riedade da coleta e que a consequência de não fazer é sua eliminação do Exame. Se o Participante mantiver a recusa, ele deve ser eliminado e o Coordenador deve preencher o Termo de Eliminação. O Chefe de sala também deve registrar o fato na Ata de Sala.

b Conferir o documento de identificação com o Cartão-Resposta do Participante, garantindo que ele está com o Cartão correto. Também deve checar se o Participante:

• Preencheu corretamente o Cartão-Resposta.

• Escreveu o nome e a data de nascimento no campo próprio.

• Assinou no local indicado.

• Marcou corretamente a cor da capa de seu Caderno de Questões.

• Transcreveu corretamente a frase da Capa do Caderno de Questões.

No 2º dia, deve-se checar ainda se ele escre-veu seus dados e assinou a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

PG 04

Manual do Chefe de sala

Page 10: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

ATENÇÃO!

Caso o Participante tenha marcado errado a cor da capa da prova, o Chefe de sala deve marcar esta informação na Ata de Sala e fazer o registro dos dados do Participante e da cor correta no campo observações.

Depois de passar a Lista de Presença, o Chefe de sala deve conferir se os espaços em branco na Lista de Presença batem com os nomes dos Cartões-Resposta não distribuídos, que são dos ausentes. Então, escrever na Lista de Presença a palavra “AUSENTE” no campo de assinatura dos Participantes ausentes e preencher a boli-nha ausente. Nos Cartões-Resposta de ausen-tes, marcar a bolinha “ausente” no Campo para preenchimento exclusivo do Chefe de sala.

ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE

Vamos conhecer um pouco mais sobre coleta de dado biométrico.

Indique se cada item, a seguir, está certo ou errado:

 Pergunta Resposta (certo ou errado?)

O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá, imediatamente, fazer a coleta do dado biométrico sozinho, observando as orientações constantes na Ficha para Coleta de Dado Biométrico.

ERRADO - O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá aguardar orientações para preenchê-la. A responsabilidade da coleta do dado biométrico é do Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante.

Nos dois dias do Exame, a coleta de dado biomé-trico será feita pelo Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante com assinatura na Lista de Presença.

CERTO

No momento da coleta de dado biométrico, um Par-ticipante se recusou a fazê-la, alegando ter alergia ao material utilizado para a coleta. O Participante não será eliminado porque a justificativa apresenta-da está de acordo com o previsto no Manual.

ERRADO - O Chefe de sala deverá solicitar a presença do Coordenador de local para teste-munhar a recusa. O Coordenador encaminhará o Participante à Coordenação e, caso ele insista em não fazer a coleta, deverá ser eliminado. Após a eliminação, o Chefe de sala deverá registrar o fato na Ata de Sala e preencher o respectivo campo na Ficha para Coleta de Dado Biométrico. A única jus-tificativa aceita para não fazer a coleta é a ausência dos dedos das mãos.

No momento da coleta de dado biométrico, uma Participante se recusou a fazê-la por não ter os polegares. O Chefe de sala deverá coletar o dado biométrico de qualquer outro dedo e registrar o fato na Ata de Sala.

CERTO

Page 11: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS

ATENÇÃO!

Caso o Participante informe que possui fo-bia de toque, o Chefe de sala deve permitir que ele faça a coleta de dado biométrico sozinho, mas orientá-lo e permanecer ao seu lado durante toda a coleta, que deve ser feita no momento de identificação dos Participantes.

Alguma dúvida? Tudo certo?

Durante toda a aplicação, se tiverem dúvi-das, já sabem: perguntem ao Coordenador!

Durante as provas: regras e atribuições dos colaboradores

Durante a aplicação, seguir regras básicas mui-to importantes:

• Devemos fazer o máximo de silêncio possível.

• Não é permitido ler os Cadernos de Ques-tões ou outros.

• É proibido fumar.

Depois que começa a prova, cada um tem suas funções a exercer:

b Chefe de sala

• Fiscaliza a sala de aplicação e preenche ma-teriais administrativos.

• Retira etiquetas de Relógio de Tempo res-tante de Provas.

b Aplicador

• Fiscaliza a sala de aplicação e apoia o Chefe de sala.

b Fiscal de banheiro

• Passa detector de metais na entrada dos ba-nheiros.

• Fiscaliza interior dos banheiros.

• Impede a comunicação entre Participantes no banheiro.

b Fiscal volante:

• Acompanha Participantes ao banheiro (e or-ganiza a fila do banheiro).

• Passa detector de metais em caso de tenta-tiva de cola.

• Apoia Coordenador de local e Assistentes.

Durante as provas: tentativas de cola e detector de metais

Em casos de suspeitas de ten-tativa de cola, deve-se pedir a um Fiscal volante para chamar o Coordenador para confirmar o fato. Se for confirmada a ten-tativa de cola, o Coordenador deverá realizar os procedimen-tos de eliminação do Participante. Comunicar o fato ao plantão da instituição aplicadora e ao Coordenador Municipal.

Registrar na Ata de Sala, na pergunta “Houve Participante eliminado?”, e marcar o motivo da eliminação ou os motivos, caso haja mais de um. Registrar o nome, o número de inscrição do Participante e a descrição do fato.

EXPLANAÇÃO

PG 06

Manual do Chefe de sala

Page 12: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Durante as provas: detector de metais

Os Fiscais de banheiro passam os detectores em casos de tentativa de cola. Antes de fazer a vistoria eletrônica nos Participantes, é preciso dizer: “Prezado Participante, conforme previs-to em Edital, o(a) senhor(a) será submetido à revista eletrônica por meio do uso de detector de metais.”

O detector deve ser usado contornando o corpo da pessoa, começando do lado direito, de baixo para cima, passando pelo pé, perna, tronco, bra-ço - que deve estar aberto - pescoço e cabeça. E deve terminar fazendo o inverso: contornando o lado esquerdo, de cima para baixo. Também deve passar na frente e atrás do corpo, bem próximo, porém sem encostar no Participante.

Fiscais mulheres passam detector em mulheres e fiscais homens passam em homens.

Toda vez que o detector apitar, pedir que a pessoa entregue o que há de metal na região e, em seguida, passar novamente o detector de metais. Se ele apita de novo, chamar o Coordenador.

ATENÇÃO!

Não se deve passar detector de metais em Participantes que possuam marcapasso. Anote esses casos em Ata de Sala.

Imagine a seguinte situação:

1. Se o celular tocar, mas estiver acondi-cionado corretamente, ou seja, dentro de Envelope Porta-Objetos lacrado e embaixo da carteira, o que fazer?

• O Aplicador deverá encaminhar o Partici-pante para a Coordenação.

• Lá, ele vai abrir o Envelope Porta-Objetos, desligar o celular e colocá-lo em outro Envelope, que deve ser lacrado e identificado de novo.

• Em seguida, o Participante deve ser levado à sala novamente para continuar as provas.

E nessas situações?• Se o celular estiver no Envelope Porta-

Objetos, mas ele não estiver lacrado?

• Se o celular estiver fora do Envelope Porta-Objetos, mas embaixo da carteira?

• E se o celular estiver dentro do Envelope Porta-Objetos lacrado, mas no bolso do Participante?

• E se qualquer Participante tentar entrar no banheiro portando celular, esteja ele no Envelope plástico Porta-Objetos ou não?

ATENÇÃO! TODAS ESSAS SITUAÇÕES ELIMI-NAM! O COORDENADOR DEVE SER CHAMA-DO PARA VERIFICAR O FATO.

ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: ESTUDO DE CASOS

Page 13: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Agora, vamos analisar um caso mais difícil...

2. Um celular tocou em sala. Ele estava den-tro do Envelope Porta-Objetos – devidamente lacrado. O Envelope estava dentro da bolsa da Participante, que estava embaixo da car-teira. Este é um caso de eliminação?

• O celular está dentro do Envelope Porta-Objetos? SIM.

• O Envelope Porta-Objetos está lacrado? SIM.

• O Envelope Porta-Objetos está embaixo da carteira? SIM, porque está dentro da bolsa, que se encontra embaixo da carteira, ou seja, a Participante não estava portando o celular.

ENTÃO, ESTE NÃO É UM CASO DE ELIMINA-ÇÃO. PERCEBA QUE ESTE CASO NÃO APRE-SENTA RISCOS DE TENTATIVA DE COLA.

Vamos ver os dois casos a seguir.

Respondam se estão CERTOS ou ERRADOS.

# CASO 1

O Participante foi ao banheiro e, ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais apitou/vibrou no bolso de trás da calça. Eram 14h17.

O Fiscal de banheiro pediu que ele retirasse o que constava no bolso.

O Participante retirou uma carteira com moedas.

O Fiscal, então, passou o detector de metais novamente.

O detector não apitou/vibrou mais, o Participante não foi eliminado e pôde finalizar o Exame sem intercorrências.

1

PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS

# CASO 2

Durante a realização das provas, o Participante foi ao banheiro.

Ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais vibrou próximo ao bol-so da frente da calça. Eram 15h18.

O Fiscal de banheiro pediu que o Par-ticipante retirasse o que tinha no bolso.

O Participante retirou um Envelope Porta-Objetos lacrado, que continha um celular dentro.

O Participante não foi eliminado e finalizou o Exame sem intercorrências porque o celular estava desligado e guar-dado no Envelope Porta-Objetos lacrado.

ERRADO - O Participante não pode guardar o Envelope Porta-Objetos no bolso e será eliminado de acordo com o Edital.

Durante as provas: término das provas pelos Participantes

• Vale lembrar que os Participantes só podem entregar a prova e sair do local depois de 2 horas do início, ou seja, às 15h30. Portanto, neste horário, o Chefe de sala deve informar isso aos Participantes:

EXPLANAÇÃO

2

PG 05

Manual do Chefe de sala

Page 14: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

“Já se passaram 2 horas do início das pro-vas. A partir de agora, os Participantes que terminarem a prova, poderão entregá-la e deixar o local de aplicação. ”

• Participantes que terminarem a prova não poderão usar o mesmo banheiro em uso pelos Participantes que ainda estão fazendo prova.

• Faltando 30 minutos para o fim da prova, o Chefe de sala deve avisar em voz alta o tempo restante e reforçar que não haverá tempo extra:

“Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo extra para o preenchimento do Cartão-Resposta.”

• No segundo dia é preciso incluir neste aviso que também não haverá tempo extra para preencher a Folha de Redação.

• Os três últimos Participantes somente pode-rão sair da sala juntos e após assinarem a Ata de Sala.

Fim das provas

• Quando estiver encerrada a aplicação, é preciso informar aos Participantes dando o seguinte aviso:

“A aplicação do Enem está encerrada. Aque-le que não entregar imediatamente o Cartão-Resposta será eliminado do Exame.”

• No segundo dia é preciso incluir no aviso a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

• No caso de o Participante se recusar a en-tregar o material, não se deve discutir com ele. Registrar na Ata de Sala os dados do Participante e qual foi o tempo ultrapassado

para a entrega do material. É preciso, no en-tanto, informá-lo deste registro.

Após as provas: devolução do material

Ao final das provas, Chefe de sala e Aplicador devem fazer uma conferência de todo o ma-terial de suas salas.

• Checar se os nomes que constam na Lis-ta de Presença marcados como “presente” e com a respectiva assinatura correspon-dem aos Cartões-Resposta dos Participan-tes presentes. E se os que estão marcados como “ausente” na Lista de Presença com a palavra “ausente” escrita no lugar da assina-tura correspondem aos nomes que constam nos Cartões-Resposta dos ausentes.

• No Cartão-Resposta dos ausentes, deve-se marcar o campo “SIM” referente ao Partici-pante ausente.

• É preciso preencher todos os campos desti-nados ao uso exclusivo do Chefe de sala, no Cartão-Resposta/Folha de Redação.

• Se houver substituição de Cartão-Resposta pelo Cartão-Resposta Reserva devido à fa-lha de impressão ou outras questões de ex-ceção, é importante registrar na Ata de Sala.

• Depois, é preciso separar os materiais nos envelopes:

No envelope pardo, devem ser colo-cados os materiais de sala que estão des-critos em sua etiqueta, como: Lista de Presença/Ata de Sala e Cartões-Resposta dos Participantes presentes e ausentes. No segundo dia, a Folha de Redação estará no verso do Cartão-Resposta. Já as Folhas

PG 06

Manual do Chefe de sala

Page 15: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

de Rascunho devem ser colocadas no en-velope branco, exclusivo para a devolução desse material. No envelope amarelo, de-vem ser colocadas as Fichas para Coleta de Dado Biométrico.

No envelope plástico devem ir os Cader-nos de Questões usados e os não usados.

• Os materiais nos envelopes devem ser entregues na Sala da Coordenação para uma segunda conferência. Os Chefes de sala e Aplicadores somente serão liberados após a conferência de todo o material de suas salas.

Simule o preenchimento da Ata de Sala de acordo com o relato de aplicação do Chefe de sala Manoel.

ATA DE SALA

Situação 1 – Chefe de sala

No primeiro dia da aplicação, o Participante JOSÉ DA SILVA, inscrição 201609873456,

se apresentou à Aplicadora e informou que estava com conjuntivite.

Então, a Aplicadora Adriana Souza Pinheiro (CPF 888.444.222-00 Telefone celular 41.2341-7609) encaminhou o Participante para a Coordenação.

A Coordenadora Joana, por sua vez, o encaminhou para a Sala extra.

COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: PREENCHIMENTO DA ATA DE SALA

Page 16: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

ATA DE SALA

Situação 2 – Chefe de sala

Entre 13h e 13h30min, cumprimos os procedimentos preliminares de segurança. Inicialmente, vistoriamos os lanches e verificamos se os Envelopes Porta-Objetos estavam lacrados.

Às 13h15min, o Assistente Paulo José fez a entrega do envelope de provas na sala.

Às 13h20min, dei os avisos verbais aos Participantes. Com os avisos dados, abri o envelope de provas às 13h25min e iniciei a distribuição dos Cadernos de Questões.

O Assistente retornou à sala para buscar um Caderno de Questões para o Participante da Sala extra que apresentou Determinação Judicial.

COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATA DE SALA

Situação 3 – Chefe de sala

A sirene tocou às 13h30min e autorizei o início das provas. Em seguida, procedi à identificação dos Participantes. Foi quando percebi que o Participante ANDRÉ GUSMÃO FREITAS, inscri-ção 201607354147 tinha marcado no Cartão-Resposta a cor do seu Caderno de Questões amarelo, mas, na verdade, era azul.

Durante a identificação, a Participante LAURA BARBOSA MELO, inscrição 201606483646, solicitou correção de seu nome para LAURA BARBOSA MELO SANTOS.

Page 17: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATA DE SALA

Situação 4 – Chefe de sala

Durante a aplicação, a Aplicadora Adriana percebeu que o Participante MARCELO COSTA ALMEIDA, inscrição 201600458390, estava utilizando lapiseira para realizar as provas.

Encaminhamos à Coordenação e o mesmo foi eliminado.

COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

Page 18: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

ATA DE SALA

Situação 5 – Chefe de sala

Às 14h20min, o Assistente passou na sala para coletar as abstenções. De 40 Participantes, informei que havia 2 ausentes.

As provas terminaram às 18h. Depois que os Participantes FERNANDA BEZERRA MORAIS, inscrição 201600987345, DANIEL LIMA ROCHA, inscrição 201600374839, LETICIA MIRANDA ARAÚJO, inscrição 201603746278, deixaram a sala de provas, conferimos os materiais de sala.

Além disso, a Participante MARILIA ALBUQUERQUE ANDRADE, inscrição 201637478375, deixou o Cartão-Resposta em branco.

Dados do Chefe de sala: Manoel Pereira Santos - CPF: 222.567.345-90 / Telefone (41) 9955-8765.

COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

Page 19: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

Neste momento da capacitação, serão abordadas as diferenças na aplicação relativas ao Atendimento Especializado.

EXPLANAÇÃO

[ PROCEDIMENTOS PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ]

ORIENTAÇÕES PARA O COORDENADOR

CONTEÚDO A SER APRESENTADO

3Esta etapa tem ao todo duração de:

25 minutos

Participantes com Atendimento Especializado

• Participantes que apresentam baixa visão, monovisão, cegueira, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva, sur-dez, surdocegueira, dislexia, déficit de aten-ção, autismo ou discalculia.

• Os procedimentos administrativos e as re-gras gerais e de segurança são as mes-mas dos demais Participantes, com as se-guintes exceções:

1. Participantes com Atendimento Espe-cializado podem contar com atendimen-to de Aplicadores especializados e/ou recursos técnicos.

2. Participantes com Atendimento Especia-lizado podem solicitar tempo adicional de prova equivalente a 60 minutos.

3. Nas salas com Atendimento Especializa-do, os três últimos Participantes devem assinar a Ata de Sala, mas não precisam sair juntos. Se houver menos de três Par-ticipantes em sala, apenas o último assi-na a Ata de Sala ao sair.

Vistoria do local de aplicação para Atendimento Especializado

• Na instituição onde será realizado o Atendimento Especializado, a Equipe de aplicação deve prestar especial atenção em al-guns procedimentos:

A Equipe de aplicação deve definir as rotas de melhor acesso para as salas e remover possíveis obstáculos do caminho.

PG 02 Manual de

Atendimento Especializado

Page 20: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

 Conferir a sinalização do local. Ela deve estar entre 1,40m e 1,50m de altura, ou seja, na altura dos olhos.

 Checar iluminação e mobiliário das salas, inclusive mesa adaptada e na altura certa para Participantes com cadeiras de rodas e apoio de perna e pés.

• Liberar os elevadores e rampas de acesso.

• Verificar a localização e as condições dos banheiros adaptados.

 Apoios solicitados no Atendimento Especializado

• Tradutor-intérprete de LIBRAS e o Intérpre-te em leitura labial - fazem a intermediação da comunicação entre surdos e ouvintes. O Intérprete de libras interpreta avisos, infor-mações e leituras realizadas pelo Chefe de sala. Também atende à solicitação individu-al dos Participantes, traduzindo palavras ou frases. O Intérprete de libras poderá utilizar o dicionário para auxiliá-lo na tradução.

• Guia-intérprete - facilita a comunicação com os Participantes com surdocegueira.

• Ledor - faz a leitura de prova para pessoas que apresentam deficiência visual, física, intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia.

O Ledor, Guia-intérprete, Intérprete de libras e Intérprete em leitura labial sempre trabalharão em duplas, portanto, nas salas de aplicação em que eles atuarão haverá dois Aplicadores espe-cializados e o Chefe de sala.

• Prova em braile - destinada para os Parti-cipantes com cegueira ou surdocegueira que solicitaram esse recurso. O Participante poderá fazer a redação também em Braile, desde que leve seu próprio equipamento. Para os Participantes que solicitaram prova

em Braille, o Ledor utilizará a Prova Ledor Adaptada. Ela poderá conter questões dife-rentes da prova comum, devido à adaptação dos itens.

Para os outros Participantes que necessi-tam desse atendimento, os Ledores utiliza-rão provas comuns da mesma cor da prova do Participante.

• Transcritor – faz o preenchimento das res-postas das provas objetivas e da redação dos Participantes impossibilitados de escre-ver. Atenção: O Transcritor não assina pelo Participante, em hipótese alguma.

• Prova Ampliada e Superampliada - específicas para pessoas com deficiência visual. A prova ampliada é impressa com fonte tamanho 18 e imagens ampliadas e a superampliada é impressa com fonte tamanho 24.

• Sala de fácil acesso - deve possuir os seguin-tes requisitos: acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, rota de acesso sem obstáculos, proximidade a banheiros adapta-dos, porta sem degraus, mobiliário adequa-do e espaço interno suficiente para garantir a mobilidade e o livre trânsito dos Participantes.

• Mesa para cadeira de rodas: deve ter altura sufi-ciente para o encaixe de uma cadeira de rodas.

• Mesa e cadeira sem braço: pode ser disponi-bilizada para os Participantes com deficiên-cia física, baixa visão, cegueira e surdoce-gueira, além de gestantes e lactantes.

• Apoio para pernas e pé - pode ser disponibili-zado para Participantes com deficiência física, além de gestantes e lactantes (que não de-mandam Atendimento Especializado, mas que podem demandar um Atendimento Específico).

PG 10 Manual de

Atendimento Especializado

Page 21: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

 Recursos técnicos permitidos para Atendimento Especializado

• Ao deficiente físico é permitido o uso de cane-tas especiais, órteses, próteses, apoio para leitura, apoio de braço, andadores e muletas.

• Ao deficiente auditivo e surdo, é permitido o uso de aparelhos auditivos e de receptores do implante coclear.

• Ao Participante com cegueira, monovisão ou baixa visão são permitidos recursos como o uso de máquinas Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubarítimo, caneta de ponta gros-sa, assinador, óculos especiais, lupa e folha branca para redação.

• O Participante surdocego pode contar com todos os recursos permitidos aos deficientes auditivos e aos deficientes visuais.

 Preenchimento de materiais no Atendimento Especializado

Vamos verificar como devem ser os preenchimentos de cada material acompanhando no Manual de Atendimento Especializado e no Manual do Chefe de sala.

• Requerimento de Tempo Adicional - deve ser preenchido antes do início das provas, mesmo que o Participante não queira tem-po adicional – neste caso, ele deve marcar “não” no Requerimento de Tempo Adicional. É responsabilidade do Chefe de sala infor-mar aos Participantes com deficiência ou condição especial sobre o direito ao tempo adicional. Os Aplicadores especializados de-vem ajudar os Participantes, caso necessi-tem, no preenchimento do Requerimento de Tempo Adicional.

• Declaração de Atendimento Especializado - o Chefe de sala deve solicitar ao Participante que preencha a Declaração de Atendimento Especializado, que fica no verso do Reque-rimento de Tempo Adicional, ao final da apli-cação. O(s) Aplicador(es) Especializado(s) deve(m) sair da sala – afinal, a avaliação vai ser sobre o trabalho dele – e o Chefe de sala deve auxiliar o Participante que apresentar dificuldades ou solicitar ajuda.

Primeiro, o Participante deve verificar se o seu nome completo, data de nascimento, número de inscrição e demais dados im-pressos estão corretos. Depois, deve pre-encher, nos locais indicados, o seu nome completo, sua data de nascimento e assi-nar. Por fim, deve declarar o modo como o auxílio ou recurso concedido foi prestado.

• Cartão de Confirmação de Inscrição - trará informações sobre o tipo de atendimento e os recursos diferenciados solicitados. Não é obrigatório.

• Lista de Presença - similar a dos demais Participantes. Quando o Participante for im-possibilitado de assinar, o Transcritor NÃO pode assinar pelo Participante e o campo deve ficar em branco. Na Ata de sala, o Che-fe de sala deve marcar “SIM” no item 7 e descrever o fato no item 11.

• Ata de Sala - além do registro descrito aci-ma, deve-se obter a assinatura dos três úl-timos Participantes – embora eles não pre-cisem sair juntos.Também deve-se marcar, caso haja ocorrências, as opções do item “10. Para uso exclusivo nas salas de Atendi-mento Especializado” e demais observações no item 11.

PG 12 Manual de

Atendimento Especializado

Page 22: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

• Cartão-Resposta - o Chefe de sala deve fa-zer as mesmas conferências: dados pesso-ais, marcação da cor da capa do Caderno de Questões, transcrição da frase da capa do Caderno de Questões e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibilitado de assinar. Fazer a marcação no campo “Para uso exclusivo do Chefe de sala” do Cartão-Resposta e registrar na Ata de Sala, no item “11. Observações”. Porém, se o Participante estiver impossibilitado de escrever, o Transcritor, deverá transcrever a frase da capa do Caderno de Questões nor-malmente. Atenção! Se houver erro na mar-cação por parte do Transcritor, é permitida a troca do Cartão-Resposta por um Cartão-Resposta reserva.

• Folha de Redação - o Chefe de sala deve fazer as mesmas conferências: dados pes-soais e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibili-tado de assinar. Fazer a marcação no cam-po “Para uso exclusivo do Chefe de sala” da Folha de Redação e registrar na Ata de Sala, no item “11. Observações”.

• Folha de Rascunho - o Chefe de sala deve fazer as mesmas conferências: dados pes-soais e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibili-tado de assinar. Registrar na Ata de Sala, no item “11. Observações”.

 Pergunta Resposta (certo ou errado?)

Se o Participante na sala de Atendimento Especia-lizado não puder assinar, o Chefe de sala, no mo-mento da identificação, deverá marcar sim no item 7 da Ata de Sala e registrar o caso no campo 11 da mesma Ata.

CERTO

O Participante com deficiência que não solicitou Atendimento Especializado na inscrição, mas infor-mou à Coordenação antes das provas, poderá ser atendido, desde que haja condições para esse aten-dimento, incluindo autorização de tempo adicional.

CERTO

O Chefe de sala é o responsável pelo preenchimen-to da Declaração de Atendimento Especializado.

ERRADO - O Participante é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Es-pecializado. Caso necessário, o Chefe de sala pode ajudar no preenchimento do formulário.

ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Page 23: ENEM 2016 - cespe.unb.br · pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de ... pois será usado para conferências durante a

ENEM2016ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO

PAUSA PARA TIRAR DÚVIDASATENÇÃO!

NAS SALAS COM ATENDIMENTO INDIVIDUALI-ZADO, DEVIDO A UTILIZAÇÃO DE PROVA AM-PLIADA OU SUPERAMPLIADA COM LEDOR, O CHEFE DE SALA DEVERÁ ENTREGAR AO PARTICIPANTE UMA PROVA AMPLIADA OU SUPERAMPLIADA DA MESMA COR DA PROVA REGULAR QUE SERÁ ENTREGUE A CADA UM DOS LEDORES.

Alguma dúvida? Tudo certo?

Durante toda a aplicação, se tiverem dúvidas, já sabem: perguntem ao Coordenador!

Para finalizar a capacitação, peça que todos guardem seus objetos eletrônicos desligados no Envelope Porta-Objetos. Vale destacar que estes envelopes só poderão ser reabertos de-pois de terminada a aplicação e fora do local de aplicação.

Depois, solicite que organizem duas filas (homens e mulheres) para que os detectores de metais sejam passados. Passe o detector em pelo menos dois Fiscais de banheiro, um de cada sexo,

[ ENCERRAMENTO DA CAPACITAÇÃO ]

ENCERRAMENTO DA SEÇÃO

4para ensinar como proceder. Em seguida, peça que os Fiscais de banheiro que já fo-ram vistoriados com o detector de metais passem em toda a equipe. Por fim, cada Chefe de sala deve retirar o material de sua sala com o Coordenador e cada um deve se encaminhar para seu posto de trabalho.

Encerre a capacitação reforçando que conta com a colaboração e o empenho de cada um da Equipe. Afinal, é o trabalho de cada um que faz termos uma boa aplicação do ENEM!