Encontro acadêmico internacional › images › seminarios › seminar... · Pesquisador FAPESP e...

22
Encontro acadêmico internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde Brasília, 27, 28 e 29 de novembro de 2012

Transcript of Encontro acadêmico internacional › images › seminarios › seminar... · Pesquisador FAPESP e...

Encontro acadêmico internacionalInterdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

no Ensino, Pesquisa e Extensãoem Educação, Ambiente e Saúde

Brasília, 27, 28 e 29 de novembro de 2012

2

Apresentação

Justificativa

A complexidade cada vez mais crescente da sociedade globalizada tem levado pesquisadores e educadores à consideração da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como processos imprescindíveis ao desenvolvimento e à inovação da ciência, da tecnologia e do ensino. Não obstante, a implementação desses processos na área de ensino, pesquisa e extensão tem enfrentado desafios que passam não apenas pela própria polissemia desses termos – inter e transdisciplinaridade -, como também visões enrijecidas advindas da própria formação e tradição disciplinar ainda dominantes nos espaços institucionais. Obstáculos e limitações para adoção dessas abordagens indicam a necessidade de novos paradigmas e, consequentemente, de mudança de cultura frente à produção do conhecimento e de suas práticas.

Considerando o momento institucional em que a CAPES amplia suas atividades de coordenação para além do ensino superior, incorporando a Educação Básica em seu âmbito de ação, e o MEC preconiza a interdisciplinaridade no Ensino Médio, torna-se relevante ampliar espaços de reflexão sobre a temática em questão. É necessário, portanto, articular a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como novas formas de produção de conhecimento a todas as modalidades de formação. O Encontro Acadêmico converge com a atual Lei de Diretrizes e Bases (nº 9394/96),que prevê a necessidade da organização do currículo superando a perspectiva de disciplinas estanques, tendo em vista a busca de articulação do conhecimento via processos inter e transdisciplinares. Essa ideia se configura na discussão de interfaces, problemas e temas transversais como estratégia fundamental para a reflexão sobre a dinâmica histórica e a complexidade social, com destaque para as prioridades nacionais: Educação, Ambiente e Saúde.

Objetivos

* Sistematizar o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade como concepções de produção de conhecimento e de práticas.

* Promover a articulação da Educação Superior (pós-graduação e graduação) com a Educação Básica por meio de estratégias pedagógicas que potencializem a apropriação do conhecimento científico e tecnológico.

* Fomentar a inter e transdisciplinaridade como concepção fundamental para o estudo dos fenômenos complexos em todas as áreas do conhecimento, institucionalizando-a nas práticas de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação brasileiras.

Público Alvo:Coordenadores e Adjuntos das 48 Áreas de Avaliação da Pós-Graduação da CAPES + Coordenadores de Programas de Pós-Graduação + Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa + Reitores + Coordenadores dos CAs do CNPq + Membros dos Conselhos da CAPES

3

Mediadora: Denise de Menezes Neddermeyer (DRI/Capes)

Graduada em Desenho e Artes pela Universidade de Brasília- UNB, especialista em Educação pela Universidade Fukuoka de Educação, Japão, mestre de Políticas em Educação pelo Instituto de Educação - IOE, da Universidade de Londres e doutora em Educação, com foco em Sociologia do Conhecimento, também l pelo IOE, da Universidade de Londres. Foi professora secundária da Fundação Educacional do Distrito Federal, exerceu cargo de assessoria direta ao Ministro da Educação no período 1992 a 1994. Na Capes, foi chefe do gabinete, assessora internacional e coordenadora geral de bolsas no exterior. Atualmente é Diretora de Relações Internacionais da Capes.

E-mail: [email protected]

Programa

08h30- 09h00 - Credenciamento9h00-9h30 - AberturaJorge Almeida Guimarães e representante da coordenação do evento9h30-10h30-Palestra 1 - Desafios da produção do conhecimento no ensino, pesquisa e extensãoMediadora: Denise de Menezes Neddermeyer (DRI/CAPES)Palestrante Luiz Bevilacqua (UFRJ)Relator: João Santana da Silva (CABioIII)

Palestrante: Luiz Bevilacqua (UFRJ)Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), especialista em Pontes e Grandes Estruturas na TH Stuttgart (1961) e doutor em Mecânica Teórica e Aplicada - Stanford University (1971). Professor Emérito da COPPE-UFRJ (2008). Desenvolve atualmente uma nova teoria com aplicações em processos bioquímicos no espaço intra-celular do cérebro. Na área de administração acadêmica foi criador do programa de engenharia civil da COPPE-UFRJ, Vice-reitor Acadêmico da PUC-RJ, Coordenador do comitê estruturação acadêmica e implantação da UFABC, Reitor da UFABC. Atualmente coordena junto a Pós-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRJ a implantação do Espaço Alexandria na UFRJ destinado a estimular a integração interdisciplinar. Na administração pública foi Secretário Executivo do MCTI; Diretor Científico da FAPERJ e Presidente da Agência Espacial Brasileira.

E-mail: [email protected] / [email protected]

Relator: João Santana da Silva (USP)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado nos Estados Unidos de 1989 a 1991. Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Pesquisador 1A do CNPq, além de revisor de diversas revistas de circulação internacional e membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e International Parasitology. A atuação principal é na linha de pesquisa sobre Regulação da Resposta Imune. Atualmente é Presidente da FIPASE e Coordenador da Área de Ciências Biológicas III na Capes.

E-mail: [email protected] / [email protected]

1º dia: 27/11/2012, 3ªfeira

4

E-mail: [email protected]

Doutorado em Difusão do Conhecimento (Universidade Federal da Bahia). Mestrado em Ciências da Educação (Universidade Nova de Lisboa). Graduação em Filosofia (UNISEB). Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do século XVII. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O Livro do Esplendor), obra máxima da mística judaica. Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS (1998-2012). Membro ativo do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires - CIRET (desde o ano 2000).do Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS (1998-2012). Membro ativo do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires - CIRET (desde o ano 2000).

Palestrante: Américo Sommerman (USP)

Palestrante: Esther Díaz (Universidad Nacional de Lanús/Argentina)

E-mail: [email protected]

10h30’-12h00-Painel I (3 debatedores 30’ cada)Fundamentos da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão.Mediador: Arlindo Philippi Jr (USP)Palestrante(s): Esther Díaz (UNLa/Argentina); Américo Sommerman (UFBA); Patrick Paul (USP);Relatores: Danilo Marcondes de Souza Filho (CAFilosofia/Teologia) & Philippe Olivier Alexandre Navaux (CACiComp)

Mediador: Arlindo Philippi Jr (USP)

E-mail: [email protected]

Mestre em Saúde Pública e Doutor em Saúde Ambiental (USP), Pós-Doutor em Estudos Urbanos e Regionais (Massachusetts Institute of Technology, EUA), Livre Docente em Po-lítica e Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular da USP, Pesquisador FAPESP e CNPq. Atuou como Engenheiro Civil, Sanitarista e de Segurança do Trabalho. É Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do SIADES. Foi Coordenador da Área Interdisciplinar (2008-2011) e da Área de Ciências Ambientais (2011-2012) e Membro do Conselho Superior da CAPES (2011-2014). Atua ainda como Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública.

Graduada na Faculdade de Letras da Universidade de Buenos Aires, Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires. Atua como ensaísta epistemóloga. Lecionou na CBC entre 1985 e 2005. Ensinou seminários de pós-graduação em Metodologia e Epistemologia da Ciência nas Universidades Nacionais de Entre Ríos, Tucumán e Nordeste. Tem inúmeras palestras em universidades da América Latina. Desde 1998, leciona na Universidade Nacional de Lanús, na Argentina.

5

Graduado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Méditerranée d’Aix-Marseille II (1972), Doutor em Medicina na mesma universidade (1975). Mestre em bioquímica e microbiologia na Faculdade de Ciências da Universidade Paris Diderot Paris VII (1977), Mestre em Antropologia Médica na Faculdade de Medicina de Bobigny-Paris XIII (1999), Doutor em Ciências da Educação pela Universidade François Rabelais de Tours (2001), França, e Habilité à Diriger des Recherches - HDR em Ciências da Educação na Universidade Rennes II, Haute Bretagne (2004). Membro do CIRET (Centre International de Recherche et d’Etudes Transdisciplinaires), Paris, e do CETRANS (Centro d’Educação Transdisciplinar), São Paulo. Atualmente é professor visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculado ao departamento de Medicina Preventiva (2011-2012).

Palestrante: Patrick Paul (USP)

E-mail: [email protected] / [email protected]

Professor titular, departamento de Filosofia, PUC-Rio; professor associado (TP), departamento de Filosofia, UFF; Ph.D. em Filosofia, University of Saint Andrews (UK); vice-reitor acadêmico, PUC-Rio (1999-2007). Autor de Filosofia, Linguagem e Comunicação (2012, 5ª.ed.), Iniciação à História da Filosofia (2011, 14.a ed., ). Directeur de recherche associé, Maison des Sciences de l’Homme, Paris (2008) ; Visiting reseacher, Brown University (2009) ; professeur invité, Université de Paris X (2011). Coordenador do projeto Ética e Realidade Atual (www.era.org.br).

Relatore: Danilo Marcondes de Souza Filho (PUC-RIO)

E-mail: [email protected] / [email protected]@uol.com.br / [email protected]

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1970), Especialista em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1970), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1973) e Doutor em Informática pela Institut National Polytechnique de Grenoble(1979). Atualmente é Coordenador da Área da Computação da Capes, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Consultor do CNPq e Finep. Atua ainda como Avaliador da Department of Energy, Avaliador da Agence Nationale de la Recherche, membro Scientific Board -Projeto Com Européia do Projeto Visionair e International Advisory Committee member da France Grille. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Computadores, Processamento Paralelo, Banco de Dados.

Relator: Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)

E-mail : [email protected]; [email protected]

6

Palestrante: Johann Koeppel (Technische Universität Berlin/Alemanha)

Mediadora: Adelaide Faljoni-Alario (UFABC)

Graduada em Química pelo Instituto de Química da USP (1972), Licenciada em Química pelo I. de Química e F. de Educação da USP (1972); Especialista em Atribuições Tecnológicas pela E. Politécnica da USP (1973), Doutora em Bioquímica pelo Depto. Bioquímica do I. Química da USP (1976). Possui Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (1976-77), no Biology Dept. de Brookhaven National Laboratory (1978-79)., no Genetic Dept. de Nara Medical University (1987), no Institut Pasteur/Fr (2001) e no Depto. de Química da PUC de Santiago do Chile (1990). Professora Titular de Bioquímica e Biofísica da UFABC (2008) e Membro efetivo do Projeto Tuning América Latina Europa (2004-09), Co-autora da publicação Reflexiones y Perspectivas de La Educación Superior em América Latina. Autora do Projeto Acadêmico Pedagógico da UFABC, Pró-Reitora de Graduação (2005-2007) e Vice-Reitora (2007-08) da instituição.

E-mail: [email protected] / [email protected]

12h00-12h30–Debates12h30-14h00–Almoço

Tarde14h00–15h30’–Painel II (3 debatedores 30’ cada) - Experiências inter e transdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão.Mediador(a): Adelaide Faljoni-Alario (UFABC)Palestrante(s): Johann Koeppel (TUBerlin); Teresinha Froes Burnham(UFBA); Pedro Geraldo Pascutti (CAInterdisciplinar); Relatores(as): Lydia Masako Ferreira (CAMedicina III) & Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (CAPsicologia)

Graduação em História Natural na Universidade Católica do Salvador (1968), Mestre em Educação na Universidade Federal da Bahia (1976), o Doutora em Filosofia na University of Southampton, Inglaterra (1982) e pós-doutora em Sociologia e Política do Currículo, na University of London (1997). Atualmente é professora-associada Nível III, da Universidade Federal da Bahia e professora no Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC, da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-graduação em Conhecimento e Sociedade - RICS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência da Informação e Educação, com ênfase na relação conhecimento e sociedade, principalmente nos seguintes temas: currículo, trabalho, espaços de aprendizagem, construção, gestão e difusão do conhecimento.

Palestrante: Teresinha Froes Burnham (UFBA)

E-mail: [email protected]; / [email protected]

E-mail: [email protected]

Johann Köppel is a full professor at the Technische Universität Berlin (Berlin Institute of Technology) and head of the Environmental Assessment and Planning Research Group (www.umweltpruefung.tu-berlin.de). He teaches Environmental Impact Assessment, Strategic Environmental Assessment and Environmental Planning. Johann Köppel has for many years been involved in inter- and transdisciplinary research, recently he serves as the German coordinator of the German-Brazilian INNOVATE research project, one of 12 international projects within the program “Sustainable Land Management”, funded in Germany by the BMBF (Federal Ministry of Eduaction and Research). Johann Köppel served as TU Berlin´s vice-president for research 2006 – 2010 and is currently the dean of TU’s School of Planning Building Environment.

7

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Mestre (1990) e Doutor (1996) em Física pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor em Biofísica Molecular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor do IBCCF - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de Biofísica, tanto experimental como teórica, com ênfase em Biofísica Molecular. Atua em modelagem computacional e dinâmica molecular. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Biofísica do IBCCF/UFRJ e a Câmara de Saúde e Biológicas da Área Multidisciplinar da CAPES em 2006 e 2007. Atualmente chefia o Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular do IBCCF/UFRJ, é coordenador da Área Interdisciplinar e membro do CTC da CAPES e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

Palestrante: Pedro Geraldo Pascutti (UFRJ)

E-mail: [email protected] / [email protected]

Doutora em Cirurgia Plástica Reparadora pela UNIFESP (1985), Pós Doc pela University of California, San Francisco (1992), Livre Docência pela UNIFESP (1994). Pesquisadora CNPq IB (2006-2013) e Coordenadora da área Medicina III na CAPES (2011 - 2014), Consultora da FAPESP, CNPq, Capes, FAPERJ e Acta Cirúrgica Brasileira. Revisora do Plastic and Reconstructive Surgery, American Journal of Clinical Nutrition, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Clinics, Acta Cirúrgica Brasileira, Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Revista Brasileira de Queimaduras, Estima. Membro da Câmara de Cirurgia Plástica do CFM. Presidente SOBRADPEC-Reg São Paulo. É membro da International Society Aesthetic Plastic Surgery e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Soc Bras de Queimaduras.

Relatora: Lydia Masako Ferreira (UNIFESP)

E-mail: [email protected]; [email protected]

Relator: Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (UFBA)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), com concentração em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente é professor titular de Psicologia Social das Organizações, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Foi membro presidente do Conselho Federal de Psicologia (1986). Atuou como membro da comissão de especialistas em ensino de Psicologia do MEC/SESu (1994-2000). Foi membro do CA de Psicologia do CNPq e membro da Comissão de Psicologia do INEP e da comissão de área da Psicologia na Capes. Atualmente é Coordenador da Área de Psicologia da Capes e pesquisador I-A do CNPq.

E-mail: [email protected] / [email protected];[email protected] / [email protected].

8

Servidora pública federal, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Mestre em Educação, pela Universidade de Brasília, especialista em Administração da Educação pela Universidade de Brasília e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Atua como Diretora de Formação de Professores da Educação Básica, na Capes. Como diretora, é responsável por programas como o Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – Parfor; e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Entre 1996 e2006, trabalhou para a institucionalização da Secretaria de Educação a Distância do MEC. Prestou consultoria à Fundação das Nações Unidas, formulando o projeto Teacher Capacity Building Program in Botswana - Ending the Silence on HIV/AIDS, premiado pelas Nações Unidas em 2004.

Mediadora: Carmen Moreira de Castro Neves (DEB/CAPES)

15h30–16h00 - Debates16h00–16h30 - Intervalo

16h30–18h00 - Palestra 2 - Desafios da incorporação da inter e transdisciplinaridade na educaçãoMediador(a): Carmen Moreira de Castro Neves (DEB/CAPES)Palestrante: Yves Lenoir (Université de Sherbrooke/ Canadá);Relatora: Berenice Rojas Couto (CAServiçoSocial)

18:00-18:30- Momento Cultural[16h30 – 18h00 – reunião de relatores - Sínteses das relatorias – Painéis I e II, Palestras 1 e 2]

E-mail: [email protected]

Palestrante: Yves Lenoir (Sherbrooke U./CAN)Doutor em sociologia do conhecimento da Universidade de Paris 7 e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Sherbrooke (Quebec, Canadá). Detém o Canada Research Chair sobre Intervenção Educativa (CRCIE), financiado pelo Conselho de Pesquisa de Ciências Sociais e Humanas Research Council (SSHRC). Ex-Presidente da Associação Mundial de Ciências da Educação / Associação Mundial de Ciencias de la Educación / Associação Mundial de Pesquisas Educacionais (ASME-AMCE-WAER), ele também é membro do Centro de Investigação em Educação e ciência da aprendizagem (CRYSTAL). Sua pesquisa se concentra sobre as práticas de ensino, abordados a partir das perspectivas de sua relação com o currículo, e a tensão entre a educação e a socialização. A Associação de Estudos Integrativa (AIS) nos Estados Unidos concedeu-lhe o Prêmio Kenneth Boulding por seu trabalho na interdisciplinaridade.

E-mail: [email protected]

Relatora: Berenice Rojas Couto (PUC-RS)

E-mail: [email protected] / [email protected]

Possui graduação em Serviço Social pela UCPEL (1973) e doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2003). Atualmente é professor titular da PUCRS; membro da Comissão Científica da Revista Textos & Contextos (Porto Alegre) - FSS/PUCRS; consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; membro convidado - Secretaria Nacional de Assistência Social e consultor Ad Hoc - Cortez Editora e Livraria Ltda. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, serviço social, direito social, sistema único de assistência social (suas) e cidadania.

9

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1979); Graduada em Tecnólogo em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (1978); Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES / CHILE; Mestre em Educação pela Universi-dade Federal da Paraíba (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universida-de Autonoma de Barcelona (1993). Foi Profª Adjunta do Centro de Educação da UFPB entre 1981 e 1994. Desde 1995 é Professora da UFRN, (Departamento de Educação). Atualmente é professora Titular desse mesmo Departamento na área Ensino-Apren-dizagem e Formação Docente. Atua nas seguintes áreas: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Pós-Graduação em Educação. Seus estudos e pesquisas se voltam para os seguinte temas: Formação e Profissionali-zação Docente; Processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação de Processos Formati-vos; Vestibulares; Docência Universitária; Políticas de Acesso e Inclusão universitária.

[email protected]

Palestrante: Betânia Leite Ramalho

2º dia: 28/11/2012, 4ªfeiraManhã08h30–10h00–Painel III (3 debatedores 30’ cada) Inter e transdisciplinaridade na educação superior (graduação e pós--graduação) e na educação básicaMediador(a): Clarilza Prado de Sousa (CAEducação)Palestrante(s): Betânia Leite Ramalho; Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UERJ);Terezinha Nunes (Oxford University)Relatores(as): Antonia Pereira Bezerra (CAArtes) & Sylvio Roberto AcciolyCanuto(CAFísica)

Debates- 10h00-10h30

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pos graduação pela Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales, e plea Universidad de Harvard .Atualmente é coordenadora da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ CAPES, coordenadora do Comitê Científico Scielo/Educ@, Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente que reúne 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor. É pesquisadora senior da Fundação Carlos Chagas, coordenadora do CIERS-ED da Fundação Carlos Chagas e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mediadora: Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP)

E-mail: [email protected]; [email protected]

10

Alice Casimiro Lopes concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista nesta mesma instituição, onde atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) até julho de 2012. Publicou quatro livros completos, artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação. É representante no Brasil da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS) e coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação.

Palestrante: Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UERJ)

E-mail: [email protected]; [email protected]; [email protected]

Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós-Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões consecutivas. Também foi segunda secretária eleita da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal da Bahia, Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT e Coordenadora da Área de Artes/Música na CAPES. Tem experiência na área de Teatro e Dramaturgia, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: drama, ator, pesquisa em artes e criação.

Relatora: Antonia Pereira Bezerra (UFBA)

Terezinha Nunes é Professora Titular de Psicologia da Educação no Department of Education, da University of Oxford. É coordenadora do mestrado em Child Development and Education e dirige o grupo de pesquisas Children Learning. Graduada em psicologia na Universidade Federal de Minhas Gerais, doutora em Psicologia na Graduate School and University Center, City University of New York. Suas pesquisas focalizam a aprendizagem da leitura e escrita e a aprendizagem de matemática e incluem crianças ouvintes e surdas. Entre seus livros, destacam-se “Na vida dez, na escola zero. Os contextos culturais da aprendizagem da matemática”, “Crianças fazendo matemática” , “Teaching mathematics to deaf children”, “Improving literacy through teaching morphemes”, e “Children’s reading and spelling. Beyond the first steps”.

Palestrante(s): Terezinha Nunes (University of Oxford / Inglaterra)

E-mail: [email protected]

E-mail: [email protected]; [email protected]

11

Sylvio Canuto é bacharel e mestre em Física pela UnB e doutorado (1979) pela Universidade de Uppsala (Suécia). É Professor Titular do Instituto de Física da USP, pesquisador 1A do CNPq, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, membro Titular do Conselho da Sociedade Brasileira de Física e Coordenador da Área de Astronomia/Física junto à CAPES. É autor ou co-autor de mais de 200 artigos científicos, 5 livros e editor de 8 edições especiais temáticas de revistas internacionais.É membro de júris nacionais e internacionais e do comitê editorial de várias revistas internacionais.

Relator: Sylvio Roberto Accioly Canuto (USP)

E-mail: [email protected]; [email protected]

Debates- 10h00-10h30

10h30-12h00–Painel IV (3 debatedores 30’ cada)Experiências inter e transdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão em Educação.Mediador(a): João Carlos Teatini Clímaco(DED/CAPES)Palestrante(s): Margarete Axt (UFRGS); Eduardo Fleury Mortimer (UFMG); Itana Stiubiener (UFABC)Relatores(as): Leda Quercia Vieira (CACiênciasBiológicasII) & Eliane Pereira Zamith Brito (CAAdmTur)

Debates-12h00-12h30

Almoço-12h30-14h00

Engenheiro Civil pela UFG (1971), Mestre em Engenharia Civil pela Coordenação dos Programas da Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da UFRJ (1975), e Ph.D. em Engenharia Estrutural pela Polytechnic of Central London, hoje University of Westminster (1990). Professor da UnB, desde 1974, tendo exercido as funções de Coordenador de Pós-Graduação do Programa de Estruturas e Construção Civil e Coordenador de Tecnologias Aplicadas à Educação da Faculdade de Tecnologia (2004-07). Atuou como Coordenador do Projeto de Implantação da Universidade Aberta do Distrito Federal (1996-97), Secretário de Educação a Distância (2003-04), e Diretor de Educação Básica Presencial da Capes, desde 2009. Áreas de atuação: fundamentos de projeto, avaliação e recuperação de estruturas de concreto; manutenção de estruturas dos monumentos do patrimônio arquitetônico de Brasília; Educação a Distância.

Mediador: João Carlos Teatini de Souza Clímaco (DED/CAPES)

E-mail: [email protected]

12

Graduação (1969) e Mestrado (1982) em Letras pela UFRGS, doutorado em Linguística e Letras pela PUC-RS (1994). Atualmente é Professora Titular da UFRGS, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE). Orienta mestrado e doutorado no âmbito dos projetos CIVITAS e PROVIA com as temáticas: formação docente continuada em serviço; processos de subjetivação na perspectiva da invenção e criação, produção de sentido e autoria; tecnologias na educação, incluindo EAD. É coordenadora de um projeto de pesquisa em cooperação internacional Brasil-Moçambique. É consultora ad hoc do CNPq e da Capes, desde 1999. Participou da Comissão de Avaliação da Câmara de Ciências e Humanidades da Área Interdisciplinar da Capes, no período 2003-2011, tendo exercido a função de presidente dessa mesma câmara no período de 2007-2011.

Palestrante(s): Margarete Axt (UFRGS)

E-mail: [email protected]

Eduardo Mortimer é professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Investiga a linguagem, o discurso e a formação de conceitos no ensino de ciências. Possui graduação Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalha em colaboração com investigadores em importantes centros internacionais em Educação e Didática das Ciências, como a Universidade de Leeds, na Inglaterra, e a Universidade de Lyon 2, na França.

Palestrante: Eduardo Fleury Mortimer (UFMG)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal doi ABC (UFABC) e pesquisadora associada (sem vínculo) do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi Pró-reitora de Graduação da UFABC e primeira coordenadora da UAB-UFABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Sistemas e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, tecnologias aplicadas à educação (educação a distância), aprendizado eletrônico, aplicações multimídia e aplicações em mundos virtuais.

Palestrante: Itana Stiubiener (UFABC)

E-mail: [email protected]; [email protected]

E-mail: [email protected]

13

Tarde

14h00-15h30-Painel V (3 debatedores 30’ cada)

Inter e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão em Ambiente: da teoria à prática

Mediador(a): Maria do Carmo Martins Sobral (CACiAmb)Palestrante(s): Maria Manuela Morais (Universidade de Évora / Portugal), Reynaldo Luiz Victoria (USP), José Seixas Lourenço (UFOPA) eRelatores(as): Ângela Maria Gordilho Souza (CAArquitetura, Urbanismo) & Ney Yoshihiro Soma (CAEng III)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: resposta imune a parasitas intracelulares, mecanismos de resistência a parasitas intracelulares, gnotobiologia, imunologia das infecções endodônticas e probióticos.

Relatora: Leda Quercia Vieira (CACcBio II)

E-mail: [email protected] / [email protected] / [email protected]

Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e doutorado (1997) pela Manchester Business School (Inglaterra). Atualmente é professora da Fundação Getúlio Vargas e faz parte do núcleo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas desta instituição. Tem experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais de grande e pequeno porte. Em 2009, assumiu o cargo de Editora Científica do periódico Administração: Ensino e Pesquisa - RAEP, editado pela ANGRAD. Coordenadora da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes no triênio 2011-2013. Seus principais interesses de pesquisa são cooperação, reputação, redes sociais e decisão sob incerteza.

Relatora: Eliane de Zamith Brito (FGV/SP)

E-mail: [email protected] / [email protected]

14

Possui Graduação em Engenharia Civil e Especialização em Saneamento Ambiental pela UFPE (1974); Especialização em Planejamento Urbano e Regional - Universität Dortmund (1986); Mestrado em Engenharia Civil - University of Waterloo (1979); Doutorado em Planejamento Ambiental -Technische Universitat Berlin , e Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia Ambiental da Universidade Técnica de Berlin. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação da UFPE em Engenharia Civil. Exerceu diversos cargos junto à administração do governo estadual, entre eles Diretora de Meio Ambiente da Agência Pernambucana de Meio Ambiente-CPRH, Assessora de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Sua produção científica e tecnológica está contextualizada nas áreas de: Planejamento e Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Tecnologia Ambiental, Planejamento Urbano e Regional.

Mediadora: Maria do Carmo Martins Sobral (UFPE)

E-mail: [email protected] / [email protected] / [email protected]

Graduado em Engenharia Agronômica pela USP (1972), especialização em uso de 15N em Pesquisas Agronômicas pela University Of Saskatchewan(1977), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo(1975), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo(1980), pós-doutorado pela University Of California Davis(1982) e pós-doutorado pela University of Washington(1993). Atualmente é professor titular da USP, Assessor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Membro de Conselho do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia, do Ministério da Educação e membro externo do Conselho Cien, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: isótopos, Amazônia, hidrologia.

Palestrante: Reynaldo Luiz Victoria (USP)

E-mail: [email protected]

É Professora da Universidade de Évora e diretora do Laboratório da Água da mesma Universidade. Ultimamente, leciona em cursos internacionais da UNESCO, assim como participa de projetos científicos, nacionais e internacionais. Em 2012 é convidada pelo Diretor da Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério do Ambiente de Portugal, a presidir ao Conselho de Região Hidrográfica do Alentejo por reconhecimento de “mérito, prestígio académico ou profissional e trabalho de relevo desenvolvido na área dos recursos hídricos”. É autora de inúmeras comunicações e de trabalhos publicados em livros e revistas internacionais. Já proferiu diversas palestras como membro da “Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REAPLP)”.

Palestrante: Maria Manuela Queiroz Martins Mantero Morais Universidade de Évora / Portugal

E-mail: [email protected]

15

PhD em Geofísica (Engineering Geoscience) pela Universidade de Berckeley, Califórnia (EUA). Atualmente é Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Ocupou diversos Cargos de direção como o de Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi; Reitor da Universidade Federal do Pará; Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA; Secretário de Coordenação dos Assuntos de Amazônia Legal no Ministério do Meio Ambiente; Coordenador Geral de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Saúde. Integra conselhos e comissões de instituições ligadas à pesquisa científica, como CNPq, Capes, SBPC; Comissão Fulbright; Entre os prêmios, homenagens e distinções destacam-se a Ordem do Mérito Grão Pará, no grau de Grande Oficial; o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES/MEC e a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregues pelo presidente da República do Brasil.

Palestrante: José Seixas Lourenço (UFOPA)

E-mail: [email protected] / [email protected]

Graduada em Arquitetura pela UFBA, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professora aposentada da UFBA, atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo dessa instituição e responsável pela implementação do Projeto Experimental de Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. Foi Secretária de Habitação da Prefeitura Municipal de Salvador, tendo recebido a Comenda Maria Quitéria, por serviços de interesse social prestados ao município de Salvador, e o título Arquiteto do Ano 2008. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento, atuando nos temas de políticas, programas e projetos de habitação de interesse social. Atualmente exerce a função de Coordenadora-adjunta da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design junto à Capes.

Relatora: Ângela Maria Gordilho Souza (UFBA)

E-mail: [email protected] / [email protected]

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1981), mestre em Análise de Sistemas Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1985), doutor em Applied and Computational Mathematics pela University of Sheffield (1992) e fez estágio pós-doutoral na Universidade de Bologna (1998). Atuou como avaliador no INEP e SESu, ambos na Engenharia de Produção, e nos Comitês de Ciência da Computação (1999-2000) e nas Engenharias III (1999-2007) da Capes. Atualmente é professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Representante de Área das Engenharias III na Capes (2008-2010). Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfases em Gestão de TI e na Pesquisa Operacional.

E-mail: [email protected]; [email protected]

Relator: Ney Yoshihiro Soma (ITA)

16

15h30-16h00 - Debates16h00-16h30 - Intervalo

16h30-17h30 - Palestra 3

Inter e transdisciplinaridade como concepção de ensino, pesquisa e extensão

Mediador(a): Paulo Sérgio Lacerda Beirão (CNPq)Palestrante: Ivan Domingues (UFMG)Relator(a): Nancy Lopes Garcia (CAMatemática, Probabilidade, Estatística)

17h30’-18h00-Debates18h00- 18h30 – Contribuição dos periódicos científicos para interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão.[16h30–18h00–Sínteses das Relatorias–Painéis III, IV, V e Palestra 2]

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1975), mestre em Filosofia pela UFMG (1980) e doutor em Filosofia pela Université de Paris I (Panthéon - Sorbonne) (1989). É pesquisador do CNPq nível 1ª. Atualmente, atua como professor titular da UFMG. Tem experiência em várias áreas da Filosofia, com ênfase em filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas ou disciplinas: teoria do conhecimento, epistemologia das ciências humanas, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa e hermenêutica do texto filosófico. Tem vários livros e artigos publicados, foi um dos fundadores e ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG), é coordenador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC/UFMG) e foi agraciado com o Prêmio FUNDEP/UFMG em 2005.

Palestrante: Ivan Domingues (UFMG)

E-mail: [email protected]; [email protected]

Graduado em medicina pela UFMG, mestre e doutor pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, e tem pós-doutorado pela University of Leicester, no Reino Unido, onde foi pesquisador honorário. Foi pesquisador associado na Universidade da Pensilvânia e no Jefferson Medical College, presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Foi pró-reitor de Pesquisa da UFMG e presidente do Conselho Curador da FAPEMIG. Participou do Conselho Deliberativo da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e é conselheiro da SBPC. Recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. É professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.

E-mail: [email protected] / [email protected] / [email protected] / [email protected]

Mediador: Paulo Sérgio Lacerda Beirão (CNPq)

17

Graduada em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1985), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1988) e doutora em Estatística pela University of Wisconsin, Madison (1993). Atualmente é professora titular (MS-6) da Unicamp. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Processos Estocásticos Espaciais, atuando principalmente nos temas processos pontuais, simulacão perfeita, cadeias de memória longa, percolacão e inferência para processos estocásticos. Foi tesoureira da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é editora de Teoria e Métodos do Brazilian Journal of Probability and Statistics, membro do Conselho Diretor do Institute for Mathematical Statistics e coordenadora da área de Matemática/Probabilidade e Estatística da Capes.

E-mail: [email protected]; [email protected]

Relatora: Nancy Lopes Garcia (UNICAMP)

3° dia: 29/11/2012, 5ªfeira

Manhã

08h30-10h00-Painel VI (3 debatedores 30’ cada)Inter e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão em Saúde: da teoria à prática

Mediadora: Rita de Cássia Barradas Barata (FCMSCSP);Palestrante(s): Gilles Bibeau (Universidade Montreal / Canadá); Enrique Leff Zimmerman (Universidade National Autónoma de Mexico / Mexico);Mediador: Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA);Relatores(as): Maria Fátima Grossi de Sá (CABiotecnologia) & Carlos Frederico de Oliveira Graeff (CAMateriais).

10h00-10h30-Debates

Mediadora: Rita de Cássia Barradas Barata (FCMSCSP)Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – USP (1975) e mestre (1985) e doutora (1993) em Medicina (Medicina Preventiva) pela USP. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, professor visitante do Instituto de Salud Juan Lazarte- Universidad Nacional de Rosario, bolsista do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, bolsista ID do CNPq e associado da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva e da International of Epidemiology Association. É editora científica da Revista de Saúde Pública e coordenadora da Área de Saúde Coletiva na Capes (2008-2010 e 2011-2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas epidemiologia de doenças transmissíveis; desigualdades sociais em saúde; e política científica.

E-mail: [email protected] / [email protected]; [email protected]

18

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Professor visitante nas universidades da Carolina do Norte, em Chapel Hill, da Califórnia, em Berkeley, de Montreal e em Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Atividade científica em epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico. Foi reitor da UFBA de 2002 a 2010. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade.

E-mail: [email protected]

Mediador: Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA)

Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Montreal e diretor, por muitos anos, do Grupo Interuniversitário de Pesquisa em Antropologia Médica e etnopsiquiatria (GIRAME). De 1966 a 1978, trabalhou em religiões medicina e Africano, com especial atenção ao estudo de suas transformações em ambientes urbanos. Nos últimos 15 anos, seu trabalho tem se concentrado em culturas da sexualidade, contextos sociais de uso de drogas, AIDS, burnout, saúde mental, problemas de saúde entre grupos de imigrantes de Montreal e em alguns países da África Ocidental. Desenvolveu, com Ellen Corin e outros pesquisadores, um modelo que agora é conhecido como “sistema de signos, significado e ação” e é usado em um estudo comparativo internacional, envolvendo África, Europa, Ásia e Américas. É co-autor, com AM Chan-Yip, Mr. Lock, C. Rousseau e C. Sterlin, de Saúde Mental e rostos.

Palestrante: Gilles Bibeau (Universidade Montreal/CAN);

E-mail: [email protected]

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP (1970), mestre em Saúde Pública pela USP (1978), doutora em Saúde Pública pela USP (1985) e tem pós-doutorado pela Universidade Paris VIII, França (1990). Atualmente é professora doutora da USP, atuando na Faculdade de Saúde Pública, em nível de ensino e pesquisa, principalmente nos temas saúde reprodutiva, gênero, desigualdade social, epistemologia em saúde, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade.

Palestrante: Enrique Leff Zimmerman

E-mail: [email protected]

19

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília – UnB (1979), mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UnB (1982) e doutora em Doctorat Es Sciences pela Université Paris VII -França (1987). É pesquisador III do Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e professora da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Biologia molecular, com ênfase em Engenharia genética vegetal e Biologia molecular de plantas, atuando nos temas proteinas de defesa vegetal (inibidores de proteinases, inibidores de alfa-amilases, lectinas, defensinas, osmotinas), proteínas inseticidas, interação molecular planta-praga, desenvolvimento de plantas GM para resistência a estresse biótico e tolerância a estresse abiótico, desenvolvimento de biofármacos. É coordenadora da área de Biotecnologia da Capes e membro do Comitê Assessor Internacional da Capes desde 2007.

E-mail: [email protected]; [email protected]

Relatora: Maria Fátima Grossi de Sá (EMBRAPA)

Bacharel (1989), mestre (1991) e doutor em Física (1994) pela Universidade Estadual de Campinas e obteve título de livre-docente na Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular (MS-6) do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, pesquisador 1C (CNPq), coordenador da área de avaliação 47 (Materiais) da Capes, diretor científico da SBPMat e presidente do Clube Humboldt do Brasil.

E-mail: [email protected]; [email protected]; [email protected]

Relator: Carlos Frederico de Oliveira Graeff (UNESP)

10h30’–12h00–Mesa Redonda 1Incorporação da inter e transdisciplinaridade no processo de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação

Mediador: Livio Amaral (DAV / CAPES)Expositores: Adelaide Faljoni-Alario (CAInter), Clarilza Prado de Sousa;(CAEducação); Maria do Carmo Martins Sobral (CACiAmb); Rita Barradas Barata (CASaúde Coletiva)Relatores (as): Antonio Marcus Nogueira Lima (CAEngIV);José Antonio da Rocha Gontijo (CAMedicinaI).

12h00–12h30-Debates[12h30–14h00–Sínteses das relatorias - Painel VI e Palestra 3 / MR 1Almoço-12h30-14h00

20

Bacharel (1974), mestre (1977) e doutor (1982) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem pós-doutorados no Centre de Spectrométrie Nucléaire Et de Spectrométrie de Masse, Paris, França (1985) e no Fundamenteel Onderzoek Der Materie, Amsterdam, Holanda (1992). Desde 1998, é professor titular do Departamento de Física da UFRGS. Exerceu cargos de representação, consultoria e administração na UFRGS, em agências dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e Fundações de Amparo à Pesquisa, bem como na Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem mais de 130 publicações em revistas especializadas e orientou e co-orientou 28 mestres e doutores. Recebeu comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, Grão Cruz e Prêmio FAPERGS/Copesul - Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia. Desde 2009, exerce o cargo de Diretor de Avaliação da Capes.

Mediador: Livio Amaral (DAV/CAPES)

E-mail: [email protected]

Expositora: Adelaide Faljoni-Alario (CAInter) - Ver página 7Expositora: Clarilza Prado de Sousa (CAEducação) - Ver página 10Mediadora: Rita de Cássia Barradas Barata (FCMSCSP) - Ver página 18Palestrante: Maria Manuela Queiroz Martins Mantero Morais Universidade de Évora / Portugal - Ver página15

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (1981), mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1986) e doutor em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos temas função renal, renal function, natriuresis, lithium clearance e renal.

José Antônio Rocha Gontijo

E-mail: [email protected]; [email protected];

Relator: Antonio Marcus Nogueira Lima (UFCG)Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França. Trabalhou na Escola Técnica Redentorista, Campina Grande, e foi Engenheiro de Projetos da Sul - América Philips, Recife. Foi professor auxiliar, assistente e adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB, membro do Conselho Superior e diretor-secretário da Sociedade Brasileira de Automática e membro do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica do CNPq. É professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande e coordenador da área Engenharias IV da Capes. Seus interesses de pesquisa são máquinas elétricas e acionamentos elétricos, instrumentação eletrônica, sistemas de controle, identificação de sistemas, sistemas embarcados e robótica.

E-mail: [email protected]; [email protected] [email protected]

21

Tarde14h00-Mesa Redonda 2Mediador(a): Arlindo Philippi Jr (USP/Conselho Superior da CAPES)Relatores(as): Marcelo Tabarelli (CABiodiversidade) & Dulcinéia Saes Parra Abdala (CAFarmácia)

• Contribuição da comunidade científica: Síntese dos Painéis I a VIExpositores: Mediadores dos Painéis

• Perspectivas para a incorporação da Inter e Transdisciplinaridade no ensino,pesquisa e extensão.

Expositores: Livio Amaral (CAPES), Guilherme Melo (CNPq); Amaro Lins (SESU); Cesar Callegari (SEB); José Fernandes de Lima (CNE);

Mediador: Arlindo Philippi Jr (USP/Conselho Superior da Capes) - Ver página 7

Relator: Marcelo Tabarelli (CABiodiversidade)

Engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, chefe do Departamento de Botânica e coordenador da área de Biodiversidade da Capes, além de atuar como membro do Comitê Técnico Científico do PELD/CNPq. Sua atuação como pesquisador concentra-se na área de ecologia e conservação de plantas. Além de atividades de ensino e pesquisa, atua juntamente a diversas entidades de conservação da diversidade biológica, como a Conservação Internacional do Brasil, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN).

E-mail: [email protected]; [email protected]

Pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Farmácia-Análises Clínicas, doutora em Ciências Biológicas (Bio-química) pela USP e tem pós-doutorado na University of Southern California e no Food Science Research Institute (Japão). É professora titular e vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, coordenadora da área de Farmácia na Capes e membro da Comissão da área de Saúde 3 na Fapesp e do comitê executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias da Saúde do Ministério da Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Biomarcadores da Aterosclerose e Doenças Cardiovasculares: Aplicações no Diagnóstico e Terapêutica e Vice-Coordenadora do Instituto Nacional para Inovação Farmacêutica. Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

E-mail: [email protected]; [email protected]

Relatora: Dulcinéia Saes Parra Abdala (USP)

16h30-17h00-Encaminhamentos e Encerramento: (listar membros participantes)

Livio Amaral (CAPES), Guilherme Melo (CNPq), Arlindo Philippi Jr (USP / Conselho superior da CAPES), Adelaide.

Promoção e Realização: CAPES

COMISSÃO COORDENADORAArlindo Philippi Jr (USP), Conselheiro do Conselho Superior da CAPES; Adelaide Faljoni-Alario (UFABC), Coordenadora Adjunta da Área Interdisciplinar; Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP, FCC), Coordenadora da Área de Educação; Livio Amaral (CAPES) Diretor de avaliação;

Maria do Carmo Martins Sobral (UFPE), Coordenadora da Área de Ciências Ambientais; Rita Barradas Barata (FCMSCSP), Coordenadora da Área de Saúde Coletiva; Sandra Fátima Amaral da Cunha (CAPES).

COMITÊ CIENTÍFICOAmerico Sommerman (USP); Ângela Maria Gordilho Souza (CAArquitetura, Urbanismo); Antonia Pereira Bezerra (CAArtes);Antonio Marcus Nogueira Lima (CAEng IV); Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (CAPsicologia); Ariane Franco Lopes da Silva(FCC); Enrique Leff Zimmerman , Berenice Rojas Couto (CAServiçoSocial); Carlos Frederico de Oliveira Graeff (CAMateriais); Carmen Fontes de Souza Teixeira (UFBA); Danilo Marcondes de Souza Filho (CAFilosofia/Teologia); DulcinéiaSaes Parra Abdala (CAFarmácia); Eliane Pereira Zamith Brito (CAAdmTur); Fernanda Carla Pantaleão (UFABC); Ivani Fazenda (PUC/SP); Joana Maria Pedro (UFSC); João Santana da Silva (CABioIII); José Antonio da Rocha Gontijo (CAMedicina I); Leda Quercia Vieira (CACBio II); Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas (Metodista, FCC); Lydia Masako Ferreira (CAMedicina III); Marcelo Tabarelli (CABiodiversidade); Maria Fátima Grossi de Sá (CABiotecnologia); Nancy Lopes Garcia (CAMatemática, Probabilidade, Estatística); Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA); Conselheiro do conselho superior de educação Ney Yoshihiro Soma (CAEng III); Philippe Olivier Alexandre Navaux (CACC); Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho (IFPE); Sônia Maria Viggiani Coutinho (USP); Sylvio Roberto Accioly Canuto (CAFísica); Vânia Gomes Zuin (UFSCAR).

COMISSÃO DE APOIOAdriana Siqueira (CAPES); Fabiana Santos (CAPES); Juliana Pellegrini Cezare (USP)