Eletrodinâmica - 2013 - 2016 Word - Eletrodinâmica - 2013 - 2016.docx Created Date 4/22/2017...

4
UnB – Separação didática Eletrodinâmica Provas - 2013 até 2016 2 - 2013 O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. A tabela acima apresenta especificações de um chuveiro elétrico fornecidas no manual de instalação. O chuveiro funciona em três temperaturas diferentes, de acordo com a posição da chave seletora em “inverno”, “desligado” e “verão”, como mostra a figura abaixo. Quando se muda a chave de posição, modifica-se o valor da resistência elétrica do chuveiro. As resistências estão correlacionadas da seguinte forma: R1 < R2 < R3. Com base nas informações acima, julgue os itens de 1 a 4 e assinale a opção correta o item 5, que é do tipo C. 1 - Quando o chuveiro elétrico está ligado na potência máxima, sua resistência elétrica é superior a 8,5 . 2 - Tendo como referência a potência elétrica máxima do chuveiro especificada no manual de instalação, conclui-se que, a potência do chuveiro ligado a uma rede elétrica de 110 V será 4 vezes menor que a do chuveiro em rede de 220V. 3 - A partir das informações apresentadas, verifica-se que, se dois chuveiros elétricos idênticos forem ligados, simultaneamente, na potência máxima indicada pelo fabricante e na mesma rede elétrica de uma residência, conforme esquema abaixo, a corrente elétrica no circuito será menor que 30 A. 4 - Para se medir a intensidade da corrente elétrica que passa pela resistência elétrica do chuveiro, é recomendado ligar o amperímetro em paralelo com o resistor do circuito. 5 - Assumindo que a temperatura da água aumenta de acordo com a potência do chuveiro, assinale a opção que apresenta, corretamente, a correspondência entre a posição da chave seletora do chuveiro e a resistência elétrica. a) A posição “desligado” – resistência R1 b) B posição “Verão” – resistência R3 c) C posição “Inverno” – resistência R1 d) D posição “Desligado” – resistência R2

Transcript of Eletrodinâmica - 2013 - 2016 Word - Eletrodinâmica - 2013 - 2016.docx Created Date 4/22/2017...

UnB – Separação didática Eletrodinâmica Provas - 2013 até 2016

2 - 2013

O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. A tabela acima apresenta especificações de um chuveiro elétrico fornecidas no manual de instalação. O chuveiro funciona em três temperaturas diferentes, de acordo com a posição da chave seletora em “inverno”, “desligado” e “verão”, como mostra a figura abaixo. Quando se muda a chave de posição, modifica-se o valor da resistência elétrica do chuveiro. As resistências estão correlacionadas da seguinte forma: R1 < R2 < R3.

Com base nas informações acima, julgue os itens de 1 a 4 e assinale a opção correta o item 5, que é do tipo C.

1 - Quando o chuveiro elétrico está ligado na potência máxima, sua resistência elétrica é superior a 8,5 Ω.

2 - Tendo como referência a potência elétrica máxima do chuveiro especificada no manual de instalação, conclui-se que, a potência do chuveiro ligado a uma rede elétrica de 110 V será 4 vezes menor que a do chuveiro em rede de 220V.

3 - A partir das informações apresentadas, verifica-se que, se dois chuveiros elétricos idênticos forem ligados, simultaneamente, na potência máxima indicada pelo fabricante e na mesma rede elétrica de uma residência, conforme esquema abaixo, a corrente elétrica no circuito será menor que 30 A.

4 - Para se medir a intensidade da corrente elétrica que passa pela resistência elétrica do chuveiro, é recomendado ligar o amperímetro em paralelo com o resistor do circuito.

5 - Assumindo que a temperatura da água aumenta de acordo com a potência do chuveiro, assinale a opção que apresenta, corretamente, a correspondência entre a posição da chave seletora do chuveiro e a resistência elétrica.

a) A posição “desligado” – resistência R1

b) B posição “Verão” – resistência R3 c) C posição “Inverno” – resistência R1 d) D posição “Desligado” – resistência

R2

UnB – Separação didática Eletrodinâmica Provas - 2013 até 2016

2015

Considerando que, nas configurações I e II acima, as pilhas e as lâmpadas são idênticas, que não há perdas e que todos os elementos são ideais, julgue os itens a seguir.

6 - A lâmpada da configuração I ficará acesa por mais tempo que a lâmpada da configuração II.

7 - A quantidade de lumens emitida na configuração I é superior à que é emitida na configuração II.

Nos circuitos I e II acima, as pilhas são ligadas, de maneiras diferentes, a uma lâmpada, a um capacitor e a uma chave, a qual pode ser deslocada da posição Q para a posição P. Considerando que as pilhas sejam idênticas e todos os elementos dos circuitos sejam ideais, julgue os seguintes itens.

8 - Nos dois circuitos, após o carregamento total dos capacitores, se as chaves forem deslocadas da posição Q para a posição P, as lâmpadas acenderão, e a do circuito I se apresentará com mais brilho que a do circuito II.

9 - Após o carregamento total dos capacitores, a carga elétrica armazenada no capacitor do circuito II será igual ao dobro da carga elétrica armazenada no capacitor do circuito I.

Acima, mostra-se uma lâmpada ligada a uma pilha em três configurações distintas. Desprezando todas as perdas possíveis e considerando que todos os elementos sejam ideais, julgue os itens que se seguem.

UnB – Separação didática Eletrodinâmica Provas - 2013 até 2016

10 - Na configuração II, existe um circuito fechado que liga um terminal da pilha e os terminais da lâmpada, condição necessária para o funcionamento da lâmpada.

11 - No circuito fechado da configuração III, a lâmpada acenderá.

12 - Na configuração I, a lâmpada não acenderá porque não há um circuito fechado que possibilite o fluxo de elétrons entre os terminais da lâmpada.

2016

Para um resistor ôhmico (linear), a determinação da resistência, em laboratório, é realizada a partir da inclinação da reta tensão versus corrente (V × I), ou seja, do coeficiente angular da equação da reta que se ajusta aos resultados experimentais. Para um resistor não ôhmico (não linear), a resistência varia com a corrente elétrica de forma não linear. Esse comportamento se deve, em geral, à variação da resistividade elétrica do material condutor em função da temperatura à qual ele está submetido. Nesse caso, define-se uma resistência elétrica local ou aparente como sendo o coeficiente angular da reta tangente em cada ponto da curva V × I. O gráfico acima ilustra resultados experimentais para um resistor não linear, no qual foram traçadas retas tangentes a fim de se determinar a resistência para dois valores da corrente (2 A e 6 A).

Considerando essas informações e o gráfico apresentado, julgue os itens que se seguem. 13 - A resistência elétrica para uma corrente de 6 A é menor que 2 Ω.

14 - Nos resistores lineares ou ôhmicos, a resistência é constante e obedece à equação V(I) = aI + b, em que a e b são constantes.

15 - A resistência elétrica para uma corrente de 6 A é maior que a resistência elétrica para uma corrente de 2 A.

Considerando que, no circuito acima, todos os elementos sejam ideais, julgue os itens de 16 a 18, assinale a opção correta no item 19, que é do tipo C, e faça o que se pede no item 20, que é do tipo B.

16 - A corrente elétrica no circuito é 3 A.

17 - A resistência elétrica interna do equipamento denominado amperímetro é alta.

18 - O voltímetro está conectado em paralelo à bateria.

UnB – Separação didática Eletrodinâmica Provas - 2013 até 2016

19 - A potência dissipada no resistor, em watts, é igual a :

a) 1,8 × 10-3 . b) 0,018. c) 0,180. d) 1,8 × 102 .

20 - Calcule, em ohms, o valor da resistência elétrica do resistor. Divida o valor obtido por 10. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.

GABARITO 1. C 2. C 3. E 4. E 5. Letra C 6. C 7. E 8. E 9. C 10. E 11. C 12. C 13. E 14. C 15. E 16. E 17. E 18. C 19. Letra B 20. 200