Edital Seep 2012

download Edital Seep 2012

of 23

Transcript of Edital Seep 2012

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    1/23

    1

    PORTARIA n ____________ de ____ de DA SEEP PE

    SECRETRIO DE EDUCAO, atravs do Secretrio Executivo de Educao Profissionaltendo em vista a necessidade de realizao de seleo para preenchimento de vagas nasEscolas Tcnicas Estaduais de Ensino Mdio do Estado de Pernambuco,

    RESOLVEM:

    I. Tornar pblica atravs de EDITAL as inscries para SELEO de candidatos destinados aopreenchimento de vagas nos cursos de Educao Profissional Tcnicas de Nvel Mdio dasEscolas Tcnicas Estaduais, nas formas de organizao, subsequente e mdio integrado,consonantes com a relao das Escolas descritas no anexo I.

    II. Determinar que a seleo pblica de que trata o item anterior seja de carter classificatrio eeliminatrio atendendo a legislao em vigor.

    III. Instituir a Comisso Coordenadora responsvel pela elaborao das normas e peloacompanhamento da execuo e da seleo, ficando, desde j, designados os seguintesmembros, sob a presidncia dos Diretores das Escolas relacionadas no anexo I.

    IV. Nomear o Diretor de cada Escola representante da Comisso Coordenadora comoresponsvel pelo acompanhamento dos trabalhos referente ao processo de seleo dosreferidos cursos.

    V. Estabelecer que sejade responsabilidade da Fundao Apolnio Salles de Desenvolvimento

    Educacional, a qual ser contratada por dispensa de licitao, a execuo de todo processoseletivo de que trata esta portaria, tais como: elaborao do edital, inscrio do candidato,elaborao, impresso, aplicao e correo das provas, divulgao dos resultados, alm detodos os comunicados que se fizerem necessrios, com o acompanhamento da SecretariaExecutiva de Educao Profissional.

    VI. O candidato que vier a ser aprovado efetuar a sua matricula na escola escolhida para arealizao dos cursos, no horrio previamente determinado, obedecendo aos critrios dedesempate para preenchimento das vagas existentes.

    VII. O processo de seleo, bem como a realizao dos cursos obedecer a Lei de Diretrizes e

    Base da Educao Nacional, Lei n 9394/96; Lei n 11.741/2008 que regulamenta os artigos danova LDB, referente Educao Profissional e Tecnolgica.

    VIII. Revogam-se as disposies em contrrio.

    ANDERSON GOMESSecretrio de Educao

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    2/23

    2

    ANEXO NICO

    EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SEEP PE 2012

    1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES

    1.1. O processo seletivo de que trata a presente Portaria Conjunta, ser realizado em01(uma) etapa, exceto para os candidatos inscritos nas vagas ofertadas para oscursos de Programao de Jogos Digitais e multimdias na Escola Tcnica EstadualCcero Dias, os quais faro em duas etapas.

    1.2. A primeira etapa ser constituda de Provas Escrita Objetiva de cartereliminatrio e classificatrio, enquanto a segunda etapa para os candidatos aos cursosde Programao de Jogos Digitais e Multimdia a qual sero constitudas de umaprova de habilidade /contedo especfico e raciocnio lgico, de carter apenasclassificatrio.

    1.3. O processo seletivo regido por este Edital visa o preenchimento de 5445 (cincomil, quatrocentos e quarenta e cinco) vagas para alunos, nas formas de organizao,subseqentes e integradas, ingressar nas Escolas Tcnicas de Educao Profissionaldo Estado de Pernambuco, observadas as distribuies de vagas/lotao no ANEXO Ideste edital, onde oitenta por cento (80%) das vagas de cada Escola devero serocupadas exclusivamente por alunos oriundos de Escolas Pblicas.

    1.4. Para a divulgao dos atos advindos da execuo deste processo seletivo serutilizado o endereo eletrnico www.fadurpe.com.br/seep2012, devendo o resultadofinal ser publicado no referido site.

    1.5 Sem prejuzo do disposto no item anterior podero ser usados os jornais de amplacirculao, como forma suplementar de divulgao do processo seletivo.

    2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIO NO PROCESSO SELETIVO

    2.1. Para concorrer a vagas nas Escolas Tcnicas Estaduais na forma deorganizao Subsequente:2.1.1. O candidato dever ter concludo o Ensino Mdio;

    2.2. Para concorrer a vagas nas Escolas Tcnicas Estaduais na forma

    organizao de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional em tempoIntegral:2.2.1. O Candidato dever ter concludo o Ensino Fundamental nos anos de 2010 ou2011;

    2.3. As distribuies de vagas por escolas e cursos esto descritas no ANEXO I desteedital.

    3. DA INSCRIO ELETRNICA

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    3/23

    3

    3.1. As inscries sero efetuadas exclusivamente via internet no perodo de27/12/2011 a 09/01/2012, no endereo eletrnico www.fadurpe.com.br/seep2012,mediante preenchimento de formulrio eletrnico de inscrio, no qual devero serinformados, obrigatoriamente, os nmeros dos documentos de identidade, endereocompleto, um e-mail para contato e, se for o caso, a condio de portador de

    deficincia.3.2. Para os interessados que no dispuserem de acesso internet, as EscolasTcnicas de Educao Profissional, relacionadas no ANEXO I, disponibilizaro umlocal de apoio, com computadores, para que eles efetuem sua inscrio, no perodoindicado no item 3.1 (exceto sbado, domingo e feriado), das 08h s 12h.

    3.3. O candidato poder se inscrever para uma opo de curso/escola, dentreaquelas relacionadas no ANEXO I.

    3.4. O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para arealizao do processo seletivo dever, durante o perodo de inscrio, protocolar, nasede da FUNDAO APOLNIO SALLES, localizada na Rua Monsenhor Silva, 45,

    Madalena - Recife/PE - CEP 50.610-360 ou encaminhar por correspondnciaregistrada com aviso de recebimento, requerimento indicando claramente quais osrecursos que necessita (materiais, equipamentos etc.), acompanhado de atestadomdico com expressa referncia ao cdigo correspondente da ClassificaoInternacional de Doenas (CID).

    3.5. A solicitao por parte do portador de deficincia de condies especiais seratendida observando-se os critrios de viabilidade e razoabilidade. A no solicitaode condies ou recursos especiais implica impossibilidade de atendimentopersonalizado na medida das necessidades do candidato.

    3.6. O candidato que necessitar de tempo adicional para a realizao da prova dever

    requer-lo, junto comisso, com justificativa acompanhada de parecer emitido porespecialista da rea de sua necessidade especial, obedecendo aos critrios, conformeDecreto n. 3.298 de 20/12/1999.3.7. O candidato portador de deficincia que no informar no formulrio de inscriosua condio ser considerado como pessoa sem necessidades especiais.3.8. O candidato portador de deficincia participar do Processo Seletivo em igualdadede condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo, avaliao,data, horrio e local de realizao da prova.3.9. No caso de mais de uma inscrio valer apenas a mais recente, sendo asdemais desconsideradas.

    3.10. A inscrio do candidato implicar sua integral adeso a todas as regrasestabelecidas neste Edital que disciplinam a presente seleo.

    3.11. No ser aceita a inscrio que no atender, rigorosamente, ao estabelecidoneste Edital.

    3.12. Pagamento da Taxa de Inscrio:

    3.12.1. O valor da Taxa de Inscrio ser de R$ 18,00 (dezoito reais), para todos oscandidatos dos cursos, na forma de organizao subsequente e para os candidatos daforma de organizao integrada advindos da REDE particular de ensino.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    4/23

    4

    3.12.2. Os candidatos aos cursos da forma de organizao integrada, que concluramo Ensino Fundamental nos anos de 2010 ou 2011 em escolas publicas, sero isentosda taxa de inscrio.3.12.3.Os candidatos inscritos na forma de Ensino Mdio Integral, advindos dasescolas pblicas que concluram em 2010 ou 2011 devero entregar na escola do

    curso escolhido, a Ficha 18 ou Declarao de Concluso do Ensino FundamentalCompleto, durante o perodo de inscrio, nos dias 27/12/2011 a 09/01/2012.3.12.4. O no atendimento ao item anterior tornar indeferida a solicitao de inscriono processo seletivo de que trata esse Edital.3.12.5. A Taxa de Inscrio dever ser paga em casas lotricas ou quaisquer agnciasbancria at o dia 09/01/2012, por meio de boleto disponvel no endereo eletrnicowww.fadurpe.com.br/seep2012, a ser impresso aps concluso da inscrio. Ocandidato dever fazer a guarda do comprovante de pagamento para a eventualidadede comprovao. S sero aceitos boletos impressos a partir do site da FundaoApolnio Salles (www.fadurpe.com.br/seep2012).

    3.12.6. Uma vez recolhida taxa de inscrio, no haver, em hiptese alguma,devoluo, exceto por cancelamento do certame, por convenincia da administraopblica ou por deciso judicial.

    3.13. Confirmao e Carto de Inscrio:

    3.13.1. Realizada a inscrio eletrnica e comprovado o pagamento da taxa deinscrio ou a condio de iseno, a Fundao Apolnio Salles disponibilizar noendereo eletrnico www.fadurpe.com.br/seep2012 o Documento de Confirmao eCarto da Inscrio (DCCI), no qual constaro os dados e informaes necessrios

    para garantir a participao do interessado no processo seletivo, tal como solicitado naInscrio.

    3.13.2. O Documento de Confirmao e Carto da Inscrio poder ser acessado apartir de 13/01/2012 para impresso, representando o deferimento do pedido deinscrio, no qual constaro informaes sobre o local e o horrio de realizao dasprovas.

    3.13.3. Caso o Documento de Confirmao e Carto da Inscrio no estejadisponvel no endereo www.fadurpe.com.br/seep2012, no dia 13/01/2012 ouapresente erros ou divergncias, o candidato dever entrar em contato com aFundao Apolnio Salles, no horrio das 08h s 12h e 13h s 17h, pelos telefones

    (81) 4141-1109 e 4141-111, para solicitar providncias.3.13.4. Caso no haja manifestao por parte do candidato quanto veracidade eexatido dos dados exibidos no Documento de Confirmao e Carto da Inscrio ato dia 19/01/2012, o candidato assumir, de forma exclusiva, aresponsabilidade sobreas informaes, no havendo possibilidade de qualquer alterao no cadastro a partirdessa data.

    3.13.5. A apresentao do Documento de Confirmao e Carto da Inscrio requisito para o ingresso na sala de aplicao das provas.

    3.13.6. A inscrio tem carter condicional, sendo cancelada desde que verificadasfalsidades ou inexatides nas informaes prestadas pelo candidato.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    5/23

    5

    4. DA ISENO

    4.1. Ficam isentos do pagamento da taxa de inscrio do processo seletivo que trata orespectivo edital, os candidatos que sejam beneficiados pelo artigo 1 da Lei n 14.016de 23 de maro de 2010. O qual cita que ser isento:

    As pessoas inscritas no cadastro nico para Programas Sociais CAD nico, de quetrata o Decreto Federal n 6.135, de 26 de junho de 2007, que possuam rendar familiar

    per capta mensal de at meio salrio mnimo ou renda familiar mensal de at 03 (trs)salrios mnimos.

    4.2. Para se beneficiar da iseno da Taxa de Inscrio, o interessado deverinicialmente informar no formulrio eletrnico de inscrio o nmero do Cadastro nicopara Programas Sociais CAD nico, de que trata o Decreto Federal n 6.135, de 26de junho de 2007, e confirmar que se enquadra no contingente da populao comrendar familiar per capta mensal de at meio salrio mnimo ou renda familiar mensalde at 03 (trs) salrios mnimos.4.3. Aps o preenchimento do campo prprio no formulrio eletrnico de inscrio, ointeressado na iseno da taxa de inscrio dever encaminhar via postal, cpia dodocumento de identidade, cpia do carto CAD nico e declarao de prprio punhofirmada pelo interessado, ou por seu responsvel no caso de menor de idade,

    atestando que se enquadra nos requisitos para obteno daquele beneficio.4.4. Os documentos comprobatrios exigidos para obteno do benefcio da isenoaquela taxa devero ser encaminhados por via postal, no perodo de 27/12/2011 a02/01/2012, para a FUNDAO APOLNIO SALLES na Rua Monsenhor Silva, 45,Madalena - Recife/PE - CEP 50.610-360, mediante correspondncia registrada comaviso de recebimento.4.5. A relao dos beneficiados ser divulgada de acordo com o cronograma doprocesso seletivo (06/01/2012). Os interessados que tiverem seu pedido indeferidodevero providenciar o recolhimento da Taxa de Inscrio at o dia 09/01/2012.4.6. Os candidatos aos cursos na forma integrada, que concluram o EnsinoFundamental nos anos de 2010 ou 2011 em escolas publicas, sero isentos da taxade inscrio. Para tanto, devero entregar na escola do curso escolhido, a Ficha 18 ouDeclarao de Concluso do Ensino Fundamental Completo, durante o perodo deinscrio.

    5. DO PROCESSO SELETIVO

    5.1. Para fins de organizao do processo seletivo, o certame est estruturado em01(uma) etapa, exceto para os candidatos inscritos nas vagas ofertadas para oscursos de Programao de Jogos Digitais e Multimdia os quais faro em duas etapas.

    5.1.1. A primeira etapa ser constituda de Provas Escritas Objetivas de cartereliminatrio e classificatrio, enquanto a segunda etapa, para os candidatos aos

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    6/23

    6

    cursos de Programao de Jogos Digitais e Multimdia a qual sero constitudas deuma prova de habilidade/contedo especfico e raciocnio lgico, de carter apenasclassificatrio.

    5.1.2. As Provas Escritas Objetivas, para cada uma das formas de organizao,subsequente e integrada, sero constitudas de Lngua Portuguesa e Matemtica, com

    os respectivos contedos programticos para cada forma de organizao descrita noANEXO III deste edital.5.1.3. A prova de habilidade/contedo especfico e Raciocnio Lgico para oscandidatos ao curso de Programao de Jogos Digitais e Multimdia sero constitudosdo contedo programtico especfico descrito no ANEXO III deste edital.

    6. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

    6.1. A prova ser constituda de quarenta (40) questes objetivas de mltipla escolha,

    numeradas seqencialmente, com cinco (05) alternativas para cada uma delas, naqual apenas uma ser correta, abrangendo contedos das formas de organizao,subsequente e integrada, relativos s disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica,especificados no ANEXO III.6.2. Cada disciplina constar de 20 (vinte) questes objetivas de mltipla escolhavalendo 2,5 (dois vrgula cinco) pontos cada questo perfazendo um total de 50(cinqenta) pontos mximo por disciplina. A nota na prova ser a soma dos pontos dasquestes respondidas corretamente, expressa na escala de 0 a 100 pontos.6.3. A prova ter durao de quatro horas, com inicio s 13h30min e trmino s17h30min, horrio local.

    6.4. A Prova Escrita Objetiva para forma de organizao subsequente ser realizadano dia 22/01/2012 no horrio especificado no item 6.3.6.5. A Prova Escrita Objetiva para forma de organizao integrada ser realizada nodia 23/01/2012 no horrio especificado no item 6.3.6.6. So de responsabilidade exclusiva do candidato a identificao correta do local derealizao da prova e o comparecimento do horrio determinado.6.7. O candidato dever se apresentar, preferencialmente, no local da prova com uma(01) hora de antecedncia e munido de carteira de identidade ou documentoequivalente, com foto, expedido por rgo oficial, Documento de Confirmao e Cartode Inscrio e caneta esferogrfica de tinta azul ou preta.6.8. Sero considerados documentos de identificao para ingresso nos locais derealizao das Provas Escritas Objetivas: carteiras expedidas pelos MinistriosMilitares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao epelo Corpo de Bombeiros Militar e Polcias Militares, carteiras expedidas pelos rgosfiscalizadores de exerccio profissional (ordens, conselhos, etc.), passaporte,certificado de Reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico, carteirasfuncionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valham como identidade,Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitao (somente o modelo com foto).6.8.1. Para validao como documento de identidade, o documento deve se encontrardentro do prazo de validade.

    6.9. Todos os candidatos tero suas Provas Escritas Objetivas corrigidas por meio deprocessamento eletrnico.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    7/23

    7

    6.10. Para obter pontuao na questo, o candidato dever marcar uma, e somenteuma, das alternativas no carto de respostas.

    6.11. Ser atribuda nota zero questo que no apresentar nenhuma respostaassinalada, apresentar emenda, rasura ou contiver mais de uma resposta assinaladaou no coincidente com o gabarito oficial.

    6.12. O candidato dever transcrever as respostas da Prova Escrita Objetiva para afolha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. Opreenchimento da folha de respostas ser de inteira responsabilidade do candidato, oqual dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas nesteedital e na folha de respostas. Em hiptese alguma haver substituio da folha derespostas por erro do candidato.

    6.13. Sero de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos dopreenchimento indevido da folha de respostas. Sero consideradas marcaesindevidas as que estiverem em desacordo com este edital e/ou com a folha derespostas, tais como marcao rasurada ou emendada e/ou campo de marcao no

    preenchido integralmente.6.14. O candidato no dever amassar molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo,danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuzos advindos daimpossibilidade de realizao da leitura ptica.

    6.15. No ser permitido que as marcaes na folha de respostas sejam feitas poroutras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condio especialpara esse fim. Nesse caso, se necessrio, o candidato ser assistido pelo fiscal deprova devidamente habilitado.

    6.16. Os resultados das Provas Escritas Objetivas sero divulgados no endereoeletrnico www.fadurpe.com.br/seep2012, no dia 27/01/2012, exceto para o curso de

    Programao de Jogos Digitais e Multimdia, que ser no dia 26/01/2012, medianteexposio da relao nominal de candidatos com exposio da nota e a situao docandidato em relao classificao por escola/ curso/ turno.

    6.17. Os portes sero abertos para os candidatos a partir das 12h30min e serofechados s 13h30min.6.18. No ser permitido o acesso do candidato ao prdio de realizao da prova,portando telefone celular, Pager, walkman, MP3-player, Ipod, disckman, ou qualqueroutro tipo de equipamento eletrnico, sob pena de eliminao da prova.6.19. vedado o ingresso de candidato portando arma no local de realizao deprova.

    7. DA PROVA DE HABILIDADE/CONTEDO ESPECFICO E RACIOCNIOLGICO

    7.1. Sero convocados para essa prova, os quatrocentos e cinqenta (450) primeiroscandidatos aprovados em ordem decrescente de notas da prova escrita objetiva docurso de Programao de Jogos Digitais e Multimdia, obedecidos proporoespecificada no item 1.3 desse Edital.7.2. Sero tambm convocados os candidatos que estiverem empatados em nota com

    o candidato da posio quatrocentos e cinqenta (450).

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    8/23

    8

    7.3. A prova ser concebida em funo do contedo programtico especificado noANEXO III deste edital.7.4. A prova ser expressa na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.7.5. A prova ser realizada na Escola Tcnica Estadual Ccero Dias, no dia29/01/2012, a partir das 09h.

    7.6. O candidato dever se apresentar na Escola Tcnica Estadual Ccero Dias comuma (01) hora de antecedncia e munido de carteira de identidade ou documentoequivalente, com foto, expedido por rgo oficial e caneta esferogrfica de tinta azulou preta.7.7. Os portes sero abertos para os candidatos a partir das 08h, e sero fechadoss 09h.7.8. O resultado da prova de Habilidade/Contedo Especfico e Raciocnio Lgico serdivulgado no endereo eletrnico www.fadurpe.com.br/seep2012, na data previstano cronograma da seleo, mediante exposio da relao nominal de candidatoscom exposio da nota e a situao do candidato em relao classificao aos

    cursos de Programao de Jogos Digitais e Multimdia.7.9. No ser permitido o acesso do candidato ao prdio de realizao da prova,portando telefone celular, Pager, walkman, MP3-player, Ipod, disckman, ou qualqueroutro tipo de equipamento eletrnico, sob pena de eliminao da prova.7.10. vedado o ingresso de candidato portando arma no local de realizao deprova.

    8. DA REALIZAO DAS PROVAS

    8.1.Durante a aplicao das provas, ser expressamente proibido o uso de corretivos,culos escuros, chapu, bon ou similar; mquina de calcular, rgua, transferidor,compasso, livros ou similares, controle remoto, alarme de carro, Pager, beep ouquaisquer outros equipamentos que venham comprometer o processo.8.2. Depois de identificado e instalado na sala de provas, o candidato no poderconsultar nenhum material de estudo ou de leitura, enquanto aguardar o horrio deinicio das provas;

    9. DA ELIMINAO

    9.1. Ser eliminado do processo seletivo, o candidato que:

    9.1.1.Durante a realizao das provas, for surpreendido em qualquer tipo decomunicao com outras pessoas, verbalmente ou por escrito ou transgredir o item 8.1do presente edital.9.1.2.Obtiver pontuao total na Prova Escrita Objetiva menor que 25 (vinte e cinco)pontos.9.1.3.Obtiver pontuao zero em qualquer uma das disciplinas que compem a ProvaEscrita Objetiva.9.1.4.Faltar a Prova Escrita Objetiva.

    9.1.5.Faltar, quando convocado, prova de Habilidade/Contedo Especfico eRaciocnio Lgico.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    9/23

    9

    9.1.6.Afastar-se das salas de provas durante sua realizao, sem autorizao oudesacompanhado do fiscal;9.1.7.Utilizar-se de expediente ilcito para inscrio ou para a realizao das provas;9.1.8.Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

    9.1.9.Deixar a sala da prova, aps a concluso da mesma, sem entregar o Carto

    Resposta e o Caderno de Questes.

    10. DA APROVAO, CLASSIFICAO E DESEMPATE

    10.1. Os candidatos no eliminados sero considerados aprovados.

    10.2. Os candidatos aprovados sero classificados, por escola/ curso/ turno, emordem decrescente da nota total obtida na Prova Escrita Objetiva atendendo suasopes de curso, exceto para os candidatos do curso de Programao de JogosDigitais e Multimdia, obedecendo distino do preenchimento de vagas nas

    propores estabelecidas no item 1.3 das disposies preliminares.10.3. Os candidatos convocados e no eliminados na Prova de Contedo Especfico eRaciocnio Lgico sero classificados para os cursos de Programao de JogosDigitais e Multimdia, em ordem decrescente da nota obtida na prova Habilidade,Contedo Especfico e Raciocnio Lgico obedecendo distino do preenchimentode vagas nas propores estabelecidas no item 1.3 das disposies preliminares.

    10.4. Havendo a necessidade de proceder ao desempate entre candidatos na formade organizao subsequente que tenham a nota da Prova Escrita Objetiva de igualvalor, ser classificado o que tiver obtido maior nota na disciplina de Portugus;permanecendo o empate, classificar-se- o que tivermaior idade.

    10.5. Havendo a necessidade de proceder ao desempate entre candidatos na formade organizao integrada que tenham a nota da prova de Habilidade/ContedoEspecfico e Raciocnio Lgico de igual valor, ser classificado o que tiver obtidomaior nota na Prova Escrita Objetiva; permanecendo o empate, classificar-se- oque tiver maior nota na disciplina de Portugus. Se, ainda assim, permanecer oempate,classificar-se- o que tivermenor idade.

    10.6. Os candidatos que atenderem aos requisitos definidos para a classificao, masno se classificarem dentro do limite de vagas disponveis, ficar em lista de esperapara possvel remanejamento no prazo de sessenta (60) dias, desde que cumpramna ntegra os requisitos deste edital.

    11. DOS RECURSOS

    11.1. Podero ser interpostos recursos quanto aos gabaritos e resultado final doprocesso seletivo.

    11.2. Os recursos, aos gabaritos, devero ser protocolados na FUNDAOAPOLNIO SALLES, situada Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena Recife/PE -CEP 50.610-360, no dia subseqente a divulgao do gabarito no horrio das 08h s12h e das 13h s 17h.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    10/23

    10

    11.3. Os recursos, ao resultado final do processo seletivo, devero ser protocoladosna FUNDAO APOLNIO SALLES, situada Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena Recife/PE - CEP 50.610-360, no dia subsequente a divulgao do resultado final declassificao no horrio das 08h s 12h e das 13h s 17h.

    11.4. O recurso fundamentado ser dirigido a Coordenao de Seleo/ SEEP 2012

    Educao Profissional, sendo protocolado na sede da Fundao Apolnio Salles.No sero aceitos recursos por correspondncia, fax ou e-mail.

    11.5. No sero analisados os recursos interpostos fora do prazo ou apresentado emlocais diversos do estipulado neste edital.

    11.6. Em caso de anulao de uma questo, por impertinncia ao programa ou mformulao, os pontos a ela correspondentes sero atribudos aos presentes respectiva prova.

    11.7. O resultado do recurso quanto ao gabarito das Provas Escritas Objetivas serdivulgado juntamente com o resultado final, conforme cronograma do evento.

    12. DO RESULTADO

    12.1. O resultado final ser divulgado no dia 27/01/2012, mediante exposio darelao nominal de candidatos com a nota e a situao do candidato em relao classificao por escola/ curso/ turno, exceto para o curso de Programao de JogosDigitais, via internet atravs do site www.fadurpe.com.br/seep2012 e no quadro daEscola Tcnica.

    12.2. O resultado final para os cursos de Programao de Jogos Digitais e Multimdia

    ser divulgado no dia 01/02/2012, mediante exposio da relao nominal decandidatos com exposio da nota e a situao do candidato em relao classificao, via internet atravs do site www.fadurpe.com.br/seep2012 e noquadro da Escola Tcnica.

    13. DA MATRCULA

    13.1. Aps a divulgao do resultado, os candidatos classificados no ProcessoSeletivo para ingresso no Semestre de 2012.1 devero comparecer no dia indicado na

    portaria de publicao dos resultados paraefetivao da matrcula, de 08h s 12h; de14h s 20h, na Secretaria das Escolas Tcnicas Estaduais para o qual ocandidato optou.

    13.2. Documentao Necessria para Efetivao da Matrcula:

    a. Histrico Escolar ou Certificado de Concluso do Ensino Mdio (Ficha 19)ou equivalente (cpia autenticada) - para alunos que concluram o ensinomdio ou equivalente, para efetivar matricula nos cursos organizados naforma subseqente;

    b. Histrico Escolar ou Certificado de Concluso do Ensino Fundamental(Ficha 18) ou equivalente (cpia autenticada) - para alunos que concluram o

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    11/23

    11

    ensino fundamental ou equivalente, para efetivar matricula nos cursosorganizados na forma integrada;

    c. Certido de nascimento ou casamento (original e cpia);d. Carteira de Identidade (original e cpia);e. CPF (original e cpia - obrigatrio para todos os alunos, no sendo

    aceito apenas o comprovante da retirada do CPF);f. Preenchimento da Ficha de matrcula fornecida pela Secretaria da Escola

    Tcnica solicitando matrcula;g. 04 fotos 3X4.

    14. DO INICIO DAS AULAS

    14.1. As aulas tero seu inicio previsto para o dia 03/02/2012.

    15. DAS DISPOSIES FINAIS

    15.1. Nenhum candidato poder alegar o desconhecimento do teor deste edital ou dequalquer comunicado posterior e regularmente divulgado, vinculados ao certame, ouutilizar-se de artifcios de forma a prejudicar o processo seletivo.

    15.2. A inscrio implicar aceitao das normas do presente processo de seleo,contidas neste Edital e em outros instrumentos normativos e comunicados que vierema surgir.

    15.3. Todos os horrios previstos neste edital correspondem ao horrio oficial do

    Estado de Pernambuco, vlidos para Recife.15.4. O candidato aprovado e classificado que no atender convocao para suamatricula, no prazo estipulado, portando documentos necessrios para a comprovaodas exigncias, ser considerado desistente, sendo automaticamente excludo doprocesso seletivo.

    15.5. No ser fornecido ao candidato documento comprobatrio de classificao ouaprovao no presente processo seletivo, valendo, para esse fim, a publicao noDirio Oficial do Estado de Pernambuco.

    15.6. O candidato dever manter atualizado seu endereo, se classificado, sendo desua inteira responsabilidade os prejuzos decorrentes da no atualizao deste.

    15.7. Se, a qualquer tempo, for identificada inexatido nas informaes, falsidadenas declaraes ou quaisquer irregularidades nos documentos, o candidato sereliminado do processo seletivo, sem prejuzo das sanes penais cabveis.

    15.8. Ser eliminado do Processo Seletivo o candidato que no apresentar osrequisitos mnimos exigidos.

    15.9. de inteira responsabilidade do candidato o conhecimento do dia, horrio elocal de apresentao para a realizao das provas do processo seletivo, conformedivulgado no site www.fadurpe.com.br/seep2012.

    15.10. No haver segunda chamada para as Provas Escrita Objetiva e deHabilidade/Contedo Especfico e Raciocnio Lgico.

    15.11. Os casos omissos sero analisados e deliberados pela ComissoCoordenadora.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    12/23

    12

    ANEXO I

    DISTRIBUIO DE CURSOS, VAGAS E LOTAO.

    ESCOLA/MUNICPIO CURSOS OFERTADOSNMERO DE VAGAS TOTAL DE

    VAGAS PORESCOLA

    INTEGRADO/INTEGRAL SUBSEQUENTE/TURNO

    ESCOLA TCNICAESTADUAL MARIA

    EDUARDA RAMOS DEBARROS CARPINA

    COMERCIO 45 45 NOITE180

    REDES DECOMPUTADORES

    45 45 - NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ADERICO

    ALVES DEVASCONCELOS GOIANA

    HOSPEDAGEM 45 45 NOITE

    180REDES DECOMPUTADORES

    45 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL MAXIMIANO

    ACCIOLY CAMPOS JABOATO

    LOGSTICA 90 90 NOITE

    360REDES DE

    COMPUTADORES90 90 NOITE

    ESCOLA TCNICA

    ESTADUAL JOSHUMBERTO DE MOURACAVALCANTI LIMOEIRO

    REGISTRO EINFORMAES EM

    SADE90 0

    360INFORMTICA 0 90 NOITE

    INFORMTICA PARAINTERNET

    90 0

    ENFERMAGEM 0 90 - NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ARLINDO

    FERREIRA DOS SANTOS SERTNIA

    AGROPECURIA, 90 45 MANH

    360REDES DECOMPUTADORES

    90 45 NOITE

    ENFERMAGEM 0 90 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ANTONIOARRUDA DE FARIAS

    SURUBIM

    INFORMTICA PARA

    INTERNET45 45 - NOITE

    360ADMINISTRAO 90 90 NOITE

    VESTURIO 45 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL MIGUEL

    ARRAES DE ALENCAR TIMBABA

    INFORMTICA 45 45 NOITE

    180ADMINISTRAO 45 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL CCERO DIAS

    RECIFE

    PROGRAMAO DEJOGOS DIGITAIS

    45 0135

    MULTIMIDIA 90 0

    ESCOLA DE REFERNCIAEM ENSINO MDIO

    REDES DECOMPUTADORES

    90 45 NOITE 315

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    13/23

    13

    EPITCIO PESSOA CABO HOSPEDAGEM 90 45 NOITE

    SEGURANA DOTRABALHO

    0 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL LUIZ DIAS

    LINS ESCADA

    LOGSTICA 45 45 - NOITE

    360

    SEGURANA DOTRABALHO

    0 45 NOITE

    REDES DECOMPUTADORES

    90 45 - NOITE

    MEIO AMBIENTE 45 0

    QUMICA 0 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL PALMARES

    PALMARES

    SEGURANA DOTRABALHO

    0 45 NOITE

    270

    LOGSTICA 45 45 NOITE

    MANUTENO ESUPORTE EMINFORMTICA

    45 0

    AGROPECU RIA 45 0

    ADMINISTRAO 45 0

    ESCOLA TCNICA

    ESTADUAL PROF.AGAMENON MAGALHES

    ETEPAM RECIFE

    MANUTENO ESUPORTE EMINFORMTICA

    45 45 - NOITE

    585

    EDIFICAES 0 45 NOITE

    DESIGN DEINTERIORES

    45 45 NOITE

    MECATRNICA 0 45 NOITE

    MECNICA 0 45 NOITE

    LOGISTICA 0 90 - NOITE

    QUMICA 0 45 NOITE

    COMUNICA OVISUAL

    90 45 - NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ALM. SOARES

    DUTRA - RECIFE

    INTERPRETAO ETRADUO EM

    LIBRAS45 90 - MANH

    585

    NUTRIO EDIETTICA

    90 0

    SEGURANA DOTRABALHO

    0 45 NOITE

    SADE BUCAL 0 45 - MANH

    PRTESE DENTRIA 0 45 TARDE

    ANALISES CLNICAS

    0 45 TARDE

    0 45 NOITE

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    14/23

    14

    ENFERMAGEM

    0 45 MANH

    0 45 NOITE

    MEIO AMBIENTE 45 0

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ESTADUAL

    CLVIS NOGUEIRAALVES SERRA TALHADA

    AGROPECURIA 90 0225

    EDIFICAES 90 45 NOITE

    ESCOLA TCNICAESTADUAL PEDRO MUNIZ

    FALCO - ARARIPINAADMINISTRAO 90 0 90

    ESCOLA TCNICAESTADUAL MARIA JOS

    VASCONCELOS BEZERROS

    ADMINISTRAO 90 0 90ESCOLA TCNICA

    ESTADUAL CLIA DESOUZA LEO ARRAES DE

    ALENCAR - BONITOADMINISTRAO 90 0 90

    ESCOLA TCNICAESTADUAL ALCIDES DO

    NASCIMENTO LINS CAMARAGIBE

    LOGSTICA 90 0 90ESCOLA T CNICA

    ESTADUAL PROFESSORPAULO FREIRE -

    CARNABA

    REDES DECOMPUTADORES

    90 0 90

    ESCOLA TCNICA

    ESTADUAL PROFESSORJOS LUIZ DEMENDONA - GRAVAT

    HOSPEDAGEM 90 0 90ESCOLA TCNICA

    ESTADUAL CAXANG -RECIFE

    PRODUO AUDIO EVIDEO

    90 0 90ESCOLA T CNICA

    ESTADUAL - LAJEDOREDES DE

    COMPUTADORES90 0 90

    ESCOLA TCNICAESTADUAL JANGA -

    PAULISTAADMINISTRAO 90 0 90

    ESCOLA TCNICAESTADUAL PROFESSOR

    JOS NIVALDO PEREIRARAMOS STA CRUZ DOCAPIBARIBE

    REDES DE

    COMPUTADORES 90

    0

    90

    ESCOLA TCNICAESTADUAL PROFESSORA

    CLIA SIQUEIRA SOJOS DO EGITO

    ADMINISTRAO 90 0 90TOTAL 3195 2250 5445

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    15/23

    15

    ANEXO II

    CRONOGRAMA DE EXECUO

    EVENTO DATA/PERIODO

    Divulgao do Edital do Processo Seletivo 27/12/2011

    Perodo de inscrio dos candidatos 27/12/2011 a 09/01/2012

    Perodo para solicitao de iseno da Taxa deInscrio pela internet e remessa de documentosnecessrios por via postal

    27/12/2011 a 02/01/2012

    Divulgao da relao nominal dos beneficiados com aiseno de Taxa de Inscrio

    06/01/2012

    Emisso do Documento de Confirmao CartoInscrio

    13/01/2012 a 19/01/2012

    Realizao das Provas Escritas Objetivas para a formade organizao subsequente

    22/01/2012

    Realizao das Provas Escritas Objetivas para forma deorganizao integrada

    23/01/2012

    Divulgao dos gabaritos das Provas Escritas Objetivas 12h aps realizao das provas

    Perodo de recebimento de recursos quanto ao gabaritodas Provas Escritas Objetivas da forma de organizao

    subsequente e integrada

    24 e 25/01/2012

    Resultado dos recursos quanto aos gabaritos dasprovas escritas objetivas da forma de organizaointegrada.

    26/01/2012

    Convocao dos candidatos para prova deHabilidade/Contedo Especfico e Raciocnio Lgico

    26/01/2012

    Resultado dos recursos quanto aos gabaritos dasProvas Escritas Objetivas da forma de organizaosubsequente e Resultado final, exceto para os cursos deProgramaode Jogos Digitais e Multimdia.

    27/01/2012

    Prova de Habilidade/Contedo Especfico e RaciocnioLgico

    29/01/2012

    Resultado final para os cursos de Programao deJogos Digitais e Multimdia.

    01/02/2012

    Perodo de matricula da 1 classificao, exceto para oscursos de Programao de Jogos Digitais e Multimdia.

    30/01/2012 a 02/02/2012

    Perodo de matricula da 1 classificao para os cursosde Programao de Jogos Digitais e Multimdia.

    03/02/2012

    Divulgao da 2 classificao (vagas oriundas da nomatricula na 1 classificao)

    07/02/2012

    Perodo de matricula da 2 classificao. 08 e 09/02/2012

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    16/23

    16

    ANEXO III

    CONTEDOS PROGRAMTICOS

    1. Forma de Organizao Subsequente DESCRITORES / CONTEDOS

    LINGUA PORTUGUESA:

    I. ANLISE LINGUSTICA

    A lngua e a constituio do sujeito; Concepo de lngua e linguagem; Linguagem,lngua, signo e fala; O texto como elemento da atividade discursiva; Compreensoda funo do substantivo no processo da referenciao; Compreenso da funodo verbo como elemento nuclear da predicao; Compreenso Funo do adjetivo,

    do advrbio e de outras categorias como elementos adjacentes aos ncleosnominais e predicativos; Compreenso da funo do advrbio como modificador ecircunstanciado; Uso dos artigos, dos pronomes pessoais, demonstrativos epossessivos na continuidade referencial do texto; Identificao de formaspronominais e adverbiais que funcionam como diticos textuais e situacionais;Identificao dos efeitos de sentido do uso dos sinais de pontuao e de outrosrecursos grficos, como: aspas, travesses, parnteses, itlico, negrito etc.Variao lingstica: preconceito lingstico

    II. NORMAS DA ORTOGRAFIA OFICIAL

    O texto como elemento da atividade discursiva: Compreenso do conceito degnero textual; Compreenso da funo das conjunes, das preposies, dosadvrbios e de suas respectivas locues na articulao e na conexo de sentidoentre as partes de um texto; Identificao da elipse na seqncia do texto e amanuteno de um tpico textual; Reconhecimento das formas de representaolexical do sujeito da orao (expresso ou elptico, determinado ou indeterminado,ativo ou passivo) e sua relao com as intenes pretendidas para o discurso;Reconhecimento e uso de sinnimos, de hipernimos e de expresses definidorasna continuidade de um texto; Associao semntica entre as palavras de um textoe seus efeitos para a coeso e a coerncia; Anlise estilstica do verbo;Identificao de aspectos lingsticos especficos da construo do gnero textual.Processos de coordenao e subordinao; Estudo de aspectos formais do uso dalngua: concordncia.

    III. ESTUDOS DOS TEXTOS

    Atividades de leitura e compreenso de texto informativo argumentativo: panfleto,folder, entrevista; As entrevistas e a mdia impressa; Leitura e compreenso detexto argumentativo: slogan, anncio publicitrio, artigo de opinio; Leitura e

    compreenso de textos argumentativos.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    17/23

    17

    IV. O TEXTO EM ANLISE

    Elementos pragmticos (papis sociais e comunicativos dos interlocutores,relaes entre esses, propsito discursivo, funo sociocomunicativa do gnero,aspectos da dimenso espao-cultural em que produzido); Estratgias

    textualizadoras. Identificao dos recursos lingsticos em relao ao contexto emque o texto construdo (elementos de referncia pessoal, temporal, espacial,registro lingstico, grau de formalidade, seleo lexical, tempos e modos verbais;Identificao de recursos lingsticos em processos de coeso textual (elementosde articulao entre segmentos do texto referentes organizao - temporal e/ouespacial das sequencias do texto ou construo da argumentao);Reconhecimento dos de organizao da composio textual seqncias textuais(tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo, dialogal);Reconhecimento da organizao da macroestrutura semntica (dimensoconceitual), articulao entre as idias/proposies (relaes lgico-semnticas);

    Organizao e progresso temtica; Identificao dos mecanismos enunciativos(formas de agenciamento de diferentes pontos de vista na textualizao, uso doselementos de modalizao; Estudo de relaes intertextuais: parfrase).

    V. LITERATURA

    Poema: diferenas entre verso e prosa; Funo potica da linguagem; Conotaoe denotao; Particularidades do texto literrio; Poema: conceitos bsicos;Crnica; Origens da literatura brasileira: das crnicas de viagem ao arcadismo

    mineiro; O Quinhentismo; O seiscentismo; Origens da literatura brasileira: dascrnicas de viagem ao arcadismo mineiro: O setecentismo, O neoclassicismo, Aliteratura romntica, Linguagem e temas da poesia romntica, A produo poticadas geraes romnticas, A prosa romntica no Brasil.

    MATEMTICA:

    I. FUNDAMENTOS ARITMTICOS

    Conjunto dos nmeros naturais e inteiros: Adio, multiplicao e ordem;Nmeros primos e compostos, Decomposio em fatores primos, Divisibilidade,maior divisor comum e o menor mltiplo comum. Teorema Fundamental daAritmtica; Conjunto dos Nmeros Racionais e Irracionais e Reais: Adio,multiplicao, diviso e ordem. Potncia de expoente racional e real. Fraes edzimas peridicas. Correspondncia entre os nmeros reais e os pontos de umareta; Matemtica Financeira: Razes entre nmeros e entre quantidades;Porcentagens. Proporcionalidade entre nmeros e entre grandezas,propores e escalas; Regra de trs simples e composta; Juros simples ecompostos. Mdia aritmtica e ponderada, mdia geomtrica e harmnica; Estudodas Funes: Pares ordenados. Representao no plano. Produtocartesiano; Relaes binrias. Domnio e Imagem de uma relao; Igualdade eoperaes algbricas com funes. Representao Grfica e. Anlise de Grficos

    de uma Funo, Funes injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Composio defunes, operaes com funes e funo inversa; Funo recproca Funes

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    18/23

    18

    pares e mpares. Estudo da Funo polinomial do 1 grau, Estudo da Funoquadrtica: Estudo grfico, Equaes e inequaes do 2 grau; Funo Modular:Conceito de mdulo, Estudo do Grfico e Equaes modulares; FunoExponencial: Problemas envolvendo crescimento ou decrescimento exponencialde grandezas, Conceito. Propriedades Grficas. Nmero e. Equaes e

    inequaes exponenciais. Funo logartimica. Grficos. Propriedades. Equaese inequaes logartmica Funo logartmica como inversa da exponencial.

    II. LGEBRA E COMBINATRIA.

    Estudo das Matrizes: Representao genrica de uma matriz, Tipos de matrizes;Operao com matrizes: Igualdade soma e produto de matrizes de ordem nosuperior a 3 x 3. Inversa de uma matriz, inversa no superior a 2 x 2 ou 3 x 3. E

    Equaes matriciais; Estudo de Determinantes: Determinante de uma matriz deordem n; Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Regra de Chio Propriedade dosDeterminantes, Determinante de Vandermonde; Sistemas Lineares: Equaeslineares Resoluo de um sistema pela a Regra de Cramer Classificao de umsistema linear, Discusso de um sistema linear. Resoluo de um sistema pelomtodo do Escalonamento; Sequncias Numricas: Progresso Aritmtica eprogresso Geomtrica; Principais propriedades, termos gerais e somas dostermos de uma PA e termos gerais e soma dos termos de uma PG;Anlise Combinatria: Princpio Fundamental de Contagem, Fatorial, PermutaoSimples, Arranjo simples e Combinao simples.

    III. GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA

    Geometria Plana: ngulos. Estudo dos Polgonos, rea das figuras planas: 2tringulos, quadrilteros, polgonos regulares, crculos e setores circulares, relaes

    mtricas na circunferncia e no crculo. O nmero . Polgonos inscritose2polgonos circunscritos na circunferncia;Trigonometria nos Tringulos Retngulos: Relaes mtricas nos tringulosretngulos. Teorema de Pitgoras, Relaes trigonomtricas nos tringulosretngulos Relaes mtricas nos tringulos e nos polgonos regulares, Teorema 2

    dos senos e dos cossenos; Geometria Espacial de Posio: Posies Relativas:ponto e reta e ponto e plano Posies relativas dos pontos no espao Posiorelativas entre duas retas Determinao do Plano Posies Relativas de doisPlanos no espao Posies relativas de uma reta e um plano Paralelismo noespao Perpendicularidade no espao. Estudo dos Poliedros: Poliedro convexo epoliedro no convexo; A relao de Euler; Poliedros regulares e o Princpio deCavalieri, Estudos de geometria espacial: estudos dos Prismas, pirmide, troncosde pirmide; Cilindro, Cone, Tronco de Cone e Esferas envolvendo rea dassuperfcies, volumes e relaes mtricas.

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    19/23

    19

    2. Forma de Organizao Integrada DESCRITORES / CONTEDOS

    LINGUA PORTUGUESA:

    I. PRTICAS DE LEITURA

    Localizar informao explcita em um texto; Inferir informao em um texto; Inferiro sentido de palavra ou expresso a partir do contexto; Identificar o tema centralde um texto; Distinguir fato de opinio relativa a fato; Interpretar textos no-verbaise textos que articulam elementos verbais e no-verbais.

    II. IMPLICAES DO SUPORTE, DO GENRO E / OU DO ENUNCIADOR NACOMPREENSO DO TEXTO.

    Identificar o gnero do texto; Identificar a finalidade de diferentes gneros textuais.

    III. RELAES ENTRE TEXTOS

    Reconhecer semelhanas e/ou diferenas de idias e opinies na comparaoentre textos que tratem da mesma temtica.

    IV. COESO E COERNCIA

    Estabelecer relao de causa e consequncia entre partes de um texto;Estabelecer relaes lgico-discursivas entre partes de um texto marcadas porconjunes ou advrbios; Reconhecer as relaes entre partes de um texto,identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade;Identificar a tese de um texto; Reconhecer o conflito gerador e os elementos deuma narrativa; Diferenciar as partes principais das secundrias em um texto.

    V. RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

    Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto; Identificar efeitos de sentidodecorrente do uso de pontuao e outras notaes; Reconhecer o efeito desentido decorrente do emprego de recursos estilsticos e morfossintticos.Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ouexpresses.

    VI. VARIAO LINGUSTICA

    Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

    MATEMTICA:

    I. GEOMETRIA

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    20/23

    20

    Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outrasrepresentaes grficas; Identificar propriedades comuns e diferenas entrefiguras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suasplanificaes; Identificar propriedades de tringulos pela comparao de medidas

    de lados e ngulos; Identificar relao entre quadrilteros por meio de suaspropriedades; Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos lados,do permetro, da rea em ampliao e/ou reduo de figuras poligonais usandomalhas quadriculadas; Reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros,identificando ngulos retos e no-retos; Reconhecer que as imagens de uma figuraconstruda por uma transformao homottica so semelhantes, identificandopropriedades e/ou medidas que se modificam ou no se alteram; Resolverproblema utilizando propriedades dos polgonos (soma de seus ngulos internos,nmero de diagonais, clculo da medida de cada ngulo interno nos polgonosregulares); Resolver problema utilizando relaes mtricas no tringulo retngulo;

    Resolver problema utilizando razes trigonomtricas no tringulo retngulo;Reconhecer crculo/circunferncia, seus elementos e algumas de suas relaes.

    II. GRANDEZAS E MEDIDAS

    Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas; Resolverproblema envolvendo o clculo da rea de figuras planas; Resolver problemaenvolvendo noes de volume; Resolver problema utilizando relaes entrediferentes unidades de medida.

    III. NMEROS E OPERAES / LGEBRA E FUNES

    Identificar a localizao de nmeros inteiros na reta numrica; Identificar alocalizao de nmeros racionais na reta numrica; Efetuar clculos com nmerosinteiros, envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso,potenciao); Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentessignificados das operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso,potenciao); Resolver problema com nmeros inteiros envolvendo as operaes(adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao); Reconhecer as diferentesrepresentaes de um nmero racional; Identificar frao como representao quepode estar associada a diferentes significados; Resolver problemas utilizandofraes equivalentes; Reconhecer as representaes decimais dos nmerosracionais como uma extenso do sistema de numerao decimal, identificando aexistncia de ordens como dcimos centsimos e milsimos; Efetuar clculosque envolvam operaes com nmeros racionais (adio, subtrao, multiplicao,diviso, potenciao); Resolver problema com nmeros racionais envolvendo asoperaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao); Resolverproblema que envolva porcentagem; Resolver problema que envolva variaoproporcional, direta ou inversa, entre grandezas; Identificar uma equao ouinequao do 1 grau que expressa um problema.

    Resolver problema que envolva equao do 1 grau; Identificar a equao do 2grau que expressa um problema; Resolver problema que envolva equao do 2

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    21/23

    21

    grau; Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade observadaem sequncias de nmeros ou figuras (padres); Identificar um sistema deequaes do 1 grau que expressa um problema.

    IV. ESTATSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATRIA

    Resolver problema elementar envolvendo o princpio fundamental da contagem;Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento; Resolver problemaenvolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos; Associarinformaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos grficos que asrepresentam, e vice-versa.

    3. Habilidade/Contedo Especfico e Raciocnio Lgico

    A lista de habilidades/contedos tem como base de conhecimentos que soextremamente importantes no perfil dos candidatos no processo classificatrio naetapa II.

    I. rea I: Cultura de Jogos

    Categoria de games; Categoria de games (serious games, casual, massivos,dvergames); Gnero de games (FPS, RTS, MMO, Third Person, God Vision,simuladores, puzzle, quiz, RPG entre outros); Histrico dos Jogos digitais;

    Referncia On-Line

    Ttulo Autor Captulos Editora Link

    Artes do VdeoGame - Conceitose Tcnicas ISBN:9788598325514

    Jesus de PaulaAssis

    CAP 1 ISBN:9788598325514

    Editora: Alameda Edio: 1 Edio Acabamento:

    Brochura Formato: 115x180

    cm Paginas: 96

    Autor(s): Jesus dePaula Assis Ano Publicao:

    2007

    http://www.cap.eca.usp.br/poeticasdigitais/artigos/artesdovideogame_1ponto1.pdf

    Histria dosgames.

    Desconhecido Todomaterial.

    http://outerspace.terra.com.br/retrospace

    II. rea II: Conceitos bsicos de Informtica

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    22/23

    22

    Categoria de games; Categoria de games (serious games, casual, massivos,advergames); Gnero de games (FPS, RTS, MMO, Third Person, God Vision,simuladores, puzzle, quiz, RPG entre outros); Histrico dos Jogos digitais;

    Referncia On-Line

    Ttulo Autor Captulos Editora Link

    Apostila deIntroduo Informtica

    Profa. FlviaPereira deCarvalho

    CAP 4, 5, 6 e 7 FACCAT http://fit.faccat.br/~fpereira/apostilas/apostila_introducao

    _informatica_mar2007.pdf

    III. rea III: Artes

    Geometria(polgonos regulares, polgonos irregulares, ngulo, reta); Histria da arte eidentificao de estilos;

    Referncia On-Line

    Ttulo Autor Captulos Editora Link

    EnsinoFundamental:Geometria:Conceitos bsicos.

    Ariadine C.Ozan,Snia F.L.Tffoli eUlysses Sodr

    Todo material. http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-

    basico.htm

    Histria da arte eidentificao deestilos.

    Desconhecido Arte Egpcia; ArteGrega; ArteRomana; ArteGtica;Renascimento;Barroco;Realismo;Impressionismo;Expressionismo;

    Cubismo;AbstracionismoGeomtrico;Surrealismo; PopArt.; Graffiti

    .

    http://www.historiadaarte.com.br/linha_do_tempo.htm

    IV. rea VI: Raciocnio lgico

    Resoluo de problemas utilizando raciocnio lgico; Raciocnio lgico envolvendoproporo, percentual, anlise de figuras, anlise de texto; Anlise e soluo deproblemas envolvendo leitura de grficos;

  • 8/3/2019 Edital Seep 2012

    23/23

    Referncia On-Line

    Ttulo Autor Captulos Editora Link

    Olimpada

    Brasileira deInformtica

    Nesse link o candidato

    encontrar desafios dediferentes nveis dedificuldade, que podem sersubmetidas e serocorrigidas automaticamentepelo site.

    http://olimpiada.ic.

    unicamp.br/pratique/iniciacao/nivel1