Edital Apoio | EREA Niterói 2013

6
O EREA Manifesto Niterói é o lugar ideal para você que gosta de andar pelas ruas e percorrer as pequenas distâncias da cidade grande a pé ou de bike. Estamos propondo um encontro onde a cidade é o palco prin- cipal de nossa intervenção e você apoio é peça fundamental para que tudo dê certo! Apoio é aquele menino ou menina que vai chegar mais cedo e ajudar a ComOrg na realização deste projeto! Ele está à frente da construção física e abstrata do espaço das atividades, vê e sente mais de perto os problemas. Mas o apoio não é simplesmente um construtor, ele muitas vezes dita o clima do encontro! Então sorria, e lembre-se que você pode ser a difer- ença do que sigficará o encontro para cada pessoa! Os apoios serão responsáveis, em conjunto com a Comorg, por fazer o encontro fluir, fazer o participante sorrir e se deslocar de forma eficiente pela cidade de Niterói e os campus da UFF. Eles são uma das conexões mais fortes entre a comissão e o participante, diversas vezes fazendo a ponte entre os dois. O Erea Niterói 2013 tem como temática a retomada das cidades. Coisa séria né? Pois é, e é mesmo. A gente sabe que todo encontro tem dis- cussão de cidade e que muita coisa bonita se fala e se ouve por aí. No Erea Manifesto queremos não só discutir, pensar, dialogar, mas agir. Então fique a vontade e convide o participante para compartilhar a solução que ele procura para o encontro. É claro que existem alguns limites no que cada um pode fazer, mas o bom senso deve prevalecer, e o bem estar individual e coletivo devem ser buscados o tempo todo. Você quer mesmo trabalhar? Então seja muito bem vindo! MANUAL apoio

description

Tem coisas pra contar? Experiências a transmitir? Sentiu uma inspiração retumbar por dentro ao ler o Manifesto Zebra? Então você pode ser o cara que vai nos ajudar a construir o conteúdo desse encontro!

Transcript of Edital Apoio | EREA Niterói 2013

Page 1: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

O EREA Manifesto Niterói é o lugar ideal para você que gosta de andar pelas ruas e percorrer as pequenas distâncias da cidade grande a pé ou de bike. Estamos propondo um encontro onde a cidade é o palco prin-cipal de nossa intervenção e você apoio é peça fundamental para que tudo dê certo!

Apoio é aquele menino ou menina que vai chegar mais cedo e ajudar a ComOrg na realização deste projeto! Ele está à frente da construção física e abstrata do espaço das atividades, vê e sente mais de perto os problemas.

Mas o apoio não é simplesmente um construtor, ele muitas vezes dita o clima do encontro! Então sorria, e lembre-se que você pode ser a difer-ença do que sigficará o encontro para cada pessoa!

Os apoios serão responsáveis, em conjunto com a Comorg, por fazer o encontro fluir, fazer o participante sorrir e se deslocar de forma eficiente pela cidade de Niterói e os campus da UFF. Eles são uma das conexões mais fortes entre a comissão e o participante, diversas vezes fazendo a ponte entre os dois.

O Erea Niterói 2013 tem como temática a retomada das cidades. Coisa séria né? Pois é, e é mesmo. A gente sabe que todo encontro tem dis-cussão de cidade e que muita coisa bonita se fala e se ouve por aí. No Erea Manifesto queremos não só discutir, pensar, dialogar, mas agir. Então fique a vontade e convide o participante para compartilhar a solução que ele procura para o encontro. É claro que existem alguns limites no que cada um pode fazer, mas o bom senso deve prevalecer, e o bem estar individual e coletivo devem ser buscados o tempo todo.

Você quer mesmo trabalhar? Então seja muito bem vindo!

MANUALapoio

Page 2: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

O encontro tem como base a cidade de Niterói, apenas como plataforma para discussões e ações, mas as problemáticas abordadas são comuns a todas às grandes cidades contemporâneas. Segregação, mecanismos de controle e punição, falta de espaços livres públicos, padronização espacial, grandes eixos de mobilidade, rupturas, fluxos engarrafados, vazios urbanos... Nesse ambiente arte e cultura livres sofrem repressão, de forma diréta e indireta. É aí que observamos fenômenos e movimen-tos de resistência, luta e contracultura.

A retomada das cidades a que nos referimos está por ser descoberta, e há já muitos caminhos que levam a ela. Cultura popular; arte; inter-venções urbanas; tratamento, uso e ocupação de espaços livres; gestão coletiva; movimentos sociais; participação popular nas decisões, enfim. Nossa vontade é abordar um pouco disso tudo e contamos com você para que a Cidade FeNEA seja um espaço propício para que isso ocorra!

É claro que você já leu o manifesto que a gente escreveu quando era ainda pré-comorg, mas é sempre bom refrescar:

MANIFESTO ZEBRA

A cidade do capital, o capital-cidade.Sufocando multiculturas,Resta apenas ausência.

Não cantarei essa cidade vazia.Do vazio, sai o grito.O grito calado, reprimido, oprimido!

Quero pintar essa cidade cinza,Criar diversidade na unidade.Quero cores!

Page 3: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

A vida não está numa prateleira,Ao alcance de uma nota fria.Fria indiferença nossa.

O que faz da sua cidade o seu lar?Até onde vão seus muros?Todo muro tem dois lados.

A zebra quer dobrar as barras dos códigos,Torcer as grades e rasgar as redes.

Retomemos as cidadesComo um incêndio que se alastraE não escolhe a quem atinge.

Entre pangarés e baluartes,Seja zebra!

Então esta pronto para vir montar esse encontro?Aí vão alguns dos direitos e deveres do apoio.

Direitos e deveres

Se inscreva! Entre no site do rg fenea e siga as instruções no link “Como me inscrevo?”. Qualquer dúvida: [email protected] inscrições abrem dia 18 de fevereiro, se encerram no dia 04 de março, e o resultado será divulgado dia 11 de março de 2013.

O que buscamos nos apoios:

1- Muita disposição e comprometimento;2- Capacidade de identificar problemas e projetar soluções;3- Ser capaz de abraçar o encontro como seu, transmitindo isso a cada momento. Para o participante, o outro apoio, o comorg chorão, o ofici-ante e para o delegado desesperado.

Page 4: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

4- Paciência e calma. (Não. Isso não é sinonimo de preguiça.)5- Ser da regional Leste.6- Pessoas novas no Movimento Estudantil interessadas em conhecer e contribuir com o mesmo;7- Já ta por dentro da temática e ter começado a envolver com o encon-tro de alguma forma.8- Ser Zebra!

Já sabe em qual diretoria quer trabalhar?

Credenciamento: Os Apoios dessa Diretoria têm que gostar de tratar com o público, ser simpático e paciente. Ser responsável pelo creden-ciamento de todos os integrantes do encontro desde os serviços até o participante; vai ajudar na confecção e distribuição de crachás e termos de compromisso, no gerenciamento dos dados e fofocas de todas as pessoas, assim como estar alerta a qualquer possibilidade de fraude. Você também vai receber as delegações, estabelecer contato com os delegados e participantes antes, durante e no encerramento do encon-tro.

Finanças: Os Apoios de Finanças são responsáveis pela manipulação de todo o dinheiro que circula na Vila EREA, tanto real como o dinheiro EREA. Isso inclui a montagem de caixa, escalas de caixa, fechamento de caixa, sangrias e auxilio a ComOrg nas demais tarefas relacionadas a finanças.

Comunica: A principal função dessa Diretoria é manter os participantes do encontro o mais informados possível sobre tudo o que está rolan-do. Isso inclui construir toda a sinalização e ambientação da cidade EREA, cuidar da rádio que funciona permanentemente, criar vídeos, cartazes, vinhetas pra rolar na rádio, pintar no corpo e sair pelado e qualquer outra coisa que chame a atenção dos participantes para as atividades. Relatar e documentar as atividades também é bastante im-portante e responsabilidade dessa galera.

Page 5: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

Infra: Uh! Essa diretoria é responsável por toda a parte física do en-contro, isso abrange instalações e acomodações necessárias à toda a realização do evento, desde as atividades aos alojamentos. Além de tudo mantém o funcionamento do local mais badalado do EREA, o Bar.

Atividades: Quem apóia a Diretoria de atividades precisa auxiliar no cumprimento do cronograma do encontro, isso significa certificar-se de que as oficinas, mesas e palestras aconteçam no horário previsto e da melhor forma possível. Durante a semana de Apoio a principal tarefa é trabalhar a logística de transporte, materiais e pessoal. Durante o en-contro receber os palestrantes e cuidar para que tudo esteja em ordem com eles. Acompanha as atividades e conduz as pessoas ao objetivo proposto. Por último, ainda é tarefa desta diretoria garantir as atrações das festas.

Outras coisas importantes:

1- Sua chegada é aguardada no dia 12 de abril! Será o momento de construir o encontro fisicamente, e o nosso preparo emocional e in-telectual para fazer o encontro acontecer.2- Se selecionado, você receberá 100% de isenção!3- O número de isenções é limitado. Se você não for selecionado, ainda poderá se inscrever como participante;4- Ao chegar no Encontro, você deve deixar cheque/dinheiro/celular/ relógio-caução com o Credenciamento da ComOrg no valor da primei-ra inscrição. É a nossa garantia pro caso de você não trabalhar como o combinado. Se algum tipo de problema sério acontecer nesse sen-tido ou ainda se o encontro acabar no prejuízo, o cheque poderá ser descontado;5- Ao dividir as tarefas e horários, não se esqueça que todos estão con-tando com você e que o cumprimento das mesmas é essencial para o bom funcionamento do encontro.6- Ao ser selecionado, entraremos em contato com mais informações.

Page 6: Edital Apoio | EREA Niterói 2013

Agradecemos o interesse, a iniciativa esperamos que você possa fazer parte desse sonho!Pra qualquer outra dúvida, sugestão ou outra coisa, entrem em contato com a gente pelo email:[email protected] ou pelo grupo do facebook http://www.facebook.com/groups/202519849831425/

Informações e dicas da Comorg para todos!

1 – A cidade EREA é pertinho do centro da cidade. Fique atento que próximo ao encontro divulgaremos mapas; é bem facinho de chegar!2 – Não teremos alojamento, apenas camping! Procure dividir a bar-raca com o coleguinha, nada de barracas grandes e vazias! Dormir de conchinha é mais gostoso!3 – Sim, o encontro é na cidade, mas ainda assim traga repelente! E filtro solar!4 – Consciência com o lixo, sempre!5 – Vamos ajudar a manter a Cidade EREA limpa, inclusive os banhei-ros! Lembre-se que esta será sua casa por alguns dias!6 – Viva a beleza natural! Não use chapinha!7 - Convocamos todos que se responsabilizam pelos centros e di-retórios acadêmicos e/ou escritórios modelo a exercer seu papel de representante no encontro, ajudando a construir os momentos FeNEA, todas as atividades relacionadas diretamente ao Movimento Estudan-til e na articulação com a sua escola! Procure os diretores, os outros centros acadêmicos, comunique-se, movimente-se! Ah é, e lembre de trazer a anuidade da FeNEA. Mais informações sobre anuidades no www.fenea.org/leste.8 - Não deixe de trazer remédios de primeiros socorros;9 - Meninas! Cuidem bem do seu absorvente! Não cole-o na parede nem jogue-o no vaso!10 - Você já intervêm na sua cidade? Traga seus materias, lambe-lambe, fotos, instalações e etc. Bora colorir a cidade com a ZEBRA!