Edição do dia 3/092009

8
www.oquartopoder.com PÁGINA 9 PÁGINA 8 PÁGINA 7 SÃO LUÍS - MA, QUINTA - FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2009 / ANO III / N°373 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO R$ 1,00 O QUARTO PODER Procurador contesta censo do IBGE em SL Homem tenta pagar gasolina com maconha Intercar e o lançamento da Pajero Dakar MP denuncia ex-prefeitos de Miranda do Norte “COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA” Foto: FabricioCunha Munido de farta documentação, o procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho, protocolou, na tarde desta quarta-feira (02), no Instituto Brasileiro de Geografia e Esta- tística (IBGE), uma reclamação administrativa contestando a estimativa segundo a qual São Luís não possui ainda um mi- lhão de habitantes. Ao formular a reclamação administrativa, o procurador utilizou como argumentos dados cadastrais de órgãos da Prefeitura e, principalmente, os próprios indicado- O procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho, protocolou reclamação administrativa no IBGE res divulgados pelo órgão nos últimos anos. A reclamação administrativa formulada pela Procuradoria toma ainda por base índices de natalidade, de mortalidade, do número de unidades habitacionais e do número de visitas realizadas pe- los agentes comunitários de saúde. De acordo com o procu- rador, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apon- tam um quantitativo de um milhão e 700 visitas realizadas no período de julho de 2008 a julho de 2009. PÁGINA 2 PÁGINA 3 Assembleia debaterá “Operação Manzuá” Funcionários da Prefeitura com nove meses de salários atrasados CAJAPIÓ PÁGINA 7 BARREIRINHAS Rapaz de 20 anos é encontrado morto com 8 facadas no torax PÁGINA 10 CIDADE Gardênia abre comemorações pelo aniversário de SL PÁGINA 4 ANUNCIE E ASSINE (98) 4141 0891

description

JORNAL O QUARTO PODER

Transcript of Edição do dia 3/092009

Page 1: Edição do dia 3/092009

www.oquartopoder.comPÁGINA 9 PÁGINA 8 PÁGINA 7

SÃO LUÍS - MA, QUINTA - FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2009 / ANO III / N°373 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO R$ 1,00

O QUARTO PODER

Procurador contestacenso do IBGE em SL

Homem tentapagar gasolinacom maconha

Intercar e olançamento da

Pajero Dakar

MP denunciaex-prefeitos deMiranda do Norte

“COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA”

Foto: FabricioCunha

Munido de farta documentação, o procurador geral doMunicípio, Francisco Coelho Filho, protocolou, na tarde destaquarta-feira (02), no Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), uma reclamação administrativa contestando aestimativa segundo a qual São Luís não possui ainda um mi-lhão de habitantes. Ao formular a reclamação administrativa,o procurador utilizou como argumentos dados cadastrais deórgãos da Prefeitura e, principalmente, os próprios indicado-

O procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho, protocolou reclamação administrativa no IBGE

res divulgados pelo órgão nos últimos anos. A reclamaçãoadministrativa formulada pela Procuradoria toma ainda porbase índices de natalidade, de mortalidade, do número deunidades habitacionais e do número de visitas realizadas pe-los agentes comunitários de saúde. De acordo com o procu-rador, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apon-tam um quantitativo de um milhão e 700 visitas realizadas noperíodo de julho de 2008 a julho de 2009. PÁGINA 2

PÁGINA 3

Assembleia debaterá“Operação Manzuá”

Funcionários daPrefeitura com nove

meses de saláriosatrasados

CAJAPIÓ

PÁGINA 7

BARREIRINHAS

Rapaz de 20 anosé encontrado morto

com 8 facadas no toraxPÁGINA 10

CIDADE

Gardênia abrecomemorações pelo

aniversário de SLPÁGINA 4

ANUNCIE E ASSINE(98) 4141 0891

Page 2: Edição do dia 3/092009

JORNAL O QUARTO PODER

E n d e re ç o : P a r q u e U n i v e r s i t á r i o , Tr a v e s s a S o u s â n d r a d e , n ° 1 – Ti r i r i c a l – C e p 6 5 0 5 9 - 8 1 0 - S ã o L u í s - M A .

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail : [email protected]

SÓ UMA BOMBA DERRUBA ROSEANA!

Apesar de alguns jornalistas acreditarem em um acertadificuldade em Roseana garantir a vitória na eleição de 2010para governo do Maranhão, eu, hoje, penso diferente. Antesaté concordava com alguns colegas, entretanto, começo a vermudanças no cenário político, ou melhor, começo não ver asmudanças. Se tudo continuar da maneira que está, com umaoposição desorganizada e fora de rumo, Roseana poderá le-var o cargo de governadora já em primeiro turno.

ROSEANA X ALIADOSO retorno ao poder está começando a fazer alguns aliados

da governadora Roseana Sarney, voltar a calçar o velho "saltoalto", o que não é nada bom, principalmente, em período de cam-panha. Até jornalistas ligados ao governo, já começam a escre-ver bobagens, não condizentes com a realidade. Não é por ai.

MAS QUEM É MELHOR?Entre Roseana, Jackson Lago, José Reinaldo e Flávio Dino,

qual deles seria a melhor aposta para o eleitor? Não possoresponder pelo povo, mas uma coisa é certa: Jackson o povoconhece, José Reinaldo também, Roseana é velha conhecida,e Flavio Dino é uma incógnita. Nas urnas termos a resposta.

OPOSIÇÃO UNIDA?Remando contra a realidade, algumas personali-

dades políticas da oposição afirmam não haver divi-são entre os contrários ao governo de Roseana Sar-ney. O problema é encontrar quem acredite nisso.

POSTOS DE GASOLINAQual o motivo de nenhuma autoridade do Maranhão se

interessar pelo criminosa proliferação de postos de combustí-veis em São Luís. Apesar de ser ilegal e do conhecimentode toda a sociedade, a cada 100 metros pode se encontrarum posto de combustível ao longo de toda a cidade. Quan-tas pessoas estão lucrando com este ato criminoso?

EM RIBAMARO que fazia uma Kombi branca com a marca da Pre-

feitura de São José de Ribamar, passeando no domingopassado, lá pelas bandas do bairro São Raimundo?

CRISE NO SENADOAgora a crise do Senado, agora começa a mudar de

nome, antes, até poucos dias atrás, a oposição ao governoLula afirmava que o presidente José Sarney era a única causada crise. Agora, entretanto, a crise passa a se chamar Pré-Sal. Pelo menos deram descanso ao velho Zé Sarney.

PGM contesta no IBGE dadosda população de São Luís

Munido de farta docu-mentação, o procurador ge-ral do Município, FranciscoCoelho Filho, protocolou, natarde desta quarta-feira (02),no Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE),uma reclamação administra-tiva contestando a estimativasegundo a qual São Luís nãopossui ainda um milhão dehabitantes. Ao formular acontestação, o procuradorutilizou como argumentos da-dos cadastrais de órgãos daPrefeitura e, principalmente, ospróprios indicadores divulgadospelo IBGE nos últimos anos.

A reclamação adminis-trativa formulada pela Procu-radoria toma ainda por base

índices de natalidade, demortalidade, do número deunidades habitacionais e donúmero de visitas realizadaspelos agentes comunitári-os de saúde. De acordocom o procurador, dadosda Secretaria Municipal deSaúde (Semus) apontamum quantitativo de um mi-lhão e 700 visitas realiza-das no período de julho de2008 a julho de 2009.

O procurador assinalouque os indicadores e os ar-gumentos objetivos apresen-tados são suficientes paraque o IBGE aceite as con-siderações da ProcuradoriaGeral do Município (PGM).“Um dos nossos argumen-

tos parte de uma premissa sim-ples, quando, nos últimos anos,o próprio IBGE publicou umaestatística de crescimento de3,04 em 2008 e agora, em 2009,esse índice se reduz para 1,04.O que justifica São Luís estarem uma crescente populacionale de repente cair?”, questionou.

Francisco Coelho foi enfá-tico ao afirmar que o Municí-pio está exercendo o direitoconstitucional de fazer a recla-mação, no sentido de que sejarevisto o índice apresentadopelo Instituto uma vez que,pelos dados levantados pelaPrefeitura, houve uma redu-ção abrupta, tomando-se porbase a estimativa feita para2007 e 2008, que foi de 3,04

2 GERAL SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, QUINTA-QUINTA-QUINTA-QUINTA-QUINTA-FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA, 3 3 3 3 3 DE DE DE DE DE SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

O QO QO QO QO QUUUUUARARARARARTTTTTO PODERO PODERO PODERO PODERO PODER(98) 4141-0891

LEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINE

O QO QO QO QO QUUUUUARARARARARTTTTTO PODERO PODERO PODERO PODERO PODER

[email protected]

SHERLOCK

e atualmente indicada peloCenso como 1,04, o que dámais de 60% de diferença,sem que tenha havido um fa-tor determinante para isso.

Estas distorções, segun-do o procurador, prejudicamas políticas públicas da Pre-feitura porque implicam, tam-bém, em um Fundo de Parti-cipação dos Municípios(FPM) diferenciado, inviabi-lizando o aporte de recursospara investimentos que pre-cisam ser voltados para umametrópole como São Luís.

Para defender a tese deque a população da capitaljá supera um milhão de ha-bitantes, o procurador fri-sou que a PGM teve todoo trabalho de fazer um de-talhado levantamento ca-dastral. “Foi com base nes-tes dados que resolvemospugnar administrativamen-te e, agora, vamos aguar-dar que o IBGE, dentro dobom senso que permeia apostura de seus gestores,faça uma revisão deste ín-dice, para que o órgão re-conheça que São Luís játem mais de um milhão dehabitantes”, declarou.

O procurador ressalvouque, caso o IBGE não acolhaa reclamação administrativa,a Procuradoria buscará ou-tros meios, podendo ingressarcom medidas na área judici-al. “Mas isso somente fare-mos após exaurirmos todas aspossibilidades de acolhimen-to administrativo”, explicou.

O procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho,protocolou reclamação administrativa no IBGE

Raimundo Cutrim ameaçacolocar PM em delegacias

Em entrevista ao pro-grama Rádio Patrulha, daRádio Mirante AM, nestaquarta-feira (2), o secretá-rio de Segurança Pública,Raimundo Cutrim, mostrou-se contrário ao movimentogrevista instaurado desdeontem pelos policiais civis,peritos criminais e agentespenitenciários do Estado. Deacordo com Cutrim, quem ti-ver aderido à greve será pu-nido, primeiramente com ocorte do ponto a partir da datada última terça-feira (1º).

- Conversamos com osdelegados e agentes peni-tenciários e hoje, para mi-nha surpresa, ontem foi de-flagrada greve pelos agen-tes penitenciários. E eu, deimediato, baixei uma por-taria determinando cortede ponto dos agentes pe-nitenciários que aderiramà greve a partir daquela

data e estou determinan-do a instauração do pro-cedimento administrativodisciplinar – revelou.

Com relação aos polici-ais civis, o secretário de Se-gurança afirmou que o pro-cedimento adotado por eleserá o mesmo. Cutrim tam-bém não descartou a possi-bilidade de policiais seremdemitidos devido à greve.

- Vou baixar uma por-taria determinando o cor-te do ponto de quem estáem greve e instaurar umprocedimento administra-tivo para que tudo sejaapurado. Já os policiais eos agentes que estiveremem estado probatório, queé até três anos, serão de-mitidos – finalizou.

O secretário tambémafirmou que caso seja neces-sário a Polícia Militar vai serusada para garantir a segu-

rança nas delegacias de polícia.Após as declarações do

secretário de Segurança Rai-mundo Cutrim, o presidente daAssociação dos Delegados dePolícia (Adepol), MarcosAfonso Júnior afirmou que re-cebeu a notícia com espanto.“Foi com espanto e com mui-ta tristeza que ouvimos essadeclaração do secretário Ra-imundo Cutrim. Nós vivemosem um país democrático eisso tem que ser respeitado”.

Marcos Afonso disse queo melhor caminho é a negocia-ção com as categorias e queos delegados de polícia nãoquerem entrar em greve. “Nósnão estamos querendo fazergreve, mas se for preciso nósvamos sim”, continuou.

Irritado, Marcos Afonsorespondeu com duras críticasa declaração do secretário deSegurança que ameaçou cor-tar o ponto dos grevistas e co-

locar a Polícia Militar parafazer a segurança dentrodas delegacias. “Nós somospessoas adultas, todos nóssomos formados em direitoe sabemos os nossos direi-tos. Não estamos cometen-do ilegalidade nenhuma.Não estamos na época dachibata e se for preciso nóstambém vamos radicalizar.Acredito que esse tipo dedeclaração não vai dar emnada e só vai complicar ain-da mais as coisas”, concluiu.

ReivindicaçõesA categoria exige inclu-

são dos policiais civis no pla-no de valorização do servi-dor público, lançado pelagovernadora Roseana Sar-ney, no dia 17 de julho; rea-juste salarial de 23% a 30%sobre o subsídio, além depagamento do retroativo aaposentados e pensionistas.Fonte: Imirante

Page 3: Edição do dia 3/092009

A Assembléia Legislati-va vai discutir, nos próximosdias, a “Operação Manzuá”,deflagrada em todo o Esta-do do Maranhão pelo Minis-tério Público Estadual(MPE), com o apoio da Secre-taria de Estado do Meio Ambi-ente (Sema), para coibir abu-sos em ambientes públicos.

Um requerimento nestesentido, de autoria do deputadoPavão Filho (PDT), foi pro-tocolado ontem (2), na MesaDiretora da Casa. Devemparticipar da reunião mem-bros da Secretaria da Segu-rança Pública, do MinistérioPúblico e do Sindicato dos

Bares e Restaurantes.Para Pavão, como a

“Operação Manzuá” temabrangência em todo o Ma-ranhão, é de responsabili-dade da Assembléia discu-tir a questão. “A imprensanoticiou que a Secretaria deSegurança suspendeu oapoio policial à “Manzuá” ea Procuradoria-Geral deJustiça se manifestou sobrea Operação””, afirmou.

O parlamentar do PDTse mostra favorável á reali-zação da “Manzuá”. Masacha que detalhes têm queser esclarecidos, como de-núncias de alguns donos de

Assembleia promoverá debatesobre a “Operação Manzuá”

bares e restaurantes, dandoconta de abusos cometidospor membros do MinistérioPúblico para cumprir a lei.

“Defendo “Manzuá”. Oque não concordo e não de-fendo são os exageros queporventura estejam aconte-cendo na realização da ope-ração em alguns locais pú-blicos. Queremos saber tam-bém porque a Secretaria deSegurança se nega a forne-cer a força policial para aoperação”, afirmou Pavão.

Sem abusos e injustiçasEm aparte, os deputados

João Batista (PP), Marcos Cal-das (P T do B), Carlos Alberto

GREVE DA POLÍCIAO líder do governo, deputado Francisco Gomes (DEM),

se dispôs nesta quarta-feira, 2, a abrir um canal de nego-ciação com o governo para discutir as reivindicações dospoliciais civis e dos delegados de polícia, que deflagra-ram greve ontem. O aceno para o diálogo, segundo ele,obedece a uma linha coerente da sua trajetória de vida.

"Quando estava na oposição apoiei a greve da Polí-cia Civil e procurei ser um canal de negociação com ogoverno [Jackson Lago] para que se resolvesse o im-passe. Da mesma forma me coloco à disposição hoje".

MARCELO TAVARES E ADEPOLO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mar-

celo Tavares (PSB) recebeu ontem (2), em seu gabinete,a visita de representantes da Associação dos Delegadosde Polícia Civil do Estado do Maranhão (Adepol).

Os delegados foram pedir o apoio do Legislativo Esta-dual ao movimento grevista, deflagrado para garantir a in-clusão da categoria no Plano de Valorização do ServidorPúblico, colocado em prática pelo governo do Estado.

Na oportunidade, o presidente Marcelo Tavares semostrou sensível ás reivindicações dos delegados daPolícia Civil. "È justo que, a exemplo de outras cate-gorias, os delegados sejam incluídos no plano de va-lorização do servidor público", disse Marcelo.

HOLANDA E GTAO deputado Edivaldo Holanda (PTC) voltou a falar

da tribuna da Assembleia Legislativa sobre as denunciasfeitas por ele envolvendo o Grupo Tático Aéreo (GTA) eo governo do Estado. Segundo ele, o GTA estaria utili-zando pilotos sem qualificação nas operações policiais,após um contrato sem licitação firmado pelo atual gover-no com uma empresa de táxi aéreo do Rio Grande do Sul.

Na primeira denuncia, Holanda apresentou farta docu-mentação que comprovaria as denuncias. Na época, foi odeputado Jura filho (PMDB) quem fez a defesa do governo.Segundo o peemedebista, existiam documentos que prova-vam que as denuncias contra o governo eram falsas. No en-tanto, o parlamentar ainda não apresentou tais documentos.

ALBERTO FRANCO ACUSAO deputado Alberto Franco disse, na sessão desta quar-

ta-feira (2), que está pensando em permanecer no PSDB,em vez de ir para um partido da base de sustentação dogoverno, por conta "dos fatos que estão ocorrendo contra aminha pessoa na tentativa de macular minha honra por par-te de agentes do governo do Estado". "Jamais poderei fazerparte de um governo, de apoiar um governo, onde esse go-verno, através de um secretário irresponsável, tenta de to-das as formas atingir e macular a minha honra com inquéri-tos fajutos, provas forjadas e direcionadas para me atingir".

VALDINAR CULPAO deputado Valdinar Barros (PT) disparou ontem (2)

duras críticas a atuação do secretário Raimundo Cutrim(Segurança), responsabilizando-o pelo recrudescimentodos assaltos nas BRs, bancos, lojas e residências emtodo o estado, além do aumento do número de assassi-natos, que só em agosto teria vitimado 48 pessoas.

O deputado petista criticou Raimundo Cutrim pelaretirada da força policial da Operação Manzuá, realiza-da pelo Ministério Público Estadual, que segundo ele,estava dando certo em São Luís. Lembrou de açõesimplantadas pela ex-secretária Eurídice Vidigal (Segu-rança Cidadã), a exemplo da Patrulha dos Bairros, "queestava combatendo com sucesso a criminalidade."

GOMES E "OPERAÇÃO MANZUÁ"A Operação Manzuá, conduzida pelo Ministério Público

Estadual no perímetro urbano de São Luís, ganhou um fortealiado na Assembleia Legislativa. Em discurso nesta quarta-feira,(2), o líder do governo, deputado Francisco Gomes(DEM), disse apoiar integralmente o trabalho dos promoto-res, que tem o objetivo de coibir excessos no trânsito e disci-plinar o uso de equipamentos de som. "Apoiamos tudo o queesta operação tem feito nas praias, nos bairros, em todos oslogradouros públicos da nossa cidade", declarou.

PAUTA POLÍ[email protected]

3GERALSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, QUINTAQUINTAQUINTAQUINTAQUINTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Milhomem (DEM), Chico Go-mes (DEM), Marcelo Tavares(PSB) e Edivaldo Holanda(PTC) parabenizaram o depu-tado Pavão Filho (PDT) pelainiciativa de promover o deba-te sobre a “Operação Man-zuá”, na Assembléia.

Ambos acham que os pro-motores Cláudio Cabral eCláudio Guimarães, membrosda Secretaria de Estado deSegurança Pública, do Minis-tério Público Estadual e dopoder Legislativo Estadualencontrarão uma forma decumprir a “Lei do Silêncio,sem cometer abusos e injus-tiças contra trabalhadores.

Sarney diz que quer reduzir parasete número de diretorias do Senado

O presidente do Senado,José Sarney (PMDB-AP),informou, na manhã destaquarta-feira, em entrevista àTV Brasil, que pretende re-duzir para sete o número dediretorias da Casa. Estudoencomendado à FundaçãoGetúlio Vargas (FGV) pro-põe um corte de 85% no nú-mero de diretorias, que cai-riam de 41 para seis.

- Sete diretores é a pro-posta que tem, existem as re-sistências e nós vamos fazera reforma administrativa queme propus a fazer - afirmouSarney em entrevista ao pro-grama 3 a 1, que vai ao ar nanoite desta quarta-feira.

Sarney ressaltou aindaque a crise que atinge a Casanão é apenas de responsabi-lidade dele. O parlamentarlembrou que o Senado con-vive há pelo menos dez anoscom sucessivas crises queenvolveram os ex-presiden-tes Antônio Carlos Maga-lhães (DEM-BA), Jader Bar-balho (PMDB-PA) e RenanCalheiros (PMDB-AL).

No meio dessas crises, osenador avalia que os servi-

dores responsáveis pela ad-ministração aproveitaram-see "ocuparam espaços vaziospara crescer". Como conse-quência veio o inchaço damáquina, um dos fatores queculminaram nas denúncias deirregularidades, inclusive comcontratações, por ato secre-to, de parentes - o que Sar-ney negou veementemente.

Sarney afirmou que oacirramento da disputa como senador Tião Viana (PT-AC) criou "cicatrizes" no PTe no PSDB, o que inviabili-zou qualquer possibilidade denegociação após a eleição de2 de fevereiro. Outra parce-la da crise, o peemedebistacredita à antecipação da dis-puta presidencial de 2010.

- Eu comecei a ser vistonão como um presidente doSenado, como das outras ve-zes tinha sido, mas como umapeça que sendo do PMDB,ligado ao presidente Lula,eu evitaria que o PMDBem qualquer circunstânciapudesse deixar de ser alia-do do presidente Lula.

Especificamente sobreo PT, José Sarney afirmou

que existem grupos que ja-mais o aceitaram como ali-ado do presidente Lula.Como consequência, res-ponsabiliza os integrantesdesses "grupos" como par-te responsável pela situaçãoem que se encontra a Casa.

- (Eles) colaboraram até aúltima hora, nós assistimos aisso no desenrolar dessa crise.

O ex-presidente da Re-pública e presidente do Se-nado por duas vezes desta-cou que em todo o processode sucessão de Garibaldi Al-ves Filho (PMDB-RN) resis-tiu até o último momento aexercer o comando da Casapela terceira vez. No progra-ma, confessou-se arrependidopor ter cedido aos apelos dabancada peemedebis ta ,mas disse que como homemde partido não lhe restououtro caminho a tomar.

-Eu não queria de jeitonenhum me meter nisso eneguei muitas vezes e eracom absoluta sinceridade -enfatizou Sarney no pro-grama da TV Brasil.

Numa das reuniões dabancada peemedebista teriam

lhe dado "o argumento-chave"de que a entrega do comandodo Senado a Tião Viana, ou aqualquer outro candidato co-locaria em risco planos de re-eleição de 17 dos 20 senado-res que pretendem concorrerà reeleição em 2010.

- Isso era importante paraque o partido tivesse uma po-sição. Eu não poderia ser ego-ísta abandonando meus cole-gas naquele momento -acrescentou José Sarney queacreditava numa reconcilia-ção com os petistas e tuca-nos após sua eleição.

Apesar de ressentido pelasérie de denúncias atribuídasa ele, inclusive envolvendofamiliares, que resultaramnuma série de pedidos de aber-tura de investigações no Con-selho de Ética, o senador con-sidera que não há por que te-mer qualquer mancha em suabiografia política e pessoal.

- Eu acho que isso é umacoisa que senti muito, sentiprofundamente, foi uma pro-funda injustiça que comete-ram comigo. Eu não mereciaisso e o povo brasileiro vai verque eu não merecia.

Câmara de Imperatriz aprovaMoção de Aplausos a Roseana

Os vereadores da Câma-ra Municipal de Imperatrizaprovaram, na terça-feira(1º), Moção de Aplausos àgovernadora Roseana Sar-ney em reconhecimento aosinvestimentos a serem reali-zados na cidade e em muni-cípios da Região Tocantina.A proposição é de autoria dosvereadores Helena Aires(PMDB) e Rildo Amaral (PV).

“A governadora está con-solidando os investimentosem Imperatriz, a segundamaior cidade do Maranhão,e promovendo o desenvolvi-

mento da região sudoeste doestado”, destacou a verea-dora Helena da Educação.

Segundo ela, a governa-dora acelerou o ritmo de tra-balho nas obras inacabadaspelo governo anterior, emImperatriz. “Nós tambémgostaríamos de destacar oempenho da governadoraRoseana na consolidaçãodos novos empreendimen-tos, como a instalação dasindústrias de aço, em Açai-lândia, e da Suzano Papel,em Imperatriz”, frisou.

A vereadora ressalta que

os dois empreendimentos pro-porcionarão a geração de mi-lhares de empregos e renda àcomunidade dos dois municípi-os. “O Estado está presente emImperatriz e na Região Tocan-tina por meio da execução devárias obras e serviços à po-pulação”, disse ela.

ReconhecimentoO vereador Rildo Amaral

também assinala a importânciada Moção de Aplausos em re-conhecimento às obras anun-ciadas pela governadora Rose-ana Sarney, como a constru-ção de um hospital de alta

complexidade; de Centro deTratamento do Câncer; areforma de escolas; im-plantação do ensino de tem-po integral; concurso públi-co; e a valorização dos ser-vidores públicos estaduais.

Ele destacou ainda o tra-balho desenvolvido pelo secre-tário de Estado de Esporte eJuventude, Roberto Costa,durante a realização dos Jo-gos Escolares Maranhenses(JEMs). “Os nossos atletasforam muito bem acolhidosdurante a realização dos jogosem São Luís”, ressaltou.

ACESSE NOSSO PORTAL: WWW.OQUARTOPODER.COM

Page 4: Edição do dia 3/092009

ISÃO LUIS - O vereador Geraldo Castro apresentou

esta semana requerimento, na Câmara Municipal, convo-cando o prefeito João Castelo para dar explicações de umasuposta viagem. Segundo o vereador, nos (08) oito mesesdo governo João Castelo, (06) seis meses o prefeito pas-sou viajando. Eu sugiro ao competente parlamentar, queprocure algo melhor para fazer, como por exemplo, re-querer bem-feitorias a algumas comunidades carentes daperiferia de São Luis. É mais louvável e produtivo.

________________X__________________

IISÃO LUIS - A Prefeitura de São Luis, através da Se-

cretaria Municipal de Obras e Servíços Públicos (SEMOSP),começou na quinta feira passada a Operação de Recapea-mento Asfaltico de várias avenidas da capital. O trabalho co-meçou pela avenida principal da Vila Luizão. O objetivo daoperação é recuperar o mais rápido possível mais de (200km)duzentos quilômetros de asfalto nas principais avenidas, cor-redores de ônibus coletivos, e fluxo intenso em diversos bair-ros. Divinéia, Cidade Operária, Turú, Jardim São Cristóvão I ePlanalto Cohab já foram recuperados

______________X________________

IIISÃO LUIS - As comunidades de Santos Dumont e Vila Isa-

bel Cafeteira uniram-se à prefeitura de São Luis dia 29/08, duran-te todo o dia, desde as 8:00h da manhã, em um mutirão paralimpeza das margens do Rio Azul localizado entre os bairros. Aação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e de Obrase Serviços Públicos e contou com o apoio dos moradores.

________________X__________________

IVSÃO LUIS - O Coronel Flávio de Jesus, comandante

do Policiamento Metropolitano de São Luis, está de para-béns e no caminho certo, ao comandar ações pente finonos bairros considerados de alto índice de criminalidade.Neste pouco tempo à frente do batalhão de policiamentometropolitano, já tirou vários marginais traficantes de cir-culação. É isso aí coronel, homens com o seu perfil é quefazem da Polícia Militar uma corporação de respeito e or-gulho para os maranhenses. Parabéns pelo seu trabalho.

_________________X___________________

VSÃO LUIS - Operação Manzuá está sem apoio da

Secretaria de Segurança Pública. Segundo o secretário deSegurança Raimundo Cutrim, a operação Manzuá estariacometendo vários abusos e Atrocidades. Concordo com osecretário Cutrim, pois na minha modesta opinião antes dospromotores públicos aplicarem qualquer punição teriam quedialogar e orientar a população, principalmente, com pro-prietários de carro de som que freqüentam a orla marítimade São Luis e os pequenos e modestos bares da cidade, quesão o principal alvo da operação. Jamais foi feito uma cons-cientização, uma campanha educativa sobre o volume desom a ser usado, o que se vê é simplesmente apreensão decarros de som e prisões indiscriminadamente.

_______________X_________________

VISÃO LUIS - Um dos mais tradicionais grupos de pago-

de de São Luis, Vamu de Samba, inaugurou no sábado passa-do 29/08 no bar Água de Beber, no Turú, próximo à sede doSampaio Correa, o projeto matando sua sede com Samba. Ogrupo que tem (14) quatorze anos de estrada , já produziu 3três cd´s e 2 dois dvd´s. O grupo mostrou ao público as origensdo estilo musical. Parabéns ao Vamu de Samba, taí a prova dadiversidade maranhense na música popular Brasileira.

________________X_________________

VIIFUXICANDO - Responda rápido, qual Senador da repú-

blica pelo Maranhão todas as vezes que se candidatou foi elei-to e sempre o mais votado? Mas se você perguntar a algumeleitor, se votou nele, não vai ter resposta positiva. Não apare-ce nem mesmo o voto dele próprio.

________________X_________________

Qual o Deputado Federal da bancada Maranhense, quedurante quase 3 três anos de mandato como parlamentar, nãoapresentou nenhum projeto. A única coisa que fez, foi votar afavor da CPMF para que ela não fosse extinta e ainda, espalhouvários outdoors em toda São Luis como se esse imposto fossebom para a população, e ele estivesse fazendo uma grande coisa.

Já dizia Ibraim Sued, Ademan de Leve, TCHAU

GERAL4 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE DE DE DE DE SETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

MATERIAL ELÉTRICO DE ALTA E BAIXA TENSÃO.

Lustres, tomadas, fios, lâmpadas, disjuntores, co-nectores, ar-condicionado tudo em material elétricopara sua residência e sua construção, com bom aten-dimento preço e prazo, faça-nos uma visita, 3 ende-reços para melhor servir, no São Francisco na av -Marechal Castelo Branco, fone - 2107-6464 / Coha-ma - av - Daniel de La Touche fone - 2106-6464 / av- Guajajára fone 2108-6464. Centro Elétrico à oiten-ta anos ilumonando a família maranhense.

Prefeitura de São Luís levaasfalto ao Jardim América

A Prefeitura de SãoLuís iniciou, nesta quarta-feira (02), a aplicação demicro-revestimento asfálti-co, na avenida principal doJardim América. Umaequipe de aproximadamen-te 30 homens da Secreta-ria Municipal de Obras eServiços Públicos (Semosp),com a ajuda de quatro ca-minhões usina, começou aasfaltar a via que se encon-trava em estado precário.

Duas camadas de asfal-to da melhor qualidade serãocolocadas na avenida. Nes-

se primeiro momento, foi rea-lizada a primeira parte do pro-cesso e, nesta quinta-feira(03), as equipes reiniciarão otrabalho para fixar a segundacamada da pavimentação.

Segundo o titular da Se-mosp, Cláudio de Carvalho,o maquinário utilizado, com-posto de cinco usinas móveis,é inovador e capaz de produ-zir um asfalto de qualidadeem pouco tempo. As açõesda mega-operação contam,diariamente, com cinco equi-pes e cinco usinas (cada umacom capacidade de fazer

350m), recapeando de doisa três quilômetros por dia.

De acordo com o mora-dor e comerciante da área,João Mendes, há muito tem-po, essa avenida não passa-va por reparos e estava to-talmente abandonada, mas,com a sensibilidade do pre-feito João Castelo, a via fi-cará livre dos buracos egarantirá mais trafegabili-dade aos motoristas.

“Infelizmente as chuvasdeixaram muitos estragos, masagora, na administração JoãoCastelo, já está começando a

melhorar e finalmente vamoster um asfalto de qualidade”,disse o comerciante.

A previsão da Semosp éde que os serviços sejam con-cluídos até o final desta sema-na. O trabalho conta com oapoio da Secretaria Municipalde Trânsito e Transportes(SMTT), que disponibilizaagentes de trânsito para dis-ciplinar o tráfego na avenida.

Mais de 200 Km - O ob-jetivo da mega-operação derecuperação da malha viáriada capital é asfaltar mais de200 quilômetros das principaisavenidas, corredores de ôni-bus coletivos e vias de fluxointenso em diversos bairros dacidade. Ela já foi executadaem avenidas da Cidade Ope-rária, Vila Luizão, Divinéia,Turu, Jardim São Cristóvão I,Cohab e Planalto Cohab.

A nova fase da operação"São Luís Trafegável" estásendo totalmente realizadacom recursos próprios do te-souro municipal. Para a sé-rie de recapeamentos, a Se-mosp está utilizando tecnolo-gia de ponta, com técnicas derejuvenescimento do asfalto,prática adotada com êxito emoutras capitais brasileiras.

Equipes da Semosp trabalham na avenida principal do Jardim América

A primeira-dama do mu-nicípio, Gardênia RibeiroGonçalves, representou oprefeito de São Luís, JoãoCastelo, na abertura das ce-lebrações alusivas aos 397ºaniversário da cidade de SãoLuís. As comemorações co-meçaram na noite de terça-feira (01), no Espaço Cultu-ral, na Praça Maria Aragão,com os lançamentos do con-curso Juçararte e do Salãode Artes Plásticas 2009, alémdo 32º Salão Artístico e Lite-rário da Cidade de São Luís,promovidos pela Prefeitura,por meio da Fundação Mu-nicipal de Cultura (Func).

Gardênia Ribeiro Gon-çalves estava acompanhadada deputada estadual Gardê-nia Castelo, dos presidentesda Func, Euclides MoreiraNeto, do Instituto Municipalde Paisagem Urbana (Impur),Nilson Maciel, e de dezenasde artistas plásticos mara-nhenses que participaram daexposição de artes plásticas.

“É uma alegria muitogrande representar o prefeitode São Luís, João Castelo, naabertura das comemoraçõesdo aniversário da cidade, coma presença de artistas em suasvárias manifestações e dosartesãos de São Luís que di-fundem a cultura ludovicen-se”, afirmou Gardênia.

A primeira-dama visitoue comprou bijuterias na Fei-ra da Criatividade montada

no local, promovida pela Secre-taria Municipal de Planejamentoe Desenvolvimento (Seplan),para fomentar a economia lo-cal dos artesãos de São Luís.

O presidente da Func, Eu-clides Moreira Neto, disse quea maior alegria na abertura dafesta foi ter resgatado o SalãoArtístico e Literário da Cidadede São Luís, que havia sido de-sativado na gestão passada.

“Esse resgate é históricopara que possamos incentivar,cada vez mais, o trabalho dosartistas plásticos e literários dacidade, um compromisso cul-tural do prefeito João Casteloque se firma neste primeiro diade comemorações”, afirmou.

Para a artista plástica ma-ranhense Marlene Barros, avalorização aos artistas locaisé uma forma de incentivar aprodução das artes na cidade.“A gente se sente valorizadopor este trabalho da Prefeitura,que contempla o conjunto dosartistas de São Luís”, declarou.

Segundo o presidente daFunc, o Espaço Cultural fica-rá aberto durante todo o mêsde setembro para visitaçãopública. “Vamos abrir o espa-ço também para visitas moni-toradas das escolas das redespública e privada para que osestudantes da capital venhamprestigiar a arte maranhen-se”, disse Euclides.

Programação – Dentro daprogramação do aniversárioda cidade, foi inaugurado, na

noite desta quarta-feira (02),a nova fachada do Circo Cul-tural da Cidade, que recebeuo nome de Nelson Brito.

Nesta quinta-feira (03), seráaberta a exposição “Couro na

Gardênia abre comemoraçõespelo aniversário de São Luís

Mão”, do fotógrafo MarconePinheiro, na Galeria Zaque Pe-dro, às 18h. As comemoraçõesse estenderão até o dia oito desetembro, data do aniversárioda cidade de São Luís.

As comemorações do 397º aniversário da cidade de São Luís foram abertas no Espaço Cultural

Page 5: Edição do dia 3/092009

A juíza Denise Pedrosadeterminou o bloqueio imedi-ato de 60% dos valores cons-tantes nas contas do municí-pio de Cajápió, termo judici-ário de S. Vicente Férrer. Amedida visa assegurar a re-gularização do pagamentodos servidores municipais,que estão há vários mesessem receber salários.

A Ação Civil Pública im-petrada pelo Ministério Públi-

co, na pessoa do promotorJoão José Silva Veras pediua antecipação da tutela emfavor dos servidores por ha-ver caso de até nove mesesde atraso, sendo que, segun-do o MP, “há fortes evidênci-as de que os recursos públi-cos disponíveis nas contas domunicípio réu serão usadasem outras despesas”.

Argumenta ainda que averba municipal vem sendo

depositada normalmente, nãohavendo bloqueios ulteriores,“prova de que o motivo doatraso deve-se exclusivamenteà falta de vontade política dorepresentante legal do Muni-cípio”, ou seja, o prefeito.

Diante disto, foram blo-queados as cotas do Fundo deParticipação dos Municípios,do Fundo de Desenvolvimen-to do Ensino Fundamental ede Valorização do Magistério

SESSÃO LEGISLATIVADurante sessão ordinária realizada na tarde de ontem

(1/09/2009) no Plenário da Câmara Municipal de São Joséde Ribamar, alguns vereadores destacaram as festivida-des em homenagem ao Santo Padroeiro do município.

PEQUENO EXPEDIENTEOs vereadores ribamarenses usaram o espaço do peque-

no expediente e fizeram discursos lembrando os últimosacontecimentos que marcaram a vida dos munícipes. Des-taque para a procissão em homenagem a São José.

CONVITE AOS RIBAMARENSESO presidente da Câmara Municipal de Ribamar, ve-

reador Beto das Vilas (PMDB), convidam os ribamaren-ses a prestigiarem os trabalhos dos parlamentares do mu-nicípio. As sessões ocorrem as terças e quintas-feiras.

COM CHAVE DE OUROCom um público estimado em mais de três mil estu-

dantes, a I Gincana Geia do Conhecimento encerrou comchave de ouro o V Festival Geia de Literatura na últimasexta-feira (28), no município de São José de Ribamar.

GOVERNADORA PRESTIGIOUNo total, 39 (Trinta e nove escolas) da rede municipal de ensino,

da rede estadual e da rede privada participaram do evento, cuja finalcontou com a presença da governadora Roseana Sarney (PMDB).

AUTORIDADES DO MUNICÍPIOParticiparam ainda do evento, o prefeito Luís Fernando Sil-

va (DEM); o vice-prefeito Gil Cutrim (PSL); o secretário esta-dual Max Barros (Infra-Estrutura); e os vereadores Beto dasVilas (PMDB), Lázaro (PV), Nonato Lima (PP), Lindoso (PSL),Henrique Queen (PDT) e Marlene Monroe (PTB); além devárias outras lideranças políticas e comunitárias do município.

HONRA AO MÉRITOO trabalho de captação de recursos não é uma tare-

fa fácil. Demanda dedicação, vontade política e compe-tência técnicas, aliadas a um forte planejamento e umaconstante formação da equipe de governo. Foi isso quefez o prefeito de São José de Ribamar, Luiz Fernando.

PAZ E TRANQÜILIDADEO município de São José de Ribamar é sinônimo de paz e

tranqüilidade. A cidade que fica a 32 quilômetros de São Luís,tem atrativos como praias, comidas deliciosas à base de frutosdo mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e histó-rias, girando em torno da figura do santo padroeiro - São José.

20 MIL CAMINHARAM EM SÃO JOSÉMas no último final de semana, a cidade foi invadida por

uma multidão de pessoas. Guiadas pela fé, cerca de 20 milpessoas caminharam durante horas, na noite de sábado (29)e madrugada de domingo (30), na tradicional romaria de SãoJosé de Ribamar, que integra a programação do festejo emhomenagem ao santo, iniciado na última sexta-feira (28).

MISSAS, PROMESSAS E ROMARIAA multidão de romeiros saiu do retorno da Forquilha às 23h de

sábado e chegou à cidade por volta das 4h. Enquanto os romeirosfaziam o percurso, alguns fiéis já estavam na igreja de São José deRibamar, orando, pedindo graças e pagando promessas. Na basí-lica, foram realizadas missas das 23h às 4h, com a participação demil pessoas em cada uma delas, segundo a organização do festejo.

Juizados da capital estarãototalmente virtuais até outubro

Todos os juizados espe-ciais da capital, S. José de Ri-bamar e Paço do Lumiar de-verão estar virtualizados atéo dia 05 de outubro. É fim daera dos processos de papel,de difícil busca e nada práti-co arquivamento. É o que ga-rante a juíza coordenadorados Juizados, Lucimary Cas-telo Branco, que está condu-zindo a implantação do siste-ma de processo judicial digital.

Nesta terça-feira (1º) foicompletada com sucesso ainstalação do sistema PRO-JUDI (Processo Judicial Di-gital) em mais três juizados:

7ESTADOSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, QUINTAQUINTAQUINTAQUINTAQUINTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO 3 DE SETEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

SÃO JOSÉ DE RIBAMARwww.oquartopoder.com/ribamar

Coluna de

Prefeitura não paga saláriose judiciário bloqueia contas

CAJAPIÓ: 9 MESES DE ATRASO

e do Sistema Único de Saú-de, até que seja feita a trans-ferência dos valores devidospara as contas correntes dosfuncionários municipais.

O município foi citadopara encaminhar ao bancopagador a relação dos servi-dores cujos salários estãoatrasados. A juíza arbitroumulta diária no valor de 2 milreais para o caso de não cum-primento da decisão judicial.

O 2º Juizado (UEMA), o 5ºJuizado (Anjo da Guarda) eo 6º Juizado (Ivar Saldanha).

Os próximos a serem vir-tualizados serão os do Coro-ado, Cohab, Cohama, João deDeus e Maracanã, e por fim,as Turmas Recursais. Termi-nado este cronograma, os tra-balhos se voltarão para os jui-zados do interior do Estado.

Com o término da im-plantação do PROJUDI, to-dos os atos processuais, des-de a petição inicial até asentença, serão cadastradosno sistema informatizado,que poderá ser acessado pelo

magistrado, pelos servidores,pelos advogados e pelaspartes de qualquer terminalde computador, mediantelogin e senhas individuais.

Os juízes estão sendotreinados para utilizar o siste-ma no momento em que éfeita a implantação, com ocadastramento das unidadesjurisdicionais e configuraçãodos parâmetros de funciona-mento. Os servidores recebemo treinamento no dia seguinte.

A coordenadora dos jui-zados ressalta que está viabi-lizando junto à Ordem dosAdvogados do Brasil um trei-

namento para os advogadosinscritos na entidade, paraque os mesmos possam tirartodas as suas dúvidas quanto àutilização da nova ferramenta.

Todo advogado que pre-cisar ajuizar uma nova açãodeverá cadastrar um e-mail,que será seu canal de comu-nicação direto com o juízo.Ele receberá intimações, ci-tações e outros documentospor esta via eletrônica. Aoadvogado esse expedienteserá obrigatório. Às partes,por sua vez, será facultativo.

Segundo informações dadiretoria de Tecnologia da In-formação do Tribunal de Jus-tiça, não haverá o risco dose-mails judiciais serem con-fundidos com vírus, porque omesmo não apontará paranenhum link. Ademais, os ad-vogados terão acessar oPROJUDI para verificar aprocedência da intimação.

“Com o PROJUDI te-mos um controle muito mai-or sobre todas as ações. Ain-da há certa resistência dealguns advogados para ade-rir à ferramenta, mas acre-dito que é questão de tempo,pois este é um caminho semvolta”, crê a técnica judiciá-ria Patrícia Monteiro, lotadano 1º Juizado Especial Cível,que já funciona com o siste-ma desde o início do ano.

Ministério Público denunciaex-prefeitos de Miranda do Norte

5º juizado especial - anjo da guarda

A 1ª Promotoria de Jus-tiça da Comarca de Itape-curu-Mirim ajuizou AçõesCivis Públicas e Criminaiscontra os ex-prefeitos domunicípio de Miranda doNorte, César Rodrigues Vi-ana (2001 a 2004) e ÁureaMaria Pereira Bonfim (2005a 2008), por admitirem ser-vidores ilegalmente durantesuas gestões. A ação foi pro-movida pela promotora deJustiça Karla Adriana Ho-landa Farias Vieira quetem atribuições de proteção

do patrimônio público ecombate à improbidadeadministrativa. Miranda doNorte é Termo Judiciáriode Itapecuru-Mirim.

O Ministério Públicoconstatou a permanência ir-regular de servidores apósdetectar a existência de con-tratos temporários que já du-ravam mais de uma década.Eles foram já foram exone-rados. A documentação foirepassada pela Justiça doTrabalho e evidencia crimesde responsabilidade e atos de

improbidade administrativa.A Constituição Federal e

a Lei nº 8745/93 estabelecemque o ingresso no serviço pú-blico depende de prévia apro-vação em concurso públicoou, em casos excepcionais,de contratação por tempodeterminado, quando ocor-ram situações de calamida-de pública e combate a sur-tos endêmicos, dentre outros.Por lei, as contratações tem-porárias não podem excedero prazo de quatro anos.

“Os beneficiados exerci-

am as funções de zelador e deserviços gerais há mais de dezanos, em situação desigual ados outros servidores que sesubmeteram a concurso públi-co”, explica a promotora deJustiça Karla Farias Vieira.

Caso a Justiça aceite asdenúncias, os ex-prefeitosmunicipais podem ser conde-nados a penas de três mesesa três anos de prisão. Alémdisso, podem ser impedidos deexercer, pelo prazo de cincoano, cargos eletivos, de livrenomeação ou função pública.

AVISO DE LICITAÇÃO

CONCORRÊNCIA N.º 035/2009-CPL/SINFRA

A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO-CPL DA SECRE-TARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA - SINFRA, torna público querealizará às 14:30 horas do dia 06 de Outubro de 2009, em seu auditório,localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n-Calhau, Ed. Clodomir Mi-llet, 3º andar, nesta Capital, a CONCORRÊNCIA N.º 035/2009, do tipoMenor Preço, objetivando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXE-CUÇÃO DOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM, PAVIMENTAÇÃO,URBANIZAÇÃO E DRENAGEM SUPERFICIAL NO TERMINAL RO-DOVIÁRIO DE IMPERATRIZ-MA, na forma da Lei 8.666/93. Este Edital eseus anexos estão a disposição dos interessados no endereço supra de segunda asexta-feira, no horário das 13:00 às 18:00 horas, onde poderão ser consultadosgratuitamente e obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 20,00(vinte reais), feito, exclusivamente, através do Documento de Arrecadação deReceita Estadual - DARE, emitido 'via internet", no site www.sefaz.ma.gov.br,código da receita 214, podendo ser quitado em qualquer agência do Banco doBrasil S/A, da Caixa Econômica Federal (inclusive Casas Lotéricas) e nas Agên-cias do Bradesco S/A em qualquer unidade da Federação. Esclarecimentos adici-onais, no mesmo endereço e pelo telefone Fone/Fax:(98) 3218-8015.

São Luís (MA), 31 de Agosto de 2009.

Arthur Ribeiro BastosPresidente da CPL/SINFRA

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA - SINFRA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

Page 6: Edição do dia 3/092009

Um coquetel temático, em clima de deserto ára-be e beduínos, marcou o lançamento da nova Paje-ro Dakar, a estrela top da Mitsubishi que prometerepetir no Brasil, o sucesso que já faz no exterior.

O clima árabe foi uma homenagem à invencibi-lidade da Mitsubishi no rally mais difícil do mun-do, o Paris-Dakar, que dá nome ao novo veículo edo qual a marca já foi 12 vezes campeã, numa pro-va da vocação off-road dos veículos Mitsubishi.

Os anfitriões da Intercar Maysa e Manoel Dias reuniramclientes vips e imprensa na apresentação do novo veículo, umSUV luxuoso que reúne toda a tradição off-road da marca aoque há de mais moderno e sofisticado em automobilismo.

SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBROSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBROSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBROSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBROSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 20098SOCIAL O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Intercar recebe convidados paralançamento da nova Pajero Dakar

O promotor Sérgio Tavares e Dayane Bacelar com UildinôraSalgado e Augusto Carvalho

Demócrito Silva e Glauco Salgueiro

Marcos, da equipe de Imparcial com a anfitriã Maysa Dias

Os casais Rochinha e Adriane Bacelar de Castro com Alexandre e Manoela Rocha

A apresentadora do Programa Vip Sl, Vivianny Lima com ostops caracterizados de beduínos

Adriana e Danielle Vieira (InterMídia Comunicação Integrada)

Petrobras falasobre a propostade novo modelo

regulatório O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de

Azevedo, e a diretoria da empresa concederam entrevistacoletiva à imprensa na sede da empresa, no Rio de Janeiro,nesta terça-feira (1º de setembro). Foi abordado o papelda Companhia na exploração e produção de petróleo e gásnatural na camada pré-sal no contexto do novo modelo re-gulatório proposto ontem pelo governo federal.

O presidente Gabrielli apresentou detalhes sobre osprojetos de lei encaminhados ao Congresso. Ele detalhoua participação da Petrobras nos blocos ainda não licita-dos, o processo de capitalização da empresa, e a criaçãoda nova estatal Petro-Sal. O diretor de Exploração e Pro-dução, Guilherme Estrella, ressaltou que o novo modeloregulatório permitirá que a Companhia continue atuandode acordo com as melhores práticas do mercado.

Todo o conteúdo distribuído à imprensa durante a coleti-va, além de gravações em áudio, vídeo, fotos e ilustraçõesestão disponíveis no site da Agência Petrobras de Notícias(WWW.AGENCIAPETROBRASDENOTICIAS.COM.BR).

AML recebecoordenadores

da 3ª Feira do LivroO trabalho de organização da 3ª Feira do Livro de

São Luís segue seu cronograma de atividades com reu-niões e encontros junto aos parceiros do evento. Nestaquinta-feira, 03 de setembro, às 17h, o Presidente daFundação Municipal de Cultural, Euclides Moreira Netoe o Coordenador da Feira, Prof. José Maria Paixão, sereúnem com os membros da Academia Maranhense deLetras para discutir os planos de realização da feira.

Presente em todas as edições, a Academia Maranhensede Letras é uma apoiadora fundamental para o evento, poisnão se pode pensar em uma atividade literária de tão grandeporte, sem a participação dos Imortais de nossa Academia.

Aliás, a participação dos escritores maranhenses é tra-tada como quesito essencial para o sucesso da Feira de Li-vro. Em todos os encontros realizados até agora, há o desta-que para a qualidade e o talento dos nossos literatos. Nãopor acaso, o tema dessa edição da Feira do Livro destaca“A diversidade literária na Capital Brasileira da Cultura”.

A expectativa desse encontro é estabelecer de formaconcreta os parâmetros da participação da AML no evento.A coordenação da feira também conta com a experiência dosescritores para indicar o melhor modelo de feira para atender anecessidade do público, dos escritores e leitores que freqüenta-rão o espaço que será montado na Praça Maria Aragão.

O QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOO QUARTOP O D E RP O D E RP O D E RP O D E RP O D E R

(98) 3245-3809 / (98) 4141-0891

LEIA E ASSINE

Page 7: Edição do dia 3/092009

Um americano foi pre-so em Maryland, nos Es-tados Unidos, depois abas-tecer sua moto e tentarpagar a gasolina com ma-conha em vez de dinheiro.

Conforme reportagem dosite "My Fox", o atendente doposto de gasolina não aceitoua oferta de James T. Hart, de52 anos, e ligou para a polícia.

Quando os policiais

Aos 42 anos, uma mulherestá grávida do 19º filho

Sagitário22/11 a 21/12Dia ideal para trocar idéi-

as, expressar o que pensa eassimilar novas informações.Sua capacidade de aprendi-zagem estará maior. Paque-ras, encontros e e-mails ga-nham um novo embalo!

Capricórnio22/12 a 20/1O seu progresso material

pode se refletir em seu com-portamento. Viagem a negó-cios pode trazer bons resulta-dos. No campo sentimental,sua atenção e seu carinho como par será marcante.

Aquário21/1 a 19/2O desejo de ampliar os seus

horizontes, de crescer e conhe-cer coisas novas será um impul-so natural deste dia. No campoafetivo, o seu lado aventureiro vaiestar com tudo: aproveite!

Peixes20/2 a 20/3A ajuda de que precisa pode

vir de onde você menos espera.No campo profissional, não per-ca a chance de agir sem se ex-por demais. Na área afetiva,sua discrição será valorizada.

HoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoÁries21/3 a 20/4Os amigos podem exer-

cer papel fundamental narealização dos seus proje-tos. Ótimo dia para viajar.Novos horizontes podem seabrir no campo afetivo.

Touro21/4 a 20/5Lua e Júpiter estão sina-

lizando uma fase de progres-so. Os contatos de trabalhovão deixá-lo(a) em situaçõesvantajosas. Sua autoconfian-ça vai favorecer uma novaconquista amorosa.

Gêmeos21/5 a 20/6Você terá uma melhor per-

cepção dos fatos. Este é um óti-mo dia para fazer viagens e am-pliar a sua visão de mundo. Naárea sentimental, o seu lado aven-tureiro ganha mais força agora.

Câncer21/6 a 21/7Ótimo dia para resolver

questões judiciais. A fasetambém é favorável paracuidar de assuntos financei-ros. No romance, estarámais liberal, podendo atévencer alguns preconceitos.

Leão22/7 a 22/8Ótimo período para fa-

zer acordos e alianças. Tra-balhar em equipe será mui-to mais produtivo, aproveitepara se mostrar mais sociá-vel. O astral favorece a con-vivência com quem ama.

Virgem23/8 a 22/9Coloque suas energias

no trabalho e seu humormelhorará. O desejo de serútil vai dar mais sentido aoseu dia-a-dia. No campoafetivo, a sua dedicação aquem ama será visível.

Libra23/9 a 22/10Novos empreendimentos

podem chamar a sua atenção,principalmente se você sededica a uma atividade coma qual se identifica.

Escorpião23/10 a 21/11Mostre a sua generosi-

dade às pessoas, principal-mente em relação à família.Viagem a passeio ou a tra-balho conta com boas ener-gias. No amor, o seu entusi-asmo com o par será visível.

Tirinhas

9DIVERSÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, QUINTA-SÃO LUÍS, QUINTA-SÃO LUÍS, QUINTA-SÃO LUÍS, QUINTA-SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRAFEIRAFEIRAFEIRAFEIRA, 3 , 3 , 3 , 3 , 3 DE DE DE DE DE SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

Michelle Duggar nas-ceu para ser mãe. Aos 42anos, a americana estágrávida do 19º filho. A des-coberta veio pouco antesde o filho mais velho, Josh,de 21 anos, se tornar pai -o nascimento de uma me-nina está marcado para odia 18 de outubro.

Além de Josh, Michel-le e o marido, Jim Bob, têmoutros 17 filhos, todos comnomes iniciados com J:

Jana e John-David, 19; Jill,18; Jessa, 16; Jinger, 15;Joseph, 14; Josiah, 13; Joy-Anna, 11; Jeremiah e Jedi-diah, 10; Jason, 9; James,8; Justin, 6; Jackson, 5; Jo-hannah, 3; Jennifer, 2 e Jor-dyn-Grace, 8 meses.

Recentemente, a fa-mília de Tontitown, no es-tado americano de Arkan-sas, participou de um pro-grama de TV chamado"18 Kids and Counting"

(18 crianças e contando, emportuguês). O casal aindanão escolheu os possíveisnomes do próximo filho, quedeve nascer em março.

Michelle ficou emocio-nada com a novidade e con-tou que pulou ao ver o tes-te de gravidez com o resul-tado positivo. "Obrigada,meu Deus. Eu pensava quemeus dias de bebê estavamacabados, e você me aben-çoou com mais um", disse.

Homem tenta pagargasolina com maconha

chegaram, encontraramcom Hart, além de maco-nha, cocaína e outras dro-gas. O homem foi preso porposse de entorpecentes e li-berado após pagar fiança

Page 8: Edição do dia 3/092009

POLÍCIA10 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 3 DE DE DE DE DE SETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Jovem encontradomorto com 8 facadas

Um jovem identificado como Romário dos Santos Silva,20, foi brutalmente assassinado com oito facadas no tórax.

A Policia Civil encontrou o corpo na manhã desta quar-ta-feira, na Travessa Antônio Rodrigues, no bairro Muri-ci, na cidade de Barreirinhas. De acordo com o Delegadoda Policia Civil da cidade, Reginaldo N. Carvalho, o corpoda vitima foi encontrado com oito perfurações no tórax.

“Ao olharmos o cadáver do jovem identificamos oitoperfurações, mas, um exame de autopsia para ser compro-vado se foram oito ou mais perfurações. O corpo estiradono chão estava bastante ensangüentado para darmos umaprecisão de quantos furos podem ter sido”, falou. O delega-do contou que o jovem Romário tem várias passagens pelapolicia por roubo e furto. Ele ainda disse que o jovem jáfoi detido várias vezes por ser pego usando drogas. Ojovem há oito meses tinha saído da prisão. Ele foi de-tido em flagrante depois de ter cometido um roubo. Ahipótese mais provável trabalhada pela policia é de acer-to de contas. “Pode ter acontecido de ele não ter pagodroga de alguém ou roubado. São varias hipóteses,contudo vamos averiguar o crime”, disse o delegado.A policia já tem alguns suspeitos de quem podeter cometido crime, mas, não pode falar nenhumnome para não atrapalhar nas investigações.

Caçamba quase decepa braço dehomem na cidade de Demerval Lobão

Um acidente quase ter-mina em tragédia na manhãdesta quarta-feira (2), quan-do Tadeu Vieira de Barros,de 44 anos, estava mexendona caçamba de seu veículoe ela teria caído por cima domesmo, quase decepado oseu braço esquerdo.

De acordo com familia-res da vítima, Tadeu estavamexendo na parte de baixoda caçamba que estava le-vantada. Por algum motivoela cedeu e foi para cima davítima que teve o braçoimprensado.Tadeu ficou al-gum tempo imprensado pela

caçamba esperando a aju-da médica. Quando che-gou a ambulância da cida-de de Demerval Lobão,amigos o ajudaram noatendimento. Na ambu-lância, Tadeu veio comuma amiga e o motorista.

O braço, que ficou grave-

mente ferido, foi enrolado poruma blusa e a vítima foi enca-minhado ao Hospital de Urgên-cia de Teresina(HUT).Quandochegou, ele agradeceu porestar vivo “Obrigado meuDeus, estou vivo” disse. Ago-ra ele passa por exames edeve passar por uma cirurgia.

Não aceitou o fim do relacionamento,matou namorada, criança e a mãe

Esta previsto para o próxi-mo dia 07/10/2009, às 9h, o jul-gamento, pelo Tribunal do Júri,do ‘Monstro de Luzilândia’,Antônio Francisco Tomáz,também conhecido como “oPereira”. Ele é acusado deassassinar em maio de 2005,Florência Maria da Conceição,de 40 anos, além de uma cri-

ança menor de 3 anos, tendoainda degolado e arrancado osseios da namorada Maria Va-nessa do Santos Lima, de 16anos. O acusado encontra-se preso na Casa de Custó-dia, desde a época do crime.

Revoltada, a populaçãotentou linchar o acusado An-tônio Francisco Tomáz, quan-

do do seu retorno a cidadepara acompanhar os atos pro-cessuais de seu processo. Ocaso ocorreu na cidade deLuzilândia, ao norte do Piauí,e não tomou rumos mais vio-lentos devido a atuação deseus condutores, que sãopoliciais experientes. O climana cidade é de grande expec-

tativa, podendo se reverter emum grande acontecimento.

A chacina cometida pelo‘Monstro de Luzilândia’ teria ocor-rido porque ele não aceitava o fimdo namoro com Maria Vanessa.Achava que a mãe dela tinha‘metido gosto ruim’. A criançade 3 anos, o ‘monstro’ teriamatado por pura pervessidade.

Policiais civis entram em greveOs agentes da Polícia Ci-

vil amanheceram ontem debraços cruzados. Uma novagreve por tempo indetermina-do foi iniciada em todo o es-tado do Maranhão. Os poli-ciais de Imperatriz, exceção

feita aos recém-nomeados,que ainda se encontram emestado probatório, aderiram àgreve geral, até que as nego-ciações cheguem a bom ter-mo. Segundo o delegado doSindicato dos Policiais Civis do

Estado do Maranhão em Im-peratriz, escrivão José Anto-nio Pinheiro, o presidente dosindicato, Amon Jessen, no-meou uma comissão para ne-gociar com o governo, masnão chegaram a um acordo

e não teve outra alternativasenão a greve. “Nós tenta-mos de todo jeito evitar a gre-ve, mas não foi possível. Ja-mais vamos ficar de joelhosvendo os nossos direitos sen-do vilipendiados”, disse.

Policiais comemoramredução na violência

Policiais da Delegacia do Anjo da Guarda (5º DP) co-memoram a diminuição do número de crimes violentoscomo assaltos a estabelecimentos comerciais e assassi-natos. O último crime violento registrado na delegacia foia morte de José Ribamar Reis Sousa, o “Teteu”, há maisde um mês no conjunto Vila São Luís. Ele foi assassinadoa golpes de facão e pauladas por José Ribamar Silva Ser-ra, também conhecido como Riba. O motivo teria sidouma discussão ocorrida durante uma bebedeira.

Desde então a queda no índice de criminalidade foi cres-cente, graças à ajuda da população e através de ações preven-tivas realizadas por agentes do 5º DP e a Polícia Militar (PM).

“Temos muito orgulho de estar conseguindo por a casaem ordem. Pedimos vários mandados de prisão e essa temsido a maior razão para os criminosos estarem acusados. Es-tamos no caminho certo, é só uma questão de tempo paraacabar com o título de bairro mais perigoso de São Luís”,afirmou o delegado titular da delegacia, Paulo Hertel.

Slogans criados pelo Disque Denúncia tem viradocampanhas de combate ao crime organizado no Anjo daGuarda. Um exemplo disso é “Esquina Segura” que temcontribuído bastante para a prevenção de vários crimes,como também na prisão de assaltantes, traficantes e fo-ragidos da Justiça. O objetivo da ação é incentivar osmoradores a denunciar toda prática criminosa que exis-tem em cada rua do bairro tornando-os mais seguros.

O morador Gildean Farias, de 23 anos, acredita que a di-minuição da violência é resultado da conscientização da po-pulação. “A mudança é evidente, pois antigamente nas festasque eram feitas no bairro tinha pelo menos uma morte. Hoje étudo diferente, a polícia está cada vez mais presente e osmoradores apóiam a iniciativa”, afirmou o jovem.

Agência bancária deSão Francisco do

Maranhão é assaltadaUma agência do Banco do Brasil do município de São

Francisco do Maranhão foi assaltada na tarde de segunda,dia 1º de setembro, por cerca de oito bandidos armados comfuzis e escopetas. A ação durou cerca de trinta minutos.

O bando estava em um caminhonete L 200. Elesinvadiram a agência atirando e fizeram sete pessoscomo reféns. O prédio ficou bastante danificado e pra-ticamente todas as vidraças foram quebradas.

Eles levaram todo o dinheiro dos caixas eletrônicos,mas não conseguiram levar o dinheiro que estava no co-fre porque este é programado eletronicamente para abrir.

O bando escapou em uma caminhonete de propriedade deuma companhia eltétrica em direção de Barão de Grajaú (MA).Eles levaram três reféns que foram libertados em seguida.

O valor roubado não foi divulgado, mas a polícia acredita serpor volta de R$ 250 mil. Esse foi o segundo assalto a banco nointerior do Maranhão em menos de uma semana e o 22º de 2009.

Até o momento nenhum dos bandidos foi preso.