Edição de novembro de 2015

48
Visite-nos em: www.vivacidade.org - E-mail: [email protected] Ano 10 - n.º 112 - novembro 2015 Diretor: Miguel Almeida - Dir. Adjunto: Pedro Santos Ferreira PUB PUB Movimento contesta previsão do PDM para o parque urbano de Rio Tinto > Pág. 30 Política Francisco Laranjeira em conferência de imprensa: “Não posso ser vítima desta conspiração” > Pág. 22 Universidade Sénior de Rio Tinto: projeto prova que há vontade de aprender para lá dos 50 > Pág. 6 Sociedade Estou pronta a servir o meu partido onde quer que ele ache oportuna a minha intervenção Entrevista a Margarida Almeida, ex-deputada da Assembleia da República > Págs. 24 e 25 > Pág. 23 Bryan Adams no Multiusos cantor canadiano atua em Gondomar em janeiro de 2016 O que reclamam os gondomarenses? Reportagem Vivacidade: A DECO responde em exclusivo ao Vivacidade > Págs. 8 e 9 Entrevista a Diogo Jota: “É um orgulho ser reconhecido pela terra onde crescemos e vivemos” > Pág. 33 Desporto

description

Edição de novembro de 2015

Transcript of Edição de novembro de 2015

Page 1: Edição de novembro de 2015

Visite-nos em: www.vivacidade.org - E-mail: [email protected]

Ano 10 - n.º 112 - novembro 2015 Diretor: Miguel Almeida - Dir. Adjunto: Pedro Santos Ferreira

PUB

PUB

Movimento contesta previsão do PDM para o parqueurbano de Rio Tinto > Pág. 30

Política

Francisco Laranjeira em conferência de imprensa: “Não posso ser vítima desta conspiração”> Pág. 22

Universidade Sénior de Rio Tinto: projeto prova que há vontade de aprender para ládos 50> Pág. 6

Sociedade

Estou pronta a servir o meu partido onde quer

que ele ache oportuna a minha intervenção

Entrevista a Margarida Almeida,ex-deputada da Assembleia da República

> Págs. 24 e 25

> Pág. 23

Bryan Adams no Multiusos

cantor canadiano atua em Gondomar

em janeirode 2016

O que reclamam os gondomarenses?

Reportagem Vivacidade:

A DECO responde em exclusivo ao

Vivacidade> Págs. 8 e 9

Entrevista a Diogo Jota: “É um orgulho ser reconhecido pela terra onde crescemos e vivemos”> Pág. 33

Desporto

Page 2: Edição de novembro de 2015

2 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Editorial

FICHA TÉCNICA

Registo no ICS/ERC 124.920Depósito Legal: 250931/06

Diretor: Augusto Miguel Silva Almeida (TE-873)Redação: Pedro Santos Ferreira (CP-10017)Departamento comercial: Serafim Ribeiro (Tel.: 910 600 079)Paginação: Carina Moreira

Administração e Propriedade do título: Vivacidade, Sociedade de ComunicaçãoSocial, S.A.Rua Poeta Adriano Correia de Oliveira, 197 4435-778 Baguim do MonteAdministrador: José Ângelo da Costa PintoDetentores com mais de 10% do capital social: Lógica & Ética, Lda.Sede de Redação: Rua Poeta Adriano Correia de Oliveira, 197 4435-778 Baguim do MonteTel.: 910 600 078 / 919 275 934

Colaboradores: Alcina Cunha, Ana Gomes, Ana Portela, André Campos, Andreia Sousa, António Costa, António Valpaços, Diana Ferreira, Domingos Gomes, Elisabete Cas-tro, Germana Rocha, Guilhermina Ferreira, Henrique de Villalva, Isabel Santos, Joana Resende, Joana Simões, João Paulo Rodri-gues, João Pedro Sousa, José António Fer-reira, José Luís Ferreira, José Pedro Oliveira, Luís Alves, Luís Monteiro, Manuel de Matos, Manuel Teixeira, Paulo Amado, Pedro Oli-veira, Rita Ferraz, Rui Nóvoa, Rui Oliveira, Salomé Ferreira, Sandra Neves e Tiago No-gueira.

Impressão: UnipressTiragem: 10 mil exemplaresSítio: www.vivacidade.orgFacebook: facebook.com/vivacidadegondomarE-mail: [email protected]: [email protected]

PRÓXIMA EDIÇÃO17 de dezembro

Por diversas vezes e múltiplas razões o “Bisturi” tem abordado aqui o passeio da marginal, que liga o Freixo à Casa Branca do Gra-mido, lado a lado com as águas do Douro.

Recentemente voltamos ao lo-cal, por duas vezes. Uma em dia de semana, e outra num domingo à tarde. Um percurso maravilhoso, que enche a alma e os pulmões de quem o faz, seja em marcha técnica vigorosa, a passear ou a correr, ou mesmo em bicicleta.

Estamos, indiscutivelmente, perante o melhor e um dos mais saudáveis percursos de lazer que o concelho oferece. E a prova é que ele é procurado por centenas de pessoas durante a semana, e certa-mente milhares aos fins de semana. Gente de todas as idades e condi-ções.

Para quem faz este circuito, ainda que esporadicamente, é fácil constatar as melhorias que o exe-cutivo camarário lhe tem introdu-zido. Depois de um período de ní-tido abandono no final do anterior mandato, os atuais responsáveis gondomarenses passaram a olhar para esta zona com olhos de ver.

A manutenção do circuito foi francamente melhorada em múl-tiplos aspetos. Algumas deficiên-cias dos pisos foram remediadas, a limpeza é aceitável, a iluminação foi recuperada, o arvoredo devida-mente tratado, e o mato tem sido cortado de acordo com as necessi-dades.

Foram ainda instalados alguns equipamentos de manutenção fí-sica ao longo do percurso, recu-perados os bebedouros, e junto ao Freixo o parque de estacionamento foi aumentado e melhorado, para além da construção de um novo campo de areia destinado a jogos sobretudo para as crianças ou jo-vens.

Há, porém, um grave reparo a fazer: aos fins de semana todas as casas de banho estão fechadas, enquanto durante a semana en-contrámo-las a funcionar. Neste último caso presumivelmente por-que havia funcionários municipais a cuidar da limpeza do circuito, ou mesmo a cuidar da manutenção dos canteiros, nomeadamente do parque das aromáticas. Mas a ver-dade é que as casas de banho esta-vam abertas, o que não acontece

aos fins de semana.Ora, é precisamente ao sába-

dos e domingos que mais gente procura este espaço de lazer. Ao longo dos quase três quilómetros do percurso havia uma verdadeira procissão de milhares de pessoas em circulação. Bebés, crianças, jo-vens, casais e idosos. Todos circu-lam nos dois sentidos, cada um ao seu ritmo.

Basta analisar o comporta-mento desta mola humana para se concluir que cada um procura satisfazer as suas necessidades fi-siológicas como pode: esconden-do-se nos arbustos, descendo até à margem do rio, encostando-se a um ou outro muro, procurando um esconderijo. Simplesmente de-gradante e desumano!

Será que o responsável por estes espaços não consegue afetar dois funcionários aos fins de semana para assegurarem o funcionamen-to e limpeza das casas de banho? Se fizerem um horário alargado das 9 às 18 horas, mesmo que não trabalhem durante a semana, estes funcionários já justificariam plena-mente o seu ordenado. Pense nisso, senhor presidente… ■

Outra vez o passeio da marginal...BISTURI | Henrique Villalva

A Câmara Municipal de Gondomar deu o exemplo de uma cidadania ativa com vários membros da autarquia a associarem-se à mais recente colheita de sangue realizada nos Paços do Concelho.

Alerte para o que está bem e denuncie o que está mal. Envie-nos as suas fotos para [email protected]

José Ângelo PintoAdministrador da Vivacidade, S.A.Economista e Docente Universitário

Caros Leitores,

No mês de outubro o site do Vivacidade bateu dois novos recordes: um novo recorde de visitas desde sempre num mês, com 20.364 visualiza-ções e um novo recorde de visitas no mesmo dia: 8.103 visualizações!

O poder dos meios de co-municação virtuais é abismal e muda as regras do jogo pois, para lá de termos sempre pre-sente a qualidade editorial que qualquer projeto ambi-cioso tem que ter, temos que ter capacidade de desenvol-ver novas formas de comu-nicar que os leitores on-line procuram e que estruturas

pequenas como a nossa têm que desenvolver a capacidade de entregar.

Nesta edição prestamos uma consagração à nossa conterrânea Margarida Al-meida, que desde o primeiro momento, apoiou o Vivacida-de, concretamente desde que assumiu a responsabilidade de ser deputada da Nação enviando as suas crónicas do Parlamento com o profissio-nalismo e a competência com que sempre exerceu as fun-ções públicas para o que foi desafiada.

É uma muito justa homena-gem deste jornal para alguém que vai com toda a certeza “continuar por aqui”. ■

SUMÁRIO:

BrevesPágina 4

ReportagemVivacidadePáginas 8 e 9

SociedadePáginas 6 a 22

DestaquePáginas 24 e 25

CulturaPáginas 23 a 26

PolíticaPáginas 27 a 32

DesportoPáginas 33 a 36

OpiniãoPáginas 37 a 39

Empresas & NegóciosPágina 40 a 42

LazerPáginas 44 e 45

EmpregoPágina 46

O leitor Mário Pereira alerta para a incompatibilidade do horário de funcionamento do Parque Infantil do Multiusos com o horário escolar e deixa à consideração da autarquia o planeamento de um “horário digno” para o lazer dos mais novos.

Page 3: Edição de novembro de 2015

PUB

PUB

Page 4: Edição de novembro de 2015

4 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

BrevesProjeto Jovem organiza 2.º Concurso de Fotografia

A Associação Projeto Jovem está a promo-ver o 2.º Concurso de Fotografia até às 24h do próximo dia 5 de dezembro. Para participar basta partilhar uma selfie tirada em Fânzeres e S. Pedro da Cova, na página de Facebook do Projeto Jovem, com acesso público e com a hashtag #SelfieProjetoJovem na descrição da mesma. Para concorrer é obrigatório que seja possível identificar em que local da União de Freguesias a fotografia foi tirada.

Multiusos recebe vários DJ’s na passagem de ano

O pavilhão Multiusos de Gondomar vai re-ceber, a 31 de dezembro, uma festa da Revealed Recordings. O espetáculo tem início marcado para as 22h e terminará por volta das 5h. No-mes como Dannic, Sick Individuals, Joey Dale, entre outros artistas da música electrónica, fa-zem parte do cartaz da noite de reveillon. Os bilhetes já estão à venda a partir de 26 euros.

Nota de pesar pela morte de Aurora Alves Silva

O Vivacidade informa que Aurora Alves Silva, de 103 anos, mãe do presidente da Co-missão Política Concelhia do PSD Gondomar, faleceu no dia 11 de novembro. O funeral rea-lizou-se na Capela da Igreja da Foz do Sousa.

Grande Noite de Fado no Centro Social de Soutelo

O Centro Social de Soutelo (CSS) organiza, a 20 de novembro, às 21h30, uma Grande Noite de Fado, no Salão do edifício sede da institui-ção. A ação solidária tem como objetivo a anga-riação de fundos para a construção do Centro de Dia do CSS.

III Festival Internacional de Bandas de Música

A 28 e 29 de novembro o Multiusos de Gondomar recebe o III Festival Internacional de Bandas de Música. O evento conta com oito bandas e tem organização da Câmara Munici-pal de Gondomar e da Banda Sinfónica Portu-guesa.

Petição para aumentar horários da linha 08 da Gondomarense

Foi lançada na plataforma peticaopublica.com uma petição que tem como objetivo pedir à Empresa de Transportes Gondomarense (ETG) para colocar mais horários disponíveis na linha 08. Segundo os criadores da petição, o horário das camionetas é limitado e a frequência não é a desejada. Os gondomarenses pedem também uma camioneta a sair do Porto às 13h20, para os estudantes e outros utentes irem para casa.

Luís Bento vence Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres

No dia 27 de novembro, pelas 21h30, na Casa de Montezelo, em Fânzeres, será lançado o livro “Avessor”, de Luís Bento, vencedor da 24ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. A cerimónia é aberta ao público e contará com a atuação do Quarteto Covers e declamação por Cidália Santos.

“Os Leões de Tardariz” organizam I Sarau de Dança de Natal

A ARD “Os Leões de Tardariz” vai orga-nizar o I Sarau de Dança de Natal. A iniciativa realiza-se a 5 de dezembro, pelas 21h30, no Sa-lão Paroquial de S. Pedro da Cova e tem como objetivo a recolha de produtos alimentares que serão posteriormente entregues à paróquia de S. Pedro da Cova.

Peças da Boca do Lobo regressam ao cinema

A Universal Pictures escolheu novamente as peças da Boca do Lobo, empresa de Rio Tin-to, para decorar a casa de Christian Grey, perso-nagem principal do filme “As 50 Sombras mais Negras”, o 2.º capítulo da trilogia de E.L. James. O filme será lançado em fevereiro de 2017.

Chef Rui Paula visita Topázio

O Chef Rui Paula visitou, a 29 de outubro, as instalações da Topázio em Valbom. O con-ceituado chef ficou assim a conhecer de perto o trabalho dos artesãos da empresa centenária.

Lipor alerta parao Consumo Sustentável

Entre os dias 23 e 27 de novembro, decorre-rá, no Largo de Camões, na União das Fregue-sias de Gondomar, Valbom e Jovim, a iniciativa “Consumo Sustentável, Rumo à Poupança” cujo objetivo passa por sensibilizar os agregados fa-miliares para a redução do seu orçamento, ten-do por base dicas sobre consumos ambientais sustentáveis. As sessões de esclarecimento têm duração de uma hora.

“Anne Frank: Uma História para Hoje” no Museu Mineiro

A exposição educativa “Anne Frank: Uma História para Hoje” estará patente até 9 de ja-neiro de 2016 no Museu Mineiro de S. Pedro da Cova. Cerca de 30 alunos da comunidade esco-lar de Fânzeres e S. Pedro da Cova já receberam formação para assumir o papel de guia para os seus pares.

“Património Rastos do Passado” na Biblioteca Municipal

Até 30 de novembro está patente ao públi-co, na Biblioteca Municipal de Gondomar, a exposição “Património Rastos do Passado” com os trabalhos realizados pelos alunos da Univer-sidade Sénior de Gondomar que frequentam a disciplina de Fotografia Analógica. A mostra reúne uma dezena de imagens de Gondomar, Paredes, Cinfães, Vila Nova de Gaia, entre ou-tras localidades.

Foto DR

Banda Musical de Gondomar apresentoumonografia dos 150 anos

O Auditório Municipal de Gondomar (BMG) foi palco, a 30 de outubro, da apresen-tação da monografia “Banda Musical de Gon-domar – 150 anos”, da autoria de Daniel Fer-nandes, dedicada a uma das coletividades mais antigas do Município. A obra de mais de 400 páginas foi acompanhada da inauguração de uma exposição documental dedicada à BMG, na Sala Júlio Resende.

Foto DR

Vai Avante encerrou Festival de Teatro de FânzeresTerminou a 31 de outubro, com a peça

“Uma Bomba Chamada Etelvina” interpreta-da pelo Grupo de Teatro da Associação Social Recreativa e Cultural Bem Fazer Vai Avante o Festival de Teatro de Fânzeres.

Foto DR

“Centro Revolucionário Mineiro” encerrou ao somda Troika d’Atães

A exposição temporária “CRM – Centro Revolucionário Mineiro”, patente no Museu Mineiro de S. Pedro da Cova desde maio, ter-minou ao som de “Era a mina, era a mina...” do conjunto Troika d’Atães. A exposição pas-sa agora a ser itinerante.

UF Gondomar, Valbom e Jovim associa-seao Projeto Gira-Volei

A União das Freguesias de Gondomar, Val-bom e Jovim assinou, a 27 de outubro, um pro-tocolo com a Associação de Voleibol do Porto, com vista a promover o Projeto Gira-Volei pelas escolas da União. Proporcionar uma ati-vidade física às crianças de Gondomar através da prática de uma modalidade fácil, divertida e competitiva, é o principal objetivo da parce-ria de um ano que pode vir a ser renovada por igual período de tempo.

Os nadadores gondomarenses Ana Cas-tro e José Ribeiro e a treinadora Ana Querido, do Clube de Natação da Maia, estiveram em representação da Seleção Nacional de Nata-ção Adaptada no 3.º Campeonato da Europa de Natação DSISO (Down Syndrome Inter-national Swimming Organization). A seleção portuguesa conquistou 31 medalhas na com-petição.

Foto DR

Gondomarenses destacam-se na natação adaptada

Foto DR

“Onda Rosa” em GondomarA Câmara Municipal de Gondomar, em

parceria com a Liga Portuguesa Contra o Can-cro, convidou o comércio local a associar-se à iniciativa “Onda Rosa”. A autarquia e comer-ciantes locais colocaram um laço rosa assina-lando assim a importância de alertar para a detecção precoce do cancro da mama.

Foto DR

Henrique Sousa venceu Supertaça de Basquetebolem Cadeira de Rodas

O gondomarense Henrique Sousa integra a APD Braga BCR que venceu recentemente a Supertaça de Basquetebol em Cadeira de Rodas frente ao APD Leiria. A formação bracarense já havia conquistado o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal da modalidade.

Foto DR

Nelson Coimbra visitou ACES GondomarNelson Coimbra, membro do Conselho Di-

retivo da Ordem dos Enfermeiros, visitou a 10 de novembro o ACES Gondomar, em Rio Tinto, para auscultar eventuais problemas que possam estar a afetar os enfermeiros que trabalham nas Unidades de Saúde Familiares Santa Maria, Nascente e São Bento. O candidato à Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros visitou ainda a UCC Inovar.

Page 5: Edição de novembro de 2015

PUB

Page 6: Edição de novembro de 2015

6 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

Universidade Sénior de Rio Tinto: 300 alunos voltaram a aprenderA Universidade Sénior de Rio Tinto (USRT), projeto tutela-do pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, iniciou o 2.º ano le-tivo da história da instituição com 300 alunos matriculados nas diversas disciplinas. Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Exe-cutivo da USRT, admite que o projeto “ultrapassou as ex-pectativas iniciais”.

O Centro Cultural de Rio Tinto – sede da USRT – regista diariamente uma afluência de alunos seniores com vontade de aprender mais. O projeto cultural foi inaugurado a 30 de outubro de 2014 com mais de 200 inscrições e várias disciplinas, como Inglês, Francês, Informática, Internet entre outras à disposição dos matriculados. Atualmente, o número de inscritos é superior às 300 matrículas.

Ao nosso jornal, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT, admite que a adesão das pessoas “ultrapassou as expectativas iniciais”. “As pessoas estão extremamente motivadas e tendo em conta que estamos apenas no segundo ano de atividade é positivo registar esta afluência de alunos”, afirma o mentor do projeto.

Para o presidente da Junta de Rio Tinto, a USRT destaca-se “pela essência cultural” empregue em todas as aulas e atividades realizadas. “Não queremos baixar a qualidade para atrair mais alunos porque não precisamos de confundir projetos. Este é para seniores muito ativos e na plenitude das suas capacidades que querem aprender mais. Tenho a certeza que vamos continuar a crescer mas não temos a ânsia de abarcar toda a gente porque isso poderia prejudicar o projeto”, refere o autarca.

“Esta era uma respostaque faltava a Rio Tinto”

Conceição Loureiro, diretora da USRT, mostra-se satisfeita com o crescimento da Universidade Sénior, uma “resposta que faltava a Rio Tinto”, refere a responsável pela Universidade.

“Pensamos em criar este projeto e o resultado confirma que esta era uma necessidade de Rio Tinto. No entanto, confesso que o sucesso desta iniciativa

foi uma surpresa”, admite a diretora da Universidade.

A mudança da USRT da Escola Secundária de Rio Tinto para o Centro Cultural da freguesia foi, de acordo com Conceição Loureiro, “uma grande oportunidade para ter aulas durante a manhã e a tarde”.

Para a dirigente a mais valia da instituição reside no “combate ao isolamento e promoção do envelhecimento ativo”, com a vantagem de “apostar no conhecimento”.

“Temos professores a dar aulas como nas universidades convencionais e existem regras rigorosas para docentes e alunos. Há muitas universidades que poderiam ser centros de convívio porque apostam mais nas atividades lúdicas. Aqui o principal é o conhecimento”, conclui a diretora da instituição.

Seniores têm vontadede ensinar e aprender

A troca de conhecimentos e partilha de experiências é vista por professores e alunos como um fator de motivação.

Texto e fotos: Pedro Santos Ferreira

Alcino Branco, médico reformado, dá aulas pelo 2.º ano consecutivo na USRT. O professor admite que a “possibilidade de ser prestável à sociedade, especialmente aos idosos”, levou-o a aceitar o desafio de dar aulas na disciplina de “Saúde, bem-estar e vida”.

Já José Braga, professor da disciplina “Pintura e artes decorativas” confessa que a experiência de regressar às salas de aula levou-o a “reaprender técnicas que já não usava há alguns anos”. Ao Vivacidade, o docente mostra-se surpreendido com os “talentos escondidos para a pintura e artes decorativas” da Universidade Sénior.

Por sua vez, Delfina Gil, 61 anos, regressou às aulas para aprender mais sobre escrita criativa, um sonho que vê agora concretizado. “Adoro escrever e quando vi as disciplinas não tive dúvidas do que queria seguir”, refere a aluna.

Bernardo Silva, 62 anos, frequenta o 1.º ano de Informática na USRT. O aluno admite que as aulas têm “ajudado a perceber melhor os computadores e a internet” sem ter necessidade de “ter vergonha de tirar dúvidas”. ■

Professores e alunos aprovam projeto:

Alcino Branco,professor da disciplina “Saúde,

bem-estar e vida”:“É uma excelente ideia da Junta de

Freguesia de Rio Tinto”.

Delfina Gil,61 anos, aluna:

“Esta oportunidade de regressar à escola deixa-me feliz e é importante

sentirmo-nos ativos”.

Bernardino Silva,62 anos, aluno:

“Senti necessidade de vir aprender mais porque ficava excluído das conversas sobre informática e internet. Aqui posso aprender mais e não tenho que ter vergonha de

perguntar o que não sei”.

José Braga,professor da disciplina “Pintura

e artes decorativas”:“Este projeto mexe com os alunos e com os professores. É gratificante ser professor desta Universidade”.

> Conceição Loureiro, diretora da Universidade Sénior

> Nuno Fonseca está surpreendido com a adesão e vontade de aprender

Page 7: Edição de novembro de 2015

PUB

Page 8: Edição de novembro de 2015

8 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Reportagem Vivacidade

A DECO tem com o Município de Gondomar o mais antigo protocolo de parceria para a defesa do consumidor. Na Câ-mara Municipal de Gondomar está disponível um gabinete que presta apoio semanal gratuito aos munícipes e tem sido registado um aumento na procura de informação por parte dos gondomarenses. “Temos consumidores atentos em Gondo-mar”, destaca Marta Gil, jurista da DECO, ao Vivacidade.

Criada em fevereiro de 1974, a DECO, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, estabeleceu com a Câmara de Gondomar o primeiro protocolo de colaboração a nível nacional, em 1992, e passou a disponibilizar informação especializada e apoio jurídico aos munícipes gondomarenses.

“O apoio em Gondomar é realizado na ajuda ao consumidor, prestação de informação e resolução de conflitos de consumo. Além disso, também trabalhamos com a autarquia ao nível da educação para o consumo, realizando todos os anos nas escolas do concelho e junto da comunidade ações de formação”, afirma Joana Simões da DECO.

Texto e fotos: Pedro Santos Ferreira Desta forma a associação com cerca de 400 mil associados tem fomentado a relação com o Município de Gondomar e faz destacar uma técnica todas as sextas-feiras à tarde, para prestar atendimento e informação aos gondomarenses.

Marta Gil, jurista da DECO, é responsável pelo Gabinete de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Gondomar. Ao Vivacidade a técnica sublinha a importância do apoio da DECO no esclarecimento aos consumidores. “Se o consumidor teve um problema com um serviço, qualquer tipo de relação de consumo, se tem uma dúvida ou eventualmente já teve um problema, pode dirigir-se ao nosso gabinete em Gondomar fazendo o agendamento prévio. No atendimento, prestamos esclarecimentos ao consumidor sobre

os seus direitos e ajudamos também a redigir uma carta de reclamação para contactar primeiramente uma entidade, se for o caso. Se a situação não ficar resolvida com a carta de reclamação, o munícipe pode vir junto de nós e aí abrimos um processo de mediação. Neste processo nós contactamos a entidade com vista à resolução da situação de conflito que o consumidor nos apresentou”, explica Marta Gil.

A jurista considera “positiva” a parceria da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor com a Câmara de Gondomar e revela que até novembro o Serviço de Defesa do Consumidor da autarquia foi solicitado por 556 munícipes. “Os temas mais reclamados são as telecomunicações, os serviços de interesse geral (água, eletricidade e gás) e as questões de compra e venda, sobretudo a garantia relacionada com a compra de automóveis”, detalha a jurista da DECO.

A técnica considera ainda que em Gondomar existem “consumidores atentos” que, só este ano, já levaram à abertura de 85 processos de mediação no concelho.

De acordo com Marta Gil, o maior número de queixas vem da freguesia

de Rio Tinto. A jurista realça uma maior procura de munícipes das zonas urbanas em detrimento dos que habitam no Alto Concelho. Contudo, a responsável deixa o alerta: “se os consumidores não conseguirem chegar até nós podem enviar-nos os documentos por e-mail ou correio, nós devolvemos o contacto”.

“Parceria feliz” com aCâmara de Gondomar

Sobre o protocolo estabelecido com a Câmara de Gondomar, Marta Gil não tem dúvidas, “é uma parceria feliz”, refere a jurista. “A autarquia contribui com o conhecimento da realidade local e constrói uma estrutura acessível e a DECO presta assistência com a experiência de anos nesta matéria. Portanto, acho que é um projeto muito feliz e isso é visível porque as pessoas procuram-nos e a procura tem aumentado ao longo dos anos”, conclui a técnica da DECO.

Gabinete de Apoio ao Sobreendividado é o mais recente serviço da DECO em Gondomar

“Por força das circunstâncias, em 2011, após a crise financeira a DECO criou o Gabinete de Apoio ao

> O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado situa-se junto à Loja do Cidadão de Gondomar (S. Cosme)

Page 9: Edição de novembro de 2015

9VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sobreendividado (GAS)”, começa por dizer Ana Passos, responsável pelo GAS.

O serviço registou até outubro 26 mil pedidos de intervenção e totaliza já “mais de dois mil processos” iniciados pela DECO. Todos os meses a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor destaca um técnico para prestar apoio em Gondomar para que as pessoas em situação de sobreendividamento “não tenham que ser obrigadas a deslocar-se ao Porto”.

“Muitas vezes estas pessoas não têm informação e não sabem resolver um problema de sobreendividamento, ou seja, a incapacidade de poder cumprir as suas obrigações de crédito com os rendimentos que têm disponíveis”, afirma a jurista.

Entre as principais causas de endividamento dos gondomarenses

destacam-se as situações de desemprego, doença, divórcio e deterioração das condições laborais. “O nosso trabalho consiste na mediação extrajudicial para, em nome do munícipe, renegociar os créditos para ajustar as prestações ao rendimento que este dispõe. Contudo, não negociamos com a Segurança Social nem com as Finanças porque são entidades públicas e não aceitam mediações”, explica Ana Passos.

O principal objetivo do GAS passa sobretudo pela “intervenção preventiva” centrada na importância de explicar aos gondomarenses as implicações de contrair um crédito. Nesse sentido, a DECO mantém no concelho a aposta em formação nas escolas, IPSS e centros comunitários.

“Ainda existe vergonha, princi-palmente nas classes de médios

rendimentos, mas nós tratamos todos os casos de forma individual e em sigilo, com atendimento em gabinete privado. As pessoas podem solicitar o nosso apoio sem custos. Somos uma instituição de peso a nível nacional e por isso 80% dos casos que mediamos são resolvidos com sucesso”, informa a responsável pelo GAS.

O Gabinete de Apoio ao Sobreendividados está situado junto à Loja do Cidadão de Gondomar (S. Cosme), em frente à Escola Secundária de Gondomar. O atendimento da DECO é feito mensalmente à primeira segunda-feira de cada mês.

“Somos uma instituição de relevo e a maior associação do país”

Ao Vivacidade, Joana Simões, realça a missão da DECO, “a defesa

dos legítimos interesses e dos direitos dos consumidores”, papel assumido pela associação há 41 anos.

A técnica aponta como principal objetivo a “proximidade aos con-sumidores” através da descentrali-zação dos serviços a nível nacional com a sede em Lisboa e criação de várias delegações regionais (Minho, Norte, Coimbra, Santarém, Évora e Faro).

“Aquilo que fazemos é disponibilizar a nossa experiência, o nosso acervo informativo, ao dispor das autarquias para que estas possam prestar um apoio mais sustentado aos seus munícipes. Somos uma instituição de relevo e a maior associação do país, por isso assumimos a necessidade de dar resposta mais específica aos problemas das famílias portuguesas”, conclui. ■

> Joana Simões, Ana Passos e Marta Gil, técnicas da DECO

Page 10: Edição de novembro de 2015

10 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

PUB

VIVA MODAAlcina CunhaConsultora de Imagem

O colar perfeitowww.alcinacunha.com

Os acessórios são o complemento mais importante que existe. Estes são indicadores de estilo e reforçam a nossa identidade. O mesmo outfit pode ser completamente modificado só com a troca dos acessórios. Existem vários modelos e preços, para todos os gostos e carteiras.

Dos mais conhecidos e usados, os colares estão constantemente presentes nos outfits femininos, tanto para o dia a dia como para ocasiões especiais. Mas isso não significa que sejam de fácil conjugação. Escolher o colar certo para cada decote é um passo importante para conseguir uma aparência elegante e cuidada. O comprimento, o modelo, a cor e o tipo de pingente que é utilizado são pormenores importantes a ter em consideração quando for escolher o colar. Por exemplo, se este é longo e tem um pingente delicado, pode-se perder por cima de camisolas de gola alta e padrões fortes. A escolha da cor e do estilo deve combinar com a roupa em geral, e não apenas com o decote.

O formato do decote é o que mais compromete o modelo do colar, pois cada decote pede um modelo específico, por isso é essencial escolher sabiamente, selecionando um colar que se adapte ao decote. Assim sendo, quando usar decote em V, prefira colares que sigam a linha do “V” do decote. O decote redondo fica bem com colares que sigam a linha redonda criada por ele. As camisas com o colarinho fechado pedem um maxi colar que fique próximo do pescoço, já as camisas com o colarinho aberto, pedem colares em forma de V. O decote canoa fica bem com colares longos, com várias voltas. O decote de gola alta combina com colares longos e soltos, que criam uma linha vertical e alongam a silhueta. O decote quadrado fica bem com colares com pedraria e no decote princesa o maxi colar com formato em V é o que melhor fica. Quando usar o decote drapeado, prefira brincos. Divirta-se a experimentar e lembre-se também que as regras servem para serem quebradas. ■

Foto DR

Município passa a dispor de sete Unidades Locais de Proteção Civil

Município candidata areal de Melres a praia fluvial

A Comissão Municipal de Proteção Civil determinou, a 29 de outubro, a criação de sete Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC).

A Câmara de Gondomar apresen-tou a 30 de outubro a candidatura do areal de Melres à classificação de “praia fluvial”. Caso seja aprovada, esta será a terceira praia do conce-lho apta para a prática balnear.

A decisão torna Gondomar o único concelho do País a dispor de ULPC em todos os territórios, freguesias ou uniões de freguesias.

“Cada ULPC (Baguim do Monte, Covelo e Foz do Sousa, Fânzeres e São Pedro da Cova, Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, Lomba, Melres e Medas, e Rio Tinto) é presidida pelo respetivo presidente de Junta”, pode ler-se no comunicado da Câmara Municipal de Gondomar.

“Assim, as ULPC têm competências atribuídas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e devem, entre outras tarefas, executar a política municipal de proteção civil (prevenção, preparação, resposta e recuperação de acidentes graves ou catástrofes,

O Município de Gondomar quer tornar o areal de Melres, situado na margem norte do rio Douro, uma “praia fluvial”. O compromisso assumido pelo atual executivo municipal levou a autarquia a candidatar o areal melrense à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em Gondomar existem já dois areais designados como praias fluviais - Lomba e Zebreiros – mas, segundo Carlos Brás, vereador do Turismo e do Património da Câmara de Gondomar, o concelho dispões “de outros locais que, pelas suas características, atraem a população, visitantes e turistas para a prática balnear”.

De acordo com o autarca a decisão da APA

Foto DR

Foto DR

promover a proteção e socorro das populações, dos bens e do património do seu território), prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves ou catástrofe deles resultantes, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público”, conclui a nota enviada à imprensa. ■

deverá ser conhecida em maio do próximo ano, o que permitirá ao Município preparar o espaço para a época balnear de 2016.

“Está lançada a semente para identificação da terceira praia fluvial do Município de Gondomar. Estamos confiantes porque temos vindo a trabalhar este dossier dos areais e praias com muita responsabilidade. A verdade é que os espaços são utilizados, portanto tudo deve ser feito para evitar possíveis acidentes”, conclui Carlos Brás. ■

Page 11: Edição de novembro de 2015

PUB

PUBPUB

Page 12: Edição de novembro de 2015

12 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

PUB

Universidade Sénior de Gondomar abre ano letivo em festa

Vivacidade baterecordes em outubro

A Universidade Sénior de Gondomar realizou, a 23 de outubro, a cerimónia de abertura oficial do ano letivo 2015/2016. A iniciativa reali-zou-se nas instalações da ins-tituição.

O Vivacidade encerrou o mês de outubro a bater recordes. No site oficial do jornal regis-taram-se mais de 8 mil visua-lizações no dia 30 de outubro e no Facebook foram ultra-passados os 5000 gostos.

Professores e alunos marcaram presença na abertura de mais um ano letivo na Universidade Sénior de Gondomar (USG). A tarde de festa contou com as atuações do Grupo Tons e Sons, da Orquestra de Acordeão e da Tuna da USG e protagonizou um momento de convívio que assinalou o início de um novo ano “académico” na USG, distinguida pela RUTIS como “uma universidade de excelência pelo trabalho e resultados obtidos no desempenho e serviços prestados aos seniores.

José António Macedo, presidente da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, aproveitou a ocasião para agradecer ao Município o

A publicação “Bryan Adams atua em Gondomar em 2016” foi responsável por um “boom” de visualizações no site oficial do nosso jornal. O acontecimento fica na história do Vivacidade como o dia em que foi registado o maior número de

apoio de 2500 euros cedido à instituição, verba que “será utilizada para melhorar as condições do auditório da USG, bem como para a aquisição de alguns equipamentos”, sublinhou o autarca.

Também presente na cerimónia, Aurora Vieira, vereadora da Educação da Câmara de Gondomar, destacou o trabalho desenvolvido “em prol da comunidade” e considerou a USG “pioneira no ensino que proporciona aos seniores”.

Eunice Neves, diretora do CINDOR, também esteve presente na iniciativa. Recorde-se que neste ano letivo a USG inaugura a disciplina História da Filigrana nas instalações do CINDOR. ■

visualizações, mais de oito mil, sendo assim a melhor semana de sempre, no que às visualizações de página diz respeito - com um total superior a 15 mil visualizações – e o melhor mês desde a inauguração da nova plataforma online, com um total superior às 20 mil visualizações.

A mesma publicação foi igualmente vista e partilhada no Facebook por mais de 60 mil pessoas, outro registo recorde para o Vivacidade.

Os números registados no site e no Facebook coincidem também com a superação da “barreira” dos 5000 gostos na página do Facebook. No Twitter o jornal contabiliza mais de 150 seguidores. ■

Foto DR

Foto DR

Page 13: Edição de novembro de 2015

13VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

PUB

Fotos DR

O Auditório Municipal de Gondomar recebeu a 6 de novembro o colóquio “Dig-nidade em Saúde Mental”. O encontro teve como objetivo informar a comunidade.

A Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), o Centro Hospitalar do Porto e a Câmara de Gondomar, em colaboração com a Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental na Área Metropolitana do Porto, promoveram um colóquio sobre a “Dignidade em Saúde Mental”, a 6 de novembro, Dia Mundial da Saúde Mental, no Auditório Municipal de Gondomar.

A iniciativa procurou “promover a dignidade em contexto de saúde mental de forma a proporcionar à comunidade e às famílias ou pessoas afetadas pela doença informação especializada com acesso a elementos cruciais na educação para a saúde que possibilitam maior conhecimento e proximidade interpessoal”, começou por dizer António Vieira, vice-presidente e

Dignidade em Saúde Mental discutidano Auditório Municipal

> O colóquio realizou-se no Dia Mundial da Saúde

coordenador da delegação norte da ADEB.O debate contou com a presença

de Aurora Vieira, vereadora do Desenvolvimento do Potencial Humano, Álvaro Carvalho, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Alice Lopes, médica psiquiátrica e diretora do Serviço de Psiquiatria e Psicologia da Saúde do Centro Hospitalar do Porto, Catarina Guimarães, vogal do Conselho Clínico de Gondomar, entre outros especialistas.

“A Saúde Mental ainda tem associada a si uma carga negativa muito grande mas

importa referir que é mais do que a mera ausência da doença mental, é a capacidade de adaptar-se, enfrentar crises e descobrir um sentido para a vida. As perturbações mentais são comuns, provocam facilmente a marginalização e estão associados a um aumento da mortalidade”, afirmou Álvaro de Carvalho.

Os convidados debateram ainda a dignidade nos cuidados continuados e o estigma na Saúde Mental, tendo o colóquio encerrado com o reforço da importância de dignificar a Saúde Mental. ■

Page 14: Edição de novembro de 2015

14 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

SociedadePUB

Foto DR

Foto DR

Gondomar a Inovar debate soluções para problemas sociaisdo concelho

Com o principal objetivo de debater soluções para os pro-blemas sociais do concelho, realiza-se até dia 21 de no-vembro, a iniciativa Gondo-mar a Inovar 1.0. A semana social resulta de uma parce-ria entre o Município e o IES - Social Business School.

“Em torno da inovação social e da sustentabilidade do terceiro setor”, a Câmara Municipal de Gondomar articulou-se com a IES – Social Business School, com o objetivo de promover uma “iniciativa municipal inovadora” que envolva os vários atores e agentes locais.

De acordo com o comunicado enviado pela autarquia, o principal desafio da iniciativa centra-se na “reflexão sobre os atuais problemas sociais e consequente emergência de modelos de solução”, estimulando desta forma a “mudança de atitudes e das culturas institucionais”. Assim,

pretende-se que o evento seja uma espécie de “ano zero” que tenha como resultado final melhores alternativas na resolução de problemas.

Desta forma, o Município ambiciona que no final a Semana Social Gondomar a Inovar 1.0 seja uma “viragem no panorama socialmente empreendedor de Gondomar e da região”, afirmou através de comunicado à imprensa.

O evento pretende ainda evidenciar as “temáticas do empreendedorismo versus empreendedorismo social”, estimulando assim o “potencial de sustentabilidade, a eficiência e o aumento da qualidade das sinergias implementadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do Município”.

Ao longo da semana cada dia de trabalho terminou com um momento dedicado à reflexão acerca de tudo o que foi discutido, contando com a participação de moderadores de vários encontros.

O Gondomar a Inovar 1.0 encerra entre sexta-feira e sábado com um ‘bootcamp’ na Biblioteca Municipal destinado aos técnicos e dirigentes das IPPS do Município. ■

Page 15: Edição de novembro de 2015

15VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

PUB

O Ornishow Internacional do Douro 2015 realizou-se de 13 a 15 de novembro no Pavilhão Municipal de Covelo. O evento contou com 4800 aves expostas.

Alberto Pacheco, 16 anos, aluno do Colégio Paulo VI, venceu a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Ame-ricanas da Matemática em Porto Rico. Ao Vivacidade, o estudante admite que espera “alcançar uma medalha de prata numa próxima edição” .

O Ornishow, um dos maiores eventos da ornitologia nacional, mudou-se este ano para o Pavilhão Municipal de Covelo. No total, passaram por aquele espaço cerca de 4800 aves, menos 200 em comparação com a edição do ano passado.

Ao Vivacidade, Amílcar Dias, organizador do evento, faz um balanço positivo da edição deste ano mas lamenta a mudança de local imposta pela autarquia. “Por ser mais longe tivemos menos afluência do público porque o pavilhão ficava longe do centro de Gondomar. No entanto, a mudança de local não comprometeu o evento que foi e continua a ser um êxito e a maior prova de aves nacional”, afirma Amílcar Dias em entrevista ao Vivacidade.

O membro do Clube Ornitológico de Gondomar considera também que a realização do próximo Campeonato do

Que significado teve esta medalha de bronze?

A medalha é um prémio pelo que consegui nesta Olimpíada mas também é, para mim, uma prova de confiança em mim para cumprir objetivos em competições futuras.

Ficaste a um ponto da medalha de prata. Será o teu objetivo numa próxima edição?

Não descarto ter como objetivo principal alcançar uma medalha de prata numa próxima edição, mas prefiro concentrar-me em dar o melhor e isso passará naturalmente por melhorar o meu resultado.

É importante premiar o esforço académico desta forma?

Acredito que se deve premiar tanto

Mundo em janeiro, na Exponor, Matosinhos, poderá ter retirado participantes ao Ornishow. “O Campeonato do Mundo retirou-nos a participação de alguns criadores que estão a apostar nessa prova”, sublinhou o organizador.

Amílcar Dias espera “ter um espaço mais digno para as aves” na próxima edição do Ornishow. “Fazemos este trabalho há nove anos e temos projetos para evoluir mas precisamos de melhores condições. Foi-nos proposto pela nossa Federação avançar com a internacionalização do nosso evento mas é necessário um pavilhão mais central, como por exemplo, São Pedro da Cova”, concluiu o ornitólogo. ■

Foto Arquivo Vivacidade

Foto DR

Ornishow 2015 teve4800 aves em Covelo

Alberto Pacheco bronze da matemática em Porto Rico

o esforço académico como o esforço que é preciso fazer para ter sucesso nestas competições. É importante premiar o esforço necessário para ter sucesso em provas destas já que é promovida toda uma nova maneira de pensar e praticar que não é aprendida no dito “ensino normal”.

Que profissão pensas seguir e em que medida a matemática poderá ser um grande contributo para o teu futuro?

Sem dúvida alguma, a matemática terá um papel fulcral no meu futuro. É inconcebível pensar em não seguir uma profissão relacionada intimamente com a matemática. Mas saber a profissão em específico que penso seguir... Esse sim é um problema que ainda não resolvi. ■

Page 16: Edição de novembro de 2015

16 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

Fotos PSF

A Câmara Municipal de Gon-domar vai reeditar este ano a campanha “Neste Natal Com-pre + Local” que visa promover o comércio tradicional local.

A Câmara Municipal de Gon-domar e a Lipor estão a promo-ver, em conjunto, ações de sen-sibilização para a importância da reciclagem nas infraestrutu-ras do Município. O Vivacida-de acompanhou a campanha “Vamos começar pela nossa casa” nos Paços do Concelho.

O auditório da Escola Secun-dária de Rio Tinto foi palco da tomada de posse em conjunto das nove associações de pais do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3.

O Município de Gondomar vai emitir 100 mil raspadinhas que distribuirão 700 prémios produzidos ou comercializados em Gondomar. É o regresso da campanha “Neste Natal Compre + Local” iniciativa que foi considerada “um sucesso” pelo vereador Carlos Brás, responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara de Gondomar.

Durante o período de vigência da iniciativa, por cada 25 euros em compras, efetuadas nas lojas aderentes, será atribuída uma raspadinha, a ser usada de imediato.

No final da campanha será efetuada uma sessão solene de entrega dos 20 primeiros prémios. Os restantes 680 poderão ser levantados a qualquer altura da vigência da campanha, que decorrerá entre 1 de dezembro de 2015 e 6 de janeiro de 2016. Os prémios consistem em bens e serviços prestados, maioritariamente, por empresas locais. Englobada na proposta aprovada, com três abstenções do PSD,

De 10 de novembro a 3 de dezembro, as infraestruturas da Câmara de Gondomar recebem várias ações de sensibilização para a importância da reciclagem. O projeto conta com o envolvimento da Lipor e é promovido pelo Município que quer dar “o incentivo aos gondomarenses”, segundo José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar.

“Estamos a trabalhar em conjunto com a Lipor no cumprimento das metas do PERSU 2020. Em Gondomar havia um grande trabalho a ser feito e da parte do Município não existiam campanhas

A escola sede – Escola Secundária de Rio Tinto - do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 acolheu, a 23 de outubro, a toma-da de posse em conjunto das nove associa-ções de pais e encarregados de educação do agrupamento.

Perante uma sala lotada os empossados “assumiram publicamente o seu compro-misso de defender a educação nas escolas do concelho e pugnar pela necessária e honrada participação parental”, pode ler-se no comu-

na última reunião pública da Câmara de Gondomar realizada no edifício da antiga Junta de Freguesia da Foz do Sousa está também a distribuição de alcatifa e a iluminação natalícia nas principais zonas de comércio do concelho.

PSD considera que valor dos prémios “poderia ser maior”

Ao Vivacidade, a vereação do PSD considerou que “o valor dos prémios poderia ser maior, aumentando este valor para os cinco mil euros e reduzindo o valor quer na divulgação da comunicação social e suportes comunicacionais quer no valor da iluminação de Natal”. ■

nicado publicado no site oficial da Associa-ção de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Rio Tinto (APSERT). Marcaram presença na tomada de posse as Associações Parentais da EB23 Frei Manuel de Santa Inês, Centro Escolar de Baguim do Monte, EB1/JI Seixo, EB1 Vale de Ferreiros, JI Baguim do Monte, JI Baixinho, JI Castro e JI Entre-Cancelas. Foram convidados os autarcas de Baguim, Rio Tinto e Fânzeres.

A iniciativa conjunta serviu também para reiterar a disponibilidade das asso-ciações para trabalhar em conjunto. “Tudo faremos para que todos venham a ter a mesma depreensão pelo nosso trabalho e prosseguiremos com os que querem estar, porque não desistiremos nunca das nossas crianças e dos nossos jovens”, conclui o co-municado. ■

Foto Arquivo Viivacidade

Foto DR

“Neste Natal Compre+ Local” regressa comraspadinhas e 700 prémios

Munícipio e Lipor promovem ação conjuntade sensibilização para a reciclagem

Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto tomam posse em conjunto

de sensibilização”, começa por lamentar o autarca que percorreu, a 12 de novembro, gabinetes e departamentos do edifício da Câmara de Gondomar para entregar ‘eco-bags’, os sacos de reciclagem da Lipor.

A ação inserida na iniciativa “Vamos começar pela nossa casa” integra o conjunto de campanhas da Lipor para o “Consumo Sustentável”.

“Esta campanha foi uma motivação extra que quisemos dar. Nesta iniciativa vamos passar por todos os edifícios da autarquia e vamos retirar todos os cestos com sacos pretos colocados em gabinetes e corredores técnicos. Em alternativa vamos

colocar em cada corredor técnico e gabinete um mini ‘eco-bag’ onde as pessoas podem colocar o seu fluxo separado”, explica José Fernando Moreira ao Vivacidade.

A campanha vai passar ainda pelo Parque Tecnológico de Gondomar, Mercado de S. Cosme, Biblioteca Municipal e Centro Cultural de Rio Tinto, entre outros espaços da autarquia.

Concurso “Quanto + separas + ganhas” nas escolas

A Câmara Municipal de Gondomar promove, este ano letivo, o concurso escolar “Quanto + separas + ganhas”. A

competição aberta a todas as escolas do concelho tem como objetivo aumentar a quantidade de papel, cartão e embalagens tetra-pack, plástico e metal, separadas na escola para reciclagem e criar hábitos de separação de resíduos na escola e em casa. O concurso prolonga-se até 27 de maio de 2016.

Está prevista a atribuição de prémios pela empresa Rede Ambiente às cinco escolas que obtiverem o melhor resultado.

“Em janeiro o concurso vai alargar-se às IPSS do concelho e vamos ainda criar mais circuitos de recolha porta-a-porta”, adiantou o vereador do Ambiente. ■

> No gabinete do presidente da Câmara Municipal de Gondomar > ?José Fernando Moreira entregou os ‘eco-bags’

Page 17: Edição de novembro de 2015

17VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

PUBPUB

Baguim Fashion 2015 confirmasucesso da 1ª ediçãoA iniciativa Baguim Fashion 2015 encerrou, a 31 de outu-bro, os festejos do 30.º aniver-sário da Junta de Freguesia de Baguim do Monte. Rita Ribeiro e Jorge Taio foram eleitos Miss e Mister Baguim Fashion, respetivamente.

O Centro Paroquial de Baguim do Monte teve lotação esgotada no desfile final do Baguim Fashion 2015. O principal atrativo da noite foi a eleição das novas misses e misters juvenis e seniores do concurso de moda que encerrou as comemorações do 30.º aniversário da Junta de Freguesia de Baguim do Monte.

Os eleitos foram Rita Ribeiro (miss Baguim Fashion), Jorge Taio (mister Baguim Fashion), Francisca Martins (miss juvenil Baguim Fashion) e Leandro Jesus (mister juvenil Baguim Fashion).

O evento serviu também para expor as tendências deste outono/inverno no comércio local e contou com a participação de Sofia Azevedo, miss Baguim do Monte 2014, Camila Ribeiro, miss Baguim Fashion

2014, e Jéssica Rodrigues, miss Bikini Universo 2016 Portugal.

“O Baguim Fashion atingiu em ple-no os objetivos”

Em entrevista ao Vivacidade, Joaquim Fernando Silva, membro da organização e autarca da Junta de Baguim do Monte, destaca o sucesso do alcançado pelo Baguim Fashion, “um evento cultural diferente” que, segundo o mesmo, permite “que qualquer jovem tenha uma oportunidade na passarela”.

De acordo com o organizador, esta edição registou mais de 40 candidatos que contaram com formação de passarela nas instalações da Junta. No total, 22 modelos concluíram a formação administrada.

Em 2016, o Baguim Fashion promete regressar à freguesia em outubro com um concurso de designers, criadores de roupas, joias e acessórios. Já o desfile de coleções de roupa das lojas de comércio tradicional e o concurso de modelos juvenis e seniores terá lugar no Multiusos de Gondomar, no Gondomar Fashion.

“O Baguim Fashion atingiu em pleno os objetivos”, conclui Joaquim Silva.

Miss Baguim Fashion 2014 seguiu carreira na moda

Camila Ribeiro foi vencedora da categoria miss Baguim Fashion na 1ª edição do concurso e desde então tem vindo a seguir carreira na moda. “Continuei a

fazer o que mais gosto. A coordenadora do concurso incentivou- me e convenceu os meus pais a não desistir porque acreditava que eu tinha potencial para triunfar n o mundo da moda”, afirma a jovem baguinense.

A conquista do títu-lo miss Baguim Fashion 2014 foi sucedida pelos títulos miss Aveiro 2015, miss Bairrada 2015 e miss Ju-venil Portugal 2015. ■

> Vencedores do Bagim Fashion > Vencedores juvenis > Joaquim Fernando Silva

Fotos DR

Page 18: Edição de novembro de 2015

18 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

POSTO DE VIGIAManuel TeixeiraJornalista e Professor Universitário

Deixem a coligação de esquerda provar que tem novas soluções

1 – Como se esperava, os resultados das legislativas de outubro ditaram uma tal instabilidade política que bem se pode dizer que o novo Governo andará permanentemente de corda ao pescoço, sempre à espera que alguém lhe aperte o garrote da forca. Esta frase é parte da previsão que fizemos neste mesmo espaço, na edição deste jornal do mês passado.

A vitória da coligação PSD/CDS manifestou-se incapaz de conseguir os consensos necessários para a formação de uma maioria estável, impedindo o segundo Governo de Passos Coelho de entrar em funções regulares. Foi rejeitado no Parlamento pela maioria das esquerdas que se formou entre PS, CDU e BE, caindo no final do debate do programa que apresentou aos deputados.

2 – Apesar de derrotado, António Costa apresentou-se ao presidente da República assegurando ter condições para formar um Governo minoritário, com o apoio dos comunistas e bloquistas. Um acordo necessariamente frágil, e praticamente sujeito aos humores dos parceiros, que não se cansam de afirmar que nenhum dos partidos abdicou dos seus princípios programáticos e ideológicos dominantes.

Seja como for, ninguém põe em dúvida que, sob o ponto de vista formal, esta maioria das esquerdas tem legitimidade constitucional. E se a lei fundamental lhe dá acolhimento, então a questão da legitimidade política é pouco mais do que uma questão retórica. Restará, pois, quando muito, discutir a legitimidade ética de uma tal solução…

3 – Aqui chegados, parece bem mais útil chamar à discussão o pragmatismo político. Nesta perspetiva, estamos perante uma grande oportunidade para tirar todas as dúvidas. Há quatro décadas que andamos todos a dizer que os portugueses estão condenados a ser governados pelos socialistas ou pelos social-democratas, em ciclos de alternância do poder.

Chegou o momento de saber se, afinal, um governo de todas as esquerdas é ou não capaz de resolver os problemas nacionais, certamente com receitas políticas bem diferentes daquelas a que fomos habituados nos últimos 40 anos. Tirem-se todas as dúvidas, deixando as esquerdas demonstrar como se acaba com as injustiças sociais, o desemprego crónico, as desigualdades, etc, etc,… ■

ASSEMBLEIA - GERAL ORDINÁRIA

Ao abrigo do artigo 35º alínea h) e dando cumprimento à alínea b) do nº 2 do artigo 39º, dos Estatutos, convocam-se os Associados da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Areosa – Rio Tinto, no pleno uso dos seus direitos, para uma Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar no próximo dia 26-11-2015, pelas 21h15m, na Rua dos Marques, Rio Tinto, com a seguinte ordem de trabalhos:

ORDEM DE TRABALHOS:

1º - Analisar, discutir e votar Plano e Orçamento para o ano de 2015, bem como o Parecer do Concelho Fiscal.

2º - Informações.

Rio Tinto, 03 de Novembro de 2015

Nota : A Assembleia-geral, reunirá à hora marcada na convocatória se estiverem presentes mais de metade dos Associados com direito a voto. Se, à hora marcada para a Assembleia-geral, não se verificar o número mínimo de presenças previstas no parágrafo anterior a Assembleia-geral reunirá em 2ª convocatória, 30 MINUTOS depois, com qualquer número de Associados

SEDE: RUA DOS MARQUES / 4435-466 RIO TINTO | SERV. EMERGÊNCIA: 112 TELEFONES 229732009 / 229732010 – FAX: 229730024

CONVOCATÓRIA

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROSVOLUNTÁRIOS DA AREOSA – RIO TINTO

FUNDADA EM 12/09/1922

INSTITUIÇÃO DE UTLIDADE PÚBLICA

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

(Eduardo Castro Sousa)

Município notifica maisde 100 proprietários deprédios degradados

A Câmara de Gondomar identifi-cou mais de uma centena de prédios degradados que poderão ser alvo de um agravamento de Imposto Muni-cipal sobre Imóveis (IMI).

A grande maioria dos prédios identificados está localizada na zona urbana do concelho. A freguesia de Valbom lidera a lista com 42 edifícios devolutos, seguindo-se 33 em S. Cosme e 27 em Rio Tinto, enquanto na Lomba apenas foram identificados oito e em S. Pedro da Cova dois.

Recorde-se que em outubro de 2014 a Câmara de Gondomar aprovou, para o corrente ano,

o agravamento em 30% do IMI sobre prédios degradados que constituíssem risco. “Numa primeira triagem notificamos 155 proprietários, dos quais resultaram 118 prédios para agravar porque houve 37 proprietários que no prazo em que lhes foi dado procederam às obras de entaipamento”, descreveu à agência Lusa Carlos Brás, vereador do Património.

Segundo o autarca, o objetivo da medida “é que os proprietários dotem os edifícios de condições de segurança, salubridade e higiene”, refere o vereador.

O levantamento de prédios degradados vai sendo atualizado pela autarquia gondomarense com a colaboração das Juntas de Freguesia, estimando-se um novo ponto de situação para “a primavera do próximo ano”, avançou Carlos Brás. ■

Foto DR

Jornal Vivacidade 19/11/2015

Page 19: Edição de novembro de 2015

19VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

PUB

Sociedade

Iberanime 2015:cultura japonesa em destaque no MultiusosMilhares de fãs da cultura pop japonesa marcaram pre-sença no Multiusos de Gon-domar a 24 e 25 de outubro. A edição do Porto do Iberani-me voltou a repetir o sucesso registado em anos anteriores.

Fãs de séries de desenhos anima-dos, bandas desenhadas e video-jogos japoneses encontraram-se no Multiusos de Gondomar du-rante dois dias marcados por várias atividades, concursos e jogos à d i s p o s i -ção dos vi-sitantes.

O Ibera-nime OPO 2015, or-g a n i z a d o pela Manz P r o d u ç õ e s ,

Foto DR

Foto DR

voltou a registar a afluência de milha-res de geeks, cosplayers, retro-gamers, board-gamers e otakus, designações atribuídas aos aficionados por tecno-logia, personagens de manga [banda--desenhada japonesa], videojogos an-tigos, jogos de tabuleiro modernos e desenhos animados japoneses, respe-tivamente.

O evento contou ainda com as eli-minatórias nacionais da competição

Cosplay World Masters (CWM). ■

Município celebrou protocolo com a ANJE

O Município de Gondomar e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) assinaram, a 25 de outubro, um protocolo de cooperação entre as duas instituições.

A Câmara de Gondomar e a ANJE celebraram um protocolo com o objetivo de “promover o desenvolvimento social e económico” do concelho.

De acordo com o documento assinado por Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, e João Rafael Koehler, presidente da ANJE, as partes propõem-

se a “desenvolver no concelho o projeto de um centro de incubação destinado a empreendedores, que pretendam iniciar e desenvolver uma atividade empresarial, através da apresentação de projetos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da região”, garantindo “um melhor acesso dos jovens, particularmente dos jovens empresários e quadros de empresas, à formação profissional, através da articulação com a Direção de Formação da ANJE, nas áreas consideradas mais carenciadas”.

Nos termos do documento assinado, a ANJE “compromete-se a criar um Centro de Incubação que incluirá acesso aos serviços do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, entre outros projetos”. ■

Page 20: Edição de novembro de 2015

20 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

OPINIÃO

Devolução de cauções de serviços de água, eletricidade e gás decorre até ao final do ano

A DECO ajuda-o gratuitamente a recuperar a sua caução de forma simples

Decorre até 31 de dezembro de 2015 o prazo para restituição aos consumidores dos montantes de cauções pagos, quanto a contratos de serviços públicos essenciais (água, eletricidade e gás) celebrados até 1999 e desde que as entidades prestadoras dos serviços (autarquias locais e/ou entidades gestoras) não tenham ainda procedido a esse reembolso.

Para os consumidores poderem solicitar o reembolso das cauções à Direção Geral do Consumidor (entidade responsável pelo pagamento das importâncias em dívida), têm de dispor uma declaração emitida pelos serviços, que atesta aquele direito. Normalmente, os consumidores com direito a reaver as importâncias constam das listas das entidades prestadoras dos serviços, que devem, de resto, estar afixadas em local público e no site das entidades, com vista a serem consultadas.

Sendo certo que a maior parte dos consumidores ainda desconhece que pode solicitar a restituição das cauções e a forma de o fazer, no intuito de auxiliar os consumidores nos seus pedidos de obtenção das declarações e agilizar o processo de devolução, a DECO criou uma página - www.dinheirodoscontadores.pt – onde, de forma simples, gratuita e acessível, aqueles se podem inscrever.

De notar, no entanto, que esta página estará apenas disponível até ao próximo dia 30 de novembro de 2015.

Para qualquer pedido apoio dirija-se à DECO ([email protected]) ou ao Gabinete de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Gondomar. A autarquia dispõe de um protocolo de colaboração com a DECO e presta apoio gratuito aos munícipes.

Foto DR

“O Social em Debate X” discute a migração entre a crise e as oportunidades

Rio Fernandes falousobre o concelho no ClubeGondomarense

A Associação Vai Avante vai pro-mover “O Social em Debate X”. A conferência terá lugar no auditório da Associação Comercial e Indus-trial de Gondomar (ACIG) a 23 de novembro.

O geógrafo gondomarense Rio Fer-nandes esteve no Clube Gondoma-rense a 6 de novembro. A palestra foi subordinada ao tema “Gondomar visto desde o Porto e o Porto visto des-de Gondomar”.

A ACIG vai receber a próxima edição da iniciativa “O Social em Debate”, organizada pela Associação Recreativa e Cultural Bem Fazer Vai Avante, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova e a ACIG.

A sessão de abertura está agendada para as 14h de 23 de novembro. Estão previstas intervenções do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do diretor adjunto do Centro Distrital Segurança Social do Porto, Ângelo Oliveira, do diretor da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, Lino Maia, do presidente da ACIG, Graciano Martinho e do presidente do Vai Avante, Fernando Duarte.

Segue-se a discussão do tema “Uma questão de direitos” moderada pela presidente da Comissão de Democracia, Direitos Humanos e Questões

O salão nobre do Clube Gondomarense recebeu o geógrafo Rio Fernandes para uma palestra sobre o concelho. “Gondomar visto desde o Porto e o Porto visto desde Gondomar” era o tema da conversa com os gondomarenses que lotaram o espaço da associação. Segundo Rio Fernandes, Gondomar é visto pelos portuenses como “uma periferia com falta

Humanitárias da Assembleia Parlamentar da OSCE, Isabel Santos.

A coordenadora jurídica do Conselho Português para os Refugiados, Mónica Farinha, a diretora regional do SEF, Cristina Gatões e Irene Guia, da Comissão Jurídica da Plataforma de Apoio aos Refugiados, encerram “O Social em Debate X” a debater “Os desafios do acolhimento dos refugiados em Portugal”.

O evento tem como destinatários os técnicos das ciências sociais, os dirigentes associativos e os estudantes. ■

Foto PSFFoto PSF

de hierarquia viária, um local com mais residentes que visitantes, repleto de casas e com um espaço público de pouca qualidade para os habitantes locais”.

Entre os desafios e oportunidades para o concelho, o geógrafo natural de Gondomar admitiu que é necessária “uma ideia de futuro para o território” com um novo ciclo de políticas pautado por “menos construção, estradas e rotundas e mais preocupação com efeitos práticos na vida das pessoas”.

Segundo Rio Fernandes, o Parque Oriental do Porto, o projeto do Parque das Serras do Porto, a estratégia de valorização do rio Douro e o Metro do Porto podem ser “as grandes possibilidades de Gondomar para o futuro”. ■

Page 21: Edição de novembro de 2015

21VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

SociedadePUB

FAPAG debateu apedagogia na escolae na família

Monte Crasto recebe evento dedicado ajovens e famílias

A Federação das Associações de Pais do Concelho de Gon-domar (FAPAG) debateu, a 7 de novembro, “A Pedago-gia na Escola e na Família”. A discussão inseriu-se no IV ENCAPE.

O Monte Crasto, ex-líbris do concelho, vai transformar-se entre os dias 4 e 8 e 10 e 13 de dezembro. O espaço vai dispor de uma rampa de trenós, um bosque do Pai Natal, piratas e outras surpresas.

Após organizar em anos anteriores os Encontros Nacionais do Movimento Associativo de Pais (MAP), a FAPAG retomou este mês os Encontros Educativos da Comunidade de Gondomar com o IV ENCAPE (Encontro Concelhio das Associações de Pais e das Escolas de Gondomar) subordinado ao tema “A Pedagogia na Escola e na Família”, na Escola Secundária de Gondomar.

“Educação é o único caminho para mudar o mundo”, começou por dizer Jorge Ascenção, presidente da FAPAG, que salientou o objetivo do IV ENCAPE “contribuir para uma melhor educação na comunidade

O Natal chega mais cedo ao Monte Crasto. O evento “Monte Crasto, Monte Mágico” vai trazer vários espetáculos para jovens, famílias e comunidade escolar com destaque para a instalação de uma rampa de trenós, um espetáculo de piratas e um voo de aves de rapina durante dois fins de semana.

Ao Vivacidade, João Gonçalves, presidente da Confraria de Santo Isidoro e Nossa Senhora da Lapa, mostra-se satisfeito com a iniciativa promovida no Monte Crasto.

“Por sugestão do José Carlos Rocha, secretário do presidente Marco Martins surgiu a hipótese de realizar este evento. O objetivo é chamar a juventude e cativar

Foto Arquivo VivacidadeFoto D

R

gondomarense”.O debate contou com a presença

de José Mesquita, delegado regional da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), Aurora Vieira, vereadora do Desenvolvimento do Potencial Humano da Câmara de Gondomar, António Barbedo de Magalhães, professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e António Nunes, diretor da licenciatura em Psicopedagogia Clínica da Universidade Lusófona do Porto.

Os momentos de dança foram protagonizados pela Associação Espaço Dança e a Associação Wish. ■

escolas e famílias. A Confraria fica satisfeita pela realização destes eventos que valorizam o espaço”, refere o presidente da irmandade.

Segundo João Gonçalves, o evento representa o culminar de “um ano em que existiram várias atividades no Monte Crasto”.

A entrada no “Monte Crasto, Monte Mágico” terá um custo de três euros. ■

Page 22: Edição de novembro de 2015

22 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Sociedade

Após considerar que existiu “um atentado à sua honra”, Francisco Laranjeira, pre-sidente da Assembleia Ge-ral da Associação Comercial e Industrial de Gondomar (ACIG), convocou a 11 de novembro uma conferência de imprensa com a imprensa local para reagir à entrevista de Graciano Martinho, presi-dente da direção da ACIG, ao Vivacidade.

“Podia ter demitido a direçãomas a associação já estava male não podia ficar pior”

Francisco Laranjeira:

O que o levou a convocar esta conferência de imprensa com a imprensa local?

O que me levou a marcar esta conferência de imprensa foram as notícias que têm sido publicadas nos jornais locais de Gondomar sobre a Associação Comercial e Industrial de Gondomar (ACIG). As recentes publicações não correspondem à verdade e ofenderam a minha pessoa. Como presidente da Assembleia Geral da ACIG entendi que deveria ser o último a falar mas não posso ser vítima desta conspiração. Eu tentei salvar esta associação e como não tive oportunidade de falar aos sócios decidi tomar esta decisão ao mesmo tempo que convoco uma Assembleia Geral.

Acha que existiu um atentado à sua honra?

Claramente, de todas as formas. Graciano Martinho, presidente da ACIG, fez-se de vítima quando disse que entregou a associação em plenas condições à direção e que não existiam dívidas.

E existiam?A verdade é que a ACIG devia 393

mil euros em 5 de março deste ano. O presidente da ACIG anda a enganar as pessoas porque a verdade é que a associação devia subsídios de férias e de natal ainda de 2013. Além disso, ainda andamos a pagar dívidas de 2009. Tenho uma carta pronta a dirigir aos associados mas não a posso enviar porque ainda não me foram dadas as etiquetas com as moradas dos sócios.

Qual é a sua versão?Em janeiro, o presidente da

ACIG adoeceu e chamou-me a casa dele para

pedir a suspensão de mandato

por um ano, m e d i d a

que ficou

concretizada a 20 de janeiro. Até esse momento, Graciano Martinho foi sempre informado pelo secretário da direção, David Santos. Entretanto, nessa mesma altura pediu-me também ajuda financeira para a ACIG pagar à Profiforma, empresa responsável pelas ações de formação na associação. A Profiforma reclamava 60 mil euros. Existiam portanto dificuldades de tesouraria ao contrário do que é dito. Levei o assunto à Assembleia Geral e foi-me dito que existiam dificuldades de tesouraria. Nesse período pedi para ter acesso às contas da ACIG e foi nesse momento que percebi a situação financeira da associação. Cheguei a ter as contas da ACIG penhoradas pela Segurança Social. Por iniciativa minha, passei um cheque de 3.588 euros para fazer o pagamento face às despesas com a condição de ser pago mal fosse possível. Esse valor foi posteriormente pago em três cheques, situação que lamento quando se diz que havia dinheiro.

Essa dívida consigo está paga?Entretanto já foi paga. Além disso,

também emprestei 12.500 euros à associação mas também já estão pagos.

Assim sendo, existiam dívidas da ACIG?Graciano Martinho está a fazer-se de

vítima e veio para os jornais locais dizer que entregou a associação à direção e que a direção deu cabo tudo. É mentira. As dívidas foram todas contraídas durante a presidência de Graciano Martinho. Os diretores nem sequer tomaram posse durante a suspensão do mandato do presidente. Inclusivamente, os funcionários chegaram a fazer greve em abril e fui eu que falei com eles, com o tesoureiro e o secretário da direção e obriguei-os a pedir um empréstimo de 15 mil euros à banca para pagarmos os salários em falta. Esse empréstimo chegou a ser feito já pelo Graciano Martinho, quando regressou à ACIG. Ou seja, contraiu mais uma dívida.

Quanto tempo esteve o mandato do presidente da direção suspenso?

Foram três meses em suspensão de mandato. Desde o dia 20 de janeiro até ao dia 5 de maio, mas nunca deixou de ser presidente. Graciano Martinho está a acusar esta direção da existência de dívidas

mas elas já existiam e ele nunca deixou de ser presidente.

Face a estas condições financeiras que medidas tomou?

Fui falar com o Banif, após

Texto e foto: Pedro Santos Ferreira

uma autorização da Assembleia Geral, e pedimos uma renegociação do empréstimo com um spread mais baixo – 2,5% - que o atual – 5% - para saldarmos todos os empréstimos que existiam. Entretanto regressa o Graciano Martinho e volta tudo à estaca zero, mas a verdade é que teve que pedir um empréstimo quando regressou. Chamo a isto gestão danosa.

Neste momento as contas da ACIG estão penhoradas?

Já não estão mas estiveram penhoradas.

Acha que o presidente da direção deve apresentar a demissão?

O presidente da direção, a direção e o presidente da Assembleia Geral da ACIG não se demitem porque avalizaram empréstimos para a ACIG que continuam a ser pagos. Como demos o nosso aval estamos presos por estas situações.

Já pensou na hipótese de convocar eleições?

Eu não convoco eleições porque não quero. No entanto, todos os diretores da ACIG entregaram-me a carta de demissão para eu fazer o que quisesse. Foi-me pedido que tentasse aguentar ao máximo esta direção, caso contrário a direção tinha caído. No dia 30 de novembro vou convocar uma Assembleia Geral. Podia ter demitido a direção mas a associação já estava mal e não podia ficar pior.

Se os sócios manifestarem o interesse em convocar eleições está disponível para se candidatar à presidência da ACIG?

Estou disponível para convocar eleições. No entanto, no final deste mandato vou deixar de ser sócio. Candidatar-me à presidência da direção está fora de questão.

Face a esta situação que apresenta, que futuro prevê para a ACIG?

A ACIG tem futuro mas lamento que não exista nenhum sócio da associação a receber informação sobre os apoios que estão disponíveis para as empresas. A Margem é que está a fazer esse trabalho de divulgação. Além disso, quando o Graciano Martinho refere que deu muitos donativos à associação, eu digo que Graciano Martinho já recebeu entre 150 a 250 mil euros nos últimos 20 anos. Desafio-o a provar o contrário.

Neste momento a ACIG não é útil aos gondomarenses?

Não, não é útil aos gondomarenses. ■

Page 23: Edição de novembro de 2015

23VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Cultura

Festival de Teatro Amador regressano próximo ano

D.A.M.A. dão concerto de Natal no Multiusos de Gondomar

Bryan Adams atua em Gondomar em 2016

Encontro de Teatro Amador inicia a 8 de dezembro

“Balanço foi bastante positi-vo”. É desta forma que a UF de Gondomar, Valbom e Jo-vim classifica o 1.º Festival de Teatro Amador de Gondo-mar. A iniciativa promete re-gressar em 2016.

Os D.A.M.A. agendaram para 26 de dezembro o Concerto de Natal no Multiusos de Gon-domar. A banda decidiu ter-minar 2015 com um presente para os fãs.

O músico canadiano Bryan Adams regressa a Portugal em janeiro do próximo ano e atua em Lisboa e Gondomar.

O Auditório Municipal de Gondomar vai receber de de-zembro a março do próximo ano quatro espetáculos inseri-dos no 5.º Encontro de Teatro Amador.

A peça “A Bisbilhoteira”, interpretada pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Gondomar, no Salão Paroquial de Jovim encerrou, a 31 de outubro, o 1.º Festival de Teatro Amador de Gondomar (FESTAG).

Em comunicado enviado à imprensa, a União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, responsável pela organização do evento, faz um “balanço bastante positivo” da iniciativa. No encerramento do FESTAG, José António Macedo, presidente da União das Freguesias, deixou expressa a vontade de repetir o evento em 2016.

“Esta é uma iniciativa que se irá repetir no próximo ano dada a boa receptividade que teve por parte do público e dos parceiros

“Um último grande concerto, com uma magnífica produção cheia de surpresas, e que será, como sempre, uma celebração da banda com o seu público”, informa a nota enviada à imprensa sobre o Concerto de Natal dos D.A.M.A. no Multiusos de

Bryan Adams vai regressar aos palcos portugueses no início do próximo ano, desta vez para dois espetáculos ao vivo. A 25 de janeiro o músico atua no Meo Arena e a 26 sobe ao palco no Multiusos de Gondomar.

O artista editou recentemente o álbum “Get Up”, o 13.º da carreira que

O Grupo de Teatro do Vai Avante sobe ao palco do Auditório Municipal de Gondomar a 8 de dezembro para apresentar a peça “Uma Bomba Chamada Etelvina”, com encenação de João Gonçalves.

A 9 de janeiro de 2016 o Grupo Teatro da Arca representa “Leandro Rei da Helíria”, peça encenada por Manuel Freitas e Marinela Freitas. Segue-se “Cá Entre Nós”, interpretada pelo Grupo Cénico S. Vicente, com encenação de Sofia Pereira. A encerrar o 5.º Encontro de Teatro Amador o grupo Pé no Charco leva ao palco a peça “Crimes Exemplares”, com encenação de Filipe Gaspar. Todos os espetáculos têm entrada livre.

O evento é organizado pela Associação

que connosco colaboraram, além de que é da vontade deste Executivo continuar a promover atividades que estejam ligadas às mais diversas manifestações culturais”, considerou o autarca.

O presidente da União encerrou assim o FESTAG e sublinhou a colaboração dos grupos de teatro amador, da Escola Dramática e Musical Valboense e da Paróquia de Santa Cruz de Jovim.

O 1.º FESTAG contou com três peças de teatro protagonizadas pela Associação Acgitar, pelo In Skené – Grupo de Teatro de Amadores de Gondomar e pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Gondomar. ■

Recreativa e Cultural Bem Fazer Vai Avante com apoio da Câmara Municipal de Gondomar, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova e o Inatel. ■

Foto DR

Foto DR

Foto DR

Foto DR

dá, também, nome à digressão que passará por Portugal.

Recorde-se que Bryan Adams já atuou várias vezes em Portugal. A última vez que o músico atuou em Portugal foi no Rock in Rio Lisboa, em 2012, perante 60 mil pessoas. No ano anterior, Bryan Adams tinha passado pelo Meo Arena, tendo esgotado a sala em apenas um mês.

Os bilhetes estão à venda a partir de segunda-feira nos locais habituais, com preços a partir de 40 euros. ■

Gondomar, a maior sala de espetáculos do Grande Porto.

A banda portuguesa que lançou dois álbuns em apenas treze meses - “Uma Questão de Princípio” (que alcançou a marca Platina) e “Dá-me um Segundo” – esgotou espetáculos por todo o país a cantar sucessos como: “Às Vezes”, “Luísa”, “Não Dá” e “Não Faço Questão”, entre muitos outros.

O concerto em Gondomar conta com o apoio da Rádio Comercial.

O preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 20 euros. Os ingressos estão à venda no Ticket Line. ■

Page 24: Edição de novembro de 2015

24 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Destaque

que ele ache oportuna a“Estou pronta para servirMargarida Almeida:

Foi professora, exerce advocacia e aos 60 anos confessa--se “pronta a servir” o Partido Social Democrata caso

a convoquem para uma nova “missão”. Em entrevista ao Vivacidade, Margarida Almeida revê os seis anos passados na Assembleia da República (AR) – órgão que abandonou nas últimas eleições legislativas – e fala sobre o futuro político e comunitário que pla-neia cumprir. A ex-deputada da AR considera que completou a sua missão no Parlamento e admite que

nunca esqueceu Gondomar durante o período em que viveu em Lisboa.

Cumpriu seis anos de mandato no Parlamento – duas legislaturas – o que a leva a sair da Assembleia da República?

A decisão de sair da Assembleia da República deu-se por motivos pessoais. Entendo que esta função é uma missão e julgo que durante seis anos não cumpri tudo o que desejava mas cumpri objetivos que eram fundamentais em vários aspetos da política nacional e local. Além disso, julgo que a família também tem que ter o seu lugar e essa foi uma das razões que me levou a regressar ao Porto e estar disponível para continuar a vida política ativa como militante de base do PSD.

Quais as principais lutas políticas que travou durante estes seis anos?

Enquanto deputada, no primeiro mandato de dois anos, foi extremamente importante conhecer a AR. Na Assembleia não produzimos matéria com aplicação imediata, produzimos leis que só passados alguns anos é que têm efeitos. Foquei-me nesta área e pertenci à Comissão da Educação e Ciência, à Comissão de Trabalho, Segurança Social

e Administração Pública, à Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Em 2008, quando fui para a Assembleia já fui aposentada e posso dizer que dediquei a minha ação à educação especial.

O que destaca dos trabalhos realizados nas comissões parlamentares?

Fizemos um trabalho de grande proximidade e vocacionado no trabalho de campo, relativamente

à educação especial. Fizemos várias conferências muito participadas onde dávamos voz às associações, pais, jovens, académicos e políticos para discutir a educação especial. Em 2008, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, criou uma lei que pôs de parte muitas crianças com dificuldades de aprendizagem. Sentimos que os verdadeiros alunos com necessidades educativas especiais tinham que ser devidamente identificados e essas situações não eram claras. Deixamos um trabalho preparatório feito e que poderá ser aplicado mais tarde.

Também efetivamos cerca de 870 professores de educação especial. Esse trabalho não era feito desde 2008. Hoje temos poucos professores de educação especial e a formação que têm ainda é débil.

Devo também referir o trabalho que foi feito ao tornar a escolaridade obrigatória até ao 12.º ano.

Sai com sentimento de dever cumprido?

Enquanto deputada considero que cumpri a minha missão. O que tinha a fazer foi feito e tive esse voto de confiança do meu grupo parlamentar. Sinto-me orgulhosa pela minha intervenção, sobretudo na portaria que alargou a escolaridade obrigatória até ao 12.º ano. No entanto, nem tudo ficou feito.

O que faltou fazer?Na área do trabalho podia ter-se feito

um pouco mais, é uma área inacabada mas tenho a certeza que os deputados que foram recentemente eleitos terão capacidade para melhorar a legislação existente.

Texto: Pedro Santos Ferreira

Para já tenciono dar

continuidade ao meu

trabalho de voluntariado

Page 25: Edição de novembro de 2015

25VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

minha intervenção”o meu partido onde quer

O que ganha Gondomar por ter uma deputada eleita na AR?

Nós somos eleitos como deputados da Nação mas nunca abandonamos os nossos eleitores. Às segundas o meu trabalho era auscultar e visitar instituições como escolas e IPSS’s do concelho e do distrito do Porto. Durante o fim de semana também estava no terreno e sempre que pude tive isso em conta. As escolas e IPSS’s do concelho solicitaram várias vezes o meu apoio para dar voz às suas necessidades.

Pode referir alguns exemplos dessa intervenção?

Na educação, desbloqueamos turmas de ensino artístico para a Escola Infanta D. Mafalda. Além disso, fiz um acompanhamento muito próximo na área do Emprego ao Centro Social da Lomba. O nosso trabalho extravasa o nosso concelho mas Gondomar nunca foi esquecido por mim. Contudo, posso dizer que fico orgulhosa pelo atual Governo ter resolvido o problema dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova. Sei que ainda não foi resolvido na totalidade mas a promessa do Governo está a ser cumprida. António Costa admitiu que a resolução devia-se à ação dos deputados do PS mas lamento referir que a resolução surgiu durante a governação da coligação PSD/CDS-PP.

No entanto, o problema permanece e estão a ser feitos novos estudos no terreno...

Sei disso, mas os trabalhos estão a decorrer. Os resíduos são tóxicos e a população vive num estado de ansiedade mas esse fator não deve ser explorado pelos políticos.

Como gondomarense não ficou preocupada quando surgiu a confirma-ção da existência de mais resíduos peri-gosos para além dos que já tinham sido detetados?

Fiquei e estou preocupada. Enquanto pude dei o meu contributo, participei nas comissões e lutei pelo início dos trabalhos de extração dos resíduos perigosos. Contudo, mais preocupada fico com governos anteriores que tiveram as mesmas condições para investigar e só detetaram um determinado diâmetro de existência de resíduos e não detetaram a totalidade. Este Governo está disponível para continuar a remoção. Aproveito para deixar uma palavra de apreço ao presidente da União

das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova [Daniel Vieira] que foi sempre cooperante e ativo na defesa dos interesses da sua população. Outros políticos usam este assunto para outras finalidades.

No início do seu mandato também esteve envolvida no difícil processo de reorganização administrativa dos territórios?

Essa foi uma luta difícil. Recordo que há data Gondomar não se pronunciou e assistimos a um processo muito complexo. A minha ação foi relativa porque existiam dois projetos e eu defendi a autonomia da freguesia de Baguim. A freguesia teve origem na cidade de Rio Tinto e a ter que existir uma agregação para Baguim teria

O nossotrabalho

extravasa o nosso

concelho mas Gondomar

nunca foi esquecido por

mim.

O meu primeiro convite para a vida política ativa foi feito por Peneda Santos e José Luís Oliveira.Vieram convidar-me para ser candidata à Junta de Freguesia de Baguim do Monte e na altura eu disse que não seria candidata. Era professora, estava a tirar o curso de Direito e disse logo que não via a política como uma profissão mas como uma missão.Ser político não é só ter bom discurso, é necessário ter os atos.

Em que momento despertou para a política?

Enquanto deputada considero

que cumpri a minha missão.

que ser a Rio Tinto mas aí a densidade populacional existente seria ilegal. Baguim não pode voltar a ser agregado a Rio Tinto. A alternativa seria agregar a Fânzeres e S. Pedro da Cova e não se pode reverter essa unidade que existia entre Baguim e Rio Tinto. As demais reorganizações territoriais parecem-me bem feitas face à documentação que existia sobre o concelho. O território foi dividido e agregado em conformidade com a lei.

Que leitura faz do atual momento político nacional?

Começo por dizer que sou uma pessoa feliz por neste momento não fazer parte da AR [risos]. A situação que vivemos é muito complexa e inédita. O povo elegeu um partido e nunca na história da democracia portuguesa os partidos que estavam em minoria se opuseram à formação do Governo e do Orçamento. O que se passa hoje não é admissível. Infelizmente temos assistido a um partido que privilegia um oportunismo político, o Partido Socialista.

Cumprem-se hoje [2 de novembro] dois anos de mandato do Partido Socialista. Como avalia a prestação do atual executivo municipal?

Confesso que tenho estado pouco tempo em Gondomar para fazer essa avaliação mas pelo que me vão dizendo as pessoas, os investimentos realizados na realização de eventos deixam o concelho na mesma, apesar de considerar que atraem muita gente a Gondomar. Contudo, no final dos eventos as pessoas vão-se embora e os gondomarenses ficam na mesma. Além disso, parece-me que existe uma carência no tecido empresarial. Somos um concelho muito rico no setor da ourivesaria mas sabemos as condições que os nossos ourives dispõem para trabalhar. No que toca às reduções de IMI parece-me que tem existido pouca sensibilidade e um resguardo na desculpa da existência de dívidas para pagar por parte da autarquia. Acho que pode fazer-se um pouco mais e melhor de modo a que possamos ter mais riqueza em Gondomar através da fixação de empresas.

Admitiu que deixar a AR não é deixar a política. Podemos esperar da sua parte um maior envolvimento político em 2017, ano de eleições autárquicas?

Nunca fiz projetos para o futuro político. Eu vim para a política sem ligação

à política. Fiz um trabalho de comunidade em Baguim, quer como professora quer como política e foi depois desse trabalho que surgiu o convite para a política. Servi a freguesia com grande orgulho, continuo a servir, e estou sempre disponível para prestar os meus humildes serviços a quem precisar. Estou pronta para servir o meu partido onde quer que ele ache oportuna a minha intervenção.

Poderá estar disponível para candidatar-se à Junta de Freguesia de Baguim do Monte?

Estarei disponível para fazer um projeto para Baguim do Monte e vou dar o meu apoio caso precisem de mim. Para já tenciono dar continuidade ao meu trabalho de voluntariado em várias instituições. ■

Foto DR

Foto DR

Page 26: Edição de novembro de 2015

26 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Cultura

“Queremos produzir temas nossos”Wild Playaz:

João Moreira, 20 anos, natural de S. Pedro da Cova, e João Pinto, 24 anos, natural de Jovim, são dois jovens DJ’s gondo-marenses que decidiram juntar-se para formar os Wild Playaz, um projeto que quer primar pela produção de temas musicais próprios para além da mistura de músicas.

Há quanto tempo são DJ’s?João Moreira (JM) – Eu sou desde

o 10.º ano. Comecei por brincadeira em festas para os amigos. Acabei por comprar algum material e comecei

a ser convidado para tocar em discotecas e nas galerias do Porto. Depois tive uma fase em que deixei de tocar e voltei recentemente a passar música. Foi quando conheci o João.

João Pinto (JP) – Eu sempre tive muito interesse pela música eletrónica e sempre achei curiosa a arte de

mistura de músicas. Comecei por fazer misturas de música em casa e acabei por evoluir para

a produção. Mais tarde achei que devia

mostrar o que sabia fazer e na minha primeira atuação a solo conheci o João, na última edição do Gondomar Solidário, no Multiusos de Gondomar.

Há quanto tempo trabalham em conjunto?

JM – Desde junho. A nossa primeira atuação em conjunto foi na Noite Branca de Gondomar.

Foi importante ser em Gondomar?JM – Sem dúvida... JP – ... por ser o nosso primeiro

concerto e por ser na nossa terra. Correu muito bem e serviu para cimentar a nossa certeza de querermos trabalhar juntos.

Porquê o nome Wild Playaz?JM – Tivemos muitos nomes em mente

mas quando este surgiu achamos que estava relacionado com o nosso trabalho e aplicava-se ao nosso estilo de espetáculos.

Dentro da música electrónica qual é o vosso estilo?

JM – Passamos música jungle, dubstep...

JP – Sempre nas 128 batidas por minuto [risos].

Quais são os vossos projetos para o futuro?

JM – Temos ponderado seriamente apostar na produção. O João já produzia mas eu limitava-me à mistura de músicas.

Queremos produzir temas nossos.JP – Além disso, temos um programa

de rádio na Gondomar FM e estamos a divulgar o trabalho de DJ’s nacionais. O nosso programa apresenta entrevistas a DJ’s e produtores nacionais e no final temos um pequeno set de cada um. Recentemente abrimos um canal no YouTube onde disponibilizamos faixas de produção nacional e temos tido uma boa adesão dos ouvintes e das produtoras nacionais.

Inclusivamente já tiveram o pedido de uma rádio de Lisboa para transmitir o vosso programa “Let’s Get Wild”...

JP – Sim, o convite surgiu por iniciativa da rádio Hard Power. Vimos que era considerada a n.º 1 em Portugal na música electrónica por isso foi uma excelente oportunidade para nós.

Podemos esperar um trabalho vosso nos próximos tempos?

JP – Temos apostado muito no trabalho de estúdio. Depois vamos tentar arranjar datas para os espetáculos.

Na vossa opinião, Portugal tem bons DJ’s?

JP – Portugal tem muitos bons DJ’s mas infelizmente tem-se apostado mais nos DJ’s que vêm dos países nórdicos e os portugueses ficam para trás. Um dos nossos objetivos é espalhar e levar mais longe a música electrónica feita em Portugal. ■

Auditório Municipalrecebe Corais D’Ouro até 5 de dezembro

Festival de Música Clássica em Fânzeres e S. Pedro da Cova no final do ano O Corais D’Ouro – XIII En-

contro de Grupos Corais de Gondomar teve início a 7 de novembro no Auditório Mu-nicipal de Gondomar. A ini-ciativa cultural prolonga-se até 5 de dezembro.

De 13 de dezembro a 10 de ja-neiro de 2016 a União de Fre-guesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova vai realizar um Fes-tival de Música Clássica em diversos locais das freguesias.

Os corais infantil e juvenil do Orfeão de Gondomar, o Orfeão de São Pedro da Cova, o Grupo Chama e o Orfeão de Gondomar inauguraram, a 7 de novembro, o Corais D’Ouro – XIII Encontro de Grupos Corais de Gondomar.

O espetáculo inaugural realizou-se no Auditório Municipal de Gondomar, espaço que vai receber os outros espetáculos agendados até 5 de dezembro.

A 14 de novembro atuam o Coro Infantil do Centro Social de Soutelo, o Orfeão da Associação Social Estrelas de Silveirinhos, o MChrous e o Grupo Coral de Jovim. A 21 de novembro sobem ao palco o Coral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto, o Madrigal – Grupo Coral de Soutelo, o Marialis – Grupo Coral, o Coral Fides – Orfeão de Valbom e o Orfeão de Rio Tinto. No dia 28

A Capela Padre Dehon, em Fânzeres, vai receber o espetáculo inaugural do Festival de Música Clássica que a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova está a organizar. Para o evento estão confirmadas as presença do Ciclo Portuense de Ópera, da Banda Militar do Porto e da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto num festival que irá prolongar-se até ao dia 10 de janeiro do próximo ano. No total estão previstos oito concertos ligados à música clássica em vários locais das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com passagem por vários locais, como por exemplo, a Igreja

Foto DR

de novembro atuam o Coral Infanto-Juvenil “Os Psallitinhos”, o Grupo Coral da Ala Nun’Álvares de Gondomar, o Grupo Coral de Baguim e o Grupo Psallite. A encerrar o Corais D’Ouro, a 5 de dezembro, atuam o Grupo Infanto-Juvenil Kyrios, o Cantabile – Grupo Coral e Recreativo de Melres, o Grupo Coral Spiritus Domini e o Grupo Coral Kyrios.

A organização do evento é do Grupo Coral Senhor dos Aflitos do Calvário e tem o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. ■

de Belói, a Cripta e a Igreja Matriz, em S. Pedro da Cova, e as capelas de Dehon e Nossa Senhora da Saúde, além do Salão Paroquial e da Igreja Matriz de Fânzeres.

As paróquias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, o Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e a Banda Musical de S. Pedro da Cova são instituições parceiras do Festival de Música Clássica.

“Iniciativa inédita em Gondomar”, afirma o presidente da UF Fânzeres e S. Pedro da Cova

Ao Vivacidade, Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, classifica o Festival de Música Clássica como uma “iniciativa inédita em Gondomar”. Segundo o autarca, o objetivo da organização é “dar visibilidade à música clássica em diversos pontos da União de Freguesias durante dois meses”. ■

> João Pinto e João Moreira

Page 27: Edição de novembro de 2015

27VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Política

Orçamento de 78 milhões de eurosaprovado com votos contra da oposiçãoA Câmara Municipal de Gon-domar aprovou, a 28 de outu-bro, o orçamento e o plano de atividades para 2016, apesar dos votos contra da oposição constituída pelas coligações PSD/CDS-PP e CDU.

A maioria socialista do executivo da Câmara de Gondomar aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2016. O documento mereceu uma abstenção (PSD) e três votos contra (dois do PSD e um da CDU) da oposição.

Para 2016, o orçamento aprovado, num montante superior a 78 milhões de euros, “mantém as opções estratégicas definidas nas Autárquicas 2013, traduzindo-se em transparência, proximidade e políticas públicas que incrementam a qualidade de vida dos munícipes”, informa a nota de imprensa da autarquia.

Em comunicado, o Gabinete de Imprensa e Comunicação da Câmara de Gondomar destaca a manutenção da taxa de IMI como “uma opção de um regime fiscal mais favorável para o universo da população”. A decisão, segundo a nota de imprensa, tornou Gondomar no Município “que mais receita de IMI perdeu de 2013 para 2014”.

Por fim, o comunicado sublinha o condicionamento do orçamento municipal “pelo peso de uma dívida de longo prazo e pelas responsabilidades resultantes de processos judiciais e execuções fiscais”, sem esquecer a “indefinição sobre o futuro Governo de Portugal”.

“Continuamos a sercondicionados pela dívidaexistente”

A dívida da Câmara de Gondomar – “cerca de seis milhões de euros que vêm do passado” – continua, segundo Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, a condicionar o Orçamento da autarquia. O autarca lamenta a “herança política” que

recebeu e destaca no documento aprovado a inclusão de uma provisão de 1,2 milhões de euros “prevista para os processos legais em curso”.

Ao Vivacidade, o edil gondomaren-se destaca também “a continuidade do apoio financeiro às Juntas de Fregue-sia, ao movimento associativo e aos projetos inseridos nas candidaturas aos fundos comunitários” como prin-cipais áreas de investimento do Or-çamento e Grandes Opções do Plano para 2016.

“O orçamento de 2015 vai acabar com uma margem de execução de 95% e queremos repetir esse registo no próximo ano. Este orçamento dá continuidade ao que estava previsto nos anteriores”, conclui Marco Martins.

Maria João Marinho“Houve um gasto em exagero

em atividades festivas”

Marco Martins“Este orçamento dá continuidade ao que estava previsto nos

anteriores”

Joaquim Barbosa“O executivo municipal poderia

ter ido mais longe”

Texto e fotos: Pedro Santos Ferreira

“Gasto em exagero ematividades festivas”, afirma Maria João Marinho

Por sua vez, a vereadora da coligação PSD/CDS-PP, Maria João Marinho, criticou, em entrevista à agência Lusa, o “gasto em exagero em atividades festivas”. Segundo a autarca, esse investimento municipal deveria ser equacionado para a área social.

Joaquim Barbosa considera que o executivo municipal “poderia ter ido mais longe”

Em declarações à agência Lusa, o vereador da CDU justificou o voto contra por considerar que o executivo “poderia ter ido mais

longe” em campos como a cultura ou os factores de atração de turismo, através, defendeu, de um “maior aproveitamento do património quer construído quer natural e humano”. Entre as críticas ao documento aprovado, Joaquim Barbosa lamentou também a aposta “na compra de espetáculos e festas” ao invés de “investir naquilo que tem de valores próprios”.

Contudo, o vereador comunista destaca como “positiva” a introdução, de “algumas reivindicações dos presidentes de Junta nomeadamente no que se refere à rede viária”. Joaquim Barbosa sublinhou também o “empenhamento no parque escolar e no parque habitacional”. ■

Foto Arquivo Vivacidade

Page 28: Edição de novembro de 2015

28 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Política

Lanche para todo o pré-escolar a partirde janeiro

São Pedro da Cova recorda necessidadede remoção total dos resíduos perigosos

Jornada de trabalho passa a 35 horassemanais em 2016

Todos os alunos dos estabe-lecimentos pré-escolares de todos os agrupamentos de escolas de Gondomar vão ter direito a um lanche, durante o segundo e terceiro períodos deste ano letivo.

A 26 de outubro o presiden-te da Junta de São Pedro da Cova endereçou a todos os grupos parlamentares da As-sembleia da República (AR) uma carta onde exige a re-moção dos resíduos perigosos existentes na freguesia. Ao Vivacidade, Daniel Vieira classifica como “positiva” a disponibilidade das diferen-tes forças partidárias da AR.

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar vão passar a trabalhar 35 horas por semana a partir do dia 1 de janeiro. A medida foi anunciada por Marco Mar-tins, presidente do Município.

Em reunião pública da Câmara Municipal de Gondomar realizada no antigo edifício da Junta de Freguesia da Foz do Sousa, a 11 de novembro, o Município aprovou, com três abstenções do PSD, fornecer quase 180 mil lanches, entre 4 de janeiro e 31 de julho, diretamente aos estabelecimentos de ensino do concelho. Os lanches destinam-se às crianças que frequentam o prolongamento de horário (após as 15h30), cerca de 1350 alunos.Este serviço é atualmente prestado diretamente pelos agrupamentos mas a autarquia passa agora a comparticipar a diferença entre o valor pago pelos encarregados de educação e o valor previsto no plano estratégico para a Ação Social.

Segundo o comunicado enviado à imprensa, “a centralização do procedimento de aquisição na autarquia comporta várias vantagens como, por exemplo, a elaboração

No primeiro dia após a tomada de posse da AR o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova re-cordou através de uma carta dirigida aos diversos grupos parlamentares a “necessidade de lutar pela remoção to-tal dos resíduos de S. Pedro da Cova e pela recuperação de toda a área afetada”

Durante o magusto com os funcionários do Município, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, anunciou, no Gondomar Gold Park, a passagem para 35 horas semanais na jornada de trabalho dos funcionários da autarquia.

“Faltam ainda alguns pormenores, mas tudo faremos para que, a partir do dia 1 de janeiro de 2016, a jornada semanal de trabalho passe a ter 35 horas”, afirmou Marco Martins, que anunciou ainda um dia suplementar de férias para todos os trabalhadores, correspondente ao dia de aniversário de cada um. “Vocês merecem. É uma forma da Câmara poder reconhecer e compensar, já que muitos recebem salários baixíssimos, mas que correspondem à tabela da Função Pública”,

Foto DR

Foto DR

da ementa pela nutricionista da Câmara, a redução do custo unitário e a possibilidade dos encarregados de educação pagarem o serviço em simultâneo com as refeições, não necessitando de se deslocarem ao estabelecimento de ensino, através da nova aplicação informática para a educação”.

Oposição tem dúvidas sobre “o valor acordado com a empresa”

Os vereadores do PSD abstiveram-se na votação da medida. “O que nos levanta dúvidas, é o valor acordado com a empresa, pois, faltam 57 euros para ser obrigatório um concurso público para aquisição deste serviço e foi feito um ajuste direto. Além disso, não tivemos conhecimento das outras propostas apresentadas por outras empresas bem como da qualidade das merendas oferecidas e se estão de acordo com as orientações da DGS”, esclarece a declaração de voto. ■

concluiu o presidente, acompanhado por alguns membros do executivo municipal.

Recorde-se que no início de outubro o Tribunal Constitucional “chumbou” a norma que dava aos membros do Governo poder para interferir nos acordos coletivos das autarquias, por considerar que esta norma da Lei Geral do Trabalho em funções públicas viola o princípio da autonomia local.

A decisão, que abriu a porta à generalização das 35 horas de trabalho nas autarquias, deu razão ao Provedor de Justiça, que tinha pedido a fiscalização sucessiva do diploma, mas também aos sindicatos da Função Pública e às autarquias que há dois anos reclamavam autonomia para celebrar acordos sem intervenção do Governo. ■

pelos materiais provenientes da extinta fábrica da Maia da Siderurgia Nacional.

Após ter sido recebido por todas as bancadas à exceção do PSD e CDS – que já demonstraram a sua disponibilidade – Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, mostra-se satisfeito pela “dis-ponibilidade e interesse das diferentes bancadas parlamentares” na remoção total dos resíduos depositados na fre-

guesia mineira.“Registamos uma melhoria no

acompanhamento e interesse demons-trado pelos deputados, transversal a todas as bancadas parlamentares”, afir-ma o autarca que reconhece que o atual clima de instabilidade política “pode complicar uma decisão nos próximos tempos”.

No entanto, Daniel Vieira revela que foi assumido o compromisso “que mal

haja condições a AR tomará uma de-cisão sobre esta matéria”. O presidente da Junta de São Pedro da Cova espera ver concretizada a operação de remoção dos resíduos perigosos acompanhada de uma “compensação ambiental e cultural do espaço afetado” e promete manter--se empenhado em prol dos desejos da população são pedrense. “Não vamos permitir que o assunto seja esquecido ou silenciado”, conclui o autarca. ■

> Heloísa Apolónia recebeu o executivo da Junta > Daniel Vieira em conversações com o grupoparlamentar do BE

Foto DR

Foto DR

Page 29: Edição de novembro de 2015

PUB PUB

PUB

PUB

Page 30: Edição de novembro de 2015

30 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Política

Parque urbano de Rio Tinto: Movimento e CDU contestam proposta da autarquia para a Quinta do CristóvãoMarco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, lamenta“tentativa de empatar o processo”O Movimento em Defesa do Rio Tinto pediu a suspensão do novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Gondomar para a zona da Quinta do Cristóvão, na Avenida do Rio Tinto. A organização considera que o processo foi “mal conduzido” pelo Município e lamenta a reprovação da proposta da CDU para reiniciar o processo de negociação com os proprietários do terreno. Ao Vivacidade, Marco Martins, queixa-se “que haja quem tente impedir” a construção do parque urbano da freguesia.

Os responsáveis pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto (MDRT) consideram que “há interesse em reavaliar o PDM para o Centro Cívico de Rio Tinto”. Em causa, segundo o MDRT, está o processo de negociação da propriedade dos terrenos entre a Câmara de Gondomar e a Lar

Texto: Pedro Santos Ferreira

D’Ouro – Sociedade de Construções, Lda, atual proprietária dos terrenos marginais do rio Tinto - comumente designados Quinta do Cristóvão – que o Movimento classifica de “obscuro” e “sem justificação”.

“Comparativamente à proposta do PDM inicialmente apresentada, consideramos que existiu uma alteração da tipologia de terreno da encosta, que passou de zona verde de enquadramento a zona de construção residencial na proposta final. Esta alteração revela, mais uma vez, a intenção de dar capacidade construtiva a estes terrenos”, afirma Paulo Silva, porta-voz do MDRT.

Assim, a organização de Rio Tinto, avançou com um requerimento no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto para que seja avaliado o processo de revisão do PDM, “dando especial atenção às zonas envolventes ao leito do rio Tinto e às áreas abrangidas pelos terrenos da chamada Quinta do Cristóvão no centro da cidade de Rio Tinto”.

“A proposta colocada em discussão pública previa uma zona verde de enquadramento para o terreno da encosta e o Movimento considerou positiva essa intenção, contudo, parece-nos má-fé pôr em discussão um projeto e aprovar outro. Este desfecho é danoso para a cidade e retira a possibilidade de reabilitar, onde for possível, o rio Tinto”, lamenta Carlos Duarte, membro do Movimento.

O ativista sintetiza o processo de negociação como “altamente vantajoso para o atual proprietário do terreno que vê assim

ser concedida capacidade construtiva e ainda passa a dispor de um parque urbano”.

De acordo com o MDRT, a solução ideal seria “anular a decisão da Câmara e adquirir a totalidade dos terrenos por um preço ainda mais baixo do que aquele que está atualmente negociado (825 mil euros)”.

Proposta da CDU rejeitada em reunião do executivo municipal

Recentemente, o vereador da CDU, Joaquim Barbosa, viu ser rejeitada uma proposta que propunha a revogação do ato que aprovou a elaboração do Plano de Pormenor do Rio Tinto, no qual está previsto o parque urbano da freguesia. Os eleitos do PS e PSD votaram contra a proposta.

“Achamos os 825 mil euros exagerados porque o perito diz que este terreno é de construção mas não é verdade, essa tipologia foi rejeitada pela Inspeção-Geral da Administração do Território (IGAT) e pela CCDR-N, em 2007. A nossa proposta propunha anular o que foi feito e renegociar a compra de toda a área envolvente”, explica Joaquim B a r b o s a ao Vivacidade. Após ver a proposta recusada o vereador comunista lamenta o “ensombrado” processo de negociação dos terrenos.

“Não percebo a proposta da CDU”, afirma Marco Martins

Ao Vivacidade, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, admite não entender a proposta da CDU. “Não percebo a proposta. Na nossa proposta só prevemos a construção num destes terrenos (zona da encosta) e em menos de metade em comparação com a proposta do anterior executivo”, refere o edil.

O autarca relembra o “difícil processo de negociação” e considera que o Município está a “fazer a vontade aos riotintenses”. No entanto, o presidente da Câmara de Gondomar lamenta “a tentativa de colocar areia na engrenagem”.

“No PDM está prevista a existência de edifícios até quatro pisos na encosta mas na proposta anterior estavam previstos edifícios de nove andares. Na nossa nada disso existe”, atesta.

“O projeto que temos para Rio Tinto é para executar, com ou sem dinheiro comunitário”, garante Marco Martins. ■

Zona da encostaParque Urbano de Rio Tinto

Page 31: Edição de novembro de 2015

31VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Política

PUB

CARTÓRIO NOTARIAL DA MAIA(NOTÁRIO) JOSÉ IDALÉCIO FERNANDES

EXTRACTO PARA PUBLICAÇÃO------ Lic. José Idalécio Fernandes, notário do Cartório, CERTIFICA narrativamente, para efeitos de publicação, que neste Cartório Notarial no dia treze de novembro de 2015, a fls. 90 do livro de notas para escrituras diversas nº 16-B, foi lavrada uma escritura de Justificação Notarial, na qual foram justificantes: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Maria Manuela Gonçalves da Costa Ramos, NIF 200.480.235, titular do CC nº 08620265 0ZZ1, válido até 02/06/2018, e marido Albino César Almeida Ramos, NIF 164.986.448, titular do CC nº 05955211 5ZZ8, válido até 20-01-2017, casados sob o regime de comunhão de adquiridos, naturais ela de Moçambique, e ele da freguesia de Campanhã, concelho do Porto, residentes na rua António Aleixo, nº 130, Rio Tinto, Gondomar.------ Mais certifico que, nessa escritura, foi declarado o seguinte: -------------------------------------------------------------------------------------------------- Que a primeira outorgante mulher é dona e legítima possuidora, com exclusão de outrem, de um prédio urbano, composto por um lote de terreno destinado a construção, designado por Lote Doze, com a área de seiscentos e vinte e oito metros quadrados, que faz parte do loteamento titulado pelo alvará número sessenta e oito/oitenta e quatro, de quinze de outubro, sito no lugar de Esteves, freguesia de Rio Tinto, concelho de Gondomar.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Que o referido lote de terreno se compõe por uma parte descrita, com a área de quatrocentos e trinta metros quadrados, que constitui a descrição número sessenta da freguesia de Rio Tinto, na Conservatória do Registo Predial de Gondomar, com registo de aquisição a favor dela primeira outorgante, Maria Manuela Gonçalves da Costa Ramos, pela inscrição com a apresentação número três mil cento e setenta e nove, de 08-02-2013, e por uma parte não descrita, com a área de cento e noventa e oito metros quadrados.-------------------------------------------------------------------------------- Que aquelas duas áreas, a descrita e a não descrita na Conservatória, constituem o atual prédio inscrito na respetiva matriz, em nome da justificante, sob o artigo 17582 urbano, com o valor patrimonial de €43.970,00. ---------------------------------------------------------------------------------- Que a parte descrita do prédio foi adquirida pela justificante, Maria Manuela Gonçalves da Costa Ramos, por escritura de partilha por óbito de sua mãe, Maria Hermínia Gonçalves de Oliveira da Costa, outorgada em oito de fevereiro de dois mil e treze, iniciada a folhas cento e onze, do respetivo livro número Nove – E, do Cartório Notarial de Gondomar, a cargo da notária Catarina Elisa Gomes da Costa, a qual parte tinha sido, por sua vez, adquirida, pela referida Maria Hermínia Gonçalves de Oliveira Costa e seu referido marido, Manuel Martins da Costa, aqui segundo outorgante, de quem este e a aqui primeira outorgante, são os únicos herdeiros, como consta da referida escritura de partilhas, por escritura de compra e venda outorgada no dia cinco de Setembro de mil novecentos e oitenta e oito, iniciada a folhas vinte e oito, do respetivo livro número Doze – D, do extinto Cartório Notarial de Rio Tinto.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Que a parte não descrita, que constitui uma parcela de terreno com a área de cento e noventa e oito metros quadrados, foi adquirida pelo aqui segundo outorgante, Manuel Martins da Costa, e sua falecida mulher, Maria Hermínia Gonçalves de Oliveira Costa, em data que não podem precisar do ano de mil novecentos e oitenta e nove, em virtude de diversas marcações entre os limites dos lotes do referido loteamento, da diminuição da área cedida ao domínio público, das áreas cedidas à Câmara Municipal de Gondomar, ou seja, do natural ajustamento e implantação quer dos lotes quer dos arruamentos feitos no loteamento, como consta de uma certidão passada pela Câmara Municipal de Gondomar, em 20/06/2014, que assim justifica o aumento da área do lote número doze, do dito loteamento, que já foi alterado no sentido de fixar aquela área de seiscentos e vinte e oito metro quadrados pelo aditamento número dois, de 08/11/2013, sendo indeterminável a área adquirida quer por via de cedência, diminuição do domínio público do loteamento, bem como a que resultou dos ajustamentos da implantação dos diversos lotes , não tendo assim, dada a forma da aquisição, título que lhe permita o registo a seu favor do direito de que se arroga sobre a área não descrita. ------------------------------------------------------ Que o segundo outorgante e a sua falecida mulher possuíram o referido lote de terreno, com toda a área que tem hoje, incluindo a área não descrita, desde o ano de mil novecentos e oitenta e nove, até à data do falecimento daquela, onze de junho de dois mil e onze, posse esta continuada depois pelos seus herdeiros, os referidos Manuel Martins da Costa e a Maria Manuela Gonçalves da Costa Ramos, aqui primeira e segundo outorgantes, e posteriormente continuada pela justificante, aqui primeira outorgante, Maria Manuela Gonçalves da Costa Ramos, em virtude do contrato de partilha atrás referido, pelo que esta última, por acessão, possui o referido lote de terreno, incluindo a área não descrita, há mais de vinte anos, sem oposição de quem quer que seja, com a convicção de não lesar o direito de ninguém, sem interrupção e ostensivamente, com conhecimento de toda a gente, posse esta traduzida em atos materiais de fruição conservação e defesa, cuidando dos muros de vedação, pagando os respetivos impostos e contribuições, agindo sempre pela forma correspondente ao exercício do direito de propriedade, sendo por isso uma posse pública, pacífica, contínua e de boa fé, pelo que, assim, adquiriu o direito de propriedade sobre aquela parte não descrita, com a área de cento e noventa e oito metros quadrados, por USUCAPIÃO, que invoca para efeitos de registo, dado que esta forma de aquisição não pode ser comprovada por qualquer outro título formal extra-judicial.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ESTÁ CONFORME. Maia e referido Cartório, aos treze de novembro de dois mil e quinze.O Notário, --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------____________________________________________________________________________________________________________________ Registado sob o nºEmitida factura/recibo nº

Jornal Vivacidade 19/11/2015PDM de Gondomarpublicado em Diárioda RepúblicaO novo Plano Diretor Muni-cipal (PDM) de Gondomar foi publicado, a 9 de novembro, em Diário da República.

O mais recente PDM de Gondomar foi publicado em Diário da República a 9 de novembro e entrou em vigor no dia 10. Em comunicado, a Câmara de Gondomar informa que “fica assim concluído um processo de revisão iniciado em maio deste ano”.

O Município dá ainda conta das linhas orientadoras do novo PDM que “divergem significativamente da estratégia adotada há duas décadas”. Segundo a nota enviada à imprensa as mudanças estão relacionadas com o projeto metropolitano do Parque das Serras do Porto, a aposta na construção de parques urbanos e o aumento das zonas industriais. “Os grandes nós rodoviários e linha do metro, por exemplo, passaram a constituir uma realidade que, simplesmente, não existia”, conclui o comunicado.

“Este PDM pode ser revisto nos próximos três anos”

Ao Vivacidade, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, reforça a possibilidade de rever o PDM nos próximos anos. “Estamos agora com um regime especial para a regularização das construções ilegais que podem agora ser legalizadas. Este PDM pode ser revisto nos próximos três anos mas vamos já começar a fazer o trabalho de casa para que depois possa ser feita a vontade das reivindicações que não foram atendidas”, refere o presidente.

Para Marco Martins, o destaque do novo documento em vigor assenta na pretensão de garantir qualidade urbanística ao concelho. “O anterior PDM permitia construção sem regras e este reduz drasticamente a capacidade construtiva. Além disso, vamos deixar de ter arranha-céus em Gondomar, tirando situações excecionais”, conclui o autarca. ■

Page 32: Edição de novembro de 2015

32 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Política

* Diretor Clínico da CLINICA RIO TINTO + Coordenador da Unidade de Medicina Desportiva e Artroscopia Avançada do Hospital Lusíadas Porto.

Carnes industriais, processadas, prejudiciais para a Saúde?

De vez em quando, aparecem notícias algo “bombásticas”, mas ao mesmo tempo estranhas, sobre alimentos e os seus efeitos sobre a saúde.

Segundo parece, a Organização Mundial de Saúde, referiu que existirão indícios, com bases em estudos científicos, que a carne, principalmente carne vermelha, fará mal à saúde, com possibilidade de provocar cancro colo retal. Mais uma vez as notícias fora do contexto geral, podem não esclarecer corretamente ou até gerar alertas exagerados.

É há muito tempo do conhecimento geral que determinadas carnes, principalmente fumadas, quando consumidas em exagero, podem facilitar o aparecimento de alguns cancros, mas reparem, estimados autores, quando consumidas em exagero, ou como alimentação de base, de uma dieta. Aí está o erro, não é um alimento que consumido esporadicamente, provoque má saúde ou prejudique a mesma.

Já o tenho dito, que na vida, tudo deve ser feito em equilíbrio, com ponderação. Vários serão os exemplos, tal como o consumo excessivo de álcool, por exemplo, o álcool consumido em pequenas quantidades, tem francas propriedades benéficas, mas quando consumido em exagero, pode provocar cirrose e daí cancro do fígado.

A dieta equilibrada deve ser fomentada. Obviamente incluiu carne, alimento esse que sempre esteve na dieta desde o homem pré-histórico, até aos nossos dias. É muito mais preocupante o consumo do tabaco ou a poluição industrial.

Achei graça a um comentário de alguém num programa televisivo, que referia que os japoneses são mais saudáveis, precisamente porque não incluem na sua dieta as carnes, tal como o “nosso bife”. Não deve ter nunca ido ao Japão, por exemplo a Usaka, onde as pessoas andam com máscaras, principalmente devido à poluição industrial, essa sim com graves consequências para a saúde, não terão tanto cancro do cólon, como em Portugal, mas têm sim mais cancro do estômago.

Sabem por exemplo que a obesidade infantil é maior nos países como Grécia, Espanha e Portugal em relação ao resto da Europa? E não é por dietas saudáveis, mas sim por maus hábitos entre outros motivos.

Ou seja não é por comer um bom bife “à portuguesa” que vamos morrer mais cedo, mas por favor não comam bife todos os dias.

Até breve, estimados leitores…

VIVA SAÚDEPaulo Amado*Médico Especialista de Ortopedia e Traumatologia

Gondomar mantém IMI mais baixo da ÁreaMetropolitana do Porto

Câmara quer construirquatro parques urbanosem Gondomar

O Munícipio de Gondomar vai continuar a ter as taxas de Impos-to Municipal sobre Imóveis (IMI) mais baixas da Área Metropolitana do Porto, em 2016.

A autarquia gondomarense quer criar quatro parques urbanos no con-celho, num investimento avaliado em cerca de 12 milhões angariados com recurso a fundos comunitários.

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, a 28 de outubro, com dois votos contra e uma abs-tenção do PSD, manter as taxas de IMI praticadas desde 2014.

Assim, no próximo ano continuam a ser apli-cadas taxas de 0,35% aos prédios urbanos locali-zados nas freguesias de Baguim do Monte, Fânze-res, São Pedro da Cova, Gondomar (São Cosme), Valbom, Jovim e Rio Tinto, e de 0,30% aos pré-dios da Lomba e das freguesias da Foz do Sousa e Covelo e Melres e Medas. Gondomar mantém-se como o único Município do País a aplicar taxas diferenciadas para os seus territórios.

Recorde-se que estas taxas correspondem a uma redução de 30% a 40%, respetivamente, em relação à taxa máxima prevista no Código do IMI e aplicada em Gondomar até 2013.

“Perdemos 6,7 milhões de euros em receita mas não abdicamos deste mecanismo de poupan-

Em causa estão os parques urbanos de Rio Tinto, o de Fânzeres, o parque do Monte Crasto e um quarto em S. Cosme e Valbom. A proposta foi apresentada na mais recente reunião pública realizada na Foz do Sousa.

As candidaturas a fundos do Portugal 2020 para a construção de quatro novos parques urbanos em

ça para as famílias que em média estão a poupar entre 250 a 300 euros a menos de IMI, por ano. Num momento de crise julgo que esta é uma boa opção da Câmara”, afirma Marco Martins, presi-dente da Câmara de Gondomar.

Foi também anunciado um agravamento de 30% nas taxas de IMI dos prédios degradados. A autarquia considera que a política fiscal deve as-sumir assim “uma função de estímulo e incentivo à adequada manutenção preservação do patrimó-nio imobiliário”. ■

Gondomar já foram submetidas através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e, segundo Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, as obras deverão começar “em 2016”.

Referindo-se ao parque urbano previsto para o Monte Crasto, o autarca acrescentou os principais alvos deste investimento. “Queremos reabilitar o Monte, os seus percursos e os campos desportivos que existiam”, referiu Marco Martins.

Já sobre a importância do quadro de fundos comunitários o presidente da Câmara classificou de “fundamental” a comparticipação financeira. “Ainda assim a autarquia teria que investir cerca de dois milhões de euros”, conclui o edil gondomarense. ■

Foto DR

Foto DR

Page 33: Edição de novembro de 2015

33VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Desporto

PUB PUB

TABELACLASSIFICATIVADE FUTEBOL

CNS - Fase Regular- Série C

Próximos jogos:Gondomar - Tirsense (22/11)Sousense - Vila Real (22/11)

P.123456789

10

EquipaGondomarSC SalgueirosCinfãesVila RealFC Pedras RubrasAmaranteSC CoimbrõesTirsenseSobradoSousense

Pontos16161615141212111110

ÙÙ

Divisão Pro-EliteNacional - AF Porto

Próximos jogos:Padroense - SC Rio Tinto (22/11)Serzedo - S. Pedro da Cova (22/11)

P.123456789

1011121314151617181920

EquipaAliança de GandraRebordosaValadares GaiaAD GrijóParedesPadroenseCandalOliv. DouroSC Rio TintoBarrosasLeçaLixaAliados LordeloPedrouçosPerafitaFC VilarinhoVila MeãBaiãoS. Pedro da CovaSerzedo

Pontos2222212020171616151513131313121211876

ÙÙ

Ù

Tem 18 anos mas já dá cartas na seleção nacional sub-21 e no Paços de Ferreira. Diogo Jota fez a formação de futebolista no Gondomar SC e registou 39 go-los em 37 jogos na última época ao serviço da equipa gondoma-rense. Em entrevista, o atleta considera-se ambicioso e vê em Ronaldo uma referência para o futuro.Diogo José Teixeira da Silva ou simples-mente “Jota” como é conhecido no futebol. Como surge a alcunha?

No seio familiar sou tratado pelo nome Diogo, todos os outros costumam utilizar Jota. A alcunha surgiu por volta do escalão de Infantis, porque eu colocava na cami-sola “Diogo J.”. Como ao ler soava “Diogo Jota”, aos poucos e poucos foi ficando só “Jota”.

E o talento para o futebol?Sinceramente não sei muito bem, mas

eu gostava muito de ver futebol. Entrei para o Gondomar e sempre me fui desta-cando um pouco em relação aos meus co-legas da mesma idade, até cheguei a treinar no escalão etário seguinte.

Começas no Gondomar SC em 2003 e foi neste clube que fizeste a formação. Como foi crescer no Gondomar SC?

Sinto que tive muita sorte nos colegas que me calharam pois foi sempre um gru-po muito unido, em que os pais dos atle-tas se davam muito bem, o que facilitava o jogo em si e que nos levou a seguir o futebol até aos juniores sempre juntos. O clube tinha boas condições de trabalho e boas instalações, o que é sempre útil para se levar o futebol a sério, algo que eu sem-pre fiz.

Curiosamente começas como médio ofen-sivo mas na segunda fase do último cam-

“Sempre fui um jogador ambicioso”Diogo Jota:

peonato nacional de juniores adiantas-te no terreno. Preferes jogar a avançado?

Comecei como médio esquerdo ou interior esquerdo num esquema de 4-3-3, mas era um médio que chegava com al-guma facilidade à zona de finalização. Fui sempre progredindo até que no Paços jo-guei como avançado. No entanto, prefiro ser um falso 9 ou jogar nas costas de um avançado.

Qual a época que destacas no Gondomar?Claramente a época de Juvenil A, foi

muito desgastante mas bastante importan-te na minha evolução e acabei por termi-nar essa época com 37 jogos e 39 golos.

Faltou jogar pelos seniores no Gondomar?Creio que faltou sobretudo uma opor-

tunidade nos seniores porque nem aos treinos fui chamado e acho que era uma recompensa mereci-da.

A proposta do Paços de Fer-reira surge com naturalidade após uma época em que foste o melhor marcador do cam-peonato nacional de juniores?

Sim, fui o melhor marca-dor de Juvenis e achei por bem dar o salto para um clube de outras dimensões, como é o Paços de Ferreira.

Ir para a Mata Real superou as tuas expectativas?

Não, sempre fui um jogador ambicioso e esperava ter uma oportunidade num clube que estivesse na 1ª Liga Portuguesa. Portanto, agarrei a oportunidade que me esta-vam a dar para tentar chegar aos seniores.

Consideras que tiveste a estreia de sonho ao ser lançado na Taça de Portu-gal e com um golo no jogo de estreia?

Sim, acho que foi bastante im-portante não só pelo golo mas por ter feito duas assistências e uma

exibição muito consistente.

Já ficaste na história do Paços como o joga-dor mais novo a marcar pelo clube e já re-novaste o contrato até 2019. Esta pode ser a melhor época da carreira?

Tenho contrato até 2019, mas estaria a mentir se dissesse que o quero cumprir até ao fim. Creio que pode ser uma época de lançamento numa altura importante como é a época de transição Júnior/Sénior.

Que lugar esperas alcançar com o Paços de Ferreira, esta época?

Espero realizar uma época tranquila e quem sabe um lugar europeu, sabendo que existem equipas com maior orçamento e com maior experiência nessa luta.

Na tua opinião, qual é a equipa melhor posi-cionada para ser campeã?

É uma época em que é difícil responder porque os candidatos agora voltaram a ser três, mas penso que o FC Porto tem todas as condições para ser campeão.

Na seleção o que esperas alcançar?Tenho como objetivo lutar

por um lugar na equipa de Sub-21, visto que não há nenhuma competição oficial nos Sub-20.

Quais são as tuas referências?Ronaldo, pelo trabalho

que teve ao longo da carreira e pelo sucesso alcançado.

Recentemente foste ho-menageado como Atleta

Revelação do Ano pela Câmara de Gondo-

mar. É importante este tipo de reconheci-mento?

Sim, é bastante i m p o r t a n t e , pois

é um orgulho ser reconhecido pela

autarquia da terra onde crescemos e vi-

vemos. ■

Page 34: Edição de novembro de 2015

34 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Desporto

À terceira será de vez ou não há duas sem três?

VIVA DESPORTOTiago NogueiraJornalista / estudante de psicologia

No próximo fim-de-semana joga-se, de novo, o sempre apaixonante derby de Lisboa. Sporting e Benfica medem forças numa partida referente à Taça de Portugal, mas desta feita na casa dos leões. As águias estão com o orgulho ferido, deixaram escapar a Supertaça, perderam 3-0 na Luz há

poucas semanas, e espera-se uma atitude bastante diferente neste jogo. Resta saber se Jorge Jesus não terá já um plano tendo em conta todos esses ajustes que, à partida, serão feitos por Rui Vitória. Anteriormente, evidenciei a qualidade dos verdadeiros desequilibradores destas duas equipas. Porém, conseguir o equilíbrio é fundamental e o futebol não foge à regra. Neste duelo muito particular teremos um português diante de um grego, William Carvalho e Andreas Samaris. Estamos perante dois médios que simplificam o jogo das suas equipas. Em momentos de aperto nunca perdem a clarividência e são de uma frieza enorme dentro das quatro linhas. Imperiais no desarme, cobrem os espaços de forma inteligentíssima e com a bola no pé estão cada vez melhores. Mas algo que fica, de facto, na memória de todos os adeptos do futebol é a forma como estes doseiam na perfeição os ritmos do jogo. São verdadeiros maestros que passam muitas vezes despercebidos.

Relativamente à competição mais importante do futebol português, quase um terço do campeonato está ultrapassado e o Sporting de Jorge Jesus continua sem uma única derrota e apenas com dois empates. É das poucas equipas no continente europeu que ainda não tem derrotas na Liga, sendo que a única dos principais campeonatos que tem somente vitórias é o Olympiakos, uma formação orientada, curiosamente, por um outro português, Marco Silva. Se os desempenhos na Europa não são os melhores - a humilhação na Albânia foi um verdadeiro desastre - a nível interno esta equipa leonina tem conseguido fantásticos resultados. Em forma de contraste, FC Porto e SL Benfica estão atrás na Liga, mas a campanha europeia tem corrido às mil maravilhas, coroando os excelentes resultados com boas exibições. Após dez jornadas, Rio Ave e Sporting de Braga merecem igualmente destaque, dado que, quanto a mim, são as duas principais equipas que este ano poderão causar mais dificuldades aos três grandes. Contam com jogadores importantes, Tarantini, Bressan e Joris Kayembe têm atuado a grande nível pelos vila-condenses, já Stanislav Kritciuk, Rafa e Hassan são as principais estrelas dos guerreiros do Minho. Devo elevar ainda os dois treinadores em questão, Pedro Martins e Paulo Fonseca estão recheados de competência e contam com excelentes trabalhos no passado, Marítimo e Paços de Ferreira são os exemplos perfeitos. ■

Foto DR

FC Porto - Barcelona emhóquei joga-se em Fânzeres

Emanuel Costa vence Trial das Estrelas 4x4 em Jovim

O Pavilhão Municipal de Fânzeres vai receber, no dia 28 de novembro, o FC Porto x Barcelona a contar para a Liga Europeia de hóquei em patins.

No dia 8 de novembro Jovim recebeu a terceira e última prova do 1.º Tro-féu Trial das Estrelas 4x4. O piloto Emanuel Costa sagrou-se vencedor da prova e da competição.

A equipa de hóquei em patins do Futebol Clube do Porto vai regressar ao Municipal de Fânzeres, casa onde jogou entre 2000 e 2009, para um jogo frente ao Barcelona.

O embate conta para a terceira jornada da Liga Europeia e tem como principal atrativo o

Emanuel Costa foi o vencedor do Trial das Estrelas 4x4. O piloto foi o mais rápido na classe “Protos” na prova de Jovim e confirmou assim o fa-voritismo na competição. Do princípio ao fim da prova, Emanuel Costa protagonizou um espetáculo competitivo com as equipas Carjaime Trocouro e Team Serrão.

Na classe “Melhorados” a equipa Peças Land

embate entre portugueses e catalães na liderança do grupo A. Ambas as equipas registam duas vitórias e procuram ganhar vantagem na corrida ao primeiro lugar do grupo.

Recorde-se que em julho de 2000, o FC Porto chegou a acordo com a Câmara de Gondomar para a utilização do Municipal de Fânzeres. O protocolo vigorou até 2009, ano em que foi inaugurado o Dragão Caixa, pavilhão que se tornou o recinto oficial dos azuis-e-brancos.

O jogo entre FC Porto e Barcelona está agendado para as 17h do dia 28 de novembro e terá transmissão exclusiva no Porto Canal. ■

Rover.com liderou a prova desde início e acabou por vencer na respetiva classe. Já na categoria “Pro-moção” o Stand BF Automóveis foi o mais forte sempre seguido de perto pela equipa Trialcars.

Segundo a Fullsport, Lda, em Gondomar “fo-ram batidos todos os recordes de participação” com um total de 33 equipas presentes na prova e distri-buídas pelas diversas classes em disputa.

Em comunicado a organização salienta o de-sempenho do público presente nas três provas rea-lizadas. “O público vibrou nas provas realizadas. Esta prova (Jovim) iria definir o vencedor do Tro-féu Trial das Estrelas tendo como critério o somató-rio da classificação nas três provas realizadas (Santa Maria da Feira, Baguim do Monte e Jovim)”, pode ler-se no site oficial da prova. ■

Foto DR

Foto DR

Page 35: Edição de novembro de 2015

35VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Desporto

Foto DR

Fotos PSF

Bruno Ferreira venceII Corrida da RepúblicaO atleta Bruno Ferreira ven-ceu a II Corrida da República ao terminar o percurso de 10 quilómetros após 33 minutos a correr. A prova realizou-se a 25 de outubro.

Bruno Ferreira foi o vencedor da II Corrida da República, prova organizada pela EventSport em parceria com a Junta de Freguesia de Rio Tinto, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova e a União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim. A corrida de 10 quilómetros com um traçado entre as freguesias de Rio Tinto, Fânzeres e Gondomar (S. Cosme) contou com a participação de 341 atletas, número que representa “um aumento de 80 inscritos em relação à primeira edição”, afirma Carlos Ferreira, da EventSport.

Ao Vivacidade, o responsável pela organização do evento, faz um balanço positivo da II Corrida da República mas admite que poderá ser necessária uma aposta reforçada na divulgação do corrida. “A prova tem que ser trabalhada de outra forma e provavelmente terá que contar com um maior envolvimento das Juntas para no próximo ano contarmos com mais pessoas inscritas na caminhada”, lamenta o organizador.

Segundo Carlos Ferreira, o objetivo passa por “manter a prova na Associação de Atletismo do Porto”. “Temos consciência que temos que trabalhar a prova a nível local

mas ficou comprovado que existe margem de progressão e crescimento para o futuro”, refere o membro da EventSport.

Entre as possíveis alterações a próxima edição poderá constar a mudança do local de partida da prova – Rio Tinto nas duas edições já realizadas – para Fânzeres ou S. Cosme e garantia de prémios monetários para os vencedores. “Reconheço que o prémio é fundamental, tal como a subida ao pódio de todos os escalões”, conclui Carlos Ferreira.

No total, a II Corrida da República registou a inscrição de 623 inscritos (341 na corrida e 282 na caminhada).

Gondomar vai receber a 1ª São Silvestre a 19 de dezembro

No dia 19 de dezembro, pelas 21h, o Município de Gondomar recebe a 1ª São Silvestre Gondomar. A prova é considerada uma das mais míticas corridas do mundo com mais de 90 anos de história e inspirada numa corrida noturna onde os atletas corriam pela cidade com tochas acesas nas mãos.

A 1ª São Silvestre de Gondomar será composta por uma corrida de 10 quilómetros com caráter competitivo e uma caminhada de quatro quilómetros.

“A prova irá percorrer todas as ruas do centro de Gondomar e terá partida e chegada nos Paços do Concelho”, revela Carlos Ferreira ao nosso jornal.

Para a corrida o valor da inscrição é de 10 euros. A inscrição na caminhada tem um custo de cinco euros. As inscrições já estão abertas ao público no site oficial da EventSport. ■

Page 36: Edição de novembro de 2015

36 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Desporto

PUB

Mais de mil pessoas participaramno II Trail das NozesO II Trail das Nozes contou com um total de 1130 inscri-tos a participar nas diversas provas realizadas a 1 de no-vembro. Ao Vivacidade, Luís Pereira, organizador da pro-va, mostra-se satisfeito com o sucesso da segunda edição.

João Santos, atleta da equipa Boccasballs, e Cristiana Esteves, atleta da equipa Lion Runners/GD Leões da Guarda, foram os vencedores, nas respetivas categorias, do trail longo de 23 quilómetros do II Trail das Nozes. No percurso de 12 quilómetros, Bruno Silva, da Afa Cycles/ST Trail, repetiu a vitória alcançada na primeira edição, e Anabela Freitas, da equipa MultiPowe/Gaia Trail, fez a primeira prova em Gondomar e alcançou o 1.º lugar na estreia.

Ao Vivacidade, os vencedores mostraram-se satisfeitos [ver caixa]

com a vitória nas respetivas categorias (masculino e feminino) e prometeram regressar em 2016 para defender os títulos alcançados nesta edição.

O II Trail das Nozes contou com um total de 1130 pessoas a participar nas diversas provas disponíveis.

“Queremos retomar uma data inserida nas Festas do Concelho”

Luís Pereira, organizador do II Trail das Nozes e mentor da Associação Desportiva UTRadical, mostra-se satisfeito e com “sensação de dever cumprido” pelo sucesso da 2ª edição da prova. “As pessoas gostaram da prova, o tempo ajudou e a festa foi bonita. A passagem na barragem do rio Sousa fez o pessoal delirar e são novidades que trazem valor à prova, tal como a medalha entregue aos participantes”, diz o ultramaratonista ao Vivacidade.

Para a 3ª edição o objetivo principal passa pela alteração da data da prova. “Queremos retomar uma data inserida nas Festas do Concelho e o percurso também poderá sofrer algumas alterações”, conclui Luís Pereira. ■

João Santos, Boccasballs:“Sabe muito bem ganhar esta prova em Gondomar e no próximo ano vou tentar defender o título”

Cristiana Esteves, Lion Runners / G.D. Leões da Guarda:

“Faço trail há cerca de um ano e esta é a primeira vez em que ganho uma prova. É uma sensação brutal”

Bruno Silva,Afa Cycles / ST Trail:

“Repeti o título do ano passado que era uma ambição pessoal para este ano”

Anabela Freitas,MultiPower / Gaia Trail:

“Foi uma sensação muito boa. Consegui impor um ritmo forte no início que soube gerir até ao fim”

Os vencedores do II Trail das Nozes:

23 Km’s:

12 Km’s:

Page 37: Edição de novembro de 2015

37VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Opinião: Vozes da Assembleia da República

DesafiosIsabel Santos | PS

1 - O 13 de NovembroA velha França, bastião da liberdade, foi

alvo de mais um ataque terrorista, dentro de uma tenebrosa sequência reivindicada pelo autodenominado Estado Islâmico.

A violência saiu à rua com toda a brutalidade, atingindo espaços de diversão onde a uma sexta-feira, pacatos cidadãos se divertiam, tornando bem presente que ninguém está imune a este tipo de atos. Facto que gerou uma forte identificação com as vítimas.

O espaço mediático e as redes sociais encheram-se, de imediato, de reações e comentários de diversos líderes mundiais, comentadores e cidadãos anónimos.

Nos próximos dias discutir-se-á muito

sobre as questões de segurança e do combate ao terrorismo. Todas as ideias serão válidas se caminharem no sentido da busca de soluções que nos fortaleçam, sem cedências ao medo e ao ódio. Caso contrário seremos nós a dar a vitória àqueles que, acima de tudo, pretendem aniquilar os progressos civilizacionais conquistados por força da afirmação dos valores da liberdade e da democracia.

Os comentários imediatamente ensaiados contra os refugiados e contra o seu acolhimento pelos diversos países europeus, merecem-me uma repulsa proporcional à que sinto diante dos ataques terroristas. É necessário que se entenda, rapidamente, que os refugiados são as primeiras vítimas

dos grupos que enquadram estes terroristas e que ao procurarem asilo na Europa tentam sobretudo salvar as suas vidas, fugindo à violência que aqueles fazem reinar nas suas terras de origem. Fechar, pura e simplesmente, as nossa fronteiras significaria negar os valores humanistas sobre os quais se alicerçou a construção da Europa e ceder aos objetivos destes radicais.

O que importa, e não podemos iludir mais esta questão, é encontrar uma estratégia global de combate ao terrorismo assente, entre outros: na identificação e destruição dos canais de financiamento- pondo termo à compra de petróleo e obras de arte ao Estado Islâmico; no combate às redes de circulação ilegal de armas; no controlo

e desativação dos canais de recrutamento; na resolução das causas que lhe são subjacentes.

2- O fim do arco do poderVivemos um tempo desafiante, marcado

pelo desmoronar de velhos conceitos e formas de análise da nossa realidade política. A velha ideia de que jamais seria possível qualquer entendimento à esquerda, não passa, agora, de um mais um mito que ruiu.

Termine como terminar o processo para indigitação de um novo Governo, o xadrez político nacional está definitivamente mudado e a democracia ganhou com isso. ■

Juntar para reinar Germana Rocha| PSD

A tradição já não é o que era, o ditado popular “Dividir para Reinar”, também já não é o que era, mutatis mutandis e agora passou a ser “Juntar para Reinar”.

Assim, entendeu quem, no passado dia 4 de outubro perdeu as eleições legislativas. O partido socialista decidiu unir-se ao BE, ao PCP e ao PEV para reinar e derrubar quem, legitimamente e através do voto livre exercido nas urnas, elegeu, de forma democrática, a coligação Portugal à Frente para decidir os destinos do País, dando assim sentido aos sacrifícios a que os portugueses foram sujeitos nos últimos quatro anos.

É legítimo fazer-se diversas leituras acerca do que os portugueses pretenderam no dia 4 de outubro, mas pelo menos temos uma certeza, a de que não escolheram o secretário-geral do PS para primeiro-ministro, embora se assista a uma tentativa

de subversão do que foram, na realidade, os resultados eleitorais, que determinaram um voto de confiança na coligação PSD/CDS-PP.

É a vontade do povo que tem de ser respeitada, e não aquela a quem tudo parece valer para alcançar o tão desejado trono, apenas por uma questão de sobrevivência política dentro do seu próprio partido, pois já todos percebemos que é disso que se trata.

A perplexidade na noite das eleições foi enorme, quando esperavam a sua demissão, considerando que anteriormente o tinha imposto ao seu antecessor, que até tinha ganho as eleições europeias, embora por poucochinho, mas tinha ganho, não era suficiente, no seu entender, para continuar a liderar o Partido. Agora, António Costa perdeu e perdeu por muitinho, achando-se, mesmo assim, com legitimidade política para governar, ainda que, com uma minoria

ainda mais pequenina do que a conseguida pelo próprio PSD, através do apoio parlamentar da aliança à esquerda que, veremos se e como se irá concretizar.

Acima de tudo, tem de estar Portugal, pelos compromissos políticos e financeiros assumidos a nível nacional e europeu, compromissos esses que não foram apenas ratificados pelos partidos que compõem a coligação Portugal à Frente. Por isso, não se pode agora pôr em causa todo um caminho percorrido com pontos convergentes em questões fundamentais e cruciais, para deitarmos por terra os muitos sacrifícios feitos, ditados por uma situação de pré-bancarrota em que nos encontrávamos em 2011, pondo em causa a credibilidade e estabilidade de que tanto o País necessita e que tem vindo a ser conquistada, como demonstram diversos indicadores positivos anunciados quer por instâncias

nacionais, quer i n t e r n a c i o n a i s , nomeadamente, o aumento das exportações, o aumento do consumo, a diminuição da taxa de desemprego, o crescimento da economia em 1,4%, em termos homólogos neste terceiro trimestre, entre outros.

Estaremos em tempos de confusão ideológica? Como se consegue compreender esta junção à esquerda entre forças políticas que têm na sua génese, princípios que não são passíveis de conciliação, ou será que as referências basilares de cada um deles também já não são o que eram? Interrogações que legitimamente se fazem, quando estamos perante uma junção entre o Partido Socialista e uma esquerda radical, misturando-se dentro da mesma estrutura quem, do ponto de vista ideológico sempre se distanciou. ■

A luta conseguiu! O Governo PSD/CDS caiu!Diana Ferreira | PCP

Depois de, nos últimos quatro anos, aumentarem a pobreza e a exploração e subirem brutalmente os impostos, penalizando os trabalhadores e o povo; depois de dificultarem o acesso à Saúde e à Educação, de encerraram milhares de serviços públicos e degradarem os ainda existentes; depois de quatro anos de roubo nos salários, nos dias de descanso e nos direitos; de cortes nas prestações sociais (como o abono de família e o subsídio de desemprego), nas reformas e pensões, retirando ainda o complemento solidário para idosos; depois de empurrarem mais de meio milhão de portugueses, muito deles jovens, para a emigração forçada e terem negado o futuro aos que ficaram; depois de

terem privatizado e vendido ao desbarato empresas estratégicas para a economia nacional, de terem destruído mais de 200 mil postos de trabalho, de terem aumentado o défice e a dívida pública, de terem empobrecido os trabalhadores e o povo, enquanto enriqueciam os grandes grupos económicos e a banca, PSD e CDS apresentaram na Assembleia da República o seu programa, que mais não é do que a continuidade destas políticas que conduziram Portugal ao desastre.

Sabendo que o seu programa era mais do mesmo, e que nem a sua (falaciosa) propaganda era capaz de mascarar a realidade (porque essa é vivida todos os dias pelos milhões de portugueses a quem

PSD/CDS impuseram sacrifícios para salvar o capital), os partidos que suportam o (demitido) Governo, demitiram-se de discutir o seu próprio programa.

Estavam derrotados!PSD e CDS, há muito isolados,

foram sustentados durante estes anos por conivência ativa do Presidente da República, que, aliás, voltou a ser cúmplice nas últimas semanas, empossando um Governo que sabia iria ser chumbado.

Mas estão, há muito, derrotados. E foi a luta que derrubou o Governo PSD/CDS! Foi a luta dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas e dos jovens, a luta de muitos homens e mulheres que, sabendo e sentindo as inaceitáveis injustiças

que estavam a ser alvo, tomaram nas suas mãos a necessidade de combater a política de terra queimada protagonizada por PSD e CDS.

Foi a força dessa luta, foram as muitas ações desenvolvidas pelos trabalhadores e pelo Povo, especialmente nos últimos quatro anos, que derrubaram PSD e CDS e derrotaram a política de direita.

E imprescindível que foi no passado, é, também no presente, fundamental e determinante essa luta e o seu desenvolvimento. O tempo é “de participação, de ação e de construção de um futuro melhor!” ■

Page 38: Edição de novembro de 2015

38 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Opinião: Vozes da Assembleia da República / Vozes da Assembleia Municipal

Uma caminhada tóxica pelas minas contaminadasLuís Monteiro | BE

Foi em 2001 que os resíduos da

siderurgia da Maia foram depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar. Nessa altura, o relatório mencionava que os resíduos eram inertes e não constituíam qualquer tipo de perigo.

No entanto, em 2008, um novo estudo comprova que os resíduos constituem um perigo para a vida humana e para o ambiente e, três anos depois, um estudo analisa a quantidade de lixo depositado nas minas. 88 mil toneladas. Os resultados de outro estudo realizado pela CCDR-N,

tornado público a 17 de março de 2011, volta a provar que os resíduos constituem um perigo grave: «concentrações de chumbo no fluato muito superiores ao valor limite previsto na legislação para aterros de resíduos perigosos»; e ainda: «necessidade de tratamento prévio de resíduos para deposição em aterros de resíduos perigosos».

Em setembro deste mesmo ano, foram indicados 12 milhões de euros para a remoção dos resíduos. No entanto, nessa mesma altura, um documento interno da CCDR-N alega que existe cerca de mais 20% de lixo tóxico naquele local Uma exposição

continuada a estas substâncias pode chegar a produzir danos irreversíveis, até à morte. O chumbo juntamente com outras componentes instaladas hoje nos solos de São Pedro da Cova constitui uma ameaça à qualidade do ar, dos solos, da água.

O que, desde 2001, se passa, à margem da lei, nas minas de São Pedro da Cova, é um atentado ambiental e à vida humana. Se o problema ainda não está resolvido, podemos apontar o dedo unicamente para a falta de vontade política, ou, se quisermos, para a existência de outras vontades escondidas por trás do poder político, que atirou o lixo tóxico. A mesma CCDR-N,

que lança estudos a comprovar que o lixo é tóxico, tem, ao mesmo tempo, declarações de alguns dos seus principais membros a defender que o lixo é inerte e não constitui qualquer tipo de perigo.

Urge, hoje, reclamar justiça num problema ignorado pelas instâncias políticas, que varrem para baixo do tapete as suas responsabilidades. Se hoje iniciamos um novo ciclo político, então que essa esperança se manifeste também na melhoria das condições de vida das populações de São Pedro da Cova, colocando um ponto final neste atentado ambiental. ■

O Governo que já eraJosé Luís Ferreira | PEV

Um governo a prazo, que os

portugueses revogaram no passado dia 4 de outubro, apresentou-nos um programa de Governo repleto de pressupostos falsos e a partir de premissas erradas. Logo no primeiro parágrafo, podia ler-se: “De uma forma clara, os portugueses disseram que queriam que o PSD e o CDS prosseguissem na sua missão e levassem adiante o seu compromisso de trabalho nesta legislatura”.

Sucede que os portugueses não disseram nada disso, não foram os portugueses que disseram isso. Quem quis que o PSD e o CDS continuassem as suas desastrosas políticas foi o Presidente da República.

Os portugueses disseram uma coisa completamente diferente. Aquilo que os portugueses disseram no dia 4 de outubro foi:

Vamos eleger 230 deputados à A.R. criando uma nova correlação de forças no parlamento, de forma a impedir que o PSD e o CDS continuem no Governo.

Vamos criar as condições para quebrar este ciclo de políticas de direita, que destruíram a nossa capacidade produtiva, que aumentaram as desigualdades sociais, que alargaram o fosso entre ricos e pobres, que agravaram as injustiças sociais e que colocaram a generalidade dos portugueses, praticamente a pão e água.

Foi isto que os portugueses disseram no

dia 4 de outubro: Não queremos continuar a ser vítimas das políticas do PSD e o CDS. Impunha-se, portanto, traduzir estes resultados eleitorais. Foi a democracia a funcionar. Quer se goste, quer se não goste, são estas as regras da democracia e com elas teremos de saber conviver. Mas os portugueses, não só, condenaram de forma muito clara, as políticas de austeridade e de empobrecimento prosseguidas pela coligação de direita, como também expressaram uma firme vontade de mudança de políticas. Seria, assim, irresponsável não atender a este novo quadro parlamentar, como se não tivesse havido eleições e como se tudo se mantivesse igual. Bem sabemos que

os partidos que se comprometeram perante os eleitores com as políticas de mudança assentam em propostas políticas diferentes, têm programas eleitorais diferenciados e avançam de pontos de partida também diferentes. Ainda assim, face à emergência de pôr fim às políticas de austeridade e procurando ir ao encontro da vontade dos portugueses, Os Verdes rejeitaram o Programa de Governo do PSD/CDS e envolveram-se com seriedade e responsabilidade na discussão de um programa de Governo sustentado em políticas alternativas, capaz de quebrar o ciclo de empobrecimento e de travão ao desenvolvimento ambiental, social e económico do país. ■

Pela HumanidadeJoana Resende | PS

A passada noite de sexta-feira, 13 de

novembro, deveria ter sido para todos uma véspera de fim-de-semana comum. Uma noite em que muitos se reúnem para comemorar, para alegrarem as suas vidas com amizade, cultura e muitas gargalhadas. Infelizmente, não foi. Foi das noites mais chocantes dos últimos anos, foi uma noite de ódio, de violência, de morte. E foi aqui tão perto. Paris, a cidade das luzes, o berço do iluminismo, do intercâmbio cultural, do livre exercício das capacidades sociais e humanas. E é verdade que as coisas doem mais quando acontecem perto de nós, nos locais que identificamos, nos costumes que nós próprios temos. E esta

noite doeu muito. Não podemos contudo deixar que o ódio praticado por uma noite seja contagioso. Devemos conter a nossa raiva, a nossa inquietude e indignação. Devemos ser resilientes e não permitir que a vontade de quem pratica estes horrores seja instalada. Claro que é necessário repensar algumas questões de segurança, mas não podemos por em questão a nossa humanidade, a nossa solidariedade ou o nosso amor. O que nos distingue desses párias são os nossos valores e consciência social.

É por isso que não podemos reagir da mesma forma: com revolta, com instigação à violência. O nosso dever, como europeus, e em memória de quem foi vítima desses

ataques é continuar a manter a nossa agenda política social, a receber quem foge das mesmas balas que mancharam esta sexta-feira.

Os refugiados que fogem, em desespero e sem alternativa, das calamidades praticadas pelo Daesh (o auto proclamado Estado Islâmico), fogem da tortura, da atrocidade, da morte. Se fecharmos as nossas portas, se nos escondermos no medo e na revolta, estamos a garantir a vitória destes párias. Se elevarmos a nossa voz na defesa da vingança, do extremismo e da xenofobia, estaremos a eliminar séculos de desenvolvimento social e humano. Estaremos a enfraquecer a grande diferença entre nós e eles. Devemos

manter a nossa forma de estar, a nossa vida, a nossa humanidade. É a nossa obrigação receber quem foge da morte e sermos a última ajuda o último reduto que estes homens, mulheres e crianças veem em nós.

Não podemos esconder a cabeça na areia e fazer de conta que nada se passa no mundo, ou que não temos nada com o assunto. Temos, e não é possível fugir à nossa responsabilidade. Devemos isso aos séculos de luta para que a vida no nosso velho continente seja a que conhecemos. Devemos isso às vítimas de sexta-feira. Devemos isso para que não tenham morrido em vão.

Liberdade, Igualdade fraternidade. Ontem e amanhã. Hoje e para sempre. ■

Page 39: Edição de novembro de 2015

39VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Opinião: Vozes da Assembleia Municipal

O “negócio” dos terrenos da Quinta da Boavista – Como vai a Câmara Municipal de Gondomar justificar o injustificável?

António Valpaços | CDUNa minha crónica de julho dei conta da

inexplicável opção da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), relativamente ao futuro parque urbano de Rio Tinto, na qual optou, inequivocamente, por favorecer interesses privados em detrimento do interesse público e das aspirações de 60 mil habitantes de Rio Tinto de terem um verdadeiro parque urbano no centro cívico da sua cidade.

Volto a falar neste assunto porque ainda é possível reverter essa decisão. Para que tal aconteça basta que os eleitos municipais, quando forem chamados a decidir, decidam em prol da população e não em prol de interesses privados. E são muitas as razões pelo que o devem fazer. Relembro: Com a aprovação do Plano Diretor Municipal

(PDM) a CMG optou por dar capacidade construtiva à maior parte da área da Quinta da Boavista propondo-se ainda pagar ao proprietário o valor de 825 mil euros por uma pequena parcela de terreno onde já foi construído um arruamento e que, claro está, irá favorecer uma futura urbanização.

No anterior PDM os terrenos da Quinta da Boavista estavam classificados como “zona verde de proteção ao parque”. Na proposta inicial de revisão do PDM (maio/2015), colocada à discussão pública, as mesmas áreas estavam qualificadas como “zona verde de enquadramento” sendo que na proposta final (junho/2015) a CMG optou por dar capacidade construtiva a maior parte desses terrenos.

Ora, a CMG justificou esta “alteração” por causa da existência de um compromisso municipal de há anos que estava por cumprir. Não coloco em causa a legitimidade da CMG em decidir sobre o que pretende em matéria de ordenamento do território, o que não é de todo aceitável é que aquando da discussão final do PDM tenha tentando “esconder” esta decisão num claro desrespeito pelos princípios democráticos.

Mas, o que é mais grave, é que não existe qualquer compromisso municipal. A CMG baseia-se num contrato de 1997 no qual estaria obrigada a dar capacidade construtiva máxima aos terrenos da Quinta da Boavista pese embora o facto de já ter sido obrigada, em 2007, pela IGAT (Inspeção Geral da

Administração do Território) a revogar esse mesmo contrato pelo mesmo ser nulo.

Todo este processo assume contornos nada claros sobretudo se tivermos em conta quem fica a ganhar se esta decisão não for revertida. Este espaço não me possibilita explicar, passo a passo, todo o processo pelo que convido todos os gondomarenses a estarem presentes na próxima Assembleia Municipal porque a CDU não vai deixar cair no esquecimento este processo e vai exigir do Presidente da CMG todas a respostas e que assuma, claramente, se quer continuar ao lado dos interesses privados ou se quer estar ao lado da população. Ainda vai a tempo! ■

No momento em que escrevo esta crónica, ainda não se conhece o que Cavaco Silva vai decidir. No entanto, convém lembrar que não cabe a ele escolher o Governo, muito menos nomear ministros.

As eleições do passado dia 4 de outubro foram muito claras, os portugueses elegeram 230 deputados, dos quais, a coligação PSD/CDS apenas elegeu 107. Como se pode verificar, não tiveram os deputados suficientes para poderem constituir Governo e não é pelo facto de terem sido a sigla mais votada, que lhes confere o direito de formar Governo. Uma vez que, os restantes partidos elegeram 123 deputados e nenhum destes está disponível para dar o seu apoio à continuidade desta política de direita que tão mal fez à maioria dos portugueses.

A Cavaco Silva, que tanto gosta de

apregoar que o País precisa de estabilidade, só resta indigitar um Governo de maioria parlamentar. Os 4 anos de Governo do PSD/CDS, foram de tal maneira tão maus que conseguiram que todos os restantes partidos com assento parlamentar se juntassem e criassem um programa mínimo, mas que mesmo assim, será muito importante para a maioria daqueles que foram as maiores vítimas desta política de terror.

Haverá já no início de janeiro de 2016 um aumento do salário mínimo nacional, das pensões, a reposição gradual dos salários da função pública, que terá início já em janeiro de 2016 (com 25% no primeiro trimestre, 50% no segundo, e 75% no terceiro; 100% no quarto). Será travado um combate decidido à precariedade, incluindo aos falsos recibos verdes. Serão proibidas as execuções

fiscais sobre as casas de morada de família relativamente a dívidas de valor inferior ao valor do bem executado, bem com a suspensão de penhora da casa de morada de família nos restantes casos; O IVA da restauração será reduzido para os 13%. Alargamento do sistema de estímulos fiscais ás PME e em sede de IRC.

Redução do valor global das taxas moderadoras de urgências, sempre que o utente seja referenciado, a reposição do direito ao transporte de doentes não urgentes de acordo com as condições clínicas e económicas dos utentes do SNS. Será travado um combate decidido à precariedade, incluindo aos falsos recibos verdes. Serão proibidas as execuções fiscais, sobre as casas de morada de família relativamente a dívidas de valor inferior ao valor do bem

executado bem com a suspensão de penhora da casa de morada de família nos restantes casos. Anulação das concessões e privatizações em curso dos transportes coletivos de Lisboa e Porto. Reversão das fusões de empresas de água, que tenham sido impostas aos municípios. Nenhuma outra concessão ou privatização. Serão ainda, repostos os quatro feriados que nos tiraram na anterior legislatura. Serão estas e muitas mais medidas que, por falta de espaço a que estou obrigado, não poderei acrescentar. Face a tudo isto, não restam dúvidas de que com um Governo do Partido Socialista, a contar com o apoio do BE e da CDU, os portugueses podem finalmente voltar a viver com alguma dignidade, que lhes foi roubada pelo anterior Governo PSD/CDS. ■

Eu tenho um sonho: quero ser feliz em Portugal!Rui Nóvoa | BE

O UmbigoPedro Oliveira | CDS-PP

O processo está em curso e o primeiro grande objetivo foi já tomado. Impedir o atual Governo de governar. Dizem que não tinha legitimidade pois os partidos que o suportavam perderam nas últimas eleições centenas de milhares de votos. E dizem que o povo os quis afastar do poder ao lhes retirarem a maioria absoluta de que dispunham. Então, pus-me a pensar: entendem que perder votos e perder a maioria absoluta é motivo mais que suficiente para arredar da governação a força política (coligada) mais votada, com 38% dos votos!

Mas, já não é sequer criticável, juntar artificialmente os votos dos partidos dos fundos, que não ultrapassam os 18%, e fazer deles o sustentáculo de uma nova governação protagonizada pelo Partido

Socialista. Aí sim, é a democracia a funcionar e a demonstração da dinâmica da esquerda em prol dos interesses do País.

Para o Partido Socialista os resultados eleitorais não merecem outra conveniente leitura política, que a derrota da direita e a chegada do tempo de, pela primeira vez em 40 anos de democracia, levar toda a esquerda para o poder mesmo aquela que desconhece o conceito de responsabilidade.

Entende o PS que ser-se a força mais votada não pode significar mais que o protagonismo de uma enorme derrota eleitoral por se ter perdido a maioria absoluta. Defende que o voto maioritário do povo na coligação PSD/CDS não pode implicar qualquer consequente leitura política porque a matemática diz que a esquerda teve mais votos. Como se a

política não tivesse a sua própria dinâmica, a sua própria idiossincrasia, e se limitasse a ser a pura soma dos números. Pois não é.

Em política todas as ações são consequentes, são merecedoras de uma leitura comunitária, isto é, o conjunto dos votos não se restringe à sua mera soma individual, ganhando antes uma amplitude, um corpo coletivo, refletor de dinâmicas sociológicas com repercussões políticas evidentes. Por assim ser, não é igual perder-se uma maioria absoluta mas garantir-se a maioria relativa, do que perder-se igualmente esta. Aquela leitura política diz-nos que os portugueses quiseram limitar a autonomia de fazer por parte da coligação PDS/CDS invocando-lhe outros consensos, mas que inequivocamente a queriam a continuar a governar o País. O Partido

Socialista no entanto, num indecoroso processo de abuso da sua posição de partido charneira, decidiu olhar apenas para o seu umbigo e, desconsiderando a natural leitura política dos resultados eleitorais, preocupou-se unicamente em garantir o futuro político do seu líder, condenado que estava a ser implodido pelos seus pares por tão parcos resultados em função da conjuntura. Ora aí está o passo final do processo PS, transformar uma evidente derrota numa vitória eleitoral e governar matematicamente o País claramente contra a vontade manifestada do povo, o que também não preocupa, pois o populismo encarregar-se-á de o alegrar com ofertas de bonomias sabe-se lá com que custos no futuro. ■

Page 40: Edição de novembro de 2015

40 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Empresas & Negócios

Em 1981, foi fundada a empresa Grande Porto que começou por operar no ramo alimentar, distribuindo os seus produtos em todo o território nacional, incluindo ilhas, e exportando principalmente para a Europa e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Trinta e quatro anos após a fun-dação a empresa é detentora de um grupo formado por várias marcas em diversos setores do mercado e continua a expan-dir-se e a derrubar fronteiras mantendo a aposta nas novas tecnologias. “Existem projetos para o futuro, sobretudo novos destinos onde vamos marcar presença”, revela ao Vivacidade, Nuno Gonçalves, um dos responsáveis pela gestão do grupo Grande Porto.

O grupo Grande Porto, com ins-talações em S. Pedro da Cova, ter-ra do fundador Mário Gonçalves, é atualmente uma empresa de referên-cia nos vários setores em que opera. Dos produtos alimentares, aos des-cartáveis e vinhos é vasta a oferta de produtos do grupo Grande Porto.

“O grupo começou com a empre-sa Grande Porto pelo Mário Gon-çalves, meu pai, que foi o fundador. Como empresário viu que no retalho (supermercados e hipermercados) os produtos para fabrico na área da pastelaria não estavam em condições ideias para serem vendidos e essa foi uma das apostas do Grande Porto.

Com o passar do tempo o portefó-lio da indústria aumentou imenso e, mais tarde, apostamos também na área das especiarias e nas conservas”, começa por dizer Nuno Gonçalves, herdeiro do fundador da empresa.

Ao Vivacidade, o empresário sub-linha que na génese do projeto esta-va já a internacionalização que aca-baria por surgir “logo no início” com a venda de produtos “em todo o país e fora de Portugal”.

Nuno e Messala Gonçalves – ir-mão – assumiram a gestão da em-presa familiar em 2000 e sentiram a necessidade de dividir a gama de produtos do grupo. “Os nossos clien-tes achavam confuso termos tantos produtos disponíveis por isso deci-dimos distinguir as marcas. O Gran-

de Porto continuou a ser o nome da em-presa mas tínhamos

que ter um nome para cada setor de produtos”, refere o sócio-gerente.

Surgem assim as marcas Nutry (setor alimentar), Bhonus (não ali-mentar), Vinhos de Lá (vinhos) e Messala (vinhos), integradas em quatro grande áreas de ne-gócio: Grande Porto – Produção e Distribui-ção Alimentar; Bigport

– Produtos para o Lar; Proimoxis Imobiliária, SA e mais recentemente a Grande Porto – Vinhos e Bebidas;

“A aposta nos vinhos surge em 2006 com a primeira edição dos vi-

> Os irmãos Gonçalves gerem os destinos do grupo Grande Porto

Page 41: Edição de novembro de 2015

41VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

nhos Messala. Começamos por fazer distribuição de vinhos mas vimos que tínhamos condições para criar-mos uma marca própria. O nome do vinho foi uma homenagem ao meu irmão, Messala Gonçalves. Hoje tra-balhamos com vinho verde e temos vinhos do Dão, Douro e Alentejo, os Vinhos de Lá. Encostas de Lá no Douro, Serras de Lá no Dão e Mon-tes de Lá no Alentejo. São vinhos de alta qualidade”, conta Nuno Gonçal-ves.

A exportação dos produtos foi um passo natural no crescimento da empresa mas ganha mais expressão a partir de 1993. Atualmente, “metade da faturação do Grande Porto passa pela exportação”, sublinha o empre-sário gondomarense.

Recentemente surgiu a Gosto Real, uma marca do Grande Porto em Moçambique. “Era mais conve-niente que tivéssemos lá uma marca logística e temos também uma equi-pa de vendas que faz em Moçam-bique o que fazemos em Portugal”, atesta Nuno Gonçalves.

Para o empresário, na base do sucesso está a ligação familiar par-tilhada por todos os dirigentes e funcionários da empresa que aposta continuamente na formação e nas novas tecnologias.

“A base do sucesso é a família e todos os que trabalham aqui fazem parte desta família. Além disso, o va-lor das empresas são as pessoas. Não podemos ter tecnologia de qualida-de se não tivermos pessoas formadas a operar essas tecnologias. O lema desta empresa é o máximo de li-berdade com o máximo de res-ponsabilidade. Aqui cada pessoa é responsável pelo seu setor, tem liberdade para decidir mas tem que ter responsabilidades”, con-clui Nuno Gonçalves.

Paraquedismo é a mais recente aposta do gru-po Grande Porto

A SkyDive Porto

(em Braga) e a SkyFun Center (em Castelo Branco) é a marca mais recen-te do grupo Grande Porto e insere-se no mercado do para-quedismo. “O pro-jeto começou por

brincadeira mas tornou-se sério porque o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catari-no, convidou-nos para explorar um aeródromo e assim começou a nos-sa escola de paraquedismo, que tem sido um sucesso”, explica Nuno Gon-çalves ao nosso jornal.

Atualmente, a operar em dois aeródromos, o empresário pensa já na hipótese de alargar o projeto a outros espaços. “Há propostas de outros aeródromos que já nos de-safiaram a tutelar o paraquedismo. Posso adiantar que os convites vêm do Norte”, adiantou o sócio-gerente do grupo Grande Porto. ■

Page 42: Edição de novembro de 2015

42 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Empresas & Negócios

PUB

EPG entregou diplomas ecertificados aos alunosA Escola Profissional de Gon-domar (EPG) assinalou a 23 de outubro o Dia do Diploma. Durante a sessão solene foram entregues certificados e diplo-mas aos alunos finalistas.

A EPG realizou uma sessão solene de entrega de certificados e diplomas aos alunos que no último ano letivo concluíram o ensino secundário pela via profissionalizante e procedeu também à entrega de certificados e diplomas aos adultos que, no âmbito da atividade do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), viram certificadas as suas competências.

A cerimónia decorreu no auditório da instituição que registou lotação esgotada com a afluência de professores, alunos, funcionários, pais e familiares que demonstraram o seu orgulho pelo percurso realizado pelos alunos da EPG.

Foram ainda divulgados os prémios de mérito, assiduidade e solidariedade social

atribuídos a um total de 29 alunos que frequentaram o ano letivo de 2014/2015 o que causou uma grande satisfação e euforia na plateia. A cerimónia ficou também marcada pela apresentação de gráficos ilustrativos do percurso dos alunos finalistas, verificando-se que 85% dos alunos concluíram com sucesso o seu curso profissional e que 78% ingressaram já no mercado de trabalho, tendo 8% prosseguido estudos no ensino superior.

Em discurso, o diretor da EPG, Agostinho Lemos, enalteceu o trabalho realizado pelos jovens que concluíram o ensino secundário pela via profissionalizante e demonstrou o seu reconhecimento ao corpo docente da EPG.

O Dia do Diploma encerrou com a apresentação do vídeo da Viagem de Finalistas a Isla Canela, uma iniciativa promovida pela EPG que visa consagrar o percurso formativo dos alunos.

Marcaram presença na sessão os vereadores da Câmara de Gondomar, Carlos Brás e Joaquim Barbosa, e o representante da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, David Tavares. ■

A sessão foi ainda preenchida com o testemunho de ex-alunos que emocionaram a assistência. A cerimónia foi também aproveitada para assinalar o lançamento da 1ª edição da Revista Formar Bem, uma publicação que visa promover e destacar o capital humano existente na escola, tanto a nível académico, como de cidadania, artístico ou desportivo.

Ex-alunos e nova publicação da EPG

Page 43: Edição de novembro de 2015

PUB

PUB

Page 44: Edição de novembro de 2015

44 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Lazer

Ingredientes:. 2 Postas de bacalhau. 3 Dentes de alho. 1 Folhas de louro. Q.b. Azeite. 260gr de grão-de-bico. 200gr de batata. 80gr de manteiga. 75ml de leite meio gordo. Q.b. Sal. Azeitonas pretas. Salsa. Grelos Para o crumble de maçã:. 1 Maçã . Broa de milho (mesma quantidade que a maçã). 50gr de manteiga. Q.b. Pimenta. Q.b. Sal

Preparação:Num tacho, juntar as postas de bacalhau com as folhas de louro por baixo. Adicionar os 3 dentes de alho socados e azeite até cobrir. Levar ao lume (brando), sem nunca ferver, até o bacalhau começar a lascar. Re-tirar do lume e lascá-lo.Cortar a batata em cubos e cozer num ta-cho com água e um pouco de sal. Quando estiver quase cozida, juntar o grão-de-bico e deixar cozinhar por mais 3 a 5 minutos. Escorrer a água, e levar ao lume novamente para secar um pouco. Reduzir a puré. Levar novamente ao lume e acrescentar o leite e a manteiga aos poucos. Temperar com sal e ir mexendo até ficar cremoso.Cortar a maçã em cubos e triturar a broa. Numa frigideira, derreter a manteiga e jun-tar a maçã. Temperar com sal e pimenta a gosto. Adicionar a broa e envolver. Juntar o preparado num pirex e levar ao forno a torrar (ficar crocante). De seguida Cozer os grelos e após cozedura saltea los com azeite e alho. Reservar. Num copo, juntar as azei-tonas o alho, algum do azeite utilizado para confitar o bacalhau, e sal, e triturar com a varinha mágica. Por fim adicionar um pouco de salsa picada. Colocar uma base de puré um pouco de azeite de confitar e uma base de grelos. Por cima outra base de puré. No topo colocar o bacalhau às lascas e por cima o crumble de maçã crocante. À volta colocar o molho á base de azeitona. Decorar com um ramo salsa.

Chef João Paulo Rodrigues* docente na Actual Gest

SOLUÇÕES:

Amor: Há uma tendência geral para a melhoria da sua vida afe-tiva neste período, pode encontrar o amor ou estabilizar num relacionamento já existente.Saúde: Não surgirão nenhumas surpresas nesta fase, no entan-to é conveniente manter a vigilância e evitar excessos.Dinheiro: Trabalhe com mais afinco para atingir os seus fins.

Amor: Evite que a teimosia possa criar mal-entendidos entre os seus familiares.Saúde: Estará em plena forma física, aproveite para se dedicar a um novo passatempo!Dinheiro: Tudo decorrerá dentro da normalidade na sua vida profissional.

Amor: A sua capacidade de entrega e sensualidade estarão em destaque e podem trazer muita animação à sua vida amorosa. Saúde: Sentir-se-á muito dinâmico e determinado, cheio de força de vontade para enfrentar os desafios.Dinheiro: Poderá receber uma ajuda da parte de um colega de trabalho.

Amor: Apague de uma vez por todas as recordações do passa-do que o fazem sofrer. Você merece ser feliz!Saúde: Evite tomar medicamentos sem pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.Dinheiro: Esta é uma boa altura na sua vida para fazer uma doação de caridade. Se tem o que lhe basta, ajude quem mais precisa.

Amor: É provável que atravesse um período um pouco con-turbado. Procure ouvir a sua voz interior, no silêncio do seu coração encontrará as respostas que tanto procura.Saúde: A sua saúde manter-se-á estável.Dinheiro: Pessoas de grande influência poderão surgir no seu meio laboral. Agarre as oportunidades!

Amor: Sentir-se-á liberto para expressar os seus sentimentos e amar livremente. Viva o amor sem receios e seja feliz!Saúde: Em vez de ter pensamentos negativos, consulte o seu médico se nota que alguma coisa não está bem na sua saúde.Dinheiro: Momento muito favorável sob o aspeto financeiro, saiba aproveitá-lo o melhor possível.

Amor: Esteja atento pois o amor pode surgir na sua vida quan-do e de onde menos você esperar.Saúde: Neste campo nada o preocupará.Dinheiro: Fase pouco favorável, evite despesas que não tem a certeza de conseguir suportar.

Amor: Não deixe que os seus amigos que vivem mais afastados se sintam distantes de si, organize um jantar ou uma festa que permita a todos um reencontro.Saúde: Tenha alguns cuidados com o seu sistema digestivo.Dinheiro: Tenha atenção no seu local de trabalho com os falsos amigos, pois nem sempre as pessoas que nos sorriem são as mais verdadeiras.

Amor: As discussões poderão clarificar algumas dúvidas que estavam pendentes na sua relação de casal. Tenha cuidado com o que diz para não ferir os sentimentos da pessoa amada.Saúde: Deverá cuidar melhor da sua pele. Beba mais água e ponha um hidratante.Dinheiro: Reinará a estabilidade neste campo.

Amor: Evite que outras pessoas se intrometam na sua relação afetiva dando primazia ao diálogo frontal e sincero com o seu par.Saúde: Procure dar mais atenção à sua saúde, pois na verdade quando julgamos estar bem podemos estar a negligenciar o nosso corpo.Dinheiro: Período pouco favorável a grandes investimentos.

Amor: Organize uma festa com os seus amigos mais íntimos. O convívio será bastante apreciado por todos.Saúde: Adote uma postura mais tranquila e verá como a sua saú-de melhorará.Dinheiro: Procure ser mais tolerante com os pontos de vista das pessoas com quem trabalha. Juntos poderão atingir os objeti-vos traçados mais facilmente.

Amor: Não entre em depressão pois tudo na vida tem uma solu-ção e mais cedo ou mais tarde verá resolvidas as questões que o afligem.Saúde: Estará com o sistema nervoso um tanto instável, pro-cure encontrar formas de descontrair e serenar a sua mente.Dinheiro: A sua vida profissional estará dentro da normalidade, não haverá surpresas a este nível.

Muitas vezes é difícil recordar os nomes dos medicamentos, as-sim como as suas doses, ou até o número de comprimidos que tem cada embalagem dos medicamentos que as pessoas fazem por períodos prolongados de tempo. Por isso, foi criada a guia de me-dicação crónica. Esta guia pode ser emitida e atualizada pelo seu médico de família. É importante que se faça sempre acompanhar da mesma, para a eventualidade de necessitar de um contato urgente com um profissional de saúde, assim como quando vai às consultas de vigilância no centro de saúde.

Ainda que toda a sua informação clínica esteja gravada de forma confidencial em sistema informático, existem momentos em que po-dem ocorrer problemas informáticos e o médico de família ou, even-tualmente, um outro médico que o assista num outro contexto, não conseguem recordar-se, com segurança, dos fármacos prescritos. Assim como, não conseguem descobrir pela descrição do formato

do comprimido de que medicamento se trata. Atualmente, existem inúmeras marcas de medicamentos, mesmo nas formulações gené-ricas, cores e formas de comprimidos. A guia de medicação crónica é o único documento que pode ajudar nessas situações.

Frequentemente pode ser necessário adicionar um novo medi-camento, nem que seja por um curto período de tempo, pelo que é necessário avaliar as possíveis interações, bem como ter em conta as alergias anteriormente identificadas. Pode ser útil acrescentar nesse mesmo documento as alergias, para informar os profissio-nais de saúde. Adicionalmente, se a pessoa estiver em acompanha-mento no hospital, e se encontrar a fazer medicações ali prescritas, aconselha-se que peça informações sobre as mesmas, principal-mente sobre possíveis interações com outros medicamentos. Para esclarecimentos adicionais é importante abordar este tema com o seu médico de família.■

HORÓSCOPO

Maria HelenaSocióloga, taróloga e apresentadora

BACALHAU CONFITADO COM CRUMBLE DE MAÇÃRECEITA CULINÁRIA

210 929 [email protected]

VIVA PREVENIDOSónia MoreiraMédica Interna 3º ano Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Familiar de Fânzeres

Guia de Medicação Crónica

Estavam dois amigos a conversar e um diz:- Tive um pesadelo horrível! Sonhei que estava a comeresparguete.- E o que é que tem?! – diz o outro. - Não consigo achar o fio da minha sapatilha.

Estão dois alentejanos encostados a um chaparro à beira da estrada, quando passa um automóvel a grande velocidade e deixa voar uma nota de 50 euros que vai cair no outro lado da estrada.Passados cinco minutos, diz um alentejano para o outro:- Cumpadri, se o vento muda temos o dia ganho.

Page 45: Edição de novembro de 2015

45VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Lazer

LELO e ZEZINHA

VIVA FOTO

ESTE ESPAÇOPODE SER SEU!Tem jeito para a fotografia?Conhece recantos do concelho deGondomar e acha que merecem ser partilhados?Envie-nos a sua foto [email protected] e na próxima edição pode vê-la neste espaço. A fotografia deverá ser acompanhada por uma legenda identifica-tiva do local fotografado.

A redação reserva-se ao direito de selecionar uma fotografia por cada edição.

AGENDA CULTURAL VIVACIDADE

Próxima Edição - 17 de dezembro

EXPOSIÇÕESAté 22 de novembro“Douro em Sais de Prata”, fotografia de Duarte Belo, na Casa Branca de Gramido

Até 30 de novembro“O Rosto da Filigrana”, na Casa Bran-ca de Gramido

Até 3 de dezembro“Memórias do PREC: 40 anos do Ve-rão Quente”, na Biblioteca Municipal de Gondomar

Até 3 de janeiroPintura de Agostinho Santos, no Audi-tório Municipal de Gondomar

Até 9 de janeiro“Anne Frank: Uma história para hoje”, no Museu Mineiro de S. Pedro da Cova

21h30, 20 de novembro“Os novos desafios da educação”, no Clube Gondomarense

14h, 23 de novembroSocial em Debate X, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Gondomar

9h às 12h30, 28 de novembroColheita de Sangue, na Escola Secun-dária de Rio Tinto

15h e 18h, 13 de dezembro“Panda e Os Caricas – O Musical”, no Multiu-sos de Gondomar

MÚSICASábados às 21h30 até 5 dedezembroXIII Encontro Corais D’Ouro 2015, no Auditório Municipal de Gondomar

28 e 29 de novembroIII Festival Internacional de Bandas de Música, no Multiusos de Gondomar

Sábados às 21h30, até 28 de novembro16.º Festival de Teatro de Rio Tinto, na sala de espetáculos do Grupo Dra-mático e Beneficente de Rio Tinto

DIVERSOS

O famoso serviço de streaming americano da Netflix chegou a Portugal a 21 de outubro. Um mês depois da estreia por terras lusas ainda há muitos portugueses que não aderiram ao período mensal gratuito e se uns po-derão ficar surpreendidos pela positiva outros irão certa-mente desiludir-se. Ainda numa fase inicial de implemen-tação o “cardápio” que a Netflix apresenta em Portugal peca por escassez, muito por culpa dos direitos de trans-missão já contratualizados e divididos entre os canais de séries que dispomos. Segundo a UnoTelly, os portugueses tiveram direito ao “catálogo mais reduzido” da Netflix na Europa. No entanto, a popularidade do serviço ficou pro-vada com a ascensão da aplicação aos tops das lojas da Apple e da Google, totalizado num registo de milhares de subscritores nas primeiras horas em Portugal. Quanto à oferta de filmes, séries e documentários disponíveis para os portugueses – cerca de 550 títulos – espera-se um aumento considerável após o final da fase experimental.

Recorde-se que o primeiro mês de utilização do ser-viço é gratuito, depois os subscritores passam a pagar, no mínimo, 7,99€ por mês. A plataforma está disponível para smartphones, PlayStation, PC, Apple TV ou na box da Vodafone e inclui séries como “Orange Is The New Black” e “Narcos”.

Reed Hasting, CEO da Netflix, admitiu que espera ver o serviço implementado em 33% das casas portuguesas num prazo de sete anos. Será possível?

Netflix: serviço de streaming já está disponível em PortugalVIVA TEC | Pedro Ferreira

11h e 16h, 21 de novembroSessão de Cinema “Rio 2”, na Bibliote-ca Municipal de Gondomar

CINEMA

TEATRO

Page 46: Edição de novembro de 2015

46 VIVACIDADE NOVEMBRO 2015

Emprego

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

CHEFE DE SALA

588600736

Tempo completo. Contrato a termo.

Melres

Com experiência.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

ESTETICISTA

588612303

Tempo completo. Contrato a termo.

S. Cosme

Com experiência. Preferencialmente com noções de manicure e cabeleireiro.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

PINTOR-AUTO

588613964

Tempo completo. Contrato a termo.

S. Pedro da Cova

Com experiência.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

DESIGNER GRÁFICO

588616352

Tempo parcial. Contrato a termo.

Rio Tinto

Com experiência.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

VENDEDOR EM LOJA

588616351

Tempo completo. Contrato sem termo.

Rio Tinto

Disponibilidade para trabalhar fins de sema-na.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

TÉCNICO COMERCIAL

588616641

Tempo completo. Contrato a termo incerto.

Fânzeres

Fluência em francês e disponibilidade para deslocações.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

TORNEIRO MECÂNICO

588617319

Tempo completo. Contrato a termo.

Rio Tinto

Com experência em torno mecânico, fresadoras, furadoras e trabalho de bancada em fabrico botões.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

EMBALADOR

588618200

Tempo completo. Contrato a termo.

Rio Tinto

Com experiência minima de 2 anos em indus-tria/produção.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

CABELEIREIRO

588618312

Tempo completo. Contrato a termo.

Fânzeres

Com experiência em corte e brushing. Tem que ter carteira profissional.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

BATE-CHAPAS

588621176

Tempo completo. Contrato sem termo.

Medas

Com alguma experiência.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

VETERINÁRIO

588595569

Tempo completo. Contrato a termo.

S. Cosme

Não necessita ter experiência. Medida Estí-mulo Emprego.

Profissão

Nº Oferta

Duração

Experiência

Freguesia

EMPREGADO DE MESA

588600727

Tempo completo. Contrato a termo.

Melres

Com experiência.

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando a referência (Ref.) as-sociada a cada oferta de emprego.Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação.

Centro de Emprego de Gondomar

Telefone 224 662 510R. Padre Augusto Maia, 26 / 4420 - 225 Gondomar

E-mail: [email protected]

PUB

PUB

PUB

PUB

Page 47: Edição de novembro de 2015

47VIVACIDADE NOVEMBRO 2015 PUB

Page 48: Edição de novembro de 2015

PUB