Edição de Aniversário

8
Sábado, 11 de dezembro de 2010 Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juqui- tiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA REELEITO Professor Silvino (PT) Embu ELEITO Manoel do Posto (PSDB) Embu-Guaçu REELEITO Chuvisco (PMDB) Itapecerica da Serra ELEITA Angela Vereadora (PR) Juquitiba ELEITO Roberto Isidoro (PSDB) São Lourenço da Serra INDEFINIDO Ainda não houve eleição Taboão da Serra Mulher pede prisão de marido agressor CIDADES, PáGINA 4 Embu discute novo plano diretor CIDADES, PáGINA 5 Confira a nossa AGENDA DE SHOWS CULTURA, PáGINA 7 Camaro chega ao Brasil CARROS, PáGINA 6 REGIÃO GANHA MAIS DE 110 MIL MORADORES EM UMA DÉCADA CIDADES, PáGINA 5 VEREADOR TENTA BARRAR FUNDAÇÃO CASA EM ITAPECERICA CIDADES, PáGINA 5 1º ANIVERSÁRO DA TRIBUNA NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS OS LEITORES VEJA AS CAPAS DE TODAS AS EDIÇÕES PáGINAS 2 E 3 GASTOS DE CAMPANHA SAIBA QUANTO OS CANDIDATOS DA REGIÃO GASTARAM EM SUAS CAMPANHAS POLÍTICA, PáGINA 2 As câmaras municipais da região já elegeram os vereadores que vão compor a mesa-diretora para o biênio 2011-2012. Apenas a câmara de Taboão da Serra ainda não escolheu os representantes da mesa, incluindo o presidente. Na primeira semana de dezembro, prazo que a lei orgânica deter- mina para votação, parte dos vereadores obstruíram a votação. A disputa acirrada coloca de lado opostos os vereadores de ‘baixo’ e ‘alto clero’. Confira os novos presidentes abaixo:

description

10ª Edição do jornal com notícias sobre os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra que integram o Conisud.Erramos: A palavra "Aniversário" foi impressa com erro de caligrafia. Nos desculpem.

Transcript of Edição de Aniversário

Page 1: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 2010 Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juqui-tiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra

EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

REELEITO

Professor Silvino (PT)Embu

ELEITO

Manoel do Posto (PSDB)Embu-Guaçu

REELEITO

Chuvisco (PMDB)Itapecerica da Serra

ELEITA

Angela Vereadora (PR)Juquitiba

ELEITO

Roberto Isidoro (PSDB)São Lourenço da Serra

INDEFINIDO

Ainda não houve eleiçãoTaboão da Serra

Mulher pede prisão de marido agressor

Cidades, Página 4

Embu discute novo plano diretor

Cidades, Página 5

Confira a nossa AGENDA DE SHOWS

Cultura, Página 7

Camaro chega ao Brasil

Carros, Página 6

REGIÃO GANHA MAIS DE 110 MIL MORADORES EM UMA DÉCADA

Cidades, Página 5

VEREADOR TENTA BARRAR FUNDAÇÃO CASA EM ITAPECERICA

Cidades, Página 5

1º ANIVERSÁRODA TRIBUNANOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS OS LEITORESVEJA AS CAPAS DE TODAS AS EDIÇÕES

Páginas 2 e 3

GASTOS DE CAMPANHASAIBA QUANTO OS CANDIDATOS DA REGIÃO GASTARAM EM SUAS CAMPANHAS

PolÍtiCa, Página 2

As câmaras municipais da região já elegeram os vereadores que vão compor a mesa-diretora para o biênio 2011-2012. Apenas a câmara de Taboão da Serra ainda não escolheu os representantes da mesa, incluindo o presidente. Na primeira semana de dezembro, prazo que a lei orgânica deter-mina para votação, parte dos vereadores obstruíram a votação. A disputa acirrada coloca de lado opostos os vereadores de ‘baixo’ e ‘alto clero’. Confira os novos presidentes abaixo:

Page 2: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 20102

Política

Comunicação implica ação, mas com responsabilidade*Márcio Amêndola

Desde a fundação desta Tribuna saudei a iniciativa do jovem Allan dos Reis, que vem lutando para manter um veículo novo de comunicação de caráter regional, o que não é fácil, diante de uma enorme con-corrência, nem sempre qualificada, já que várias experiências de ‘jornais’ de bairro não passam de ‘gazetas de anúncios’, reprodutores de releases de prefeituras e outros órgãos públicos, ou de qualidade duvidosa.

Segundo estatísticas feitas por este humilde escrevinhador, identifiquei 52 jornais na Região Sudoeste, e 35 com algum tipo de vínculo na Internet, entre sites, blogs, twitter. Oferta é o que não falta em termos de comunicação regional. O problema é a qualidade, e aí creio que andamos para trás. Nos anos 1980 fundamos um jornal chamado Fato Expresso, que sobreviveu por 17 anos, tentando sempre uma linha independente e informativa. Porém, com a ‘institucionalização’ dos jornais junto às prefeituras, os veícu-los passaram a depender cada vez mais de verbas públicas, atrelando-se indelevelmente ao pensamento dominante de cada administrador de plantão.

Com o surgimento de veículos em excesso, o preço dos anúncios baixou dramaticamente, e nesse contexto o Fato Expresso parou de circular em fevereiro de 2003. Agora, voltamos numa experiência na Internet, mas sem o caráter regional que o caracterizou. Fazer jornalismo independente e de qualidade na região é o desafio colocado no dia a dia de profissionais como o Allan, do ‘Tribuna Regional’. Se pudesse dar um palpite, diria: Seja independente! Este jovem profissional começa bem, realizando pautas interes-santes, como a que revelou os problemas no ‘apressamento’ das obras do Trecho Sul do Rodoanel, ou a crítica ao excesso de cavaletes de propagandas de candidatos que ‘assolaram’ as ruas de Embu e região. É regular colaborador também de sites de comunicação, fator positivo, já que hoje devemos falar em diver-sas mídias (impressa, eletrônica) para atingir diferentes públicos.

O Brasil ainda sofre com a falta de objetividade e independência da mídia, mas com a proliferação dos meios de acesso à produção editorial, se por um lado podemos sofrer com o rebaixamento da qualidade, como já alertei, temos por outro lado, a democratização do acesso à produção da informação e da opinião, o que não é pouco, em um país onde até pouco tempo atrás, uma única rede de televisão e dois ou três ‘jornalões’ dominavam o noticiário e ditavam o que era notícia, o que não era, e qual a ‘verdade’ oficializada pela vontade de seus controladores.

Ao completar seu primeiro ano de existência, esta Tribuna deve manter sua linha de independência editorial, de busca da verdade e dinamização da informação, não dispensando outros meios além do im-presso. O jornal impresso cumpre seu importante papel democrático de difusão, particularmente para aqueles que não gostam de simplesmente ficar vidrados horas a fio em frente a uma tela de computador. Ou para aqueles que ainda não tem acesso a esta mídia, por questões financeiras. Para-béns ao Allan dos Reis e à Tribuna. Que este produto complete muitos anos além deste primeiro, que já se mostrou extremamente promissor.

(*Márcio Amêndola de Oliveira, 50, é jornalista, assessor de Comunicação da Câmara de Embu das Artes, diretor do site www.fatoexpresso.com.br, estudante de História na Universidade de São Paulo, e autor do livro: “Zequinha Barreto, um jovem revolucionário na guerra contra a ditadura”, Editora Expressão Popular, São Paulo, 2010).

um ano de muito trabalhoO jornal TRIBUNA Regional completou o seu primeiro

ano no dia 30 de Novembro de 2010. Para comemorar essa marca, preparamos uma edição especial com as capas de todas as edições e convidamos um dos jornalistas respeita-dos do Conisud para falar sobre a importância da comu-nicação regional. Ser diferente, informativo, responsável e coerente continuam sendo os nossos princípios.

Mas um trabalho só é passível de sucesso se encontrar pessoas aguerridas ao longo do caminho como a jornalista Sandra Pereira, que além de lutar para elevar a qualidade do nosso jornalismo, tem contribuído na produção de grandes matérias, incrementadas com suas belas fotos, para os leitores deste veículo.

Outra peça importante da TRIBUNA é o nosso diagrama-dor Ronaldo G. Alves, que, de forma brilhante, produziu o layout do jornal e a cada edição vem com novas sugestões. Temos ainda a colaboração do jornalista Rodrigo Mora que nos traz as novidades do mundo automobilístico.

Não poderíamos deixar de elogiar os prefeitos, vereadores, secretários, deputados e todos os assessores de imprensa das seis prefeituras e câmaras da região por serem muito atenciosos com a nossa equipe. Nossas pági-nas não estão reservadas apenas para notícias das mazelas do poder público e por isso também destacamos as boas ações na política local.

Mas o nosso maior compromisso é com você, leitor. São de vocês que vêm os mais sinceros elogios e as mais duras críticas. Por isso a cada edição desejamos estar mais perto de vocês. Continuem nos mandando emails com sugestões, denúncias, críticas e elogios.

Que 2010 tenha sido um ano maravilhoso para todos. Mas que o ano de 2011 seja ainda mais repleto de boas notícias. E podem ter certeza. Muitas delas vão ser estam-padas por aqui.

Muito Obrigado

Allan dos Reis

Editor da TRIBUNA Regional.

Por Allan dos Reis

Os 28 candidatos a deputado federal e deputado estadual da região que disputaram as eleições em outubro entregaram a prestação de contas ao Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE). A soma dos gastos de todos os candidatos ultrapas-sou as cifras de R$ 5,5 milhões. Porém, apenas o petista Geraldo Cruz, com 131.206 votos, e a deputada Analice Fer-nandes (PSDB), com 125.126 votos, conse-guiram uma cadeira no poder legislativo.

Curiosamente, os dois candidatos que mais gastaram durante a cam-panha não conseguiram se eleger. Porém, os eleitos tiveram um enorme gasto durante toda a campanha.

Para tentar diminuir os gastos de campanha e a influência dos grandes financiadores nas cam-panhas, o congresso discute uma reforma política com possibi-lidades de voto em lista (quando o partido apre-senta a lista dos candida-tos em ordem) e o voto distrital (quando o can-didato disputa a eleição representando pequenas regiões).

Os nomes dos doad-ores de campanha, tanto pessoa jurídica quanto pessoa física, podem ser consultados através do site do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores das despesas também são informados detalhada-mente.

Os dados estão dis-poníveis no site do TSE: www.tse.gov.br.

Candidatos a deputado gastam mais de R$ 5 milhões durante a campanha

Não Informado Não informado R$ 990,00 R$ 2.036,91 R$ 2.082,50 R$ 4.893,00 R$ 12.405,75 R$ 13.182,26 R$ 15.504,37 R$ 18.816,63 R$ 23.683,18 R$ 24.196,78 R$ 26.642,02 R$ 29.638,43 R$ 29.908,04 R$ 32.059,50 R$ 32.696,82 R$ 34.965,43

R$ 61.161,79 R$ 67.388,55 R$ 76.615,44 R$ 83.744,30

R$ 130.319,22 R$ 797.231,54

R$ 920.972,15 R$ 956.777,62

R$ 987.913,73 R$ 1.144.703,35

Madeira (PTN)Zé da Estrada (PTC)

Raí (PV)Professor Wilson (PSOL)

Betinho Despachante (PSL)Anivaldo (PSOL)

Muringa Amorim (DEM)Erlon Chaves (PDT)

Idália (PSB)Fausta Leite (PSB)

Dra. Júlia (PSOL)Furlan (PR)

Morato (PMDB)Kaka (PR)

Geraldo Onzemeia (PC do B)Cidão (PT do B)

Anubio Luz (PRB)Professor Moreira (PT)

Valdevan Noventa (PDT)Natal Soares (PP)

Dr. Alexandre Depieri (PSB)Carlos Andrade (PV)Clóvis Pinto (PSDB)

Analice Fernandes (PSDB)Ney Santos (PSC)Geraldo Cruz (PT)

Dra. Rosiane Farias (PSB)Hélio Rubens (PSDB)

eleito

eleita

Candidatos a deputado estadual Fonte: TSECandidatos a deputado federal

Page 3: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 2010 3

Page 4: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 20104

Por Allan dos Reis

Era segunda-feira, dia 19 de Abril, quando no fim da tarde, após mais um dia de trabalho, Elizabeth Amorim dos Santos, de 52 anos, mãe de uma jovem do primeiro casamento, abre o portão de sua casa no Parque Pinheiros e, de repente, encontra o seu ex-marido, José Maria Bento da Silva, que não tinha a chaves de portão, dentro do seu quintal. Silva, que não aceitava a separação, sempre dizia “ou você fica comigo ou não vai mais viver”. Alguns meses an-tes ela já havia sido agre-dida no meio da rua, no centro de Taboão da Serra.

Era mais uma história de amor preste a se trans-formar em caso de polícia.

Foram quatro anos vi-vendo juntos. A primeira metade desse tempo foi marcada por muito amor e carinho. Nos anos se-guintes, começou a tomar bebidas alcoólicas, agredi-las e dizer que ela “tinha outro macho”.

Ainda apaixonada, Elizabeth fez de tudo para salvar o seu relacionamen-to. Mudou a sua rotina e passou acompanhar o marido todos os dias até o seu local de trabalho. Pelas manhãs ia no carro do marido até a empresa dele e retornava de ônibus. No

fim do expediente invertia. Embarcava no transporte público e o esperava na porta, para, juntos, retor-narem ao seu lar. Com essa rotina ele ficou alguns meses sem se embebedar nos bares do bairro.

Mas aquela tarde de Abril iria mudar completa-mente a sua vida. Disposto a dar fim a vida de Eliza-beth, Silva adentrou a casa e logo começou a agredi-la. Um soco em seu olho esquerdo, sete facadas e diversas garrafadas quase deram fim à sua vida. O som alto impedia que os vizinhos ouvissem os seus gritos. Foram minutos de muita dor e sofrimento.

Mas ss aulas de defesa pessoal salvaram a sua vida. Sem enxergar mais nada e com o rosto todo encoberto de sangue, ela conseguiu agarrar o agres-

sor e após longa luta cor-poral conseguiu escapar e ir até o quintal.

— Socorro! – gritou com a voz embargada.

A vizinha, assustada, perguntou o que havia.

— Ela está passando mal. Vou procurar socor-ro - disse Silva antes de fugir. Nem mesmo o seu carro, com todos os seus pertences, o agressor se lembrou de levar. Fugiu deixando-o para trás.

Elizabeth foi levada ao pronto socorro pelo SAMU e ficou internada por 12 dias. Desde então vem recebendo o auxílio no Centro de Referência da Mulher do município.

Mas a dor não termi-nou. Passou a conviver com o medo porque o agressor, também conhe-cido como Silvio, Bento e Biza, continua foragido.

“Ás vezes sinto medo. No início eu tinha espe-rança que a polícia o en-contrasse. Me deu medo porque ele ligou para sa-ber aonde eu estava”, disse Elizabeth.

Desde a agressão, Elizabeth passou a ter acompanhamento psi-cológico, toma remédios para dormir, foi afastada do emprego e não dorme mais em locais fixos.

A sua vida só voltará ao normal quando o agres-sor for preso e condenado pela justiça.

Caso você tenha al-guma notícia sobre o para-deiro de José Maria Bento da Silva, que está sendo processado por tentativa de homicídio e lesão cor-poral, ligue para a polícia (190) ou para o Disque-Denúncia (181).

Cidades

Da Redação

A prefeitura de Taboão da Serra abriu mais uma edição do Programa de Jo-vens para o Exercício da Cidadania (Jopec), que visa resgatar a cidadania e iden-tidade dos jovens do mu-nicípio através atividades culturais, educacionais e cursos profissionalizantes. As inscrições podem ser feitas no site da prefei-tura (www.taboaodaserra.sp.gov.br/jopec) até o dia 4 de Fevereiro de 2011.

O programa é desti-nado a jovens de 18 a 20 anos, que tenham con-cluído o ensino médio ou que estejam matriculados, e tenham renda familiar de

até três salários mínimos. Ao todo são 125 vagas. Os aprovados recebem ajuda de custo mensal, desde que cumpram as atividades de forma regular.

O coordenador do programa, Carlos Alberto Moraes, destaca que mui-tos desses jovens conse-guem um emprego nas empresas da região.

“Esses meninos e me-ninas tem acesso à for-mação socioeducacional e administrativa e depois que participam do projeto são disputados pelas em-presas de nossa cidade. Temos vários exemplos de jovens que antes mesmo da formatura já estão em-pregados”, Diz Moraes.

Os dados divulgados no fim do mês de No-vembro pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Em-pregados e Desemprega-dos (CAGED), mostram que os municípios que integra o Conisud criaram em conjunto 9.745 novos postos de trabalho com carteira assinada nos dez primeiros meses do ano. Os municípios de Embu

e Taboão da Serra dispu-tam a primeira colocação na geração de empregos. Ambas são responsáveis por 71,6% desses em-pregos.

O Setor de Serviços é o maior criador de em-pregos com superávit de 4.751 vagas, seguido por Indústria de Transforma-ção e Comércio com 2.519 e 2.035, respectivamente.

Por Sandra Pereira

O vereador Zé Maria (PT) entrou com uma re-presentação no Ministério Público contra o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Segurança Pública com a finalidade de impedir a construção da Fundação Casa, antiga FEBEM, em Itapecerica da Serra. Na representa-ção o vereador alega que o Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra (CDP) foi pro-jetado para receber 800 detentos, mas atualmente, tem quase o triplo de

presos. O vereador teme que aconteça o mesmo com a Fundação Casa e o governo levar para lá um número maior de internos, do que os 80 previstos no projeto.

De acordo com a re-presentação, próximo ao CDP passa o rio Embu-Mirim, que é um dos aflu-entes mais importantes da represa do Guarapi-ranga. Ainda segundo o documento todo esgoto do CDP é despejado sem tratamento na natureza trazendo danos ao meio ambiente.

Além disso, em dias de

visita no CDP, José Maria argumentou que as vias de acesso de toda a região são tomadas por barracas e ambulantes impedindo o trânsito de moradores. Outro problema que ele citou é a produção de lixo no local que deveria ser preservado conforme pre-vê a legislação ambiental.

Na representação José Maria alega que a cons-trução da Fundação Casa vai significar um aumento no lançamento de esgoto sem qualquer tratamento na região.

“A questão da água potável se torna preocu-

pante para nossa geração e às futuras. Itapecerica está localizada em 100% de área de proteção de manancial isso aumenta a nossa responsabilidade com o meio ambiente. É inconcebível que o go- verno e as suas secretarias desrespeitem as leis que protegem as áreas que servem ao abastecimento de água potável”, diz Zé Maria.

Após a representação, o Ministério Público en-caminhou ofício à Sabesp cobrando explicações so-bre o tratamento do esgoto no CDP de Itapecerica.

atividade econômica admissões demissões saldoExtração Mineral 118 91 27

Indústria Transformação 10.874 8.355 2.519

Serv.Ind.Util.Pub. 286 333 -47

Construção Civil 7.896 7.714 182

Comércio 13.097 11.062 2.035

Serviços 30.096 25.345 4.751

Administração Pública 886 606 280

Agropecuária 167 169 -2

total 63.420 53.675 9.745

evolução do emPrego_Conisud outuBro/ 2010

Fonte: Cadastro Geral de empregados e desempregados

Espancada pelo marido, mulher vive com medo e torce pela prisão do agressor.

Jovens de Taboão já podem se inscrever no Jopec

Vereador entra com representação no MP contra Fundação Casa em Itapecerica

Região cria 9,7 mil empregos em 10 mesesTaboão e Embu disputam a primeira colocação

Elizabeth teme ser novamente agredida Procurado: José maria Bento da Silva

Jovens aprendem cidadania e se profissionalizam

Page 5: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 2010 5

Por Allan ds Reis

Os dados do Censo 2010, divulgados em no-vembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a região cresceu 17,8% em dez anos e agora tem 742.699 habitantes. No ano

de 2.000 eram 630,5 mil moradores. A taxa de cres-cimento é maior que a mé-dia brasileira de 12,32%. Em 10 anos a região ga-nhou cerca de 11,2 mil no-vos moradores por ano.

O município que mais cresceu foi Taboão da Ser-ra, que ultrapassou a cidade

de Embu e passou a ter a maior população da região, mesmo com um território de 20,5 km². Agora são quase 245 mil habitantes contra 240 mil. O menor município continua sendo São Lourenço da Serra com menos de 14 mil mo-radores.

Região ganha 11 mil novos moradores por anoConisud tem 742.669 habitantes, mostra Censo 2010

Taboão daSerra

Embu Itapecerica daSerra

Embu-Guaçu Juquitiba São Lourençoda Serra

244.719 240.007

152.380

62.846

28.732 13.985

197.644 207.663

129.685

56.916

26.459 12.199

CENSO 2010 CENSO 2000

O número de mulheres continua sendo maior que o de homens. Elas repre-sentam 51,19% da popu-lação, contra 48,81% de homens. Ou seja, existem 17.637 mulheres a mais.

Repasses do FPMCom os dados do Cen-

so 2010, a cidade de São Lourenço da Serra deve perder receitas do Fundo de Participação dos Mu-nicípios (FPM), já que o

Governo Federal utilizava como base uma popula-ção de 18 mil habitantes, divulgada pelo IBGE em 2009. Ou seja, 5 mil pes-soas a menos do que hoje.

Antes de renunciar ao mandato, o ex-prefeito Capitão Lener (DEM), chegou a entrar com uma liminar para congelar os dados do Censo e manter os divulgados pelo IBGE em 2009.

Por Sandra Pereira

Embu das Artes vai reformular o Plano Dire-tor da cidade com o obje-tivo de reordenar a políti-ca de desenvolvimento urbano. A prefeitura da cidade está iniciando uma rodada de discussão com moradores, empresários, ambientalistas, artistas e movimentos sociais. A questão promete ser polêmica já que os am-bientalistas do município são contrários à proposta de verticalização dentro da cidade, enquanto os movimentos de moradia defendem a medida.

A discussão sobre as mudanças do Plano Dire-tor começou no dia 30 de Novembro numa reunião no Centro Cultural Valde-lice Aparecida Medeiros Prass, com a presença de quase 400 pessoas. Para o prefeito Chico Brito o pa-pel da prefeitura será in-termediar o diálogo entre todos os setores envolvi-

dos na discussão.“Acredito que é pos-

sível ter a cidade equili-brada, com preservação ambiental, moradia digna para o povo, geração de emprego e renda, parques com área de lazer, equipa-mentos públicos na área de saúde, educação, cul-tura e esporte”, afirmou Brito.

De acordo com ele a revisão do Plano Diretor fará uma adequação aos novos desafios da cidade. O prefeito confirma que em alguns locais é preciso pensar na verticalização da cidade, nas principais avenidas e na construção de prédios comerciais de quatro ou cinco andares nos centros de bairros.

“Temos que trabalhar com a cidade que temos. A cidade é real. Tem fave-las, ruas sem calçadas. Te-mos que ver a cidade real e planejar para que possa-mos chegar a cidade, or-ganizada que queremos”, observou.

O prefeito acredita que a participação da popula-ção é o aspecto principal dessa revisão que também vai definir os chamados planos complementares que vão estabelecer o que pode ou não ser feito no centro histórico e nos centros de bairros, uso e ocupação do solo, entre outros.

“A nossa ideia é ter o plano geral e os planos complementares. Nossa intenção não é agradar e nem desagradar a nin-guém. Um segmento tem que entender o outro. Não sou a favor de radicalis-mo”, disse fazendo refe-rência aos vários setores chamados para discutir as mudanças no Plano Dire-tor.

Chico Brito afirmou que o Plano Diretor não tem o objetivo de atrair mais moradores para Embu, mas que o mesmo tem a missão de melhorar a qualidade de vida de quem já mora na cidade

Embu inicia debate para reformular Plano Diretor

anunCie aQui

(11) 3463-3268 (11) 8288-6758

Page 6: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 20106

Por Rodrigo Mora

Os carros norte-ameri-canos da década de 60 in-fluenciaram muita gente e certamente foram os responsáveis por muitos gostarem de carros. Um representante dos muscle-cars desse período foi o Chevrolet Camaro. Com sua produção interrom-pida em 2002, o esportivo foi relançado no ano pas-sado, chegando agora ao Brasil por R$ 185.000.

A versão importada oficialmente pela Chevro-let é a SS, equipada com motor 6.2 litros V8, de 406 cavalos de potência. Entre os equipamentos de série, o novo Camaro traz câmbio automático de seis velocidades com trocas no volante, seis airbags, ABS, controles de estabilidade e tração, programa que des-liga quatro dos oito cilin-dros em condições estáveis (Active Fuel Management), sensor de estacionamento, computador de bordo com sete funções, bancos em couro – os frontais com ajuste elétrico e aqueci-mento –, head-up display, sistema de som Premium

com nove alto-falantes e espaço para seis discos e volante em couro com co-mandos do rádio. O cliente pode ainda personalizar seu carro, com adesivos decorativos, cobertura para o motor, tampa do reservatório de gasolina em aço escovado e apli-ques no painel.

A Chevrolet dá garan-tia de dois anos sem limite de quilometragem para o Camaro, sendo que as re-visões de 10.000 e 20.000

km são gratuitas. O veí-culo já está à venda, e de-pendendo do período que é comprado, tem pronta

entrega. A marca descar-tou a importação de outras versões menos potentes e mais baratas.

Por Rodrigo Mora

A Fiat lançou no mer-cado brasileiro o Bravo, já disponível nas concessio-nárias da marca italiana. Sucessor do Stilo, o hatch médio chega para brigar com Hyundai i30, Ford Focus e Citroën C4, entre outros, em três versões: Essence (R$ 55.200), Ab-solute (R$ 62.250) e T-Jet (67.700).

Nas versões mais baratas, o motor é o 1.8 E-torQ, de 132 cv, acopla-do a um câmbio manual de cinco marchas ou automa-tizado Dualogic, também de cinco velocidades. Já

o topo de linha, T-Jet, traz sob o capô um 1.4 litros 16V turbo, de 152 cv, tem somente câmbio manual de seis marchas.

Para substituir o Stilo e encarar os rivais, o Bravo entrega ao consumidor equipamentos como GPS integrado, sete airbags, faróis de neblina direcio-nais, sensores de estacio-namento traseiro e frontal e ar-condicionado digital. A expectativa de vendas, no entanto, é modesta: 1.500 unidades mensais, quantia superior ao que vinha vendendo o Stilo, mas ainda inferior ao dos líderes i30 e Focus.

Carros

Por Rodrigo Mora

O mês de novembro fechou com 328,5 mil unidades comercializadas, que significa uma alta de 8,3% sobre outubro, quan-do foram vendidos 303,2 mil carros e comerciais leves. Na comparação com novembro de 2009, o crescimento é ainda maior: 30,5%. Já no acumulado, 2010 registra 3,134 mi-lhões de emplacamentos de janeiro e novembro, contra 2,848 milhões do mesmo período de 2009.

Quanto à produção, o mês de novembro apresen-tou avanço de 1,6% sobre outubro. Saíram das linhas de montagem 321.084 uni-dades no 11º mês, enquan-to o décimo mês produziu

316.012 veículos. No acumulado, de janeiro a novembro, já foram fabri-cados 3.359.269 veículos. Faltando ainda contabili-zar o mês de dezembro, o resultado recorde de 2010 já é superior ao de 2009 e 2008 – o antigo recorde, há dois anos, foi de 3,21 milhões de unidades. A previsão é que 2010 feche com 3,6 milhões de veícu-los produzidos.

Entre as marcas, a Fiat se mantém na liderança, com 11,4% participação de mercado, seguida por Volkswagen (10,4%), Ford (6,7%) e General Motors (6,1%). Os dados são da Anfavea (Associa-ção Nacional dos Fabri-cantes de Veículos Auto-motores).

Venda de veículos sobe 8,3%Indústria nacional fabricou 3,35 mi de veículos em 2010, contra 3,18 mi de 2009

Bravo substitui Stilo por R$ 55.200Fiat pretende vender 1.500 unidades do hatch médio, que traz sete aibags entre os opcionais

GM traz novo Camaro ao BrasilNova geração do esportivo nascido na década de 60 chega por R$ 185.000

http

://m

edia

.gm

.com

/med

ia/b

r/pt

/pho

tos.b

rand

_gm

.htm

l

BrasilNovas notas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular dia 13Da Redação

O Banco Central (BC) lança na próxima segunda-feira, dia 13, a segunda geração da famí-lia de cédulas do real. Primeiro, entrarão em circulação as novas notas de R$ 50 e de R$ 100. Em 2011, será a vez das notas de R$ 10 e de R$ 20 e, por último, a partir de 2012, começará a sub-stituição das notas de R$ 2 e de R$ 5. De acordo com o BC, as duas notas de maior valor são as que demandam maior pro-

teção contra tentativas de falsificação e, por isso, estão sendo lançadas an-tes das demais. Mais de 70% das cédulas falsas apreendidas no país são de R$ 50 e de R$ 100.

“As novas notas en-trarão em circulação por meio dos bancos comer-ciais, sendo que as cédu-las atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do des-gaste natural”, informou o BC. Não há neces-sidade de trocar as notas antigas na rede bancária.

Page 7: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 2010 7

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2010

BANCO105

SCOAM

NICOROSBERGA

CPEIOLECOMPARSANT

VIOLATODOSLPLEBEU

MEALERIRMARUSOARO

NARANAAMGANTITESE

PAMPANOSCLETHOTIAADONISRANRIACENIGADTREMC

GALVÃOBUENO

Automo-bilista

alemão

Cineastade "O

PoderosoChefão"

Embarca-ção es-portivaa remo

Brinquedode festasdo peão

Realiza-ção da emprei-

teira

Raça decavalo demontaria(bras.)

(?) morto:possui

alta sali-nidade

Forma de vendade luvas

Tonelada(símbolo)

A línguaque não

se mistu-ra a outra

Amarras;entre-laços

(?)Fleming:criou o

007 (Lit.)Encontrovocálicode "dia"(Gram.)

Deca-grama

(símbolo)

Rogério(?), golei-ro do SãoPaulo (fut.)

Carbono(símbolo)

Narradoresportivo a quem astorcidasdedicamfaixas

Belo jo-vem que despertouo amor deAfrodite(Mit.)

"(?) It Be",sucesso

dosBeatles

(?) Leão,cantoraRegião

que ocupamais da

metade doterritório

do RS

Refeição,em inglês

O topo daamare-linha

Irmã do pai

Clássicode Kurosa-wa (Cin.)

Homemdo povo

(?) Piova-ni, atriz

InteiroNascidossob o 5º

signo

Produto apícolausado em xampusMulheres artesãs doNordeste brasileiro

Pernambu-co (sigla)Muito po-bre (fem.)

Casanoturna

com pistade dança

Antes deCristo

(abrev.)Cúmplice

Instru-mento damúsicacaipiraOrais;

verbais

Local com água em meio ao desertoPlano (?): controloua inflação no Brasil

Gracejar

Modo deproceder

Peçacircularde cha-veirosEmprego

Possepela força

Oposição;contrasteColocadono centro

Newton(símbolo)

Trans-porte demassamuito

usado noJapão

N

GC

3/let. 4/meal. 5/rapto. 6/adônis — medial. 7/coppola — estreme. 11/nico rosberg.

Juquitiba cancela concurso de fotografiaA Secretaria de Turis-

mo de Juquitiba cancelou o concurso de fotografia que pretendia “retratar a beleza do município em suas mais diversas mani-festações (natureza, social,

cultural, estética, simbóli-ca, artística e religiosa)”.

Segundo a diretora de turismo, Aline Cacetari, não houve inscrições su-ficientes para dar anda-mento ao concurso. “Não

houve inscrição dentro do prazo. A gente pecou por não ter definido os prê-mios”, diz Aline.

O concurso deve voltar a ser realizado em 2011.

CulturaAGENDA CULTURAL

dia 12 esPetáCulo de dança QueBra nozesEspetáculo de dança mostra o ambiente de uma família tradicional onde os festejos natalinos acontecem em meio há muitos convidados, muitos presentes e muita música. Elenco reúne cerca de 200 pessoas.QUEBRA NOZES. DIA 12/12. 19H. LOCAL: PRAçA NICOLA VIVILECHIO, S/N – CENTRO – TABOãO DA SERRA. LIVRE.

até o dia 17

mostra mazzaroPiA Mostra de Cinema Mazzaropi homenageia um dos mais importantes artistas do País e faz parte do Anu-ário Embu das Artes com a programação de filmes, show, peças teatrais e lançamento de livro.MOSTRA MAZZAROPPI. ATÉ O DIA 17/12. CONFIRA A PROGRAMAçãO NO SITE HTTP://www.EMBU.SP.GOV.BR/E-GOV/NOTICIA/INDEx.PHP?VER=3380. LOCAL: EMBU DAS ARTES. LIVRE.

dia 12 auto de natal 2010Comemoração natalina reúne 14 corais em Embu-Guaçu.AUTO DE NATAL 2010. DIA 12. DAS 11 àS 22H. LOCAL: PRAçA INáCIO PIRES DE MORAES – EMBU-GUAçU. LIVRE.

dia 11 eduardo CostaO cantor sertanejo vem à região cantar os sucessos de sua carreira como Cada Dia Eu te Quero Mais, Cachaceiro, Você Foi Atriz, Tem Tudo a Ver e Amores Imortais.EDUARDO COSTA. DIA 11/12. 22H. LOCAL: O CAIPIRãO (AVE-NIDA ELIAS YAZBEk, 2812/2828 – EMBU DAS ARTES) INF. (11) 4704-2323. INGRESSOS: R$ 25. 14 ANOS (COM OS PAIS).

dia 11 Wilson simoninhaUm dos músicos mais importantes da MPB faz um show no lançamento do Plano Municipal de Juven-tude de Embu.wILSON SIMONINHA. DIA 11/12. 16H. LOCAL: PRAçA MANOEL ALMEIDA DOS SANTOS (AVENIDA AIMARá, S/N – PARQUE PIRAJUçARA - EMBU). GRATUITO. LIVRE.

dia 12 dia naCional do Forró Com trio vir-gulino e FalamansaA cidade de Taboão da Serra comemora o Dia Nacio-nal do Forró em grande estilo com a participação de grandes bandas como Falamansa, Buzão do Forró, Robério dos Teclados, Trio Virgulino e outras bandas. São 10 horas de muito forró.DIA NACIONAL DO FORRó. DIA 12. DAS 13 àS 23H. LOCAL: PRAçA LUIZ GONZAGA – JARDIM PIRAJUSSARA – TABOãO DA SERRA.

dia 18 rasta Chinelo e limão Com melDuas conhecidas bandas de forró prometem fazer os casais dançarem agarradinhos neste fim de ano. As bandas prometem muito xote e arrasta-pé.RASTA CHINELO E LIMãO COM MEL. DIA 18/12. 22H. LO-CAL: O CAIPIRãO (AVENIDA ELIAS YAZBEk, 2812/2828 – EMBU DAS ARTES) INF. (11) 4704-2323. INGRESSOS: R$ 25. 16 ANOS (COM OS PAIS).

Page 8: Edição de Aniversário

Sábado, 11 de dezembro de 20108

Expediente:A TRIBUNA Regional é uma publicação do Jornal na Net Editora Ltda - CNPJ 11.163.495/0001-96Jornalista Responsável: Allan dos Reis MTB nº 53.189/SPEmail: [email protected]: (11) 8288-6758 / (11) 3463-3268

tiragem: 10.000 exemplares

A TRIBUNA REGIONAL DESEJA A TODOS UM FELIZ 2011. OBRIGADO POR NOS ACOMPANHAR!

anunCie aQui

(11) 3463-3268 (11) 8288-6758

Emaq Taboão - Móveis para Escritórios LtdaAv. Dr. José Maciel, 139 - Jardim Maria Rosa - Taboão da Serra - SPFones: (11) 4701-6249 / 4787-7813http://www.emaq.com.br / [email protected]

Design arrojado, qualidade e ótimo preço.Exija o melhor!

Edson Emaq