Edição 854

8
SEMANAL | Ano 7 | n° 854 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SEXTA-FEIRA 01/06/2012 COLUNA VIP CANAL ABERTO E FOLHEANDO OPINIÃO | Pág 02 Pág 05 Distribuição GRATUITA PV DE IÚNA LANÇA JOSÉ ROBERTO BARROS COMO PRÉ-CANDIDATO POLÍTICA | Pág 06 PREFEITURA DE IBITIRAMA ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS PARA A SAÚDE SÃO JOSÉ DO CALÇADO COMEMORA SEUS 122 ANOS DE EMANCIPAÇÃO A CIDADE, QUE É CONHECIDA POR SEU CASARIO ANTIGO E PELA TRADIÇÃO DO CARRO DE BOI, PREPAROU UMA PROGRAMAÇÃO COM MUITOS SHOWS PARA ESTE FIM DE SEMANA » DIVULGAÇÃO MENINO DE 12 ANOS DE IÚNA É DESTAQUE NO MOTOCROSS CIDADES | Pág 03 DIVULGAÇÃO CIDADES | Pág 03 GUAÇUÍ REALIZA MAIS UMA FEIRA DO VERDE NESTE FIM DE SEMANA MARCOS FREIRE ESPORTES | Pág 07 DIVULGAÇÃO CIDADES | Págs 04

description

Jornal Aqui Notícias Folha do Caparaó

Transcript of Edição 854

Page 1: Edição 854

SEMANAL | Ano 7 | n° 854 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 01/06/2012

Coluna Vip Canal aberto e Folheando opinião | pág 02 pág 05

DistribuiçãoGRATUITA

pV de iúna lança José roberto barros Como pré-Candidato polÍtiCa | pág 06

preFeitura de ibitirama adquire noVos VeÍCulos para a saúde

São JoSé do Calçado Comemora SeuS 122 anoS de emanCipação

A CIDADE, qUE é CoNhECIDA poR SEU CASARIo ANTIGo E pELA TRADIção Do CARRo DE boI, pREpARoU UMA pRoGRAMAção CoM MUIToS ShowS pARA ESTE FIM DE SEMANA »

Divulgação

menino de 12 anos de iúna é destaque no motoCross

Cidades | pág 03Divulgação Cidades | pág 03

GuaçuÍ realiza mais uma Feira do Verde neste Fim de semana

Marcos Freire

esportes | pág 07

Divu

lgaç

ão Cidades | págs 04

Page 2: Edição 854

Mais uma vez, a enquete da Folha do Caparaó, colocada no site www.aquies.com.br mostra que a opi-nião pública vê as coisas de forma diferente do que pensam os agentes públicos. De acordo com a enquete, 75% dos que responderam acham que os estudantes da zona rural de-vem estudar em escolas próximas às suas comunidades. E eu concordo plenamente.

Aliás, acho que o Governo do Estado, que tanto fala em de-senvolvimento do interior, com investimentos nos municípios, principalmente, aqueles de menor porte, deveria pensar muito neste assunto. De que adianta investir nos municípios do interior e na agricultura familiar, como anuncia o Bandes, se o jovem agricultor, fi-lho do agricultor, não é incentiva-do a permanecer no campo, como uma opção profissional, seguindo os passos de seus pais e avós.

Trazendo os jovens para estudar na cidade – na minha humilde opi-nião, de leigo nos assuntos sobre educação, corremos o risco de arran-car suas raízes do campo, lhe mos-trando outra realidade que, muitas vezes, o deslumbra e o coloca em risco social. Nunca vou me esquecer da declaração emocionada de uma diretora de escola, em uma entrevis-ta que fiz, contando o desespero de um pai, morador da zona rural, que queria tirar o filho da escola – loca-lizada na cidade – porque o jovem havia se envolvido com drogas que lhe foram oferecidas na porta do es-tabelecimento de ensino.

E, como pai, posso entender o desespero deste homem que, com certeza, sonhava um futuro bem melhor para seu filho, talvez, ven-do-o ao seu lado, ombro a ombro, na lida no campo, tocando a roça e o investimento de toda uma vida, que custou o seu suor e suas mãos calejadas, pensando o tempo todo nos que iria deixar para o seus her-deiros. E, agora, temia pelo futuro dele e de sua família, porque tudo poderia ser perdido, por causa de um maldito vício urbano, que co-meça a contaminar o campo.

Sempre disse aqui, neste espaço, que traficante é a pior raça que já

surgiu na face do planeta e que devem ser tratados nos rigores da lei mais rigorosa que possa existir, porque eles destroem vidas todos os dias. São criminosos hediondos, sem compaixão e sem misericórdia. Então, porque ter benefícios da lei?

É claro que os jovens que estão no meio rural têm todo o direito de sonharem em ser advogados, enge-nheiros, médicos, dentistas, jorna-listas, professores, o que quiserem. É um direito que ninguém pode tirar e não é esta a minha intenção. No entanto, não se pode tirar o direito deles seguirem a vocação dos pais, de permanecerem na zona rural. E vir estudar “na rua” não é a melhor maneira de incentivar um jovem a permanecer no campo.

A falta de mão de obra na zona rural já é impressionante e os pais sentem a falta dos filhos para aju-dar. Ninguém também quer aqui que as crianças deixem de estudar para trabalhar na lida – pelo amor de Deus, não é isso que estou falan-do, mas pode-se pensar em outras soluções para que o jovem tenha a opção de ser agricultor, porque é a agricultura que alimenta os ad-vogados, os médicos, os dentistas, os engenheiros e até os jornalistas – porque nós também comemos. Sem agricultores, quem vai plan-tar e colher?

Toda a civilização veio do cultivo da terra e todos nós temos alguma origem no meio rural. Não pode-mos ignorar isso. E o homem do campo deve ser olhado como dou-tor, importante para a manutenção da vida no planeta, porque sem co-mida ninguém vive e o maná não vai cair do céu. E nem mesmo novos agricultores, para tocar as lavouras.

Então, vamos pensar em mais escolas na zona rural, inclusive, de ensino médio, até porque fica bem mais barato transportar professo-res para a zona rural, como fazem hoje com as equipes da Estratégia Saúde da Família e outros servi-ços. Ao invés de ficar alimentando a indústria do transporte escolar – necessário, mas exagerado hoje em dia, levando alunos de um lado para o outro e ajudando a tirar deles o amor pela terra.

Escolas no meio rural

SEXTA-FEIRA, » 01/06/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

ENQUETEResultado fina da enquete da folha do CapaRaó do site do joRnal

(www.aquies.Com.bR) – RetiRado às 11 hoRas de quinta-feiRa (31).

Você acha que os alunos da zona rural devem estudar em escolas dentro de suas comunidades ou ser transportados para escolas na zona urbana?

- Estudarem em suas comunidades – 75%- Serem transportados até a cidade – 25%

Nova enquete para ser respondida no site do jornal:

Você confia plenamente na procedência da carne que você consome em seu município?

- Sim, conheço a procedência da carne.- Não, não tenho a mínima ideia de onde vem.- Isso não tem a mínima importância para eu consumir ou não.

Neste sábado (02), o Centro Assistencial Maria Giovannina Galloti vai realizar mais um Arraiá do Vovô, no Lar dos Velhinhos do Caparaó. A festa acontece em uma área ao lado da instituição, a partir das 18 horas, onde estão sendo montadas barra-cas com comidas típicas próprias de festa junina e da região. Além das barracas, os visitantes também poderão assistir ao tradicional Ca-samento do Jeca, e a animação da festa ficará por conta da Caravana do Simprão e Domigão na Roça, com muito forró, dentro da Barraca do Simprão. Também haverá brincadeiras e jogos, inclusive pula-pula, para as crianças se divertirem, e contará com a presença dos grupos da Terceira Idade vindos do entorno da região do Caparaó e leste mineiro.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

IPTU prorrogado

Arraiá do Vovô

A Prefeitura Municipal de Guaçuí, por meio da Gerência de Tributação, comunicou que o prazo para o pagamento do ITPU em cota única foi pror-rogado para o dia 22 de junho. E quem pagar neste prazo vai concorrer a prêmios. Qualquer informação pode ser conseguida na Prefeitura.

E em seu pronunciamento, na última sessão da Câmara de Iúna, o verea-dor Jonathan Bonfante (PTB), depois fazer algumas cobranças à administração municipal, encerrou dizendo que o Quarteto Fantástico estava na área e que vai continuar fiscalizando. Vale ressaltar que o tal quarteto é composto pelo próprio vereador Jonathan e os vereadores Waldren Marcelo (PSC), Edson Már-cio de Almeida (PSB) e Leotemiro Argemiro de Souza – Lãozinho (PDT).

Quarteto Fantástico

mARCOs FREIRE/ARquIvO

De quem é o café?Na última sessão da Câmara de Iúna, o vereador Waldren Marcelo (PSC) le-

vantou uma questão que tem percorrido a cidade, a boca miúda. Ele perguntou quem irá colher o café existente na área comprada pela Prefeitura para a cons-trução da Escola Técnica, do Estado, em pareceria com o município e o Governo Federal. Na área, há uma grande lavoura de café e, no entender dos vereadores, quando adquiriu o terreno, a lavoura também passou a fazer parte da propriedade do município. Agora, os vereadores querem saber de quem é o café e, segundo eles, a quantidade existente – já no ponto de colheita – dá para pagar o serviço de terraplanagem que a Prefeitura vai precisar fazer, antes do inicio das obras.

Page 3: Edição 854

SEXTA-FEIRA, 01/06/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

ibitirama

Prefeitura adquire novos veículos para a Saúde

www.AQUIES.com.br

aLEGrE

município se destaca na captação de recursos para a agricultura familiarAlegre é um dos municí-

pios onde mais se investe em agricultura familiar no Espíri-to Santo, com destaque para a produção de café, tanto de arábica quanto de conilon, e a pecuária de leite. No entanto, outras atividades têm cada vez mais importância econômica, como as culturas de milho, banana, cana e mandioca. Em 2011, foram investidos R$ 4,9

milhões pelo Banco de Desen-volvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Pro-grama Nacional de Fortaleci-mento da Agricultura Familiar (Pronaf), somente em Alegre. A quantia equivale a 32% do montante de R$ 15,4 milhões do Pronaf destinado à região do Caparaó, que foram apli-cados em 573 propriedades de pequenos agricultores de Bom

Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Pre-to, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado, além de Alegre. Em 2012, nos quatro primeiros meses do ano, a re-gião já obteve mais de R$ 6 milhões aprovados para quase 200 projetos.

Em nível estadual, com mais de cinco mil contratos,

o montante investido atingiu a marca de R$ 175 milhões. Os números são superiores aos registrados em 2010, quando foram efetivados, aproximadamente, 4.100 contratos que movimenta-ram R$ 124 milhões.

Segundo o diretor-presi-dente do Bandes, Guerino Balestrassi, o Pronaf é uma importante ferramenta para

o desenvolvimento do inte-rior do Estado. “Uma das di-retrizes do Governo do Esta-do é levar o desenvolvimento ao interior do Espírito Santo, e é por meio do Pronaf que muitas famílias conseguem aumentar a produção de suas propriedades”, afirma.

O Bandes tem consultores em todos os municípios do Estado, aptos a elaborar as

propostas de financiamento. Assim, o produtor rural não precisa sair do seu município para ter um financiamento do Bandes. Basta ligar para o Bandes Atende, no telefone 0800 283 4202, ou acessar o site www.bandes.com.br e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos para marcar uma visita.

OS QUATRO vEíCUlOS nOvOS IRÃO ATEnDER AS EQUIPES »DA ESTRATéGIA SAúDE DA FAmílIA E TEm CAPACIDADE PARA TRAnSPORTAR ATé SETE PESSOAS CADA Um

Municipal de Saúde, que irão atender a população do município, com mais rapi-dez. Os veículos chegaram ao município na semana passada e vêm atender as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Foram recebidos qua-tro Fiat Doblô Essence, que foram adquiridos com recursos da Atenção Básica à Saúde – PAB Fixo e Variável. Trata-se de um automóvel, tipo mini-van, com capacida-de para transportar sete

pessoas, com todos os itens de série.

Os veículos foram ad-quiridos pelo município por meio de pregão eletrô-nico, que foi realizado em 30 de novembro do ano passado, pelo valor de R$ 255.392,00. Com estes veículos, a Secretaria Muni-cipal de Saúde poderá fazer o transporte das equipes da Estratégia Saúde da Família para as várias comunidades de Ibitirama, atendendo com mais agilidade a popu-lação do município.

Divulgação

Os quatro Fiat Doblô que irão atender as equipes da ESF

GUaÇUÍ

município realiza mais uma Feira do Verde neste fim de semana

Neste fim de semana, o município de Guaçuí re-aliza a 22ª Feira do Verde,

no Parque de Exposições. A Feira, que já é tradicional na região, é o encontro da arte

e cultura de Guaçuí, com a realização de apresentações culturais e oficinas, além de

peças de teatro, Feira Cultu-ral e exposições. E as noites são fechadas com diversos shows musicais. A Feira é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, com o apoio da Câmara Municipal.

Nesta sexta-feira (hoje, 01), a abertura oficial acontece às 14 horas, com oficinas realizadas pelos artesãos da Feira Cultural, seguida de uma apresenta-ção de dança com alunos da Rede Municipal de En-sino, e da Banda de Tam-bores de Iúna. Às 16h30, está marcada a apresentação da peça teatral “De volta à margem”, pela Companhia

América Latina de Teatro, e também haverá Cine 6D, Feira Cultural com praça de alimentação, e a abertura da Exposição de Orquídeas. A noite será fechada com os shows de Lilo e Tiago e da banda Apalusa.

No sábado (amanhã, 02), as oficinas continu-am, a partir das 14 horas, seguida da apresentação do Cine Clube Badaró, com vídeos ambientais. E, partir das 15h30, acontecem as apresentações da Lira Santa Cecília, seguida da Peça Te-atral “Sonho de Gaya”, com o grupo Gota, Pó e Poeira e contação de histórias. E

continuam o Cine 6D, a Feira Cultural com praça de alimentação e a Exposi-ção de Orquídeas. A noite a Feira do Verde terá os sho-ws de Junior e Gustavo e da banda Beijo Apimentado.

No domingo, a progra-mação será aberta às 13 horas com o Encontro de Carros de Som e a Feira Cultural, praça de alimenta-ção. Cine 6D e Cine Clube Badaró com vídeos ambien-tais estarão abertos a partir das 15 horas. A festa será encerrada com os shows da Banda Dublack, a partir das 20 horas, seguida da dupa Adilson e Paulinho.

Guaçuí realiza a 22ª edição da Feira do Verde neste fim de semana

marcos freire

Page 4: Edição 854

>> SEXTA-FEIRA, 01/06/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ

04www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

(28) 9981-7647

Uma galera muito bonita e animada comemorando o aniversário do nosso amigo Robson

Iniciação de novos membros do Capítulo Guaçuí da Ordem DeMolay. Parabéns aos iniciáticos, ao mestre conselheiro Walace de Paula e a todos DeMolays.

No último dia 19/05, uniram-se em matrimônio, na Igreja Matriz de Divino de São Lourenço, Josielly e Juliano. Neste flash, da direita para esquerda: Gilberto, Thiago, o casal, Robinho, Hérica e Lariane.

Quem comemorou idade nova foi nossa amiga Keila Provete Paraizo, no dia 19/05. Neste registro, a aniversariante muito feliz com seus amigos.

“Há amigos, mais chegados que irmãos”... Esta foto representa este momento que vivi, no último dia 10/05, quando comemorei meu aniversário com os meus amigos na Bela Pizza, em Guaçuí.

Arqu

ivo Pe

ssoA

l

Arquivo PessoAl

Arquivo PessoAlArquivo PessoAl

Arqu

ivo Pe

ssoA

l

Page 5: Edição 854

São José do Calçado está localizada na região do Caparaó, sul do Estado. Com pouco mais de 10 mil habitantes, tem 41% da sua população na zona rural e chama a atenção pelo casario do século XIX, ainda conservado. A economia do município está baseada na cultura do café com leite, e as águas da Bacia do Rio Itabapoana formam quedas d’água e cachoeiras que podem ser encontradas nos distritos de Alto Calçado (São Benedito) e Airituba (Palmital), além da comunidade de Alegoria e em outras localidades da zona rural. E com 1.245 metros de altitude, a Pedra do Pontão, no distrito de Alto Calçado é outro ponto turístico, onde se encontram as duas principais nascentes do Rio Calçado.

São José do Calçado também é considerado um dos berços culturais do Espírito Santo. Com pouco mais de 100 escritores, a cidade hospeda a Academia Calçadense de Letras, fundada em 1991, hoje com sede própria. O município, inclusive, está no Guines Book, como o município com o maior número de escritores por metro quadrado. Outra referência do município é o carro de boi. E todo dia 7 de setembro, acontece a Festa do Carro de Boi, com o desfile de dezenas deles pelas ruas da cidade.

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Município comemora seus 122 anos de emancipação

A cidAde, que é conhecidA por seu cAsArio Antigo e pelA trAdição do cArro de boi, »prepArou umA progrAmAção com muitos shows pArA este fim de semAnA

Começa nesta sexta-feira (hoje, 01), a festa de 122 anos de emancipação polí-tico-administrativa de São José do Calçado, que vai até domingo (03). A festa acon-tece no Parque de Exposi-ções da cidade, com entrada franca, onde acontecerão vá-rios shows e várias atividades previstas na programação.

Hoje (sexta), a festa será aberta oficialmente, às 21h30, com o DJ Eletro Hits, segui-do do show da banda Fuscão Bala. Logo depois, marcado para a meia noite e meia, acontece o show com Adil-son e Paulinho, com a noite

sendo fechada pelo show de Rodrigo Oliveira & Forrozão os Bandeirantes.

Amanhã (sábado), a fes-ta volta a ser aberta pelo DJ Eletro Hits, seguido do show nacional de Marcos & Felipe, marcado para as 22h30. Depois será a vez dos shows com a banda Cadillac de Luxo e da banda Estilo Brasileiro, já dentro da ma-drugada.

E no domingo, a progra-mação começa ao meio dia, com a corrida de motocross e, às 16h30, apresentação da banda Toque Sertanejo, seguido da micareta com Beto Kauê. A última noite da festa vai começar com o DJ Eletro Hits, a partir das

20h30, seguido do show de Wemerson Araújo. A festa

será encerrada pelo show da dupla Luyd e Gabriel.

MARCOS [email protected]

São José do Calçado: 122 anos fortalecendo sua cultura

DIVULGAÇÃO

seXtA-feirA, 01/06/2012 região do cApArAÓ 05cidAdes

trAdições culturAis

www.Aquies.com.br

Page 6: Edição 854

POLÍTICA sexTA-FeIRA, 01/06/2012 ReGIÃO DO CAPARAÓ06

IÚNA

PV lança José Roberto Barros como pré-candidato a prefeito

O PRé-CAnDIDATO AFIRmA que FOI PeGO De suRPResA, mAs que Tem ReCebIDO O APOIO De muITAs PessOAs e que exIsTe umA COnveRsA De COmPOsIçÃO COm O PT »

www.AquIes.com.br

José Roberto disse que tem recebido apoio de lideranças e de membros da sociedade

Vereadores destacam apoio à organização dos produtores ruraisMUNIZ FREIRE

MARCOS [email protected]

O empresário José Roberto Silveira Bar-ros foi lançado pelo Partido Verde (PV) de Iúna como pré-candi-dato do partido a pre-feito. O seu nome foi apresentado em uma reunião do partido, realizada na semana passada, quando o PV de Iúna resolveu que deveria ser lançado um nome, com a indicação de José Roberto sendo aprovada por todos que estavam presentes.

José Roberto admite que ficou surpreso com a indicação e até com certo receio, o que pas-sou com o apoio que vem recebendo de lide-ranças e representantes de segmentos da so-ciedade. Ele conta que muitas pessoas estão pe-dindo que sua pré-can-didatura seja mantida, para que se torne uma possibilidade de opção, diferente dos tradicio-nais políticos que vêm se mantendo no proces-so eleitoral iunense.

E esta possibilidade de ser uma cara nova na po-

lítica de Iúna aproximou o PV do PT, em Iúna, já que o Partido dos Tra-balhadores também lan-çou o nome do advoga-do Alex Honrado, como pré-candidato, outro nome novo no processo eleitoral. José Roberto contou que os dois par-tidos já conversaram e não está descartada uma possível aliança, ainda sem definir quem seria cabeça de chapa ou vice. “Estamos aguardando uma posição do PT”, afirmou.

Quanto à sua pré-can-didatura, José Roberto

Barros disse que, por ser uma pessoa atuante na Igreja Católica, está acei-tando tudo como uma missão, sem pretensões políticas futuras, pen-sando apenas em Iúna – caso fosse prefeito do município. Ele acha que pode ser realizado algo diferente, quanto à ad-ministração municipal de Iúna. “Pode ser feito algo diferente, porque o povo iunense é trabalha-dor e estamos precisando de um choque de gestão que também reerga a auto-estima da nossa po-pulação”, concluiu.

marc

os fr

eire

Na sessão de Câmara de Muniz Freire, realiza-da na quarta-feira (30), os vereadores levantaram a questão de apoio à or-ganização do homem do campo, principalmente, como uma forma de ala-vancar o desenvolvimen-to do município. Como exemplo, eles apontaram a Munizcaf, associação que reúne produtores de café que buscam o aumento da qualidade da produção, como forma de conseguir melhores preços.

O assunto foi levantado pelo vereador Zenilton Lopes (PMDB) que falou sobre o fortalecimento de iniciativas como a da Mu-nizcaf que, segundo ele, precisam crescer e se torna-rem autosuficientes, para tocar os trabalhos sem a dependência com o poder público. De acordo com ele, isso é essencial para que a produção do café de

qualidade se firme, o que renderia frutos para o mu-nicípio, com o aumento da arrecadação e de renda da população.

Zenilton colocou que Muniz Freire é um mu-nicípio que tem grande potencial econômico e que pode se tornar o mais desenvolvido da região. “Se nosso agricultura estiver forte, podemos nos tornar um município forte e rico”, disse. Segundo ele, Muniz Freire já se destaca na pro-dução de café e leite, mas que isso pode melhorar ainda mais, com o fortale-cimento da organização do homem do campo.

CobRANçAEle recebeu o apoio de

outros vereadores, como Gilberto Barboza de Sou-za – Betinho (PDT) – que também disse que é por esse motivo que o vereador cobra da administração

mais infraestrutura para homem do campo. “E o vereador chama a atenção, não só para fazer oposição, mas porque é sua obriga-ção fiscalizar”, destacou.

E o presidente da Câ-mara, vereador João Ba-tista Ferreira (PMDB), também destacou que a Munizcaf está fazen-do um grande trabalho, lembrando que a má-quina que pertence à associação trabalha con-tinuamente e continua conservada. Ele salien-tou que é preciso união, sem divisões, para que o trabalho continue de forma independente do poder público. Quanto à fiscalização dos vere-adores também aponta que é obrigação do Le-gislativo. “E o trabalho de fiscalizar feito pelos vereadores, de maneira correta, ajuda o prefeito a administrar”, afirmou.

João batista: fiscalização dos vereadores ajuda prefeito a administrar

marcos freire

Page 7: Edição 854

IÚNA

Thiago Martins: 12 anos e muitos títulos no motocross

O meninO cOmeçOu a cOmpetir entre Os 6 e 7 anOs e, hOje, é destaque nO espíritO santO e minas Gerais, Onde já venceu diversas cOmpetições »

seXta-Feira, 01/06/2012 reGiÃO dO caparaÓ 07espOrteswww.aquies.com.br

Ao 12 anos, ele já tem uma verdadeira coleção de troféus e um sonho: ser piloto profissional de motocross. Thiago Mar-tins começou a partici-par de competições da categoria, entre os 6 e 7 anos, conquistou muitas vitórias e é o segundo colocado do Estadual de 2012. Ele tem 12 anos e mora na comunidade do Córrego São Bento, mais conhecido como Trevo, em Iúna.

Thiago recebe todo o apoio da família, princi-palmente do pai, Vilmar Martins de Oliveira, que o acompanha nos treina-mentos, viagens e compe-tições. Sua mãe, Dulcile-ne Faitanin de Oliveira, no começo, não gostou muito de ver o filho em cima de uma motocicle-ta, em competições, mas hoje já acostumou com a ideia. Mas teve motivos para se preocupar, já que Thiago quebrou o braço duas vezes e, mais re-centemente, sofreu uma

MARCOS [email protected]

O lutador de Jiu Jitsu, de Alegre, Victor Rezen-de – Caramujo, sagrou-se campeão do Sul Americano da categoria e se classificou para o Mundial que vai acontecer em julho. O Sul Americano aconteceu em Salvador (BA), entre os dias 19 e 20 deste mês, e contou com a presença de atletas brasileiros e estrangeiros.

A competição foi organi-zada pela Confederação Bra-sileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE), que classificou os quatro primeiros coloca-dos, de cada categoria, para o Mundial que vai aconte-

cer entre os dias 19 e 22 de julho, em São Paulo. Victor Rezende competiu na cate-goria marrom, peso médio, e venceu quatro combates, conquistando o lugar mais alto do pódio. “A primeira luta foi dura, tive que per-der 1 kg em cima da hora, mas Deus me abençoou e me deu muita força”, desta-cou o atleta alegrense.

Agora, Victor continua treinando firme, juntamen-te com seus companheiros que também tentarão a vaga classificatória que acontece no primeiro dia do Mun-dial em São Paulo.

Atleta se classifica para Mundial de Jiu JitsuALEGRE

Victor Rezende conquistou o lugar mais alto do pódio em sua categoria.

DIVU

LGAÇ

ÃO

fratura séria da perna direita, quando precisou ficar internado por 12 dias e ficou 8 meses sem competir – praticamen-te não correu em 2011, voltando a pouco tem-po, entrando direto na competição do Estadual, no qual está sete pontos atrás do líder.

Thiago Martins com-pete na categoria 65 cilindradas, na qual é o único capixaba dis-putando o Campeonato Brasileiro. Ele compete com uma moto KTM 2012 e antes utilizava outra KTM 2009. Ele é o único com menos de 13 anos que também tem disputado provas da categoria junior, quando o gate da mirim não está muito competitivo.

No domingo passado, Thiago esteve em Ouro Preto (MG), onde ficou em segundo lugar, tan-to na categoria mirim, quanto na junior. Já no domingo retrasado, fi-cou em primeiro, na sua categoria, em outra competição realizada em Barbacena (MG). E ele

tem escrito sua histó-ria em Minas Gerais, já que no Espírito Santo, segundo seu pai, Vilmar Martins, não acontecem muitas competições, além do Estadual. E em território mineiro, Thia-go foi campeão da Copa Show Minas 2010, em São João Evangelista, e da Copa Brigadeiro, em 2010 e 2011, na cidade de Pedra Bonita – quan-do quebrou a perna.

CAMpEãoNo próximo dia 10,

Thiago estará em Iconha (ES), para participar da 5ª estapa do Estadual, que é dividido em 10 etapas. Na sua volta, depois do acidente, ele ficou em segundo lugar na etapa de Itarana. E Thiago acha que pode ser campeão estadual, ainda este ano. “Estou treinando muito e acho que dá para ser cam-peão”, afirma o peque-no piloto, que recebe o apoio de uma empresa de granito de Cachoeiro e de um posto de com-bustíveis de Iúna.

E ele tem uma certe-za: quer ser piloto pro-fissional, tendo como ídolo o piloto Swian Zanone – que faleceu recentemente, numa etapa do Campeonato Brasileiro. A morte do

ídolo não abalou Thia-go, que mostra muita coragem quando está na pista. Thiago conta que sentiu um pouco de receio, logo depois que voltou do acidente, “mas já passou”. “Nunca

senti medo, o que sinto é muita emoção e gos-to do estilo agressivo, gosto de pular na frente na largada, para manter a liderança até o final”, disse o precoce campeão de Iúna.

Thiago Martins: títulos e vontade de ser campeão, para ser profissional

MARCOS FREIRE

Page 8: Edição 854

SEXTA-FEIRA, 01/06/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ08 www.AQUIES.com.br