Edição 461

24
POLÍTICA| Pág 03 SITUAÇÃO FINANCEIRA DA CÂMARA LEVA VEREADORES A PEDIR ESCLARECIMENTOS 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO SEXTA -FEIRA, 26/10/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 461 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » VINTE E SETE MILHÕES DE BRASILEIROS NUNCA FORAM AO DENTISTA ARMAS E DROGAS APREENDIDAS EM BAIRRO DE CACHOEIRO OS NÚMEROS FORAM DIVULGADOS ONTEM O DOCUMENTO SERÁ LEVADO AO CONHECIMENTO DO ATUAL PRESIDENTE JÚLIO FERRARI NESTA EDIÇÃO, CADERNO ESPECIAL DE AGRICULTURA DIVULGAÇÃO/PM ARQUIVO CIDADES | Pág 04 DOENTE DE VARGEM ALTA GARANTE NA JUSTIÇA DIREITO A EXAME E TRANSPORTE POLÍTICA | Pág 03 PREFEITO DE MARATAÍZES FALA SOBRE MANDATOS SAÚDE| Pág 22 SEGURANÇA| Pág 23

description

jornal Aqui Notícias

Transcript of Edição 461

Page 1: Edição 461

POLÍTICA| Pág 03

SITUAÇÃO FINANCEIRA DA CÂMARA LEVA VEREADORES A PEDIR ESCLARECIMENTOS

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 461 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

VINTE E SETE MILHÕES DE BRASILEIROS

NUNCA FORAM AO DENTISTA

ARMAS E DROGAS APREENDIDAS EM BAIRRO DE CACHOEIRO

OS NÚMEROS FORAM DIVULGADOS ONTEM

O DOCUMENTO SERÁ LEVADO AO CONHECIMENTO DO ATUAL PRESIDENTE JÚLIO FERRARI

NESTA EDIÇÃO, CADERNO ESPECIAL DE AGRICULTURA

DIVULGAÇÃO/PM

ARQUIVO

CIDADES | Pág 04

DOENTE DE VARGEM ALTA GARANTE NA JUSTIÇA DIREITO A EXAME E TRANSPORTE

POLÍTICA | Pág 03

PREFEITO DE MARATAÍZES FALA SOBRE MANDATOS

SAÚDE| Pág 22

SEGURANÇA| Pág 23

Page 2: Edição 461

SEXTA-FEIRA, » 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

[email protected] »

Futura presidência da Gaiola de Ouro...Sendo discutida nos bastidores#O problema é que como dizia o mestre Joel Pinto....É o alpiste para os passarinhos...E puleiro para os filhotes#O jeito vai ser fatiar...Mas tem candidato que prometeu a coisa inteira#Ainda sobre a Gaiola de Ouro ...Todo mundo esperando a hora e a vez...Do Dr Rachid#Pelo andar da carruagem ...A turma do mensalão ...Vai assistir a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016...E além de outras, em cana #E assim caminha a humanidade#Domingo tem segundo turno das eleições...Em vários municípios#Prefeitura monitorando áreas de risco...De olho na temporada chuvosa#Despacho de hoje...E para a “Cabocla Paloma Branca#Encomendado por uma turma do PSB....Para ver se retornam...Para o abrigo do Palácio#

FrASE DO PiPOquEirO FrASE DO SOrVEtEirO

“BElEzA nãO PõE A • MESA, MAS FEiurA FAz Até PErDEr A FOME.”

“quEriA SEr riCO E FEiO, • POrquE SEr POBrE E BOnitO Eu SEi MuitO BEM COMO é.”

“A existência na Terra é comparável a uma viagem de aperfeiçoamento, na qual necessitas seguir adiante, ao lado de nossos companheiros da jornada evolutiva.Mui-tos te desconhecem, no entanto, Deus sabe quem és.Muitos te menosprezam, contudo, Deus não te abandona.Muitos te hostilizam, mas Deus te apoia.Muitos

te reprovam, em circunstâncias difíceis, no entanto, Deus te abençoa.Muitos se te afastam da presença, todavia, Deus per-manece contigo.À vista de semelhante re-alidade, sempre que tropeços e provações te apareçam, não te acomodes, à beira da estrada, em algum recanto da inércia.Con-fia em Deus e caminha.”

EXPEDiEntEDirEtOr GErAl: Elias CarvalhoEDitOr CHEFE: Ilauro OliveiraEDitOr DE CriAÇãO E ArtE: Carlos Guilherme Gomes GErEntE COMErCiAl: Marcela Paganotti rEPórtErES: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira, Marcos Freire e Olívia MariaDiAGrAMADOrES: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Circulação: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do

[email protected]@gmail.com

COlABOrADOrES: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Jussan Silva e Silva, Ramon Barros, Guilherme Gomes, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia, Alexandre GarciaE-mails: [email protected]

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. tel: (28) 3521 7726

Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

FAlE COM A rEDAÇãO: (28) 3521 7726 AnunCiE / ASSinE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

PAtulEiA •

A presidente Dilma no Salão do Automóvel em São Paulo

Contudo, há ainda muito a ser fei-to. Não sejamos ingênuos de achar que o julgamento do MENSALÃO irá diminuir o ímpeto daqueles que se utilizam do Estado brasileiro, sem respeito às instituições e comprome-timento com os valores republicanos e democráticos.

Quem acompanhou até aqui o julgamento do MENSALÃO, pôde observar que a nossa Suprema Corte também não está isenta desse perigo. A participação do ministro Antônio Dias Toffoli é uma evidência. Lembre-mos que o próprio ministro declarou à imprensa que se julgaria impedido, por ter atuado como assessor jurídico de José Dirceu na Casa Civil e por sua folha corrida de trabalhos presta-dos ao PT.

Ev i d e n c i a - s e agora, com a devi-da clareza, os mo-tivos de Lula da Silva ao dizer que o ministro Dias Toffoli “não teria nada que se de-clarar impedido”, conforme expos o ministro Gilmar Mendes, ao rela-tar a tentativa de aliciamento do ex-presidente, para que ele ajudasse a retardar o processo de julgamento do MENSALÃO.

Também não é de estranhar a atuação do ministro revisor, Ricardo Lewandowaki. Nem o acanhamento nas expressões faciais das ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia, em suas frágeis argumentações para inocentar os réus por formação de quadrilha.

Não podemos supor que o STF, guardião da nossa Constituição da Re-pública, está isento de ser aparelhado.

O sociólogo e historiador Marco Antônio Villa, em brilhante artigo publicado em “O Globo” na última terça-feira, alerta que “para eles, espe-cialmente Lula, ministro da Suprema Corte é cargo de confiança, como os milhares criados pelo partido desde 2003. Daí que já começaram a fazer

campanha para que os próximos no-meados, a começar do substituto de Ayres Brito, sejam somente aqueles de absoluta confiança do PT, uma espé-cie de ministro companheiro. E assim, sucessivamente, até conseguirem ter um STF absolutamente sob controle partidário”.

Isto porque, segundo Villa, “o jul-gamento do mensalão desnudou o PT, daí o ódio dos seus fanáticos militan-tes com a Suprema Corte e, principal-mente, contra o que eles consideram os “ministros traidores”, isto é, aqueles que julgam segundo os autos do pro-cesso e não de acordo com as deter-minações emanadas da direção parti-dária”.

É com esse ódio dito por Villa, que José Dirceu e Genoino vêm alegando inocên-cia, classificando como “injustas” suas condenações pelo STF, por corrupção ativa e formação de qua-drilha, não obs-tante a robustez e consistência das provas do MEN-SALÃO.

Muitos dos que hoje se vestem de “heróis”, no pas-sado pegaram em armas pensando em implantar no Brasil uma dita-dura comunista,

indiferentes à vontade do povo e aos valores históricos da nação. Agora re-cebem indenizações, embora, de certa forma, tenham contribuído para que os militares acirrassem a repressão e endurecesse ainda mais o regime.

A abertura política e o retorno ao Estado de Direito foram construídos pela sociedade. Não temos que aceitar falsos heróis. Temos, sim, que estar-mos atentos para evitar que nossas ins-tituições venham a ser contaminadas por novas e sofisticadas organizações criminosas.

Então, estejamos acordados para as indicações da presidente Dilma Rous-seff para o STF.

A condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e outros 21 réus no processo do MENSALÃO, real-mente é um marco histórico na vida política nacional. O STF quebrou a barreira da impunidade, mostrando aos nossos políticos que ninguém, independente do cargo que ocupa, tem o direito de agir fora da legalidade.

PElO EStADO DE DirEitO E DEMOCrACiA

wAGNER MEDEIROS [email protected] »

Evidencia-se agora, com a devida clareza, os motivos de Lula da Silva ao dizer que o ministro Dias Toffoli “não teria nada que se declarar im-pedido”, conforme expos o ministro Gilmar Men-des, ao relatar a tenta-tiva de aliciamento do ex-presidente, para que ele ajudasse a retardar o processo de julgamento do MENSALÃO.

Page 3: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

REDAÇÃ[email protected]

Em Marataízes, onde mais de 20 mil eleitores fo-ram as urnas dia 07 de ou-tubro, o atual prefeito, Jan-der Nunes Vidal (PSDB), foi reeleito com 51,97 % dos eleitores, totalizando 10574 votos. Para ele, a vitória se deu graças a va-lorização do funcionalismo público e humanização da administração pública.

“Neste primeiro mandato implantamos o plano de car-gos e salários, organizamos a Secretaria de Assistência So-cial, investimos em cursos

de capacitação e qualifica-ção profissionais, que com certeza fez a diferença na opinião do eleitor”, afirma o prefeito.

Como ponto positivo do seu primeiro mandato, Dr. Jander destaca que traba-lhou na reestruturação da administração com a finali-dade de agilizar os trâmites dos processos e dinamizar as ações do executivo, implan-tando o sistema de protocolo eletrônico e dando sequência às obras de pavimentação, drenagem pluvial, sanea-mento básico e urbanismo.

Avaliando o governo, também assume que não

conseguiu realizar todos seus projetos para a ci-dade. A saúde, por exem-plo, não avançou da for-ma que esperava. “Além da saúde, não consegui organizar em 100% a limpeza urbana, talvez isso seja reflexo do meu primeiro ato em 2009, quando contratei uma empresa de lixo sem li-citação, e mesmo ampa-rado por um decreto de emergência reconhecido pela Câmara, pela Assem-bléia Legislativa e pelo Corpo de Bombeiros, fui condenado em 1ª estância”, explica.

Para o próximo mandato, garante respeito à lei de res-ponsabilidade fiscal, serieda-de com os recursos públicos, bom planejamento e mui-ta paciência.

Um pedido de infor-mação será protocolizado na Câmara de Cachoeiro pelos vereadores, pedindo detalhes sobre a real situa-ção orçamentária da Casa. Os parlamentares querem saber qual o quadro de efe-tivo e comissionado, bem como os compromissos fi-nanceiros assumidos nessa legislatura. A preocupação é na composição do ano que vem, quando o nú-mero de vereadores passa de 13 para 19.

Segundo o vereador Braz Zagotto (PTB), o fato de a arrecadação municipal

apresentar queda em 2013, principalmente, por conta da extinção do Fundap, será preciso se programar para organizar o próximo ano. “É bem provável que a presidência da Casa mude, então, quem for assumir tem que ter em mãos o detalhamento das contas e saber real situa-ção financeira do legisla-tivo”, comentou Braz.

Ele acrescenta ainda que o pedido de informação tem o objetivo também de saber o quadro de funcio-nários da Câmara. “Preci-samos saber quantos efeti-vos e comissionados têm, porque com o aumento do número de vereadores

a gente tem que saber se vamos diminuir a assesso-ria ou não”, ponderou.

“Estamos preocupados, porque a arrecadação vai cair. Temos que nos progra-mar para não gastar mais do que teremos. O índice de repasse é de 6% e como a prefeitura previu queda, também vamos sofrer o im-pacto”, acrescentou Braz.

“Nossa intenção também é saber se a Câmara vai fe-char o ano com todas as con-tas em dia, sem deixar nada pendente para o próximo ano. O pedido de informa-ção é uma ferramenta pre-ventiva. Os vereadores estão apenas se preparando para o ano que vem”, finalizou.

Prefeito reeleito fala sobre o segundo mandato

Vereadores querem detalhes sobre a situação orçamentária da Câmara

DR. JAnDER TAMbéM FEz UMA AnáLISE DA SUA PRIMEIRA GESTÃO »

MARATAÍZES

CAChoEiRo dE iTApEMiRiM

arqu

ivo

divulgação filipE [email protected]

Page 4: Edição 461

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro acontece o Cur-so de Gestão de RH e Li-derança do IBGL – Insti-tuto Brasileiro de Gestores e Líderes com o Diretor Presidente Cláudio Paiva em Cachoeiro, que é Psi-canalista pós-graduado em Psicologia Clínica e Tera-pia Transpessoal, além de ser também Contador, Administrador com pós-graduação em marketing.

Com mais de 20 anos de experiência em treinamen-tos e acompanhamento profissional, dispondo de uma excelente estrutura física, com auditório pró-prio e profissionais qua-lificados, o IBGL busca desenvolver potencialida-des explorando os recur-sos adormecidos em cada indivíduo. Visa assim ex-pandir toda a capacidade profissional, utilizando de técnicas e conceitos psico-

lógicos através de vivências e treinamentos.

O curso que terá início em novembro é voltado para empresários, geren-tes, supervisores, encarre-gados, diretores e alunos cursando Administração e Recursos Humanos.

Segundo Cláudio Paiva o curso vai trabalhar todos os setores que existem den-tro de uma empresa com planejamento, liderança e gestão em RH, “Vamos trabalhar tudo que envol-ve a empresa, afinal pla-nejamento e organização é o principio básico do sucesso de qualquer em-preendimento, sem isso o fracasso virá com certeza” disse Cláudio.

Outro curso também será oferecido pelo IBGL nos dias 06 e 07 de novem-bro dessa vez voltado para vendas e atendimento com o objetivo de preparar as equipes para o Natal e ve-rão época que o movimen-to aumenta no comércio.

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 CIDADES

Curso de Gestão RH e Liderança acontece em novembro

O IbGL TAMbéM OFERECERá OUTRO CURSO EM nOvEMbRO COM O ObjETIvO DE PREPARAR AS EQUIPES PARA O nATAL E O vERÃO »OLÍVIA MARIA

[email protected]

divulgação

divulgação

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

vARgEM AlTA

As inscrições poderão ser feitas pelo site:www.ibgl.com.br

Conteúdo Programático do curso de gestão de RH e liderança:Como elaborar um planejamento;Recrutar, selecionar e avaliar os melhores;Como administrar o tempo;Marketing Pessoal;Saúdes: física, mental, espiritual, financeira e familiar;Delegação: uma arma contra o stress;Mantendo uma equipe vencedora;Melhorando a comunicação da sua empresa.

valor do Curso de gestão de RH e liderança:R$250,00 (Um participante)Promoção EspecialFaça 10 inscrições e ganhe mais umaCondições especiais de pagamento para grupos

local e horário das aulas:Rua Bernardo Horta – 312, bairro Guandú

– ACISCI em Cachoeiro de Itapemirim. 18h10 às 22h10.

Mais Informações:(28) 3521-9923 - (28) 9944-3470 - (27) 3562-5220

InSCRIçõES

Cláudio Paiva é o Diretor Presidente do IBgl – Instituto Brasileiro de gestores e líderes, em Cachoeiro de Itapemirim

Estado é obrigado a garantir transporte e exame a doente do município

O desembargador Ro-berto da Fonseca Araújo confirmou, em decisão monocrática, sentença de primeiro grau que conde-nou o Estado do Espírito Santo a garantir ao cida-

dão Romildo Caetano o direito de fazer exame de endoscopia, sempre que necessário, além de ga-rantir-lhe transporte para se deslocar de sua cidade, Vargem Alta, ao local da

realização do exame.Nos autos do processo

nº 061100007717, o Mi-nistério Público Estadual alegou que o Município de Vargem Alta e o Estado do Espírito Santo negligen-ciaram a disponibilização do exame de endoscopia necessitado por Romildo Caetano, “violando, as-sim, direito indisponível do cidadão”.

Na sentença de primeira instância, o juiz da Co-marca de Vargem Alta, Mário da Silva Nunes Neto, reconhece o direito do cidadão ao exame e ao transporte para se deslocar ao local para tratamento e concluiu pela condena-

ção do Estado do Espírito Santo.

“No caso concreto, o Sr. Romildo Caetano, domiciliado nesta cidade, procurou a via adminis-trativa, porém se deparou com a burocracia de praxe, cujo enfrentamento não se fazia possível ante a gravi-dade da enfermidade por si suportada, o que está comprovado nos autos pe-los documentos médicos acostados à exordial. Além disso, na via administra-tiva, a parte demandada apresentou a prestação do serviço de forma incom-pleta, pois que agendou o serviço de saúde neces-sitado pelo cidadão, mas

não providenciou o trans-porte até o local onde se-ria prestado o serviço, do que também necessitava, já que situado em cidade distante e trata-se de pes-soa hipossuficiente”, diz o magistrado na sentença. Em seguida, concluiu:

“Portanto, comprovada a necessidade do proce-dimento pelo paciente, bem como a respectiva hipossuficiência, esta ali-ás incontroversa, e tudo mais acima exposto, não há provimento justo senão a condenação reclamada pelo Ministério Público Estadual. Diante do ex-posto, julgo procedente a Ação Civil Pública que

o Ministério Público Es-tadual promove contra o Estado do Espírito Santo, ratificando a liminar ante-riormente deferida, para condenar a parte requeri-da na obrigação de fazer, consistente na disponibili-zação ao Sr. Romildo Cae-tano do exame indicado na exordial, bem como o res-pectivo transporte ao local de realização do serviço de saúde, para tratamento in-tegral de sua enfermidade, devendo promover todas as medidas para a garantia de tal direito, respeitando a regra da complementa-riedade da iniciativa priva-da prevista no art. 199 da Constituição Federal”.

O desembargador Roberto da Fonseca Araújo confirmou a decisão

Page 5: Edição 461

Amanhã, O Grupo Mi-nistério de Louvor Hebrom lança seu primeiro DVD em Cachoeiro pela gravado-ra CPAD Music . O álbum foi gravado ao vivo na cida-de do Rio de Janeiro e tam-bém será lançado durante a Expo Cristã, a maior feira de artigos evangélicos da Amé-rica Latina, que acontece na cidade de São Paulo.

No mês de agosto os inte-grantes do grupo foram sur-preendidos com a indicação ao “Troféu Promessas”, da

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 461

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Ministério de Louvor Hebrom lança DVD eM CaCHoeiro

O gRupO MInISTéRIO DE LOuvOR HEbROM LAnçA nESTE SÁbADO SEu pRIMEIRO DvD »gRAvADO AO vIvO nA CIDADE DO RIO DE JAnEIRO

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

OLÍVIA [email protected]

Data: 27 de outubro Horário: 18h30Local: AD Hebrom (sede) – Rua Mathias

de Souza 26, Santo AntônioValor: R$15,0

SERvIçO:

Rede Globo, sendo o único representante do Espírito Santo a concorrer ao prê-mio na categoria “Melhor Ministério”. As votações ainda estão abertas, mas o Ministério Hebrom já con-sidera uma grande vitória concorrer ao prêmio e estar entre os destaques da músi-ca gospel nacional.

Os integrantes do Minis-tério de Louvor Hebrom Fortaleza de Adoração, que concorre na categoria Melhor Ministério, estão bastante empolgados com a indicação, “Ficamos ra-diantes, com a indicação,

espalhamos a notícia, liga-mos para pastores, amigos, familiares compartilhando a boa nova. Mas não con-sideramos uma disputa, pois todos os que estão participando desta premia-ção já possuem trabalhos sólidos em andamento e veem seus esforços recom-pensados com uma indica-ção para um prêmio desta natureza. A preferência do público será o termômetro para o resultado final dessa premiação”, destacou o Ev. Amaury Bertoqui, líder do Ministério de Louvor He-brom.

divulgação

Page 6: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

Com arranjos próprios de qualidade e exigência na exe-cução, a Orquestra Cassino de Sevilha fará apresentação única esta noite à partir das 21h30 no Bom Gosto Bu-ffet. Os vocais talentosos da orquestra irão se apresentar com repertório variado de ritmos dançantes, desde as Big Bands a boleros passan-do pelos anos 60, Rock and Roll, samba, tangos, músicas românticas, entre outros.

Segundo a organização do evento o principal objetivo

de promover festas assim no município, é trazer para aqueles que gostam toda ele-gância e alegria dos bailes de antigamente “Muitos devem sentir saudades, do tempo dos bailes que aconteciam com orquestra e as pessoas dançavam com alegria de rosto colado, e me sinto mui-to feliz em trazer um pouco disso para Cachoeiro” disse Caio Valente.

A expectativa dos organi-zadores para esta noite é re-ceber, cerca de 400 pessoas “Nesse primeiro evento es-tamos nos preparando para receber cerca de 400 pesso-

as, vamos trabalhar com este número para poder oferecer uma boa pista de dança à todos que comparecerem ao baile” comentou Caio.

DIVULGAÇÃO

A Orquestra Cassino de Sevilla se apresenta hOje em CAChOeirO

A ORqUESTRA ESPAnHOLA DE ESPETáCULO CASSInO DE SEvILHA qUE Há 30 AnOS nÃO SE APRESEnTA EM CACHOEIRO ESTARá HOjE nO BOM GOSTO BUFFET »

SERvIçO

OLÍVIA [email protected]

HOJE NA TV

Sinopse: Quando a princesa Rosalinda é ameaçada por um ditador determinado a tomar o controle de seu país, ela é rapidamente levada embora e colocada no programa de proteção para princesas, uma agência secreta que cuida de princesas em perigo ao redor do mundo. Mason, um agente do programa, esconde a princesa Rosalinda em sua própria casa, onde, com a ajuda de sua filha, adota o disfarce de uma adolescente pobre chamada Rosie.

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h15PRoGRama de PRoTeção PaRa PRinceSaS

Sinopse: O bonitão conquistador Sebastian, 27, filho de uma taróloga, está acostumado a uma vida de baladas, luxo e lindas mulheres. Certo dia ele acorda ao lado da bela oceanógrafa Alexa, carinhosamente avisando-o que se casaram na noite passada! Desesperado, ele tenta usar todas as suas armas para se livrar da nova condição!

SBT, Tela de Sucessos, 22h45Recién cazado

Nasce o bebê de Isabel. Edgar recebe um telegrama de Portu-gal. Isabel conversa com Jurema sobre a parteira. Edgar comunica a Laura que vai para Portugal. Diva fala para Mário e Frederico que tem os dois como irmãos. Constância pede para Albertinho contar para a irmã que ela se ofereceu para ajudar Isabel.

NaNdo coNfessa estar apaIxoNado por JulIaNa. Vânia enfrenta Carolina, que se faz de vítima. Dino implo-ra que Nieta o deixe entrar em casa. Analú percebe o interesse de Nando em Juliana. Roberta reage às reclamações de Kiko contra Nando. Montanha fala para Nenê que Ulisses deveria desistir de lutar.

teresa morre em fuNção do acIdeN-te. Lucas afasta Betina e a expulsa do apartamento. Teresa diz que viu duas mulheres com cabelo colorido na lancha e Isabel acredita ser delírio da irmã. Diva insinua para Norberto a vontade de casar. Fabiana acredita que Amaro pode processar Eduardo pelo acidente com o jipe. Abigail diz a Isabel que não teve coragem de contar para Tais sobre a morte do pai. Diva fica chocada ao saber que a lancha atropelou a família de Isabel. Adriana conta para Luiza que Lucas conti-nua solteiro e a convence a ir ao enterro do milionário que Marlene escolheu. Te-resa pede que Abigail cuide de Taís. Isabel promete à irmã que vai revelar à sobri-nha sobre o seu pai bioló-gico no momento certo. Teresa não resiste e morre.

ayla fIca eNcaN-tada com Zyah. Ciro e Drago separam a briga dos oficiais. Érica manda flores para Áurea. Isaurinha recebe um cheque de Leonor. Raquel mostra para Aída uma foto de Lívia e Haroldo em um evento. Jéssica pede ajuda para um homem, que não entende o que ela fala. Morena avança para falar com Beto e Theo a repreende. Áurea é fria com a namorada do filho. Jéssica finge passar mal para não sair com um estrangeiro. Ayla fica encantada com Zyah. Kemal e Esma falam que Zyah precisa se casar novamente. Sarila sinaliza que suas filhas estão à procura de casamento. Creuza questiona Helô ao vê-la chegar de viagem com muitas malas. Haroldo conta para Lívia que o tráfico de mulheres está sendo investigado no Brasil. Arturo convence Celso a deixar Antônia traba-lhar com Lívia. Élcio sabota a ração do cavalo de Theo.

Lado a Lado BaLacoBacoSaLve joRGe

GueRRa doS SexoS

Globo, 18h00 Record, 22h15Globo, 21h00

Globo, 19h15

HojeLocal: Bom Gosto Buffet Horário: 21h30valor por mesa: R$200,00 (quatro pessoas)

mais informações: (28) 9920-6382caio valente, Rafaela valentealexandra valente

Page 7: Edição 461

nO CEnTRO DAS AÇÕES DO GOVERnO, O HOMEM DO CAMPO

Os programas: Vida no Campo, Caminhos do Campo e Energia Mais Produtiva visam

melhorar a qualidade de vida do produtor rural e de

seus familiares

ESPECIAL AGRICULTURA

Textos: Alissandra Mendes e Marcos Freire Diagramação: Marcelo Lopes Mothé

Page 8: Edição 461

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02

Um novo momento para o homem do campo

Os prOjetOs #implantadOs pelO GOvernO dO estadO têm OferecidO melhOres cOndições e melhOria na qualidade de vida dO hOmem dO campO

Os produtores rurais do Espírito Santo vivem um novo momento com a implantação de proje-tos do Governo do Esta-do, através da Secretaria de Estado da Agricul-tura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que visa incen-tivar e oferecer oportu-nidades de crescimento. Hoje, a agricultura fami-liar é um tema que está presente no contexto econômico por se tratar de um grupo social que ocupa lugar de destaque no processo de produ-ção primária e de trans-formação de produtos, através da agroindústria artesanal, movimentan-do a economia local e gerando empregos.

A agricultura familiar é a responsável por 80% dos estabelecimentos produtivos e representa 64% da mão de obra no Espírito Santo.

Para oferecer mais qualidade de vida a essas pessoas, o governo lan-çou o programa ‘Vida no Campo’, o maior inves-timento em agricultura que o estado já ofertou.

São 13 projetos que englobam ações nas áreas de assistência téc-nica, infraestrutura pro-dutiva, revitalização de assentamentos, crédito

fundiário, crédito rural, comercialização, titu-lação de terras, agricul-tura orgânica, agroeco-logia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Além disso, o governo também contribuiu com a melhoria no escoamen-to da produção, princi-palmente os produtores de leite, com o programa ‘Caminhos do Campo’.

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira. A atividade leiteira e seus derivados desempe-nham um papel relevan-te no suprimento de ali-mentos e na geração de emprego e renda para os produtores, principal-mente os pequenos.

Boa parte da produção de leite está sendo cada vez mais produzida por esses pequenos produ-tores, que estão na ativi-dade por considerar que ela permite uma ren-tabilidade compatível com o que se consegue com outras atividades.

A prioridade do go-verno é revestir estradas rurais capixabas onde há áreas de maior con-centração de agricultu-ra familiar.

O programa ‘Cami-nhos do Campo’ preten-

de, também, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural, visando do-brar o número de pro-priedades aptas ao agro-turismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Com o programa ‘Energia Mais Produ-tiva’, as redes elétricas são reforçadas nas co-munidades do interior para proporcionar ou ampliar a capacidade de

produção agrícola. Grande parte das re-

des elétricas existentes no interior não é sufi-ciente para suportar os diversos equipamentos e máquinas agrícolas. Com a energia mais ‘for-te’, os produtores rurais podem ter nas proprie-dades máquinas e equi-pamentos que facilitem e contribuem para o au-mento da produção.

A meta da Seag é con-firmar pelomenos 110 projetos até 2014 com investimentos de R$ 8.250 milhões.AssessoriA de ComuniCAção seAg

AssessoriA de ComuniCAção seAg

AssessoriA de ComuniCAção seAg

Page 9: Edição 461

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03

A melhoria na VIDA de quem vive NO CAMPO

O prOjetO ‘Vida nO CampO’ tem COntribuídO nas #melhOres COndições de renda e sustentabilidade dOs prOdutOres rurais dO interiOr dO espíritO santO

Um dos maiores progra-mas já criados no Espíri-to Santo tem levado uma nova esperança de vida ao homem do campo. Lança-do em 2011, o programa ‘Vida do Campo’ implan-tando pelo Governo do Es-tado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicul-tura e Pesca (Seag), con-templa 13 projetos e tem

como objetivo oferecer mais oportunidades para viver no campo. Até o mo-mento já foram aplicados R$ 800 milhões em crédi-to e investimentos.

Até 2014, a meta de in-vestimentos é de aproxi-madamente R$ 2,5 bilhões no Espírito Santo, princi-palmente em recursos de crédito. A agricultura fami-liar é uma das prioridades

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli durante entrega de máquinas e equipamentos

AssessoriA de ComuniCAção seAg

do Governo do Estado e, dentro do ‘Vida no Cam-po’, destaca-se o projeto de infraestrutura rural, que é fundamental para elevar a produtividade dos agri-cultores, gerando renda e proporcionando melhores condições de vida.

O Governo do Estado adquiriu veículos, máqui-nas e equipamentos, que serão utilizados pelas pre-

feituras e organizações de agricultores familiares na condução de atividades para produção, transpor-te e comercialização dos mais diversificados tipos de produtos.

Com isso, o Governo do

Estado está contribuindo para aumentar a competi-tividade das propriedades familiares, além de meca-nizar a produção para dar resultados ainda melhores. No sul do estado, os mu-nicípios de Alegre, Afonso

Cláudio, Alfredo Chaves, Apiacá, Brejetuba, Cas-telo, Dores do Rio Preto, Iconha, Irupi, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Piúma e São José do Calçado, já foram ou serão contem-plados com o programa.

PrOjetOs MuDAM A VIDA DOs PrODutOresOs 13 PrOjetOs que eNglObAM O ‘VIDA NO CAMPO’ têM COMO ObjetIVO fOrtAleCer

AINDA MAIs A NOssA AgrICulturA fAMIlIAr e gerAr MAIs reNDA e quAlIDADe De VIDA PArA queM VIVe NO CAMPO. O gOVerNO DO estADO teM DIstrIbuíDO COM IguAlDADe Os

frutOs DO PrOgressO e PrOMOVe O DeseNVOlVIMeNtO rurAl susteNtáVel.

juventude ruralAtravés deste proje-

to, os jovens do interior aprimoram seus conhe-cimentos e sua qualifica-ção social e profissional. Têm acesso à informação, à inicialização científica e também às atividades esportivas e culturais, como música, teatro e cinema. Até 2014 serão qualificados e certifica-dos 1.440 jovens.

“Os dados demonstram que o jovem não quer só a renda no campo. Ele quer lazer, cultura e in-ternet. Estamos obser-vando nos dados oficiais que estamos tendo uma fuga muito grande, prin-cipalmente dos jovens, do rural para o urbano. Esse é um problema que estamos enfrentando,

O projeto Juventude Rural tem como objetivo capacitar e certificar 720 jovens rurais em cursos de qualificação social e profissional

não só no Espírito San-to, mas em todo o país”, comentou o secretário Ênio Bergoli.

Segundo ele, os jovens da região sul e do Ca-paraó capixaba recebem cursos e treinamentos para continuar nas pro-priedades de base fami-liar. “A agricultura fami-liar tem toda uma con-dição social para fixar o jovem, não no sentido de interferir na vida das pessoas, mas de oferecer oportunidades. Temos um amplo plano em an-damento no campo da juventude rural em que damos treinamentos em 12 municípios para jo-vens do sul e do Capa-raó. São cursos de 250 horas com avaliação ini-

cial e final no campo da gestão da propriedade e da gestão dos negócios. As pessoas precisam ser livres e protagonistas de seu próprio destino”, destacou o secretário.

“Além de treinamen-tos na área de gestão do negócio e programas de geração de renda, temos também outro progra-ma, o ‘Arte do Saber’, um dos principais pro-gramas que desenvolve-mos no Espírito Santo, no campo da agricultura para a juventude rural. O projeto consiste em fazer chegar às escolas típicas de formação agrí-cola um kit multimídia, com computadores com acesso à internet e filma-doras”, completou Ênio.

AssessoriA de ComuniCAção seAg

Page 10: Edição 461

Crédito Rural

Alimentação Escolar

Crédito Fundiário Titulação de Terras

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

As ações de financia-mento destinadas aos agricultores familiares ga-nharam reforço e foram

incluídas no programa ‘Vida no Campo’. A ini-ciativa facilita o crédito para quem vive no campo,

melhora a produção e o desenvolvimento regional no interior do Estado. O objetivo principal do pro-

jeto é realizar 37 mil ope-rações de crédito, aplican-do R$ 700 milhões. “Hoje temos mais facilidade para

investir em nossa proprie-dade e isso ajuda bastante, pois podemos aumentar a produção e gerar mais ren-

da para nossas famílias”, disse o produtor Otacílio Nogueira dos Santos, de Alegre.

Através da lei nº 11.947/2009, o proje-to garante a compra de produtos da agricultura familiar destinados à ali-mentação escolar. Além de valorizar a produção familiar local, o projeto ainda incentiva a orga-nização social, o plane-jamento da produção e a gestão da propriedade rural. É mais negócio para os agricultores e mais saúde para os alu-nos da rede estadual.

Em parceria com o Governo Federal, o programa oferece fi-nanciamento para o agricultor sem terra ou com pouca terra com-

O projeto prevê a regula-rização fundiária de terras de agricultores familiares consideradas devolutas. Será realizada a identifica-ção dessas áreas no Estado

AssessoriA de ComuniCAção seAg

divulgAção

AssessoriA de ComuniCAção seAg

divulgAção

AssessoriA de ComuniCAção seAg

divulgAção

divulgAção

O encontro da alimen-tação escolar com a agri-cultura tem promovido uma verdadeira transfor-mação, ao permitir que alimentos mais saudáveis possam ser consumidos diariamente nas escolas. Isso significa a melhoria na alimentação dos alu-nos diariamente.

Hoje, no Espírito San-to, 356 escolas estaduais são atendidas com o for-necimento de alimentos da agricultura familiar. Os agricultores produzem os alimentos que são servidos aos alunos de 356 escolas do estado

prar seu imóvel rural. O projeto visa benefi-ciar 500 famílias para aquisição de terra. Até 2014 serão beneficia-das 2.800 famílias.

e, posteriormente, serão emitidos os títulos para os agricultores.

Com a propriedade regularizada, o agricultor poderá ter mais facilidade

de acesso ao crédito e às demais políticas gover-namentais. Somente em 2013, o projeto prevê a emissão de 800 títulos de terra, principalmente nos

municípios de Mantenó-polis e Barra de São Fran-cisco. Cerca de 2.000 escrituras/títulos de terra emitidas para agricultores familiares até 2014.

Page 11: Edição 461

(5.000 kg); 20 kits feira; um trator de 75 cv – no valor de R$ 200.000,00.

MiMoso do sul: dois secadores rotativos; um trator com 70 cv 4x4 com lâ-mina dianteira e arado; uma fornalha de calor indireto; um despol-pador composto de se-parador de verdes; um desmucilador multi-funcional de ação pro-gressiva, com motor monofásico de 5,0 hp; EFA (uma roçadeira costal dois tempos; 40 colchões de solteiro D33; 20 beliches; um fogão industrial seis bocas com forno; uma máquina de fotocó-pia) – no valor de R$ 200.000,00.

Muqui: aquisição

de balanção, transpor-tador de sacos, dois de descascador para lim-peza e beneficiamento de café e de roçadei-ra, cinco balanças de 500kg, grade simples, motocicleta e cons-trução de galpão para abrigo do secador de café – valor de R$ 200.000,00.

P r e s i d e n t e Kennedy: aquisi-ção de dois tratores 75 cv 4x4; duas carretas agrícolas com sobre-grade, rodado duplo; dois arados fixos de quatro discos de 28 polegadas; dois grades aradoras de controle remoto de 14 discos com 26 polegadas; dois caminhões PBT 8250 kg e duas carrocerias de madeira – no valor de R$ 200.000,00.

com 8,90 m de altura; máquina de sacaria de café dotada de esteira metálica; máquina de costura portátil para sacaria de café; esteira elevatória metálica de correia continua; ba-lança eletrônica para pesagem de sacos de café; balança rodovi-ária eletrônica com capacidade de carga; compressor de ar pro-fissional industrial; medidor de umidade de grãos digital; três ventiladores aspiração do pó; motor trifá-sico; 15 peneiras de amostra com quadro de madeira; duas pe-neiras com quadro cantoneira – no valor de R$ 175.605,57.

ibitiraMa: um caminhão com car-roceria de madeira

modelo SLS/1; uma enxada rotativa com 42 enxadas; um arado fixo hidráulico de três discos, 28 polegadas; uma grade niveladora e destoradora de arrasto hidráulico; uma roça-deira hidráulica central e lateral; uma carreta agrícola metálica hi-dráulica basculante, ro-dado duplo com pneu com capacidade de 05 toneladas; uma bate-deira de cereais para hi-dráulico com produção de 30 a 40 sacas de mi-lho – no valor de R$ R$ 193.947,62.

Guaçuí: equipa-mentos para a Uni-dade de Bebenefício de Café, como: silo baião de 8,10 m de altura; silo baião de 6,10 m de altura; cin-co elevadores de café

que – no valor de R$ 198.462,24.

brejetuba: um trator agrícola 4x4 com 75 cv; quatro car-retas agrícolas hidráu-lica com capacidade de quatro toneladas rodado simples com pneus; duas plainas agrícolas dianteira com raspadeira e con-cha; duas batedeiras de cereais; um arado fixo de três discos de 20-mancal a óleo; uma grade hidráulica com 28 discos de 20 man-cal a óleo e uma plaina traseira – no valor de R$ R$ 199.991,25.

divino são lourenço: um trator agrícola 4x4 com capacidade de 75 cv; uma plaina agrícola dianteira com sistema hidráulico; uma plaina agrícola traseira com largura de corte de 2400 mm; um sulcador

anchieta: uma Van executiva; um cultivador motoriza-do TC 14 com en-xada rotativa TA49 e uma carreta agrícola, cinco toneladas, dois eixos, quatro rodas, freio automático com carroceria de madei-ra – no valor de R$ 193.000,00.

aPiacá: sete culti-vadores motorizados; sete carretas agrícolas tracionadas; duas bate-deiras de cereais; qua-tro cultivadores rotati-vos; um pulverizador costal motorizado; três pulverizadores mo-delo S-12; um desin-tegrador picado JF5; quatro implementos moto poda – no valor de R$ 200.000,00.

atílio vivác-qua: construção de galpão de 1.680m² e uma batedeira de grãos do tipo rebo-

Infraestrutura Produtiva

Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER

Revitalização dos Assentamentos Estaduais

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05

A expectativa é am-pliar o serviço de Pes-quisa, Assistência Téc-nica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares do Estado.

A aplicação dos recursos é definida pelo Conselho Municipal de Desenvol-vimento Rural Sustentá-vel (CMDRS), no qual estão representados os agricultores familiares e as diversas entidades de apoio à agricultura.

Depois da deliberação do CDMRS, a proposta segue como projeto para a Seag, que o implementará após a assinatura de con-vênio com a prefeitura. As ações deste projeto de-vem promover a melhoria

O Espírito Santo possui 23 assenta-mentos criados pelo governo do estado. São mais de 500 fa-mílias que trabalham

Para isso, será formada uma ampla rede com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrá-rio (MDA), do Incaper, das secretarias munici-

da infraestrutura neces-sária ao fortalecimento da agricultura familiar: edificações, abatedouros municipais, armazéns co-munitários, aparelhos de irrigação, veículos, insta-lações, entre outros. Se-rão implementados 157 projetos até 2014 em todo o Espírito Santo.

Somente para 2013, ameta é confirmar in-vestimentos em 40 mu-nicípios com um projeto cada variando de R$ 250 mil a R$ 400 mil.

e produzem, muitas vezes, ainda em con-dições precárias. Por isso, investimentos em infraestrutura social básica e na emancipa-

AssessoriA de ComuniCAção seAg

No sul do EsTAdo já foRAm os sERão coNTEmPlAdos:

pais de Agricultura, das empresas credenciadas e dos sindicatos. O pro-jeto prevê assistência a 100 mil agricultores fa-miliares.

ção dos agricultores com emissão dos tí-tulos de terra. A meta para 2013 é revitalizar 11 desses 23 assenta-mentos existentes.

Page 12: Edição 461

As principais linhas de ação visam contri-buir para a formalização dos empreendimentos e ampliação dos canais de comercialização dos pro-dutos, por meio da capa-citação dos agricultores em empreendedorismo, da disponibilização e consultorias e assistência técnica qualificada para a elaboração dos planos de negócios das agroin-dústrias e otimização dos

O Governo do Espí-rito Santo e o Governo Federal compram os alimentos produzidos pelos agricultores e dis-tribuem nas instituições da rede socioassistencial dos municípios.

Além de gerar mais renda, o projeto também promove a segurança ali-mentar e nutricional dos agricultores, uma vez que ele é incentivado a diversificar a produção, ampliando a disponibi-lidade de alimento para

O Governo do Estado do Espírito Santo está desenvolvendo ações para apoiar e fortalecer os agricultores familia-res, oferecendo capacita-ção técnica e mecanismos para certificação orgânica das propriedades rurais.

Também serão prioriza-dos os instrumentos de or-ganização, adequação das propriedades à legislação, infraestrutura e comercia-lização. Serão certificadas 400 novas propriedades com selo orgânico.

Para 2013 o projeto pre-vê a certificação de 150 novas propriedades em

Empreendedorismo Rural e Agroindústria Familiar

Compra Direta da Agricultura Familiar (CDA) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

processos tecnológicos, da orientação para a adequa-ção às legislações sanitá-ria, tributária, ambiental, trabalhista e previdenci-ário e do fortalecimento do cooperativismo.

Somente em 2013, o objetivo do projeto é for-malizar 350 empreendi-mentos rurais e capacitar 500 empreendedores ru-rais. A meta é formalizar 700 empreendimentos rurais até 2014.

seu próprio consumo. Para 2013, cerca de 350

agricultores familiares são atendidos e a meta é be-neficiar 5.000 agriculto-res familiares até 2014.

O PAA, que prevê a compra direta de produ-tos da agricultura fami-liar para abastecimento da merenda escolar da rede pública de ensino e para famílias em situação de insegurança alimentar, tem o objetivo de melho-rar a renda dos produto-res rurais e os hábitos ali-

modelo orgânico, além da criação de Feira Livre em Jardim Camburi (toda sexta-feira) e capacitação de 150 Produtores Rurais para Transição Orgânica.

A opção por comercia-lizar seus produtos em feiras livres garante ao agricultor rentabilidade e movimenta a economia de muitas famílias que vivem no campo. O fato de lidar diretamente com o consu-midor, sem o atravessador, melhora o valor recebido pelos produtos. Esse canal de comercialização ainda proporciona a inserção de pequenos produtores

O projeto visa contribuir para a formalização dos empreendimentos e ampliação dos canais de comercialização dos produtos

alissandra mendes

incaper

mentares da população.O PAA é coordenado

pela Conab e procura melhorar a renda dos agricultores familiares através da compra da produção agrícola e dis-ponibilizar esses alimen-tos para instituições que necessitam de alimentos como creches, escolas, hospitais, associações de moradores, etc, a fim de melhorar sua ali-mentação, combatendo assim a pobreza e distri-buindo renda.

no mercado, pois não são necessárias grandes quan-tidades de produtos agrí-colas para um dia de feira.

Com o objetivo de for-talecer a agricultura fami-liar, a Secretaria de Agri-cultura, Abastecimen-to, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Pro-grama Vida no Campo, distribui os kits feira, que contam com um convê-nio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Cada feirante re-cebe uma barraca, balança digital, caixas plásticas e bancadas para montar sua barraca na feira.

O PAA é incentivado a diversificar a produção, ampliando a disponibilidade de alimento para seu próprio consumo

A Feira Livre de Alimentos Orgânicos tem aumentado as vendas e gerado renda aos produtores capixabas que cultivam produtos orgânicos

Agricultura Orgânicaassessoria de comunicação seag

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL06

Page 13: Edição 461

AssessoriA de ComuniCAção seAg AssessoriA de ComuniCAção seAg AssessoriA de ComuniCAção seAg

AssessoriA de ComuniCAção seAg

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 07

Os caminhOs dO hOmem dO campO

O prOjetO #‘caminhOs dO campO’ já cOntemplOu 50 municípiOs, sendO 97 trechOs asfaltadOs

A melhoria da infra-estrutura rural, espe-cialmente nas regiões onde há maior con-centração de agricul-tura familiar é um dos objetivos da Seag, que através do programa ‘Caminhos no Campo’ torna o escoamento da produção mais ágil, re-duz perdas de produtos perecíveis e fortalece as atividades voltadas ao agroturismo, com a pa-vimentação de estradas rurais do interior do estado.

A melhoria da estrada de terra batida para o asfalto muda a realida-de e dia a dia das pes-soas que moram e tra-balham nas comunida-des afastadas das sedes dos municípios. Desde o início do programa em 2005 já foram pa-vimentados 97 trechos de estradas rurais em 50 municípios, totali-zando 683 km, com in-vestimentos na ordem de R$ 218 milhões. De

2011 até agora foram inauguradas 12 obras em 12 municípios, to-talizando 70 km e R$ 30.9 milhões.

Somente de janeiro deste ano até agora, oito obras foram inicia-das em sete municípios, totalizando 90 km e in-vestimentos de R$ 39.3 milhões. Atualmente a Seag dá andamento em 19 obras em 15 muni-cípios, totalizando 170 km, com investimentos na ordem de R$ 75 mi-lhões.

O interior teve um passado marcante para o Estado, mas estava abandonado havia dé-cadas. Essa realidade mudou. A igualdade de oportunidade e a inclusão social só serão alcançadas com a des-centralização dos inves-timentos e o incentivo às vocações regionais, como é o caso do agro-turismo, da fruticultu-ra, da pecuária, dentre outros. Consideramos

Venda Nova do Imigrante GuaçuíConceição do Castelo

o interior uma das no-vas fronteiras de de-senvolvimento social e econômico sustentável do Espírito Santo.

O sucesso do Cami-nhos do Campo é tama-nho que o modelo capi-xaba, que é pioneiro no Brasil, desperta interes-se em outros estados. Exemplo é Santa Ca-tarina, um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, vai reproduzir o nosso programa por lá.

O prOGrama O último trecho inau-

gurado é em Conceição do Castelo, entre as lo-calidades de Santa Luzia e Taquarussu. O inves-timento foi de R$ 2,12 milhões para a pavimen-tação de 4,18 quilôme-tros. A pavimentação atende diretamente três comunidades da região e facilita o transporte de produtos locais como a tangerina Ponkan, café, frango e gado.

Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupí, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama, Vargem Alta, Viana e Vila Valério.

MUnICíPIOS já bEnEFICIADOS PELO PROGRAMA

Somente de janeiro deste ano até agora, oito obras foram iniciadas em sete municípios, totalizando 90 km e investimentos de r$ 39,3 milhões

Page 14: Edição 461

Asfalto beneficia agricultores e empreendedores do turismo

na serra do caparaó

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL08

Valéria reconhece que o asfalto trouxe mais facilidades para a chegada de turistas

Nilma, Valquíria e Silvia comemoram o aumento no fluxo de clientes

O programa ‘Caminhos do Campo’ tem atendi-do a várias comunidades da região do Caparaó, no sul do estado. E uma das

obras consideradas como das mais importantes – en-tre muitas outras realiza-das na região – é a Estrada Parque do Caparaó, que

Juares está satisfeito com obra e comemora fim da lama na época das chuvas

e outros empreendedores das regiões beneficiadas. No caso dos agricultores, o maior benefício é a ga-rantia de poder escoar a sua produção agrícola, in-dependente das condições do tempo, já que antes do asfalto, o período de chuvas trazia muitas di-ficuldades, por causa da lama, que chegava a isolar as comunidades. E no caso da Estrada Parque do Ca-paraó, o benefício ainda se estende a empreendedores do setor de turismo, que se desenvolve cada vez mais, na região, já que agora há uma garantia de que o turista pode chegar e sair, sem depender de bom ou mau tempo.

O produtor rural Juares Rosa Vieira Machado, 45 anos, mora em uma pro-priedade na comunidade Córrego Segredo do Vea-do, na divisa entre Divino de São Lourenço e Ibiti-rama, onde produz café e leite, além de cultura de subsistência, como milho,

está em fase de conclusão. A rodovia está totalmente asfaltada e liga as comuni-dades de Santa Marta, em Ibitirama, Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, e Mundo Novo, em Dores do Rio Preto.

Levando em conta ou-tros trechos que já estão asfaltados há mais tempo, como o de Mundo Novo à sede de Dores do Rio Pre-to, e do entroncamento desta mesma rodovia até Pedra Menina, no mesmo município, onde se encon-tra a portaria de acesso ao Parque Nacional do Capa-raó, a estrada está ligando os dois lados da Serra do Caparaó. Aliás, outra obra do programa Caminhos do Campo está pavimen-tando, com bloquetes, o trecho de estrada que liga o distrito de Pedra Menina até a portaria do Parque.

E como acontece com todas as obras do Cami-nhos do Campo, o asfalto vem trazendo muitos be-nefícios para agricultores

feijão e outros. O asfalto passa em frente à entrada de sua propriedade e, se-gundo ele, os benefícios da obra são muitos, além de ter sido realizada com rapi-dez e ser um dos melhores da região, de acordo com o produtor. “Além de ser mais fácil para tirar nossa produção, também facili-ta no caso de um atendi-mento médico, e quando vivíamos no barro, muitas vezes ficávamos isolados, só saíamos com carro tra-cionado”, afirma. “Agora, ficou mais fácil sair e che-gar, para qualquer lado, até para Guaçuí”, destaca.

EmprEENdEdorESEmpreendedora da área

de turismo, Valéria Rodri-gues é proprietária de uma pousada, em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço, comunidade que também é cortada pela Estrada Parque. E ela revela que, num primeiro momento, os moradores ficaram preocupados com um possível aumento do

fluxo de caminhões, mas que agora todos perce-beram que a obra trouxe muitos benefícios para a comunidade e os em-preendedores da região. “Para quem mora aqui é um alívio, porque passa-mos muitas dificuldades, quando não havia o asfal-to, na época das chuvas, porque ficávamos isola-dos, muitas vezes, sem po-der sair e com os visitantes sem poder chegar”, afirma Valéria.

Também em Patrimô-nio da Penha, Valquíria Lemos da Silva, Silvia Aparecida Vieira e Nilma Rodrigues dos Santos são proprietárias de um res-taurante e também afir-mam que o movimento cresceu, depois da chega-da do asfalto do programa Caminhos do Campo. “O movimento aumentou bastante e acreditamos que deva aumentar ainda mais, conforme as pesso-as ficarem sabendo que o acesso está mais fácil até aqui”, afirma Valquíria.

fotos marcos freire

Page 15: Edição 461

Trecho está sendo pavimenTado com bloqueTes e vai até a portaria do parna caparaó

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 09

marcos freire

Outra obra impor-tante, do programa Ca-minhos do Campo, na região do Caparaó, que está em fase de conclu-são, mas já demonstra seus benefícios, é a pavi-mentação com bloque-tes da estrada que liga Pedra Menina, em Do-res do Rio Preto à Porta-ria do Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira. De acordo com a agriculto-ra Júlia Maria Protázio Abreu, que trabalha em uma pousada da região e mora em uma proprieda-de rural da comunidade de Forquilha, a obra está trazendo muitos benefí-cios para a comunidade, que se encontra em um local de terreno bastan-te íngreme. “Sofremos muito com a lama na época das chuvas, que nos deixava isolados, por isso, a obra está tra-zendo muitos benefícios mesmo”, afirma. A Estrada Parque corta o entorno da Serra do Caparaó e liga comunidades de vários municípios

E a presidente do Cir-cuito Turístico do Ca-paraó Capixaba, Cecília Nakao, que é proprie-tária de uma pousada, por onde passa a estra-da que está sendo pavi-mentada com bloquetes, concorda que a obra vai trazer muitos benefícios para os moradores do local e para o turismo na região. Além disso, destaca os benefícios da pavimentação com blo-quetes. “Como estamos numa área bem íngreme, a colocação de bloquetes aumenta permeabilidade da estrada, o que evita a formação de enxurradas, o que aconteceria com o asfalto, e foi a comu-nidade que decidiu pela colocação dos bloquetes, por meio de um enque-te”, conta. A única preo-cupação de Cecília é que seja feita uma conscienti-zação para que as pessoas evitem a alta velocidade nas novas estradas.

assessoria de comunicação seagassessoria de comunicação seag

Page 16: Edição 461

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL10

Energia Mais Produtiva: infraestrutura e

sustentabilidade para o campo

O prOgrama #também busca pOssibilitar a instalaçãO de agrOindústria e equipamentOs para a agregaçãO de valOr aOs prOdutOs primáriOs agrícOlas

O município de Ibatiba foi contemplado com o projeto, que visa melhorar as condições de vida do homem do campo

- Projetos que contemplem o uso de energia elétrica;- Projetos que abranjam o maior número de beneficiários;- Projetos com menor custo por propriedade atendida;- Comunidades com predominância de agricultores

familiares;- Comunidades que tenham equipamentos agrícolas com

dificuldade de funcionamento devido à falta de suporte técnico;

- Reforço de rede elétrica específico para uso na produção agrícola, no processamento de produtos agrícolas, no agroturismo e no artesanato.

PRIORIDADES

2011 – Pelo menos 20 projetos de rede elétrica – R$ 500.000,00.2012 – Pelo menos 30 projetos de rede elétrica – R$ 2.500.000,00.2013 – Pelo menos 30 projetos de rede elétrica – R$ 3.500.000,00.2014 – Pelo menos 30 projetos de rede elétrica – R$ 1.750.000,00.Total - Pelo menos 110 projetos de rede elétrica – R$ 8.250.000,00.

METAS DO PROGRAMA

Após atender às neces-sidades básicas de energia elétrica dos domicílios das famílias rurais capixabas por meio do programa ‘Luz para Todos’, os agricultores passaram a modernizar e tecnificar suas propriedades adquirindo equipamen-tos que facilitam os bene-ficiamentos de produtos agrícolas que demandam maior capacidade da carga elétrica.

Grande parte das redes elétricas existentes no in-terior do Estado não é su-ficiente para suportar os diversos equipamentos e máquinas agrícolas, como: secadores de café, resfriado-

res de leite, sistemas de irri-gação, batedeiras de cereais e diversos equipamentos de uso agrícola movidos a mo-tores elétricos.

O programa ‘Energia mais Produtiva’, criado pelo Governo do Espírito Santo e desenvolvido pela Secre-taria de Estado da Agri-cultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), já amplia a estrutura elétri-ca do campo dando suporte aos produtores rurais.

De 2011 até 2014 serão investidos pelo Governo R$ 8,2 milhões no programa, beneficiando pelo menos 80 mil pessoas que vivem no campo, para a melhoria

de conversão de sistemas monofásicos para trifásico, substituição de centros de transformações de baixa para alta tensão e reforço nas linhas tronco.

Com o programa, as redes elétricas são reforçadas nas comunidades para propor-cionar ou ampliar a capaci-dade de produção agrícola. Com a energia mais “forte”, produtores rurais podem ter nas propriedades máquinas e equipamentos que facilitam e contribuem para o aumen-to da produção, como seca-dores de café, resfriadores de leite, sistemas de irrigação, batedeiras de cereais, moto-res elétricos de maior potên-cia, dentre outros.

O programa também busca possibilitar a instala-ção de agroindústria e equi-

pamentos para a agregação de valor aos produtos pri-mários agrícolas; permitir a utilização de máquinas e motores de maior potência e, além disso, melhorar a distribuição de renda e qualidade de vida no meio rural capixaba.

De acordo com o secre-tário de Agricultura, Enio Bergoli, energia é um insu-mo básico. “Com a chegada de equipamentos de ponta, tecnologia avançada e novos sistemas de irrigação, o pro-dutor precisa de uma carga de energia maior. Vamos beneficiar todo o Estado, sempre priorizando os agri-cultores de base familiar. A intenção é fortalecer a produção agrícola nas ati-vidades que dependem de energia, como a irrigação

de inúmeras culturas; a pro-dução de café de qualidade que exige descascadores; a pecuária de leite que de-manda ordenhadeira e res-friadores, por exemplo. Este é um complemento para o Programa Luz para Todos, que leva energia para as re-sidências”, completou.

Em 2011 cinco municí-pios foram contemplados com seis projetos: Colatina, Governador Lindemberg, Iconha, Itarana e João Neiva, beneficiando 197 famílias. O valor dos investimentos foi de R$ 617.417,76.

Em 2012 os projetos foram concluídos em 12 municípios: Aracruz, Baixo Guandu, Governador Lin-demberg, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Pinhei-ros, Santa Maria de Jetibá,

Sooretama e Vila Valério, beneficiando 853 famílias. O valor dos investimentos foi de R$ 1.012.039,20.

Já foi dada a ordem de ser-viço em quatro municípios com previsão de conclusão em 2012: Afonso Cláudio, Alegre, Governador Lin-demberg e São Mateus, beneficiando 250 famílias, o valor dos investimentos é de R$ 499.762,31.

COmItê gestOrPara controle estratégico

do programa foi instituído um comitê gestor coordena-do pela Seag com a partici-pação de representantes do Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Federação da Agricultura Espírito Santo (Faes), da Fe-deração dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e das concessionárias de ener-gia elétrica.

As principais atribuições do comitê serão avaliar os resultados alcançados e pro-por medidas e procedimen-tos para melhorar a eficiên-cia, efetividade e eficácia do programa.

AssessoriA de ComuniCAção seAg

Page 17: Edição 461

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11

Em Ibatiba, o projeto EnErgia Mais Produtiva permitiu

instalação de indústriaa troca da rEdE #

Monofásica Por outra trifásica PErMitiu quE a EMPrEsa fossE Montada coM uM mEnor custo, já quE o Maquinário trifásico é Mais barato E MEnos sujEIto a problEmas

marcos freire

marcos freire

Em Ibatiba, mais preci-samente nas proximidades do Córrego dos Rodrigues, na zona rural do municí-pio, um empreendimento chama a atenção, por ser o primeiro do gênero na região e até no Estado. A Nutrifert está em processo de implantação há mais de um ano – mais preci-samente desde março de 2011 – e a produção co-meçou efetivamente em outubro deste ano, quan-do realizou sua primeira venda de seus produtos: fertilizantes orgânicos e organominerais, sendo a primeira granuladora do Espírito Santo. A matéria orgânica é proveniente de aves de postura.

E o diretor de produção da fábrica, César Trindade, afirma que a implantação do projeto Energia Mais Produtiva, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura do Estado (Seag) foi fun-damental para a implanta-ção da empresa, em plena zona rural de Ibatiba. Se-gundo ele, a mudança da rede monofásica por uma

rede trifásica possibilitou a instalação de máquinas melhores e mais baratas. “Benefício que se estendeu à toda comunidade”, des-taca César. “Os motores trifásicos são mais baratos e acontecem menos osci-lações de energia”, afirma o diretor, que também enfatiza que isso pode sig-nificar a chegada de outras

indústrias.Além dos benefícios da

energia de melhor quali-dade, a implantação do projeto Energia Mais Pro-dutiva resultou em um de seus objetivos, que é o de trazer desenvolvimento para as regiões do Estado, já que a implantação da fá-brica de fertilizantes conta com, aproximadamente,

O diretor César Trindade tendo ao fundo uma foto aérea da fábrica de fertilizantes

produtores rurais também foram beneficiados com implantação do projeto

30 postos de trabalho, com a maioria sendo do muni-cípio, inclusive do próprio Córrego dos Rodrigues. Ou seja, houve geração de empregos e renda, fruto da implantação de uma em-presa sustentável, que tra-balha com produtos orgâ-nicos e que retiram resídu-os (fezes de aves de postura) do meio ambiente.

A empresa, que cons-truiu uma subestação de energia, conseguiu o certi-ficado da Chão Vivo para seus produtos orgânicos e para alguns dos organo-minerais. E recebeu outros incentivos do Governo do Estado, como os benefícios do Investes, no qual todo o material importado pela empresa que desembarca

no porto de Vitória está isento de pagar ICMS, as-sim como toda venda feita dentro do Estado. Já as vendas feitas para fora do Estado sofrem uma redu-ção de base de cálculo. A fábrica está vendendo para todo o Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul da Bahia e Zona da Mata Mineira, nesta sua fase inicial.

Assim como foi des-tacado pelo diretor da fábrica de fertilizantes, a implantação do projeto Energia Mais Produtiva, do Governo do Estado, por meio da Seag, na zona rural de Ibatiba, trouxe benefícios tam-bém para os produtores rurais, principalmente do Córrego dos Rodri-gues. E um dos que des-tacam esses benefícios é o agricultor Marciano José Rodrigues, 43 anos, mo-rador da localidade desde que nasceu.

Ele destaca que a troca da rede monofásica pela trifá-sica permitiu que pudesse usar motores e bombas de irrigação mais fortes e cus-tam a metade do preço dos antigos. Marciano conta que seus vizinhos, que já possuem secadores, estão podendo trocar os moto-res que funcionam com mais eficácia e menos os-cilações de energia. “E isso me animou a montar um despolpador de café”, reve-la o produtor, pensando na possibilidade de melhorar a qualidade de sua produção,

já que o café é o principal produto de sua proprieda-de, que também produz mi-lho irrigado. “E as bombas de irrigação trifásicas fun-cionam melhor, e eu posso estender essa irrigação para o café, no futuro”, afirma.

Segundo ele, a implanta-ção do projeto Energia Mais Produtiva realmente veio para melhorar a produção na região e facilitar a vida do agricultor. “E acho que esse projeto deve ser levado para outras comunidades, porque facilita muito a vida do pro-dutor rural”, conclui. O produtor rural Marciano Rodrigues afirma que implantação de projeto trouxe melhorias

Page 18: Edição 461

AgriculturaSEXTA-FEIRA, 26/10/2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL12

Page 19: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Pensa que é fácil conquistar uma cinturinha de 57cm como a de Rayanne Morais? Nos bas-tidores do Paparazzo, a Miss Rio de Janeiro, namorada de Latino, contou que começou a modelar sua cintura com faixa e short al-tos, com apenas 10 anos, por in-fluência da mãe, Terezinha.

“Ela achava lindo e dizia que eu ainda ia a agradecer muito. Fi-cava sufocada, quase não conse-guia respirar. Também não podia amarrar o cabelo, para não mar-car. Até ovo e leite ela passava no meu cabelo antes de eu ir para o sol, para que ele não perdesse a tonalidade. Eram umas coisas malucas, mas aprendi a ser vai-dosa com ela”, disse.

A candidata ao concurso Miss Bumbum representante de São Paulo assumiu - em um ringue- que, sim, vale tudo para ganhar o concurso. “Só esta faltando lutarmos em um ringue. De olho gordo para o bumbum cair a lutas de vale tudo, acho que para as concorrentes tá va-lendo tudo nesta disputa”, declarou Camila Vernaglio. Pelo jeito a disputa é braba e a briga, boa. Para ilustrar “o combate”, a morena posou em um ringue em um ensaio inspirada nas lutas de MMA. A final do concurso acontece no dia 30 de novembro, em São Paulo.

Rayanne MoRais Revela segRedo da cintuRinha:

doRMiR coM espaRtilho

Miss BuMBuM sp assume olho gordo no ‘atributo’ de concorrentes

Page 20: Edição 461

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

Amanhã o show é deles: Aviões do Forró com promoção de Ramon Silveira, no flash acompanhado da sua Rhuanna Venial.

É festa com Verena Sandrini, Michela Rodrigues, Patrica Moraes, Fabiola Depes, Paula Mirinha, Edmar Brandão e Alessandra Sara.

FOTO: RAMON BARROS

Sorrisos de Renato Magalhães e Carol Vargas.

TUDO AQUICobertura, bastidores,

promoções e todos os detalhes que envolvem o Show de Paula Fernandes em Cachoeiro, você con-fere também no site www.aquies.com.br

ECONOMIAMailson da Nóbrega,

Economista e Ex-Ministro da Fazenda é o pales-trante do Sicoob Credi-rochas, no próximo dia 5 de novembro.

O PRESIDENTEDa Cooperativa de

Crédito, Tales Pena Ma-chado abre a noite com

a Palestra sobre a História e Importância do Sicoob Credirochas na economia da região.

CONFIRMADÍSSIMOEngenheiros do Hawaii dia 24 de novembro

no Shopping Sul. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima terça-feira (30).

RAMON SILVEIRA É o promoter que mais atua em grandes sho-

ws no Sul do ES.

PAULA FERNANDES É atração do aniversário da

Rádio Cidade, em novembro. Uma super festa que Cacho-eiro aguarda com ansiedade.

FOTO: HG2 - WALLACE HULL

Page 21: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 21www.AQUIES.com.br

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERÔNIMO

MONTEIRO/ES

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃODISPENSA DE

LICITAÇÃO

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES

DISPENSA DE LICITAÇÃOO SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERONIMO MONTEIRO-ES torna público aos interessados que em virtude dos valores apresentados no Processo nº 102/12, referente à aquisição de JUNTA GIBALT, no valor total de R$ 1.397,16 (hum mil, trezentos e noventa e sete reais e dezesseis centavos), tornou-se dispensável a licitação, fundamentado no art. 24, inciso II, da Lei 8.666/93, sendo fornecedora a empresa: FÁTIMA PEREIRA DE SOUZA - ME. Jerônimo Monteiro/ES, 17 de outubro de 2012.Cássia Daniela Leite de Souza LopesSetor de Compras

O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERONIMO MONTEIRO-ES torna público aos interessados que em virtude dos valores apresentados no Processo nº 103/12, referente à MANUTENÇÃO EM PAINÉIS DE COMANDO, COM TROCA DE PEÇAS, no valor total de R$ 1.185,00 (hum mil, cento e oitenta e cinco reais), tornou-se dispensável a licitação, fundamentado no art. 24, inciso II, da Lei 8.666/93, sendo prestadora de serviços a empresa: CGC CACHOEIRO. Jerônimo Monteiro/ES, 19 de outubro de 2012.Cássia Daniela Leite de Souza LopesSetor de Compras

O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERONIMO MONTEIRO-ES torna público aos interessados que em virtude dos valores apresentados no Processo nº 106/12, referente à aquisição de MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E OUTROS, no valor total de R$ 910,30 (novecentos e dez reais e trinta centavos), tornou-se dispensável a licitação, fundamentado no art. 24, inciso II, da Lei 8.666/93, sendo fornecedoras as empresas: COMERCIAL BOLELLI LTDA., EVERALDO LEAL DOMINGOS – ME, TREZE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO LTDA. e SAPAVINI MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LTDA. - ME. Jerônimo Monteiro/ES, 24 de outubro de 2012.Cássia Daniela Leite de Souza LopesSetor de Compras

O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERONIMO MONTEIRO-ES torna público aos interessados que em virtude dos valores apresentados no Processo nº 105/12, referente à aquisição de MATERIAL DE PVC E OUTROS, no valor de R$ 1.309,60 (hum mil, trezentos e nove reais e sessenta centavos), tornou-se dispensável a licitação, fundamentado no art. 24, inciso II, da Lei 8.666/93, sendo fornecedoras as empresas: COMERCIAL BOLELLI LTDA., EVERALDO LEAL DOMINGOS – ME, TREZE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO LTDA., TOCAIA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LTDA. – ME e GIACOMIN MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LTDA.

Jerônimo Monteiro/ES, 24 de outubro de 2012.Cássia Daniela Leite de Souza LopesSetor de Compras

O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JERONIMO MONTEIRO-ES torna público aos interessados que em virtude dos valores apresentados no Processo nº 101/12, referente à MANUTENÇÃO POR INDUSTRIALIZAÇÃO DE HIDRÔMETROS, no valor total de R$ 1,600,00 (hum mil e seiscentos reais), tornou-se dispensável a licitação, fundamentado no art. 24, inciso II, da Lei 8.666/93, sendo fornecedora a empresa: ELSTER MEDIÇÃO DE ÁGUA S/A. Jerônimo Monteiro/ES, 19 de outubro de 2012.Cássia Daniela Leite de Souza LopesSetor de Compras

Page 22: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br22 SAÚDE

Brasília - No Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, comemorado ontem, o presidente da As-sociação Brasileira de Odon-tologia (ABO), Newton Mi-randa de Carvalho, disse que gostaria de voltar ao sistema antigo em que, em vez de o profissional estar apenas no consultório, ele atuava nas escolas primárias. ”Nós re-duzimos muito o número de cáries com esse sistema”, informa. “O problema bási-co é que a educação para a saúde ainda é deficiente. A ação governamental ainda é insuficiente” acrescenta.

De acordo com o Minis-tério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação. Mesmo assim, Carvalho conta que ainda há 27 milhões de bra-sileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de

acesso. “As 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis”, diz Carvalho.

O Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo, mas “a má dis-tribuição geográfica é o pro-blema” , diz o presidente da ABO. Newton de Carvalho explica que em um simples exame o dentista pode de-tectar o início de problemas que vão de uma simples cá-rie até algo mais sério, como o câncer de boca.

“O câncer bucal esta au-mentando de forma absur-da. Em 2012, estimamos que cerca de 7 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Para 2013, estima-mos 14 mil. Isso é um índi-ce muito alto, está dobrando em pouco espaço de tempo.

É o fumo, o álcool, o sol sem proteção, a radiação ataca o lábio”, alerta Carvalho.

Além disso, o presidente da ABO explica que a li-teratura científica médica e odontológica é rica em exemplos de relações com-provadas entre a boca e do-enças cardíacas e pulmona-res, diabetes, hipertensão e até o nascimento de bebês prematuros.

Newton de Carvalho re-comenda a ida ao dentista de seis em seis meses. “Que escovem os dentes de três a quatro vezes por dia e não deixem de ir ao dentista. Não é só quando o dente dói que devemos ir ao dentista. Muitas vezes quando o dente dói, o problema já está avan-çado”. Para ele, o Dia Nacio-nal do Cirurgião-Dentista “não é só de comemorações, é para lembrar que existem doenças bucais”.

ABO: 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista

Recurso garante compra de nova ambulância para a Santa Casa

O BRASIL COnCEnTRA O MAIOR nÚMERO »DE DEnTISTAS DO MUnDO, MAS “A Má DISTRIBUIçÃO GEOGRáFICA é O PROBLEMA”

NACIONAL

CAChOeIRO de ItApemIRIm

Dados do Ministério da Saúde mostram que, aos 5 anos de idade, mais de 53% das crianças já tiveram cárie. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), com base em informações do

ministério, alerta que as crianças nessa idade já têm, em média, mais de duas cáries nos dentes de leite.

De acordo com a consul-tora da ABO em odontope-diatria, Márcia Vasconcelos,

o índice é baixo quando comparado a dados ante-riores. Para ela, é fácil uma pessoa chegar à idade adulta sem cáries. “Com tudo que se sabe hoje sobre como prevenir a cárie, a criança

com 5 anos não deve ter duas cáries, não deve ter nenhuma. É possível chegar à idade adulta sem cárie. E não é difícil”, garante.

No Dia da Saúde Bucal e também do Cirurgião-

Dentista, lembrados ontem, a odontopediatra recomenda que as mães façam um pré-natal odontológico, ou seja, consultem o dentista antes do nascimento do bebê, para que possam ser orientadas

sobre os cuidados com a própria saúde bucal e da criança. “As mães costumam soprar a papinha e dar beijo na boca da criança. Se ela tiver a boca contaminada, vai contaminar o bebê”.

no Brasil, mais de 50% das crianças de 5 anos têm cárie, alerta associação

A Santa Casa Cachoeiro recebeu recurso na ordem de R$ 70.946,00, proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Glauber Coelho, através da Secreta-ria Estadual de Saúde, para a compra de uma ambulân-cia de simples remoção. A ambulância é um pleito de grande importância para a instituição, visto que hoje o hospital é a porta de entra-da para o atendimento de urgência e emergência de 26 municípios, compreen-

dendo uma população de 650.000 habitantes.

Não bastasse o imen-so movimento do pronto socorro, a unidade possui diversas enfermarias, CTI e UADC que vivem cons-tantemente sobrecarregadas com pacientes do município sede e demais regiões.

Esta enorme demanda obriga a organização de transferências e altas de ma-neira com que permita uma maior rotatividade de leitos e segurança para o paciente.

A Santa Casa Cachoeiro no mês de outubro, assinou também um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, através de Emenda Parlamen-tar do Deputado Estadual Hércules Silveira, orçamen-to de 2012, com previsão de recebimento para o mês de novembro de 2012., no valor total de R$ 22.213,97, para a compra de 1 reprocessadora automática capilar (nefrolo-gia) e 1 cadeira de rodas para obeso (enfermaria).

em pROCeSSO

ilustração

divu

lgaç

ão

Page 23: Edição 461

SEXTA-FEIRA, 26/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 23SEGURAnçA

ESPORTES

www.AQUIES.com.br

www.AQUIES.com.br

ALISSANDRA [email protected]

ALISSANDRA [email protected]

divulgação/pm

divulgação/pm

Na noite de quarta-fei-ra, policiais militares do Grupo de Apoio Opera-cional (GAO) de Cacho-eiro, encontraram armas em uma casa apontada como ponto de vendas

No domingo acontece a 1ª Corrida da Amizade em Cachoeiro de Itape-mirim. A largada e a che-gada será no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, e ao todo serão 250 inscri-tos, além da turma que correrá na ‘pipoca’, sem número de inscrição e sem direito a medalha. Serão dois trajetos: um curto de cinco quilôme-tros e o longo de nove

de drogas, localizada na rua Alcides dos Santos, no bairro São Lucas, em Cachoeiro. A ação aconteceu por volta das 21h00.

Segundo informações policiais, após denún-cias anônimas, a polí-cia seguiu para o local.

quilômetros. A corrida terá início às 08h00.

A 1ª Corrida da Ami-zade é organizada pelo Kachu Runners - grupo que surgiu após a rea-lização da 35ª Corrida de São Pedro, realizada em junho deste ano, e que agrega corredores de rua de Cachoeiro de Itapemirim e outras ci-dades do Espírito Santo, como: Serra, Vitória e Vila Velha.

“Da vontade inicial do grupo KachuRunners de

Ao avistar as viaturas se aproximando, as pessoas que estavam na residên-cia fugiram por um ma-tagal nos fundos da casa e não foram localizados.

Após buscas pelo local, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12 com quatro muni-

promover um “treinão” entre todos os seus mem-bros, e estendendo esse convite aos membros de outros grupos corredores do estado, nasceu a ideia de um primeiro evento de corrida”, contou Vânia Gardioli Fiuza, uma das participantes do grupo.

O objetivo da Corri-da da Amizade é unir os corredores de Cachoeiro, além de incentivar a par-ticipação de um número cada vez mais de pessoas nessa modalidade espor-

GAO encontra armas em casa no bairro São Lucas

1ª Corrida da Amizade acontece no domingo

QUAnDO AvISTARAM A PRESEnçA DOS POLICIAIS, AS PESSOAS QUE ESTAvAM nO LOCAL FUGIRAM POR UM »MATAGAL E nÃO FORAM LOCALIzADOS

A IDEIA DO EvEnTO SURGIU APóS A REALIzAçÃO DA 35 » ª CORRIDA DE SÃO PEDRO, REALIzADA EM jUnHO DESTE AnO, POR UM GRUPO DE AMIGOS

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Os policiais do GAO apreenderam armas no bairro São Lucas, após denúncias anônimas

ções, um revólver calibre 38 com munições, um papelote de cocaína, aci-do bórico para misturar com a droga e vários apa-relhos celulares. Além do material, foi encontrado também uma Saveiro, cor prata, que era usado para transporte de drogas.

tiva que cresce a cada dia no mundo todo.

“Pretendemos torná-la um evento fixo dentro do calendário de ativida-des esportivas da cidade. Antes éramos corredores solitários e anônimos, hoje somos o Kachu Runners, cachoeirenses apaixonados por corri-da”, completou Vânia.

O evento não tem fins lucrativos e é desvincula-do de ações partidárias, políticas ou de ONGs ou associações.

Enquanto os policiais faziam buscas pelo local dois jovens chegaram em um carro e foram aborda-dos. Lucas Barbosa Mo-reira e Calebio Guedes Morisco, ambos com 24

anos, foram encaminha-dos ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro. Com eles, a polícia apreendeu uma bucha de maconha e a quantia de R$ 815,00.

Polícia Militar realiza treinamento On Off RoadPara agilizar o atendi-

mento de ocorrências po-liciais, o 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim, tem utilizado o patrulha-mento com motos para ter acesso a áreas de difícil acesso. E para aperfeiçoar este atendimento, mili-tares que fazem parte do Grupo Tático de Ações de Motopatrulhamento par-ticiparam do curso “On

Off Road”, que foi reali-zado ontem, na pista de motocross do município.

O instrutor do curso, capitão Luiz Fernando Avelar Rodrigues, disse que pelo menos doze mili-tares participaram do trei-namento. “O curso teve como principal objetivo melhorar o desempenho dos policiais que fazem o motopatrulhamento na

cidade, bem como preve-nir acidentes com nossos pilotos. Utilizamos técni-cas de direção ostensiva e treinamos salto em obstá-culos, patrulhamento em áreas de asfalto, ruas de terra, trilhas e áreas aci-dentadas”, explicou.

Cachoeiro é uma região de relevo acidentado e ruas estreitas e o patru-lhamento com motos

tem chegado aos pontos da cidade onde uma via-tura não chega, segundo o capitão. “A moto nos permite mais mobilidade e, por isso, conseguimos chegar a vários locais de forma rápida. Nossa re-gião é muito acidentada e o serviço de motopatru-lhamento tem agilizado o atendimento de ocorrên-cias”, finalizou.Os policiais militares do GTAM participaram do curso “On Off Road”

A 1ª Corrida da Amizade acontece no domingo e é organizada pelo grupo Kachu Runners

Divulgação

Page 24: Edição 461

SEXTa-FEIRa, 26/10/2012 CaCHOEIRO DE ITaPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aQUIES.com.br24