Edição 258 - Jornal Hoje

6
Distribuição Gratuita - www.hojeonline.com.br E MAIS... FOTOS: Renata Gomes/Hoje POLÍCIA Foto:Mário de Freitas/Hoje Jornal Hoje em notícias ITAPECERICA DA SERRA 08 de dezembro de 2015 - Ano 12 - Nº 258 em notícias TABOÃO DA SERRA PÁGINA 3 Entrevistamos Sônia Almeida, referência do ballet brasileiro que luta para manter o bom trabalho realizado em Taboão da Serra. Página 7 Manifestações pedem o afastamento de Fernando Fernandes da Prefeitura População vai às ruas protestar contra o caos na saúde e o corte de 75 crianças em projeto social Cerca de duas mil pes- soas foram às ruas pedir o afastamento do prefei- to Fernando Fernandes (PSDB) pelo caos que se instalou na saúde públi- ca da cidade. A avenida Cid Nelson Jordano no Jardim Salete foi o local escolhido pelos mani- festantes que realizaram um protesto denominado “Marcha pela Recupera- ção de Taboão da Serra” na manhã de domingo, 06. Os manifestantes le- varam faixas, cartazes, bonecos, caixões sim- bolizando as mortes nos Prontos Socorros Antena e UPA e até uma seringa gigante relem- brando a denúncia de seringas reutilizadas. Os principais movi- mentos sociais de Taboão da Serra participaram do protesto contra a adminis- tração do prefeito Fernan- do Fernandes. Organizada pelo Movimento Reaja Taboão, a manifestação ainda contou com a for- ça do Movimento Sem Terra (MST) de Taboão da Serra, Movimento de Moradia Família Feliz, Movimento das Mulhe- res Negras de Taboão da Serra e vários grupos das redes sociais. O bilhete único também foi desta- que na mobilização. Na quinta-feira, 03, mães e pais realizaram uma manifestação na fren- te do Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva durante o evento Natal. Após a pressão, o prefeito anunciou na se- gunda-feira, 07, que vai recuar e as 75 crianças serão mantidas no Proje- to Criança e Adolescente da Ong Solar dos Unidos no Jd. Clementino. Página 03 Cats quer superar campanha de 2014 na Copinha Cabeça de chave, o Cats está no grupo 18, com Figueirense-SC, Fats-AM e XV de Piracicaba- SP e es- treia na 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 3 de janeiro, às 16h, contra o XV de Piracicaba, no estádio Vereador José Feres, em Taboão. Página 6 Justiça avalia pedidos de liberdade provisória para os acusados do rombo milionário na Câmara. Página 4 Bandidos armados assaltam sede do Movimento de Moradia no Parque Pinheiros. Página 4 Protesto contra o prefeito em frente ao Ginásio de Esportes

description

 

Transcript of Edição 258 - Jornal Hoje

Page 1: Edição 258 - Jornal Hoje

Distribuição Gratuita - www.hojeonline.com.br

e Mais...

FOTOS: Renata Gomes/Hoje

polícia

Foto:Mário de Freitas/Hoje

Jornal Hoje em notícias

itapecerica Da serra

08 de dezembro de 2015 - Ano 12 - Nº 258em notícias

taboão Da serra

PÁGINA 3

Entrevistamos Sônia Almeida, referência do ballet brasileiro que luta para manter o bom trabalho

realizado em Taboão da Serra. Página 7

Manifestações pedem o afastamento de Fernando Fernandes da prefeitura

população vai às ruas protestar contra o caos na saúde e o corte de 75 crianças em projeto social

Cerca de duas mil pes-soas foram às ruas pedir o afastamento do prefei-to Fernando Fernandes (PSDB) pelo caos que se instalou na saúde públi-ca da cidade. A avenida Cid Nelson Jordano no Jardim Salete foi o local escolhido pelos mani-festantes que realizaram um protesto denominado “Marcha pela Recupera-ção de Taboão da Serra” na manhã de domingo, 06.

Os manifestantes le-varam faixas, cartazes, bonecos, caixões sim-bolizando as mortes nos Prontos Socorros Antena e UPA e até uma seringa gigante relem-brando a denúncia de seringas reutilizadas.

Os principais movi-mentos sociais de Taboão da Serra participaram do protesto contra a adminis-

tração do prefeito Fernan-do Fernandes. Organizada pelo Movimento Reaja Taboão, a manifestação ainda contou com a for-ça do Movimento Sem Terra (MST) de Taboão da Serra, Movimento de Moradia Família Feliz, Movimento das Mulhe-res Negras de Taboão da Serra e vários grupos das redes sociais. O bilhete único também foi desta-que na mobilização.

Na quinta-feira, 03, mães e pais realizaram uma manifestação na fren-te do Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva durante o evento Natal.

Após a pressão, o prefeito anunciou na se-gunda-feira, 07, que vai recuar e as 75 crianças serão mantidas no Proje-to Criança e Adolescente da Ong Solar dos Unidos no Jd. Clementino. Página 03

Cats quer superar campanha de 2014 na Copinha

Cabeça de chave, o Cats está no grupo 18, com Figueirense-SC, Fats-AM e XV de Piracicaba- SP e es-treia na 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 3 de janeiro, às 16h, contra o XV de Piracicaba, no estádio Vereador José Feres, em Taboão. Página 6

Justiça avalia pedidos de liberdade provisória para os acusados do rombo milionário na câmara. página 4

bandidos armados assaltam sede do Movimento de Moradia no parque pinheiros. página 4

Protesto contra o prefeito em frente ao Ginásio de Esportes

Page 2: Edição 258 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 08 de dezembro de 20152 www.hojeonline.com.br opinião

Bronca do leitor

Mande sua Bronca pelo telefone: (011)4667-8614

ou mande um email para [email protected]

editorial

EXPEDIENTE:Editor ResponsávelRenata Gomes

Editores de ArteDouglas de Freitas, Igor Fagundes

Impressão:Gráfica PANA

Correspondente Internacional:Renato Neumann

Uma publicação da empresa Art Pro Market e Editora LtdaRedação: Praça Prof. Porcino Rodrigues, 18 - 2º andar CJ 04 - Itapecerica da Serra - SP - Fone: 11- 4667-8614email: [email protected] - Site: www.hojeonline.com.br

Diretor ExecutivoMário de Freitas

Conselho Editorial:Mário de Freitas, Renata Gomes

ColaboradoresFelipe Oliveira, Douglas de Freitas, Ian Fagundes, Igor Fagundes, Rodrigo Contrera

Circula nos municípios de São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba

Rodrigo Contrera

Rodrigo Contrera é jornalista, ator e diretor de teatro, além de bacharel em Filosofia, com

formação em Ciência Política, e conselheiro (reeleito)

de um condomínio em Taboão da Serra

A Climatempo Consultoria é a maior empresa de consul-toria meteorológica do país e possui serviços especializa-dos. A previsão climática é feita por meio de produtos e atendimento personalizados, com monitoramento de mete-orologistas certificados pelo CREA. Agilidade, precisão e alta tecnologia aliadas a profissionais com mais de 20 anos de experiência no mer-cado são alguns dos fatores decisivos para o sucesso da Climatempo Consultoria. Agora, através das páginas do jornal Hoje trará as con-dições do tempo para Taboão da Serra e região.

previsão do tempo para a próxima semana em taboão

2015 está acabando e todo mundo está de olho nas eleições de 2016 para Prefeito e Vereadores.

Já vimos uma breve fase de tiroteio entre os principais contendores aqui da cidade. Agora, contudo, é o momento em que as pessoas aparentemente começam a entrar em acordo entre si.

Claro que o tiroteio irá continuar, para quem acompanha de fora a disputa. Mas, para quem está dentro, tudo são espaços de conversa. Aquele momento em que as pessoas começam a dizer umas às outras que tipo de golpe baixo não vale.

Acontece que quem decide, a população, não sabe, em geral, o que acontece. Mais preocupada em tocar a vida, a população, que não tem nada de ingênua, como alguns podem achar, espera consciente ou inconscientemente que a vida melhore.

Sempre foi assim. Desde a Grécia, em que só os pro-prietários homens podiam votar, ou desde Roma, em que tudo era resolvido nos altos escalões, até os assassinatos (de Júlio César, por exemplo), passando pela Idade Mé-dia, grandes impérios e, desde o século XX, democracias mais avançadas.

O ímpeto civilizatório forneceu meios para que a po-pulação não ficasse tão à mercê do arbítrio dos que detêm

eleição e uma simples pergunta

o poder. Mas, regra geral, são os que estão em cima que mandam e desmandam. “Manda quem pode; obedece quem tem juízo”, dizia uma ex-chefe minha.

Entre os que mandam e os que obedecem, há muitas pessoas. Dentre elas, os jornalistas. Mas vivemos uma época dura, em que os que obedecem tendem a favorecer ainda mais aqueles que mandam. Uma época autoritária, em que o poder parece advir, como em épocas já bem dis-tantes, de códigos religiosos ou de simples preconceitos.

Seja como for, todos sabem que podem falar e calar. Que o poder emana do povo, tal como diz a Constituição. E, portanto, todos sabem que, por detrás de acordos e acor-dos, quando a verdade vem à tona salve-se quem puder.

Termino citando um amigo. O Mário Bortolotto, dra-maturgo, brother e descolado da vida, sempre diz que, ao contrário daqueles que na hora H se sentam para NEGO-CIAR, ele prefere andar do outro lado da rua. Onde estão aqueles que não perdem a pose e a postura. Onde estão aqueles que vêm à vida para ganhar ou perder. Mas não para se vender.

De que lado da rua você está?

sUa bronca

Lotado, sem vaga, na chuva, um asfalto péssimo na frente...tudo pra cobrir aque-las cancelas que são novas, mas vivem com problema!! Queria muito que por um dia apenas o povo não fosse até lá, como um simples protesto, seria um prejuízo enorme!!

inDiGnaDo: estacionamento shopping taboão r$ 8,00

Mães e pais de crianças e adolescentes atendidas em projeto social na Ong Solar dos Unidos, no Jd. Clementino, enfim respiraram aliviadas na manhã desta segunda-feira, 07, após conseguir fazer o prefeito Fernando Fernandes recuar da decisão de cortar 75 crianças. A decisão foi conquistada após manifestação realizada em frente ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva durante o evento da rede municipal de ensino, Natal nota 10, na tarde de quinta-feira, 03.

Cerca de 40 mães estiveram na frente da prefeitura e uma comissão de 12 pessoas foi atendida por Fernando Fer-nandes. Segundo o vereador Moreira, o prefeito estava irredutível mas a mobilização foi positiva e o prefeito vai manter o atendimento. “As

prefeito recua e decide manter as 75 crianças em projeto social

mães se colocaram contra a mudança das crianças serem atendidas pelo CRAS. Para elas, o local não tem condi-ções de fazer um serviço de qualidade. O prefeito ouviu a todos e recuou da decisão e vai manter os projetos como estão", para Moreira, foi uma vitória do povo e das crianças do projeto.

Tudo começou porque foi anunciado pela secretária de Assistente Social, Arlete Silva, durante uma Audiência Pública, o corte de 75 crianças da Ong Solar dos Unidos. O motivo alegado seria critério financeiro, porém, nenhuma outra entidade da cidade sofre-ria a medida. A ONG tem como patrono o vereador Moreira (PT), oposição ao governo do prefeito Fernando Fernandes.

O projeto Criança e Adoles-

A mobilização feita por pais e mães que realizaram uma manifestação na quinta-feira funcionou e o prefeito não cortará mais as 75 crianças que são atendidas na Ong Solar dos UnidosRenata [email protected]

cente da Ong Solar dos Unidos existe há mais de 10 anos e visa manter as crianças com atividades de artesanato, in-formática, capoeira, atividades lúdicas, aulas que formam os jovens em cidadãos cientes de seus direitos e obrigações. No projeto são atendidas o total de 175 crianças.

No protesto de quinta-feira, 03, as mães e pais ficaram sabendo que o prefeito estava no evento Natal nota 10 no Ginásio e resolveram ir até lá para ver se o prefeito falaria com elas. O prefeito mandou recado através do secretário de Educação que iria atender na prefeitura. O local ficou tomado por guardas munici-pais da ROMU que fizeram uma barreira na entrada do ginásio. Nenhuma ocorrência foi registrada.

O ex-vereador, Aprígio, também esteve ao lado dos manifestantes. “A reivindi-cação do Moreira é que a prefeitura quer fechar 75 vagas da escola e nós não estamos concordando. É isso que es-tão reivindicando, para que o prefeito pense direito”.

Aprígio disse ainda que como oposição ao prefeito Fernando Fernandes deve par-ticipar de manifestações. “Se eu sou oposição, eu não vejo problemas de eu estar também presente em eventos de qual-quer natureza”, afirmou.

A mãe da Letícia de oito anos, Sandra Souza Pereira, do Jardim Clementino disse que não tem com quem deixar sua filha, que está no projeto há dois anos. “Minha filha se transformou numa criança mais ativa, se o projeto cor-tasse, seriam 75 crianças que iriam para a rua, aprendendo o que ? Precisamos desse projeto de manhã ela vai pra escola e a tarde para a ONG. Posso ir trabalhar sossegada sem ter preocupação”contou ao Jornal Hoje durante o protesto na quinta-feira, 03.

“Já é a segunda vez que perdemos com esse governo. Cortaram um PAC do Solar dos Unidos. Colocar polícia armada com escudo para re-ceber as mães é inadmissível. Quando precisamos da polícia na rua não tem”, reclamou a mãe Deise Mary.

Hahahahaha!Mas afinal "é Natal" e o povo gosta de um shopping, todos pagam e ninguém fala nada!

Bronca enviada por Raphael Siqueira, morador

do Jd. Trianon

Manifestantes em frente ao Ginásio de Esportes na quinta-feira, 03, contra o prefeito Fernando Fernandes que ameaçou cortar 75 crianças de projeto social, mas após protesto recuou

FOTO: Renata Gomes/Hoje

O grito de ordem cabe perfeitamente nesse caso. Cansados de sofrerem com as condições nos hospitais da cidade e o total abandono do poder público, milhares de pessoas foram às ruas pedir a renúncia do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) no comando do município. Esse caminho deveria ser dos vereadores que foram eleitos para fiscalizar os atos do Executivo. Talvez, se eles [os vereadores] fizessem o papel que o povo confiou, não estaríamos vivendo esse cenário tão negro.O Parlamento surge, a nossos olhos vulgares, como um emprego (não um trabalho: um emprego), habitualmente atribuído como benesse a quem se portou bem e foi lisonjeiramente obediente ao partido e, sobretudo, ao chefe. Esse trabalho, sem muito esforço, é de tal ordem que há quem se ofereça, desavergonhadamente, para vereador, baseando a oferta na importância do seu nome, ou da mediatização pessoal. Embora, o resultado tenha sido decepcionante, a verdade é que, nesta feira do oferece-se e aceita-se, a falta de pudor converteu-se em normalidade.A realidade que existe tem sido substituída pela realidade que o sujeito imagina ou fantasia. Entramos nos domínios do delírio. E o delírio é um problema que transcende, inclusive, os limites da psicopatologia e da psiquiatria e invade aqueles que consideramos normais. Estamos, portanto, num terreno ambíguo. No entanto, no caso dos vereadores de Taboão a Serra, a perda do sentido da realidade é parcial. Quanto se trata dos proventos, das ajudas de custo, das missões pagas, das prebendas, eles manifestam uma solicitude sem faltas. Mas, se for para dar a cara a tapa, eles mergulham na ignorância e atacam quem estiver na frente.O respeito devido à instituição foi rapidamente sovado. Confundiu-se veemência e agressividade vocabular com a grosseria, insulto e injúria. Sob a capa da impunidade o que, amiúde, se ouve no Parlamento. Além do que os espancamentos ao idioma chegam a atingir as raias dos tratos da tormenta. Diz-se: o Parlamento é a imagem desdobrada do País. Não é. Estamos mal. O Parlamento está pior. Por isso, não resta outra alternativa, senão o povo ir para as ruas e recomeçar a democracia.

povo na rua, político a culpa é sua

Page 3: Edição 258 - Jornal Hoje

3 www.hojeonline.com.br• Taboão da Serra, 08 de dezembro de 2015 política

taboão Da serra

Redação do [email protected]

Foto/Reprodução

Anuncie: 4667-8614

Um jornal de conteúdo e que tem

opinião

Por Mário de Freitas

A população de Taboão da Serra foi mais uma vez às ruas protestar contra a admi-nistração do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) pelo caos instalado na saúde pública da cidade e também cobrar a im-plantação do Bilhete Único no transporte coletivo. O protesto denominado “Marcha pela Recuperação de Taboão” foi realizado na manhã de domin-go, 06, na avenida Cid Nelson Jordano, Jd. Salete e reuniu segundo os organizadores, duas mil pessoas. A marcha contou com a participação dos vereadores Luzia Aprígio (PSB) e Professor Moreira (PT) além do ex-vereador José Aprígio (PSD).

A manifestação foi orga-nizada pelo Movimento Re-aja Taboão, Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Moradia Família Feliz, Mo-vimento das Mulheres Negras de Taboão da Serra e vários grupos das redes sociais. Os populares carregaram diversas faixas e cartazes reivindican-do melhorias na saúde e no transporte público. Bonecos, caixões simbolizando as mor-tes suspeitas de negligências médicas ocorridas na UPA e no PS Akira Tada e seringas gigantes que faziam alusão à denúncia de reutilização de seringas veiculadas pela im-prensa nacional também foram utilizados durante o protesto.

caos na saúde faz duas mil pessoas irem às ruas protestar contra o prefeito Fernando Fernandes e pedir o seu afastamento

Com faixas, cartazes, bonecos, caixões cobrando explicações de mortes suspeitas no Antena e na UPA e até uma seringa gigante simbolizando a denúncia das seringas reutilizadas, a manifestação denominada “Marcha pela Recuperação de Taboão” encheu a avenida Cid Nelson Jordano, no Jd. Salete

Em entrevista ao Jornal Hoje, líderes de movimentos e populares demonstraram in-satisfação e cobram propostas que ainda não foram cumpridas pelo prefeito. O ex-vereador e líder do MST, Paulo Félix (PMDB) criticou Fernando Fernandes que não honrou com as promessas feitas ao movimento de moradia e aos moradores do Jd. Salete. “Nós tivemos hoje a comemoração de uma conquista que é a implantação do Condomínio Chico Mendes que vai ser aqui no Jd. Salete. Então fi zemos uma grande comemoração e também de luta porque viemos cobrar os compromissos que o prefeito assumiu com a região, com o nosso movimento e não cumpriu até agora como a construção de creches, posto de saúde, construção de esco-las que o terreno está lá abando-nado há três anos, bilhete único que ele prometeu, transporte melhor para Pinheiros e para o Metrô, os hospitais viraram um açougue, nossa saúde realmen-te está na UTI. Vamos para rua até que o prefeito cumpre suas promessas ou o povo tire ele de lá com o voto popular. Se necessário vamos fechar mais uma vez a BR 116”, anunciou.

Representando os movi-mentos de moradia popular Bem Viver e Família Feliz, Gerusael Santos Ribeiro afi r-mou que o prefeito não está preocupado com a questão de moradia em Taboão da Serra. “Acredito que a manifestação vai alertar a população que ela tem que reivindicar os seus direitos e tem por obrigação mudar porque o voto é a grande arma da população”, disse.

Os representantes do Reaja Taboão, Eduardo Rijo e Clau-nir Alves disseram que a mar-

cha teve como objetivo cobrar os dias melhores que até hoje não chegaram, questionando o slogan da campanha do prefeito Fernando Fernandes. “A demonstração hoje foi à insatisfação da população e questão principal é a saúde. A população está insatisfeita e não aceita a forma de gestão da atual administração e isso podemos comprovar junto com as pessoas que fi zeram um coro junto com o Reaja e outros movimentos sociais nesta reivindicação e cobrança das propostas do Fernando Fernandes que até hoje não foram cumpridas. Por tudo isso, pedimos a saída dele do comando da cidade”.

Rijo disse que o movimento resolveu fazer um percurso curto e com duração de me-nos de uma hora para evitar transtornos no trânsito local. “Fizemos hoje um percurso curto porque é um domingo, as pessoas têm que ir ao mercado, feira e não quisemos causar transtornos a população que já se sente prejudicada pela Administração. Esse não é um movimento político e sim das pessoas, dos moradores de Taboão que dependem dos serviços precários", enfatizou.

Claunir Alves também do movimento Reaja Taboão informou que estão previstas outras manifestações pela cidade. “Vamos fazer os atos polarizando a cidade e atingin-do bairro a bairro. A adminis-tração tem que ter mais carinho com a população e o Reaja veio para ser a voz da população. Eu gostaria de não ter mais crítica a saúde, mas infelizmente este é o ponto mais crítico. Se não investe em saúde tudo fi ca prejudicado, tem uma série de fatores que deixa a saúde

em Taboão um caos. Quem sabe assim o governo acorda e atende o clamor da popula-ção”, desabafou.

A operadora de caixa Katia Vasconcelos, conhecida como Keity, moradora do Jd. Monte Alegre e integrante do MST disse que a manifestação foi positiva e relatou ter desistido de ser atendida na rede de saúde pública de Taboão . “Hoje a manifestação foi espetacular, pois eu não consigo usar a rede saúde em Taboão, não consigo remédio. Agora resolvi passar no AME na Elizeu em São Paulo, desisti de ser atendida na cidade”, contou.

Para o ex-vereador Aprígio a manifestação faz parte da de-mocracia e deve ser respeitada pelos governantes. “Hoje a cidade está dando o seu recado. O político que não cumprir o seu programa de governo e faltar com a verdade, está sendo cobrado publicamente e com certeza esse povo vai se lembrar disto no futuro. Espero que os governantes da nossa cidade repensem suas decisões e administrar a cidade com o povo. É assim que tem que ser. O povo governando com o seu escolhido”, enfatizou Aprígio.

cuidado com o japonês

Tem vereador da região com as barbas de molho depois das prisões em Itapecerica da Serra. Ninguém quer conversar com o japonês. Dizem que o japonês daqui fi ca dentro de uma sala fechada com trava elétrica, fazendo o quê, nin-guém sabe.

o último samuraiEssa é quentinha, o prefeito

Fernando Fernandes arrumou um guru político dentro de casa. Ele teria comentado com alguns vereadores da base governista na Câmara que conversou com seu fi lho mais velho, aquele que trabalha no Palácio dos Bandeirantes, que estaria procurando um bom vice, fi él e amigo... Então, o fi lho soltou a perola: O melhor vice seria o Takashi. Nesse você pode confi ar.

crise na baseCom essa profecia, muitos

vereadores que sonhavam com a vaga de vice, acordaram ati-rando. Dizendo que o prefeito é um ingrato, depois de tudo que a base fez. Melhor sair de banda...

leitor assíduo A divulgação da pesquisa

encomenda por um partido político no jornal Hoje, na semana passada, causou uma correria danada. Fontes pa-lacianas informaram que o prefeito Fernando Fernandes mandou buscar todos os exem-plares disponíveis para uma leitura profunda. Deve querer analisar o momento.

intriga da oposiçãoVários políticos de plantão

nomearam a pesquisa como um Armagedom. A disputa está tão séria que o prefeito não dorme e diz que a oposição está tentando baixar a temperatura.

briga com todosO jornal ganhou o prêmio

desafeto de todos. Ninguém se animou com o resultado. Tem pré-candidato a prefeito

será que o nosso japonês é pior que o japonês deles?A prisão do ex-diretor Financeiro da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Jorge Isao Takada na semana passada acendeu o sinal vermelho para muitos políticos daqui de Taboão. É que o japonês daqui sonha em ser vice-prefeito e está distribuindo muitos favores. Será???

afi rmando que o jornal está a serviço do prefeito, onde já se viu ele [prefeito] na frente,

com tantas patacoadas, Fernando Fernandes tem fi car em último lugar.

DerrotaFernando Fernandes

perdeu mais uma. Depois de anunciar a reorganiza-ção das crianças da ONG para os Cras, tomou uma manifestação na cabeça, na quinta-feira, 03. Lon-go na segunda-feira, 07, recuou e disse que vai deixar como está.

Derrota iEle [prefeito] argumentou

que está seguindo os passos do Governador Alckmin. Se a reorganização dos alunos não deu certo, aqui também seria uma loucura. Agora só falta a secretária da Assistência Social pedir exoneração.

Derrota iiDepois de travar um bom

combate com o vereador da oposição, Moreira (PT), a secretária Arlete Silva foi pas-sada para trás com o anúncio do recuo do prefeito. Para mim, essa é a verdadeira bola nas costas.

o líder está de saída

Depois que o prefeito Fer-nando Fernandes fez o anúncio do recuo da decisão e deixar as crianças na ONG, o líder do Governo na Casa, Edu-ardo Nóbrega (PR) se sentiu desprestigiado e afi rmou para um aliado que vai largar a liderança de governo. Ainda não se sabe quando será...

É na base do acordo ou da chantagem?

Nos corredores da Câmara de Taboão não se fala em outra coisa a não ser nas ameaças de vazar nas redes sociais informações cavernosas de vários políticos da cidade. Um amiguinho me contou que o chefe gosta de fazer essas coisas mesmo, jogar um contra o outro. Aquele que sobreviver será o seu comandado. Bom, por via das dúvidas, é melhor acompanhar as páginas nas redes sociais.

a cidade do lixoPara terminar, uma assem-

bleia aconteceu na manhã de terça-feira, 08, na empresa coletora de lixo da cidade de Taboão da Serra, Cavo. Na pauta: funcionários em Estado de Greve novamente.

www.hojeonline.com.brVisite a nossa página

Anuncie: 4667-8614

A avenida Cid Nelson Jordano foi tomada por duas mil pessoas no protesto contra o prefeito Fernando Fernandes no domingo, 06

A manifestação do povo foi contra a administração do prefeito Fernando Fernandes pelo caos na saúde e a cobrança do Bilhete Único

Foto:Mário de Freitas/Hoje

Page 4: Edição 258 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 08 de dezembro de 20154 www.hojeonline.com.br cotiDiano

plantão De polícia

Foto/Reprodução

Viaturas da Rota estacionaram em frente a Câmara e proibiram os funcionários de entrar para trabalhar, os servidores entraram só depois das prisões e da busca e apreensão de documentos

Renata [email protected]

itapecerica Da serra

A Polícia Militar localizou na madrugada de quarta-feira, 02, um caminhão roubado na Estrada Djalma Pinto Ribeiro, em Itapecerica da Serra. A ocorrência foi feita por volta das 03h55 da madrugada e a carga roubada estava avalia-

polícia civil realiza queima de 900 quilos de drogas apreendidas em taboão

A Polícia Civil de Taboão da Serra (Demacro) queimou na quarta-feira, 02, cerca de 900 quilos de substâncias entorpecentes (maconha, co-caína e crack), apreendidos em decorrência dos trabalhos de polícia judiciária de combate ao tráfico. O procedimento de incineração foi coordenado pelos agentes da Delegacia de Policia Seccional de Taboão da Serra, acompanhados pela Promotoria de Justiça, Vigi-lância Sanitária e Instituto de Criminalística.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança na última semana, Taboão da

Dois jovens são presos por tráfico de droga no Embu

Na manhã de sábado, 06, a Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu dois jovens de 21 e 25 anos acusados de vender drogas na rua Santana de Parnaíba, no Jd. Santo Eduardo, em Embu das Artes.

De acordo com a ocor-rência a prisão foi efetuada quando a GCM fazia ronda na região e a dupla foi vista comercializando os entor-pecentes. Os jovens foram

pM recupera carga roubada em itapecerica da serra

da em R$ 500 mil. Segundo o boletim de ocorrência, o motorista está desaparecido e nenhum suspeito foi preso até o fechamento da matéria. O caso segue em investigação e o registro foi feito na Delegacia de Itapecerica da Serra.

Serra já registrou um total de 103 ocorrências de tráfico de entorpecentes, sendo 15 delas apenas no mês de outubro. O número já ultrapassou a marca de 2014, que somou um total de 94 casos.

Já na modalidade de ocor-rências do porte de entorpecen-tes, o município registrou um total de 10 casos até o mês de outubro, contra 14 durante todo o ano de 2014. Já no campo de apreensões, Taboão da Serra tem, até o momento, metade das ocorrências de apreensão do ano passado, em que somou, durante todos os 12 meses, uma soma de quatro apreensões.

abordados e na revista pessoal foram encontrados 42 pinos de cocaína, 25 pedras de crack, além de R$ 64 em dinheiro. Os jovens confessaram que estavam vendendo a droga.

A dupla foi presa em fla-grante e conduzida para o distrito policial, onde foram autuados por tráfico de drogas. O material apreendido foi en-caminhado para a Delegacia Central de Embu das Artes.

Em Taboão da Serra os roubos aumentaram 27% e em Itapecerica da Serra 40%

Mais uma vez os roubos apresentam crescimento nas cidades da região e puxam a alta da criminalidade. De acor-do com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em Ta-boão da Serra o crescimento de roubos foi de 27%, em Itapecerica da Serra o índice foi de 40% comparando com o mês de outubro de 2014. Já a cidade de Embu das Artes registrou uma queda de 26%.

Em outubro de 2014, o total de ocorrência registrados em Taboão da Serra foi de 226, já neste ano, o número subiu para 287 boletins. Em Itapece-rica no ano passado foram 64 boletins e neste ano foram 90 no mesmo período. Em Embu da Artes a queda foi de 119 em 2014 para 87 em 2015.

A estudante de psicologia, Adriana de Almeida, que mora

números de roubos crescem na região

no bairro Jacarandá em Taboão da Serra foi assaltada no ponto de ônibus quando voltava da faculdade. “Dá medo de sair a noite, tem pouca iluminação nos pontos de ônibus e acho que isso facilita a ação dos bandidos. Agora meu pai está indo me buscar, mas é um absurdo a gente ter que mudar nossa rotina para tentar evitar ser assaltada”, desabafou.

Os registros de roubos de veículos tiveram queda de 38%, diminuindo de 76 casos em 2014 para 47 em 2015. Em Embu a queda foi de 43% (41 casos em 2014 e 23 em 2015). Já em Itapecerica da Serra houve aumento de 10% dos crimes de roubos de veículos (20 casos em 2014 e 22 casos em 2015).

Os registros de casos de crimes de estupros não tiveram registro em Taboão e Itapecerica no mês de outubro, já o municí-pio de Embu das Artes teve sete casos registrados em outubro.

Agentes da Polícia Civil de Itapecerica da Serra com a coordenação dos trabalhos pelo Delegado Marcelo Santos Silva, desvendaram a autoria do assassinato do marceneiro, Ronaldo Picler, morto no dia 30, em sua residência no Jd. Itapecerica. O crime aconte-ceu na madrugada do dia 30, por volta das 3 da manhã. Dois homens invadiram a casa de Ronaldo, atiraram na vítima e depois fugiram. O marceneiro faleceu na frente de sua esposa. Os policiais investigaram o crime após receber a informa-

polícia esclarece homicídio de marceneiro em itapecerica

ção de que antes da execução os autores falaram: "foi você, foi você" e de que tratava-se de uma "cobrança".

Os policiais apuraram que a vítima tinha emprestado o valor de R$ 10 mil para o autor dos disparos que não pagou. Ronaldo colocou fogo no carro do suspeito e assim a polícia concluiu a motivação do crime. O acusado foi reconhecido pela mulher da vítima e preso.

Segundo a polícia, o acu-sado não indicou o comparsa e nem a arma do crime e as diligencias prosseguem.

Transferidos da Delegacia de Itapecerica para os presídios de Franco da Roca e Pinheiros, os acusados de envolvimento no rombo milionário que desviou R$ 2,5 milhões das contas da Câmara Municipal, presos há 10 dias na primeira fase da Ope-ração Redenção do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio da Promo-toria de Justiça do município, receberam visitas de parentes durante o final de semana.

Foram presos os vereadores Cícero Costa (PSDB), Hér-cules da Farmácia (PMDB) e Cleber Bernardes (PMDB). O quarto vereador, Fabinho Gê-meos (PV), continua foragido. Também foi preso o filho do vereador Cícero Costa, Rodri-go Correia de Oliveira, Jorge Isao Takada que trabalhou na Casa de Leis por 25 anos no se-tor de contabilidade, da esposa dele Delma Maria de Assis e do filho do casal Uillians de Assis Takada.

O jornal Hoje conversou com o advogado de defesa do

Justiça avalia pedidos de liberdade provisória para os acusados do rombo milionário na câmara de itapecericaPresos recebem visitas em presídios e o vereador Fabinho Gêmeos continua foragido

vereador Hércules da Farmácia, Dr. Fabio Andrade de Azevedo que informou que o pedido de liberdade provisória não foi respondido ainda pela Justiça.

Os ex-vereadores José Maria Rosa, Tonho Paraíba e Lombardi foram presos sob a acusação de terem feito adiantamento de salário ou pegarem empréstimo da Câ-mara. Por causa dessa mesma acusação o MP pediu a prisão

de Clóvis Pinto, mas ele não foi detido por que não estava em casa e ainda não se sabe se irá se apresentar.

A diretora geral da Câmara Sonia Valéria de Oliveira, as-sim como o ex-funcionários como Geisa de Oliveira San-tos, Beatriz Santana Correia, Valdirene Amorim da Silva, são citadas pelo MP como participantes das fraudes pra-ticadas na Câmara.

O MP realizou investigação sigilosa ao longo do ano de 2015 e a denúncia foi oferecida contra 18 réus e imputa em mais de 1000 (mil) crimes entre janeiro de 2008 e dezembro de 2014.

O prefeito Chuvisco, por ter “Foro Privilegiado” é inves-tigado pelo Procurador Geral da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa do Ministério Pú-blico de São Paulo.

Dois bandidos armados assaltaram o escritório da sede do Movimento de Moradia

bandidos armados assaltam sede do Movimento de MoradiaForam roubados dois computadores, celular, um cheque, R$ 50,00 e o carro de uma associada do movimento que foi localizado no Campo Limpo . Os bandidos trancaram seis pessoas na casa durante o assaltoRenata [email protected]

Bem Viver e Família Feliz que fica no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, no final da tarde de sábado, 05, por volta das 17h30.

Seis pessoas foram guardar documentos no local após retornarem do mutirão que realizam todos os sábados no terreno que será construída 500 moradias do Projeto Santa Terezinha III do Jardim Salete, quando foram abordadas pela dupla de assaltantes armados no portão de entrada. Os bandi-dos levaram dois computado-res, R$ 50,00, celular, o veículo Fiorino de uma associada do movimento de moradia e uma folha de cheque no valor de R$

370,00 que estava preenchido para pagar o contador.

As vítimas descreveram que a todo momento sofreram ameaça de morte se reagissem. O carro roubado foi recuperado no dia seguinte no Jd. Umari-zal, região do Campo Limpo, porque tinha sistema de locali-zação e levaram apenas a frente do som automotivo. O cheque roubado foi sustado.

Os bandidos deixaram as vítimas trancadas e uma delas teve que pular a janela para pegar um celular que havia deixado no carro para acionar ajuda.

A coordenadora da Asso-ciação Bem Viver, Terezinha

da Silva Genuário lamentou a ocorrência e diz que terá que aumentar a segurança para tentar inibir ações cri-minosas. “Essa região do Parque Pinheiros está muito perigosa, nossos vizinhos relatam que sempre acon-tecem assaltos nesta rua e até já aconteceu sequestro. Essa ocorrência atrapalha todo o nosso trabalho, não tínhamos cópia dos últimos arquivos dos computadores. Tínhamos alugado essa casa para ter mais segurança por ela ser mais fechada, mas os bandidos acabaram abor-dando nossa gente na porta”, lamentou.

Após inúmeros protestos e ocupações de escolas, o gover-nador tucano Geraldo Alckmin anunciou na sexta-feira, 04, a suspensão da proposta da reor-ganização nas escolas estaduais, no entanto, mesmo com o pro-nunciamento oficial, os alunos permanecem nas ocupações, uma vez que acreditam ser uma "joga-da" a determinação de suspender

alckmin sede a pressão dos estudantes e suspende reorganização escolarPara comemorar a luta e resistência, os estudantes da E.E. Domingos Mignoni em Taboão da Serra realizarão Virada Cultural nesta terçaRenata [email protected]

e ampliar o diálogo com os pais e alunos.

Depois da suspensão do pro-jeto de reorganização da rede estadual de São Paulo, anunciado nesta sexta-feira, o secretário de Educação, Herman Voorwald, será substituído do cargo. O se-cretário apresentou seu pedido de demissão na sexta-feira, 04, após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) suspender a reorganiza-ção das escolas estaduais. A saída decorre da avaliação de que ele não soube conduzir a discussão em torno do projeto, que acabou se transformando no maior desgaste político do governador em 2015.

Em Taboão da Serra os estudantes da E.E. Domingos Mignoni, que continua ocupada, realizarão na terça-feira, 08, a Virada Cultural a partir das 17h. Esta é uma prática que está sendo feita em várias cidades e regiões

de São Paulo. De acordo com os organizadores, o evento é para comemorar a luta e a resistên-cias dos alunos e contará com a presença de pessoas e grupos de relevância na arte e cultura da região, como o Sarau do Binho, Trupe Lona Preta, Sérgio Vaz da Cooperifa, grupo Nzinga de Capoeira Angola e Gaspar do Z'Africa Brasil. De acordo com o pronunciamento do governador, nenhuma escola será fechada e os alunos continuam em suas respectivas escolas, e o ano de 2016 será ampliada as conversas com relação a implantação da reorganização escolar, que prevê separar os estudantes por ciclos, ou seja, a unidade escolar recebe-rá alunos da mesma faixa etária.

"Alunos continuam nas escolas em que já estudam. Os debates serão feitos em 2016. Eu escutei e respeito a men-

sagem dos estudantes e seus familiares, com suas dúvidas e preocupações em relação à reorganização das escolas aqui no nosso Estado. Por isso, nós decidimos adiar a reorganiza-ção e rediscuti-la escola por escola com a comunidade, com estudantes e, em especial, com os pais dos alunos", disse na sexta-feira, o governador durante pronunciamento do adiamento da reorganização.

A região conta com cinco escolas ocupadas sendo duas em Taboão da Serra, duas em Embu das Artes e uma em Itapecerica da Serra. De acordo com infor-mações, os alunos permanecem nas escolas mesmo com o po-sicionamento do governador e reconhecem que é uma vitória dos alunos que lutaram para atingir o objetivo de atrair atenção do governador para o diálogo.

Page 5: Edição 258 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 08 de dezembro de 20155 www.hojeonline.com.br

taboão Da serra

varieDaDes

previsão entre 08 e 14

de dezembro No geral, você se estará sen-tindo mais sa-tisfeito com a forma como a sua vida está d e c o r r e n d o . Esta sema-

na poderá contagiar essa alegria aos outros.

No geral, apre-senta-se uma semana de cer-ta tensão. Nos últimos tem-pos você tem sido demasia-do individu-

alista perante a sua família, reveja este comportamento.

No geral, esta semana pode-rá viver como você gosta, desfrutando de cada dia. Afas-te-se das pesso-as que inspiram

pouca confiança e não faça caso a comentários maldosos.

No geral, esta semana a sorte estará consigo. Seja c o n s e q u e n -te com o que diz, para evitar c o m p r o m e -

ter a sua credibilidade. De-verá ter mais iniciativa.

No geral, terá uma semana para dar um novo rumo à sua vida. Po-dem surgir vá-rias mudanças

e deverá aprender a tomar os problemas com um pou-co mais de tranquilidade.

No geral, ne-cessita fugir da rotina e expe-rimentar no-vas sensações na vida. Te-nha cuidado pois a sua saú-

de poderá ver-se afetada por problemas nervosos.

No geral, sema-na ideal para se rodear de pes-soas positivas e entusiastas. Comece lan-çando no mun-do as ideias

e os projetos que tem vin-do a elaborar interiormente.

No geral, no de-correr da sema-na se irá dando conta da neces-sidade de ter um novo estilo de vida muito mais social, com

alegria e pessoas à sua volta.

No geral, po-derá aproveitar a semana para organizar ati-vidades sociais junto com ami-gos e colegas. Deverá aju-

dar financeiramente um amigo que está em apuros.

No geral, esta semana os seus dotes de comu-nicação serão muito aprecia-dos e em algum momento se poderão reve-

lar mesmo determinantes. Cuide mais da sua saúde.

No geral, poderá olhar-se no espe-lho e não encon-trar essa pessoa alegre que antes era. A sua vida tem sido de casa para o trabalho

e do trabalho para casa, será hora de ampliar horizontes.

No geral, tenha cuidado com c o m e n t á r i o s seus que podem ferir outros e isto será tan-to em relação à sua família

como aos seus amigos. Deverá ser mais sensato quando fala.

Felipe [email protected]

Filha de pais operários e apaixonada por dança desde pequena, Sônia Almeida só conseguiu realizar o sonho de conhecer o ballet aos 19 anos, quando reuniu condições fi-nanceiras para pagar um curso.

A professora aprendeu seus primeiros passos na já fechada, e tradicional, Escola de Bal-let Ismael Guiser, localizada em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. "Eu comecei sem nenhuma condição física. Já tinha passado muito tempo. Mas, tinha muita vontade de aprender sobre o ballet, a dança", afirmou, relembrando o início da carreira.

Ao contrário do que muitos

coreógrafa renomada do ballet taboanense relembra grandes momentos da carreira

Professora de ballet há 27 anos, Sônia Almeida, em contato com a reportagem do Jornal Hoje em notícias, falou sobre momentos importantes da vida dedicada à dança e lamentou o fato de não fazer mais parte da Escola Municipal de

Bailado de Taboão da Serra, na qual ficou à frente desde meados dos anos 90

imaginam, a coreógrafa teve uma trajetória considerada curta como bailarina. "Eu me empenhei mais em ser profes-sora de ballet clássico", ratifica.

os prêmiosDirigindo o ballet do mu-

nicípio, a escola acumulou sob seu comando mais de 200 troféus nacionais e inter-nacionais. No entanto, o que mais a deixou orgulhosa foi conquistado na França. "Eu fui para Lyon e lá nos ganhamos 4 prêmios", relembra.

Segundo ela, as conquistas fora do Brasil valorizaram a determinação que sempre teve em nunca desistir. "Fazer uma

viagem internacional, às vezes, era terrível. Caro. Ainda mais levando um grupo de alunos de um projeto municipal. Mas, chegamos lá e levamos os prêmios", afirma, recor-dando outras conquistas da Escola Municipal de Bailado no exterior.

Falta incentivoSobre o atual cenário do

ballet brasileiro, a ex-baila-rina foi enfática ao dizer que ainda existe muito preconcei-to com a prática masculina na dança, principalmente para obter o reconhecimento da sociedade quanto a ser uma profissão. Ela cita um

exemplo de um ex-aluno que, atualmente, encontra-se em Nova Iorque, praticando bal-let profissionalmente por uma companhia internacional. "Tudo isso porque nós acre-ditamos que seria possível", diz, cobrando maior empenho do Governo Municipal.

De acordo com Sônia, a prefeitura de Taboão da Serra não está mais incentivando a prática do ballet como antes. Para ela, que dedicou grande parte de sua vida profissio-nal ao munícipio, inclusive, montando primeiramente a oficina de dança, que mais tarde se transformaria na Escola Municipal de Bai-lado, o atual governo vem pecando em alguns aspectos fundamentais. "Existe um certo descaso referente a nossa profissão", lamenta, referindo-se ao fato de ter ocorrido "politicagem" em seu afastamento do antigo cargo.

a própria escolaDona de uma escola par-

ticular que leva seu próprio nome, localizada no Jd.Maria Rosa, Sônia continua levando a cidade taboanense mundo afora. Em abril de 2016, um grupo liderado por ela fará uma apresentação em uma cidade próxima a capital italiana. "A gente continua acreditando, se empenhando para levar o ballet de Taboão da Serra para outros territórios", enfatiza.

Acreditando sempre no po-tencial que a dança possui na vida das pessoas, a professora

diz não ter relação nenhuma com a ONG Músicos do Fu-turo, na qual é amiga do idea-lizador, porém sem nenhuma interferência em seu projeto.

Acostumada a formar gran-des profissionais da dança, Sônia se mantém esperançosa quanto ao surgimento de no-vos talentos na região. "Tem muita gente boa na cidade. E ainda tenho 49 anos. Minha meta é ir até os 80", finali-za, aos risos, demonstrando bastante força de vontade em continuar desempenhando o que sempre amou.

PROMOÇÃO PARA ESTE MÊS

TODOS OS PLANO DE SAÚDE COM

30% DE DESCONTO NA PRIMEIRA PARCELA

TAMBÉM TRABALHAMOS COM SEGUROS PARA:Automóveis - Condomínio - Risco de Engenharia - Empresarial - Fiança Locatícia Previdência - Residencial - Vida -Saúde - Transporte Nacional e internacional –

Notebook – Plano de Saúde.

Desconto válido para todos os planos de saúde e odontológico , Individual, Familiar e Empresarial, no fechamento do contrato.

4G Corretora uma empresa comprometida com sua tranqüilidade atende todos ramos de seguros..

Ligue: 3259-5767 - 98427-3648

www.4gcorretora.com.br

Page 6: Edição 258 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 08 de dezembro de 20156 www.hojeonline.com.br esportes

Felipe [email protected]

Felipe [email protected]

FOTO: Divulgação

Foto:Antônio Lima

Atletas do Cats observam a briga que aconteceu na arquibancada durante o primeiro jogo

De acordo com a Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), a final do Campeonato Paulista de Futsal Feminino, entre São José e Taboão da Serra, finalmente tem data marcada. O coquinho vai rolar na próxima sexta-feira, 11, provavelmente às 20 horas, no ginásio Presidente Ciro, escolhido pela entidade máxi-ma da categoria. A partida já deveria ter acontecido, porém, no último dia 27 de novembro, acabou suspensa por conta de uma briga generalizada entre os torcedores das duas equipes.

No momento da confusão, restando 11 minutos para o fim do primeiro tempo, o duelo estava empatado em 1 a 1. Tai Menezes marcou para as meninas do Cats, enquanto a artilheira da competição, com 21 gols, Rafa Pato, igualou o marcador.

Final do campeonato paulista de Futsal Feminino será no Ginásio da Federação

Com portões fechados, decisão do Paulistão acontece no ginásio Presidente Ciro, escolhido pela

Federação, na próxima sexta-feira, dia 11, provavelmente às 20 horas

São José, que recentemente conquistou o título dos Jogos Abertos do Interior, terminou a competição estadual com a melhor campanha: 50 pontos. Em 20 jogos, a equipe do in-terior conseguiu 16 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas. Saldo de 74 e apenas 25 gols sofridos.

Taboão chegou à final com bons números, alcançando 37 pontos em 20 partidas. Venceu 12 vezes, empatou 4 e perdeu 4, também. Fez um saldo de 66, sendo vazado 48 vezes.

A primeira partida, rea-lizada dia 21 de novembro, no Ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra, terminou no empate em 2 a 2. Em caso de nova igualdade no tempo normal, o jogo será decidido na prorrogação com vantagem de novo empate para São José.

Musa do MMA, como é co-nhecida pelos mais próximos, Vanessa Melo, moradora de Taboão da Serra e lutadora do XFC, evento americano, con-quistou mais uma importante vitória na carreira.

Desta vez, Melo superou a inglesa, Molly McCann, no último dia 28 de novembro, no XFCi 12, realizado em São Paulo. Com a vitória, Vanessa garantiu vaga nas semifinais do torneio GP, que será realizada após o carnaval.

Vanessa de Mello Silva, 27 anos, 1m64cm. Lutadora de MMA profissional. Atua por duas categorias diferentes. No XFC, na categoria até 57kg. Fora dele, luta até os 61kg. "Minha categoria específica no momento está um pouco vaga. Mas, tudo indica que seguirei na de 61”.

a taboanense vanessa Melo vence em torneio internacional

Uma das maiores compe-tições do mundo de jovens atletas, a Copa São Paulo de Futebol Júnior novamente será o grande atrativo da ci-dade neste início de 2016. Em

cats acerta os últimos detalhes para tentar repetir ou superar campanha de 2014 na copinhaO Tricolor da Serra faz sua estreia na 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior dia 3 de janeiro, às 16h, contra o XV de Piracicaba, no estádio Vereador José Feres, em TaboãoFelipe [email protected]

busca de repetir (ou superar) a campanha de 2014, quando acabou na 5ª colocação geral, o Clube Atlético Taboão da Serra já iniciou seus trabalhos. Parte do elenco que participará do certame está treinando separa-do desde setembro. De acordo com a diretoria, 3 destaques do time que venceu recentemente o Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão também integrarão o grupo, dentre eles, o atacante Caio — artilheiro do torneio, com 13 gols.

"O importante é que a diretriz que nós passamos para todos os treinadores, principalmente da categoria de base, é que sejam o mais justo possível, deixando a competitividade rolar solta. Pois, quanto mais competi-

tivo, a tendência é que eles melhorem em todos os as-pectos", disse o presidente Anderson Nóbrega.

Cabeça de chave, o Cats está no grupo 18, com Figueirense--SC, Fats-AM e XV de Piraci-caba- SP. É bom lembrar que na primeira fase as equipes do mesmo grupo se enfrentam em turno único. O regulamento desta edição 2016 ainda não foi divulgado. No entanto, nas últimas edições, passaram para a segunda fase os primeiros colocados de cada chave, além dos melhores segundos colocados. A tradicional final acontece no aniversário da ca-pital paulista, dia 25 de janeiro, no estádio do Pacaembu.

Segundo Nóbrega, na se-gunda fase existe a possibili-

dade de um cruzamento com o São Paulo Futebol Clube, atual campeão da Copa do Brasil Sub-20. "Eu acredito que vamos fazer uma grande primeira fase. O elenco este ano é muito forte e vamos ten-tar se classificar em primeiro lugar e, depois, se vier o São Paulo mesmo, que os Deuses do Futebol estejam com o Taboão", afirmou.

Nesta reta final de prepara-ção, o clube está disputando dois torneios: Copa São Roque e Copa Ouro, que, na próxima quarta-feira, dia 9, fará a final diante do Paulista de Jundiaí, no interior. Na agenda, ainda terão mais dois grandes testes para o plantel: contra Santos e Palmeiras. Um antes do Natal e o outro depois.

UM Jornal De conteúDo e

qUe teM opinião

Vanessa de Mello Silva superou a inglesa, Molly McCann, no último dia 28 de novembro